quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A REVISÃO DO CÓDIGO LABORAL


Hoje pela mão do PS escreve-se mais uma página negra dos direitos e interesses dos trabalhadores, da vida do nosso País. A proposta do Governo http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?ID=34009 é alterar para pior o Código do Trabalho aprovado pelo PSD e o CDS-PP em 2003.


Quando da apresentação do actual Código, os seus promotores disseram que este era essencial para evitar as deslocalizações e o desemprego. Desde então para cá sofremos o mais significativo movimento de encerramento e deslocalizações de empresas. Essa argumentação era falsa. O Código foi o pretexto para reduzir drasticamente os direitos e o nível de vida dos trabalhadores. Hoje, como se nada se tivesse passado, o Governo PS vem invocar essa estafada argumentação, para justificar o seu injustificável projecto.



Na situação actual quando os trabalhadores e o povo português, tanto os mais velhos como as gerações mais jovens, estão sujeitos ao desemprego, à precariedade, aos baixos salários e pensões, ao aumento dos preços, à subida dos juros, à redução do poder de compra, com o aumento das dificuldades, situações de miséria o agravamento das injustiças sociais, o que preocupa o PS é baixar as remunerações e os direitos dos trabalhadores para centralizar mais a riqueza nesta espiral de injustiça e ignomínia.


As alterações ao Código do Trabalho do Governo PS são o que se pode classificar como as mil maneiras de fragilizar os direitos dos trabalhadores.


O Governo PS ataca a conquista histórica do horário de trabalho. Legaliza práticas ilegais e leva-as mais longe. Sobre a forma de adaptabilidade, banco de horas, horário concentrado, ou outras o que está em causa é quando a empresa quiser por o trabalhador a trabalhar mais 2 ou 4 horas por dia para além das 8 horas diárias, 50 ou 60 horas por semana, sem ter de pagar horas extraordinárias


O tempo do trabalhador ficaria à disposição do patrão, a compatibilização com a vida pessoal e familiar, designadamente o apoio aos filhos seria gravemente afectada. O Governo sabe quais são as consequências das suas medidas e procura escondê-las com paleativos como se o acompanhamento dos pais aos filhos só se justificasse até ao primeiro ano de vida,


Com as horas extraordinárias que deixariam de ser pagas diminuiriam as remunerações dos trabalhadores, em alguns casos em cem ou mais euros mensais e, as entidades patronais, deixando de ter que pagar de forma acrescida as horas extras, o trabalho no fim de semana e nos feriados seriam estimuladas a recorrer à sobre-utilização dos trabalhadores em detrimento da criação de mais postos de trabalho, contribuindo para aumentar o desemprego.


O Governo PS cria todos os mecanismos para fazer caducar a contratação colectiva e o vasto conjunto de direitos que esta consagra. Ao arrepio da constituição laboral o princípio do tratamento mais favorável é comprometido com a legislação do trabalho, a deixar se ser meio de protecção e a representar um esburacado passador por onde se podem esvair os direitos laborais.


O Governo PS acolhe os mecanismos que dão ao patronato os meios de facilitação dos despedimentos, simplificação do processo, redução do período de contestação para 60 dias, disponibilidade do Estado para pagar custos que caberiam ao patronato, incentivando-o ao despedimento fácil, rápido e barato.


O Governo PS, que chora lágrimas de crocodilo a propósito da precariedade, na prática legaliza-a e generaliza-a e abre uma área de negócio para as grandes empresas à custa dos dinheiros da segurança social. Introduz novas figuras de contrato precário como o contrato de trabalho intermitente e alargando o período experimental de 90 para 180 dias dá um instrumento ainda mais apetecível para incrementar a precariedade.


O Governo PS favorece o poder patronal, assume uma posição anti-sindical, afectando a organização e a acção sindical, com aspectos onde se incluem o condicionamento dos tempos sindicais e esse retrocesso que significa acabar com a obrigatoriedade da entidade patronal fazer o desconto automático da quotização sindical do trabalhador quando este o desejar.


Neste ano de 2008 o Governo PS com esta proposta, enfeitando-se com o embuste da esquerda moderna assume uma posição destacada na galeria dos retrógrados e reaccionários de todas as épocas que vêm os trabalhadores não como seres humanos, mas como peças duma engrenagem determinada pela exploração e pelo lucro.


O PS numa lógica de classe que sobrepõe a tudo o resto e numa concepção passadista compromete o futuro do País. A sua proposta sobre o Código do Trabalho é, para além da injustiça social uma estratégia de fracasso no desenvolvimento do País. Com estas medidas ganham os grupos económicos e financeiros e o grande patronato e perdem os trabalhadores e o País.


O Governo diz que não e ataca o PCP, mas a verdade vem sempre ao de cima, são representantes das associações patronais que dizem que as medidas previstas significam "a legalização da precariedade", é Francisco Van Zeller presidente da CIP que afirma "foi uma vitória nossa", e sobre o horário de trabalho refere "no fundo é para acabar com o conceito de horas extraordinárias, trabalhar mais duas horas por dia passa a ser regular" e que remata dizendo que tudo isto representa a "redução dos custos do trabalho".


O PS sabe o que está a fazer de negativo aos trabalhadores portugueses. Procurou durante mais de um ano esconder-se atrás de uma comissão que o próprio Governo tinha nomeado, passou para um simulacro de negociação na concertação social, seguido de acordo com as associações patronais, a que a UGT se associou. De seguida impôs a discussão pública em pleno período de férias, para limitar a participação dos trabalhadores e das suas organizações. Quando, apesar dessa limitação, com um esforço de participação que se valoriza foram entregues mais de 3000 pareceres, na maior participação até hoje verificada em torno da legislação de trabalho, precipita o agendamento da discussão na generalidade, de tal modo que os deputados da comissão de trabalho só ontem tiveram contacto com os milhares de pareceres enviados, sendo praticamente impossível conhecer o seu conteúdo antes da discussão de hoje.


É o culminar de um processo viciado no seu andamento. A maioria PS que se propõe aprovar a proposta do Governo de alteração para pior do Código do Trabalho foi eleita invocando querer alterar os seus aspectos mais negativos. O PS pode mais uma vez abusar da sua maioria, mas não tem legitimidade política para o fazer. Se o fizer a sua posição é uma fraude política face ao compromisso que assumiu com o povo português e em particular os trabalhadores.


O PCP condena tal caminho.


Portugal precisa de uma ruptura com o rumo de injustiça social e declínio nacional das últimas décadas.


Portugal precisa de mais emprego, mais direitos, mais qualificação, melhores salários, como factores de justiça social e elementos decisivos para a elevação do perfil produtivo e o desenvolvimento.


É esse projecto de ruptura, essa concepção de futuro, considerando os avanços científicos, tecnológicos e de organização do trabalho e dos processos produtivos como factores de progresso e realização do ser humano que caracteriza o projecto-lei do PCP para a revogação do Código do Trabalho.


Reparamos os principais malefícios do actual Código, quanto ao papel da legislação de trabalho, à valorização da contratação colectiva, ao direito à greve, aos direitos dos sindicatos e das comissões de trabalhadores, ao combate à precariedade, à formação profissional, à protecção da maternidade e paternidade, aos direitos de personalidade, à garantia da igualdade e da não descriminação e quanto ao horário de trabalho, não se aceita o seu prolongamento e desregulamentação e defende-se a sua progressiva redução.


Por muito que as associações patronais, os partidos que as representam, queiram impor o retrocesso, a perspectiva de avanço social e progresso civilizacional acabará por ser a opção, que se constrói hoje na acção política, na luta dos trabalhadores e do povo e se apoia no sentimento que se alarga da necessidade de uma profunda mudança política.


A votação na generalidade com resultado previsível não é o fim deste processo. O Governo PS não se livra do julgamento político e muito menos da luta!

E essa continua e continuará!

91 comentários:

Anónimo disse...

Será desta que o povo português aprende que não se deve oferecer uma maioria absoluta de mão beijada a ninguém, muito menos a quem não se conhece verdadeiramente?

Anónimo disse...

Era bom que esta página fosse mandada para o Blogue do PS da Póvoa para que os "socialistas" ficassem a saber mais um bocado das
arbitrariedades,injustiças,prepotência e falta de sentimentos humanos que o Código Laboral contém.E para o Snrs. Belarmino(comentador de serviço),António Lourenço(presumível cabeça de lista à Câmara),Lúcio Pinto e Noronha e companhia limitada,perderem a "língua" e terem vergonha de andar a defender políticas nacionais que são de
um autêntico "genocídio" para os trabalhadores e o povo português,sujeitas a uma acção no Tribunal Penal de Haia,por este atentado contra os direitos humanos.Os "socialistas" também são trabalhadores e os seus descendentes também vão pagar e sofrer na pele esta alteração "hedionda" das leis do trabalho.
Eu estou como a Adelaide,isto já não dá,temos de "desenterrar a Maria da Fonte" e entregar-lhe o comando das "forças" para fazer outra revolução mais moderna e tecnológicamente mais avançada que acabe de uma vez para sempre com esta "raça" de intrusos e "aves de rapina".
Basta,estou "farto" deles e a luta tem de ser mais agressiva e adequada à situação que vivemos(...)para vencermos...

Anónimo disse...

Okey,vamos a esses "canalhas" e "xulos" que só têm desgraçado os trabalhadores e os pobres.

Anónimo disse...

DISCURSO HIPÓCRITA E NITIDAMENTE À DIREITA
A dimensão do discurso de Sócrates e do PS,para não fugir à regra,continua a ter as mesmas condicionantes e as mesmas fraquezas de quem já não tem nada de novo para dizer ao povo português,aos trabalhadores,aos reformados,aos desempregados e a todos aqueles que sofrem na "pele" esta política "cega" de direita e neo-liberal e que atirou o país e o povo para esta "desgraça". A demagogia e o populismo continua a ser a estratégia de Sócrates e do PS e a máquina da propaganda e dos comícios à "americana" já não pega porque não são genuinos e sinceros.
Para meterem no Pavilhão Multiusos de Guimarães cerca de 8.000 pessoas,tiveram de pagar tudo e mesmo assim as dificuldades de mobilização foram enormes porque o povo já não vai na conversa "fiada" da mentira e da traição.Mesmo com todos os mediatismos televisionistas,falta saber como vai conseguir "arrebanhar" os votos de cerca de 2.000 milhões de portugueses,descontentes,revoltados,atraiçoados e duramente castigados, que perante a situação do país e das suas próprias vidas não se revêm no PS,no PSD e no CDS/PP!!! Como será então o dia da decisão?! Uma coisa Sócrates sabe e o PS,maioria absoluta não há para ninguém e o resto vai-se ver como será,porque o povo está "farto" de ser enganado e maltratdo pelo PS,PSD e CDS/PP e podem surgir algumas surpresas na "boca das urnas" não acham?! Seria o verdadeiro 25 de Abril,da libertação do povo das "garras" do grande capital económico-financeiro,das leis como o Código Laboral,dos baixos salários e reformas,do desemprego e da precariedade,de um novo salário mínimo nacional decente,do reforço do serviço nacional de saúde,do direito a uma vida digna e incomparávelmente melhor para todos!Então o povo voltaria a ter alegria de viver e sentir-se-ia motivado para participar num novo projecto político que acabasse duma vez por todas com as desigualdades,injustiças e a prepotência do poder político e económico.Seria uma nova vida com muitas esperanças de solucionar os problemas e as preocupações que a maioria das pessoas têm e que não vêm um horizonte "temporal" para acabar com elas.
Não nos deixemos enganar com o "folclore" e as promessas demagógicas,porque é tudo mentira e previamente "montado" para nos levarem de "conversa".Nós povo se formos corajosos,firmes e leais a quem nos defende nas "horas" boas e más,venceremos de certeza absoluta.O 25 de Abril será posto no "trilho" do desenvolvimnento da democracia social,económica,política e cultural,não tenhamos dúvidas!

Anónimo disse...

Vamos a isso companheiro e amigo,se todos os explorados derem as mãos e se unirem não há ninguêm que nos consiga vencer; temos de passar a palavra e esclarecer os mais "pobres" que Portugal pode mudar de rumo e fazer dos portugueses um povo mais feliz e confiante.
Mas tem de ser já porque os nossos "inimigos" já montaram o "circo" para nos enganarem com os seus habituais "truques".
Temos de os derrotar para termos mais confiança no nosso futuro colectivo,dos nosso filhos e dos nosso netos.
Força e empenhamento nos nossos sentimentos e interesses que não são compagináveis com os deles,vamos mudar e transformar Portugal para outro futuro,mais risonho e liberto da exploração!!!

Anónimo disse...

Os jovens têm um papel importante nas próximas eleições,se forem votar num projecto de futuro para eles e para os mais "velhos".As próximas eleições são muito importantes para a definição desse futuro,eu como jovem/trabalhador sei o que passo e aconselho-os a todos,sem excepção,a contribuir para derrotar esta política,seja ela do PS ou do PSD,há alternativas mais credíveis e sérias dispostas a lutar contra esta "velha política" pelo bem estar e comum à maioria do povo português,o que temos é de ser coerentes com o nosso voto para provocar essa mudança.
Por minha parte,estou esclarecido e consciente das minhas responsabilidades e não as renegarei na hora da verdade,companheiros jovens fazei o mesmo pelo nosso bem estar e por um país mais justo e solidário.
Os jovens unidos,jamais serão vencidos,somos a grande maioria do povo português.
Vamos dar as mãos contra o Código Laboral,dia 1 de Outubro vamos todos dizer presentes!

Anónimo disse...

