segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O PS NO SEU MELHOR





Vivemos o momento em que a crise capitalista vai caindo do seu nimbo financeiro para aterrar na «economia real», na retracção da actividade produtiva e do consumo, na falência e encerramento de empresas, no desemprego, nas dificuldades crescentes dos trabalhadores e das populações laboriosas. Um momento em que se repercutem todos estes anos de política de direita, factor da crise e da correspondente concentração de riqueza, e se torna ainda mais evidente que o capitalismo não tem respostas nem devir histórico, por muito que o remendem, e que é urgente a ruptura e uma forma superior de organização da sociedade – o socialismo.
Neste quadro o PS/Sócrates (este PS porque não há cheiro de qualquer outro) torna explícita a degradação a que chegaram as suas opções e orientações, ao ponto a que chegou na simbiose com os grandes interesses, nas políticas concretas com que assegura que a crise seja instrumento de mais concentração do capital e polarização da riqueza.
É o PS no seu melhor! O PS que aproveita a crise para prosseguir as mesmas políticas que foram e são factor da crise, para privatizar os lucros e «nacionalizar» os prejuízos, para prosseguir no caminho de mais exploração e menos direitos, como acontece no código do trabalho. O PS que há três semanas negava a crise e agora promove a «psicologia da crise» como factor de medo, de resignação e de aceitabilidade da sua política. E não hesita na demagogia, na mistificação, na chantagem económica, na eliminação de elementos de conteúdo do regime democrático para garantir o poder e as suas benesses.
É o PS no seu melhor! O mesmo PS que, por exemplo, avança com a nomeação dum amigalhaço do MAI para fiscal dos Serviços de Informações (aliás concentrados no Primeiro Ministro como só aconteceu na «outra senhora») e cujo indigitado presidente Marques Júnior constata a evidência - que mil vezes repetimos -, de que é impossível garantir que as «secretas» cumprem a lei e que em vez de daí retirar as devidas conclusões – ou se altera a lei (como sempre propôs o PCP) ou se recusam as funções -, opta pela bravata (eu vou-me a eles!) para esconder a disposição de cumprir com zelo o acordo de 30 anos de PS/PSD/CDS de opacidade e ilegalidade sistemática dos Serviços de Informações.
Oportunismo e serviço dos interesses no poder. É o PS no seu melhor!
E por cá, o PS também no seu melhor, dá como facto consumado a eleição do DrºAntónio Lourenço para a CMPL,ficava-lhes bem só o anúncio oficial da candidatura

18 comentários:

Anónimo disse...

O DIRECTORIO BRAGA-GUIMARÃES-FAMALICÃO... E O ORGANIZADOR "PS POVOENSE"


Para quem teve acesso a noticias dos bastidores do Congresso Distrital realizado Sábado, 8 de Novembro nas instalações do ISAVE e posteriormente leu os títulos e as crónicas no Correio do Minho e no Diário do Minho CONFIRMOU A TRISTE REALIDADE DO PARTIDO SOCIALISTA DA PÓVOA DE LANHOSO: A ACTUAL GESTÃO NÃO TEM PESO POLITICO NA FEDERAÇÃO SOCIALISTA!


Porque, uma coisa é ESSA COISA HONORIFICA DE "GERIR" OS TRABALHOS DE UM CONGRESSO NA PRÓPRIA TERRA, OUTRA, BEM DISTINTA, É SURGIR NOS ORGÃOS DO PARTIDO E NA IMPRENSA REGIONAL DE REFERÊNCIA, COMO UM DOS LÍDERES DISTRITAIS...


QUEM LEU AS CRÓNICAS DOS DIÁRIOS BRACARENSES e "pouco leu" na parte regional nos diários nacionais, a gestão dos trabalhos e a presumível candidatura do Dr. António Lourenço "surgem apenas como habituais notas de rodapé..."


PORQUE NINGUÉM ACREDITA QUE O POPULAR MANUEL BAPTISTA, EM CRESCENDO NOS DOCUMENTOS FUNDAMENTAIS, NOS PLANOS, NOS PROJECTOS, EM OBRAS, NAS FREGUESIAS, NÃO VENHA A AUMENTAR O APOIO DOS POVOENSES...


