quarta-feira, 27 de agosto de 2008

«Este imenso, fraterno e combativo colectivo partidário que nos orgulhamos de ser»
Milhares de militantes comunistas têm participado, no decorrer das últimas semanas, nas jornadas de trabalho da Festa do Avante!.
São homens, mulheres, jovens vindos de todo o País: operários, empregados, intelectuais, estudantes, reformados, desempregados, trabalhadores precários, trazendo consigo, todos, a vontade de participar e a consciência da importância dessa participação na construção da Festa que é de todos, de dar o seu contributo para que ela seja, este ano, ainda maior e mais bonita do que a do ano passado.
Pagam dos seus bolsos as deslocações e trazem de suas casas a alimentação ou pagam-na ali na Atalaia; compraram ou vão comprar a respectiva EP, indispensável como a qualquer outro visitante para entrar na Festa.
É o trabalho voluntário fruto da militância revolucionária, esta decorrente do facto de serem portadores do mais belo de todos os ideais, o ideal comunista de liberdade, de justiça social, de paz, de fraternidade, de solidariedade.
Em muitos casos trazem consigo amigos que, não sendo militantes do PCP o vêem, contudo, como o seu Partido, na medida em que o conhecem das empresas onde trabalham e o sabem sempre na primeira linha da luta pela defesa dos interesses de todos os trabalhadores – e ali vão dar o seu contributo, ajudando à construção da Festa que, muito justamente, sentem também como coisa sua.
Todos, desempenham ali as tarefas necessárias à construção da Festa, uns dentro da sua actividade profissional, especializada, outros adaptando-se… ao que é necessário fazer.
No final das jornadas de trabalho, convivem, brincam, lêem, ouvem música, participam em debates sobre aspectos relevantes da situação política nacional e internacional – ou, pura e simplesmente, descansam.
E tudo isto faz de cada jornada de trabalho na Atalaia um tempo singular de camaradagem, de fraternidade, de convívio, de amizade. Camaradagem, fraternidade, convívio, amizade que, porque nascidas e construídas desta forma, estarão presentes, mais tarde, durante os três dias da Festa, na postura dos milhares de visitantes que - oriundos de todo o País, comunistas e não comunistas, em muitos casos membros de outros partidos políticos – farão da Festa do Avante! a maior e a mais bela de todas as festas, o espaço com maior índice de fraternidade por metro quadrado em todo o território nacional.

8 comentários:

Anónimo disse...

Depois desde depoimento não há muito mais a acrescentar...somente

VIVA A FESTA DO AVANTE!

Anónimo disse...

Mais uma grande Festa do Avante,na linha das anteriores e que irrita cada vez mais os dirigentes da "esquerda democrática",coitadinhos só sabem fazer "comesainas" e sacar a massa do orçamento de estado para o gastarem a seu belo prazer.Ainda por cima queriam ficar com as receitas da Festa,como se o PCP fosse um partido "anjola" e não cumprisse com os preceitos legais. O lucro da Festa é uma contribuição generosa dos militantes e simpatizantes do PCP que todo o ano fazem jornadas de trabalho para baixar os custos do evento e com essa generosa atitude contribuirem para reforçar as finanças do PCP para ajudar na luta por melhores condições de vida para o povo e os trabalhadores portugueses. O PCP não recebe do OE cerca de 5 milhões de euros como o PS e o PSD todos os anos para manipular,prejudicar e afrontar os tabalhadores nos seus direitos de trabalho,da saúde,dos baixos salários e reformas,etc.,etc.,quando afinal são aqueles que pagam os seus impostos na hora para eles desbaratarem e se saciarem à sua vontade.
Viva a Festa do Avante,Viva o PCP,Vivam todos os comunistas que continuam na luta por um Portugal socialista,livre da opressão e da gatunisse duns tantos "melros" que se arvoram em "democratas da barriga cheia" para mandar "postas de pescada" contra aqueles que lutam contra este Governo do PS corrupto e ao serviço do grande capital.Vazem-se e vão para o país das maravilhas,já chega de "roubalheira".

Anónimo disse...

VIVA A FESTA DO AVANTE,VIVA O PCP,UNIDOS E ORGANIZADOS CADA VEZ SEREMOS MAIS FORTES E A NOSSA INFLUÊNCIA REFORÇA-SE E O NOSSO CAUDAL ESTÁ CADA VEZ MAIS PERTO DA VITÓRIA FINAL. O POVO PORTUGUÊS CADA VEZ ACREDITA MAIS QUE O PCP É DE FACTO O GRANDE PARTIDO DE ESQUERDA CAPAZ DE IMPLANTAR O SOCIALISMO DE ROSTO HUMANO E PROVOCAR AS RUPTURAS NECESSÁRIAS PARA PORTUGAL SER UM PAÍS DE OPORTUNIDADES PARA TODOS E NÃO PARA ALGUNS E RESTITUIR A ALEGRIA DE VIVER AO POVO PORTUGUÊS,TÃO MAL TRATADO POR ESSES "CHICOS ESPERTOS" DO PS E DO PSD/CDS/PP,AO LONGO DESTES 32 ANOS. JÁ CHEGA DE "MAMISSE" AGORA QUE "MAMEM" NOS "PEITOS DA CABRITINHA" DO QUIM BARREIROS,SE ELE DEIXAR,COMO É ÓBVIO!!!

Anónimo disse...

