domingo, 5 de outubro de 2008

FALSIDADES E ESPECULAÇÕES



Face à falsidade da noticia e das especulações em torno dela produzidas pelo jornal «Público», o Gabinete de Imprensa do PCP esclarece que Agostinho Lopes permanece na Comissão Política e mantém todas as responsabilidade de direcção no acompanhamento das questões da economia, agricultura, pescas e União Europeia, bem como as funções de deputado na Assembleia da República.




A propósito das falsidades e especulações do «Público» sobre Agostinho Lopes
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Face à falsidade da noticia e das especulações em torno dela produzidas pelo jornal «Público» que refere que “Agostinho Lopes deixou a Comissão Política do PCP”, e que as suas responsabilidades foram entregues a outro membro da Comissão Política, o Gabinete de Imprensa do PCP esclarece que:

1. Agostinho Lopes permanece na Comissão Política do PCP e mantém todas as responsabilidade de direcção no acompanhamento das questões da economia, agricultura, pescas e União Europeia, bem como as funções de deputado na Assembleia da República.

2. Apenas numa área, a da agricultura, participa também há cerca de dois anos, João Frazão da Comissão Política, sem que se tenha verificado alteração na responsabilidade da área que continua a ser assumida por Agostinho Lopes.

3. A futura composição dos órgãos de direcção do PCP a sair do XVIII Congresso, será considerada na altura própria, com as decisões correspondentes, como é prática do PCP.
(declarações do CC do PCP)

Nós dizemos que:
Posto isto,os eleitores do distrito de Braga, e nomeadamente os Povoenses poderão continuar a contar com a defesa intransgigente dos seus direitos e aspirações por uma vida melhor

28 comentários:

Anónimo disse...

O indecoroso director do Jornal "Público",José Manuel Frenandes,já nos habituou e é useiro e vezeiro neste tipo de atoardas,porque é um anti-comunista primário,um lacaio do capitalismo,e este "boato" já é um ataque à dignidade,unidade e coesão dos órgãos dirigentes do PCP e à realização do Congresso,que vai mais uma vez ser um êxito e responder aos problemas e ás expectativas que o povo português deposita no PCP. Naturalmente que a direita e o capital neste momento estão preocupados com os previsíveis bons resultados eleitorais que o PCP vai alcançar e a mais que provável derrota de Sócrates e do PS,deixam-os receosos...

O capital português anda preocupado com as falências dos bancos,das seguradoras e das empresas e está com receio da situação que se vive no país e na Europa do capital e,portanto,vai lançar,através dos seus jornais e "homens de mão",os mais sórdidos ataques contra o PCP,porque a derrota do política neo-liberal é eminente e uma evidência(...)

O deputado Agostinho Lopes tem sido o mais interveniente e o mais legítimo representante dos interesses dos trabalhadores,dos reformados e idosos,dos jovens e dos pequenos e médios empresários do Distrito de Braga,nesse aspecto não há nada a apontar-lhe,tem sido duma honestidade,competência e empenhamento notável.

O mesmo não podemos dizer dos outros deputados do PS(8) e do PSD(9),aonde é que eles estão e andam? O que é que têm feito de positivo contra o desemprego,o agravamento das condições de vida das pessoas,das deslocalizações e despedimentos,do novo Código do Trabalho,dos problemas do pequerno comércio e indústria,dos inúmeros problemas que se colocam ao povo do Distrito de Braga? Absolutamente nada!E a deputada Isabel Jorge(ex-Tinoco de Faria),que se dizia e diz ser a representanre do nosso Concelho,o que fez em prol dos interesses dos povoenses e do Concelho até agora? Nada...zero...
Quantas vezes interviu em Plenário da AR,quantos requerimentos apresentou ao Governo,quantas mais valias vieram para a Póvoa e o Distrito? Zero...

Nas próximas eleições,estou para ver a "lata" destas Senhoras e Senhores,vou ver qual vai ser o seu discurso apelativo ao voto,de certeza nenhum,apenas umas esferográficas,uma bolas de futebol e umas camisolas para "inglês" ver e manipular os incautos,isto não é sério e é repugnante em termos democráticos,ouviram!!!

Não tenhamos mêdo deles,porque não prestam para nada,temos é de nos preocupar com os nossos objectivos e prosseguir a luta pela derrota desta política de direita e dos partidos que a suportam,PS e PSD,e depois vamos ver o que podemos fazer ainda mais pelo povo,se ele,óbviamente,quiser mudar e corresponder em termos de voto nas urnas!!!

Comunista Povoense

Anónimo disse...

É isso mesmo camarada,é necessário desmascar aqueles que andam a enganar o povo,há muitos anos,e a gastar o nosso "dinheirinho" à "balda" sem fazerem nenhum.

O deputado Agostinho Lopes já deu sobejas provas quando entrou para o partido,no tempo do fascismo,e não tem "messas" em termos de solidariedade com os trabalhadores e os mais desfavorecidos.

Já interviu várias vezes em Plenário na AR,tem participado com muita eficácia e conhecimentos nas Comissões Parlamentares de Economia e Agricultura,apresentou 525 requerimentos a pedir esclarecimentos ao Governo,anda estes anos todos em perfeita sintonia e total disponibilidade com as organizações sindicais,com os trabalhadores e os seus anseios,com as organizações da lavoura e do comércio e indústria e não tem qualquer comperação possível com os outros deputados eleitos pelo Distrito de Braga.É de facto um deputado a 100%,que sempre que é reclamado,mesmo aos fins de semana,está sempre lá,no sítio certo, a ouvir as preocupações e a pugnar pela resolução dos problemas daqueles que precisam de ser ouvidos,mas que
não têm vós e são marginalizados pelos partidos do poder.