Observador do Pilar

Anónimo disse...

Vou ser rude, o Lourenço só vai ser candidato porque o João Tinoco de Faria fartou-se da politica e de alguns políticos da Póvoa! A minha curiosidade não me prendia a este congresso, vai toda para a próxima Assembleia Municipal, vou esperar notícias da mesma, pois estou bem curioso onde o Lourenço, o Sérgio Matos e o Frederico vão "esconder" o Tinoco e companhia... Só se eles pedirem todos a suspensão do mandato! Não acredito que apareçam "todos amigos" agora. Muito sinceramente, não quero advinhar qual é o pior cenário para o Lourenço...

Simpatizante do PCP, Vila

Anónimo disse...

Senhor Paulo Silva:

Os meus sinceros parabéns e agradecimentos pelo êxito que este Blogue está a ter no panorama político da Póvoa.De facto,já faltava há muito tempo um blogue como este,livre de censura e de lápis azul que promovesse o debate das ideias e da livre opinião.

As críticas que são feitas por alguns "ex-iluminados" que pensavam que a Póvoa era uma "quinta deles",enganaram-se redondamente no "endereço e no número da porta" e ficam incomodados por aqui serem revelados factos que ainda há bem pouco tempo não eram possíveis...

O controle fugiu-lhe das mãos e o arremesso de "pedras" de incitamento ao seu encerramento não pega!!!

Este Blogue foi criado para ser um veículo de informação política e para servir exclusivamente os povoenses que queiram exercer o seu direito de crítica e de opinião sobre os vários temas que são postados neste Blogue.Se de vez enquando alguém acha que deve denunciar factos e acontecimentos que estão a prejudicar a Póvoa e o País,deve fazê-lo sem medos e receios porque "quem não deve não teme" e só estão a dizer a verdade...

Não é preciso recorrer à calúnia e ao insulto para denunciar coisas que o mais comum dos povoenses nunca saberia,porque estas coisas só se sabem nos bastidores e é só para alguns,encobrem-se uns aos outros e só eles é que "mamam".

Quando se sabem as coisas essas pessoas passam a ter mais cuidado e pensam duas vezes antes de o fazer...

O papel importante que está a ter na divulgação das opiniões de todos que nele queiram participar é salutar para a democracia e para a liberdade de opinião de todos os povoenses,sem excepção.

Mais uma vez formulo os meus votos de parabéns pelo primeiro aniversário e continuem a construir a história da Póvoa de Lanhoso nestas páginas brilhantes que fazem cintilar os que nele se revêm,como eu,pois aprendi mais num ano do que em toda a minha existência.BEM HAJAM E FORÇA E CORAGEM PARA O TRABALHO!

Armando - PÒVOA DE LANHOSO



A partir de certa e determinada altura este blogue passou a ser incómodo para muita gente desta terra nobre e

Anónimo disse...

Ouvi dizer que pós congresso do P.S houve uma grande jantarada no Galeto...O Lourenço fez questão que todos os que trabalharam para o êxito retumbante do congresso lá estivessem... Era ver jovens da J.S, o Presidente da comissão política,O Luís Noronha, enfim todos os que fizeram o P.S ter sido o que foi e todos os que farão o P.S ser o que será! Quem pensava que o Lourenço só se importaria com o Barreto e o seu séquito estavam profundamente...CERTOS!!! Parabéns Lourenço, isto é que é ser um grande político!!!Conheces a máxima de s. Mateus?! Devias,primeiramente preocupar-te com os teus!Estás a traçar um lindo caminho estás!!!

Anónimo disse...