É preciso dar uma "vassourada" nisto,porque o Codigo do Trabalho não pode passar,porque é o maior embuste que jamais algum partido cometeu neste país e até ao derradeiro minuto é preciso lutar pela sua revogação.
O ultraconservador Cavaco Slva não se preocupou em vetar o diploma ou mandá-lo para o Tribunal Constitucional porque está de acordo com tudo que seja lesivo para os trabalhadores,está é preocupado com a nova lei do divórcio porque os sectores mais retrógados da sociedade portuguesa,incluindo a Igreja Católica (ala mais conservadora-OPUS DEI-,onde estão os Jardins Gonçalves,Guterres e mais uns "testas de ferro" que para o caso não inteessa),mas que para serem sérios como a"mulher de César" têm primeiro de provar.Mas parece que a prova não é boa nem nos grandes vinhos alentejanos.Cuitados,são todos um "pobres diabos" que andam a enganar Deus e os fiéis.
Cavaco a e sua Maria ainda não estão cansados de passear,não lhes chegou os 10 anos de primeiro-ministro,não custa nada gastar a "massa" de quem aperta o cinto e o laço. Esse "lingua travada" devia ter mais respeito pelos pobres,não acham?!

Anónimo disse...

Mais uma longa maratona contra o Pacote Laboral.Os desgraçados dos Dirigentes da CGTP,mais os Dirigentes Sindicais de todo o país,afinal nem férias gozaram para hoje apresentarem na Comissão Parlamentar do Trabalho os 3.000 pareceres que comprovam à saciedade que este Código do Trabalho é ilegal e inconstitucional e deve ser metido no "cesto dos papéis" o mais rapidamente possível.Este embuste que o Governo do PS quer impor à generalidade dos trabalhadores portugueses,comprova que anda de mãos dadas com o grande capital e quer sancionar e desgraçar definitivamente os trabalhadores,sejam eles socialistas,comunistas,democrata-cristãos ou o "raio que os parta".Chega de atropelos e de falta de sensabilidade e humanismo para se ir tão longe,penso que nem Salazar ousaria ir tão longe nestes desígnios do PS em relação a um Código do Trabalho que é profundamente aberrante e atentatório dos valores mais sagrados que os seres humanos conquistaram ao longo de um século.Os trabalhadores de todo o mundo vivem momentos inquietantes e preocupantes e não podem aceitar esta lógica do "posso,quero e mando" que os governos da "chamada Europa livre" nos querem impor a tudo o custo,como se fosssemos "animais selvagens" em fase de extinção.Estas provocações e atitudes de autêntico "holocausto político" não podem passar e não são comparáveis com os valores da ética política,da moral e do humanismo que devem presidir a um estado de direito democrático que deve estar ao lado daqueles que são mais vulneráveis e débeis.

Anónimo disse...

Depois de ver este comentário sobre o Código do Trabalho não tenho mais nada a acrescentar,tão eloquente ele é em todos os aspectos da nossa vivência humana.Só lamento que a hierarquia da Igreja Católica não se pronuncie sobre os aspectos mais nefastos que o código têm em relação à organização da família e não só.Preocupa-se é com o "papel e os seus superiores interesses de classe",chega de hipocrisia e de falta de honestidade intelectual dos seus superiores hierárquicos!!!

Anónimo disse...

O Sr. Paulo Pedroso,na primeira entrevista que dá após o escândalo da Casa Pia,diz que se o PS não obtiver a maioria absoluta o melhor é formatar novamente o Bloco Central,pois a política que o PS está a realizar coaduna-se perfeitamente com os interesses do PSD.Isto não é novidade nenhuma,pois os "socialistas" habituaram-nos desde sempre a esta prática fraudulenta de fazer política.E escusam de inventar "chavões" como sendo da "esquerda moderna", da "ala mais conservadora, da "ala mais progressista".etc.,porque no fundo são todos iguais,ou seja,da "ala dos tachos" e dos interesses da "massinha",não é verdade?!
Mas isto vem a propósito dos malabarismos do Sr. Paulo Pedroso,uma figura incontornável da vida política e que nos seus actos de fé ora joga à esquerda,ora à direita,conforme as suas conveniências(...)
Foi com estas incongruências,malabarismos,demogagia e populismo que o PS conseguiu ludribiar milhares de portugueses ao longo destes 32 anos que na sua boa fé acreditavam que se regenerava e limpava.
Enganaram-se e enganam-se se continuarem a pensar assim,porque já não tem emenda e agora o que é necessário é dar-lhe uma grande "soba" nos próximos actos eleitorais,sem esquecer que voto no PSD é exactamente a mesma coisa,ou seja,bebem os dois do mesmo "leite" e dali também não se espera nada.Cuidado com as manipulações e vamos todos cumprir o grande objectivo a curto/médio prazo que é derrotar toda a direita,PS,PSD e CDS/PP e criar uma nova esperança com a verdadeira esquerda de afirmação dos valores,das convicções da ética e das propostas justas,sérias e honestas para o povo português.Com o PCP o "sol brilhará para todos" e teremos sempre um verdadeiro amigo na defesa intransigente dos nossos direitos e interesses.Vamos a isso!!!

Anónimo disse...

Comungo totalmente com a análise do meu conterrâneo,porque é precisa,objectiva e concludente e exprime com honestidade intelectual e política o rumo do PS,do PSD e CDS/PP ao longo destes anos.Só não vê quem for "ceguinho" e não sofrer na "pele" as agruras desta política nefasta,criminosa e suicida.Vamos a eles com acções democráticas que mudem o país de "cor de rosa" e "laranja",dando-lhe outro visual e cor,okey!