Ele faz a diferença entre 19 deputados eleitos pelo Distrito de Braga,vou repetir: 8 do PS,9 do PSD,1 do CDS/PP e 1 da CDU,Agostinho Lopes,tirem as ilacções e vejam se conhecem os outros como o deputado Agostinho Lopes,de certeza absoluta que não!

O resto que o director do Jornal "Público! diz,àcerca do deputado Agostinho Lopes,não passa mais uma vez de uma ignóbil manobra para tentar denegrir o PCP e o nosso Congresso,que é genuinamente português e único no actual panorama político português e não tem comparações com outros Congressos à "americana",morno,cinzento e sem ideias. Nós somos o único partido com ideologia e que se baseia na ciência política de "Marx" e "Lénine" para defender os pobres e os mais desfavorecidos,foi um legado que dois intelectuais e cientistas da política nos deixaram para trilhar o caminho da vitória!!!

Não metemos o socialismo,nem a luta por uma sociedade mais justa na "gaveta,por isso somos diferentes e mais coerentes e sérios do que os outros,disso não há dúvidas;não renegamos a nossa identidade de partido de esquerda,progressista e socialista e que respeita os valores da democracia pluralista e do estado de direito,consagrado na Constituição da República!

Por um PCP mais forte,pela continuação da luta por um Portugal melhor!

Militante comunista

Anónimo disse...

O director do Jornal "Público" é um falhado do jornalismo e só tem o emprego que tem porque serve e segue ás "mil maravilhas" as orientações do seu impagável patrão Belmiro de Azevedo,

José Manuel Fernandes não tem categoria,nem capacidade,nem lucidez para ensinar alguma coisa aos outros,porque não é imparcial,isento e sério.

O que ele lançou no Jornal àcerca do deputado Agostinho Lopes,não é mais do que a habitual tentativa da criação de factos políticos para tentar dividir o Partido,os seus militantes,a discussão das teses e tentar prejudicar o nosso Congresso que,sabe,vai ser de unidade,de coesão de cabal resposta aos problemas do país,é esta a preocupação dele e inventa estas coisas para criar confusão e para o Jornal vender mais exemplares,porque a situação financeira não é a melhor e o seu patrão quer resultados de balanço positivos,okey!

Portanto,a preocupação dele são os eventuais resultados eleitorais que o PCP venha a alcançar e,então, há que criar factos políticos "falsos" para não só vender mais jornais e lançar para a confusão do povo português estas "manobras" dilatórias,okey!

Quanto ao resto,temos de estar serenos e conscientes de que somos uma força política temível pela luta que exercemos e pela influência que temos na sociedade portuguesa,disso não tenhamos dúvidas,o PCP é único e irresistível em Portugal e no Mundo,okey!

Era isto que pretendia dizer e ter esta contribuição neste "Blogue" sério e livre e que é diferente de todos os outros,porque aqui cultiva-se a solidariedade,a amizade e a unidade de luta na acção por melhores condições de vida e de trabalho para todos.

Boa tarde e um óptimo Domingo!

Simpatizante do PCP da Póvoa

Anónimo disse...

A proposta de uma convergência política de esquerda que Jerónimo de Sousa lançou aos partidos e movimentos de esquerda,já está a gerar preocupações eleitorais aos mesmos "papões" de sempre que não querem ser desalojados do poder que lhes têm servido de "chorudas reformas",de "gordos tachos",de enriquecimento ilícito e de compadrio e corrupção.É isto que os preocupa e têm um mêdo de "morte" do PCP...

Os acontecimentos recentes que aconteceram nos EUA,são preocupantes para o grande capital e confirmaram que a política neo-liberal que vem sendo seguida há cerca de 30 anos está por um fio.Nem os "balões de oxigénio" lhes valem para os salvar da "morte" agonizante que se advinha e estão com mêdo do povo.

Sócrates e o PS já perceberam que o seu "reinado" está no fim,e os acontecimentos que se vão seguir vão confirmar esta tese e este diagnóstico político.

Os próximos tempos vão ser de grandes dificuldades para explicar aos portugueses como é que o "barco" foi ao "fundo".Porquê? Fundamentalmente,porque o crescimento económico vai baixar para os 0,6/0,7%,o encerramento de empresas vai disparar,o desemprego vai aumentar,o custo de vida piorar,os salários e as reformas vão ser aumentadas abaixo da inflação prevista (o PS cinícamente não contemplou no OE a previsão previsível para "burlar" os portugueses) e tudo isso vai-lhes complicar a vida e o "bluff" político.

Quem anda nisto há anos e tem resistido com sacrifício,com coragem e muitas vezes passando mal,sabe que isto vai "rebentar com as costuras das calças" e depois vai ter que pedir umas "calças novas",sejam elas de marca ou de contrafeito,terão de pagar muitíssimo bem o prejuízo.

O que é necessário,nesta situação grave do capitalismo selvagem,é ter a clarividência política e,felizmente,temos um PCP bem pensante e que sabe o quer,é continuar a lutar e a encontrar convergências políticas de esquerda para que a acção da luta seja ainda mais forte e profícua.

O que faltar para a derrota final de Sócrates e do PS vai aparecer com toda a naturalidade,não tenhamos dúvidas,é uma questão de tempo.

Era este comentário que eu pretendia fazer,no sentido de contribuir também para o amadurecimento das condições necessárias para vencermos os "espoliadores" e os "gatunos" dos nossos direitos e das nossas riquezas.

Um Povoense revolucionário e disponível para a luta!

Anónimo disse...

Senhor Belarmino Dias,ou Benedito da Fonte,ainda estou à espera da sua resposta sobre os meus comentários àcerca do Código do Trabalho?