Acabei de ver o "telejornal" na RTP1 e constatei imediatamente os critérios de isenção,imparcialidade e honestidade que devem ser apanágio de uma televisão paga com os nossos dinheiros.É lamentável que pelos "tachos","carreirimismo" e "dinheirinho" tudo se compre e tudo se venda,numa espiral constante e desabrida de ver quem agrada mais aos políticos "sujos" que nos governam e constantemente nos enganam.A isto chama-se um estado de direito democrático,Santo Deus? Penso que não e a opinião de Deus é igual à minha de certeza absoluta,isso não duvido!Mas o mais parodoxal são "os tempos de antena" que a RTP1 divulga,aquela de por sempre em movimento imagens do comício do PS em Guimarães, insere-se na linha daquilo que vem sendo aqui afirmado neste Blogue, de muito companheirismo e compreensão política,que não somos "ceguinhos" nem "protegidos" do sistema corrupto,maquiavélico e do "porreirismo pá",somos pessoas de bem que queremos apenas e só ser tratados com a mesma dignidade com que são tratados os "tachistas partidários,os capitalistas selvagens,os homens do dinheiro e das influências mafiosas" e que o país seja um todo nacional,sem discriminações,de plena igualdade em todas as "esferas" da vida política,social,económica e cultural do país..Em suma exigo o cumprimento integral da Lei Fundamental do País que nos rege a todos,sem excepção,o que pressupõe que este país não é só dos que nos têm desgovernado,mas sim de todos os portugueses.Não pode haver portugueses de 1ª.,2ª.,3ª. e 4ª categoria,temos todos de pertencer à mesma classe e categoria,isto é,temos de ser todos tratados por igual,okey!
Esta "democracia nojenta" tem de ser derrotada e o PS,o grande responsável por este país ter chegado ao estado em que está,tem de "pagar a factura" vem paga,sem dúvida alguma.O PS perdeu a "vergonha" mas também toda e qualquer "legitimidade" para pedir o voto aos portugueses,que tire o "cavalinho da chuva",só se o povo for "tolinho" e "doido" para outra vez "embarcar" nessa.O voto é a "arma" para nos defendermos dos nossos "inimigos" e "traidores" e só deve ser dado ao partido que,mesmo na oposição,olhou por nós e nos tentou defender dos ataques mais "torpes e violentos" que nos foram e continuam a ser dirigidos,chega e basta de tanta agressividade,prepotência, irresponsabilidade e insensibilidade durante estes 3 anos.Sócrates é de facto o "campeão" da mentira,da traição e da destruição dos poucos direitos sociais que nos restavam,tem sido realmente o "animal irracional" que o PS queria lançar contra os trabalhadores e o povo mais desfavorecido,isso os "socialistas" conseguiram inequívocamente,mas agora também têm de arcar com as responsabilidades políticas,inegávelmente!
Isto acaba tudo por dar em "verso" como fácilmente se percebe,é a vida,mas enquanto "seres vivos" temos o direito e a legitimidade de lutar até esgotar as últimas forças e,se calhar,até ás últimas consequências(...) não sei aonde ouvi isto mas até tem lógica.
Amigos e companheiros as próximas eleições podem decidir tudo,até a nossa vida,porque até lá,se calhar,já não teremos o serviço nacional de saúde para nos tratar,não é verdade?!
Muito boa noite e boa uma semana de trabalho,trabalhem até não poder mais,porque o patronato paga-nos muitíssimo bem a todos!

Anónimo disse...

Socialista digno...
É verdade o que diz sobre o tempo de antena na RTP1 dado no telejornal de Domingo ao PS e aos restantes partidos.O do PCP foi muito inferior ao do PS, do PSD e Bloco de Esquerda.Mas isto tem sido sempre assim desde que eles governam.Impõem os seus critérios jornalísticos e a Direcção de Informação não passa de uma "correia de transmissão" dos seus interesses.Demonstra que a RTP,paga com dinheiros públicos,é partidarizada e manipulada à sua vontade como o país fosse uma "quinta" deles,PS,PSD e CDS/PP.
Mudam-se os tempos,mudam-se as vontades,mas eles não se "chateiam" com isso,porque sabem o que estão a fazer no governo da República.Ora eles,ora nós,o PCP não tem direito a ser ouvido porque é nosso adversário e por isso tem de pagar as "favas" contadas."Socialistas","democratas","republicanos" e "laicos",para os "raios que os partam",é só farsa e conversa.
Para finalisar,é verdade que a RTP1 e 2 são manipuladas vergonhosamente pelo governo e pelo PS e sobre isso é inquestionável que não é plural e democrática.Vazem-se e vão-se embora sua "cambada" de (...)

Anónimo disse...

O "rogabofe" continua duma forma vergonhosa e descarada,até dá para realmente rir e enfatizar.Não é que Sócrates e o PS querem agora,depois dos atropelos que fizeram ao longo destes 3 anos, fazer crer que governaram bem,que o défice orçamental baixou,que o país está mais moderno,que arranjaram 130.000 novos postos de trabalho,que os produtos essenciais baixaram,que os salários e reformas aumentaram acima da inflacção,que o serviço nacional de saúde funciona ás mil maravilhas,que o encerramento de urgências hospitalares,centros de saúde e maternidades foi um êxito,que o novo Código Laboral é um instrumento de fundamental importância para a economia,para o patronato e os trabalhadores,com a constituição do banco de horas até 50 horas semanais de trabalho,sem acréscimos sobre as horas extraordinárias,que o período experimental de 6 meses vai acabar com a precariedade e vai ser mais difícil "despedir",que as penalizações sobre as reformas por velhice são uma medida justa para a garantia dos trabalhadores,que a corrupção diminui drásticamente,que as operações de "colarinho branco" têm sido duramente penalizadas,que o processo Casa Pia foi um êxito e as punições exemplares,que o Apito Dourado desmonorou o sistema em vigor e trouxe mais transparência ao futebol e aos seus agentes e mais uma panóplia de situações que nem vale a pena enumerar.Finalizando e sintetizando,Sócrates e o PS parece que vivem num país das maravilhas,onde nada falta aos portugueses e vangloriza-se disso como tudo isto fosse favorável aos trabalhadores e ao povo em geral.Infelizmente,e pelo contrário,a "factura" tem sido drásticamente paga e o país vive uma das maiores crises após o 25 de Abril,que se perpetua e continua como Sócrates afirmou no Comício "fantoche" realizado em Guimarães.O ele dizer as asneiras que diz,com a convicção com que o faz,mais o descradibiliza,fragiliza e responsabiliza pelos "atentados" contra os mais desfavorecidos e os mais pobres e naturalmente que não tem credebilidade nem legitimaidade democrática para se recandidatar a deputado,não é a Primeiro-Ministro,isso é outra coisa dentro do figurino constitucional,pois cabe à
Assembleia da República aprovar o programa de governo e o Presidente da República nomear o Primeiro-Ministro,nada mais,porque o resto é falso e só serve para confundir e manipular a opinião pública!!!
As políticas que Sócrates e o PS aplicou aos portugueses têm de ser bem explicitadas e numa linguagem simples e acessível para serem bem compreendidas e os debates e tempos de antena têm necessariamente de corporizar todas estas malbenfeitorias para derrotar esta política de direita de Sócrates e do PS e dos seus fieis amigos PSD e CDS/PP.Se assim for,podemos ter algumas surpresas que poderão alterar "as cores do mapa político" e necessariamente do futuro do país.Vamos todos que não se revêm nestas "velhas políticas" de há 30 anos,dar-lhes uma lição de democracia e de coerência política para mudar o país de lés-a-lés rumo a uma vida melhor para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

É realmente preciso dar uma grande "vassourada" no PS,PSD e CDS/PP para acabar com esta pouca vergonha que se passa na política.Eu já apreendi a lição e nunca mais na vida votarei nesses partidos,porque me sinto roubado e expoliado.O meu voto será para quem o merece e o PCP pode contar com ele porque é um partido de luta,de combate,sério e responsável e sempre ao lado dos trabalhadores e do povo nas horas difíceis e graves.Mas também é preciso que muitos povoenses como eu,e na mesma situação,ajudem e votem no PCP para lhe dar mais força.Contem comigo e bastante família para ajudar a luta.Boa tarde a todos.

Anónimo disse...

Aí está um comentário sério,esclarecido e peremptório do nosso amigo António,que apela aos povoenses em geral para mudarem o seu sentido de voto,na medida em que têm sido constantemente enganados e prejudicados com as políticas do PS,PSD e CDS/PP.A pouca expressão,representatividade e votação na CDU só tem de facto prejudicado os povoenses como é notório na Assembleia da República,Câmara,Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia do Concelho.Se formos analisar as intervenções e os requerimentos apresentados pelo único deputado da CDU pelo Distrito de Braga, Eng.º Agostinho Lopes,vê-se claramente a diferença de estilos e de intervenção na defesa dos interesses das populações do Distrito de Braga,em comparação com os 9 deputados do PSD e 8 do PS que nada fazem pelo bem estar dos cidadãos do Distrito.Quando querem criar os círculos uninominais para estarem mais perto das populações,é simplesmente mentira e prova a falta de inércia e desinteresse pelas pessoas,porque o deputado da CDU está permanentemente,mesmo aos fins de semana,a acompanhar e em contacto com as populações de todo o Distrito na defesa dos seus interesses e anseios.
O mesmo se passa na Câmara e Assembleia Municipal,não há uma voz da CDU para defender os superiores interesses do Concelho e dos munícipes,e isto é muito grave,porque não é possível fiscalizar e acompanhar com atenção a gestão,orçamento,planos de actividade e contas de gerência e quem perde é sempre o "pobre",porque,também,o poder local democrático perde qualidade e participação de uma força política importante no debate das ideias das suas propostas e na denúncia dos casos de manifesto compadrio e corrupção.
Por conseguinte é importante que as pessoas se mentalizem que é na política que se decide o nosso futuro colectivo,pelo que o voto na CDU é sempre um voto que dá mais força para a luta contra as injustiças,as desigualdades e a prepotência.
Com a CDU é possível construir um Portugal melhor ao serviço de todos os portugueses,principalmente das classes laboriosas e mais desfavorecidas!

Anónimo disse...

A revisão do código do trabalho é uma reforma que já devia estar terminada. Mas forças de bloqueio e conservadorismo obsolento tentam travar esta reforma.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

AQUINAPÓVOA disse...

Caro senhor , Benedito da Fonte

Apesar de já nos termos habituado a ler as suas atoardas em outros locais deste grande universo que é a internet e blogues ,não queremos deixar de lhe responder e quiçá esclarecer essa mente mal iluminada.

1º Não foram nem são as “forças de bloqueio”(como lhe chama) e o conservadorismo a caír em desuso que puseram o país neste estado

2º OBSOLETO é a revisão do código laboral com alterações dignas do século 19,não se está perante mais uma alteração nas leis laborais,mas trata-se sim de um objectivo de fundo de conteúdo político que tem a ver com a tentativa de destruição de direitos históricos dos trabalhadores como a contratação colectiva,horários de trabalho e o próprio direito ao trabalho.

3º Os mais de 3.000 pareceres negativos que foram entregues na AR no passado dia 10 por mais de 500 dirigentes sindicais, sobre o projecto legislativo apresentado pelo PS, mostram claramente que grande maioria dos trabalhadores portugueses não concordam com as propostas de alteração e estão descontentes e preparados para lutas imediatas.

Este (des)governo do PS tem sido surdo e mudo perante o protesto e a luta de milhares de trabalhadores,nunca respeitando o direito que assiste às organizações dos trabalhadores de participarem na elaboração da legislação laboral,desrespeitando também o seu passado político enquanto partido na oposição que frontalmente era contra qualquer revisão nesta matéria
As votações de 4 dos deputados do PS no que diz respeito a este projecto de lei são sinónimo de que nem tudo está bem no seio do partido que se intitula de “socialista”.
Defender políticas destas, só com situações de vida confortáveis, pactuando descaradamente com esta escalada de ataques neo-liberais a direitos garantidos constitucionalmente que porventura nos parece ser o seu caso!
Entretanto aproveitamos para lhe lembrar que Por muito que as associações patronais, os partidos que as representam, queiram impor o retrocesso, a perspectiva de avanço social e progresso civilizacional acabará por ser a opção, que se constrói hoje na acção política, na luta dos trabalhadores e do povo e se apoia no sentimento que se alarga da necessidade de uma profunda mudança política.

Bem Haja!

Anónimo disse...

Caro Snr. Benedito da Fonte:
Ainda bem que está atento ao que ser passa neste Blogue e,como qualquer outra pessoa,tem todo o direito de se exprimir livremente.Mas,infelizmente,a sua vontade de o processo de revisão do Código Laboral ainda não estar terminado tem uma certa razão porque cada vez mais os trabalhadores portugueses ficam mais esclarecidos e conscientes da aberração,da traição e da mentira que é este código de José Sócrates e do PS.
Relativamente ao seu "slogan" de apelidar as forças de esquerda,nomeadamente a CGTP e PCP de (forças do bloqueio e conservadoras em desuso),está mal informado e aconselho-o a ler o artigo relativo ao período esperimental de 6 meses,o artº. do banco de horas (50 h. semanais), e verificará que os trabalhadores são tremendamente prejudicados nos seus direitos e nas suas remunerações porque deixam de ganhar as horas extraordinárias e o patrão antes 2 dias de expirar o prazo experimental pode despedi-lo sem qualquer indemnização.Quando o Governo diz que é para acabar com a precariedade e os "recibos verdes" isso é mentira e vai sim aumentar ainda mais a conflitualidade,o desemprego e a precariedade,ouça bem.O mesmo acontece com o despedimento individual,sem justa causa,o trabalhador recorre para o Tribunal do Trabalho e se ganhar o processo não pode voltar a ser reintegrado na empresa.Estas alterações que o Governo de Sócrates e do PS introduziu são muito piores do que o Código do Trabalho de Bagão Félix,do Governo PSD/CDS/PP,que Sócrates e o PS combateram quando eram oposição e que se prontificaram,se ganhassem as eleições legislativas de 2005,a alterar e a anular os artigos mais gravosos,viu-se,não viu!...
As forças do bloqueio e conservadoras são exactamente Sócrates e o PS que não querem mudar a sua política de direita, neo-liberal e conservadora e não aceitam as propostas de mudança da esquerda progressista que têm sido apresentadas frequentemente no Parlamento ao longo destes 3 anos.Esta é que é a verdade Sr.Benedito da Fonte,Sócrates e o PS têm sido os "coveiros" e os grandes responsáveis por esta política de "lesa trabalhadores" e "lesa pátria" e por isso meta as mãos na consciência.
Bem Haja,Snr. Benedito da Fonte,de certeza vão-lhe por uma estátua junto da "Maria da Fonte",mas cuidado com ela porque não é para brincadeiras!...
O mundo e as sociedades estão todos os dias a evoluir e os "bons pensantes" deviam ter mais cuidado com aquilo que andam a fazer,porque pode-lhes sair "o tiro pela culatra"(...)

Anónimo disse...

Senhor Benedito da Fonte,muito boa noite!
Então o Senhor pensava que o Código Laboral ia passar despercebido e a CGTP e o PCP se iam calar?!...
Falsa ideia essa de quem pensa que tem a maioria absoluta faz tudo o que quer?!...
Sócrates sabe e o PS que não iriam ter um minuto de descanso porque os trabalhadores estão muito bem esclarecidos e informados sobre este Código Laboral e até ao "último minuto" vão lutar pela sua revogação,porque os seus direitos estão a ser alvo dum autêntico "roubo de Igreja",percebe Snr. Benedito da Fonte,penso que sim!!!
As forças do bloqueio e conservadores não são a CGTP e o PCP,são sim o governo e o PS e o grande capital que os sustenta,esses sim os "velhos do Restelo",que querem tudo nas suas mãos para melhor explorarem e sacrificarem os trabalhadores,esta é que é a verdade dos factos e Sócrates não tem legitimidade para acusar as forças de esquerda, porque sabe que estão sempre no "caminho correcto" para denunciarem e combaterem os "arautos" da mentira e da calúnia.
A política tem de ser exercida com honestidade,coerência,ética e transparência;não foi,não é,nem nunca será com este governo de Sócrates e este PS,eles sim em desuso e a perder o "prazo de validade".
Era isto que lhe queria dizer Snr.Benedito da Fonte,espero que V.Exª. reflicta e mude a sua "velha cassete",em desuso, e que se modernize com novas tecnologias muito mais avançadas que lhe proporcionarão outra visão e outra consciência e coerência política!...
Bem Haja,pela sua participação!

Anónimo disse...

Ó Benedito da Fonte até aqui tu apareces e já agora é obsoleto e não obsolento (se calhar estavas a pensar na tua lentidão de pensamento)

Anónimo disse...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE 22/09/08
Pelos relatos dos jornais diários,constata-se que a proposta de empréstimo de 1.100 milhões de euros,para "pagar na hora" solicitada pela Câmara PSD,passou com o voto de 23 Presidentes de Junta,o que quer dizer que a disciplina de voto desta vez não funcionou como tinha acontecido na Assembleia de Junho e Manuel Batista ganhou em toda a "linha".Mais dizem os jornais que Tinoco de Faria e Luís Noronha,da chamada "linha dura",não compareceram na Assembleia o que pode significar ter havido fricções e divisões no âmbito da discussão da Comissão Política Concelhia,que também engloba Presidentes de Junta,e a ala "dura e de direita" pode ter ficado isolada e concomitantemente derrotada.
Face a esta derrota,não é previsível que o PS venha a ter quaisquer "chances" de disputar a vitória e é preciso começar a preparar com tempo a candidatura da CDU porque pode vir a obter uma significativa votação e eleger representantes. Ao longo destes 3 anos tem-se verificado a falta de eleitos da CDU para tornar as Assembleias mais participativas e menos apáticas,como é dito por muitos eleitos das áreas políticas com representação na Assembleia.O PS à partida está muribundo,sem ideias e com querelas e seria bom aproveitar este vazio para apresentar mais uma vez candidaturas fortes e capazes de serem uma forte oposição à actual Câmara.
O PS da Póvoa vai também pagar a factura das políticas de direita e neo-liberais do governo de Sócrates e nem a realização de eventos como a Assembleia Distrital do PS,aqui na Póvoa,vai fazer esquecer aos povoenses a amarga "factura" que estão a pagar.
Vamos a isso porque o futuro é nosso,não é dos conservadores de direita e neo-liberais.
Não é verdade Snr.Benedito da Fonte e seus correlegionários do PS?!...

Anónimo disse...

Caros Senhores:

Quero antes de mais felicitar o gestor deste blog, por nos facultar este espaço de debate, que é salutar na nossa democracia.

A reforma laboral é necessária, pois o País precisa de rever a sua legislação laboral, quer por razões económicas, quer por razões sociais.
Esta proposta destina-se ao conjunto do mundo do trabalho, e não apenas aos contratados sem termo das empresas industriais clássicas. Por isso mesmo, promove uma articulação mais virtuosa entre direitos e deveres dos trabalhadores e das empresas do mundo de hoje.
É uma proposta que assume o combate à precariedade e à segmentação como uma exigência fundamental nesta época de emprego cada vez mais volátil e descontínuo.
É uma proposta que, pela adaptabilidade negociada e pela melhor conjugação da competitividade e da cidadania social, defende a sustentabilidade do emprego existente, desmotiva o recurso a despedimentos desnecessários e melhora a qualidade de vida no trabalho.
É uma proposta contra o imobilismo e contra a desregulamentação. Porque escolhe promover a negociação e a regulação bilateral da mudança, reforça o papel dos parceiros sociais e renova a capacidade da contratação colectiva de trabalho.
É uma proposta que simplifica e melhora a legislação laboral; reforça a protecção social do trabalho atípico; e desenvolve os direitos da parentalidade.
É uma proposta que se baseia no rigor do diagnóstico e na qualidade dos trabalhos preparatórios; e que se baseia num processo de concertação social genuíno, do qual resultaram boa parte das soluções que submetemos, agora, ao escrutínio e debate parlamentar.
O modelo de reforma que apresentamos corresponde à adaptação à sociedade e à economia portuguesas das estratégias de maior sucesso dentro do modelo social europeu: é economicamente sustentável, é socialmente mais justo e corresponde a uma partilha mais eficiente das responsabilidades entre o Estado e os parceiros sociais
É, pois, uma proposta equilibrada de reforma da regulação dos mercados de trabalho, dos sistemas de emprego e de protecção social.
É uma proposta que serve o emprego, a economia e o desenvolvimento, atenta aos problemas do presente mas com os olhos no futuro.

Quanto a última Assembleia Municipal:
É evidente que da parte do PSD e das demais forças políticas queiram transmitir uma imagem do PS que nada tem haver com a realidade.
Não existe nenhuma desagregação dentro do PS. O Dr. Tinoco de Faria e Prof. Luís Noronha, não foram Assembleia Municipal por motivos profissionais e pessoais.
O empréstimo foi aprovado, agora o executivo camarário e o PSD não podem dizer que o PS é uma força de bloqueio e um poder de antanho. Vamos ver se este executivo vai cumprir com as suas promessas feitas aos Presidentes da Junta.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

Caro amigo e Snr. Benedito da Fonte,cumprimento-o e gostaria em meu nome pessoal de lhe dizer que a sua introdução à alteração ao Código Laboral é exactamente igual à da proposta formulada pelo Governo Sócrates e não acrescenta nada de novo.De facto,ela foi escalpelizada não só pelos Dirigentes da CGTP,por milhares de sindicalistas,que como sabe apresentaram 3.000 pareceres entregues na Comissão Parlamentar do Trabalho,por irrefutáveis constitucionalistas na área do direito do trabalho,por milhares de trabalhadores em Plenários nas empresas e não só,pelo que este Código do Trabalho agrada de facto ao grande capital e à UGT.As divergências são insanáveis e os trabalhadores jamais perdoarão ao PS esta atitude "trágica" e deplorável.Quero-lhe lembrar que nos anos 80,quando Mário Soares era Primeiro-Ministro,decidiu em Conselho de Ministros criar os Contratos a Prazo pelo período de 2anos e o que é verdade,passados todos estes anos,é que os Contratos a Prazo nunca mais desapareceram e foram deitados para o "caixote do lixo".Bem, o que é que aconteceu, passou a haver um desiquilíbrio enorme entre o patronato e os trabalhadores,os direitos passaram a ser sonegados e o trabalho precário passou a existir nas várias vertentes.Quando o Senhor me quer dizer que isto vai resolver a precariedade,a regulação dos mercardos,dos sistemas de emprego,da flexibilidade,da contratação colectiva,das deslocalizações,etc.,sabe perfeitamente que isto não é verdade!Se assim não fosse a CIP não estava tão contente e não felicitava o PS por ter sido o único governo que os compreendeu e encetou esta reforma duma forma coragosa e abnegada.Para os trabalhadores ela é arbitrária,prepotente,defende o grande capital e é duma grande traição.Senhor Benedito da Fonte,temos os salários e reformas dos mais baixos da Europa,uma das taxas de desemprego das mais altas,que atinge milhares de jovens licenciados em várias áreas nucleares para o país,eu não sei se o Senhor tem algum familiar no desemprego,é capaz de não ter porque vocês são exímios em arranjar "tachos" e até parecem os donos do país,mas infelizmente as altas taxas de marginalidade e de insegurança provêm destas situações,meu Caro!O que vai acontecer com o Código Laboral vai ser o mesmo que aconteceu com as outras "reformas" são sempre os mesmos de sempre a perder e a pagar,não vê isso?!É por tudo isto que o país está assim,de "reforma em reforma" os ricos cada vez são mais ricos e os pobres cada vez mais pobres,pela mão "bondosa" do PS,esta é que é a verdade!
Mas em relação ao Código Laboral e para terminar,gostaria que o Senhor lê-se com imparcialidade e isenção o artigo que o gestor deste Blogue publicou e que tem suscitado reacções de repulsa e de repúdio de muitas pessoas que escrevem os seus comentários para este Blogue como eu,porque efectivamente é um documento que vai assassinar os trabalhadores deste país e só não se sente "quem não é filho de boa gente",percebe Senhor Benedito da Fonte!
Agora que isto vai provocar situações de maior conflitualidade entre o patronato e os trabalhadores é um facto;que em questões políticas o PS vai pagar esta factura com juros não há dúvidas;que as divergências e o afastamento político e ideológico entre o PS e o PCP vai-se acentuar e, meu amigo,sobre o resto é ao povo português e aos trabalhadores que lhes compete decidir o seu futuro colectivo(...)
Relativamente ao resto e nomeadamente sobre a Assembleia Municipal é notório que é uma derrota do PS e dos seus "comandantes concelhios" sem dúvida alguma e não vale a pena enterrar a "cabeça na areia como a avestruz",porque o PS aqui na Póvoa anda à deriva devido à política nacional do seu partido e isso vai-lhe trazer resultados negativos,não tenha dúvidas.
Meu amigo,muito boa noite,gostei muito deste "bocadinho" e lamento profundamente que trabalhadores,explorados pelo patronato ou o estado,não tenham as mesmas opiniões e a mesma visão e clareza sobre estas e outras matérias de grande alcance político.Como sou de esquerda,graças a Deus,defendo uma política de esquerda que seja capaz de tirar o país das "garras" do capital selvagem que em conluio com o PS nos governa e lutar por uma verdadeira alternativa de esquerda que nos retire desta grave situação que é cíclica quando o PS nos governa!!!

Anónimo disse...

Isto está a "queimar" como diz o brasileiro.Óh Senhor Benedito da Fonte,por amor de Deus,não me venha também a mim atirar "areia para os olhos" porque eu,felizmente,tem-os bem abertos,okey!
Sobre o "material" que nos enviou para analizar está cheio de "vírus" e tem de ser "morto e enterrado" antes do debate na especialidade,caso contrário vai ser o fim da "macacada",ponham-se finos porque esta "merda" um dia vai ser mesmo a sério,vocês ainda não se aperceberam que têm todo o país contra vós,até as forças armadas e militarizadas e as "armas" são do povo,sabe disso,não sabe.
Quanto ao PS da Póvoa é a mesma "seita" e porcaria do governo e aqui digam adeus à Cãmara por mais una anos,é preciso que a CDU substitua o PS e os povoenses nos dêm os votos que vocês têm aproveitado em proveito próprio,para fazermos o grande trabalho que é preciso fazer,por a Câmara ao serviço das populações e do Concelho,sem compadrios,vigarisses ou corrupção,okey
Senhor Benedito da Fonte,espero que não se deixe ir na conversa dos seus correlegionários e "abra mais os olhos" para ver melhor o que o rodeia,okey
Chau,boa noite

Anónimo disse...

O PS não se quer apresentar ás próximas eleições como o governo dos falhanços e utiliza a força da propaganda para tentar mais uma vez enganar os portugueses!
Quando se apresenta ao povo português como sendo "a força da mudança",qualquer observador político atento sabe que esse "slogan" é enganador,na medida em que estando há 3 anos no governo com maioria absoluta,não foi capaz de resolver os inúmeros problemas que se colocam à grande maioria dos portugueses.Em primeiro lugar está a economia,que não é capaz de dar o "salto" para um patamar de crescimento compatível com as necessidades do país e dos portugueses.A previsão do crescimento para 2008 e 2009 e por aí fora,não são suficientes para retirar o país da alta taxa de desemprego que tem e que provoca tantos desencantos,frustações,desilusões e quantas vezes o próprio suicídio.Conheço muitas famílias com filhos no desemprego em autêntico desespero,fartas da vida,da sua pouca sorte,da revolta por um país tão desigual na igualdade de oportunidades e sabendo que o seu vizinho,amigo ou conhecido,militante e/ou simpatizante do PS ou do PSD têm bons empregos,óptimas remunerações e vivem em felicidade permanente,porque os "tachos" são públicos e bons.A situação de muitos desempregados com óptimas habilitações e que não compraram o "canudo" numa qualquer Universidade privada ou num qualquer Instituto Politécnico,se não arranjarem bons "padrinhos" ou venderem o próprio "corpo" não têm qualquer hipótese.Os vários governos que têm imprimido políticas de direita neo-liberais ao longo destes anos,são os grandes responsáveis por este país ter atingido os limites da razoabilidade e da decência.Instalou-se o "salve-se quem puder",o despudor,a falta de respeito pelo ser humano,a intriga,a indiferença,o receio e o medo,pelo que é preciso uma mudança substancial que respeite os direitos humanos e o direito a viver com dignidade.
Mas não é o PS nem os outros partidos que o acompanham à direita que podem resolver esta deplorável situação que se instalou na nossa sociedade e não vale a pena escondê-la,nem "assobiar para o ar",porque não resulta.
Falar em mudar,no final de uma legislatura,não é credível e é tentar vender "gato por lebre",porque não vejo a força para mudar seja o que for favorável aos trabalhadores e aos mais desfavorecidos.Teve todas as condições para o fazer,nestes últimos 3 anos (e em dez dos últimos 13 anos,em que foi governo)e o que deu aos trabalhadores,reformados e jovens?!Os trabalhadores e as famílias estão hoje melhor do que no início da legislatura,apesar das oportunidades e condições únicas de que pôde beneficiar o Governo de Sócrates e do PS?
O que se vê é o país pior e como em tudo na vida a realidade acaba por se impor,mais tarde ou mais cedo,contra toda a "força do populismo,da demagogia e da propaganda".
Por tantas razões de falta de credibilidade das suas afirmações,os trabalhadores e o povo português devem estar vigilantes e atentos aos cenários que lhes irão ser apresentados do seu já recanchutado discurso de "a força da mudança",sempre para o lado do mais forte.
O grande problema é que os anos passam e não se vêm horizontes que transmitam alguma confiança ás pessoas,é necessário fazer mais alguma coisa que espevite e dê força ao povo para defender os seus direitos,nem que seja fazer uma revolução dos "tachos vazios" e das "vassouras gastas" de tanto varrer...
Por último e comentando tudo aquilo que foi explicitado no Blogue,dizer que o Código do Trabalho é uma aberração e a CGTP e o PCP têm total razão naquilo que dizem,relativamente à grave perda de direitos e aos novos conceitos que o governo PS introduziu para o patronato poder despedir com mais facilidade.Esta nova regulamentação é perigosa,atentatória dos mais elementares direitos dos trabalhadores.O Banco de 50 horas semanais,o período experimental de 6 meses,as perdas remuneratórias,a quebra da coesão da família e o poder negocial da contratação colectiva, etc.,etc.,vai obrigar a constituir,de certeza absoluta,uma "muralha humana" de resistência à sua aplicação em todas as empresas e quiçá no Parlamento e em todo o lado onde for possível resistir e responder a este brutal ataque.
Boa noite e apelo á solidariedade entre todos os trabalhadores para vencermos esta luta difícil e decisiva para o nosso futuro!!!

Anónimo disse...

Enquanto o povo trabalhador sofre as consequências da política desastrosa deste governo, o Eng. Sócrates promoveu um comício em Guimarães "à Obama", onde foram gastos muitos milhares de euros. Isto é uma afronta a quem não tem dinheiro para comprar o pão e o leite...

Anónimo disse...

O Belarmino Dias (ou melhor, Benedito da Fonte...) deveria ter vergonha dos comentários que faz. O tipo está em casa sem fazer nenhum e somos nós que lhe pagamos o salário. Assim vai este país... E se se aplicasse a Lei Laboral socialista o Belarmino teria essa benesse?

Anónimo disse...

O PS bateu no charco, tanto em termos nacionais como locais... Vamos a eles camaradas...

Anónimo disse...

O Senhor Belarmino Dias(Benedito da Fonte)está cansado das "mentiras" que tem dito ao longo destes anos na sua página do Jornal e por isso está confuso,cansado e dolorosamente doente,pelo que está sem fazer nenhum em "casa".A fiscalização ás baixas fraudulentas é só para aqueles que não têm aonde ir buscar a "massa" para comer,mas ele depois que lhe acabou o "tacho" na Câmara nunca mais teve vontade de trabalhar.Belos exemplos de um indivíduo que se diz "socialista",mas que em termos de aplicação prática nos está a "roubar" a todos.É esta a sua defesa dos interesses dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos? Obviamente que não porque eles não têm moral,nem dignidade,são uns "trafulhas" e uns falsos "democratas",não é verdade camaradas povoenses? Continuem a votar neles e a colaborar na corrupção,nas injustiças e nos "tachos" chorudos!!!

Anónimo disse...

Chávez não te cales!
Querido companhero és lo orgulho dos la puebres de todo lo mundo.Continua na tua luta e caminhada e vencerás,porque estão milhones de personas a teu lado e solidárias pelo teu projecto de socialismo.Continua e que se projecte para la toda America Latina e por todo el mundo.
Corajoso companhero és uno heroy mundial e salva los puebres e los mais desfavorecidos e los tira das la "garras" del capitalismo salvagem.
Homens como tu jamais serão vencidos porque trabajas para teu puevo,para los mais puebres,para la queles que precisam.
Viva Chávez,viva lo socialismo!!!

Anónimo disse...

Caros amigos,gostei muito dessa informação que me deram do Belarmino Dias(Benedito da Fonte)estar de baixa há anos sem fazer nenhum,como é possivel isto? Esta situação vem no seguimento de muitas outras que se passam no país impunemente e a corrupção,tachos e cunhas,estão instaladas no aparelho de estado,como dizia um camarada nosso que há dias fez uma análise muito objectiva e concreta sobre esta "pandemia".Esse Senhor devia ter vergonha e o Senhor José Abílio devia-o demitir imediatamente de comentador do "jornal",porque não é sério e não tem legitimidade,nem moral política,para escrever o que quer que seja sobre os outros.Isto põe em causa a isenção e a dignidade do próprio Jornal,pelo que tem de ser demitido imediatamente,okey!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Caros amigos:
Estão a fazer uma confusão imensa ao me conectar com o Belarmino Dias. Até compreendo me estar a confundir com o Belarmino.
Só digo quem me confunde com o Belarmino estão muito a leste da terra.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

Descalçe a "bota" Senhor Belarmino Dias (Benedito da Fonte),e não se arme em "anjinho",olhe que aqui na Póvoa não são todos "ceguinhos" e há muitos que têm "os olhos bem abertos",percebe,foi por isso que vocês levaram a "banhada" que levaram nas últimas eleições autárquicas e você ainda não a digeriu e por essa razão nâo tem vontade de "trabalhar",seu malandro e mafioso.Deixe-se dos epítetos e das calúnias e vá trabalhar,porque está a "roubar" o nosso sistema de segurança social e os portugueses,que não são da sua "laia" e do seu partido.O governo do PS é igual aos dos novos partidos no poder nos países de leste,que aprenderam depressa a "roubar" pela "cartilha" que vigora há muitos anos na internacional socialista e na Europa capitalista.Mas isto vai acabar mais depressa do que aquilo que você pensa,está a perceber Senhor Belarmino Dias.Muito boa tarde e agora que está "desmascarado" faça o que deve fazer,vá trabalhar e demita-se de todos os cargos políticos e de "cronista",tenha vergonha pelos menos uma vez na vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

AQUINAPÓVOA disse...

A gestão deste blogue permite a todos os que nele queiram intervir liberdade para o fazerem.
As respostas que entendermos dar a alguns comentários são dadas por AQUINAPOVOA.
Todos os comentários são publicados sem aprovação.
É da responsabilidade dos intervenientes todos os comentários que fizerem neste local.
O AQUINAPOVOA é isento dos mesmos.

Anónimo disse...

O comentário da Aquipóvoa é democrático,respeita a liberdade plural de opinião de quem nele quer intervir,mas naturalmente que assuntos que aqui são denunciados com verdade,quer da política local quer nacional,só demonstram que se sabe muita coisa nos "bastidores da política" - há muitos mais casos de abusos e de corrupção para denunciar - e não devem ser silenciados porque vivemos num estado de direito democrático,para o bem e para o mal.Os mais audazes não se "calam" e fazem muito bem,porque este país não pode continuar a estar na "lista" dos mais corrompidos a todos os níveis da União Europeia,porque já cheira mal.E tem que haver justiça para quem comete ilegalidades e abusos de poder,okey.Boa tarde.

Anónimo disse...

Subscrevo totalmente o comentário do "sem medo",este blogue é realmente livre e democrático,e o comentário da Aquinapóvoa é oportuno e esclarecedor,mas não vamos ter medo de dizer as verdades de "La Palisse" porque,se assim fosse,não seríamos sérios e estaríamos a pactuar com os abusos daqueles que nos governam e governaram,seja a nível político nacional ou local.Apelo aos "bloguistas" para continuarem a denunciar os casos de injustiças e de roubalheiras que se fazem neste país,porque "quem não come alhos não cheira a eles".Isto faz parte da nossa formação e integridade moral e temos direito à indignação e revolta.Senhor Benedito da Fonte,bem haja pela sua preciosa participação.Bom fim de semana para todos.

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo com as preocupações da grande parte dos comentadores deste Blogue.Se soubesse o que sei hoje...não caíria em muitas asneiras...
Pela alma de um familiar que foi bajulado,prejudicado e enganado...

Anónimo disse...

Caro amigo “aquinapovoa” concordo afincadamente com o seu comentário. Só lamento que muitos senhores estão a ser obcecados pelas suas hostes partidárias, tentando denegrir a imagem do Senhor Belarmino Dias.
Como já afirmei nada tenho haver com o Senhor Belarmino Dias. Se muitos dos intervenientes deste blog ou de outros blogs me tentam conectar com o Senhor Belarmino Dias, estão muito enganados, mas pensem o que quiserem.
Fico indignado em estar levar calúnias ao Senhor Belarmino Dias, mas quem faz esse tipo de comentários demonstra uma falta de carácter e de personalidade.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

Companheiros e amigos não tenhamos medo de desmascarar os desonestos e corruptos que nos prejudicam a todos...

A liberdade e a democracia não são propriedade de alguns é de todos...

Uma sociedade mais justa só é possível com uma justiça forte...

Os culpados e responsáveis por estas desigualdades têm de ser punidos severamente...

Avante por um Portugal igual para todos...

Anónimo disse...

Senhor "Benedito da Fonte":
V.Ex.a pode argumentar o que vem lhe aprouver em defesa de um suposto Senhor Belarmino Dias.Mas o que hoje é verdade amanhã é mentira e portanto defenda-se a si e deixe os outros.Sou povoense,já fui socialista,e desliguei-me do PS porque vi muita coisa mal feita.
Quem conhece alguma coisa da vida interna do PS local,sabe que estes sinais de abusos e não só até têm fundamentação,mas por agora vou-me ficar por aqui.
Boa noite,Senhor "Benedito da Fonte",se necessário for eu vou intervir e a mim não me vai calar...
Olhe por si e deixe-se de fantasias falaciosas...

Anónimo disse...

Caros amigos:
Quem usa habitualmente o pseudónimo de Benadito da Fonte é o Senhor Belarmino Dias,relativamente a isto não há dúvidas,algumas pessoas como eu já há muito tempo que sabem disso.Que tem o direito de utilizar este espaço,livre e democrático para comentar e defender os seus pontos de vista é inquestionável,mas como trabalhador por conta de outrem deve ter outra postura e cautelas porque nesta "terrinha" tão pequena sabe-se de tudo e muito mais na área da política.Conheço outras pessoas de outras áreas políticas que são o exemplo da honestidade e dignidade,porque felizmente não à nada a apontar-lhes sobre os seus comportamentos,sobre o seu carácter,coerência e maneira de estar na sociedade e na política.Estes procuram servir as pessoas e o Concelho e não servir-se a eles e à sua "clientela" política.É isto que faz falta nesta "terra" de poetas,de artesãos,de povoenses que dignificaram as suas gentes e a sua terra.Os exemplos são poucos mas merecem ser citados:O Benemérito Senhor António Lopes não aplicou uma grande parte da sua fortuna na construção do Hospital António Lopes,no Lar da Santa Casa da Misericórdia,nos Bombeiros Voluntários,para apoio aos povoenses mais pobres e necessitados,numa época difícil e de grandes dificuldades em que não havia fundos comunitários(para gastar à "balda") e um orçamento do estado graúdo e sumptuoso? Hoje não há estas preocupações sociais,porque o estado(com o nosso dinheiro)gasta,perdoa,dá de mão beijada a quem quer e lhe apetece e vende ao desbarato as nossas empresas lucrativas e rentáveis que dão lucros fabulosos aos capitalistas e quando a gestão dá para o "torto" e vão à falência,volta a ficar com elas!Veja-se o caso "americano" com os bancos e companhias de seguros que faliram e agora o estado "americano" para dar garantias financeiras ao mercado vai investir 700.000 milhões de dólares! quem vai pagar a factura,o povo americano que ficou sem as suas casas e os seus investimentos!Isto não pode acontecer em país nenhum,na medida em que são sempre os mesmos a pagar a dolorosa factura do "saque",da "fraude" e da "corrupção".
O Senhor Belarmino Dias tem todo o direito de defender a sua "dama",por isso andou a "saltar" de partido para partido até encontrar a estabilidade económica e financeira de um bom partido de trabalho: quadro da PT Comunicações - com direito a fazer o que quer -,o Código Laboral a si não o aflige e atinge como a outros camaradas que lá trabalham consigo...
Com este comentário não estou a tratar mal,em termos de educação, o Senhor Belarmino Dias,apenas reprovo a sua situação actual de trabalhador "doente",sem fiscalização ou chamadas para Juntas de Verificação de baixa por doença,como fazem sistemáticamente a todos os doentes com baixa médica.E aqui é que entra a contradição e a revolta pela falta de escrúpulos e a inércia dos Serviços Médicos de Fiscalização,não é assim Senhor Ministro do Trabalho que se vangloriza de já ter "apanhado" milhares de trabalhadores em situação de "baixa fraudulenta"?!
Quanto ao assencial da questão deixo à análise dos democratas pevoenses...
Senhor Belarmino Dias tire as ilacções que quiser e diga que o pseudónimo de "Benedito da Fonte" não é seu,mas olhe que isso já não pega,percebe!
Mas apareça por este Blogue,porque tenho muito gosto em questioná-lo sobre outras matérias não só da Póvoa como do País.
Sou democrata e será vem vindo,okey!Boa noite e desejo-lhe as melhoras para continuar a escrever como "um animal político",não tem sentido pejurativo,não se zangue comigo,okey!

Anónimo disse...

Claro como a agua,o Benedito é mesmo o belarmino. tá visto e não há nada a fazer,só desmascará-lo e denunciar a sua situação de doentinho perante a comunidade povoense

Anónimo disse...

O Benedito da Fonte esta animar este blog. já atingiu o máximo de cometários alguma vez alcançado.
Apenas quero deixar um reparo o Bebedito da Fonte comete muitas falhas não me parece que seja o Belarmino Dias.

Avante Póvoa de Lanhoso

Anónimo disse...

É óptimo que este Blogue,democrático,isento e ao dispor da opinião pública povoense,continue a bater recordes e a ser uma voz muito forte na defesa dos que não têm voz e são marginalizados e para acabar - duma vez para sempre - com os oportunistas,os chicos espertos,aqueles que pensam que são os "donos da Póvoa".Coitados,não têm aonde "cair mortos",é só "fumaça",julgam-se os "maiores",mas não são,é uma questão de tempo e cairão como um "castelo de areia".
O futuro é nosso e pela minha parte estou disponível para continuar a lutar por um Portugal sério,sem corruptos e oportunistas e pela plena igualdade de oportunidades para todos,sem "cunhas" e "favores políticos.Esta luta é para continuar neste "Blogue","doia a quem "doer",seja "importante ou não",temos de desmascarar com verdade os prevaricadores que nos prejudicam a todos...
Quem não deve não teme e não tenho problemas em enfrentá-los quando for oportuno...
Viva o "Blogue",Avante pela Póvoa de Lanhoso!

Anónimo disse...

Gostaria que alguém me respondesse porque é que os Senhores Tinoco de Faria e Luís Noronha não participaram na última Assembleia Municipal? Quem acertar tem direito a um louvor público e a uma menção honrosa neste "Blogue" e passa a ser considerado uma pessoa muito atenta à vida local e "inteligente"?!

Outra,quem arranjou o "tacho político" ao Senhor Lúcio Pinto na Governo Civil,que acumula com a reforma da Câmara?!

Quem só tem de Rendimento anual 97 mil euros,um prédio urbano,uma quota de 224 mil euros numa sociedade vitivinícola,outra de 5mil euros numa estalagem e mais de 20 mil acções do BCP e 1270 da Brisa e é presidente da Câmara do maior Concelho do Distrito de Braga?

Agradeço que quem souber responda a estas questões para eu ficar esclarecido,muito obrigado e boa tarde.

Anónimo disse...

Já estão a ser muito extermistas.

Anónimo disse...

Sabem quem pode responder ás perguntas formuladas é o Senhor Belarmino Dias,porta-voz do PS na Comissão Política Local e no "Jornal Terras de Lanhoso",se ele estiver interessado ficamos a saber tudo àcerca da estratégia que foi montada para a Assembleia Municipal;para a "cunha" que foi metida para o Senhor Lúcio Pinto e do valor astronómico da fortuna pessoal que o Presidente da Câmara do maior Concelho do Distrito detêm e que não foi revelada na declaração entregue no Tribunal Constitucional...
Há riqueza fabulosa em nome de terceiros e milhões em "off-shores",que são do conhecimento do estado,mas estes Senhores são intocáveis e as auditorias que são feitas não dão em nada...
Por falar nisso,também gostaria de saber quanto ganha o Senhor Pedro Machado,genro do "maior" e Administrador-Delegado da Braval e para quando a selagem da "lixeira",já que esgotou todos os prazos previstos a nível do Ministério do Ambiente e da Comissão Europeia...
Senhor Belarmino Dias, diga lá o que sabe sobre isto e esclareça todos os povoenses,você sabe,faço um esforçozinho de memória e diga-nos...
Se o fizer bem haja!!!

Anónimo disse...

Senhor extremista,parece que não gosta destas coisas,se calhar também está metido no "meio deles" e "come" do mesmo "saco,o problema é seu,quem não deve não teme...
Estas pessoas para mim são irrelevantes e não prestam para nada,valem o que valem para vocês porque têm de defender "os tachos",mas um dia vão ter de prestar contas ao povo...e aí é que vai ser uma "porra"(...)
Previna-se e tenha cuidado com as "bocas"...

Anónimo disse...

Já agora outra pergunta: qual foi o autarca ex-presidente da Câmara que levou pedra do edifício dos Paços do Concelho, quando ele estava a ser remodelado, para ser aplicada na sua vivenda que está a ser construída na freguesia de Louredo?
O vencedor ganha uma viagem à "terra do nunca"...

Anónimo disse...

Pergunta simples:
Qual é a Instituição da Póvoa que o responsável tem uma irmã - professora reformada - a ganhar umas valentes "massas" no apoio aos idosos da Santa Casa da Misericórdia? Adivinhem quem é e quem acertar tem direito a participar no jantar do próximo dia 5 de Setembro de 2009,dia de aniversário...

Anónimo disse...

Ó camarada, não vás por aí. A professor reformada, irmã do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, faz VOLUNTARIADO na instituição... Sei do que falo. Vai por mim. Tenho uma prima que trabalha no Infantário e ela diz maravilhas dessa senhora. E mais. Que até compra coisas do bolso dela para fazer arranjos nos infantários.

Anónimo disse...

Caros e caras bloguistas:
Gostaria de deixar claro que é a primeira vez que participo neste blog. Acho uma grande falta de nível as pessoas esconderem-se atrás do anonimato.
Há gente mesquinha que me está a tentar achincalhar em termos pessoais. É verdade que estou em casa e a minha entidade patronal paga-me o salário. Mas isso foi um acordo que foi feito entre nós. Ninguém tem nada com isso.
Saudações,
Belarmino Dias

Anónimo disse...

Ainda bem,Senhor Belarmino Dias, que deixou o "anonimato" e o "pseudónimo de Benedito da Fonte"
para entrar neste Bloque.
Não acuse os outros que o fazem, porque o Senhor é "useiro e vezeiro" nesse tipo de atitudes
e se alguns vão por aí é porque têm receio de ser prejudicados e perseguidos. É que o 25 de Abril, infelizmente, não acabou com os "bufos" e os "informadores da nova "Pide)e é lamentável que o seu partido seja o maior responsável pelas pessoas não poderem usufruir de total liberdade.
Por outro lado,o Senhor não pode dar licções de moral a ninguém,porque é um prevericador e um ofensivo caluniador; primeiro "olhe para o seu espelho",veja e interiorize as suas semelhanças e depois,então sim,critique os outros...
Sobre a situação profissional,é um "sortudo e priveligiado",mas olhe não me convenceu e não corrigo absolutamente nada do que foi aqui dito,porque o conheço suficientemente bem e não passa de um grande "jogador" de xadrez,porque sabe mudar muitíssimo bem os "simbolos" da jogada...
Como povoense e democrata não acredito em si,nem no seu partido,porque vocês não passam de uns "oportunistas" e "arranjistas...
Boa tarde e bem haja por se ter desmascarado!!!

Anónimo disse...

Meu caro amigo:
As boas pessoas que eventualmente existem neste país,são medidas à régua,não conheço a dita Senhora nem o que faz na Santa Casa da Misericórdia,mas agora que é verdade que ninguêm trabalha de "borla",lá isso é...
Sobre o parentesco,sabe o que me surgiu à colação,a entrega dos seguros da Santa Casa da Misericórdia à sua irmã,agente de seguros,porque,"coitadinha",até ganhou menos para ficar com eles...
Olhe lá amigo,posso ter cara de "burro",mas ingénuo não sou,nem nunca serei,são todos iguais e parecidos nas habilidades "saloias"...

Anónimo disse...

Ainda bem que o "enigma" acabou,mas foi preciso muita luta para se desmascarar.Eu sei que os "socialistas" são habilidosos e o poder deu-lhes muitos conhecimentos para se manietarem à vontade,nisso são o expoente máximo desta "democracia" podre.
Quanto à sua situação pessoal,não contou à "malta" toda a verdade e mais uma vez refugiou-se naquela máxima que ninguém tem nada haver com isso.Mas olhe que não é bem assim,as excepções à regra não podem ser só para alguns?!
Senhor Belarmino Dias,aguardo por esclarecimentos mais precisos e fico ao seu dispor para os comentar...
Bem haja,boa tarde.

Anónimo disse...

Ó comunas da merda, vocês nunca fizeram nada por ninguém nem por vós próprios. Quem vos dera chegar aos calcanhares do Belarmino Dias. Sois um bando de anormais. Deixai o homem em paz. Que é que vós tendes a ver com a situação profissional dele? Assim estais a dar tiros nos pés. Com essas atitudes quem ganha é o PSD e o Batista. Ou será que para vós é melhor ter na Câmara um tipo de direita como o Batista do que um camarada de esquerda como o Dr. Lourenço? Pensai nisso, anormais...
Socialista, vila

AQUINAPÓVOA disse...

RESPOSTA AO INTERVENIENTE DAS 16H11 DE 29 DE SETEMBRO
Sendo o anticomunismo sinal de fraqueza, pensamos que o melhor combate que se pode dar a esta espécie de interveniente conectado claramnte com uma linha anticomunista- é o Partido (PCP)continuar a cumprir o seu papel profundamente enraizado e ligado aos trabalhadores e ao povo, com a perspectiva de que derrotar esta política é difícil mas não é impossível.

Mais se informa que sendo este espaço aberto e sem moderação de comentários e porque nem está nem nunca esteve na linha do partido e de seus militantes denegrirem pessoas ,declinamos qualquer responsabilidade sobre os comentários aqui feitos ,posto isto não vemos razões para o (a) Sr. (a) interveniente ter posturas de fraqueza como esta que aqui denunciou.
Viva a Póvoa de Lanhoso
Viva o PCP

Anónimo disse...

AO COMENTÁRIO DE 29 DE SETEMBRO ÁS 16h11...
1º seja quem for, perde totalmente a razão (se é k alguma vez teve) e o pouco respeito que poderiam ter por si ao insultar as pessoas por estas terem opções politicas diferentes!
2º Visto que é PS (porque ser verdadeiramente socialista não é ser do partido socialista) é normal que tenha essa raiva ao PCP, partido que sempre se bateu ao lado do povo portugues, coisa que o PS gostava de ser!
3º Tem razão quando diz que estes "comunas" são uns anormais, umas vez que esta palavra é o antónimo de normal, que hj em dia na política é sinónimo de incompetência e currupção, efectivamente o PCP é ANORMAL !
4º Entre uma câmara de direita PSD ou uma câmara de direita PS , venha o diabo e escolha!

E como também não deixou a sua identificação, sinto-me no direito de também omitir a minha...

Comunista, vila

Anónimo disse...

Este blog é um belo espaço de debate na nossa democracia, pois ao contrário de outros blogs não existe moderação. Por isso era bom que muitos comentadores não desçam de nível no debate, porque assim este e qualquer blog perde toda a sua credibilidade.

Quanto ao achincalhamento que por aqui fazem ao Senhor Belarmino, demonstra de muitos senhores uma falta de bom senso.

Seguramente que muitos me confundem com o senhor Belarmino, mas para quem não sabe eu não sou pseudónimo de ninguém a minha identidade é Benedito Anjos da Fonte, como já tive oportunidade de dizer num outro blog e noutros momentos. Estejam atentos!


Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

PARA O "SOCIALISTA DA VILA",mais precisamente das 16,11H!...
Cuidado com os insultos,uma coisa são as divergências e a forma de estar na política,nestas questões não há comparações possíveis entre os "socialistas" e os comunistas e nestes 34 anos de democracia,elas são evidentes a todos os níveis...
A corrupção,o compadrio,os tachos,as cunhas e o oportunismo fazem parte da vossa "cartilha" e foram vocês que encheram o "papo" aos Américos Amorins,aos Belmiros de Azevedo e a tantos outros "capitalistas",a quem entregaram as empresas públicas mais apetecidas lesando os interesses do estado e concomitantemente do povo português.
O V/correlegionário Belarmino Dias, faz parte do "polvo" que gravitou na órbita da Câmara e usufruiu de mordomias que a maioria dos comuns dos povoenses não teve,nem têm,percebe?
Quanto ao PSD,vocês são irmãos "siamêses" e ainda não houve nenhum "cirurgião" que conseguisse separar-vos,está no "sangue genético" e na V/filosofia política!
Sobre a questão da Câmara,é importante dizer aos povoenses que nós fazemos melhor e com mais transparência,honestidade e competência do que os outros.É uma questão de um dia se poder fazer a experiência e depois comparar,quer em relação ao estilo,aos métodos de trabalho,ás admissões de pessoal,à gestão económico-financeira e à relação humana com todos os trabalhadores,sejam eles "socialistas","sociais-democratas" ou "democratas-cristãos",serão tratados de igual forma sem perseguições,mudanças de lugar ou de puro "assassinato" político...
Por conseguinte,estamos perfeitamente à vontade para nas próximas eleições apresentarmos propostas que levem o Concelho rumo ao desenvolvimento sustentado,a lutar pela criação de riqueza que resolva o problema do desemprego e que crie bem estar ás populações,seus "anjinhos"...
Agora,não confunda,o PS mascara-se de "esquerda",para sacar votos, e depois pratica uma política neo-liberal de direita que dá neste estado de coisas: desemprego,fome e miséria,já chega de tanta traição e mentira...
Façam por uma vez o que o PSD fez,deixou os "slogans" da social-democracia e do centro-esquerda e afirmou-se claramente como um partido do centro-direita que são aquilo que vocês são,percebe!...
Olhe lá e para terminar,tenha cuidado com a língua" e faça um exame de consciência ao trajecto político do PS nestes 34 anos de "democracia podre",quer dizer em decomposição com um cheiro nauseabundo que já não se suporta em lado nenhum,parece o "aterro sanitário" que vocês impuseram aos povoenses em troca de "benesses" a vários níveis...
Não me obrigue a ter que dizer tudo de uma vez,vai ser aos bocadinhos e quando eu muito bem entender,okey...
Muito boa noite e não nos provoque porque é melhor para vocês...

Anónimo disse...

Óh caro socialista povoense,ouça lá,mas você ainda acredita que o Dr. Louranço vai ganhar a Câmara Municipal,passa-se da cabeça,ou quê?! Já esteve lá durante 12 anos e não acha que foi tempo de mais?!
Por amor de Deus,agora deixem "comer" o PSD,que é para os povoenses depois votarem noutra alternativa que pode perfeitamente passar pela CDU!!!
O tempo avança e a sociedade evolui,quando chegar a nossa hora cá estaremos para dar o nosso melhor em prol de todos os povoenses.
Por uma Póvoa mais desenvolvida,mais solidária e igual!!!

Anónimo disse...

CDU FAZ FALTA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL...

Como o PS já não tem pedalada para a AM, até seria bom vermos a CDU na Assembleia Municipal. Iria francamente enriquecer o debate.
Um bem haja.

Um Autarca PSD, Nossa Senhora do Amparo

Anónimo disse...

A provocação,no bom sentido,que na minha opinião originou toda esta polémica,foi efectivamente o Sr. Belarmino Dias ter feito uma exposição fiel do Código do Trabalho que o PS à viva força quer impor aos trabalhadores portugueses,comentando que eram alterações favoráveis e que os trabalhadores iriam ser beneficiados,nada mais errado do que afirmar isso,na medida em que há milhares de trabalhadores socialistas que lutaram e lutam para que ele não entre em vigor e seja aplicado.A excepção é o Sr. Belarmino Dias e daí o repúdio e a revolta de inúmeros trabalhadores povoenses,comunistas,socialistas e outros que declararam "guerra" ás suas afirmações.
O âmago da questão foi essa e não vale a pena "tapar o sol com uma peneira" porque não se consegue,queiramos ou não,lutar contra uma "lei da gravidade" que é impiedosa para o bem e para o mal.
O que tenho deduzido de todo este rol de comentários,é que vocês, socialistas,não tem educação,nem categoria, para discutir questões políticas de grande alcance social e dizem todos "amen" ao V/ chefe do governo José Sócrates.Traiem,por um "prato de lentilhas",o V/ futuro,dos vossos filhos,dos V/ netos e de todas as gerações vindouras e isto não é aceitável e merece ser combatido com todas as forças,não acham,caros socialistas???
São estas questões que nos dividem e que nos obrigam,sempre que o PS é governo,a ter de fazer "das tripas coração" e de irmos para a luta para ver se salvamos alguma coisa aos trabalhadores deste país.Vocês,têm de entender duma vez para sempre,que nós não lutamos só para nós,mas sim para todos e inclusivamente para vocês socialistas,porque tentamos tudo para tornar as leis menos gravosas para todos,percebem e entendem?!
Agora,lições de moral não recebemos de ninguém,muitos menos do PS,somos patriotas,da esquerda socialista e progressista,pretendemos um país melhor para todos,mas não nos vendemos e não traímos aqueles que em nós confiaram o seu voto,isto que fique bem esclarecido,porque é inquestionável para as pessoas que vêm a política com imparcialidade e isenção.
Era isto que queria transmitir a todo o auditório deste "Blogue" livre e democrático que honra as tradições e prática política do PCP.
Avante por uma Póvoa mais democrática,mais solidária e justa!!!

Anónimo disse...

Caros Povoenses:
Que fique claro o seguinte: os comunistas nunca fizeram,não fazem,nem nunca farão "fretes" ao PS,PSD e CDS/PP,isto é límpido como a "agua" que bebemos,certo...

Combateremos sempre que se torne necessário os nossos adversários,quer seja na AR,nas Câmaras e Assembleias Municipais e Assembleias e Juntas de Freguesia,sempre que se verificarem atitudes e comportamentos menos claros e que redondem em prejuízo do erário público e dos portugueses.

Exigimos transparência,seriedade e responsabilidade aos que nos governam,como eles nos exigem a nós,mas nunca pactuaremos com habilidades,manipulações ou corrupção,venham elas de onde vier...

As diferenças são exactamente essas,porque lutamos e continuaremos a lutar por uma nova política ao serviço de Portugal e de todos os portugueses,onde impere a justiça social e a igualdade de direitos para todos...

O PCP faz falta e é de facto a alternativa de esquerda credível para mudar o rumo de Portugal!!!

Votem PCP que não se vão arrepender,é a alternativa para um futuro melhor para todos!!!

Anónimo disse...

Sou PSD mas tenho um enorme respeito pelos comunistas.

Já trabalhei a nível de autarquia com alguns e fiquei totalmente esclarecido e satisfeito,porque são incapazes de trair pelas costas o seu adversário.Utilizam a franqueza,a seriedade e a honestidade com toda a frontalidade e isso para mim é um dos bens mais importantes do seu carácter.

Sou povoense e digo há muitos anos com a máxima seriedade que a CDU é uma força importante na Assembleia Municipal e por que não um desafio para todos os outros partidos quer no debate político quer na fiscalização que exerce junto do poder Executivo.

Era bom que,nas próximas eleições,voltassem a elejer,pelo menos,um deputado municipal.Digo isto sem qualquer tido de hipocrisia.

Muito boa noite a todos os povoenses

Anónimo disse...

O Benedito da Fonte revolucionou este blog que estava caído no marasmo. Parabéns Benedito por colocar o debate no bom caminho.
Pode ser que assim o PCP se torne numa grande força política da Póvoa de Lanhoso.
O PCP faz falta.
Saudações cordiais

Anónimo disse...

"SOCIALISTA" DAS 16,11 H-

Mas que é essa de conatar o Dr. Louranço como um indivíduo de esquerda?

Se não sabe fica a saber: saltou do CDS para o PSD e depois para arranjar os "tachos" passou para o PS.Actualmente recebe uma choruda reforma de ex-Vereador da Câmara,não lhe chega?

Estas coisas contrariam o seu discurso e o desconhecimento do seu carácter e personalidade,que´não é de nenhum "santinho",mas sim de um grande "mauzinho",prepotente e arrogante,vá saber pela praça povoense e certamente ficará esclarecido e preocupado com a quase derrota certa e por muitos votos sobre o candidato e actual Presidente da Câmara.

Quem ganhará também e de certeza será a CDU,disso não tenha dúvidas.

Caro amigo,deixo-lhe as minhas previsões a cerca de um ano das eleições autárquicas e registe, não se esqueça!...

Anónimo disse...

"PARA OS SOCIALISTAS POVOENSES"

Fino,fino,no meio desta confusão toda foi o Dr. Tinoco de Faria que,quando viu o "barco" a naufragar,vestiu "o colete de salvação" e fugiu para "terra firme",abandonando-os e deixando-os sozinhos a "verter lágrimas de crocodilo"...

Mentira?verdade?certo?...

O tempo vai-se encarregar um dia de esclarecer toda a verdade dos factos e todos nós ficaremos a saber de tudo que se passou,porque ninguém poderá,num estado de direito democrático,ficar impune e fugir ás suas responsabilidades...

Isto é óbvio e para bom entendedor uma palavra basta...

Fiquem lá com a vossa moralidade e nobreza de carácter que nós ficamos com a nossa...

Muito boa noite e portem-se bem,senão levam,como dizia o Jorge Coelho,actual Administrador-Executivo da "Mota-Engil",vale???

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA - COLAPSO DO CAPITALISMO SELVAGEM?!...

A crise financeira provocou ontem um enorme abalo na Banca Europeia e obrigou vários governos a intervir para salvar as poupanças de milhões de aforradores europeus.
A Banca europeia está em risco de desmonorar perante a quase certa rejeição do plano de urgência delineado pela Administração Bush.Em dois dias,os governos de cinco dos mais ricos países da Europa foram obrigados a intervir para evitar o colapso de alguns dos mais importantes bancos europeus.
As contas saldam-se em quatro resgates,a somar aos 120 mil milhões de euros que o Banco Central Europeu voltou ontem a injectar para dar maior liquidez ao sistema financeiro europeu,cerca de três quartos do PIB português.
Após um fim-de-semana de negociações,o grupo Fortis tornou-se na maior instituição financeira europeia a ser forçada a uma intervenção estatal.Holanda,Bélgica e Luxemburgo injectaram 11,2 mil milhões de euros no capital do banco,uma intervenção definida pelos governantes como uma "nacionalização parcial".
Em seguida,o Tesouro inglês anunciou a nacionalização do Bradford & Bingley e vendeu as sucursais e depósitos da instituição ao Santander,através do Abbey National,num begócio que custará aos espanhóis 772 milhões de euros.
O nervosismo dos mercados financeiros acabou por ter expressão na Alemanha,onde o governo e alguns bancos privados decidiram disponibilizar uma garantia de 35 mil milhões de dólares à Hypo Real,a segunda maior empresa de crédito hipotecário do país,com graves dificuldades financeiras.Já na Islândia,o Executivo optou por tomar 75 por cento do capital do Glitnir Bank,injectando 600 milhões de euros.
Mas as consequências da actual crise podem não ficar por aqui.Na Bélgica,o governo estuda já a hipótese de intervir também na Dexia,vítima da falência do Lehman Brothers,onde a sua exposição ascendia aos 500 milhões de euros.Já o ING,grupo de origem holandesa que opera na área da Banca e dos Seguros,viu ontem as suas acções desvalorizarem-se mais de 20 por cento.O banco sofreu perdas de 100 milhões de dólares com a queda do Lehman Brothers.
Esta crise financeira é extremamente grave para os povos da Europa e para quem tem poupanças a prazo,pelo que é necessário estar atento e vigilante porque os mercados financeiros estão em constante oscilação e as nacionalizações que têm sido operadas não garantem totalmente tudo.O capitalismo económico-financeiro europeu entrou em crise profunda e neste momento não se podem fazer previsões optimistas sobre o efeito "bolha" da crise.
Esta situação de volutabilidade e de incertezas só bem provar que os povos não podem confiar no capitalismo selvagem e a alternativa para os indíces de confiança no sistema financeiro,no emprego,nas esperanças de um mundo melhor,passa necessariamente pela construção de uma alternativa de esquerda,de um modelo socializante,assente em novos pilares de desenvolvimento que traga bem estar a todos os povos.Em Portugal e na União Europeia cada vez é mais visível o fracasso das políticas neo-liberais e de direita que levam ao desmantelamento do "estado social",ao aumento exponencial do desemprego,das condições de vida e da extrema pobreza.
Por isso é preciso mudar e continuar a luta por uma alternativa de esquerda que projecte Portugal para patamares de vida compatíveis com a generalidade do povo português.Essa é a nossa luta e a firmeza de propósitos e objectivos muito claros,uma política que valorize os recursos nacionais e os trabalhadores.
Mas a crise é profunda e as consequências poderão ser nefastas para os trabalhadores portugueses,com o previsível encerramento de muitas pequenas-médio empresas em situação aflitiva e muito complexa e o país pode vir a sofrer mais um "grande abanão" em todas as áreas da economia.
Muita atenção e cuidado com os "malabarismos" do Governo do PS que tenta ignorar esta gravissíma crise e não dizer a verdade ao povo português.
As próximas eleições são duma extrema importância para o nosso futuro e o povo terá uma responsabilidade acrescida na atribuição do seu voto.
Não se deixem enganar e votem pelo vosso futuro e dos vosso filhos e confiem no PCP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O PCP tem todas as condições para se tornar numa grande força política da Póvoa de Lanhoso. Seria bom para a política concelhia ter presente vivamente uma força da esquerda.

Gostava de saber qual é a opinião do PCP da Póvoa de Lanhoso em relação a governação da gestão do executivo camarário do senhor Manuel Baptista?

O que pensa o PCP da construção ou reconstrução do centro educativo António Lopes?

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

CRISE DA AM APRESSOU CRIAÇÃO DO "CONSELHO MUNICIPAL"...

A proposta do Presidente Manuel Baptista em criar um órgão consultivo, representativo do tecido social, comercial, industrial, cultural, desportivo e outros com a devida revelância, tornou-se urgente face à maior e evidente crise "institucional" da Assembleia Municipal.
Apressou-se a importância e maior preponderância de um "CONSELHO MUNICIPAL"...

A Assembleia Municipal, pese ser um orgão, com a devida importância autarquíca, tornou-se penalizadora, enquanto foco de debate e de sugestão.
Uma terra que se quer desenvolvida, não pode ter uma Assembleia Municipal, entre o 8 e o 80. Entre uma questionável hora de duração e três horas de verborreia parlamentar...

O "CONSELHO MUNICIPAL" integraria espaços de intervenção e "forças vivas" fundamentais ao concelho, que não estão formalmente representados na AM.
Cito, por exemplo:
Os comerciantes, os industriais, as escolas, a Santa Casa, Os Bombeiros Voluntários, O desporto povoense como o Maria, Porto d´Ave e mais, a Cultura povoense como o nosso teatro, os pintores e artistas plásticos, etc.

Mas também, "comunidades" como os votantes do CDS e CDU, sem assento parlamentar, como os cerca de 4 mil idosos (mais reservados nessas idades) ou os mais de 3 mil jovens dos 13 aos 18 anos, que ainda não votam, mas reivendicam muitos projectos e oportunidades.

Depois desta AM, de 22 de Setembro, o novo "CONSELHO MUNICIPAL" tornou-se uma obrigação povoense.

Um Autarca PSD, Nossa Senhora do Amparo

Anónimo disse...

SE HÁ "MOTIVOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS", DE DIA, POR QUE RAZÃO AS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS NÃO SÃO À NOITE?


Depois desta SITUAÇÃO, de 22 de Setembro, o Partido Socialista "tropeçou" na oposição à realização de Assembleias Municipais no período nocturno.

PERANTE A FALTA DE OITO DEPUTADOS MUNICIPAIS(8), e na sequência da "desculpa" invocada pelo influente blogger, os "motivos pessoais e profissionais", A BANCADA PS NÃO PODE NEGAR MAIS A MUDANÇA DAS AM PARA O PERÍODO DA NOITE...

De outro modo, os "motivos pessoais e profissionais" foram uma mentira...

Um Autarca PSD, Nossa Senhora do Amparo

Anónimo disse...

È a primeira vez que participo neste blog. Antes de mais quero felicitar o PCP e o gestor deste blog, por este belo espaço.
Este blog estava como já alguém disse “adormecido”, foi o senhor Benedito que despertou o debate neste blog.
Já tive ocasião de comentar com amigos que este Benedito da Fonte não me parece que seja o Belarmino. O Benedito da Fonte tem se mostrado uma pessoa inteligente e conhece muito bem a realidade da Póvoa de Lanhoso.
Peço desculpas a todos os intervenientes deste blog mas o Benedito da Fonte tem mostrado nos seus comentários uma habilidade de inteligência, o que por vezes deixa muita boa gente sem capacidade de argumentação.
Até breve.
Maria José

Anónimo disse...

Senhor "Benedito da Fonte"
Relativamente à pergunta que colocou sobre a governação do PSD e de Manuel Batista,a minha opinião pessoal não é totalmente favorável ás opções que tomou e ás grandes linhas de orientação que traçou e não concretizou.Prometeu muito mas a nível de investimentos reprodutivos ficou-se pelo zero,senão vejamos:
1º.-Era importante,após a deslocalização e encerramento da Leader,na governação PS,atrair e captar novos investimentos que produzissem valor acrescentado(riqueza)para tentar fixar no Concelho e não só os trabalhadores despedidos e aqueles que estavam e estão à procura do primeiro emprego.Há no Concelho uma clara desertificação industrial e com ela sofre o comércio tradicional,os pequenos e médios comerciantes e muitas pessoas que sofrem na "pele" a recessão.
2º.-Esta é de facto a primeira prioridade da política económica que pode trazer bem estar e desenvolvimento ao Concelho,pelo que,na minha opinião,não tem tido grande acompanhamento nas grandes opções estratégicas do Executivo.
3º.-A construção ou reconstrução do Centro Educativo António Lopes,foi uma opção deste Executivo que pode ou não ser criticada,vamos ver o que vai sair dali e se a reconstrução vai ser uma mais valia para a Póvoa a nível escolar.Mas,desde já, exigimos que seja contruído um edifício de raís para a instalação da Biblioteca Pública,no sentido de criar novos espaços de entretenimento para os jovens,com o reforço das novas tecnologias de informação.
Esta é a minha opinião,não tem nada a ver com a CDU,gosto de intervir neste blogue e sinceramente tudo que seja da Póvoa interessa-me de sobremaneira.
Uma boa tarde e saudaçõesdemocráticas

Anónimo disse...

"CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL"
Observei com cuidado e atenção a proposta do Presidente da Câmara Municipal,Manuel Batista,que o prezado amigo lançou neste "blogue,"no sentido de uma profunda reformulação a nível do Conselho Municipal.
Se é uma contastação de que a Assembleia Municipal não tem "o sal e a pimenta"e a vida que permita um debate sério,responsável e altamente benéfico para o Concelho,meu caro amigo,a culpa é dos dois partidos,PSD s PS,uma vez que mais nenhuma força política tem representação naquele importante órgão.Se isto é verdade a culpa tem de ser dividida pelos dois,porque os povoenses continuam a não saber distinguir o que é que aquele órgão faz e daí o voto inconsequente e prejudicial para todos.Este "monólogo" não funciona porque não há efectivamente nenhuma força política que faça a diferença e que suscite e provoque com empenhamento e alguma ousadia e lucidez um debate dos problemas importantes do Concelho.Se as AM são para "lavar a roupa suja",meu caro amigo,as coisas não funcionam e quem perde são os povoenses e o Comcelho.
Daí que seja importante que nas próximas eleições a CDU volte a eleger deputados,para dignificar aquela "casa" que,em termos institucionais,é de facto a "casa da Democracia" que temos e não pode ser substituída por outro órgão qualquer.
O Conselho Municipal pode realmente ser constituído pelas "forças vivas da sociedade e do Concelho",mas sómente como mero órgão de consulta porque não pode deliberar,essa função compete à Assembleia Municipal.
Por conseguinte,não estou de acordo com a invocação que agora é que o Conselho Municipal vai funcionar,porque a AM não dá resposta aos problemas suscitados pelo Executivo ou vice-versa."Cheira-me" um bocado a eleições e à necessidade do PSD começar já a sua campanha eleitoral dando um "rebuçado" a certas Instituições de referência da Póvoa e ás forças políticas que não têm representatividade na Assembleia Municipal.
Por minha parte,como comunista,sou favorável à ideia de ser constituído o "Conselho Municipal" e dar-lhe a "vida" que lhe compete ter,mas só isso,nada mais...
É isto que me apraz comentar,uma boa noite para todos os intervenientes e naturalmente os meus cumprimentos para o amigo autarca do PSD que lançou para debate esta questão.

Anónimo disse...

Comungo da mesma ideia de que os dois mandatos anteriores,o do PS, com o Dr. Tinoco de Faria/Lúcio Pinto que governou a Càmara de 2001a 2004,e o do PSD,com Manuel Batista que nos governa desde 2005 e vai até 2009,não tiveram a sapiência e a visão estratégica para criar alternativas ao mais de que provável encerramento da Leader,que toda a gente sabia que qualquer dia se podia deslocalizar e passar-se ao fresco.
A deslocalização selvagem das multinacionais para os países de Leste e a China(aonde a mão de obra ainda é mais barata do que em Portugal,lançou para o desemprego milhares de trabalhadores,com todos os problemas de sofrimento a que estão sujeitos nestas situações.
Na Póvoa de Lanhoso o "escape" para sair desta situação,na maior parte dos casos,foi o de ter de emigrar para a Espanha,França e Suiça,aonde muitos já lá tinham familiares instalados.
O nosso Concelho,a nível económico,vivia sobretudo da Leader e da construção civil e com a crise e a recessão,entrou em "depressão" e nunca mais saiu dela.A criação de riqueza é importante para os Concelhos se desenvolverem e afirmarem no contexto nacional e os trabalhadores se sentirem bem e com bons níveis de vida.Se este factor falha a Autarquia perde também com a não entrada dos fluxos de receita de impostos directos e indirectos e entra também em "depressão" financeira.O "défice" aumenta e então tem de se endividar para pagar os seus compromissos.É verdade que a nossa Autarquia nunca teve níveis de endividamento baixos,fruto de alguma inércia a nível estratégico e da má gestão dos recursos financeiros,pelo que a "dívida" é sempre incomparávelmente alta,passando de mandato em mandato e não há meio de ser "estrangulada".
Mas o grande "calcanhar de aquiles" tem sido a falta de investimento no Concelho,onde temos uma das "faixas etárias" mais baixas do país e que provocam instabilidade e intranqualidade nos jovens à procura do primeiro emprego.
A CDU,ao longo destes anos,tem procurado dar contributos importantes para sair desta situação.Temos de deixar de ser um Concelho pobre,para passar a ser um Concelho prósporo e atraente.Para isso acontecer é preciso trabalhar com afinco,determinação e dizer ao governo que nós,povoenses,também temos direito a ter investimentos reprodutivos de riqueza que sejam eficazes no combate ao desemprego e à desertificação industrial do Concelho.
Muitas mais coisas poderão ser ditas e até estar de acordo com os objectivos que os povoenses querem para a sua terra,isso é evidente,mas sem esta "nuance e vertente" é impossível retirar o nosso Concelho deste "marasmo" em que está "mergulhado".
A CDU tem mais propostas e objectivos bem sustentados,porque é uma força política que quer o progresso e o desenvolvimento do Concelho para dar melhor bem estar aos povoenses.
Por hoje é tudo,oportunamente voltarei a comentar outras coisas importantes para a modernização e consolidação do Concelho com "perfomances" que nos honre a todos.
Muito boa noite e muito obrigado pela a atenção que me dispensarem!

Anónimo disse...

Senhor Mário Lanhoso:

Estou a gostar muito dos seus comentários e da forma como os apresenta.Essa imparcialidade e capacidade de análise é salutar para a vida democrática dos povoenses e do nosso Concelho.

Era importante que a CDU voltasse a ter representação a nível autárquico,porque é uma força política responsável e sempre ao lado do povo.

Como jovem povoense estou com muita empatia com a CDU e se calhar o meu voto nas próximas eleições(são quatro,salvo erro)vai ser na CDU.

Os meus respeitosos cumprimentos e felicidades para a CDU e o "Blogue".

Isabel

Anónimo disse...

JORNADAS PARLAMENTARES DO PCP EM BRAGA:
Para o Senhor Belarmino Dias:

O PCP acusa empresas do distrito de Braga,em particular grandes grupos económicos,de tentar aplicar normas do Código de Trabalho que ainda não estão em vigor.O PCP divulgou no final dos trabalhos que vai apresentar uma das propostas do PS de 2003 sobre o Código de Trabalho,na discussão na especialidade na AR.Mais acrescenta que o PCP lutará para eliminar os "aspectos mais negativos" da revisão socialista,como a adaptabilidade,os bancos de horas e horários concentrados,propor a impugnação do despedimento para um ano,combater a simplificação do processo disciplinar,eliminar o contrato de trabalho intermitente e reduzir para 60 dias a duração do período experimental que o Governo quer alargar para seis meses.Acusa ainda o Governo de estar a financiar o défice com a Segurança Social e vai chamar ao Parlamento o presidente do Instituto de Gestão de Fundos,Manuel Baganha,para esclarecer a entrega a privados de parte do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social,uma reserva financeira do sistema de pensões.

Com as sucessivas falências de Bancos e Seguradoras,quer ver que lá vai o nosso "dinheirinho" das pensões e reformas?!Isto é inaceitável e agradecia-lhe um comentário sério e objectivo sobre estas questões importantes para os trabalhadores e reformados.

Não se esqueça de o fazer para clarificar a sua posição e do PS local,okey?!

Antecipadamente fico grato e bem haja pela sua participação!




O PCP vai lutar por

Anónimo disse...

Para os Socialistas da Póvoa e para os Povoenses se deliciarem com Almeida Garrett,sobre os economistas políticos,os falsos moralistas do "sistema" e os nossos governantes,é assim:

Almeida Garrett,fartava-se de perguntar o mesmo aos economistas políticos,aos moralistas,mas produziam-se sempre mais ricos que bom senso.E pelos vistos,depois de passados tantos anos,continua-se com as mesmas perguntas,mas sempre as mesmas respostas,ou seja;os ricos e o desejo de o serem.

Os homens são iguais porque são livres;e são livres porque são iguais,dizia Garrett.A partir de 2009,os homens não serão iguais,tão pouco livres.Os direitos deixarão de ser comuns a todos;a uns sobrarão mais direitos que a outros e estarão uns impedidos nos direitos por outros.

Ora isto não é liberdade,tão pouco igualdade.Elegeu o Povo um cidadão para seu chefe e determinou nesse acto os limites de poder que ele exerceria em representação deles.E que faz esse ilustre cidadão?Usurpa a seu belo prazer o poder que lhe foi concedido e retira drásticamente os direitos fundamentais a um Povo que o elegeu.Pura tirania de quem ab-rogou uma constituição que legitimou um Povo.Ministro tirano e seus ministros sacrílegos réus do maior dos atentados,o roubo da liberdade pela derroga da igualdade.

A revisão do Código do Trabalho é condenar à miséria,ao trabalho desproporcionado,à desmoralização,à infância,à ignorância crapilosa,à desgraça invencível,à penúria absoluta,para produzir um rico'...Almeida Garrett.

Mais palavras dele para quê:são tão evidentes e vergonhosas que deixo ao vosso critério a sua análise...

Anónimo disse...

IMPREGABILIDADE POVOENSE. EXIGE-SE DEBATE COM CONHECIMENTO DE CAUSA E "OLHOS NOS OLHOS"...


O Presidente Manuel Baptista, ele próprio um empregador, não fugiu ao debate sobre a impregabilidade dos povoenses, quando ordenou um "inventário" sobre os recursos humanos do sector têxtil da Póvoa de Lanhoso.

SUPOR "EMPREGABILIDADE" sem debater directizes económicas e sociais e sem analisar parâmetros fundamentais para atrair e "segurar" valências públicas e actividades económicas, é viver de "fantasias" e inquinar o debate.

Espanta que SOCIALISTAS, que foram RESPONSÁVEIS POR DEFICIÊNCIAS DA REDE VIÁRIA, PDM, PLANOS DE HABITAÇÃO, ACTIVIDADES ECONÓMICAS, etc., e apoiantes de um GOVERNO COM CORTES "CEGOS" NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA que já vitima a Póvoa de Lanhoso, e pasme-se, NUNCA FORAM IMPREGADORES... VENHAM "QUESTIONAR" A DIFICIL LUTA DE UM EMPREGADOR e AUTARCA...


Senhores do PS Povoense, será debater pondo de lado, a ligação socialista a:

1. CORTES de 500 a 1000 empregos públicos...

2. Uma rede viária SEM VIAS RÁPIDAS...

3. Parques industriais CAROS e MAL SITUADOS...

4. a um PDM arrastado, sem estratégia e a favorecer a ESPECULAÇÃO...

5. a falta de relação concreta com as DIFICULDADES do comércio e da indústria...

É tempo de debater a empregabilidade dos povoenses, "olhos nos olhos" e com conhecimento de causa.

Um Autarca PSD, Nossa Senhora do Amparo

Anónimo disse...

A TAXA EURIBOR, PREÇO DE TERRENOS, A TIPOLOGIA DA HABITAÇÃO E O "FIM" DOS NOSSOS EMPREITEIROS...


Perguntem ao nosso PS se sabem, que:

1. as Obras regrediram 80 %...

2. Não se vendem mais de 70 % das casas...

3. Cerca de 300 "empreiteiros" TERÃO SUCUMBIDO NA PÓVOA DE LANHOSO... (Diversas Fontes)

4. Eram 70 % os operários da construção civil (de obras particulares) sem contrato de trabalho... (Fonte: Imprensa regional)

5. Nos restantes 30 %, só 90 % (NOVENTA) não viam regularizados os seus direitos de Segurança Social e Fisco... (Fonte: Inprensa regional)


Perguntem ao nosso PS se sabem:

1. Quantos Povoenses conseguem pagar 700 euros por um T3 de 100 mil euros...

2. Quantos Povoenses conseguem pagar 1400 euros por uma V3 de 150 mil euros...

3. Quantos Povoenses conseguem ter 2 empregos perto para conseguir pagar as T3 e as V3...


Perguntem ao nosso PS se sabem, que graças ao nosso PDM:

1. um terreno de construção, pedregoso e com muitos trabalhos de terraplanagem, começa em 35 mil euros (7000 contos)...

2. um terreno de construção, junto à familia, vai desde os 60 mil euros (12000 contos)...


Perguntem ao nosso PS se sabem:

1. quais eram a origem e fundo de maneio de grande parte dos nossos empreiteiros...

2. quais foram os créditos bancários concedidos aos nossos empreiteiros... (muitos só o foram na base de empréstimos de 50 mil a 200 mil contos, que os "estrangularam" mal deixaram de vender...)

3. quais eram as dividas em IRS, Segurança Social, fornecedores, trabalhadores, etc. de muitos empreiteiros povoenses... (muitos foram seus ex-autarcas...)


PERGUNTEM AO NOSSO SABIDO PS...

Um Autarca PSD, Nosso Senhora do Amparo

Anónimo disse...

Para o Autarca do PSD:

Analisei com honestidade política e intelectual os seus textos relativos à governação do PS e para mim não são novidade nenhuma...

1.º.A política do PS enquanto poder autárquico foi direccionada,
para os superiores interesses de quem governava,depois para os seus "correlegionários" e,por fim, para os seus "empreiteiros",porque os outros não tinham acesso aos canais de influência e portanto não tinham trabalhos da Câmara,só de vez enquando comiam umas "espinhas" que sobejavam;

2.º."Tudo isto foi feito com a máxima transparência,nos superiores interesses da Câmara e dos povoenses" e ninguém os pode acusar de compadrio,corrupção,desleixo,incompetência e negligência...porque só beneficiaram a Autarquia e deixaram os "cofres" e as "contas bancárias" cheias de dinheiro...

3.º.O Senhor que se segue na posição de candidato à Câmara pelo PS,de certeza absoluta que vai tentar "lavar a cara" e a dos seus "comparsas",utilizando a "velha cassete" da demagogia e do populismo...

4.º.Todas estas "habilidades e sacanços" têm de ser pagos e bem pagos,só se os povoenses andarem a "dormir" e não souberem do filme que foi várias passado no Auditório e cujo nome era "o assalto de 12 anos ao bolso dos povoenses"...,uma narração extraordinária dos "capos" que comandavam as operações...

5.º.São estes os exemplos daqueles que exercem o poder para "gaudio" dos seus interesses e da sua família política,os outros não são gente nem têm direito a nada.São estes "melros" que têm comido tudo que o 25 de Abril tentou dar aos mais pobres e desfavorecidos e até comeram e comem o "leite e o pão das criancinhas"...

Finalizo estes comentários com um certo desprezo por todos os que se servem do poder para enriquecer à custa do erário público e dos contrutores da riqueza nacional.Metêm-me nôjo as suas atitudes e é necessário que todos estejamos atentos à governação da Autarquia,porque gere muitos e bons negócios e os povoenses não podem continuar a ser delapidados,seja por quem for...

Exige-se trabalho,honestidade e competência...só assim a Póvoa será maior!...

Um Povoense devidamente esclarecido e que sabe o que quer,porque conhece as pessoas e os partidos políticos...

Anónimo disse...

QUE FUTURO PARA O PS DA PÓVOA DE LANHOSO?

Era pertinente por a debate o futuro do PS da Póvoa de Lanhoso. Que vai dizer o "PS do aparelho"? Que vai dizer o "PS das Juntas"? O que acontecerá na próxima Assembleia Municipal? Quais serão as presenças? Como será o relacionamento na bancada PS? Que candidato à Câmara? Que candidatos às Juntas? Como será o "discurso PS"? Do Aparelho contra a Câmara? Ou das Juntas em "solidária expectativa" com a Câmara?
Muitas questões que importa esclarecer...

Um Povoense Atento

Anónimo disse...

Ó povoense atento, todas as suas perguntas se resumem a uma resposta: o futuro do PS para por um acto de regeneração, se tiverem a humildade de a fazer... Vão estar na oposição durante muitos anos até se entenderem. Vai-lhes acontecer aquilo que aconteceu ao PSD. Entretanto, a CDU tem de se afirmar como uma alternativa credível. O PS está gasto, tanto em termos nacionais como locais.

Anónimo disse...

Povoense atento...
Vocês esqueceram-se de questionar o ponto mais importante?
Os problemas internos são uma realidade,viu-se na última Assembleia Municipal,mas o que está em questão é que o PS não tem nenhum candidato credível para apresentar a candidato à Câmara,a grande maioria comeu toda da mesma "gamela" e os povoenses não têm confiança em ninguém,este é quer é o problema...

Não quero com isto dizer que o PSD também não tenha os seus "rabos de palha" e a sua clientela política,isso é notório e têm-se visto claramente quem está a usufruir do seu poder...

A procissão ainda não saiu do "adro da Igreja",mas cuidado com as "imitações" e a postura dos seus actos...

Eu,pessoalmente,não ando a "dormir" e exigo a máxima transparência e isenção nas admissões de pessoal(não é publicitar o concurso em jormais nacionais e dar seguimento ao que está estabelecido na lei),quando se sabe que as pessoas já estão escolhidas e o concuro é um "mero" expediente para camuflar...

Atenção que estes vicíos não podem continuar,vocês PSD's acusavam o PS mas fazem a mesma coisa...

Estas citações são verdadeiras e inadmissíveis em termos de transparência,de igualdade de oportunidades para todos os que concorrem e os resultados não podem ser viciados,porque é compadrio,favorecimento e corrupção...

Portanto,também não exagerem e olhem para o "umbigo",senão tenho de lhes dizer que a Câmara não é uma "quinta" do PSD é de todos os povoenses...

Ficam estes alertas e a chamada de atenção para os "novos ricos" que se estão a desenvolver à custa dos munícipes,isto não é razoável e é preciso muito cuidado porque não andamos todos a "dormir de sono"...

