terça-feira, 11 de março de 2008

DECRETADA A RECESSÃO ECONÓMICA



Foi oficialmente decretada a recessão económica nos EUA, o Departamento de Trabalho norte-americano anunciou o desaparecimento de 63 mil empregos no mês de Fevereiro, valor superior ao do mês de Janeiro que foi de 22 mil. As dúvidas desvaneceram-se, economistas, investidores e políticos são unânimes, a recessão está aí, foram ultrapassadas todas as expectativas; contudo, ninguém sabe a forma de sair da recessão, por quanto tempo ficará e qual vai ser a sua profundidade. A crise começou pelo crédito à habitação, a economia está agora a abrandar, o consumo diminuiu e a perda de rendimentos das famílias (mesmo enfiando no saco quase toda a gente) é um facto incontestado. Quando, do outro lado do mar, a economia espirra, do lado de cá, a pneumonia instala-se, fica-se sem se saber se haverá antibiótico que valha à estirpe cada vez mais resistente. Este é um alerta que todos os trabalhadores portugueses devem estar atentos, daí trabalhadores da administração do Estado devam estar em sintonia com os trabalhadores do sector privado, todos irão sofrer e todos terão de enfrentar a crise: a luta é comum.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sou um funcionário do Estado,exerço funções na secretaria de uma escola cá da Póvoa.
Revoltado contra estas políticas que em nada defendem os mais necessitados,deixo aqui um grande apelo a todos os colegas da função pública para que dia 14 de Março façam sentir a este Governo o nosso descontentamento aderindo á Greve.

Anónimo disse...

"DECRETADA A RECESSÃO ECONÓMICA NO PAÍS DAS MARAVILHAS"!!!
Era inevitável esta situação económica com a crise que já se avizinhava na pátria do capitalismo e imperialismo mundial.Na verdade,todas as variáveis económicas apontavam para este desfecho,ás quais não são alheias as guerras do Iraque e Afenaguistão,onde a maior potência nuclear do Mundo gasta diariamente milhões e milhões de dólares,sem vislumbrar qualquer "luz no fundo do túnel".Se acrescentarmos a isto a maior dívida externa do mundo,concluimos que o maior inimigo da economia e da política social no mundo são os Estados Unidos,porque são eles que controlam através do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional as alavancas da economia e do dinheiro,versus dólar.Quem sofre com esta situação,são os trabalhadores norte-americanos e naturalmente os outros trabalhadores do mundo inteiro.Porquê?! Porque as grandes empresas transnacionais aproveitam-se imediatamente da recessão económica para despedir trabalhadores,evitando assim os custos do trabalho para continuarem a manter os lucros fabulosos que auferem!!!
Por isso,esta situação vai ter reflexos inevitáveis na nossa débil economia e os tempos que se aproximam vão ser de mais dificuldades para os trabalhadores,os reformados e as camadas mais débeis da nossa população,com o aumento do desemprego e das condições de vida.
Mas temos de lutar contra esta política anti-social do Governo do PS e exigir uma nova política,fazendo pagar a crise aos mais ricos,como Américo Amorim e outros,e mudando a política dos sacrifícios e do "apertar do cinto" para aqueles que não tiveram de fazer "os furos",como a maioria do povo português.
É necessário continuar a intensificar a luta,os trabalhadores devem se unir como nunca em defesa dos seus interesses e no dia 14 de Março não devem faltar à grande jornada de luta da função pública para obrigar o Governo PS a recuar nas políticas que tem empreendido contra os trabalhadores.
Com mais um "empurrãozinho" isto vai e devemos ter confiança em nós próprios para vencer este "braço de ferro" com o Governo PS e o Engº. Sócrates.
Vamos a isso!!!
No dia 14 de Março não se esqueça de lutar pelo seu futuro!!!
Adira,lute e participe por uma nova política ao serviço do povo e do país!!!
Trabalhador da Função Pública,revoltado e descontente com este Governo do grande capital!

Anónimo disse...