Se não o fizer não passa de um populista demagogo e de uma pessoa sem nível!

Quem tem mêdo foge e nunca mais aparece,está a ser o seu caso!

A conversa não lhe agrada,o Senhor foi tão rápido e célere a contestar as alterações do seu partido ao Código do Trabalho e não lhe convém responder,porque não tem argumentos,percebe!

Os Povoenses que lêm este "Blogue" que tirem as ilacções daquilo que vocês são e de que lado estão!

Por essa razão não lhe vou dar um Bem Haja,porque não merece,está comprometido com o grande capital,e a política neo-liberal do PS e contra os trabalhadores!!!

Boa tarde e cuidado com a "língua" porque pode ficar sem ela...

Mário Povoense

Anónimo disse...

Senhor Belarmino Dias:

Afirmou no seu comentário sobre as alterações ao Código do Trabalho que não eram gravosas para os trabalhadores e agora foge com o "rabo à seringa"?

A sua posição não é coerente e demonstra falta de ética e carácter?

Confirme se sim ou não os trabalhadores são prejudicados ou beneficiados?

Gostaria de ser esclarecida para confrontar as opiniões que aqui foram colocadas por vários "bloguistas",não se demita das suas responsabilidades políticas e profissionais.

Aguardo com ansiedade a sua resposta.

Isabel

Anónimo disse...

Caros Camaradas,

1.º - O jornal da Sonae, tem como é óbvio, o seu director escolhido pelo patrão do jornal.

2.º - O patrão do jornal (neste caso, Belmiro de Azevedo)sabe bem quais os objectivos do jornal. Assim, escolhe um director, com o perfil adequado a esses objectivos.

3.º - O director escolhido, ao aceitar, sabe bem porque foi ele o escolhido e qual a missão para a qual foram solicitados os seus preciosos serviços.

4.º - Sendo verdade que o jornal do Patrão do Sonae acumula desde alguns anos atrás prejuízos anuais, sendo o negativo acumulado de 2006 de 10,03 milhões de euros, é pertinente que se pergunte: o que leva um empresário com o apetite lucrativo de Belmiro de Azevedo a manter de pé este projecto?

Resumindo: O jornal "Público" não passa de um "pasquim" de desinformação ao serviço do poder dominante, que o mesmo é dizer-se: do grande capital.
Tem um patrão que o mantém e suporta os seus prejuizos,
tem um director a cumprir na perfeição o seu papel de serviçal do capital, sendo bem pago para tal.
O jornal é assim o fruto desta árvore podre por dentro e por fora.

Habituem-se camaradas, pois quanto mais se aproximar o XVIII Congresso, mais a campanha contra o nosso Partido se vai intensificar, neste e noutros pasquins.

Eles vão tentar de várias formas denegrir e dividir o nosso Partido. Cono habitualmente... sem êxito.

A verdade é que estes "escrevedores" não aceitam o facto de o PCP não ser o partido que eles querem que seja (submisso ao sistema capitalista), mas sim, o Partido que os seus militantes decidem que é (firme na sua identidade e orientação ideológica)!

Para cúmulo, debatem-se neste momento com o facto de se verem obrigados a dar razão às teses Marxistas. O sistema capitalista está a cair ao poucos e precisamente pelos defeitos que o Marxismo lhe apontou.
Assim, num momento em que a história mais uma vez dá razão aos Comunistas, a necessidade e a vontade do poder dominante em abater o PCP acentua-se fortemente.

Recordo aqui, palavras de Álvaro Cunhal, no ínicio dos anos noventa:

"A luta pelo socialismo, neste final de século XX, oferece novas dificuldades, com o desaparecimento da União Soviética, a resultante alteração radical da correlação de forças e a nova ofensiva do imperialismo para recuperar e impor a hegemonia mundial. Algumas realidades são, porém, incontestáveis. O capitalismo mantém a sua natureza exploradora e agressiva, e não só não resolve como agrava os grandes problemas da humanidade. A luta contra a exploração, a opressão as cada vez mais gritantes desigualdades e injustiças sociais, as agressões, intervenções e guerras contra a liberdade e a opção dos povos não só é necessária, como o seu desenvolvimento é inevitável. As contradições e as crises do capitalismo geram os fatores de sua própria destruição. O capitalismo não é um sistema final. Os comunistas continuam a indicar o justo caminho para solução dos grandes problemas da humanidade. E com os comunistas novas forças nascem e se desenvolvem. É tarefa intensificar a cooperação e a solidariedade, e, sempre que possível, a ação comum de todas essas forças. A convicção e a coragem dos comunistas são particularmente necessárias e podem ser determinantes no momento atual."

É isto que assusta os donos e os serviçais do capital: Nós falamos a verdade. Temos a razão do nosso lado. Logo é importante que o povo não perceba isso.

Um grande abraço com amizade e camaradagem

Anónimo disse...

Camarada e amigos:

É esta a nossa luta de seres humanos que não se vergam,que não se vendem,que todos os dias trabalham para tentar tornar o Mundo melhor.

Marx,grande intelectual alemão,filho de uma família da "alta burguesia",nem hesitou quando começou a trabalhar na "fórmula" de identificação das mais valias e consequentemente da riqueza.Descobriu a "fórmula",descodificou o seu código genético e iniciou a investigação para apurar como é que o capital acumulava tanta riqueza,já que os salários dos trabalhadores eram uma miséria.E ao fim desse estudo e investigação,concluiu que a um operário bastava-lhe trabalhar 2 horas por dia para o patrão lhe pagar o seu salário.Quer isto dizer que o capital ficava com as restantes horas de "borla",naquele tempo trabalhava-se cerca de 60 horas por semana e agora vejam quanto o capital lucrava? A "fórmula" exploradora passados estes anos todos não mudou,continuam a ser os trabalhadores de todo o mundo a engrossar a riqueza faustosa desses senhores e a teoria de Marx continua a ser actual,porque o contexto é o mesmo e as formas de exploração iguais.

Quando um partido em determinado momento do processo histórico e da Revolução de Abril se afirma "Marxista" e ideológicamente teoriza o seu discurso nessa filosofia e princípios e utiliza os símbolos e o nome de socialista,naturalmente que o "Zé Povinho" imediatamente adere e diz:temos aqui um partido socialista,de esquerda e marxista e é isto que nós queremos.Só que essa filosofia e doutrina pouco tempo durou,porque passados uns meses e quando o último Governo Provisório de Vasco Gonçalves caiu,por obra de Mário Soares e do PS,foi o assalto ao poder e quando ganharam as eleições e foi formado o 1.º governo de Mário Soares,meteram o "socialismo e o marxismo na gaveta" e passaram a executar a política de direita.

Esta é a verdade histórica da traição e mentira do PS que esteve sempre ao lado do capital e das forças mais retrógadas do fascismo.Portanto,isto para mim não é nenhuma novidade,porque foi sempre pela mão do PS que os nossos direitos foram sistemáticamente vendidos ao grande capital e a política neo-liberal foi imposta ao povo português.O PSD e o CDS fizeram tudo que o PS quis que fizessem,nisto não há dúvidas!

Nesta conformidade,o PS é o grande responsável pelas orientações e práticas de políticas de direita e neo-liberais e todos os governos que sucederam a Mário Soares continuaram exactamente com a mesma atitude e arrogância:é preciso limitar os direitos do trabalho para meter os trabalhadores na ordem,para o patronato ou o "bondoso capital" enriquecer de qualquer maneira e feitio.E a verdade de tudo isto,foi a venda a "preços de saldo" das grandes empresas públicas como a EDP,a GALP,A PT,as ÁGUAS DE PORTUGAL e por aí fora.Agora vão dar de "mão beijada" o Código do Trabalho para a exploração dos trabalhadores ser mais forte e a sua vida mais difícil e tormentosa,que havemos de chamar a estes "gaijos"? Se calhar,para não dizer um nome mais feio,cães de caça do capital...

Está aqui um "retrato fiel" dos "socialistas" que não têm pátria,nem rosto,nem coração,apenas "bolsos" para lá meterem o "dinheiro" dos saques que nos estão a fazer há 34 anos,chega de "gatunisse e de traição".

É preciso passar a mensagem para o povo português entender duma vez para sempre que esta situação não é anómala,mas sim habitual,quando o PS nos governa.

Chega de "papagaios" e de falta de vergonha,precisam todos de serem reciclados,a BRAVAL dos V/amigos está aqui perto,não hesitem e vão-se...

Um abraço e saudações fraternas e de amizade

Anónimo disse...

É verdade o comentário que o "vermelho" explicitou.

Mas eu tenho um termo mais sugestivo e atraente,porque não chamar-lhes: Cães de fila e fascistas do capitalismo selvagem,ou não fosse a Internacional Socialista a "catedral" da traição e da implementação na Europa do neo-liberalismo e da política de direita!

Os povos da Europa podem agradecer a todos os traidores e farsantes da dita cuja o seu sacrilégio de vida.

Com este PS não há convergências possíveis nem imaginárias nunca,o que temos é de os derrotar definitivamente...

Saudações democráticas e socialistas

Anónimo disse...

Totalmente de acordo quanto ás políticas de aliança.É uma matéria que na discussão das teses tem de ficar muito bem esclarecida.Com o PS nunca e a Resolução Política do XVIII Congresso tem de apontar nesse sentido.

Não há hipóteses de qualquer coligação ou acordo com eles,seja a nível de governo ou autárquico.Em Lisboa,com esse António Costa e o PS,nem pensar nisso,será um "tiro no pé" e só temos a perder.

Antes disso acontecer em Lisboa,a CDU era a força política com mais votos,o camarada Carlos Carvalhas,cabeça de lista,teve a mais alta votação de todos com 27%.

Não podemos cair mais em "argoladas",o PS não é nosso "adversário",é o nosso principal "inimigo",e isto deve ficar muito bem claro para todos os comunistas.

Esta fórmula deve ser aplicada a todos os Concelhos deste país,nem em maioria,nem em minoria,mais "vale só" que "mal acompanhado".E se o povo português não quiser mudar de "rumo" temos de aguentar.Os sacrifícios e privações de toda a ordem de várias gerações não podem ser espoliados e decididos ao acaso,temos de continuar a nossa luta até ao fim,nem que tenhamos de "morrer à sede" ou "à fome",é isso que este PS nos tem feito ao longo destes anos,sem dó nem piedade!

Quero aproveitar esta oportunidade para fazer um pequeno comentário sobre o Jornal "Público" e o seu director José Manuel Fernandes.Esse "pulha" e "vendilhão" o que quer? Ele pensa que nós somos iguais a ele e que ser Dirigente Político no PCP é algum "tacho"? É uma "carga de trabalhos" e um enorme sacrifício,no PCP não se reune de quatro em quatro anos para analisar a situação política e preparar listas para elições,o trabalho político é contínuo e nunca pára,só visto!