Já algum tempo que o PS da Póvoa de Lanhoso têm traçado os seus objectivos para 2009.
O Dr. António Lourenço é o candidato a Câmara da Povoa de Lanhoso, sendo uma escolha de unanimidade em todo o partido socialista. È uma candidatura de unidade, já o mesmo não se pode dizer do PSD local.
A sua apresentação oficial será para breve. E é uma candidatura que se vai rever num trabalho sério e honesto.
E o congresso foi uma força de apoio ao próximo presidente da câmara da Póvoa de Lanhoso.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

Caro conterrâneo e Sr.Armando:

Comungo da sua visão ácerca do papel importante que este BLOGE está a ter na comunidade povoense.

É inovador,sério,responsável e isento e aborda todos os temas da actualidade política local e nacional com uma clarividência absolutamente inestimável.Por outro lado incentiva-nos à sua leitura,porque é um BLOGUE credível nos assuntos políticos que aborda,e é esclarecedor sobre os assuntos que lança para a discussão.

Sobre os que se intitulam "militantes ou simpatizantes do PCP" não acreditem nisso.São os habituais "velhos do Restelo" que,com dor de catovelo,querem atacá-lo,descrebilizá-lo e achincalhá-lo para os gestores do BLOGUE imporem a censura e o lápis azul.Não caiam nessa,deixem as pessoas exercer livremente o direito de expressão e de opinião sobre a abordagem dos temas que vão colocando para discussão,a democracia e os povoenses sérios e honestos agradecem.

A mensagem anti-comunista já não pega,as pessoas conhecem muitissímo bem os militantes e simpatizantes do PCP e sabem que são pessoas com idoneidade e moral muito acima da média dos outros militantes...

Continuem porque terão sempre o meu apoio na análise e apreciação dos temas que abordam e que cada vez mais enriquecem a minha cultura geral,versus política.

Parabéns,felicidades para o BLOGUE e para o PCP/CDU,um dia será feita a devida justiça aos vossos contributos para uma Póvoa mais justa e fraterna.

Viva a Democracia,Viva o BLOGE!

Sónia - VILA

Anónimo disse...

Diz Carlos Sousa Dias: “É atentar no ranking das escolas, recentemente publicado, e por aí verificar que são as escolas privadas, onde existe a estabilidade das direcções e corpos docentes, que os resultados são os melhores;”

Então a escola da tua mulher deveria ser a melhor deste País. Ela já lá está há 25 anos!
Infelizmente todos sabemos que para além do que aqui já a acusaram, a senhora, sempre quis todo o protagonismo quando o normal seria que fosse dado aos alunos porque é para eles que existem as escolas.

Anónimo disse...

Camaradas:

Esta "guerrinha" política entre o PSD e o PS não é connosco,eles que se entendam.A nossa postura e a forma de estar na política é diferente e não tem paralelo com nenhum deles...

Eles têm muito dinheiro para a política espectáculo e as grandes "jantaradas" à borla para todos.Nós,somos diferentes,pagamos o que comemos,seja em festas,congressos ou outros eventos que o PCP realize.Quem quizer que tire as conclusões...as minhas já as tirei há muitos anos!

Vamos ter muito tempo para discutir estas e muitas mais matérias que interessam aos povoenses;nós estamos serenos e conscientes das nossas responsabilidades e vão ter que nos ouvir e aturar,por isso tenham juizinho,calma e entendam-se definitivamente(...)

Sobre o Congresso do PS para a Federação Distrital de Braga,foi monótono,não houve grandes alterações na sua composição,o presidente Joaquim Barreto estabeleceu uma "paz podre"com os seus prováveis adversários,porque o aparelho assim o exigiu a todas as Federações,e,portanto,o confronto de ideias e de políticas foi consensual,não estivesse o PS no Governo e a fazer esta espectacular política!!!

Boa noite e divirtam-se com os comentários!

Zé Paulo ---- Simpatizante do PCP

Anónimo disse...

SrºBenedito da Fonte

O senhor parece-me que anda desfazado da actualidade política local!
apesar de no sábado passado dia 8 o Drºlourenço ter sido saudado e apresentado no congresso pelo secretário de estado Paulo Campos como sendo o Futuro presidente da CMPL,não terá forçosamente tratar-se de uma escolha por unanimidade,e o senhor até deve saber muito bem que não foi.
Quanto a ser o próximo presidente da CMPL tenho muitas duvidas de tal facto que dá por consumado!

Boa Noite
Alvaro Rodrigues,simpatizante do PS

Anónimo disse...

Caro senhor Armando:

Agradeço as suas palavras de apreço e saúdo a maneira como vê as questões que dizem respeito à Póvoa de Lanhoso.
Pelo facto das suas palavras serem-me dirigidas quero desde já frisar que não faço parte do grupo de administradores deste blogue, mas também não teria qualquer problema em fazê-lo, só aqui venho postar alguns comentários, por vezes até sobre a forma do anonimato, quem não vem? Mas isso é outra história!
De certeza absoluta que os administradores deste blogue já leram o seu comentário, mas de qualquer das maneiras vou-lhes transmitir pessoalmente o seu apreço e o seu interesse. E a si transmito-lhe que irei continuar pugnando para que este espaço seja nosso com elevação de comentários e livre de tudo o que seja pérfido

Um Abraço

Paulo Silva

Anónimo disse...

"RANKING DO ENSINO SECUNDÁRIO E BÁSICO"

Por baixo dos rankings e tabelas e quadros e números,por trás dos discursos de um país cor-de-rosa apresentado pelo governo ou do Portugal-apocalipse que a oposição relata,estão históricos e rosto das pessoas.De pessoas que acreditam e trabalham todos os dias para construir um país melhor.

Claro que esses relatos são mais fáceis de encontrar nos chamados casos de sucesso:as escolas que ficam no topo da tabela,as escolas privadas dos meninos da farda em que se pagam fortunas para garantiram um futuro mais risonho para os seus filhos.Mas o supreendente(ou talvez não)é saber-se que esses casos de sucesso e persistência também existem onde menos se poderia esperar.

Eles estão na Escola Pública do Baixo Barroso,de Montalegre(a segunda que mais progrediu nos exames do Secundário nos últimos anos),que consegue o pequeno milagre de fixar os jovens)atraí-los para o estudo e até mandá-los para a Universidade.Eles estão nos professores e funcionários do Cerco,no Porto,que,apesar de aparecerem no fundo da tabela,todos os dias lutam para evitar o abandono escolar precoce.Ali,o milagre não é enviar um jovem para a Universidade,é conseguir que ele conclua o 12º ano.

Por esta evidência que aqui foi relatada,a Escola Pública se for bem gerida e bem dimensionada entre governo e professores,pode melhorar substancialmente o Ensino Público.

Mas não é com esta política de arrogância e de tiques autoritários contra os professores que o Ensino Público vai para a frente.A desmoralização e perseguição só prejudica os alunos e os professores e só com uma nova política e postura diferente é possível motivar o universo do Ensino em Portugal!!!Mas não é com este governo,já expirou o prazo de validade há muito tempo e não dá mais sumo.O governo e os socialistas que ouçam os "recados" que hoje o Manuel Alegre lhes mandou sobre os ataques que estão a fazer aos professores.Faz acusações graves sobre o conceito de democracia do governo do PS...

José Manuel - Simpatizante do PCP

Anónimo disse...

NOTAS PARA REFLEXÃO!

A JUSTIÇA PARIU UM RATO

A Justiça condenou Fátima Felgueiras a uma pena que,na verdade,a autarca não vai cumprir.
Os três anos a três meses de prisão estão suspensos.Não fazem,portanto,grande mossa.Da perda de mandato,a presidente da Câmara de Felgueiras vai recorrer,
pelo que fica suspensa e quando se estiver para chegar a uma conclusão,já se estará em campanha para as próximas eleições.E nessas autárquicas,a agora condenada já poderá concorrer livremente.

Quando assim é o crime compensa... em que país estamos?!!!

No país do facilitismo para os mesmos de sempre!

Susana - Póvoa

Anónimo disse...

Carta ao srº Engº Sócrates

De: Maria da Esperança, Lisboa

Senhor Engenheiro

Se calhar vai achar um atrevimento da minha parte escrever-lhe, mas o senhor é uma pessoa muito especial para mim. Desde a primeira vez que o vi na televisão, o meu coração deu assim como um baque. Não ouvi nada do que o senhor disse, porque tenho sempre o som desligado, para não ouvir as aldrabices que os das televisões estão sempre a dizer. De vez em quando, o senhor aparece e eu fico a olhar para a sua cara, as suas mãos, os seus modos tão refinados, enfim fico ali como se o tivesse na minha frente e lhe pudesse tocar.
Como o País está como está, por causa daqueles malandros do governo que só sabem fazer coisas boas para os ricos e nada para os pobres, eu pensei: o senhor engenheiro se calhar também está a passar um mau bocado, apesar de se ver que não é pobre. Mas isto hoje, quem vive do seu trabalho honrado, está mal de certeza.
Vai daí disse: Esperança vais mandar ao senhor engenheiro umas receitas, para ele comer bem e barato.
Olhe, faça assim:
compre no supermercado um pacote daqueles espinafres congelados e arranje uns filetes de qualquer peixe segundo as suas posses. Podem ser daqueles congelados, mas veja se não estão amarelos nas bordas, quer dizer queimados. Descongele devagar, na parte de baixo do frigorífico, um ou dois dias. Depois deite-lhes limão e um bocadinho de sal e pimenta. Deixe ficar num passador para aquela água sair toda. Se puder compre peixe fresco como marmota, pescada pequena. Com peixe-galo fica melhor, mas olhe que é caro.
Deite os espinafres congelados em água a ferver com sal, até desaparecer o gelo e voltar a ferver. Escorra bem e até pode apertar com as mãos, para sair a água quase toda. Quando já estão sem água, espalhe-os num pirex, aí com um dedo de altura. Prove de sal. Deite um bocadinho de azeite e espalhe os filetes, secos num pano, em cima dos espinafres. Uns ao lado dos outros. Tempere com sal e pimenta preta. Regue com um fio de azeite e ponha no forno já quente. Já está! Demora mais a dizer do que a fazer.
Enquanto o forno está quente, pode aproveitar para pôr lá dentro umas fatias de pão até ficarem tostadinhas, secas, mas não queimadas. Tire-as para um prato e parta um tomate maduro ao meio. Esfregue o meio tomate no pão até ficar com os bocadinhos de polpa no pão e um pouco húmido. Regue com um fio de azeite e ponha um pouco de sal. Coma enquanto estiver quente, com um copinho de branco fresquinho. Vai ver que é bom.
Já agora, que o gás está cada vez mais caro, aproveite e faça umas tostazinhas para aproveitar os restos de pão que lhe sobrem. Corte-os às fatias e quando apagar o forno ponha-as lá para que se sequem. Assim tem tostas grátis e podem aguentar várias semanas.
Espero que goste destas coisas que lhe dedico, pela grande estima que lhe tenho. Para ser sincera e até um pouco atrevida (ai, que vergonha!) o que eu gostava era de fazer isto para si, comer consigo, conversar e, sei lá? que acontecesse o que calhasse.
Tenho quase a certeza que nunca vou falar consigo, mas há uma coisa que gostava de lhe perguntar. Sem compromisso, claro. O senhor engenheiro, tem um curso superior, vê-se logo que é inteligente e boa pessoa, mas, onde é que o senhor engenheiro trabalha, para que empresa, qual é o seu patrão, quer dizer, quem é que lhe paga?
Gostava tanto de saber.
Fico à espera da sua resposta. Hoje só lhe quero mandar dois beijinhos, desta sua amiguinha que nunca perderá a
Esperança

Anónimo disse...

Ó Benedito,
Já quase que doi ler os teus fundados depoimentos. Então o PS tem um candidato unanime? Se assim é porque não foi ainda apresentado como prometeu Sergio Matos em entrevista? Se é unânime porquê a palhaçada feita antes da última assembleia? Meu deus, será que não percebeste ainda que não há unanimidades em nenhum partido e porquê tentar tapar o sol com a peneira. Esse foi e é o maior erro do Lourenço. Ou pensa lá comigo. Num cenário de perda do poder pós 2005, num cenário onde o Baptista está melhor do que se esperava, haver um homem disponível dentro do PS já é muito bom. Aqui está a diferença entre os políticos de craveira e aqueles que acham que são políticos. Se o Lourenço tivesse "tomates" arrancava com a candidatura e quem quisesse que viesse a trás. Podes ter a certeza que hoje teria muitos mais apoios do que os que tem. Assim, anda capela em capela, pregando rasteiras aos camaradas como aconteceu em Esperança e quando apresentar a candidatura ela já não é novidade para ninguem e perderá a dinâmica que se espera de quem quer arrancar para a vitória.

Mesmo assim, acho que em qualquer cenário, se o Baptista não cometer erros, ele não terá dificuldades em vencer.

Nota: A gaff do secretário de estado não veio ajudar em nada. Primeiro informa-se os militantes e só depois se fala em público

Anónimo disse...

E então, parece que acabaram as dúvidas? Como já tinha referido, o Lourenço sempre foi apresentado como candidato à câmara. Mas foi um acto um pouco para o escondido, meio envergonhado... Só soube disso quem leu o JN de segunda. Acho que para um partido "cheio de unanimidade" como diz o Benedito, a apresentação foi fraquinha. Bem merecia muito mais. Mas, que fazer, é o PS que temos...

Anónimo disse...

OPS!CORRENTES DE OPINIÃO SOCIALISTA!

Manuel Alegre hoje acabou por dizer o que nós,comunistas,dizemos há tanto tempo,o Governo utiliza a "mão de ferro" e aplica a fórmula do "posso,quero e mando".Ainda bem que ele reconhece isso,senão os socialistas "ortodoxos" caíam-nos em cima!

Mas não vou repetir muitas mais coisas que ele disse aos órgãos de informação,vou sim escrever algumas passagens de um colóquio realizado em Coimbra,de homenagem a Edmundo Pedro,quando celebrou o 90º aniversário:

CÓDIGO DO TRABALHO - Progresso ou regressão? Um socialista respondeu:

Em pleno século XXI,o campo laboral volta a estar no centro de inúmeros debates,após muitas lutas e progressos conquistados por milhões de portugueses e consignados na lei,voltou a desenhar-se um cenário negro que ameaça regressar so tempo de capitalismo selvagem.

NOTAS DE OUTONO
Resposta de outro socialista:

A liberdade de imprensa não é apenas uma condição indispensável para a prosperidade económica,é também uma dimensão fundamental da liberdade humana.Porém,na relação entre capital e trabalho,um socialista é neutro,reparem bem nesta adjectivação.Não quer isto dizer que deva ser contra o capital,mas apenas reconhecer que esta relação não se estabelece num plano de igualdade e que o seu dever é o de assumir um zelo especial e necessário na defesa dos interesses da parte mais fraca.

VERBA
Idem,idem

De quando em quando criam-se rótulos e palavras para designar coisas e conceitos antigos retirando significado às simbologias adquiridas por todos.
Neoliberal para capitalista selvagem é uma delas e auto-regulação do mercardo para selvagem capitalista é outra.Correcto!

OS VIRA-CASACOS

O vira-casaquismo tem sido uma regra na política nacional,sem especial crítica da opinião pública.Foi-o entre os partidos da rotatividade,quando do início da República,no Salazarismo e,finalmente,com o 25 de Abril.Mesmo na actualidade todos conhecemos gente que está sempre no topo,suficientemente bem com todos os poderes,disponível para cargos conforme o que lhe mandam fazer,mesmo que se tenha manifestado veementemente contra,no ano anterior,sob outro líder.

Para terminar as palavras de Manuel Alegre no Editorial do ops!

"Confesso que me chocou profundamente a inflexidade da Ministra e o modo como se referiu à manifestação,por ela considerada como forma de intimidação ou chantagem,numa linguagem imprópria de um titular da pasta da educação e incompatível com uma cultura democrática".

Está aqui claramente demonstrado que o Governo do PS está a fugir do controle democrático e todas as reformas que inventa têm de ser levadas até ao fim,num braço de ferro com a oposição e a própria democracia,que nem o fascismo Salazarista ousou levar desta maneira para a frente,apesar de não existir liberdade,oposição e democracia pluralista.Quando Manuel Alegre diz,que estamos a viver uma situação extremamente grave,ele lá sabe porquê!!!

Um Socialista sério - e apoiante de Manuel Alegre!

Anónimo disse...

Finalmente o verniz começa a estalar.

Andam os comunas há tantos anos a queixar-se que com este PS nunca será possível encontrar plataformas de acordo que conduzam a um governo de esquerda que concretize os objectivos políticos da Revolução de Abril.Começo realmente a dar-lhes razão porque de facto o país em vez de andar para a frente,cada vez anda mais para trás,o que é inadmissível e extremamente grave.

Esta paranóia política do PS não vai ter um final feliz,na medida em que prevejo um agravamento da situação social do país e o povo não se vai calar de certeza absoluta...

Tudo na vida tem limites e o PS está a entrar por caminhos perigosos e a utilizar práticas anti-democráticas,revejo-me nas palavras de Manuel Alegre e também,eu,estou chocado com os impropérios políticos que nos têm sido dirigidos nos últimos dias.

Já chega de tanta mentira e de demagogia é tempo de agir...

Democrata antifascista e ouvinte da Rádio de Argel!

Anónimo disse...

Uma personagem de «Alice no país das Maravilhas» do muito questionável Lewis Carrol, acusava: «Eras capaz de fazer perder a paciência a uma ostra». Foi o que me ocorreu perante os cínicos alibis «de esquerda» de M. Alegre no apoio efectivo ao OE de continuação da mesma política de direita do governo PS/Sócrates.
Alegre votou sexta-feira na generalidade o OE 2009 e prepara agora a «declaração de voto» na votação final global, como fez nos OE 2007 e 2008 - «há questões em que o deputado não deve quebrar o sentido de voto... embora discorde...» blá, blá. Absteve-se no Código de Trabalho – tal como fizeram PSD e CDS, uma vez garantida a aprovação dos seus interesses de classe. E votou a favor da «nacionalização» do BPN e da injecção pelo Estado de 4000 milhões de salvação de banqueiros e apoio à concentração capitalista.
As posições de Alegre nesta legislatura são paradigma do oportunismo e da gestão de imagem de pseudo-dissidência com a política de Sócrates. O expediente mais frequente foi faltar a votações (muitas vezes por «razões de saúde»!), faltou no OE 2006, no Estatuto dos Jornalistas, no financiamento do Ensino Superior, no regime de vencimentos e carreiras da Função Pública, no SIADAP, no combate à corrupção, nas suspensões do encerramento das urgências ou da avaliação dos professores, etc. Os votos contrários ao Governo foram apenas na avaliação de riscos dos resíduos perigosos, no ensino da língua no estrangeiro, no acordo ortográfico e na Lei de Segurança Interna. E sobrou a conveniente abstenção – na Lei eleitoral das Autarquias, no Referendo ao Tratado da UE, na LOIC, no Código de Trabalho e pouco mais.
Conhecidas as desgraças da política de direita deste Governo para os trabalhadores e o País, este pouco mais que coisa nenhuma é demolidor da «dissidência alegrista». Já sem falar do anticomunismo que faz a intimidade com o BE, ou dos escritos Prozac, sem «estado de alma» nem projecto.
Leia-se o «homem de mão» de Alegre, na contra-revolução armada de 1975 e ainda hoje. No DN de sábado, diz Edmundo Pedro (contrabandista do anticomunismo): o «Manel», «procura cultivar a imagem de esquerda», «talvez isso venha salvar o PS», «está a posicionar-se como candidato a PR», «Sócrates não vai ter alternativa senão apoiar». (Ou já apoiou?).
Não há paciência (nem de ostra) para tanta intrujice.