sexta-feira, 26 de outubro de 2007

PCP CONTRA DOMÍNIO ESTRANGEIRO DA BANCA

Se este negócio avançar o BCP, o maior banco privado nacional, ficará nas mãos de capital estrangeiro para prejuízo dos clientes portugueses. Numa situação destas, este banco ficaria em melhores condições e com maior capacidade para impôr condições mais gravosas na concessão de crédito, seja através da subida das taxas de juro, quer das comissões bancárias, o que iria criar ainda mais problemas aos muitos problemas que as famílias já têm neste momento. O Ministro das Finanças Teixeira dos Santos afirmava, ontem, estar a acompanhar este processo de perto, mas lembrava que estamos perante um negócio entre duas empresas privadas. O PCP não aceita este argumento, e muito bem, por entender que uma fusão entre o BPI e o BCP vai influenciar os interesses do país, e é uma questão não de duas empresas privadas, como o Ministro das Finanças dizia ontem na Assembleia da República, mas um problema que afectará toda a vida económica de um país.
Existem várias soluções para o que eu considero ser um problema, mas por exemplo porque não o Estado adquirir posições no capital social dos bancos ou voltar a nacionalizar bancos? Naturalmente que o governo PS "foge como o diabo da cruz desta situação", porque foi o grande impulsionador e responsável pela entrega ao desbarato das empresas públicas aos capitalistas deste país e hoje vê-se os lucros fabulosos que obtêm quer na área bancária, quer na electricidade e comunicação,etc.,etc. Os capitalistas ficaram mais ricos e o estado e a grande maioria do povo mais pobre. O PS não tem memória, porque aldraba sempre e tem feito o "jogo" claramente do grande capital e dos seus grupos de interesse.
Sobre este negócio não muito claro, O PS e o CDS-PP recusaram-se a tecer comentários. O PSD também não se pronunciou quanto ao desfecho da possível fusão entre BPI e BCP, mas apelou a que os centros de decisão estratégicos do sector financeiro se mantenham em Portugal, o que é muito pouco, porque foram todos eles os grandes responsáveis pela entrega aos estrangeiros e não só das grandes empresas estratégicas nacionais, como a PT,EDP,REN,CTT,GALP,etc.,etc., finalizando com este comentário, tenham vergonha e deixem de "vigarizar" o povo português. Boa noite, bom fim de semana e votem bem para não mais serem enganados!

Sem comentários: