APELO ÀS CIDADÃS E CIDADÃOS
O 25 de Abril de 1974 foi um renascimento na nossa História
A esperança de um novo futuro de progresso social e cultural,com desenvolvimento e justiça social,direitos indivíduais e colectivos cada vez mais amplos fez transbordar a alegria colectiva de milhões de portugueses pelos dias de Maio.
34 anos volvidos,firmados no muito que inquestionavelmente avançou,sentimos generalizar-se um sentimento de que as promessas de Abril e o projecto democrático inscrito na constituição estão a ser adiados e postos em causa.
Constituem sinais desse mal estar que não pode deixar de nos preocupar,o fosso social que se alarga entre portugueses,dois milhões dos quais na situação de pobreza,uma juventude sem expectativas de emprego,o declínio da participação civica e o aumento da desconfiança na justiça.Não podemos ignorar o grito e protesto legítimo de muitos portugueses inquietados pelo pão e o trabalho,a habitação,a saúde e a educação.
preocupam-nos os afloramentos e desvios autoritários,as ocorrências inaceitáveis em que o exercício de direitos e liberdades fundamentais é vigiado,senão restringido,corroendo a vida política,social e económica e enfraquecendo a Democracia.
Comemorar Abril continua a ser a Festa da esperança renascida em Portugal com a revolução dos Cravos.
Mas deve ser igualmente a reflexão democrática,serena,exigente e criadora sobre os caminhos percorridos.
Dirgimos este Apelo às cidadãs e cidadãos do Distrito de Braga para que se associem e participem na Festa de 24 e no Desfile do dia 25 de Abril em Braga
Sem comentários:
Enviar um comentário