quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Jornada de Luta do Ensino secundário



A JCP saúda a Jornada de Luta do Ensino Secundário e Básico do 5 de Novembro!
Mais uma vez os estudantes saíram á rua denunciando as políticas injustas dos sucessivos governos PS, PSD ou PSD/CDS e que revelam um ataque gravíssimo á democracia Portuguesa desde o 25 de Abril de 1974.
Assim destacamos:
- O ESTATUTO DO ALUNO - A mais recente ofensiva ao ensino que não passa de um conjunto de novas regras injustas, fazendo dos estudantes reis de indisciplina, para não falar que com o novo estatuto, o regime de faltas também muda. Assim sendo nem doentes podem ficar visto que estas são limitadas;
- A EDUCAÇÃO SEXUAL - Está consagrada na constituição desde 1984, mas ainda não foi implementada. E cuja é muito necessária já que Portugal é dos países com maior número de mães adolescentes e jovens com DST;
- A PRIVATIZAÇÃO DE ESCOLAS E SERVIÇOS - O maior exemplo é a EPE (empresa parque escolar) que assim que intervem nas escolas fica responsável por certos serviços, obrigando os alunos a pagar mais caro serviços que devem ser garantidos pelo estado (cantinas, bares, papelarias);
- OS EXAMES NACIONAIS - Injustos porque avaliam o trabalho de 2/3 ano em 2/3 horas! E também é uma maneira muito fácil de dificultar o seguimento de estudos de muitos estudantes;
- A FALTA DE INVESTIMENTO NAS ESCOLAS - a falta de investimento para o melhoramento de condições materiais e humanos para um educação de plena qualidade;
- O NOVO REGIME JURÍDICO - Obriga a uma concentração de poderes acabando com a democracia na escola, e por outro lado há uma grande abertura ás empresas para o investimento no espaço escolar, cujo objectivo máximo é o lucro;

Contra estas medidas mais de 200 estudantes da Póvoa de Lanhoso, 2.000 em todo o distrito e 20.000!!!

De destacar que muitas escolas não saíram á rua porque os conselhos executivos os proibiram, intimidando os alunos!!!...

A LUTA CONTINUA POR UMA ESCOLA PÚBLICA, DEMOCRATICA, GRATUÍTA E DE QUALIDADE PARA TODOS

130 comentários:

Anónimo disse...

Até houve quem intimidasse, caso o aluno fizesse greve, com o cancelamento de subsídio respeitante ao escalão a que por lei tem direito.
É absolutamente ultrajante!

Anónimo disse...

Como aluna da escola EB2e3 professor Gonçalo Sampaio gostaría de saber porque não existe uma associação de estudantes?

Anónimo disse...

Este governo é especialista em intimidar,perseguir e ameaçar,não tem racionalidade democrática e não passa de um partido que tem "tiques de arrogância" e de "mau feitio" e está a precisar de uns grandes "estalos" e de uma grande "coça".Depois os que intimidam,que não se queixem que os pais dos alunos os socam vem socados,são poucas as que caiem no chão.

São uns autênticos lacaios e parasitas do sistema de ensino que vigora "neste país plantado à beira mar",tenham vergonha seus "bufos" de algibeira.

É absolutamente inqualificável e o sistema democrático está de "rastos",isto não tem por onde se lhe pegar!

Anónimo disse...

Peço ao anónimo das 23:07 H. que denuncie quem exerceu essa intimidação para ficarmos a saber quem é! É tempo de se tomarem as devidas providências para acabar com essa escória que vagueia pelas Escolas deste país.

Continuamos a ter "bufos" instalados em todo o aparelho de estado e temos de correr com eles,seja a bem ou a mal,estão a mais nesta sociedade de "pelintras" e de corruptos profissionais,é tempo de fazer uma limpeza a seco,bem feita!

A minha indignação é tal que a acontecer com um filho meu,partia-lhe a cara toda...

Sou por um Ensino público de qualidade mas os que prevericam têm de ser postos na rua..,mas depois não se queixem seus "anjolas"!

Um povoense indignado com estas atitudes intimidatórias!

António Silva

Anónimo disse...

Margarida:

O Conselho Directivo da sua escola não deve ter interesse,porque a democracia para eles não existe,só existe para receberem chorudos ordenados.E são sempre as mesmas pessoas do "burgo" da Póvoa,as chamadas "élites",ditas intelectuais,mas de intelectuais não têm absolutamente nada.Ora viram à direita,oram viram à "esquerda",são uns "viras casacos" do sistema que vigora na Póvoa há muitos anos.Até parece que são os donos,ou donas,da Escola,mas não são.São uns refinados e matreiros do fascismo e alinham com todos para gaudio dos seus interesses de classe e dos "tachos",é esta podridão que temos na Escola Pública paga por todos nós.

Mas é do V/interesse organizarem-se e criá-lo,porque faz parte da lei e nenhum Conselho Directivo o pode impedir,entende Margarida!

Vocês são o futuro do país,não são os "velhos do Restelo",percebe!

Organizem-se e lutem pelos V/interesses,sem mêdo,nem receios!

Ex-Professor do Ensino!

Anónimo disse...

Comemora-se hoje dia 7 de Novembro o 91º aniversário da Revolução de Outubro, primeiro grande acto de ruptura com o capitalismo e a exploração do homem pelo homem e ponto de partida para a primeira grande tentativa, na história da humanidade, de construção de uma sociedade nova, liberta de todas as formas de opressão e de exploração.

Anónimo disse...

"OS DOCENTES SÃO ASFIXIADOS EM BUROCRACIA E A ESCOLA AFASTADA DA SUA MISSÃO PRINCIPAL.O ENSINO ESTÁ à BEIRA DO ABISMO!

"A MÉDIA NACIONAL DOS EXAMES DE MATEMÁTICA,NEGATIVA HÁ UM ANO,É AGORA DE MAIS DE 12 VALORES!(...)MAIS DE 90% DAS ESCOLAS TÊM AGORA MÉDIA POSITIVA A MATEMÁTICA.(...)O PROBLEMA É QUE NINGUÉM ACREDITA!(...) QUEM DESCONFIA TEM RAZÃO.E SÓ ENCONTRA TRÊS EXPLICAÇÕES:OS EXAMES FORAM INCOMPREENSÍVELMENTE FÁCEIS;AS REGRAS DE AVALIAÇÃO FORAM EXTRAORDINARIAMENTE BENEVOLENTES;OU HOUVE INGERÊNCIA ADMINISTRATIVA PARA CORRIGIR AS NOTAS."

"HOJE,O MUNDO É UM CONVITE À CORRUPÇÃO."

AS REGRAS DO ENSINO ESTÃO ENQUADRADAS PRECISAMENTE NESTA SIMPLES FRASE,QUE VERGONHA!!!

Professor Aposentado!

Anónimo disse...

A organização do Sistema de Ensino tem sido alvo de inúmeras reformas e de infindáveis campanhas de propaganda que tentam justificá-las.No essencial,todas visam aprofundar a escola enquanto meio reprodutor das injustiças,preservando a diferenciação classista.Assim,a Escola está cada vez mais ao serviço da classe dominante,transformada muitas vezes num processo meramente formativo para as camadas trabalhadoras,ao mesmo tempo que assegura às camadas mais ricas o conhecimento necessário ao desempenho do seu papel social,o de prosseguir a exploração e a manutenção do sistema capitalista.Os instrumentos educativos são cada vez mais diferenciados,os contextos materiais,sociais e humanos cada vez mais distintos entre escolas,por vezes entre cursos ou turmas e simultaneamente avança a estratégia de privatização do ensino.A entrada das empresas directamente na gestão das escolas representa,para já,não apenas a intromissão privada na escola da República,mas também o condicionamento do processo de ensino-aprendizagem às necessidades voláteis e instáveis dos interesses empresariais.A divisão da escola pública,por meio de uma clivagem cada vez mais evidente,entre o ensino para o prosseguimento de estudos e ensino profissional meramente formativo,é uma expressão clara da estratégia do Governo que visa reduzir a escola pública a uma ante-câmara do mundo do trabalho,cujo principal papel se limita a proporcionar uma «aquisição de competências» e onde o conhecimento e a compreensão,a formação da cultura integral do indivíduo,são considerados perigosos e subversivos processos.

As actuais políticas de direita e subordinação do Estado aos caprichos do capital têm orientado a Escola Pública no sentido do empobrecimento e degradação,de elitização e de perpetuação das actuais relações sociais.

Enquanto comunistas cabe-nos denunciar e combater essa estratégia de reprodução da cultura da classe dominante,impedir a utilização da Escola Pública como via de prosseguimento de estudos para uns e como instituto de formação profissional para outros,em função da sua condição social e económica;defender a Escola Pública,Gratuita,Democrática e de Qualidade para todos!

Professor Universitário - Braga

Anónimo disse...

A REVOLUÇÃO DE OUTUBRO CONFIRMOU A INEVITABILIDADE DA DERROTA DO CAPITALISMO E DA VITÓRIA DO SOCIALISMO!

É significativo que hoje - 91 anos depois de Outubro e quase vinte após o fim da URSS - essas conquistas constituam os alvos prioritários da ofensiva do capitalismo internacional contra os trabalhadores e constituam linhas essenciais da política do Governo PS/Sócrates,visíveis designadamente no famigerado Código do Trabalho.

Assinalando o 7 de Novembro,é indispensável sublinhar o papel decisivo desempenhado pela URSS enquanto protagonista principal da resistência à ambição nazi-fascista de domínio do mundo - ambição derrotada essencialmente pelo povo soviético e pelo seu Exército Vermelho,à custa de mais de vinte milhões de mortos:homens,mulheres e jovens que morreram pela liberdade de toda a humanidade,pela democracia e pela paz no mundo;que morreram a defender a Vida.

E é igualmente imperioso sublinhar o papel da URSS na luta libertadora dos povos e na liquidação do colonialismo,bem como na solidariedade activa ao combate contra todas as ditaduras fascistas,sustentadas pelo imperialismo norte-americano - e recordar que,no caso de Portugal,enquanto o regime fascista contou,até ao seu último dia de vida,com o apoio dos EUA e das democracias burguesas europeias,os resistentes antifascistas contaram sempre com o apoio fraterno e solidário da URSS e dos restantes países socialistas - da mesma forma que a Revolução de Abril foi,desde o seu primeiro dia de vida,um alvo dos ataques dos que haviam apoiado o fascismo e contou,desde o seu primeiro dia de vida,com o apoio dos que haviam ajudado a derrotá-lo.

E é significativo que o nosso País esteja,hoje,por efeito de 32 anos de política de direita,totalmente nas mãos dessas potências que apoiaram o fascismo e combateram Abril.

É nessa perspectiva que os comunistas portugueses prosseguem a sua luta e continuam a afirmar que o projecto de sociedade que é seu objectivo maior tem as suas raízes essenciais nos valores,nos princípios,nos êxitos da Revolução de Outubro,cujos ensinamentos constituem uma referência de todos os dias - na luta contra a política de direita e por uma alternativa de esquerda,tendo sempre no horizonte o socialismo e o comunismo.

E venceremos.

VIVA O 91º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO!

Militante Comunista - Marxista-Leninista

Anónimo disse...

A Realização do Conclave Distrital do PS no ISAVE,não lhes parece que cheira a "jeito" de interesses entre o Instituto e o Governo,com vista a favorecê-lo?!

O Sr.José Henriques,um "chico esperto nesta matéria e que não olha a meios para atingir os fins","não dá ponta sem nó",tem uns livros por onde apreendeu muito duvidosos e desconfio muito destas ligações afectuosas,entre ele e os responsáveis do PS a nível local: Mesquita Machado,Joaquim Barreto,Fernando Moniz,Rodrigues & Névoa,Lúcio Pinto e o falecido bombista,Cónego Melo,coitado não se pode agora defender o que é uma pena(...)

Estes senhores que se vendem por bom dinheiro,como Judas,não podiam realizar o seu congresso num local mais apetecível e melhor que Geraz do Minho:Com belas paisagens e um ex-espaço verde,agora um grande elefante negro,vai servir de estratégia para nos continuarem a fustigar com a sua política neo-liberal ao serviço do grande capital e no aniquilamento do Ensino Superior Público,com mais cedências aos privados do Ensino sem regras,sem ética,sem responsabilidade e duma incompetência a toda a prova!

Quanta "massa" mais vai chegar para o Sr.José Henriques gastar a seu belo prazer,nos belos passeios e locais paradisíacos de beldades e de gozo?!...

Estudante da ENSINAVE

Anónimo disse...

Há quantos anos está a dirigir o Conselho Directivo da Escola Secundária Alberto Sampaio a sua Presidente? Quem souber que me responda,tenho uma aposta muito substancial com uma colega e fico grata a quem o fizer rapidamente!

Eva

Anónimo disse...

O crime compensa para quem ocupa um cargo político de relevo,quem é militante dum partido da área do poder,é bonita e gera amores e ódios e tem carisma popular!

A justiça tem dois pesos e duas medidas,quando se trata duma pessoa mediática,bem relacionada com o poder político e se movimenta à vontade,tem atenuantes e é bem tratada pela justiça!

Pobre justiça e pobre democracia,aonde vais parar?!...

Um felgueirense de olhos bem abertos!

Anónimo disse...

Eu acho isso da intimidação uma valente MENTIRA! 99% destas crianças, só faz greve para não ter q ir as aulas, estão-se literalmente nas tintas para o significado da greve. E vocês comunistas, deixem de ser idiotas. Maldita paranoia da perseguição.. Graças a deus o futuro do nosso país não está nas vossas mãos.

Anónimo disse...

Deixe-se de picardias e de ser acéfalo.As crianças de que fala já são crescidas e sabem o que querem deste ensino paupérrimo,seu ignorante! Agora o que está em causa é o facto de utilizarem a coacção e a intimidação para coartarem a liberdade de fazer greve a quem a quer fazer.Parece que nessa Escola já existem os famigerados "gorilas" que o regimen fascista impunha para intimidar os alunos de fazer greve,o que é inaceitável numa sociedade que dizem ser democrática!

Quanto ao futuro,não esteja tão certo de que esta "bandalheira" vai continuar por muito e muito tempo,porque o povo não está com os olhos tão fechados como o senhor pensa.Olhe que a Póvoa já não é aquela "terrinha de ceguinhos",como vocês costumam dizer,enganam-se redondamente!

As nossas Escolas estão de facto no patamar mais alto do "Ranking" nacional;é só ver as estatísticas e verificar: seu agiota,estamos no 332º.lugar,dê os meus louvores e parabéns aos responsáveis por esta péssima classificação,nem com o facilitismo do Ministério da Educação,lá vão!!!

Eva

Anónimo disse...

«Maldita paranoia da perseguição..»
Diría antes maldita mania de perseguir têm vocês,gente rasca e da sua laia ouviu srº Tiago!
São pessoas com o seu pensamento que prejudicam gravemente a democracia.
O senhor Tiago, por certo foi à casa de banho, e o que devería ter saído pelo cú subiu-lhe à cabeça e desatou a vomitar Merda por essa boca fora.
Tenha Juízo e vá nanar!
Mais tarde vou-lhe contar quem ameaçou os alunos,Ok
Beijo grande

Anónimo disse...

Querida Eva, andas à procura do teu "Adão"? Olha que a Escola Secundária Alberto Sampaio é em Braga, querida. Que é que querias dizer com aquilo do Conselho Directivo?...

Anónimo disse...

Sabieis que o presidente da camara foi passar férias ao brasil com o arquiteto gago de trabassos, o Manuel Sousa? O Batista que não se ponha a toques não que o interesseiro do arquiteto faz-lhe a folha como tentou fazer ao Dr. Tinoco mas ele apercebeu-se a tempo e pôs-lhe uns patins... Ai Batista, Batista, não vás em cantigas...

Anónimo disse...

Obrigado ao PCP por publicar o texto sobre as férias do Batista. Mandeio pro blog do PSD e não publicaram porque há senssura.

Anónimo disse...

ANÓNIMO DAS 23:52 HORAS

Peço desculpa do lapso,de facto é Gonçalo Sampaio,grande povoense que,também,tem uma Escola e Rua com o seu nome em Braga,não sabia?!

Não me chame querida,porque já tenho um charmoso e belo namorado que me ama muito e não tenho intenções de o trair,de maneira alguma.Não sou traiçoeira e,como em tudo na vida,gosto da máxima transparência e ética na vida!

Relativamente à pergunta que formulei de saber há quantos anos é que a Presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária Gonçalo Sampaio ocupa aquele "tacho",é verdade! Se souber,por favor,informe-me para desvendar a aposta,não se importa?!

Eva

Anónimo disse...

O PS ONTEM ESCREVEU UMA PÁGINA NEGRA NA HISTÓRIA DE PORTUGAL!

É verdade e tem uma tradução muito simples,o PS é de facto o grande coveiro e traidor dos direitos dos trabalhadores portugueses,vendeu-se nitidamente ao grande patronato e capital e não posso deixar de os brindar com estes dois adjectivos: grandes vigaristas e gatunos dos meus direitos,dos meus filhos e dos meus netos,nunca me esquecerei seus pulhas e fascistas.

Este Código do Trabalho,tem uma leitura terrorista,assassina e cobarde e jamais o PS poderá ter o voto dos trabalhadores portugueses,porque lhes retirou o que de mais sagrado ainda tinham,o direito a terem alguma segurança no seu posto de trabalho.Com estas alterações que introduziu,os trabalhadores ficam fragilizados e numa intranquilidade tremenda,entregaram ao patronato uma "bomba atómica" para os calar e depois matar aos bocados...

A contra-revolução iniciada no 25 de Novembro contra os direitos dos trabalhadores,teve agora a sua última fase de concretização com este Código do Trabalho.

Agora acusem os comunistas de não terem lutado pela sua revogação e de não estarem sempre ao lado dos trabalhadores contra este embuste e sacanisse do PS.Mas o PSD e o CDS/PP,abstiveram-se em colaboração hipócrita com o PS,como é costume.Mas nas eleições, vão todos pedir o voto dos trabalhadores como se não fosse nada com eles.Quem tiver vergonha que fuja deles,porque com estas leis vão continuar a "comer,com mais intensidade,o pão e o leite das nossas criançinhas",depois não se queixem e não digam que não foram alertados e avisados!!!

Um trabalhador honesto e disponível para os trucidar!

Anónimo disse...

Eva:

Tenho ideia de que a cerca de 24 anos, mas n tenho a certeza...

Não há qualquer justificação para a intimidação dos estudantes, ameaçando-os de que perderiam o subsidio caso faltassem ás aulas, mas isso vai mudar! Porque os estudantes estão fartos, e vão dizer um BASTA e a este abuso de poder...

Anónimo disse...

Camarada:

Estou de acordo consigo,esta aprovação do Código do Trabalho pelo Governo do PS é uma traição e um roubo aos trabalhadores portugueses.

É inaceitável que nem uma proposta de alteração,das 184 apresentadas pelo PCP,fosse aceite,vejam os compromissos que o PS tinha com o grande patronato para não alterar nem um milímetro os artigos mais gravosos do Código do Trabalho.

Se algum socialista,um dia destes, me disser que este Código do Trabalho não é gravoso para os trabalhadores,que se cuide...

Pedreiro especializado em marretar obra!

Anónimo disse...

ANÓNIMO DA 1:11 HORAS

Obrigado pela informação e quase acertei.

Não acha que é muito tempo? Parece que é um lugar vitalício,eu não percebo,sabia que apareciam fenómenos destes para o Entroncamento,mas,afinal,aqui na Póvoa também os há.

A Póvoa está a precisar de mudanças estruturais,mas também de renovação de pessoas,há que dar a vez aos mais novos com outra mentalidade e atitude,não acha?

Boa noite e muito obrigado pelo seu esclarecimento.

Eva

Anónimo disse...

Eva:

N tem que agradecer.

Eu não digo que a solução seja dão lugar aos novos, porque assim o problema n se resolveria, apenas seria adiado, e se alguem os fizesse ver cm estão errados?! por exemplo os estudantes, que são os que mais sofrem com isto?!?...Pois se tivermos atentos eles estão a tentar mudar as coisas, mas é dificil, talves com uma ajudinha do resto da sociedade a coisa se desse :)

Anónimo disse...

Nem o fascista do Salazar ousou aplicar leis de trabalho tão graves e duras contra os trabalhadores.Se o Salazar era um fascista,estes gaijos do PS são nazi-fascistas,porque assassinam e matam desta maneira os trabalhadores.São uns lacaios e jagunços do grande capital,um dia sereis todos trucidados,para usar uma vossa expressão recente!

Os livros são iguais,só que estes fingem que são democratas e socialistas para nos impor uma ditadura ainda mais cruel do que o António,só mudou o nome,este chama-se José e vai ter um lindo enterro,não em Castelo Branco,mas em Santa Comba Dão.Vai ficar junto ao seu fiel amigo António,para ser venerado pelos trabalhadores fascistas e socialistas...

Jovens Capitães de Abril,vocês fizeram uma Revolução generosa mas entregaram o poder a traidores da Pátria,nunca acreditaram que existiam patriotas mais sérios e solidários com o povo português e agora,estes falsos democratas do PS,brindam-nos com estas leis fascisantes.É realmente a página mais negra da história de Portugal para os trabalhadores portugueses.

Não tenho mais palavras para poder expressar o meu desalento e tristeza,estes gaijos foram longe demais e têm de ter uma resposta adequada...

A partir de agora os Dirigentes Sindicais,os membros das Comissões de Trabalhadores e os Delegados Sindicais é que vão sofrer,mas temos de ter a coragem suficiente para resistir,lutar e vencer! Vai ser duro e doloroso,mas vamos conseguir derrotar este Código e o Governo fascista do PS,não tenho dúvidas disso!

Um Sindicalista organizado e disponível para a luta que se avizinha!!!

Anónimo disse...

A partir de agora o PS é um partido fascista e de acordo com a Constituição da República tem de ser extinto.

Os direitos,liberdades e garantias são fortemente afectados por este Código Laboral e os trabalhadores ficam à mercê do patronato.As normas de equilíbrio constitucional são fortemente alteradas e,por isso,o PCP tem toda a legitimidade para pedir a inconstitucionalidade da lei.

Por outro lado,o PR,como garante da Constituição,pode legitimamente mandar para apreciação para o Tribunal Constitucional esta lei.Espero que o juramento que fez,de cumprir e fazer cumprir a constituição,seja efectivamente honrado.

Pronto camaradas,espero ter dado um pequeno contributo para a luta que vamos travar,sou um trolha com um diploma da nossa universidade da vida,mas preparado para dar tudo que tenho para derrotar este Código e o governo fascista de Sócrates.

Anónimo disse...

Não há ninguém dentro do PS capaz de pensar com alguma racionalidade nesta deriva política que o Governo está a utilizar para levar para o precipício o povo e o país?!

O nosso país com uma história de oito séculos não pode continuar a ter governantes que "assobiam para o ar","ou que metem a cabeça na areia como a abstruz",como nada se passasse?!

Aonde param certos dirigentes do PS que lutaram contra a ditadura fascista e as injustiças sociais que se praticavam naquele regimen odioso?!

Como é possível um Governo que se diz de esquerda,não ouvir o "ruído" de milhares de trabalhadores que se manifestam contra a retirada de importantes direitos que o 25 de Abril lhes deu?!

Mas como é isto:Já não se respeita os valores da moral,do humanismo e da ética?!Aonde está a sensibilidade do poder político para não ouvir os "gritos" do desespero,da revolta e da indignação de um povo que clama pelo direito à sobrevivência e pela dignidade enquanto ser humano?!

Se é assim,então é preciso parar para reflectir e pensar e os órgãos de soberania têm uma palavra a dizer...

Governar desta maneira e com esta impetuosidade violenta não pode ser,é preciso travá-la e dar a palavra ao povo para decidir o que quer do seu país!...O PR tem de tomar atitudes enérgicas e urgentes porque o país está-se a afundar e a entrar no fundo!

Este grito de desespero que está subjacente neste comentário é sério e preocupante e provêm de um democrata que se cruzou muitas vezes com outros "companheiros de estrada" em lutas e outras hostilidades contra o regimen fascista e que está em total desacordo com esta governação política!...

Anónimo disse...

Ó Eva, Evinha...
Em vez de vires aqui preocupares-te
com o número de anos é que a Drª Luísa está à frente do Conselho Directivo da Escola de que nem tu sabias o nome, porque não vais tu candidatares-te ao lugar que ela ocupa? E se não vais tu, porque é que não arranjas quem o faça por ti, para a tirares de lá?
Sabias que ela está lá por eleição para mandatos de três anos e que nessa eleição votam os colegas professores, o pessoal auxiliar e administrativo, os representantes dos alunos e os pais?
Será que quem vota é tudo burro, ou serás tu, Evinha?
Então que democracia é essa que tu defendes ó rapariga?
Também tens outro caminho, que é o
de organizares uma manifestação do povo do concelho a pedir para que ela seja demitida e se conseguires concerteza que tens razão e provas que os pais dos alunos não querem que ela lá continue.
Continua com o teu charmoso e não deites mais asneiras para o blog.
Uma beijoca.
Zé de Santa Luzia

Anónimo disse...

Margarida
Tens toda a razão moça.
Se não existe na tua escola uma Associação de Estudantes, a culpa é tua e dos teus colegas por não se
organizarem e constituirem uma.
No meu tempo havia uma e até tinha
muitas iniciativas que a Luisinha sempre apoiou.
Mãos ao trabalho Margarida!
José Guilherme

Anónimo disse...

Ó Zé de Santa Luzia!

Estás a ficar pirado e com uma racionalidade abstrata.Então eu não conheço a Drª.Luísa Sousa Dias,era o que faltava...há muitos e bons anos!

Não quero fazer mais comentários para não ser deselegante e porque entendo que não tens qualquer nível para conversar comigo e me chamares burra,porque a Drª.Luísa Sousa Dias foi exactamente minha professora e ela de burra não tem nada,percebes meu!

Vai dormir e cura-te destas infantilidades o mais depressa possível!

Boa noite

Eva

Anónimo disse...

O "ex-professor do ensino do dia 7 está classificado.
Primeiro porque se é ex-professor como diz, tinha que ser do ensino, que de outra coisa havia de ser?
Depois porque não sabe escrever e se não sabe escrever tinha mesmo de ser "ex" porque não podia estar a ensinar o que não sabe.
Está classificado, o "hominho" e as suas ideias.

Anónimo disse...

Ai Evinha, Evinha
Tu ainda estás acordada rapariga ou és a guarda do blog para responderes tão depressa?
Eu já estou entre as mantas e aqui sózinho mas se quiseres podes vir fazer-me companhia que sempre ficamos mais quentinhos e muito aconchegados, se o teu charmoso não se importar!
Faz um bom ó-ó, Evita.
Zé de Santa Luzia

Anónimo disse...

ESCÂNDALO BPN!!!

Segundo o Jornal o "SOL",o governador do Banco de Portugal ignorou alertas durante anos!

Equipa do FURACÃO e DELOITE avisaram Constâncio!

- Primeiros avisos em 2002

- Banco Central tinha meios para intervir e não o fez

De que está há espera o PR para tomar uma decisão?!...

Pequeno accionista do BPN

Anónimo disse...

Então Evita, vens ou não?
É que estou à uma hora à tua espera morzito!
Zé de Santa Luzia

Anónimo disse...

Ó Zé de Santa Luzia, já estás a vir em direcção à Póvoa? No passado fosto o Zé do Mosteiro, agora já estás em Santa Luzia...
Deixa a Eva em paz que ela tem toda a razão. A tua mulher é eleita porque arranja sempre com que não apareça ninguém para a afrontar. Quem tiver essa ousadia já sabe que fica com os piores horários...
Vê lá se te calas, Carlos, porque tens telhados de vidro. Não conheço a Eva, que aproveito para saudar, mas que ela tem razão, tem. Sei do que falo porque sou colega (e não "amiga") da tua mulher, percebes?... Cala lá o bico ou modera essa linguagem, ok?

Anónimo disse...

Ah, já me esquecia, pior do que ter uma Ministra da Educação sinistra como a que temos, é ter uma Presidente do Executivo como a que tenho... Altiva, arrogante e fascista!...

Anónimo disse...

Com certeza k os alunos se teem de organizar, sem dúvida...Mas msm sem associação de estudantes desde quando é que o conselho executivo tem de autorizar uma greve dos estudantes...mas em que epoca vivemos?!...ah?!...

é que o facto é este, os estudantes já tinham td pronto para a manif e só lhes faltava entregar o doc. ao executivo para INFORMAR de que iriam aderir a greve... vem vem um senhor tdo autoritário dizer que n podem fazer greve porque sao novos de mais, e porque nos estatudo dizia qualquer coisa sobre essa proibição(qualquer coisa pk n lhes mostrou nada... talvez n houvesse nada para mostrar) ...Desde quando é k uns estatutos são mais importantes que a Constituição da República Portuguesa?!

Anónimo disse...

DECLARAÇÕES DA MANUEL ALEGRE AO JN DE 09/11/08!

"PARTIDO VOTOU CONTRA O QUE TINHA DITO DO CÓDIGO BAGÃO"

"Votei de acordo com a minha consciência.O PS é que,infelizmente,votou contra aquilo que tinha dito em 2003".Com este argumento,Manuel Alegre juntou-se às vozes da Oposição para justificar o seu voto contra.

Fez questão ainda de lembrar a contestação do seu partido ao Código de Bagão Felix."Eu até fui muito duro e agora quase que tinha de lhe pedir desculpa das coisas que lhe disse na altura".E ao falar de consequências do seu ACTO,Alegre sugeriu que o PS repense a orientação das polítcas sociais".

Amigos,estas declarações de Manuel Alegre,clarificam a "cassete" de alguns socialista da Póvoa de que o PCP e a CGTP são sempre contra qualquer reforma inovadora do Governo do PS!

Quando elas têm este substracto e estas traições,incongruências,mentiras,manobras dilatórias e incoerências políticas como Manuel Alegre assinalou,estamos conversados!...Aonde está a honra do Governo?!...,se calhar na sede da CIP,não é senhor Vam Zeler!!!

O futuro do país,felizmente,não passa pelo PS,há outras alternativas sérias e coerentes que se idenfificam com os interesses dos trabalhadores e,José Sócrates,pode estar descansado que o populismo,a demagogia e a traição tem os seus dias contados e a sua derrota é uma questão de tempo.O País está a ficar de "cú ao léu"... Já sei senhor José Sócrates,que se vai pirar para um "tacho" que já tem guardado em Bruxelas,pelos seus prestimosos serviços prestados ao grande capital,tal como aconteceu com Durão Barroso,quando invocou que a país estava de "tanga" e vocês nessa altura poderão utilizar aquele conhecido slogan: Porreiro Pá!Deixamos aqueles ignorantes a falar só,agora que se desenrasquem!!!

Um Socialista - apoiante de Manuel Alegre - Vila

Anónimo disse...

Agora fiquei a saber que o senhor Carlos Sousa Dias,utiliza o pseudónimo,ou o disfarce de anónimo,Zé do Mosteiro e Zé de Santa Luzia,para gáudio da sua inferioridade intelectual e mental.

Como é que o senhor Carlos queria ter alguma coisa comigo,se está inferiorizado à tantos anos e nem o "carolo" se lhe levanta,pobre homem!...

Felizmente o meu charmoso é "vinho de outra pipa",é batalhador,inovador,meigo e duma grande sensibilidade para o acto...não preciso de o trair!!!

Agradeço à Prof.ter deslindado a origem de impropérios tão deselegantes e com o seu comentário acabar por confirmar aquilo que muitos professores e professoras que leccionam na Escola Secundária Gonçalo Sampaio sabem:

É só isto:

"Deixa a Eva em paz que ela tem razão.A tua mulher é eleita porque arranja sempre com que não apareça ninguém para a afrontar.Quem tiver essa ousadia já sabe que fica com os piores horários"...

"Vê se te calas Carlos,porque tens telhados de vidro.Sei do que falo porque sou colega (e não "amiga") da tua mulher,percebes...cala lá o bico ou modera essa liguagem,OK".

Agora fiquei a saber as suas origens políticas,a sua ética,a sua personalidade,o seu carácter e a veemência das suas palavras em defesa do "tacho" da sua mulher.Mas olhe que isto vai acabar e será mais depressa do que aquilo que você pensa...

Reitero os meus agradecimento à Prof.anónima das 12:02 Horas,que teve a gentileza e a dignidade de desvendar os seus comentários infelizes e despropositados e já agora dou-lhe mais esta dica: para quando estão marcadas eleições para o Núcleo da Cruz Vermelha na Póvoa?!Parece-me que não há quorum, a sua mulher afastou alguns dos membros da Direcção para poder mandar à vontade,ninguém pode discordar de sua eminência,ela foi sempre uma "mandona" não sei se por influência da sua opção política,ou porque o "tacho" compensa o pouco tempo perdido nas funções que desempenha!!!

Senhor Carlos logo há noite veja lá se atrai a sua mulher para dormir consigo e o aquecer!!!

EVA

Anónimo disse...

Grande Evita:

Estás a mostrar que és uma grande mulher,dotada de uma personalidade invejável.Destronás-te uma pessoa que pensa que a Póvoa é propriedade da sua "família" e vulgarizaste-o àquilo que ele é,um homem cheio de "rabos de palha" e de falta de transparência...

Não vamos bater mais no "ceguinho",ele precisa de paz espiritual para combater a doença e por isso até lhe vamos desejar as rápidas melhoras.

Isabel

Anónimo disse...

A Dra Luísa está para a E.B como o João Jardim está para a Madeira!É triste!!! O saber sair fica bem em qualquer cargo de chefia.Esperemos que,assim como para os cargos políticos,haja limitações de mandatos para outros cargos,também!Tantas reformas estão sendo feitas nas escolas e com a carreira dos professores e casos destes passam despercebidos!!!

Anónimo disse...

À Evita e às suas colegas só quero
dizer que reafirmo tudo o que já anteriormente disse
Se querem tirar de lá a directora é fácil orgnizem listas de oposição e ganhem as eleições.
Moro em Santa Luzia e não no Mosteiro e quem me dera ser o Carlos Sousa Dias embora não tenha procuração para o defender e não quisesse estar nas condições de saúde que ele está.
O que essa Isabel e a Eva têm é dor de cotovelo. Tenho dito.
Zé de Santa Luzia

Anónimo disse...

A Póvoa está num "caco" como o país,aonde é que isto vai parar?! Felizmente que este "Blogue" é isento e sério e não tem moderação de comentários,agora percebo porque é outros blogues não publicam,censuram e utilizam o lápis azul,não querem que as verdades se saibem,isto é paradigmático do controle total de certos senhores e senhoras que dominam a Póvoa a seu belo-prazer.O 25 de Abril ainda não chegou cá,continuamos a ser dominados por "chicos espertos" e por certas famílias que se apoderaram do poder naquele dia maravilhoso que,generosamente,os Capitães de Abril quiseram devolver ao povo anónimo...

A Revolução das mentalidades ainda está por fazer,mas o domínio das Instituições por aqueles que sempre se identificaram com o regimen fascista é que não pode continuar,isto tem mesmo de mudar!!!

A póvoa está "podre" e temos todos de lutar para desalojar os que ainda dirigem um regimen completamente diferente daquele que vigorava antes do 25 de Abril,saudosistas e fascistas fora dos "tachos" já!!!

Ex-Militar de Abril!

Anónimo disse...

Sou professora e mãe de dois filhos
um dos quais é aluno da Escola onde
a Drª Luísa é directora, e o outro,
o mais velho, já foi.
Quem nos dera a nós que somos pais,
que todas as escolas deste nosso Portugal fossem dirigidas por gente
como a presidente da Escola Gonçalo
Sampaio a dirige, com disciplina e com responsabilidade, era sinal de
que o ensino estava bem melhor no nosso país e as nossas crianças se encontravam bem entregues.
Quanto às comentadoras anteriores e que não conheço, só tenho que aqui lamentar o tom baixo dos seus
comentários e o tipo de linguagem que utilizam. Por elas até dá nojo
vir a este blog.
Está-se mesmo a ver que se trata de
gente ressaibiada e com grande valor, como a senhora Isabel (será a dos queijos?) e a tal Eva (que me
parece ser a brasileira de Calvos).
Agora até a Cruz Vermelha as está a
incomodar, concerteza que pela obra
que está a fazer. Se fizessem elas algo que se visse concerteza não teriam tempo para andar em blogs.
E não se metam com o senhor Sousa Dias, que já lhe basta a doença que
tem e que não é pessoa que mereça andar nestas andanças. Deixem-no em paz.
Vá para a frente Drª Luísa porque tem o concelho ao seu lado e tem os pais dos alunos agradecidos.
Admiradora da Drª Luísa.

Anónimo disse...

Zé de Santa Luzia!

O problema é que o Sousa Dias está doente para uma coisas mas para outras não...

Até se arroga no direito de ser o grande pensador das ideias e dos projectos da Póvoa e debita tudo que lhe vem na alma para justificar o injustificável,faz sempre um discurso vazio e redondo,as suas ideias estão ultrapassadas e esbatidas...

Vai ter que prestar muitas contas a Deus,pois os seus pecados são enormes e a sua mulher também não está isenta...

A dor de cotovelo só pode vir de pessoas intelectualmente desonestas,diga à sua mulher que ponha o cargo à disposição para se realizarem eleições livres e democráticas,porque só assim os professores e alunos podem ter um melhor Ensino.A comunidade povoense agradece!

EVA

Anónimo disse...

Ó Carlos tenha a coragem de comentar em seu nome pessoal e não arranje alibis para defender a sua mulher e os seus acólitos.Seja sério e deixe-se de espertezas saloias,não pense que está em Angola a enganar os "pretinhos"...Veio-se embora porquê,esplique-nos porque não defendeu o seu território?! Deixe-se de atacar este Blogue sério e participado por pessoas com honarabilidade pessoal e democrática e que apenas querem denunciar as injustiças que não passam no blogue do seu amigo Dr.Armando...

O senhor é um "pau de dois bicos",tanto joga num tabuleiro como noutro para conseguir atingir determinados objectivos,mas cuide-se porque o senhor já não engana ninguém,já todos os conhecemos de gingeira há muitos anos.Entenda e aprenda duma vez para sempre com pessoas que apenas querem ter tranquilidade e paz de espírito na vida!!!

Tenha postura e seja homem,não entre em calúnias e cobardisses e não chame aos outros aquilo que eles não são!!!Olhe para o seu umbigo!!!

Joana

Anónimo disse...

Anónima 9 de Novembro 17h46:

Aqui ninguem põe em causa o trabalho da Drª Luísa. Mas o que se passou é demasiado grave para ficar impune!

Numa escola não se ensina só a ler e a escrever, não se põe só os alunos "na linha", também se ensina a democracia, ensina-se a viver em sociedade, ensina-se que todos temos direitos - novos e velhos.

Só que isto só se aprende-se com exemplos! Não é intimidando alunos, não é ameaçando-os de que lhe retiram o subsidio, dizendo que são novos de mais para terem opinião!...

E este caso de intimidação nesta greve é só uma das muitas coisas erradas que se passam na escola Gonçalo Sampaio!

E volto a reforçar a ideia de que ao denunciarmos situações o que queremos é ve-las resolvidas... O objectivo não é afectar a Drª Luísa

Anónimo disse...

Como professora não tenho nada a dizer da Drª.Luísa Sousa Dias,mas aquele relato de um fulano vir dizer aos alunos que pretendiam fazer greve que não se enquadrava no Regulamento Interno,é evidente que mandado por ela,pois é ela a Presidente do Concelho Directivo da Escola,é ilegal e deveras grave e prova à saciedade que não há uma prática salutar de democracia na Gonçalo Sampaio,pois está previsto na Constituição da República o direito à greve,o direito de manifestação e de reunião,etc.,pelo que é de facto um puro acto de intimidação e prepotência e,como tal,tem de arcar com as responsabilidades políticas.

Se existem mais abusos e ilegalidades no âmbito constitucional,a Drª.Luísa Sousa Dias tem de responder por eles,na medida em que os poderes dela são restritos e não podem colidir com os direitos dos alunos consagrados na Constituição da República.

Ela não pode ser a "mandona" na liberdade dos alunos fazerem ou não greve e não deve,nem pode,ameaçar os alunos de lhe retirar o subsídio se eles exercerem esse direito.Isto é que é grave e não é compaginável com o estado de direito democrático em vigor para todos.

Joana

Anónimo disse...

A Carta Magna da Democracia(CR),proibe claramente o exercício da coacção,intimidação,marginalização e discriminação de qualquer acto relacionado com o exercício de greve.

A Drª.Luísa Sousa Dias,sabe perfeitamente que qualquer ameaça ou proibição deste exercício é ilegal e tem de se libertar desses preconceitos que não são democráticos e deve restringir-se única e simplesmente aos poderes que lhe estão consignados por lei na gestão da Escola,nada mais...

Por isso discordo totalmente dessa intimidação e aconselho-a a moderar os seus comportamentos anti-democráticos,porque lhes ficam mal...

Uma aluna identificada

Anónimo disse...

Chamo-me Carlos Sousa Dias, moro na
Rua Neuves Maisons, 189 - 3º, o meu
BI é o 2387304, do A. I. de Braga.
Nunca, para expressar ideias e para
emitir opiniões, me acobertei sob o
anonimato, muito menos me vali dos insultos e/ou das calúnias para com
eles atacar os meus adversários, na
política, como na vida.
Não sou, portanto, o Zé de Santa Luzia, nem qualquer outro dos Zés que este concelho tem.
Fui, em tempos, o "Zé do Mosteiro",
pseudónimo que usei para assinar a
crónica que quinzenalmente fazia no
velho "Póvoa de Lanhoso" e, quando
posto o jornal em Tribunal pelo que
numa crónica escrevi, contra aquela
que era a vontade do então Director
do mesmo, assumi ser eu o autor dos
escritos e o único responsável por
eles e pelo seu teor, com todas as consequências que, daí, pudessem advir.
Numa palavra, nunca me acobardei e
não tenciono fazê-lo até ao termo da minha vida.
Depois de tanta coisa que hoje me foi dado ler neste blogue, alertado
por um familiar, só me ocorre fazer
as seguintes perguntas, sem que com
elas pretenda justificar o que quer
que seja, ou defender as posições de que acusam a minha mulher de ter, enquanto primeira responsável pela Escola Gonçalo Sampaio. E essas perguntas são:
- Quantos Ministros e Secretários de Estado como, ainda, Directores Regionais e outros responsáveis de hierarquia superior, passaram pelos
respectivos lugares, nos vinte e tal anos em que a minha mulher está à frente dos destinos da Escola? Será que todos eles seriam
"cegos" e "surdos" às ilegalidades
de que a acusam? Será que estava a ser "apadrinhada" por gente de côr e de ideologia tão diversa?
- Quem, de boa fé, pode comparar a
limitação de mandatos para cargos políticos, com a de mandatos para cargos directivos das Escolas deste
país? É atentar no ranking das escolas, recentemente publicado, e por aí verificar que são as escolas privadas, onde existe a estabilidade das direcções e corpos docentes, que os resultados
são os melhores;
- Há quantos anos é o Engº Mesquita
Machado o Presidente da Câmara de Braga, eleito democráticamente pelo
povo do seu concelho? Seguramente, há mais do que aqueles em que a minha mulher está à frente da Escola que dirige. Já o viram pôr o seu lugar à disposição?
- Se são praticadas ilegalidades e atropelos na Escola, porque é que não são eles denunciados a quem tem
o dever de os investigar e punir, se realmente se verificar da sua existência? Já foram feitas queixas
anónimas, e no que é que deram?
- Preocupam-se com a Cruz Vermelha
e porque é que não se fazem sócios e, além de ajudarem a instituição, apresentam candidaturas credíveis para a dirigirem? Lá, contra o que dizem existir na Escola, nâo há horários para distribuir, mas há de certeza, muito trabalho para fazer!
- Já viram em que estado estava a Cruz Vermelha quando ela assumiu o
encargo de a dirigir (uma ambulância a caír de podre e uma sede que não havia), e o que ela é hoje, para já não dizer o que virá a ser no curto prazo? E tudo isso por pura carolice e sem qualquer tipo de remuneração? Ou também será um "tacho"? E essa obra
não é dela, mas sim de uma equipa que ela dirige e que com ela quer colaborar, desde os dirigentes aos socorristas, como os que, sem publicidade, têm ajudado a instituição.
Muitas outras perguntas ficariam para fazer, mas isto já vai longo e a disposição também não é das melhores para prosseguir.
Os meus cumprimentos a todos os que
utilizarem este espaço para bem do concelho porque, aos que dele se servem para denegrir e caluniar, a esses só tenho que endereçar o meu lamento sincero, votando-os ao desprezo!
E fico à espera do corajoso(a) que venha aqui apontar os "rabos de palha" que diz que possuo! É esse o desafio que aqui deixo, mas que o faça devidamente identificado.
Carlos Sousa Dias

Anónimo disse...

Quero aqui dizer que o meu nome é mesmo Eva,moro na vila e sou estudante.Tenho dezanove anos,nasci a 21 de abril de 1989. Acho muito grave que uma mãe tão responsável venha fazer acusações despropositadas,incorrectas e profundamente desrespeitosas a duas pessoas de grande valor e profissionais de inegáveis qualidades na Póvoa.Pergunte aos alunos...E já que é tão correcta refira-se as duas como DOUTORAS porque também o são!!!Avalie e julgue os da sua igualha e ensine aos seus filhos que todos são inocentes até prova em contrário!Ressabiada deve ser a senhora porque sendo professora não demonstra isenção nem respeito por colegas suas e as julga de forma arbitrária e desonesta!!! Tenha juízo minha senhora!

Anónimo disse...

Senhor Carlos Sousa Dias!

Por favor não se venha vitamizar para este Blogue,porque aqui não existem "anjinhos azuis,nem laranjas,nem rosas",somos todos pela equipa nacional que usa o vermelho e o verde,ok!...

O seu comentário não é mais do que o habitual e normal,você não fala no óbvio,que foi o facto de uma aluna ter sido impedida e ameaçada de fazer greve,porque na Escola Gonçalo Sampaio ainda existe um regulamento do tempo do Estado Novo que só a sua mulher conhece!Deixemo-nos de demagogia e clarifiquemos as situações:o senhor,através dos pseudónimos é que insultou e feriu pessoas que,se calhar,têm idade para ser suas filhas,entendeu,não vale de nada vir agora desmascarar-se e vestir a "pele de lobo manso",é hipocrisia e não lhe fica bem.

Quanto ao resto não me interessa comentar: se foi a sua mulher que comprou a nova ambulância da Cruz Vermelha ou se fomos nós,os contribuintes,que a pagamos,como é sempre normal neste país.

E não comentar mais nada,já chegou de conversa,muito boa noite e trate-se!

EVA

Anónimo disse...

Não me revejo nos ultimos tempos deste blogue que antes apreciava.

Militante do PCP

Anónimo disse...

Caros
A drª Luísa vai deixar de ser presidente do concelho executivo do agrupamento,pois passará a ser a Srª DIRECTORA escolhida /nomeada pelo concelho geral composto pelos mesmo de sempre
Assim não vamos lá!

Anónimo disse...

para o Socialista - apoiante de Manuel Alegre - Vila

9 de Novembro de 2008 14:21

E SE DO VOTO DO M.ALEGRE DEPENDESSE A APROVAÇÃO DESTAS ALTERAÇÕES.
COMO SERÍA O SEU VOTO?

Anónimo disse...

Sou apreciador do PCP e das ideias que defende.
As coisas só mudam quando em vez de
se achincalhar e insultar pessoas e
de vomitar fel sobre elas, tivermos
propostas politicas para levar isto
a mudar.
Por este blog estar a tornar-se num
lavar de roupa suja e ser contrário
ao que esperava deixo de participar
nele.
Saudações a todos.
Simpatizante do PCP

Anónimo disse...

Criança foi alegadamente ferida pela polícia na Escola C+S de Alfragide
10 de Novembro de 2008, 10:56

Uma criança ficou ferida depois de a polícia ter, alegadamente, carregado sobre os alunos da Escola C+ S de Alfragide. A criança encontra-se em casa, exibindo as costas marcadas e em sangue, referiu a mãe em declarações à Agência Lusa.

A mãe, Irene C., afirmou que a filha depois de agredida foi para casa tendo recebido um telefonema já no trabalho a dar conta da situação.

Em frente à escola C+S de Alfragide, Irene C. adiantou que aguarda pela chegada da filha para ir com ela à esquadra apresentar queixa.

A mãe afirmou, irritada: "Isto é uma vergonha. O que é que a polícia faz de cassetete na mão contra uma criança de 10 anos?".

Uma fonte da polícia, quando confrontada com a questão, respondeu: "Terá de perguntar às crianças. Aqui não se resolve nada. Elas é que começaram com isto tudo".

Neste momento já são menos os alunos que se encontram fora do recinto escolar onde também são poucos os professores, tendo a maioria deles já entrado para o interior da escola.

Para aqueles que ainda se mantêm no exterior, cerca de uma centena, a palavra de ordem é «Não há aulas» e, em declarações à Agência Lusa, afirmam que o protesto é contra o estatuto do aluno. A mesma fonte assegurou que o protesto conta com o apoio dos estudantes e da grande maioria dos professores.

Questionados pela Lusa sobre quem acorrentou os portões da escola a cadeado, todos afirmaram desconhecer quem o terá feito.

SAPO/Lusa

Anónimo disse...

E CERTA ESCOLA SECUNDÁRIA...?


FALEM DE "PROFESSORES DE FORA" QUE NÃO LARGAM UMA SECUNDÁRIA A UNS 10-15 ANOS...PORQUE SERÁ!?

FALEM DE "PROFESSORES DE FORA" QUE DUPLICARAM E TRIPLICARAM O TEMPO DE SERVIÇO...

FALEM DE "PROFESSORES DE FORA" COM FAMILIARES MUITO "ATENTOS" NUM QUALQUER SERVIÇO ADMINISTRATIVO...

FALEM DE "PROFESSORES DE FORA", DE EDUCAÇÃO FISICA QUE ACUMULAM UM BONS COBRES NO DESPORTO MUNICIPAL (QUE JAMAIS CONSEGUIRIAM EM BRAGA...)

FALEM DE "PROFESSORES DE FORA" QUE ACUMULAVAM EM PROFISSIONAIS E QUEJANDOS...

FALEM DE "PROFESSORES DE FORA" QUE MUTUAMENTE TROCAVAM "BOAS AVALIAÇÕES"...

FALEM DE "PROFESSORES DE FORA" QUE NEM SABEM O NOME DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA LOCALIDADE ONDE ESTÁ IMPLANTADA A ESCOLA...

FALEM DE "PROFESSORES DE FORA" QUE SE ETERNIZAM NUMA LOCALIDADE QUANDO NÃO SÃO DE NADA NESSA LOCALIDADE...


FALEM AGORA DA LUISA SOUSA DIAS?

Anónimo disse...

Ao simpatizante do PCP que escreve o seguinte

«Por este blog estar a tornar-se num
lavar de roupa suja e ser contrário
ao que esperava deixo de participar
nele.»

Não deixa de ser verdade que comentários aqui feitos só prejudicam a imagem do PCP e o objectivo com que foi lançado este blogue
Não deixa de ser verdade também que outros blogues com «moderação de comentários activada» publiquem comentários com cariz idêntico ao que refere.
Por se querer ser diferente, corre-se riscos, dizia outro dia uma camarada que aqui neste espaço escreveu umas linhas, riscos esses que (para não falar noutros) levam a que simpatizantes do PCP que não se revêem neste tipo de atitudes deixarem de aqui postar o seu contributo.
Nunca foi, nem é e nem será desejo do PCP nem de seus militantes activos e com responsabilidades neste concelho denegrirem quem quer que seja e muito menos pactuarem com determinados comentários aqui escritos.
As soluções ideais para evitar este tipo de constrangimentos, passariam por o ou os administradores deste blogue activarem a moderação de comentários ou então «acabar com o blogue de vez».
Ora esta primeira solução levaria a que o ou os administradores “escolhessem” o que queriam publicar, levando por certo outros a caracterizá-los de censores e de usarem o tão falado “lápis azul”.
A segunda solução era a mais razoável para alguns que querem ver a voz incómoda do PCP de vez apagada.
Porque aqui, alguns escrevem também bons comentários, porque se debita aqui opiniões importantes de carácter político e não só, penso que seria importante a continuação na participação neste blogue, IGNORANDO DE FACTO tudo o que de “pérfido” aqui apareça.

Saudações fraternas

Paulo Silva

Anónimo disse...

Ao(s) senhor(es) adminitrador(es) do blog, entre os quais se inclui, ao que me informaram, o senhor Vasco Coutinho, pessoa que reputo de séria e isenta, eu atrevo-me a propôr que, com o fim de devolverem
a este espaço a finalidade para que
o mesmo, ao que julgo, foi criado -discussão séria dos problemas do concelho e o de trazer ao inteiro conhecimento dos povoenses as verdades, e só estas, que muitas vezes são escamoteadas ao grande público - e não deixarem que ele se transforme num espaço de puro insulto, de maledicência e recurso
sistemático à mentira, o seguinte:
- Porque não vai o senhor Vasco Coutinho à Escola Gonçalo Sampaio
e procura inteirar-se da verdade
dos factos junto da Drª Luísa, com
quem sempre teve um relacionamento cordial (quem lhe cedeu, sem mais delongas, o espaço para realização da sessão realizada sobre o Aterro Sanitário?), pedindo-lhe que lhe faculte o Regulamento Interno da Escola (que, longe de ser do tempo Estado Novo, está conforme com o Estatuto do Aluno, Lei 30/2002, de 20 de Dezembro, reformulada e actualizada pela Lei 3/2008, de 18 de Janeiro, ambas da Assembleia da República, obviamente)?
- Porque não tira o administrador do blogue todas as dúvidas que lhe vierem à cabeça a respeito do que
é o funcionamento da Escola e do modo como é dirigida?
- Porque não se informa do modo e da forma de proceder dos poucos alunos que queriam saír da Escola para acompanhar os grevistas da Escola Secundária que passavam no exterior e incentivavam os miúdos a acompanhá-los, tendo então sido impedidos de saír do recinto do estabelecimento - e bem - pelo Dr. Belarmino Leite que é "só", o Vice-Presidente do Conselho Executivo?
E depois, senhor Vasco Coutinho, em defesa da verdade e do bom senso, não vem o senhor, pessoa insuspeita, intervir no blogue e informar os aqui intervenientes, para que se saiba de que lado está a verdade e a razão?
Aí sim, está a prestar um serviço
construtivo ao blogue e a impedir
que aqueles que nele intervêm com
fins inconfessáveis, continuem a fazê-lo, de outro modo, está só e unicamente a compactuar com eles e a "atirar achas para a fogueira".
E não basta o Paulo Silva vir com
"paninhos quentes" de que não se deve dar importância a quem aqui intervem com má-língua e com os insultos que aqui são vertidos já
que, para quem não estiver dentro dos assuntos, a dúvida subsiste.
Se assim proceder, não está a usar
o "lápis azul" nem a fazer censura ao que quer que seja mas, isso sim, a contribuir para o elucidar de quem aqui acorre, com verdade e
imparcialidade, para além de estar a impedir que o bom nome, de quem quer que seja, seja manchado por quem se esconde atrás do cobarde e inqualificável anonimato.
E, já agora, aproveite para fazer pedagogia e explique a todos os que aqui intervêm, a diferença entre o que é uma greve e o simples faltar às aulas sem nada que o justificasse! E diga, com a consciência que lhe reconheço e com o bom senso que tem, como é que reagiriam os pais, perante os responsáveis da Escola, quando tivessem conhecimento que os filhos tinham saído do recinto escolar e faltado às aulas, sem terem sido por eles autorizados?
Como? É-se "preso por ter cão e por não ter"...
Pense nisso, amigo Vasco Coutinho,
e verá que tem que vir à liça para que o blogue seja um espaço plural, de liberdade e, acima de tudo, de verdade.
Um abraço do
Carlos Sousa Dias

AQUINAPÓVOA disse...

Nota:

1º-O Sr. Vasco Coutinho, não faz parte dos administradores deste blogue
2º-A administração do avantepovoadelanhoso não tem que tirar dúvidas sobre o funcionamento da escola Gonçalo Sampaio nem de outra qualquer, pois o que está em discussão neste”post” é a “Jornada de luta no ensino secundário”, nenhum estabelecimento de ensino é referido.
3º-Não há nenhum post publicado por AQUINAPOVOA que esteja a denegrir a imagem de pessoas
4º-A administração deste blogue limita-se simplesmente a escrever e a assumir responsabilidades em relação ao post original.
5º-Mantemos os pressupostos com que este espaço foi criado

AQUINAPÓVOA disse...

30 mil na rua por escola de Abril


No quadro de uma violenta ofensiva do Governo à escola de Abril, milhares de alunos manifestaram-se, no dia 5 de Novembro, contra o Estatuto do Aluno, o novo modelo de gestão das escolas e os exames nacionais.

Este dia de luta fez-se sentir de Norte a Sul do País, por todos os distritos, e foram milhares os estudantes que se fizeram ouvir, contra as políticas educativas levadas a cabo por este Governo.
Lisboa, Almada, Barreiro e Seixal encabeçam as localidades onde os protestos foram mais significativos. «Nós tivemos uma grande preparação para esta manifestação. Estivemos três ou quatro semanas a distribuir documentos nas escolas. Os estudantes saem daqui com uma percepção maior do que é a luta e porque é que estão a lutar», disse, ao Avante!, João Martins, da José Afonso, no Seixal.
Em causa está, por exemplo, o Estatuto do Aluno. «O Governo, no ano passado, já queria implementar o Estatuto do Aluno. Face ao protesto dos estudantes essa medida não foi concretizada. Esta é a prova de que se lutarmos conseguimos vencer», frisou, criticando, ainda, o sistema de faltas. «O aluno vai passar a ter um número de faltas para estar doente. Então não temos o direito de estar doentes? Isto é um ataque à democracia praticada no nosso País», acrescentou João Martins.
Os alunos, mais de 30 mil por todo o País, manifestaram-se ainda pela melhoria das condições materiais e humanas nas escolas, pela implementação da educação sexual, contra o atraso da chegada dos manuais escolares e do elevado custo que estes acarretam para os estudantes e suas famílias, contra a privatização da educação a partir da empresa parque escolar, contra os ataques às associações de estudantes e à actividade.
«Vale a pena lutar, não podemos recuar, não podemos desistir e juntos vamos conseguir vencer esta política de direita», sublinhou João Martins, lembrando que se o Governo não atender às reivindicações dos alunos «nós fazemos novas manifestações, amanhã, depois de amanhã. Os nossos direitos têm que ser respeitados.»
Em Évora, o protesto começou no início da manhã em várias escolas, seguindo depois os estudantes para uma concentração junto ao edifício da Direcção Regional de Educação do Alentejo. Também em Vila Real, cerca de 250 alunos concentraram-se em frente ao Governo Civil.
Cerca de centena de meia de alunos do ensino secundário manifestaram-se também nas ruas de Coimbra, reclamando por melhores condições nas escolas. Gritando palavras de ordem como «Governo escuta, estudantes estão em luta» ou «Estudantes não aguentam, o preço dos livros aumenta», os jovens concentraram-se junto da Câmara Municipal e rumaram depois em direcção ao Governo Civil do distrito.
No distrito de Aveiro, cerca de três mil alunos das escolas de Esmoriz, Jaime Magalhães Lima, Gafanha da Nazaré, Vale de Cambra, Santa Maria da Feira, Sever-do-Vouga e Vagos, realizaram concentrações, fizeram greves, fecharam portões. Imagens que podem ser vistas em http://br.youtube.com/watch?v=Fk_R4WD-h5Y.
«O êxito deste dia abre perspectivas para a continuação e aumento da luta», afirmou a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Esmoriz.

«Isto é uma vergonha»

No Porto, outros tantos concentraram-se junto à Câmara Municipal e desfilaram depois até à Direcção Regional de Educação do Norte para entregar uma carta reivindicativa. «Em diversas escolas fomos impedidos por funcionários e professores de distribuir os panfletos. Compreendemos que eles apenas cumprem ordens, mas estas atitudes geram um clima de intimidação», disse, em declarações aos jornalistas, uma aluna.
Em Castelo Branco, os portões da Escola Secundária Nuno Álvares foram fechados a cadeado pelos alunos. No local, a PSP pediu reforços e forçaram a abertura dos portões. Uma acção contestada por alunos, professores e pais, que se foram juntando à concentração.
«Isto é uma vergonha, os miúdos estão no seu direito, e não estavam a fazer mal a ninguém», disse, à Lusa, uma professora que se mostrava «chocada» com a intervenção policial.
Em nota de imprensa, a JCP também criticou esta atitude. «Este é um acto que não dignifica em nada a democracia, um acto antidemocrático e de ataque às liberdades dos estudantes, e que mais uma vez mostra que o Governo PS e o Governo Civil de Castelo Branco não sabem viver com a crítica justa dos estudantes sobre a política contra a escola de Abril, uma escola pública, gratuita, de qualidade e democrática», afirmam os jovens comunistas.
Na Guarda, os alunos da escola secundária da Sé associaram-se ao Dia Nacional de Luta do Ensino Básico e Secundário com uma greve às aulas. «A maior parte dos alunos fez greve», disse, aos jornalistas, a presidente da Associação de Estudantes daquela escola, que possui cerca de 800 alunos.

Acção de protesto

Na Marinha Grande, cerca de 80 alunos das escolas secundárias Calazans Duarte e Pinhal do Rei concentraram-se à frente dos Paços do Concelho. Já na Nazaré, mais de uma centena de estudantes do Externato D. Fuas Roupinho manifestaram-se em frente à escola, entoando frases como «A luta contínua» e «Estudantes estão na rua». Nas Caldas da Rainha, cerca de cem estudantes das secundárias Raul Proença e Bordalo Pinheiro marcharam até à Câmara Municipal.
Ao todo, no distrito de Leiria, foram cerca de mil alunos que estiveram em luta. «A JCP valoriza muito esta acção de protesto contra a política educativa dos consecutivos governos, e deste actual Governo PS. A luta não é um fim em si mesmo mas sim um processo contínuo. Os estudantes unidos vão sair vitoriosos!», valoriza a Organização Regional de Leiria da JCP.
No Funchal, cerca de 300 alunos promoveram uma paragem nas aulas e concentrações nas portas dos estabelecimentos de ensino em solidariedade com a luta nacional estudantil. Os alunos da Escola Secundária de Loulé realizaram uma manifestação nas ruas da cidade.
Também em Tomar, Torres Novas, Entroncamento e Cartaxo se realizaram grandes manifestações, com cerca de três mil estudantes. Na Escola Secundária Marquesa de Alorna, em Almeirim, os alunos fizeram greve.
«Este protesto, marcado pela grande determinação e combatividade dos estudantes, assumiu uma dimensão muito significativa, como há muito tempo não se via», relatam os jovens comunistas de Santarém, que se solidarizaram «com as justas reivindicações dos estudantes».

Saudação à luta dos estudantes

Em nota dirigida aos órgãos de comunicação social, o Secretariado da Coordenadora Nacional do Ensino Secundário da JCP sublinhou que o dia 5 de Novembro foi um grande dia de luta, «demonstrando o profundo descontentamento que sentem os estudantes do ensino básico e secundário, e que se reflecte também em largas camadas da população portuguesa afectadas pela continuação e aprofundamento das políticas de direita por parte do Governo PS».
«Foram 30 mil estudantes que saíram à rua e demonstraram que não querem estas leis e que querem outra escola. Foi um grande dia de luta e protesto onde os estudantes disseram em voz alta que estão cá para resistir e continuar a lutar, até que as suas reivindicações sejam cumpridas», lê-se no documento.
«Contra este sistema educativo; contra os exames nacionais no 6.º, 9.º, 11.º e 12.º ano; contra os custos do ensino; contra a privatização de parcelas rentáveis do sistema; por mais e melhores condições materiais e humanas; pela implementação da educação sexual nas escolas; contra a formulação actual das aulas de substituição, os estudantes e as suas associações mobilizaram-se em mais uma jornada de luta. A todos eles, a JCP expressa a sua solidariedade fazendo votos de que, pela luta, alcancem os seus justos objectivos», sublinham os jovens comunistas.

Anónimo disse...

Ao(s) Senhor(es) Administrador(es) do blogue peço desculpa por referir
o senhor Vasco Coutinho, como um dos administradores do blogue, mas foi a informação que me deram, do mesmo modo que elas são extensivas ao visado, que muito estimo e prezo.
Quanto ao mais, mantenho na íntegra
o que afirmei na minha anterior intervenção.
Os meus cumprimentos.
Carlos Sousa Dias

Anónimo disse...

Bem, passei por este blog por acaso, pois nao sabia que ele sequer existia, contudo, depois de ler alguns comentários, em relaçao a manifestaçao do dia nacional de luta, nao consigo ficar calado. e triste que em pleno seculo XXI, em plena epoca democratica, ou que dizem democratica, se consiga ser criticado por levar AVANTE uma luta que consta resolver problemas de anos.os governos mudam, mas na verdade os problemas continuam os mesmos...A CULPA E DOS COMUNISTAS? NAO!...como e possivel os estudantes da EB 2,3 Gonçalo Sampaio tenham sido intimidados a nao fazer greve? e antençao, eu nao falo na segunda nem na terceira pessoa, falo na primeira pessoa, pois sou presidente da AE da ESPl e de facto houve mesmo intimidaçao na EB 2,3...chega de quererem calar os estudantes argumentando que so fazem greve porque nao querem ter aulas...chega de fingir que nao existem problemas.a vos, senhores que se dizem democraticos..em vez de criticarem a manifestaçao levada a cabo pela AE da ESPl, onde e feita uma RGA para preparar os alunos para greve (logo quem falta sabe para o que vai), porque nao se preocupam em questionar-se como uma escola nao tem associaçao de estudantes, ou quando tem, as eleiçoes decorrem apenas no terceiro periodo...CALEM-SE pois de desculpas estamos nos fartos...os estudantes jamais calarao as suas vontades e os seus direitos..os deireitos a um ensino democratico, gratuito e de qualidade!!


COM OS ESTUDANTES
COM A LUTA

AVANTE CAMARADAS!!

"HASTA LA VICTORIA SIEMPRE"

Anónimo disse...

DEVERIAS PERGUNTAR NA ESPVL...


1. EM QUE LOCALIDADES DORMEM OS PROFESSORES DO CONSELHO EXECUTIVO E "BONS HORÁRIOS" HÁ UNS BONS ANOS...

2. EM QUE ACTIVIDADES E INSTITUIÇÕES POVOENSES ESTÁ UM STATUS QUO DE "BRAGA-BARCELOS-VILA VERDE-VIEIRA-GUIMARAES"...

3. O INTERESSE DE UM STATUS QUO "FORASTEIRO" EM ACTIVIDADES FORA "GANHOS EM PROFISSIONAIS, EXPLICAÇÕES E DESPORTO CONCELHIO" E "TROCA DE AVALIAÇÕES"...


APOIANTE DA LUISA, PÓVOA

Anónimo disse...

Estão dissipadas as dúvidas que está instalada uma "guerra surda" da Secundária para com a EB 23 Gonçalo Sampaio... Obrigado Pedro!
Querem atingir a Luisa Sousa Dias DIRECTAMENTE.... para atingirem depois Gabriela Fonseca e Fátima Moreira...

JÁ TINHAMOS SIDO AVISADOS....

Uma Professora bem atenta, Vila

Anónimo disse...

Porque é que voces acham que as pessoas só querem atingir "nomes"?!

Pois bem, estão enganados.

Como já disse o objectivo não é atingir ninguem DIRECTAMENTE, agora se realmente ocorrem intimidações a estudantes e se as eleições para a AE são feitas no 3º período algo está mal, não acham ?!
E se efectivamente a Doutora Luisa é a responsável máxima por aquela escola, então e msm responsável por isto que se passa na EB2,3.

E em relação ao conselho executivo da ESPL pensem e observem o trabalho desenvolvido por este executivo. Já que é dos melhores que por lá passaram (se n o melhor), pois criaram um optimo ambiente na escola, pondo o ALUNO do centro dos interesses da ESPL!

Se acham que exigir que se cumpra a constituição é não respeitar as pessoas, então ainda não perceberam que a Constituição de Republica defende isso msm :)

E deixe essa mania da perseguição de lado senhor(a) apoiante da Drª Luísa.

E atenção que isto tudo da denuncia deste tipo de políticas aplicadas naquela escola partiu dos estudantes, e a verdade é que são eles fazem lá o seu dia-a-dia e que observam td.

ps: E se a Drª Luísa tem medo da Drª Gabriela que culpa teem os estudantes ?!

Anónimo disse...

Pedro Vale, sou teu colega do 12.º ano e perdestes uma grande ocasiao para estares calado. Foi incorrecto da tua parte teres envolvido o nome da Associação e da Escola Secundária em coisas em que não eras chamado.
Se és "político" e não sabes separar as águas, não deves continuar dirigente associativo.
Foi muito inconveniente da tua parte, ligares a Associação de Estudantes a uma posição política que só te vincula a ti. Dentro da Escola Secundária, há bastantes alunos que tem posição que não é a tua.
Eu acho que deves reflectir se tens condições para continuar a desempenhar o cargo de forma imparcial.
Em meu nome e de muitos colegas da Escola Secundária, peço desculpas públicas aos responsáveis da EB 23 Gonçalo Sampaio por este lamentável incidente.

Aluno da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Vila

Anónimo disse...

Antes de mais eu nao fiz nenhum coment para ofendfer ninguem...Para o senhor ou senhora que escreveu o coment a seguir a mim quero dizer que eu sou presidente da associaçao de estudantes e nao de nenhum sindicato dos professores;)...outra coisa, gostava que fossem mais homens ou mulheres e escrevssem os vossos nomes nos comentarios, porque e realmente triste esconder-se por tras de um nick;)...quanto ao trabalho desenvolvido pelo conselho executivo da ESPL, nao critiquem, ou entao procurem saber os resultados da avaliaçao externa a nossa escola, onde os alunos e todas as entidades escolares foram ouvidas, tenho a nossa escola nota muito positiva nessa avaliaçao...e atençao, os alunos responderam porque quiseram NAO PORQUE FORAM INTIMIDADOS...para concluir, eu, estudante, culpo-vos a vos, que fazem ter ouvidos moucos aos problemas dos estudantes e continuam a achincalhar pessoas escondendo-se por tras de um monitor!!!

Saudaçoes Vermelhas!!!

Anónimo disse...

Pedro Vale, a única AVALIAÇÃO é o lugar da nossa Escola no ranking. Ficamos em 334º lugar. Axas isso bom?
É disto que deves falar e não andares a meter-te em "guerrinhas" que não interessam à nossa Secundária, desculpa dizer-te isto, mas despoletastes um conflito desnecessário... Que te interessa a vida da EB 23 Gonçalo Sampaio, da EB 23 de Taíde ou da EPAVE? Fostes eleito para ajudares nos problemas dos estudantes da
Escola Secundária e não para te andares a meter em guerras.
Se não consegues discernir as coisas, então resta-te somente um caminho: limitar-se ao estudo...Desculpa colega a minha frontalidade mas tinha de te dizer o que me vai alma.

Aluno da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Vila

Anónimo disse...

Fiquei perplexa quando me disseram. Também não conhecia este blog mas interessou-me vivamente ler as coisas que o nosso Pedro dizia, estou perplexo porque não imaginava que só uns dias depois da eleição ver o Pedro em "guerras" contra a doutora Luísa da G.S., Para quê Pedro? Que ganhas com isso? Até votei em ti mas assim não, desiludistes-me muito, porque passei pela G.S. e tenho muita estima pela dra Luísa, ela vive intensamente a G.S., não tinhas o direito de falares em nome de todos os alunos da Secundária. Subiu-te o poder à cabeça só pode ser isso!

Uma tua colega, 11º ano, Póvoa

Anónimo disse...

Enfim caros colegas, se voces lerem os meus comentes desde o inico, percebm que como eu disse, falei para proteger os estudantes!outra coisa sem querer entrar em guerrinhas, quero dizervos que comos estudantes deviam estar solidarios com aqueles colegas vosses que foram intimidados a nao fazerem greve...masi uma vez quero frizar EU NAO ESTOU CONTRA A Dra. LUISA, nem contra ninguem, apenas estou contra quem quer calar a vos de estudantes, de estudantes que tem direito a luta pelos seus renegados direitos, a cada dia que passa, nos estudantes,vemos os nossos direitos atropelados, chega de sermos as cobaias de um Portugal, que sempre a custa dos mesmos, apodrece ainda mais...comentei no inicio este blog, para chamar a atençao que de facto o ensino portugues enfrenta graves problemas, e que os alunos fazem greve consciencializados daquilo que estao a fazer, por isso ninguem nos pode apontar o dedo desvalorizando a nossa luta...no que diz respeito ao que se passou na EB 2,3...apenas demonstrei a minha opiniao, e o facto de ter sido eleito, com os votos dos estudantes, nao me tira o direito de expressar a minha opiniao acerca dos assuntos nacionais, nao uso sempre a mesma mascara, na escola sou presidente da AE, fora da escola sou um cidadao portugues, estudante, com liberdade de expressao! assim da mesma forma que voces mostraram desagrado comigo, tambem posso mostrar desagrado com certas atitudides de outras pessoas!

nao interessa quem somos, o que fazemos, o que temos....
a unica coisa que me guia e que aprendi ao longo destes tempos SOZINHO... e que "MAIS VALE MORRER DE PE...QUE VIVER TODA A VIDA AJOELHADO"

abrço

Anónimo disse...

*coments

Anónimo disse...

Estes ataques ressabiados à Luísa Sousa Dias vem da escola onde manda sorrateiramente a sua ex-afilhada...

Zé do Pontido

Anónimo disse...

Não acredito!

O Presidente da Associação de Estudantes da escola Secundária é da Juventude Comunista e o meu filho votou nele?

Anónimo disse...

bem isto ja esta a tornar-se pessoal de mais,logo este e o meu ultimo coment, porque voces continuam a por palavras na minha boca e de hipocrisia estou eu farto...SOU DA JUVENTUDE COMUNISTA SIM...JA MUITO ANTES DE ME CANDIDATAR A AE...E O MEU PARTIDO FICA FORA DOS PORTOES DA ESCOLA OH SR. OU SR. "DEMOCRATICO/A"...

Anónimo disse...

Que JCP engraçado este Pedro e dizia ele "Pedro Vale disse...
Bem, passei por este blog por acaso, pois nao sabia que ele sequer existia"


COMO ALGUÉM DA JCP NAO SABIA QUE O BLOG AVANTEPOVOADELANHOSO EXISTIA?

TUDO CONVERSA!

Anónimo disse...

=) ao menos eu ponho o nome quando falo...e sim e verdade que nao sabia que existia este blog...mas se o senhor ja consegue adivinhar aquilo que eu sei sim senhor os meus parabens, quem sabe temos aqui um futuro alexandrino ou bruxo de fafe.XDXDXD

POUPEM-ME!!!

Anónimo disse...

Mas que gente é esta?!

Criticam o Pedro por ele dar a cara ?!

Porque já n pode haver um presidente de uma AE que seja comunista.

Para quem não sabe este rapaz foi eleito por maioria absoluta...há duvidas?! Acho que não !...visto que este resultado foi obtido atravez do trabalho exelente desenvolvido no ano anterior!!!

Incriminar pessoas por estas darem a cara e esconderem-se é cobardia.

E em relação a EB2,3 Pedro podes estar descançado porque as coisas vão mudar, e o que a tu AE esta a fazer chama-se solidariedade...coisa que muita gente não sabe o que é!!!

Por isso Pedro, parabens pela tua coragem e muita sorte nos estudos, nas actividades da AE e muita força!!!

Estudante da ESPL

Anónimo disse...

«Anónimo disse...
Não acredito!

O Presidente da Associação de Estudantes da escola Secundária é da Juventude Comunista e o meu filho votou nele?

14 de Novembro de 2008 22:46 »

Num mundo evoluído, continua a ter que se RESPONDER a comentários deste tipo que são oriundos de gente sem princípios democráticos, utilizando unicamente o anti-comunismo do mais primário que existe em seus cérebros como arma de arremesso!
Caro Senhor ou senhora:
Cuidado, muito cuidado que o Presidente da AE da ESPL é comunista!
Se o seu filho votou nele, por certo será excomungado!
E muito cuidado, que os comunistas da AE têm injecções preparadas para dar atrás das orelhas dos meninos!
E até já têm um plano maquiavélico para atingir a Dr.ª Luísa com o objectivo de derrubar a Dr.ª Gabriela e a Dr. Fátima (ao que isto chega)
Mas fique sabendo que existe SALVAÇÃO:
Pegue no seu filho e vá ter com um padre e peça-lhe para o exorcizar, também aproveite e vá até ao centro de saúde (ou o que é aquilo) e vacine o seu filho contra “comunistite grave” (eles lá também devem saber, parece-me que alguns de lá já foram vacinados), e já agora mande Benzer a ESPL porque o Demo anda à solta.
E AGORA PERGUNTO.
Que mal tem o seu filho ter votado no Pedro?
Votou num projecto da AE ou não?
Se por acaso o Pedro não desse a cara pela JCP, o seu filho e o senhor ou a senhora já poderiam dormir descansados?
Haverá algum mal em o Pedro afirmar-se jovem comunista?

Pois fique sabendo que ao menos o Pedro fala por si, enquanto que o seu filho tem que ter um interlocutor (e fraco/a diga se de passagem)
E PARA OS RESTANTES QUE VÊM PARA AQUI VOMITAR ABERRAÇÔES:
Em vez de dizerem disparates, tivessem lido o Ultimo comentário postado por AQUINAPOVOA, veriam com clareza o que se pretende para que o ensino seja melhor!
LAMENTO SINCERAMENTE QUE ASSIM NÃO SEJA

E PARA O PEDRO:
Força Jovem, não te preocupes com estas cantilenas de papagaios que nem sabem o que é o socialismo, muito menos o comunismo

Anónimo disse...

Ai se o zé Abilio soubesse que o pedro vale é comunista de certeza que não publicava a excelente nota que fez no seu jornal sobre a eleição da AE da ESPL

Anónimo disse...

COMUNISTAS DE MERDA;TENDE VERGONHA!
NÃO VOS CHEGA AS VOSSAS MANIAS
AINDA QUEREIS MANDAR NA ASSOSIASÃO DE ESTUDANTES
IDE EMBORA DESTA TERRA

Anónimo disse...

Desculpem meus senhores das politicas, enquanto mãe de um aluno da EB 2,3 Gonçalo Sampaio, digo-lhes que os nossos filhos estão na escola para estudar e aprender valores. O meu filho não anda na escola para aprender a fazer greves, a desconsiderar professores e responsáveis.
Se a Luísinha fez o melhor pelo meu filho e pelos outros alunos, só posso estar a favor, é isso que querem a maioria dos pais que prezam o futuro e a segurança dos seus filhos.
Lamento ter lido neste espaço de intervenção afirmações despropositadas em relação a um estabelecimento que sempre me mereceu digno da maior consideração e cuja gestão sempre me pareceu adequada.
Não me incomoda a existência de uma Associação de Estudantes na EB 2,3 e a participação do meu filho. Lamento são aproveitamentos destas organizações juvenis, por isso estarei atenta e transmitirei prontamente a minha opinião à Luisinha.
Por fim, queria dar uma palavra ao jovem Pedro, dizendo-lhe claramente que enquanto Encarregada de Educação, não gostei dos problemas que veio criar na escola do meu filho e sem conhecimento e autorização dos pais dos alunos. Espero que os problemas fiquem por aqui.

Mãe, de aluno da EB 2,3 Gonçalo sampaio, São Pedro

Anónimo disse...

LUISA PROMOVA UMA CONSCIENTE ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES E CONVIDA O JOVEM PEDRO VALE PARA COLABORAR COM OS COLEGAS MAIS JOVENS


Estive fora uns dias e ... já temos novo "assunto quente". Indo directo ao assunto, sempre estive a favor de um franco espirito associativo nas populações, redobrado nas idades mais jovens, como meio importantissimo para o crescimento pessoal e colectivo dos jovens.
Mantenho este pressuposto para todas as áreas onde os jovens marcam presença. Como área fundamental, a Educação merece as devidas atenções e se as Associações de Estudantes são positivas para os alunos das escolas do concelho, só direi, venham elas.
No entanto, temos de salvaguardar as devidas diferenças. Uma Associação de Estudantes não pode ter o alcance de uma A.E. numa Escola Secundária, com alunos mais velhos e mais conscientes.
Saindo da polémica, a Presidente Luisa só teria a ganhar com a formação rápida e consciente de uma Associação de Estudantes na EB 2,3.
Para afastar crispações lamentáveis entre instituições que só tem a ganhar com relacionamentos estreitos, não seria útil a realização de uma Sessão de Esclarecimento junto dos alunos da EB 2,3 com a presença de outros estudantes com mais experiencia nessa área, como o Pedro Vale? Neste ponto, não tenho pruridos ideológicos.


Observador do Pilar

Anónimo disse...

#Lamento são aproveitamentos destas organizações juvenis, por isso estarei atenta e transmitirei prontamente a minha opinião à Luisinha.#
Será que não há Jovens do PS e do PSD a fazerem parte de organizações e outros a tirar dividendos?

Anónimo disse...

bem, realmente eu digo que e sempre o unico comentario que faço, mas ao ler certas coisas nao consigo ficar calado...QUANDO E QUE ME OUVIRAM CRITICAR A DRA. LUISA???PODEM LER TODOS OS COMENTS QUE FIZ QUE EM NENHUM DELES O FAÇO...outra coisa, quanto ao facto de eu ser comunista, por amor de deus, estamos empleno seculo XXI, sou maior e vacinado,e alem de tudo sou feliz, nao e qualquer pessoa, que secalhar com mais idade fez muito menos do euq eu, me vem apontar o dedo por eu ter uma ideologia politica.meus senhores e senhoras, que dizem que temos o objectivo de afectar a dra Gabriela, calem-se por favor, pois a dra. Gabriela mantem uma excelente relaçao com a nossa associaçao de estudantes.portanto calem-se e deixem de fazer figura de ridiculos, por enquanto voces se calam e se escondem, eu dou o meu nome e a minha cara pelos estudantes, que foi aquilo que me prometi a fazer...para a senhora encarregada de educaçao que me acusa de ter causado problemas ao seu filho, com todo o respeito, devia estar mais preocupada com os problemas que o seu filho enfrenta diariamente no ensino portugues, mas nao, o Pedro e comunista, logo o Pedro e ma pessoa,secalhar se nao tivesse dado a cara pela JCP ja era um jovem com ideias, e com vontade de trabalho....como e que e possivel tanto preconceito??a senhora conhece-me para me julgar dessa forma??enfim...ja reparaou, como um jovem de 18 anos lhe consegue dar liçoes de moral??=)...olhe que eu sentia-me um pouco envergonhado!quanto a noticia no jornal, estejam descansados que o tempo do lapis azul ja passou a muito, e graças a pequena democracia que inda vai existindo em Portugal, eu posso mostrar aquilo que sou sem ter que andar a fugir de alguns pides que ainda existem!outra coisa, no ano passado fui vice-presidente da AE e ja nessa altura todos sabiam as ideias que eu defendia, no entanto ganhamos a esleiçoes e durante todo o ano poderam observar que nao levamos a politica para dentro da escola, porque caso nao sabem, eu O COMUNISTA RENEGADO DA SOCIEDADE, fui tao democratico ao ponto de ter reunioes com elemenstos da JS e JSD...sabem porque??PORQEU EU RESPEITO AS IDEIAS DOS OUTROS, enquanto voces se limitam a critaca-las,muitas das vezes sem conhece-las!

deixem-se de guerrazinhas futeis, e de me acusarem que ofendo a dr.Luisa ou dr Gabriela, coisa que durante todos os comentarios nunca fiz,e dem finalmente voz aos estudantes que cada vez se vem mais apetrejados de problemas.

Abrço

Anónimo disse...

quanto ao coment dos "comunistas de merda"...

"olhe que nao, olhe que nao";)

Anónimo disse...

Sem dúvida que é um orgulho ter-te como Presidente da Associação Pedro...

E o tempo em que a escola era só para aprender o k vem nos livros já passou a muito tempo...

A democracia aprende-se exercendo-a :)

Estudante ESPL

Anónimo disse...

GREVES? POLÉMICAS? ISTO É SÓ O PRINCIPIO...


À SEGUIR TEMOS A LIBERALIZAÇÃO DOS CHARROS..., A AULAS DE INDUCASÃO CHEXUAL..., A DISTRIBUIÇÃO DOS PERSEVATIVOS..., A DEFESA DOS ALUNOS CIGANOS DE ERMESINDE QUE VIERAM CÁ PARAR..., O REGIME DE FALTAS COM TESTES..., E TANTOS OUTROS BELOS TEMAS...


PREPAREM-SE! DEEM CALOR A ESTE PEDRITO...


QUEM AVISA, AMIGA É...


UMA POVOENSE, VILA

Anónimo disse...

Agora nos Escuteiros do CNE podem entrar jovens comunistas ateus?

Anónimo disse...

As vezes tenho vergonha de ser desta terra, n pela terra em si da qual gosto e estimo muito, mas sim da mentalidade que muitas pessoas teem, o pedro só tem 18 anos e já vos bate aos pontos! Cresçam!

Anónimo disse...

Liberalizaçao dos charros?...jovens ciganos de ermisinde?...aquilo que eu aqui aprendo que defendo=)...quanto a liberalizaçao das drogas esse assunto esta muito longe de ser eu a resolver caro colega, e nao me condene por uma coisa que nao sabe se defendo ou nao...quanto as aulas de educaçao sexual e a distribuiçao dos preservativos, secalhar seriam realmente uma boa ideia,mas sabe, a educaçao sexual esta na lei desde 1984 e ate hoje inda nao se viu em nenhuma escola...quanto a distribuiçao dos preservativos, estes estao disponiveis em todas as farmacias, ou as quintas feiras no centro de saude na consulta jovem...e olhe que nao fui eu que inventei isto=)...quanto aos escuteiros...acho um comentario tao ridiculo que nem merecia resposta, mas como nao sou de fuigr as responsabilidades, perguntem a qualquer elemento do CNE se alguma vez tiveram problemas comigo enquanto escuteiro...e nao avalie a minha religiao sem saber qual é!realmente isto so de algumas mentes fechadas!mas pronto continuem, ao menos desta vez nao dizem que quero afrontar alguem...partimos para as ofensas pessoais=)...quando faltam argumentos...sabem...MUITA ARROGANCIA E POUCA SUBSTANCIA=)

Anónimo disse...

Agora ninguém é o administrador do blog! São assim os comunas, julgam
que ainda estamos nos tempos dessa
ditadura que nos amordaçou perto de 50 anos e por isso continuam na clandestinidade!
O Sousa Dias, educadamente e com a
frontalidade que tem, convidou-os
a serem sérios e a esclarecerem os bloguistas da verdade, para pôr um fim a toda esta fantochada em que
o bLogue se transformou.
Logo veio o AQUINAPÓVOA, um ser do outro mundo, responder o óbvio, ou seja, nada.
Se o sr. Vasco Coutinho não é e se o sr. Paulo Silva também já aqui veio dizer que também não é, quem é, afinal, que administra o blog do PCP da Póvoa de Lanhoso? Querem lá ver que é o ESPIRITO DO CUNHAL que é o administrador?
Vocês querem é incendiar a mata e depois ir para a rua ver passar o carro da bomba e perguntar onde é o incêndio, o que vocês atearam.
Mostrem-se, façam como o Armando
e não se escondam, cobardolas.
Até o pobre do Pedro Vale, o que nem escrever sabe, sabia que este
blog existia! Aprendem logo desde
garotos a mentir e acobardar-se.
Lançasteis a guerra contra o Dr. Tinoco de Faria, agora lançai-la contra a Drª. Luísa e a EB 2/3 do
Gonçalo Sampaio, qualquer dia ides
arranjar outra, sempre na esperança
de conseguirdes alguma coisa mas, o
que conseguis com tudo isso é que
os povoenses não vos liguem pêva e vos deêm os mesmos resultados que tivesteis nas últimas eleições.
Tende vergonha!
Socialista isento e sério

Anónimo disse...

Ó Pedro Vale, tu és o exemplo da tristeza em que o nosso ensino se encontra.
Então tu, meu rapaz, andas no 12º ano e nem alinhavar duas letras consegues? Eu, com a 4ª classe antiga escrevo muito melhor.
Sabes porquê? Porque no meu tempo a escola era para os professores ensinarem e os meninos aprenderem, agora é para tudo menos para isso.
Ai querias ir comunizar os miúdos da Gonçalo Sampaio? Tu que nem os da tua escola, que já são , grandotes, consegues comunizar (lê o que os teus colegas escrevem aqui sobre ti), querias agora ir comunizar os da outra!
Tem juízo rapaz. Ser comunista fica-te bem e tu lá sabes o que ganhas com isso, mas não andes a tentar desviar os miúdos que andam
na escola para estudar.
Quim da Portela

Anónimo disse...

=) oh meu senhor...eu nao desvio ninguem seja daquilo que for, que esta a tentar desviar aqui alguem sao os senhores com essas palavras arrogantes e pomposas como se me intimidassem..nao meu senhor nao intimidam...uma das caracteristicas da juventude destes tempos e que ouve e nao consegue ficar calado, eu nao obriguei ninguem a sair a rua no dia da manifestaçao, so se juntou a nos quem quis!quanto ao facto de nao saber escrever, sabe, as vezes ate posso dar um errozito na escrita, mas nao dou erros mediocres nos meus pensamentos comos ja vi aqui muitos;)...e engraçado falar de erros, e nao comentar um coment aquei tambem publicado em que vejo palavras como "INDUCASÃO CHEXUAL", "PERSEVATIVOS"..enfim, secalhar nao reparou nesses erros porqeu quem os escreveu nao era comunista=)...oh meu senhor deixe de lado esse seu mundinho pequeno e aprenda a viver numa sociedade democratica.o seu mal e o de muitos sabe qual e? e que tem um complexo enorme de inferioridade, e tem que rebaixar os outros para se evidenciar..enfim!

ABRÇS

Anónimo disse...

Olá. eu sou aluno da Escola Secundária, e desde que o Pedro está na AE nunca nos sentimos pressionados seja no que for.ele é sem dúvida um jovem com postura, e como colega dele de escola admiro-o em muito, pois põe sempre a palavra dos estudantes,em primeiro. não critiquem o nosso colega por ele ser bom presidente!

Para ti Pedro.um forte obrigado por tudo o que tens feito por nós, estas pessoas que te criticam podem até não simpatizar contigo, mas para nós, és sem dúvida uma mais valia na AE.
e como costumam brincar contigo...

OBRIGADO "COMANDANTE"

OS ESTÃO CONTIGO

um estudante da ESPL

Anónimo disse...

AO Socialista ANÓNIMO, isento e sério
de
16 de Novembro de 2008 2:53.


Quem se julga o senhor para vir para aqui, com arrogância, pedir esclarecimentos sobre quem é ou quem não é o administrador deste blogue?
Porventura não existem mais comunistas na Póvoa de Lanhoso sem ser o Vasco e o Paulo?
Não quererá ponderar que sejam outras pessoas?
Até o “pobre Pedro Vale” tem mais discernimento que o senhor!
Fique sabendo que a estrutura do PCP na Póvoa de Lanhoso está muito bem organizada, conta com umas dezenas de camaradas activistas e também conta com uma massa significativa de Jovens que desejam transformar a Póvoa de Lanhoso numa terra livre de mentalidades tacanhas como o senhor demonstra no seu comentário.
Quanto a “guerras”, por natureza não declaramos guerra a pessoas mas sim a políticas
Quanto a resultados, iremos ver quem irá sair mais prejudicado se é o PS ou a CDU (ver sondagens pedidas pelo seu partido na Póvoa de Lanhoso)
Está muito enganado e longe de atingir os seus objectivos que ficaram bem claros na sua intervenção.

Cumprimentos

Anónimo disse...

"Não acredito!

O Presidente da Associação de Estudantes da escola Secundária é da Juventude Comunista e o meu filho votou nele?"

Por falta de tempo só agora pude ver um comentário a este meu desabafo.
Este comentário foi deturpado completamente por alguém mal educado, arrogante e também bruxo. (consegue adivinhar os pensamentos dos outros…)
Na verdade o meu filho tem 13 anos, anda no 8º ano e é normal que peça conselhos aos seus pais para tomar algumas decisões. Na altura das eleições para Associação de Estudantes perguntou-me o que era uma A. .E, Para que servia… etc, etc. E em quem achava que devia votar…
Eu respondi-lhe que não sabia, não conhecia nada da escola mas que estava uma grande faixa alaranjada á entrada da escola de uma das listas e como essa é a par da azul a cor preferida da nossa família seria nessa que poderia votar. Afinal aquela cor alaranjada era na realidade um vermelhão. Daí o “Não acredito” que ao mesmo tempo deu aqui em casa para nos divertirmos um pouco com a situação.
Eu sei que os comunistas não comem criancinhas e em democracia (não a de cuba, ex-URRS, Coreia do Norte ou China onde só é ou era autorizado um partido politico) a liberdade de opinião é um bem que não tem preço.
Agora a verdade é que vocês comunistas têm um ódio visceral ao PSD e jamais votam ou votariam numa pessoa que se identificasse com o meu partido. Então porque razão eu ou o meu filho não podemos fazer o mesmo!
Por isso meu caro, o seu comentário demonstra quanta imbecilidade rola por essas cabeças mal pensantes e de uma arrogância inimaginável…
Os comentários posteriores do novel presidente da AE que ainda agora foi eleito e já anda metido em polémicas que pouco interessam aos alunos da escola vieram-me dar razão. Tem um discurso muito politizado, pouco coerente e agora que já foi eleito não engana ninguém. Serviu-se do laranja para atingir os seus objectivos e aquelas frases à “Che Guevara” tenho a certeza, não representam as ideias e os sentimentos dos alunos daquela escola.
Diz ter 18 anos…essa não será já a idade de um jovem universitário?

Anónimo disse...

=)...sim minha senhora é a idade de um jovem universitario, mas por causa de um exame nacional nao consegui entrar na faculdade( o que nao lhe diz respeito)...quanto ao odio ao PSD..pergunte aos membros da JSD se o pedido para a parceria com a associaçao de estudantes foi reprovado...pergunte se alguma vez faltamos ao respeito a alguem nesta camara municipal que tem dado voz aos estudantes municipais...quanto as cores dos panos...isto realmente qualquer coisa serve para deitar abaixo...as cores provam que nao estou na associaçao de estudantes para levar o COMUNISMO para dentro da escola, pois a senhora em vez de vir para aqui mandar bitaites devia interirar-se do que realmente se passa, pois a nossa associaçao nao tem so comunistas... ja viu que sorte???=)...e que nos comemos as pessoas sabe!=)...realmente com essa mentalidadezinha nao sei como consegue dar conselhos seja a quem for, mas olhe faço-lhe uma proposta, va ate a nossa escola e estude o historico de associaçoes de estudantes e veja qual e que foi a que trouxe mais vantagens aos estudantes...secalhar vai ficar admirada, porque afinal o jovem "pobre comunista".."ditador".."coitadinho"...etc, etc, juntamente com um grupo de amigos nao comunistas consegui finalmente mostrar a vila da povoa de lanhoso o que realemente uma associaçao de estudantes.isto realemente so me da riso, onde ja se viu uma senhora cheia de etica e moral julgar as pessoas sem as conhecer??=) isto realemnte e muito ironico sem duvida.mas pronto, é a sua opiniao no meio de muitas, é pena e que nao saiba do que realmente se passa, mas no entanto falar a sorte tambem nao faz mal a ninguem=)..nao ha-de ser nada minha senhora, sabe porque? porqeu tenho um ano pela frente para lhe calar esses comentariozinhos despropositados, e nao com comentarios aquei neste blgo, mas sim com um ano de trabalho em funçao daqueles que estao ao meu lado... que sao os estudantes...outra coisa, esta a ver como as cores enganam??=)...tanto preconceito minha senhora faz mal...se os panos fossem vermelhos, muito provavelmente o seu filho nao votava( a seu mando)....muita democracia nao haja duvida=)...para a senhora ficar ainda mais dentro do assunto, na nossa associaçao de ano passado, uma das caras mais importantes era filha de uma das caras mais conhecidas do PSD aqui na povoa de lanhoso, e olhe que nao lhe aocnteceu nada de mal, nao a mordemos nem nada do genero, alias, JUNTOS, SABEMOS SEPARAR OS PARTIDOS DENTRO DE UMA ASSOCIAÇAO DE ESTUDANTES, E, POR ISSO SOMOS AQUILO QUE SOMOS HOJE...quanto á liberdade de expressao que a senhora fala, de facto ela e muito bonita, logo, experimente deixar o seu filho votar em quem quiser;)

COM GRANDE ESTIMA;)

Pedro Vale

Anónimo disse...

Não, o seu comentário não foi deturpado
Verifica-se por este comentário que fez, a continuidade da sua tacanhez
Continua a usar, o anticomunismo do mais primário que existe, entre outros argumentos estupidificados como o da questão das cores e o da idade para defender a sua posição
“Diz ter 18 anos…essa não será já a idade de um jovem universitário?”
O seu filho tem 13 e está no 8º com 17/18 anos estará no 12º(se não tiver reprovado) não acha normal?
Por isso, o seu comentário e o da mãe preocupada com os “Comunistas Ateus” que frequentam ou frequentaram os escuteiros (provavelmente será a mesma pessoa)” demonstra quanta imbecilidade rola por essas cabeças mal pensantes e de uma arrogância inimaginável”
Pode bem continuar a vir para aqui com verborreias desnecessárias porque existe sempre gente pronta a dar-lhe respostas como a que o Pedro acabou de lhe dar
E mais, não existe ódio visceral por ninguém ligado ou simpatizante de outros partidos, o que existe sim são condenações públicas de más políticas e de actos nada dignificantes em democracia, como o seu e o da “tal” mãe preocupada com a “intromissão” de comunistas em associações, quer sejam elas de carácter cultural, desportivo ou religioso.

Anónimo disse...

Ministra corrige regime de faltas do Estatuto de Aluno
A ministra da Educação assinou hoje um despacho, que entra em vigor segunda-feira, que «clarifica de uma vez por todas» o regime de faltas e desobriga os alunos com faltas justificadas à realização de um exame suplementar

Anónimo disse...

Parace k os estudantes da EB2,3 GS responderam bem a todas as acusações k fizeram ao Pedro !!

Sem a ajuda da AE da ESPL organizaram-se e manifestaram-se !!

Mais palavras para quê?!

Anónimo disse...

Sou Professora da Escola E,B 2/3 Professor Gonçalo Sampaio há 21 anos, sou Mãe de um rapaz que já terminou o seu curso e encontra na vida profissional.
Sou de esquerda, da esquerda dos valores e do respeito pelas ideias dos outros, da solidariedade e da verdade, não me revendo na esquerda
trauliteira e do radicalismo, da má
criação e do insulto, da absoluta ausência de valores que não sejam os do puro materialismo.
Essa esquerda a que me orgulho de pertencer, que me foi transmitida pelo meu saudoso Pai e pela qual lutei nos bancos da minha Faculdade
da UP, hoje não existe.
Chamada a atenção por um colega do "que vai no blog do PCP acerca da Luísa", espicaçou-me o espírito e levou-me a pedir-lhe que me indicasse a forma de a ele aceder.
Aqui estou, como colega e, acima de
tudo, como amiga da Drª. Luísa Sousa Dias, não para a defender, já
que ela não precisa que, por ela, o façam, mas para dar o meu testemunho sério e responsável a respeito de uma pessoa que considero uma verdadeira guerreira
no objectivos a que se propõe e na forma como nos leva a todos a com ela colaborar, sem nada pedir em troca, a não ser a sua própria satisfação pelo dever cumprido.
Li tudo o que de ignóbil aqui foi escrito a seu respeito e fiquei elucidada quanto baste acerca dos propósitos a atingir.
Perfilho o anonimato neste meu depoimento para não ser acusada de bajuladora e para que a Luísa, se o viesse a saber, não se sentisse melindrada com esta minha tomada de
posição. Não fora isso e não teria pejo algum em assinar o meu nome e a minha completa identificação.
Só quero deixar ao livre e sensato pensamento dos que aqui escrevem com seriedade e sentido de justiça,
os seguintes aspectos de toda uma actuação da Drª. Luísa Sousa Dias, não só no campo meramente educacional, como primeira responsável pela Escola, mas também
no social, não o social das élites
e das revistas, mas o da entrega ao próximo, da solidariedade pura.
Atentem por favor:
- Quem foi que neste concelho deu início à distribuição dos "Cabazes
de Natal", muito antes de qualquer
outra instituição, distribuindo géneros e roupa pelas famílias de maior carência, primeiro às dos alunos da Escola e, mais tarde, a muitas outras que da Escola se abeiravam e continuam a fazê-lo, não à meia dúzia, mas às dezenas e bem largas, sugeitando-se a um permanente mendigar junto de amigos, empresas e empresários, como dos próprios colegas, a todos sensibilizando nesse sentido?
- Quem foi, durante anos a fio, a única instituição que se ocupou da cultura, que abriu a Escola a toda a comunidade para, com orgulho, poder mostrar aos povoenses todo o trabalho que ali era feito pelos seus filhos, não só nas actividades currículares, como nas extra-currículares, da música à dança, dos clubes temáticos até ao fomento desportivo, trabalho esse que nunca reivindicou como seu mas, antes, dos colegas e dos seus alunos?
- Quem integrou a Comissão de Apoio aos Jovens em Risco, se devotou a ela (a própria comissão e o seu Presidente são disso a primeira testemunha) e só a abandonou porque o tempo não lhe
chegava para tudo, mas continua com ela a colaborar?
- Quem fez das Semanas Culturais da Escola um momento anual único e pelo qual todos os povoenses anseiam e nele veêm um espaço de convívio, diversão e cultura, sem paralelo nas escolas vizinhas?
- Quem está sempre disponível para ouvir os alunos, os pais e encarregados de educação, muitas
vezes para ouvir problemas que em nada se relacionam com a Escola e com o seu funcionamento?
- Quem é que enfrentou inspecções motivadas por cartas anónimas (não foi Lídia? Não foi Isabel?) de quem mais não pretendia do que retirar-lhe o ânimo e levá-la a que desistisse?
- Quem pode acusá-la de falta de democracia numa Escola onde tudo
é discutido, tudo é posto à apreciação dos colegas e onde há órgãos próprios e responsáveis a funcionar em plenitude?
Tive já, por variadíssimas vezes, oportunidade para ser colocada em Braga, onde resido, com todas vantagens que isso me trazia mas optei sempre por aqui permanecer, pelo clima de amizade e de franqueza como aqui vivemos, embora com o sacrificio de uma horas de sono e do custo dos transportes. Quero acabar nesta Escola, pelo menos enquanto tiver a Luísa a dirigi-la.
Tudo isto e muito mais teria para vos dizer, não fosse o cansaço e a raiva que tudo isto me provoca.
É cíclico. Aproximam-se eleições
e, sempre que tal acontece, há que tentar atemorizar a Drª. Luísa para que ela não se lembre de se
candidatar e levar atrás de si o povo que bem a conhece e que muito grato lhe está.
Estejam descansados porque a política da Luísa é a Escola e os seus alunos, somos muitos de nós, que a ela recorremos porque ali temos sempre um "ombro amigo" que nos ouve e tenta ajudar, é a Cruz Vermelha e para um dia mais tarde, quando se reformar (e esse dia ainda vem longe, graças a Deus), se poder dedicar, em voluntariado, a favor dos mais desfavorecidos deste concelho.
Na Escola somos uma família e, como acontece nos rebanhos, há sempre ovelhas tresmalhadas a que os pastores chamam de "ranhosas", e nós também as temos.
É de lamentar que o PCP/CDU, onde tenho muitos amigos, enverede neste concelho por estes caminhos ou abra as portas para que outros o façam, com prejuízo de si próprio e da sua credibilidade.
O concelho conhece bem a Drª. Luísa
e a Escola está aberta a quem nos quizer conhecer e vier de boa-fé.
Cumprimento a todos com votos de mais moderação e bom senso.
Força Luísa! Estamos ao teu lado
para o que der e vier! Mas não contes connosco para fazer Associações de Estudantes, que se organizem e as façam eles porque
"de pequenino se torce o pepino"

Anónimo disse...

como nao podia deixar de comentar...e claro o agrado que senti hoje, ao ver os meus companheiros estudantes nas ruas, em luta, pelos seus direitos...muito sinceramente arrepiei-me ao ouvir os seus gritos nas ruas da minha sala de aula, e nesse momento abro a janela e deparei-me com toda aquela situaçao=)...parei nesse momento e pensei:"depois de tanta acusaçao...de tanta falsa insinuaçao...aqui esta a resposta para calar muita boquinha que para ai anda"....isto porque o "JOVEM COMUNISTA ATEU"...nao precisou de "COMUNIZAR" ninguem, pois os jovens falam cada vez mais por si...as coisas acontecem naturalmente, so e preciso que ninguem as oprima!!!!

AVANTE CAMARADAS....


CHUVA FASCISTA NAO MOLHA COMUNISTA!!!

COM O MAIOR DOS AGRADOS...COMPRIMENTOS


Pedro Vale

Anónimo disse...

*CUMPRIMENTOS

Anónimo disse...

Para a professora da EB 2,3 Gonçalo Sampaio...


ALGUÉM ACREDITA QUE NÃO SAIS DA GONÇALO SAMPAIO SÓ POR SIMPATIA À LUÍSA?

QUERES ENGANAR QEM?

Uma professora da Póvoa de Lanhoso

Anónimo disse...

Estes ataques à Luísa são uma vergonha, tem água no bico, parece que a Luísa incomoda muita gente!

Um colega da Póvoa

Anónimo disse...

REPAREM NA FRASEOLOGIA!

"Na Escola somos uma família e, como acontece nos rebanhos, há sempre ovelhas tresmalhadas a que os pastores chamam de "ranhosas", e nós também as temos."

"Tive já, por variadíssimas vezes, oportunidade para ser colocada em Braga, onde resido, com todas vantagens que isso me trazia mas optei sempre por aqui permanecer, pelo clima de amizade e de franqueza como aqui vivemos, embora com o sacrificio de uma horas de sono e do custo dos transportes. Quero acabar nesta Escola, pelo menos enquanto tiver a Luísa a dirigi-la."


UMA SENHORA PROFRESSORA, SEM MORAL, QUE DEVIA IR PARA BRAGA A DAR LIÇÕES DE MORAL AOS POVOENSES...

ISTO É QUE É POUCA VERGONHA! E VEM DEFENDER A CHEFE SÓ PELO "CLIMA DA AMIZADE E DE FRANQUEZA"!!!

SEM UM PINGO DE PUDOR, PESSOALIZA NA LIDIA E NA ISABEL!!!

COM QUE PROVAS!?

Anónimo disse...

É preciso ter lata... A Senhora Professora que acusa A Lídia e a Isabel segue bem os «ensinamentos» da sua líder espiritual acusa sem provas.Assuma a sua identidade,faça as acusações que quiser e dê as pessoas o DIREITO a defesa!Se tem tantas certezas e é pela verdade. faça-o!!!Quero ver a sua coragem! E já agora peça a Luísinha para ser sua testemunha!!! ASS.Professora da E.B a 10 anos do grupo das ovelhas ranhosas!!!

Anónimo disse...

Só uma pergunta a «Ilustríssima Professora de esquerda da E.B 2.3 gonçalo sampaio-Então as denúncias não eram ANÓNIMAS?Já ouviu falar do crime de injúria e difamação?Tenha vergonha. A Isabel e A Lídia podem não ser suas amigas mas são suas colegas!Repare bem para a patética imagem que veio aqui deixar,veio bajular a chefe,acusar colegas que a si pessoalmente nada fizeram nem a chefe porque se tivessem feito e houvesse provas cabia a Dra Luísa fazê-lo e não a si que é tão OVELHA como as outras...Mas consigo o cájado funciona com outros não!!! Saudações de esquerda!

Anónimo disse...

Afinal na E.B reina uma paz podre!!! Como é possível alguém vir para aqui acusar,pessoalizando,não assumindo a sua identidade!?A Senhora professora é cobarde e abjecta! Aqui na Póvoa a Senhora tem direito ao título de lambe-C--S ou Lambe-C----S.Sirva-se e continue a tirar daí bom proveito!Aconselhava-lhe a toma de aspirina...Mas não vale a pena a DOR DE COTOVELO não passa assim!!!ASS:Ex.aluno das profs Lídia e Isabel,Excelentes pessoas e profissionais!Força Setôras!!!

Anónimo disse...

É assim que funciona a democracia na Póvoa de Lanhoso!
Vim aqui, educadamente, expôr uma
pequena parte do muito que sei que
a Póvoa de Lanhoso e a Escola, como os muitos anónimos que a ela acorrem com problemas pessoais, devem à Drª Luísa Sousa Dias.
A resposta é o insulto, a baixeza de vocabulário, enfim, a fotografia da sociedade que temos.
Sou aqui professora há 21 anos e foram largas centenas já, para não dizer milhares, os alunos a quem me dediquei e dei o meu melhor como profissional. Isso deixa-me de consciência absolutamente tranquíla, e em paz comigo mesma.
Quanto às testemunhas do que aqui disse, para além delas próprias, são a mais de uma centena de professores que no Polivalente da Escola viram a colega saír em choro convulso, não de arrependimento, mas de raiva por ver que tinha sido descoberta.
Não bajulo ninguém, mas também não traio seja quem fôr e habituei-me, de muito novinha, a dar valor a quem o tem e a respeitar quem pensa de modo diverso que o meu.
À colega das 15.53, a "do grupo das ovelhas ranhosas", quero dizer-lhe que comece a pôr o h no "a 10 anos", porque a uma professora fica mal semelhante erro. E depois
são os alunos que não prestam...
Cumprimento a todos com a certeza de que não voltarei a este blog.
Profª da Escola Gonçalo Sampaio

Anónimo disse...

Não só Bajula a Luisinha como a transforma na Nova Maddre teresa de calcutá!
Oiça lá não contem consigo e com a sua tropa para fazer Associações de estudantes?
Mas por certo contaram consigo e com a luisinha para fazer as associações de Pais do Agrupamento
Tá bonito tá!

Anónimo disse...

Já sei de quem vai ser a tal estátua que outro dia falaram que ia ser colocada no cimo da avenida
é a da Luisinha

Anónimo disse...

Tanta caridadezinha coitadinha da senhora
Ai meu deus tantos cabazes que a senhora arranjou para acudir os pobrezinhos e os famintos
Olhe se por acaso a senhora arranjasse empregos para os que necessitam como arranjou para a filha na CMPL talvez não tivesse que fazer tantas "boas acções"

Anónimo disse...

Se calhar por ser professora tanto tempo nesta escola é que os miudos estão mal educados

Anónimo disse...

«É de lamentar que o PCP/CDU, onde tenho muitos amigos, enverede neste concelho por estes caminhos ou abra as portas para que outros o façam, com prejuízo de si próprio e da sua credibilidade.»

«Cumprimento a todos com a certeza de que não voltarei a este blog.
Profª da Escola Gonçalo Sampaio

20 de Novembro de 2008 18:56»

Senhora professora provavelmente estou a escrever para o boneco pois disse que não virá cá mais!
A senhora só não veio fazer triste figura bem como não perdeu a opurtunidade de dar o seu "lamento"
para com ele achincalhar o PCP

O PCP E A CDU NÃO TÊM NADA A HAVER COM A ESCOLA;SÃO PESSOAS E ALUNOS E COLEGAS SEUS QUE PODEM OU NÂO SER SIMPATIZANTES OU MILITANTES DE QUALQUER PARTIDO QUE AQUI ESCREVEM E RESPONDEM A COMENTÁRIOS ABSURDOS COMO O SEU

Anónimo disse...

ARRE PÔRRA QUE É DEMAIS TANTA ESTUPIDEZ EM MISTURAR AS COISAS

Anónimo disse...

Ó Srª professora além de cobarde e abjecta é MENTIROSA!Eu também estive no espectáculo deplorável,digno de um circo romano,armado pela Dr.Luísa e pessoas como a Senhora,sem acta,sem folha de presença,sem nada!Quem saiu do polivalente a chorar?!!Eu estava no fundo do mesmo e vi muita gente a «espumar de raiva» porque o tiro saiu-lhes pela culatra, a chorar não vi ninguém!!!As tantas a chorar ficou a Senhora por fazer parte de um pelotão de fuzilamento que atirou para os pés! E,afinal ,elas não eram duas?Correu-lhe mal não foi?! HA!HA!HA!

Anónimo disse...

E já agora quem era a colega? e saiu a chorar porquê? foi agredida? foi humilhada? Qual era o teor da acusação? Diga lá o nome da professoa,e já agora,diga quantas vezes na reunião a Dra Luísa disse o nome dela...É que a Senhora é parva a Dra Luísa não!!!
Nem os seus colegas nem a Dra Luísa confirma assinando nada do que a Senhora afirmou!!!Se morde a língua morre envenenada.Tenha juízo! apesar de alguns viva a democracia!

Anónimo disse...

A escola eb 23 Gonçalo Sampaio está gravemente doente. Coitados dos alunos...
Curem-na!
Coloquem lá, pelo menos, 10 psiquiatras

AQUINAPÓVOA disse...

Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP
Sobre o estado actual do ensino em Portugal


Estando aqui connosco professores e educadores que estiveram no grande plenário nacional e na manifestação que se seguiu e que juntou em Lisboa no passado dia 8 de Novembro 120.000 professores e educadores quero começar por, em nome do PCP e por vosso intermédio, saudar a forma responsável, determinada e consequente como os docentes têm vindo a lutar em defesa de um conjunto de direitos que sendo vossos, não deixam de ter consequências na vida das nossas crianças e jovens e do país, pelo que partilhamos a tese de que com o êxito da vossa luta ganham os professores e os educadores, mas ganham sobretudo a Escola Pública, a qualidade do nosso ensino e o desenvolvimento do País.


Não é exagero, quando afirmamos que o ensino em Portugal vive hoje uma das páginas mais negras desde o 25 de Abril de 74 e que a situação, a não ser alterada, conduzirá inevitavelmente a um retrocesso muito significativo na qualidade do ensino com consequências no funcionamento das escolas e no processo ensino/aprendizagem.
Não estamos perante uma fatalidade! A profunda crise que se vive no sector da educação e do ensino, tem causas e responsáveis que estão identificados e por isso não podem deixar de ser responsabilizados, por mais que procurem passar essa responsabilidade para outros. Sendo verdade que a actual equipa do Ministério da Educação já deu provas de incompetência e incapacidade para ouvir aqueles que são os componentes fundamentais do sistema educativo, professores, educadores, estudantes, pais e outros trabalhadores da educação, ela cumpre uma estratégia muito clara que tem como principais responsáveis o Primeiro ministro e o seu governo no conjunto.


Na génese da política educativa do Governo estão dois grandes objectivos: desvalorizar a Escola Pública e elitizar o acesso a níveis superiores de conhecimento. Alguns caracterizam-na como ímpeto “reformista,” mas mais não são do que instrumentos para a concretização dos objectivos a que se propuseram chegar nesta legislatura.


No essencial o que este Governo tem feito é procurar subverter o papel da Escola Pública, reduzindo-a à condição de agência de formação de mão-de-obra. O Governo vai reconfigurando o papel da Escola Pública e bem assim o do próprio Estado perante a Educação: instrumentalizando as escolas através da imposição do fim da gestão democrática; através da gradual e crescente elitização do sistema de ensino nos seus graus mais elevados, sentida muitas vezes não só entre graus de escolaridade, mas mesmo entre escolas e turmas; ou mesmo através do flagrante incumprimento do princípio constitucional da gratuitidade do ensino, como forma de garantir o acesso democrático ao conhecimento.


A entrega da Escola a interesses que orbitam exclusivamente em torno do lucro, que minimizam a importância do conhecimento e da sua democratização no desenvolvimento e progresso das sociedades, ilustra bem a forma como o actual Governo preconiza o Sistema Educativo. Nem foi criativo. Aplicou de chapa a cartilha neoliberal.
O governo diz que não, que tudo isto é para defender a Escola Pública e vai justificando essa sua afirmação, com a distribuição de milhares de computadores e dezenas de quadros interactivos, por escolas completamente degradadas onde chove no inverno, onde faltam refeitórios ou onde a falta de salas de aula obriga os miúdos a passarem muitas horas dentro de contentores.


Depois de durante meses, tal como fez em relação à generalidade dos trabalhadores da Administração Pública, o Governo ter procurado denegrir a imagem dos docentes na opinião pública, procurando responsabilizá-los por tudo o que de negativo se passa no sistema educativo, indo mesmo ao ponto de acusar os docentes de não quererem trabalhar, avançou com a imposição de um conjunto de alterações ao Estatuto da Carreira Docente que estabelece o modelo da avaliação que a esmagadora maioria dos professores e educadores deste País rejeitam, com três objectivos muito claros: desvalorizar a carreira docente, impedir que dois terços dos professores cheguem ao topo da carreira e dividir a carreira em duas com o professor titular e o professor.


Sendo que a causa mais próxima do descontentamento que se vive hoje na Escola está no Modelo de Avaliação de Desempenho, o instrumento central do ataque aos professores e aos seus direitos é, de facto, este Estatuto, o que significa que enquanto se mantiver esta fractura na carreira dificilmente a serenidade voltará às escolas.
Aqui o Governo aplicou claramente a tese do dividir primeiro para governar depois. Mas enganou-se nos cálculos. É evidente que foram exactamente estas medidas que uniram na acção os professores e as suas organizações representativas.
Aquele que devia ser um dos mais importantes instrumentos da política educativa para o futuro, acabou por se transformar num pólo gerador de extremas conflitualidades e injustiças.


Esta insensata caminhada e a consideração de que os docentes devem ser reduzidos a uma condição de meros executores das orientações emanadas do Ministério da Educação, mesmo que essas orientações, como está acontecer actualmente, sejam impraticáveis e injustas, confirmam que este Governo não está de facto em condições de introduzir alterações positivas na realidade educativa em Portugal.


Mas se é verdade que este Estatuto tem como objectivo central a desvalorização da profissão docente e do próprio professor, ele não pode deixar de ser descontextualizado das alterações verificadas ao nível da gestão das escolas e do processo de delegação de competências que está em curso para as autarquias locais.
O Governo impôs uma alteração profundamente negativa na vida das escolas, fruto da prepotência, arrogância e da recusa em ouvir o protesto dos professores e educadores, que já em 5 de Outubro de 2006 realizaram aquela que até então foi a maior manifestação de docentes realizada em Portugal.


Tal como foi denunciado há muito as consequências, que só Sócrates e a sua Ministra parecem não ver, aí estão: desestabilização das escolas; alteração do papel do professor; fadiga e desespero; clivagem nas comunidades escolares; depauperação na qualidade do sistema de ensino e secundarização do processo ensino-aprendizagem no interior das escolas, penalizando os interesses de mais de um milhão e quatrocentas mil crianças e jovens que frequentam a Escola Pública.
Para o mau estar e descontentamento nas escolas, que toca hoje toda a comunidade educativa como se comprova com a luta dos estudantes e dos outros trabalhadores da educação, pode ter contribuído significativamente o Modelo de Avaliação de Desempenho que crescentemente tem vindo a merecer o chumbo de praticamente toda a comunidade educativa e da maioria dos portugueses. Modelo que na sua implementação, cedo se verificou, que para além de não ser exequível, é de nula eficácia pedagógica, que está a descentrar a actividade dos professores daquela que é a sua função principal que é ensinar e, pior, criou uma tremenda instabilidade emocional com reflexos óbvios e incontornáveis na dimensão pedagógica do ensino.
Ao contrário do que afirma o Governo do PS a sua política educativa não procura centrar o processo ensino-aprendizagem no estudante, de dirigir a escola para a sua função nuclear de educar. O fim da gestão democrática nas escolas, as alterações ao Estatuto da Carreira Docente e o Modelo de Avaliação de Desempenho, são medidas que impedem os professores de centrar os seus esforços no aluno a na turma, ou seja, no ensino.


Para o PCP a avaliação de desempenho é um mecanismo necessário para a própria capacidade de aferição do sistema educativo, particularmente no que toca à detecção de insuficiências e por isso deve ser orientado pela necessidade de melhorar todo o sistema e, nunca como acontece actualmente, orientado por razões economicistas com a obsessão de limitar a progressão na carreira aos professores e educadores.


Numa fuga para a frente, perante um isolamento crescente e o aumento da contestação, o Governo recorre a todos os instrumentos que tem ao seu alcance, como são os analistas políticos ao seu serviço que ainda no último fim de semana saíram em socorro do chefe e que, sem um mínimo de decoro, recorrem à mentira, à calúnia, ao ataque pessoal, procurando fazer passar a tese de que aqueles 120 mil que estiveram na rua estão a ser manipulados.
Esta é uma mentira cuja autoria é precisamente daqueles que defendem um sistema educativo com redução dos espaços de autonomia e uma maior governamentalização como acontece com o novo modelo de gestão, com docentes acríticos e dóceis na aceitação das alterações mesmo que sejam injustas. O que eles ambicionam é transformar os docentes em instrumentos de formatação das consciências juvenis num processo de reprodução das assimetrias sociais que ajudem a manter o sistema vigente.


Neste quadro não haverá outra solução que não seja o Governo suspender o Modelo de Avaliação de Desempenho e voltar à mesa das negociações, não com um qualquer conselho de “sábios”, mas com os sindicatos que representam aqueles que sabem o que é melhor para as escolas e para o efectivo sucesso escolar dos jovens portugueses.
Ao contrário do que a Ministra diz, vergonha é manter um processo que estando objectivamente a prejudicar os docentes afecta em primeiro lugar as crianças e os jovens que frequentam o ensino público e suas famílias e o desenvolvimento do País.
Com o sentido de responsabilidade que guia a nossa acção e com a convicção de que o melhor para o País é suspender este modelo de Avaliação de Desempenho e não encontrar formas simplificadas que não alteram a verdadeira natureza do modelo, o PCP entregou na Assembleia da República um projecto de Resolução que recomenda ao Governo a imediata suspensão do regime de Avaliação de Desempenho, sem prejuízos para os professores e que antecipe o processo de negociação com as estruturas sindicais dos professores, salvaguardando a estabilidade do ambiente escolar, a qualidade do ensino e os direitos dos professores e educadores.


A não ser assim responsabilizamos desde já o Governo e particularmente o Primeiro Ministro pelas consequências de tão irresponsável atitude. Está o Conselho de Ministros reunido extraordinariamente para discutir a questão. Veremos se depois das entradas de leão não haverá saídas de sendeiro. Errar não é crime, grave seria persistir no erro.

Anónimo disse...

A PROFESSORA LIDIA VAI EM SEGUNDO LUGAR NA LISTA DO LOURENÇO... ELA NÃO ESTEVE AO LADO DE TINOCO DE FARIA NA MAIS "NEGRA" ASSEMBLEIA MUNICIPAL DOS SOCIALISTAS?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19.06 do dia 20 só quero dizer que, ao que li neste blog, o Dr. Celso, candidato da CDU
nas últimas eleições, que não é da Póvoa nem cá reside, tem uma avença com a Câmara Municipal porque tem direito ao trabalho e a ganhar honestamente a sua vida, com o que eu concordo em pleno. Mas como conseguiu ele a avença? Foi por concurso, por cunha, ou de outra forma?
A filha da Drª Luísa entrou para a
Câmara na presidência do sr Lúcio e aí fez estágio profissional porque já era licenciada em Direito e era Advogada com exame à Ordem dos Advogados já feito.
É da Póvoa, nasceu e reside cá e, ao contrário do Dr Celso, ficou na
Câmara por concurso público com um
contrato que já lhe foi renovado pela actual Câmara, concerteza por a achar com competência para ser ela a ocupar o cargo.
Será por ter cometido o "pecado" de
ser filha da Drª Luísa, por ser da póvoa e cá morar, que não tem igual
direito ao trabalho, como tem esse tal Dr Celso?
E quanto aos empregos que a Drª Luísa tem conseguido, os que deles beneficiaram e que são muitos, eles que falem porque ela não tem necessidade de os propagandear.
É essa a vossa "moral"? Fiquem bem.
Já basta é de tamanha perseguição à Drª Luísa!

Anónimo disse...

Assim não ides a lado nenhum e só perdeis a credibilidade.
Sou um auarca do PS, talvez seja dos mais velhos e mais fiéis ao partido e só quero deixar aqui o
meu testemunho.
A drª Luísa Sousa Dias é uma senhora que merece o respeito de todos os povoenses e de todo o nosso concelho, dos CDS aos da CDU.
Foi só, e o meu partido já lá teve quatro, a melhor Presidente da Assembleia Municipal que a Póvoa de
Lanhoso já teve, pela sua isenção, pela sua correcção e pelo modo como
a todos nos tratava.
É verdade que há muitos anos leva os cabazes aos mais necessitados e para isso pede a colaboração aos Presidentes da Junta que sabe bem melhor do que ninguém quem mais é necessitado na sua freguesia.
Como directora da escola é um exemplo e a prova está na obra que
fez e vai continuar a fazer. Falem com os pais dos alunos e oiçam o que eles pensam dela.
Por tudo o que atrás disse penso que vocês andam muito mal ao tentar
perseguir a senhora e a dizer mal dela porque isso só vira o povo contra vós.
Esta é a minha ideia porque como é do ditado popular "não é com vinagre que se apanham moscas".
Mas vocês é que sabem as linhas com que se cosem.
Saudações democráticas.

Anónimo disse...

perguntar aos pais o k acham dela e a opinião dos alunos ?!

Anónimo disse...

Ao caro amigo anónimo das 17.20 do dia 22 só lhe digo que a opinião dos alunos concerteza que conta e tanto quanto sei ela é maioritária favorável à Drª Luísa.
Vá à Escola, ou a casa deles, sem pressões, e pergunte-lhes.
Mas deixe-me dizer que contando, ela não conta tanto quanto o senhor
quer fazer-nos crer.
São miúdos de idades inferiores aos 15/16 anos, que andam na escola
para estudar e aprender e não para
se politizarem, como o senhor quer dar a entender. Para isso têm eles
tempo, quando forem para a secundária e para a universidade.
Qualquer dia vamos ter política nos
infantários, nos berçários...
Boa noite e cumprimentos
Autarca do PS

cristina disse...

aos homens e mulheres que aqui fizeram comentários queria deixar algumas notas:

lavando ou não a roupa suja, muita aqui se disse sobre o actual estado da educação, da democracia... muito se disse também sobre os estudantes e sobre a sua consciencia politica.

de facto, não haja dúvidas de que aquilo que os estudantes vivem no seu dia-a-dia dentro das escolas não passa pela cabeça da maioria das pessoas.

hoje o ensino é quase um luxo para as familias que têm mais dinheiro... pagar livros, transportes, materiais escolares, refeições aos valores que hoje se encontram é cada vez menos possivel para a maioria das familias portuguesas. e a Acção Social dentro das escolas é cada vez menor

escolas em más condições são às centenas neste país: sem aquecimento, sem pavilhões, com chuva dentro das salas, tectos a cair, portadas a cair, turmas sobrelotadas em salas minúsculas, falta de materiais pra dar aulas...
E o Governo PS continua a não aumentar o financiamento, faz obras em apenas 26 escolas do país em 2009 e até 2015, promete ter obras em apenas, APENAS, cerca de pouco mais de uma centena de escolas.

entrega-se as escolas a Empresas Públicas, como a EPE, empresa que não tenhamos dúvidas será privatizada. Acaba-se com os conselhos executivos e entrega-se o poder decisão para um Director, que pode ser nomeado (digam lá se isto não faz lembrar a escola do tempo do fascismo). E com o novo Regime Juridico abre-se a porta para a participação de entidades privadas na gestão das escolas.

os estudantes estão sujeitos, na sua aprendizagem, a apenas se prepararem para fazer exames nacionais de forma mecânica, pois os professores não têm tempo pra dar as matérias. Exames Nacionais que põem em causa, em apenas 2horas, aquilo que foi a sua prestação em 3 anos.

e o estatuto do aluno? ter como opção expulsar ou transferir, excluir de actividades extra-curriculares o aluno pelo seu comportamento... a escola deve ser inclusiva e acompanhar os alunos com medidas psico-pedagógicas de forma a integrar alunos mais problemáticas e não pura e simplesmente excluí-lo.

quanto ao regime de faltas actual, aquilo que a ministra diz que veio rectificar porque as escolas o estavam a aplicar mal (para além de ser mentira, as escolas n estavam a aplicar mal, é pura demonstração da sua arrogância), mantém-se no seu essencial o mesmo, pois os estudantes continuam a poder ficar excluidos da disciplina se chumbarem na prova de recuperação.

quanto à Educação Sexual, estamos à espera que seja aplicada nas escolas há já 28 anos! enquanto isso continuamos a ser o país com uma das maiores taxas de gravidez na adolescência... sem duvida que o esclarecimento e aprender a viver com a sexualidade sem tabus e preconceitos, é fundamental para a felicidade, e este também é dos papéis essenciais da escola.

há muitas razões para os estudantes lutarem, porque a escola que temos hoje não foi a escola que o país conquistou com o 25 de Abril, uma Escola Pública, Gratuita, de Qualidade e Democrática.

as manifestações dos estudantes por todo o país do passado dia 5 de Novembro, demostraram que os estudantes estão conscientes e lutam contra as medidas deste Governo PS.

os estudantes para além de terem direito a ter uma escola melhor têm direito a lutar pelos seus direitos... mas parece que também esse direito está em causa. Prova-se aqui que a democracia em Portugal está doente e há culpados para que tal aconteça.

o exemplo do que se passou aqui da intimidação de estudantes por causa de quererem manifestar-se, infelizmente não é o único. Por este país têm acontecidos coisas que pensavamos já não ser possivel.
desde policias irem a casa de estudantes no dia anterior à manifestação para intimidar, haver carga policial sobre os estudantes, identificarem e levarem estudantes para esquadra por se manifestarem...

mas não falemos só disso. o direito dos estudantes terem associação de estudantes, apesar de estar consagrada na CR e na lei ordinária, em muitas escolas não acontece. Os conselhos executivos têm exercido um papel de coacção nest ponto, muitas vezes determinando se há ou não eleições ou quando são, não dando espaço às AE's para trabalharem, não permitindo a realização de Reuniões Gerais de Alunos, entre tantos atropelos à nossa democracia.

Esta não é a escola que forma integralmente individuos, não é uma escola que ensina o exercicio da democracia. é sim, a escola que coage, que forma individuos não pensantes, mecânicos, sem direitos.

Não venham dizer que os jovens não se interessam por politica, não intervêm... quando os que o dizem são os primeiros a fazer para que isso acontece. E não me digam que que existe uma idade para ter consciencia politica... que os estudantes com menos de 15 anos ou do básico não têm capacidade de decisão, de escolha, de intervenção.

Infelizmente, desde muito cedo aprendi a lidar com o anti-comunismo primário que vai em muitas mentes tacanhas e básicas... e na minha escola sempre lutei pelo meu direito enquanto estudante e em quanto comunista de participar e de intervir democráticamente.
como se por ser comunista tivesse menos direitos de fazer parte de uma associação de estudantes.

e se há estudantes comunistas nas associações, é porque a maioria dos estudantes que votaram também reconheceram neles valor e trabalho.
e sem dúvida que o nosso maior valor enquanto jovens e comunistas é lutar para transformar o mundo... começando por transformar a escola!

AQUINAPÓVOA disse...

cristina
Contributos como o teu só engrandecem a discussão em torno das questões da educação.
É o que se pretende!
Bem Haja pela tua participação
Sempre Avante!!!

Anónimo disse...

Oh Tiago, salvo erro, todos os estudantes do ensino basico e secundário sentem as novas medidas do governo, o estatuto do aluno, o regime de faltas, o risco de privatização do ensino secundário, e, tendo em conta que têm existido manifestações massificadas, tendo sido o 5 de Novembro um sucesso, tendo estado á frente da camara municipal da Póvoa de Lanhoso cerca de duas centenas de estudantes, e, curiosamente, as declaraçõpes prestadas á comunicação social por parte dos estudantes foram esclarecedoras, ou seja eles sabiam o que estavam lá a fazer... É de valorizar que haja um estado de consciencialização deste nivel na ESPL! Assim podemos esperar um futuro melhor.


Carlos Machado