O camarada Agostinho Lopes,demonstrou ao longo da sua militância que não é o "Pina Moura",o "José Magalhães,a "Zitinha Seabra" e tantos outros que, por discordâncias políticas,sairam ou foram expulsos do PCP por traição e oportunismo político.Os "tachos" são bem visíveis e as aparências não iludem ninguêm.A discordância fundamental,foi porque o PCP e os seus militantes se recusaram a fazer "negócios" políticos com este PS,nesse "logro" nunca caimos,nem cairemos,podemos estar sossegados!

Agora,o deputado Agostinho Lopes pode estar cansado,são muitos anos a lutar incessantemente por esta causa justa e nobre que é de acabar com as injustiças e a exploração do homem pelo homem,mas no PCP não há problemas nem divergências como prova o comunicado do Comité Central.O camarada continua firme,como "uma rocha",no combate a este governo do PS e à sua política de direita e disponível para continuar a defender todos os cidadãos do Distrito de Braga que votaram CDU ou não,disso não tenhamos dúvidas.

E eu não tenho,porque o conheço muitíssimo bem.

Por hoje é tudo,desabafei,gesticulei e estou mais preeparado para continuar a luta!

Saudações e não se esqueça que o PCP é que é seguro! Vote com consciência e junte-se a nós!!!

Anónimo disse...

Caro Senhor Benedito da Fonte,continuo a aguardar os seus comentários sobre o Código do Trabalho,faça-me esse favor,não tenha mêdo porque neste "Blogue" não se faz mal a ninguém,só se diz as verdades,não acha?

O Senhor é que está a ficar mal com a "malta",já começo a desconfiar que o aconselharam a calar-se e a meter a "língua no saco",verdade,ou mentira?

Definitivamente,diga lá, Excelência,se o Código do Trabalho é ou não benéfico para os trabalhadores e esplique porquê?!

É tão simples como isto,tenha coragem e espírito democrático para nos esclarecer a todos!

Aguardo e bem haja se o fizer,estou tão ansiosa...

Isabel

Anónimo disse...

O camarada que me antecedeu não disse,por esquecimento,que esses Senhores criaram a "Plataforma de Esquerda",eu digo dos "tachos",para criar convergências de esquerda com o PS,já a pensarem na "fuga" para os arranjos de vida.

Mas acrescento à lista o actual Ministro das Obras Públicas,Mário Lino,"jamais";Osvaldo Castro,presidente da Comissão de Justiça,Liberdades e Garantias;o falecido Eng.º Edgar Correia,o filho é o actual Secretário de Estado do Emprego,Fernando Medina,omite o apelido do pai e menciona a da mãe,Helena Medina,sabe-se lá porquê,mas o que é verdade é que o pai já estava filiado no PS e continuava a dizer que era comunista,pertencia aos ex-renovadores,e por aí fora...

Há muito tempo que se concluiu que a "jogada" deles era desmonorar o PCP,tudo fizeram para isso acontecer,para o PS governar à sua vontade e aplicar todas as medidas que julgasse convenientes,sem apelo nem agravo.Quem quiser que tire as ilacões e julgue o comportamento de uns e de outros e,depois,que faça justiça,não sei se à "moda de Fafe" ou de outra maneira qualquer.O que é evidente para todos é que o PS sempre "apunhalou pelas costas" o PCP e tentou dividi-lo e fragilizá-lo,mas felizmente o PCP e os seus militantes nunca o consentiram e abdicaram da luta contra a sua política.

É preciso entender que o PCP nunca combateu o PS na oposição,eles nessa situação fazem de conta que são de esquerda e até votam projectos de lei do PCP na AR,mas quando "caçam" o poder é o "fim da macacada",desmascaram-se,apresentam imediatamente leis que combateram e cedem em toda a "linha" e extensão,é isto que se vê sempre com este PS. Mente,trai,persegue,discrimina e odeia,ataca com um discurso anti-comunista primário e não se arrepende dos trabalhadores e pobres que nele votaram.Qual será o adjectivo mais próprio de os classificar???

Para bom entendedor uma palavra basta,quando o povo julgar conveniente qual o castigo que se lhes deve aplicar,então far-se-à justiça...

Saudações fraternas para todos os "bloguistas"!

Anónimo disse...

Cara amiga Isabel:
A minha posição em relação ao código de trabalho já foi expressa. Certo que pode discordar dela, mas a democracia é assim mesmo.

A pouco tempo atrás deixei no “ar” umas perguntas, que apenas um comentador deixou e muito bem a sua opinião. Que passo novamente a citar: “Gostava de saber qual é a opinião do PCP da Póvoa de Lanhoso em relação a governação da gestão do executivo camarário do senhor Manuel Baptista?

O que pensa o PCP da construção ou reconstrução do centro educativo António Lopes?”

Cara Isabel qual é a sua opinião e posição?

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

Camaradas sabiam:

Que o 1º. Secretário-Geral do PCP,Bento Gonçalves,morto na prisão do Tarrafal,em Cabo Verde, pelo regimen fascista,é natural de Montalegre e tem uma estátua mandada erigir pela Câmara do PSD?

Quantas é que Mesquista Machado mandou erigir em Braga,de anti-fascistas que lutaram e resistiram ao fascismo,nenhuma! Há muitos nomes de ruas com indivíduos do PS que nunca fizeram "puto" pelos outros,digam-me o nome de algum?

Aqui na Póvoa,os nomes de ruas,na sua grande maioria,são de indivíduos de fora que nunca fizeram nada pelos povoenses,aonde estão algumas das figuras que se notabilizaram e deram prestígio à Póvoa.Senhores do CDS,PSD e PS respondam cabalmente a esta pergunta!

Por último,quem é que brevemente vai ter uma estátua pelos relevantes serviços prestados aos Povoenses? Se souberem,por favor,respondam-me!!!

Até amanhã camaradas!

Anónimo disse...