Penso que respondi claramente aos comentários aqui siscitados,quero uma Câmara isenta,imparcial e séria que respeite todos os povoenses da mesma maneira.

Um Povoense atento e sério

Anónimo disse...

Este "Blogue"está a ser interessante sob o ponto de vista do "ataque e "contra-ataque" e quem sai a ganhar são os povoenses.

Ainda há muitas coisas por denunciar e contar,mas não sei se estão à espera de ganhar coragem para o fazer.

De qualquer maneira a Póvoa e os povoenses já ganharam alguma coisa,eu,por exemplo, já fiquei a saber de alguns "desvios" que,se não fosse assim,não sabia.

Esta democracia está cheia de enrêdos e contradições e não vai ser fácil pô-la no lugar certo,porque o dinheiro é uma permanente cobiça e tentação.

Mas já deu para avaliar as tentações e as ansiedades de poder por parte dos mesmos de sempre,PS e PSD,pelo que é previsível uma "campanha eleitoral" de gastos fabulosos que as outras forças políticas,nomeadamente a CDU, não terão para lutar,de igual por igual,com estes "dois embriões" do grande capital financeiro,porque só a moral e a honestidade não chegam para convencer os "ceguinhos".

Um abraço e saudações democráticas para todos aqueles que cumprem as suas regras.

Um democrata sincero e hinesto

AQUINAPÓVOA disse...

Vejam no novo LINK a excelente intervenção na AR do deputado do PCP eleito pelo circulo de Braga -Agostinho Lopes

Anónimo disse...

"ESCOLHA QUEM LHE APETECER"
O PS tem os seus homens de peso em saldo.
O Lourenço está a preço acessível no mercado.
O Té contenta-se com pouco.
O Pedro colabora com qualquer um.
O Frederico come em qualquer gamela
Enfim estão todos a preços acessíveis para a época.
Escolha um se mais não fôr para tapar buracos.

Anónimo disse...

Estamos fartos de mentira,de demagogia,de inverdades,de incertezas e preocupações,é preciso por um "ponto final"nisto tudo...

A desmoralização cansa,aborrece,entristece e paulatinamente vai-nos "matando" a todos aos bocados.Tudo é feito nos superiores interesses do povo,desencantado,enganado,triturado e marginalizado nas grandes decisões do poder.

Para aqueles que têm fielmente confiado o seu voto ao PS e PSD,ao longo destes anos,a sua "morte física" é indelévelmente mais prematura do aqueles que vão resistindo e suportando com coragem,determinação e resistência na luta contra as violentas políticas que nos têm "varrido" a todos,sem excepção...

Mas para esses a vida prolonga-se e a "morte física" não acaba com a sua de luta de sonharem com um mundo melhor,menos egoísta,mais sério,mais justo e solidário,de paz e de justiça...

Se há "céu" que nos vale,então podem ter a certeza que a grande maioria vai para o "inferno" com uma carga de trabalhos do "diabo"...

Mais comentários para quê?!...

Boa noite e bom fim de semana para todos,ricos e pobres,favorecidos e desfavorecidos,católicos e não católicos,do Benfica,do Sporting,do Porto,do Braga,do Guimarães e de todos os outros clubes,também,pobres ou ricos(...)

Um poeta romântico que acredita e sonha...

Anónimo disse...

Estou de acordo com a "poesia" do último comentador,porque são "sátiras" da verdade daquilo que nos rodeia a todos.

O problema reside na vontade dos trabalhadores e dos "pobres" para acabar com esta "porcaria" que nos cansa,esgota a paciência e tolerância.

A decisão da mudança está nos "jovens",gozem a vida,mas não se esqueçam das V/respobsabilidades,enquanto povo,honrem os compromissos e afirmem-se na defesa dos V/direitos a uma vida melhor e mais digna,têm todo o direito de o fazer como eu!...

Raquel

Anónimo disse...

A Convergência à Esquerda,proposta pelo PCP,é possível no actual quadro político?

Eu penso que sim,se os partidos à esquerda do PS continuarem a convergir na luta pela derrota da política de direita imposta por Sócrates e o PS.

Na minha humilde opinião,Sócrates e o PS deram a últma "estucada" à esquerda e aos trabalhadores com o Código de Trabalho que desequilibra e de que maneira a "correlação de forças" entre o patronato e os trabalhadores.Este é o maior ataque,em termos da lei laboral,que jamais se fez em Portugal e,por essa razão,o PS perdeu toda e qualquer legitimidade para se afirmar como um partido de esquerda e continuar
a enganar os trabalhadores e o povo português.

A rotura da política de direita que vem sendo praticada à vários anos pelo PS,não deixa margens para dúvidas a ninguém e é salutar que no actual quadro político,de grande gravidade para o povo e o país,se unam esforços no sentido de derrotar esta impiedosa política que tem sido seguida por Sócrates e pelo PS.

Essa convergência de esquerda,na minha modesta opinião,poderá ser estendida ao Bloco de Esquerda,a movimentos sociais de esquerda e ao movimento político e social que apoiou a candidatura de Manuel Alegre e que contou com cerca de um milhão de duzentos mil votos,reforçando não só as posições da esquerda - PCP e Bloco de Esquerda - mas também o apoio que eventualmente esses partidos poderão dar à recandidatura de Manuel Alegre à presidência da República.

Em política e quando as partes se comportam honestamente e mudam de comportamentos,como o fez Manuel Alegre no voto contra o Código do Trabalho,é possível chegar a consensos e convergências no sentido de mudar este rumo "suicida" que a governação do PS decidiu conscientemente e de acordo com a vontade da Direcção Política e do Conselho Nacional.

Por essa razão,há todas as condições para derrotar esta política de direita e construir uma alternativa de esquerda que
se coadune com os interesses e aspirações da grande maioria do povo português.

Obviamente que o PS vai utilizar já a "cassete" do anti-comunismo primário para denegrir e fragilizar esta proposta e, portanto,é preciso que os trabalhadores de esquerda,que até tenham votado PS e que estão contra esta política e o Código do Trabalho,não de deixem manipular porque o PS nestes últimos meses de legislatura vai tentar passar a mensagem que já se regenerou da política de direita e se separou do grande capital e agora é que vai aplicar medidas de esquerda,mas isto não vai passar de um grande "bluff" político para amedrontar e manipular os trabalhadores,reformados e idosos,que são a grande força eleitoral do país.

Como democrata e sensibilidade de esquerda,naturalmente que apoio uma possível convergência de "boas vontades" que possam significar uma mudança de política e um novo rumo para Portugal e os portugueses.

Ela é urgente e importante para todos os que não se revêm nas políticas de direita e que só têm destruído direitos e amplas liberdades democráticas conquistadas pelo povo português.

Um Povoense de esquerda consequente e coerente



Há diferenças de opinião e visão política mas

Anónimo disse...

Democrata de esquerda consequente:

Li o seu comentário sobre uma eventual convergência de esquerda,estou de acordo,mas como comerciante acrescentaria aos movimentos que podem convergir a maioria dos pequenos e médios comerciantes e industriais deste país também eles fustigados e desiludidos por esta política.

Este governo do PS também afundou ainda mais o comércio tradicional,licenciando mais cerca de 85 grandes e médias superfícies o que vai arrasar ainda mais a fragilidade do sector e atirar para o desemprego mais uns milhares de trabalhadores.

Com o encerramento de milhares de empresas do comércio e indústria nos últimos anos,perderam emprego cerca de um milhão de trabalhadores.

Esta política também não interessa ás milhares de empresas ainda em laboração e,na qualidade de militante do PSD,mas com sensibilidade de esquerda,estou disponível para,juntamente com outros colegas patrões,mobilizarmos muitos desiludidos para engrossarem o movimento de contestação a este governo.

Não pensem que foram as pequenas e médias empresas que negociaram com o governo PS o novo Código do Trabalho,ele foi acordado entre o grande patronato,através da CIP, e Sócrates,e isto são contrapartidas há muito negociadas entre eles.

Nós ao fim e ao cabo vivemos os mesmos dramas dos trabalhadores e, por isso,esta lei não nos entusiasma e não nos agrada.Ela foi feita à medida dos grandes senhores da indústris e do comércio e é uma grande traição aos trabalhadores portugueses.

Contem comigo,vamos ser mais uns poucos a lutar contra esta política sem rumo e sem interesse.

Um Comerciante disponível para agregar os desiludidos das políticas do PS e do PSD

Anónimo disse...

"Ensaio sobre a Cegueira"
José Saramago refuta protestos contra o filme nos EUA!E diz que o filme "Ensaio sobre a Cegueira",que vai ter lugar hoje nos EUA,não constituem "uma polémica"mas sim uma reacção de mau "humor"de quem não viu o filme."Para existir uma polémica,são precisos dois interlocutores".Acontece que,neste caso,do lado da oposição está a direcção de uma associação de invisuais que "decidiu ter uma opinião sobre um filme que,infelizmente não pôde ver".

Saramago diz que "o pior cego não é o que não quer ver,é o que fala sem sequer ter visto"

Os americanos compraram mais de um milhão de livros de Saramago!Assim os saibam ler e conhecer o escritor - cujo último objectivo não seria denegrir a imagem de quem que fosse - redobradamente os invisuais.A Ficção é para se entender no seu "non sense" e não na letra do que pretensamente se quer expressar...


Os piores cegos são os que não querem vêr.Este ditado aplica-se a quem não gosta de Saramago - muito por ser comunista - e pouco porque não reconhecem que é o único Nobel da Literatura que este País tão pequeno,tão mecenas,tão empenhado em olhar para o seu umbigo,é tão mal visto lá fora pelo pior.

Maior miséria da UE,maior discriminação entre homens e mulheres no trabalho,maior corrupção,dos piores rendimentos "per capita",do grande fosso entre ricos e pobres,onde o que apenas é igual para todos é o SOL que temso com abundância.

Saramago,Gabriel Garcia Marquez,Miguel Torga,Bessa Luís,escrevem o que nós,vulgares leitores sabemos e conhecemos da vida,mas nunca teríamos arte para passar para o papel a nossa intuição...Eles fazem-no ou fizeram-no e nós os leitores é que lhes damos vida lendo-os,criticando-os...Mas inequívocamente há muitos que dizem não gostar - estão no seu direito - mas deveriam pelo menos ganhar por omissão...

Eu,por mim,nunca rotularei ninguém pelo que faz de bem ou mal pela sua côr ou ideologia.

Por isso mesmo estou à vontade...

Um grande admirador de José Saramago pelos valiosos contributos escritos que tem dado à humanidade e ao seu país.Bem haja!

Anónimo disse...

FRASES SOLTAS...

"Cerca de 30 anos passados sobre o início da era do capitalismo neoliberal,há hoja evidência de que (...)as taxas de crescimento nas várias regiões do globo foram bastante superiores na era do "capitalismo regulado" do que na do "capitalismo neoliberal"
(André Freire,Público 29.09.08)

«Os fiéis do Deus-mercado parecem ter descoberto de repente as virtudes do Estado Social,devidamente adaptado aos valores da religião do lucro a qualquer preço e que,em vez de apoiar os pobres,subsidia os ricos». (Manuel António Pina,JN de 29.09.08)

"GALP recebe benesse de 212 milhões de euros do Governo,por força de uma isenção de IRC aprovada pelo Governo de Sócrates e do PS.Quem paga aos capitalistas selvagens? Não é o governo do PS, são os trabalhadores,como sempre!".
(Jornal Avante de 02.10.08)

"Manter o rumo,diz o PS!Provocar a ruptura,dizemos nós"!
(Idem,idem)

"SIEMENS subornou sindicato.O ex-administrador da Siemens,Johannes Feldmeyer admitiu,dia 24/9 em Tribunal ter subornado a Comunidade Independente de Funcionários da Empresa (AUB),um sindicato paralelo(amarelo) criado para diminuir a influência do Sindicato dos Metalúrgicos (IG Metal)".

Lá como cá com a UGT(amarelos)mas estes não respondem em Tribunal pelos seus actos de traição contra os trabalhadores!...

Sócrates diz que o País pode ficar sereno e tranquilo,face à crise do capitalismo! O dicionário diz: descaramento,(...)atrevimento; desfaçatez; Desaforo.Não é bem isto
- É MESMO LATA!!!

Congresso da US Braga
Está a decorrer hoje o 7.º Congresso da União dos Sindicatos de Braga,sob o lema «emprego,dignidade,desenvolvimento e justiça social,que deverá reunir cerca de 300 delegados,em representação de 35 sindicatos que integram a estrutura distrital da CGTP-IN.
Força camaradas,com a V/disponibilidade de combate contra este Governo PS,a luta será mais forte para vencermos os obstáculos que os trabalhadores têm pela frente.Avante por uma nova política!!!

O Povo é quem mais ordena,indignem-se,lutem também para a luta ser mais forte!!!

Mário Lanhoso

Anónimo disse...

O indecoroso director do Jornal "Público",José Manuel Fernandes,é useiro e vezeiro neste tipo de boatos,porque é um anti-comunista primário,um lacaio do capitalismo e esta atoarda já é um ataque à realização do Congresso e,naturalmente,uma preocupação com os resultados do PCP e com a mais que previsível derrota eleitoral de Sócrates e do PS.

O capital português já se começa a preocupar com as falências dos bancos,das seguradores e das empresas e está com receio com a situação que se vive no país e na Europa e,portanto,vai também lançar os mais torpes ataques contra o PCP e a esquerda progressista que quer mudar o "trilho" da desgraça e desta política imoral.

O deputado Agostinho Lopes tem sido o mais legítimo representante dos interesses dos trabalhadores,dos reformados,dos jovens e do pequenos e médios empresários do Distrito de Braga,nesse aspecto não há nada a apontar-lhe,tem sido duma honestidade,competência e empenhamento notável.O mesmo não podemos dizer dos outros deputados do PS(8) e do PSD(9,aonde é que eles andam?O que é que eles têm feito de positivo contra o desemprego,o agravamento das condições de vida,o novo Código do Trabalho,os problemas do pequeno comércio e indústria,dos inúmeros problemas do Distrito de Braga? Absolutamente nada e a deputada Isabel Jorge,que se dizia a representante do nosso Concelho,o que fez em prol dos povoenses até agora? Zero...

Nas próximas eleições,estou para ver a "lata" destas Senhoras e Senhores e qual vai ser o seu discurso apelativo!

Mas os comunistas não se desmoralizam fácilmente,já estamos habituados a este tipo de ataques e aos mais injuriantes "boatos" e quando eles vêm de pessoas sem nível,sem carácter e profundamente comprometidos com o grande capital económico-financeiro,já não ligamos,tem sido uma constante ao longo destes trinta e tal anos de democracia "pluralista" e de política de direita!

Não tenhamos mêdo deles,temos é de nos preocupar com os nossos objectivos e prosseguir a luta pela derrota desta política de direita e dos partidos que a suportam,PS e PSD,e depois vamos ver o que podemos fazer pelo povo,se ele corresponder nas urnas de voto...

Comunista povoense