"RECESSÃO ECONÓMICA NO EIXO DO MAL"
O capitalismo mundial afunda-se cada vez mais e são "os pobres do mundo" a pagar esta bestial factura.Antes de morrer,quer depenar até não poder mais os seus séquitos e toda a miséria que hoje se espalha pelo mundo,tem a "chancela" daqueles que não querem que os povos decidam o seu futuro colectivo,dividindo-os para reinar e pô-los uns contra os outros.Tem sido esta a política que tem levado a guerra para todo o lado onde impera o domínio do "capitalismo selvagem" e originador das grande discrepâncias entre os povos. A uns "rouba-lhe as riquezas naturais",a outros impôe-lhes guerras para venderem as armas letais e apoiarem aqueles que estão do seu lado.Chamam a isto a luta pela liberdade e a democracia,mas impõem através da sua filosofia "falida" repressão aos que não se vergam aos seus ditames de domínio e de exploração.Mandam para o Tribunal Internacional de Haia os que praticam crimes contra a humanidade,mas a eles ninguém lhes pode tocar pelos milhares de mortos de guerras "selvagens" que originam e praticam.É este o conceito de liberdade e de defesa dos direitos humanos que constantemente atropelam.
É preciso que a "Velha Europa" se desligue destes selváticos inimigos e faça prevalecer o seu conceito de paz,de fraternidade e liberdade.
Sobre a crise,é mais uma que temos em "cima das costas" porque irá provocar em Portugal mais instabilidade social e política.
Os trabalhadores mais uma vez têm de dar uma clara resposta a esta política e a greve da Função Pública do dia 14 de Março é importante para todos os trabalhadores portugueses.
Vamos todos aderir e manifestar o nosso descontentamento e indignação contra este Governo do PS insensível aos nossos problemas.Eu estarei lá para desabafar com todos os meus camaradas e dizer bem alto,CHEGA DE SACRIFÍCIOS,VÃO-SE EMBORA!!!
VIVA A GREVE DO DIA 14 DE MARÇO!
UNIDOS VENCEREMOS!

Anónimo disse...

A morte de Rogério Ribeiro,grande artista de belas artes,professor e um grande Camarada!

Palavras de elogio no seu Funeral,para recordar...

Até amanhã,Camarada,a amizade pelo homem sempre de braços abertos à solidariedade,à lealdade,à fraternidade,sempre disponível para o gesto solícito a transbordar de ternura,sempre protagonista activo da partilha de valores,de referências,de sonhos,de afectos de que é feita a nossa condição de comunistas,de homens que acreditam,e por isso lutam,por uma sociedade livre,justa,solidária,fraterna e pacífica...
É esta a nossa maneira de ser e de partilha com os explorados,os mais pobres e desfavorecidos,e não há comparações possíveis nem imagináveis com outros que se servem da política apenas para "esmagar os mais vulneráveis e débeis". Por isso somos diferentes e não recebemos lições de ninguém,venham elas de onde vier!!!
Um até sempre,para o camarada Rogério Ribeiro,e obrigado pela tua honestidade intelectual e política posta ao serviço do Partido,do povo português e do país!!!
VIVA O PCP!
A LUTA CONTINUA CONTRA AS INJUSTIÇAS!
VENCEREMOS!!!
Um grande admirador das tuas qualidade morais e do teu forte carácter militante!!!

Anónimo disse...

A LAVAGEM DAS POLÍTICAS E DOS PARTIDOS "GÉMEOS" JÁ COMEÇA!!!

A "SIC",televisão privada do capitalista Balsemão,numa de dar a mão aos líderes do PS e PSD,iniciou já a campanha eleitoral com o intuito claro de "lavar" a imagem politica dos "heróis" dos partidos que nos tem massacrado e sonegado ao longo destes anos.Não fizeram o mesmo convite aos outros líderes partidários e nomeadamente a Jerónimo de Sousa,porque o objectivo fundamental é passar a mensagem ao povo português que aqueles dois partidos é que são a alternativa de poder e os futuros primeiro-ministros de Portugal!Isto é ridículo e querem-nos passar um atestado de "parvos" e "parolos",como se nós não soubessemos discernir quem são os nossos amigos e inimigos e quem tem beneficiado dessas políticas
neo-liberais!
É esta promiscuidade entre o poder politico e o capital que nos tem desgraçado e levado este país para o "abismo" e quanto a esta "bandalheira" televisiva estamos esclarecidos,Senhor Balsemão!
O que podem contar é com a luta dos trabalhadores e do povo português para acabar com esta vergonhosa partilha do poder e deixar o povo português escolher, livremente,sem manipulações,os verdadeiros,solidários e dignos representantes do povo e do país.
Tenham vergonha e respeitem o Estado de Direito Democrático,que tanto gostam de citar para levar a água ao V/moínho!!!
Por uma Comunicação Livre e Democrática!!!
Pela Igualdade de Oportunidades Política!!!
Pelo cumprimento da Constituição da República!!!