Camarads:

Há um de certeza absoluta que merecia ter o seu nome numa Rua da Praça Povoense,quem?

Professor Doutor Teixeira Ribeiro,eminente mestre de Direito Económico e doutorado pela Universidade de Coimbra.Por aqui se vê o V/cinismo e pequenês,não interessa ao poder autárquico que nos governou e governa que tão grande figura povoense não seja lembrado,porque foi Vice-Primeiro Ministro num dos governos do General Vasco Gonçalves.Traiçoeiros e ingratos!!!

Povoense indignado

Anónimo disse...

Então camaradas,parece que não há dinheiro para pagar os ordenados ao pessoal das Forças Armadas,vão ter que ir buscá-lo ao Totta,como é isto?

É verdade que os credores do estado,deste governo do PS,foram ameaçados se deixassem publicar o seu nome na lista na internet? Não acredito,porque estes senhores são os mais puros democratas do "planeta!

Será que o governo "socialista" vai pagar os aumentos aos reformados englobado no mês de Dezembro,ou vai pagar em Janeiro e em prestações mensais,como pretendia? É que os aumentos eram acima da inflação,mentira,logro político, e o o governo entendia que era muito dinheiro e os reformados não o deviam gastar duma só vez,já se esqueceram,eu não!

Estes "palhaços" têm de ser corridos do "poleiro",não acham?

Boa noite

Anónimo disse...

"Bertold Bretch" tinha razão naquilo que dizia,mas este país não pode continuar nesta espiral de ganância,invejas,vaidades,falta de pudor e do tudo para a "frentex",no salve-se quem puder.Vocês,comunistas,têm razão em muita coisa,mas não podem ignorar que esta sociedade vive exclusivamente do consumismo e do desenrasque e há muita gente a infrigir as regras básicas dos princípios e da decência.

Há trabalhadores de todas as classes profissionais que não defendem valores,princípios,ética,respeito pelo seu semelhante e não são sérios e alinham com os pilantras e vigaristas para subjugar os outros.

A sociedade portuguesa está a ficar cega,doente e moribunda e está a destruir os alicerces do razoável e do sustentável,não pode continuar assim,é preciso por cobro a isto porque,como na política,está a ficar ingovernável e os seus fios condutores estão a ultrapassar as marcas da razoabilidade.

Sou um defensor da mudança de política mas também das mentalidades,se não for a bem tem que ir a mal,não é necessário impor o "estado de sítio" ou limitar as liberdades,mas que há algo a fazer,isso é inquestionável.

Temos de defender todas as gerações duma forma igual,nos direitos e nos deveres,mas não podemos permitir a destruição da nossa dignidade,enquanto seres humanos,por outra qualquer geração que julga que só tem direitos e não deveres.Com isto não concordo e quero deixar aqui expresso com clareza esta opinião séria e responsável.

O PCP não é o responsável por estas atitudes e frustações e se calhar,como governo responsável e sério,não permitiria estas convulsões e a lei seria aplicada a todos,sem contemplações,disso estou certo.

Mas deixo este desabafo para contribuir para a unidade e coesão daqueles que precisam de ser defendidos no trabalho,na doença,na miséria e na pobreza quando ela é real.

Uma boa noite para todos

Anónimo disse...

Uma estátua ao Padre Zé Dias, já...

Anónimo disse...

Caro amigo e Senhor Benedito da Fonte,muito obrigado pela sua resposta,apesar de inconclusiva e não concordar com ela,mas é a sua opinião e fiquei esclarecida.

Gostaria de salientar que não sou militante do PCP,sou uma jovem de esquerda e tenho votado CDU porque aprecio as suas qualidades de luta e de responsabilidade política.Apenas observei e opinei sobre o debate do Código do Trabalho,porque me interessava saber quais eram as alterações mais significativas para a minha vida de trabalhadora por conta de outrem e digo-lhe sinceramente que estou muito preocupada com o meu futuro.

Quanto à política local,tenho estado atenta aos comentários que aqui têm sido produzidos há governação do PS e do PSD.Digo-lhe com a máxima seriedade,que lamento que a política não seja uma "escola de virtudes" e de bem servir o povo que os elege.A lealdade,a dignidade,a seriedade e a responsabilidade devem ser os principais factores de uma prática política ao serviço de todos os povoenses e não de alguns.

O Presidente Senhor Manuel Batista tem feito algumas coisas boas e outras menos boas.A mudança de atitude e estratégia no que diz respeito à construção ou reconstrução do Centro Educativo António Lopes só o tempo o vai demonstrar se foi um bom investimento ou não;agora que eu alinho pelo mesmo diapasão de que é necessária a construção de uma nova Biblioteca Pública com todas as condições de funcionalidade que honre as gentes de Lanhoso,lá isso é verdade.

Senhor Benadito da Fonte,reitero os meus agradecimentos e fico extremamente grata pela sua atenção.

Muita boa noite e Bem Haja pela sua atitude!

Anónimo disse...

Eu sugiro e defendo uma estátua ao Padre Magalhães,em Fontarcada,com uma carteira na mão vazia,mas os euros no meu bolso,mas é para já...

Anónimo disse...

Senhor Benadito da Fonte:

Eu sou militante do PCP e vou-lhe responder ás questões que colocou com frontalidade e postura democrática sobre a minha posição:

1.º.-O consulado do Presidente Manuel Batista nestes 3 anos de legislatura não têm sido fáceis,uma coisa foi ser Presidente da Junta,outra coisa é ser Presidente da Câmara.Esta mudança,obrigou-o a contratar acessores para as várias áreas que não dominava e necessariamente a despesa aumentou,isto é verdade e não pode fugir a ela;

2.º.-Os valores que o PS lhe deixou em Bancos e em caixa eram escassos e a dívida era francamente alta;

3.º.-Muitos dos investimentos como o abastecimento de água,em rede alta e baixa,o saneamento básico,estavam em fase de andamento e havia muitas freguesias que já tinham essas condições de higiene e salubridade;

4.º.-A CDU foi a força mais marcante na pressão e reivindicação destes investimentos,concorda?

5.º.-Há prazos nestas áreas que não estão a ser cumpridos de acordo com o plano gizado e é urgente que sejam encontradas as soluções;

6.º.-Nós,como sabe,não estamos representados na Assembleia Municipal e não temos acesso aos documentos mais importantes para podermos fazer uma análise independente,segura e comparativa da gestão do PSD;

7.º.-Sobre a construção ou reconstrução do Centro Educativo António Lopes,não lhe vou dizer que estamos totalmente de acordo com ele,mas,também,é preciso dizer que ele teria de ser feito ali ou noutro lado qualquer,porque era necessário,e por isso vamos aguardar com alguma calma e paciência a finalização dos trabalhos e o custo do projecto e depois vamo-nos pronunciar políticamente;

8.º.-Estamos atentos ao que o Presidente da Câmara vai fazer com a Biblioteca Municipal,se vai continuar na "Casa da Botica" ou se vai construir um edifício de raíz com outra polivalência e funcionalidades.Na altura própria terá a nossa resposta política,não tenha dúvidas;

9.º.-Estamos perfeitamente à vontade para lhe dizer que valorizamos alguma obra que o PS fez nos 12 anos que geriu a Câmara.Elas são visíveis e importantes para os povoenses,mas discordamos da forma como foram adjudicadas e das "derrapagens" que aconteceram quer na Piscina de água aquecida e noutras que deixaram dúvidas e que nunca foram explicadas com transparência e rigor;

10.º.-Mas têm de concordar que em três anos de mandato do Presidente Manuel Batista,ele também já fez algumas coisas boas e outras menos boas e a mais grave é efectivamente o não ter conseguido para a Póvoa novos investimentos que criassem mais valor acrescentado e emprego,mas esta situação é da responsabilidae claramente do PS e do PSD,temos de ser coerentes.

Pela nossa parte vamos lutar e fazer tudo para eleger membros para as Assembleias Municipal e de Freguesia e na altura própria apresentaremos o nosso Programa com as grandes linhas condutoras que podem levar ao sucesso e ao bem estar das populações.

Na altura própria cá estaremos para criticar o que foi feito
de bom e de mau,com a máxima isenção e responsabilidade democrática.

Pronto,Senhor Benedito da Fonte, esta é a minha opinião,espero ter respondido cabalmente ás perguntas que me colocou.

Muito boa noite,estarei sempre disponível para lhe responder com toda a frontalidade a questões que queira colocar,porque este "Blogue" é livre e não tem moderação.

Boa noite e disponha sempre!

Mário Lanhoso

Anónimo disse...

Senhor Benedito da Fonte:
Sou vermelho por dentro e por fora. Comunista puro. Mas desde já lhe digo que prefiro mil vezes o Zé Manel Batista como presidente da Câmara do que o Tinoco ou o Lúcio.
Quanto ao Centro Educativo António Lopes, já tive a oportunidade de dar pessoalmente os meus parabens ao presidente Batista. A localização é a ideal e vai ficar ali um Centro Educativo como deve ser e não uma porcaria como aquela que o PS construiu na Rua António Francês. E o Centro Educativo de Monsul também vai arrancar. Ando pelas freguesias e vejo as obras que têm sido feitas. Em todas elas. No tempo do Tinoco sé se faziam obras nas juntas PS, sobretudo naquelas que tinham presidentes influentes...
As rotundas? Diga lá, não estão bonitas e funcionais? O pior cego é aquele que não quer ver...
Sei que muito em breve a Câmara vai apresentar publicamente o projecto da nova bliblioteca. Um complexo com valências integradas, que vão desde um multiusos à nossa dimensão, centro associativo, loja do cidadão...
Olhe, Sr. Bendito, não voto PSD porque sou comunista. Mas para a Câmara estou tentado a votar no Batista...

Anónimo disse...

«Eu sugiro e defendo uma estátua ao Padre Magalhães,em Fontarcada,com uma carteira na mão vazia,mas os euros no meu bolso,mas é para já...»
A este camarada eu respondo: ponham ao lado dele o padre Eurico que são farinha do mesmo saco... O padre Eurico também queria ir para a Casa de Trabalho porque lhe cheira a dinheirinho. Ele por dinheiro é como os porquinhos por trampa...

Anónimo disse...

ENCONTROS CÂMARA MUNICIPAL E DIRIGENTES DO CDS E CDU DEVEM SER PROGRAMADOS


Lí em alguns posts, que dirigentes das estruturas partidárias, com tradição autarquíca na Póvoa de Lanhoso e no país, não podem discutir em pormenor porque não tem acesso aos documentos, fruto de não estarem representados actualmente na Assembleia Municipal.

Como forças políticas preponderantes para a Democracia portuguesa, isso não constituiu um impeditivo para a marcação de encontros entre o Executivo Municipal e as estruturas formalmente constituídas do CDS-PP e do PCP para discussão de projectos e documentos fundamentais ao concelho, para convites para assistir às Assembleias Municipais em que intervenções no período para o público serão bem vindas, e para recepção da documentação principal.

Câmara e a democracia na Póvoa de Lanhoso só terão a ganhar.

Um bem haja aos militantes povoenses do CDS e PCP

Um Autarca PSD, Nossa Senhora do Amparo

Anónimo disse...

ESTÁTUA DE DONA TERESA NO TOPO DA AVENIDA DA REPÚBLICA?


O bom artido do Dr. Rui Rebelo no Terras de Lanhoso mereceu-me a devida atenção. Há, de facto, uma "diminuição" da figura de DONA TERESA, que alguns revisionistas da história do país, já classificam com A NOSSA 1ª RAINHA.

Além da "lenda" da sua prisão no Castelo de Lanhoso, a sua participação no acordo com sua irmã DONA URRACA, que veria a ser designado de Tratado de Lanhoso, contribuiu DECISIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DA NOSSA NACIONALIDADE.

É por isso, inentendível que a Póvoa de Lanhoso lhe vote, a esta figura da 1ª dinastia um quase "desprezo". Seguindo-se outras importantíssimas figuras povoenses da 1ª Dinastia na corte e na região quase idêntica "indiferença".

Com trabalho MERITÓRIO neste período, o Dr. Paulo Freitas certamente saberá reparar este "desleixo" concelhio em relação a uma das principais figuras nacionais.

O topo da avenida da república e a confluência de uma via em direcção a Braga e a Guimarães, sugere-me duas outras questões.

1. PORQUE NÃO JÁ PENSAR NA DESAFECTAÇÃO DA ESTRADA NACIONAL 205 ENTRE A PÓVOA E O PINHEIRO...

2. PORQUE NÃO JÁ PENSAR NA MELHORIA DA CONFLUÊNCIA ENTRE A EN 205 E A AVENIDA DA REPÚBLICA...

Um Autarca PSD, Nossa Senhora do Amparo

Anónimo disse...

Para o comunista puro:

Não estou de acordo totalmente com a sua opinião,pelas seguintes razões:

1.º.-Em primeiro lugar,porque como comunista devo votar no meu partido e nos camaradas que se apresentam a sufrágio eleitoral,esta é uma condição de seriedade e confiança que transmitimos ao partido e a nós mesmos.

2.º.-Não se deve preocupar em defender as outras candidaturas,porque isso não nos diz respeito a nós,temos é de nos preocupar connosco e nas dificuldades que se nos deparam na apresentação das listas de candidatos,das disponibilidades financeiras para fazermos uma campanha séria e isenta com os poucos recursos que temos.Porque em termos de recursos quer o PSD quer o PS nadam sempre em dinheiro e é ver quem oferece mais para manipular o voto ás pessoas.

3.º.-Por essa razão,se de facto é comunista,não se deixe levar pelo "folclore" e lute para que a CDU nas próximas eleições tenha um bom resultado e que elega representantes para os vários órgãos a que vai concorrer.

4.º.-O Senhor Manuel Batista não precisa do nosso apoio e dos nossos votos,porque vai ganhar outra vez à vontade e por larga margem,ainda não está na hora de uma mudança nos destinos da Câmara,pelo que se deve preocupar com a CDU e os seus candidatos.

5.º.-Quanto a obra,não é assim tão visível que ela exista com abundância,mas que as promessas eleitorais que foram assumidas não foram cumpridas na planitude,lá isso é verdade!

Meu caro amigo,pode ter a certeza que nós da CDU faríamos melhor do que qualquer um deles,Batista,Tinoco de Faria,Lúcio Pinto,António Lourenço,etc.,disso não tenha dúvidas!

Muito boa tarde e vote integralmente CDU!

Anónimo disse...

O capitalismo selvagem" não para de nos surpreender,será que desta vêz vai mesmo ao fundo?!

O sistema financeiro português terá capacidade para aguentar uma das maiores crises de sempre e garantir os depósitos a prazo e as pequenas poupanças em particular?!

A Islândia o 6.º país mais rico do mundo entrou em colapso e "mendiga" um empréstimo de 4.000milhões de euros de empréstimo à Rússia?

Estas situações estão a provocar o pânico e o caos em todo o mundo e os trabalhadores devem unir-se e organizar-se para defender os seus postos de trabalho e os seus direitos...

Esta situação devia levar os apaniguados do sistema capitalista,quer ricos,remediados ou pobres,a repensar a sua atitude e o seu posicionamento político,porque o capitalismo nunca deu nada a ninguém,antes pelo contrário,deixa-os cair na miséria e abandona-os...

É tempo de todos nós,principalmente de quem vive apenas do seu trabalho e dos baixos salários,reflectirmos e repensarmos se devemos continuar a dar o nosso voto a quem nos explora e nos manda para estas situações de incertezas,ansiedade,pânico e desmoralização...

Isto prova que governos que dão tudo ao capital,são os grandes responsáveis por esta situação e só mudará quando as pessoas se deixarem de enlear nos seus "golpes" eleitorais...

Cada vez mais é necessário e urgente parar esta escalada da política neo-liberal e de direita e acreditar que com outra política e outros intervenientes todos nós teremos mais garantias e um futuro de melhores sonhos...

Boa noite e estejam atentos e vigilantes sobre os próximos tempos!

Um democrata de esquerda preocupado

Anónimo disse...

Boas camaradas,
Tive conhecimento que o Presidente da Câmara mandou pavimentar metade de um caminho expressamente para o irmão em Monsul, ficando a outra metade em terra.
Contou-me hoje um residente local, que a Câmara só fez metade do caminho porque o Pantera ( irmão do presidente)diz que iria fechar a fábrica caso eles não lhe pavimentassem o acesso.
Desloquei-me ao local, e constatei que efectivamente a pavimentação é expressamente só para a fábrica.
Será correcto investir dinheiros públicos, beneficiando só unica e simplesmente a família ?
Bom,gostaria que a câmara me arranja-se a minha casa que está a necessitar de obras.