quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia Internacional da pessoa com Deficiência


O PCP, na passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro), saúda as pessoas com deficiência e as suas associações representativas que, em condições difíceis, não desistem de lutar contra as injustiças sociais e a acentuação das discriminações específicas a que estão sujeitas, ao arrepio dos direitos constitucionalmente expressos.

Neste dia, mais do que declarações de circunstância, o que se impõe é rigor e verdade quanto às consequências das políticas de direita no agravamento das situações de vulnerabilidade económica e social, de pobreza e exclusão social, especialmente agravadas pelo desemprego, pelos baixos salários e pela fragilização dos sistemas públicos de segurança social, de saúde e ensino enquanto instrumentos de garantia de direitos fundamentais e de promoção da inclusão social.

Estas consequências expressam-se na elevada taxa de sinistralidade laboral resultante da intensificação da exploração dos trabalhadores, da falta de fiscalização do cumprimento das regras de higiene e segurança nos locais de trabalho, à qual o Governo responde privilegiando os interesses económicos das seguradoras em vez de zelar pelo reforço da protecção social dos acidentados de trabalho.

Estes e outros problemas que afectam os trabalhadores e cidadãos deficientes, bem como o importante papel das associações, foram abordados no XVIII Congresso do PCP em diversas intervenções e na Resolução Política aprovada, incluindo a Saudação que, evocando antecipadamente o Dia Internacional dos Deficientes, transmitiu uma mensagem de apoio do PCP à luta dos deficientes e das suas organizações.

O PCP pugna pela defesa dos direitos dos deficientes no quadro da exigência de uma nova política assente na garantia de participação em igualdade na vida económica, social, cultural, desportiva, que promova designadamente:


O direito ao emprego de qualidade e a salários dignos, com reposição dos benefícios fiscais e combate à elevada taxa de desemprego entre trabalhadores deficientes;
A defesa do direito à segurança social pública que reforce as modalidades de protecção social dos cidadãos e trabalhadores deficientes;
A adopção de critérios de ajudas técnicas justo, transparentes em todo o território nacional e ao serviço das necessidades dos deficientes;
A criação de uma Rede Pública de Equipamentos e Serviços que respondam às suas necessidades específicas;
A defesa do direito à saúde e à reabilitação, assegurando a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde às necessidades específicas destes cidadãos;
A promoção de uma escola pública de qualidade e verdadeiramente inclusiva;
A eliminação das barreiras arquitectónicas e a garantia de transportes e acessibilidades;
Uma adequada informação estatística sobre emprego/desemprego e formação profissional no âmbito do INE e do IEFP, adoptando medidas que permitam que os Censos de 2011 afiram com rigor o universo dos deficientes em Portugal;
A garantia de transparência na atribuição dos apoios do Estado, em sede de Orçamento de Estado, às organizações de deficientes e da sua participação na definição das políticas que lhes dizem respeito.

16 comentários:

Anónimo disse...

Partido Socialista aproxima-se da maioria
02-Dez-2008
Segundo uma sondagem do Semanário Económico e da Marktest, o Partido Socialista representa 40,1 por cento das intenções de voto dos portugueses. Uma tendência crescente que contrasta com a queda do Partido Social-Democrata que, de acordo com esta sondagem, tem apenas 26,4 por cento das intenções de voto dos inquiridos.

No mês de Novembro, o PS subiu de 38,9 para 40,1 por cento , um salto que coloca o PS cada vez mais perto da maioria absoluta. Por outro lado, os resultados da sondagem demonstram o fosso ente o PS e o principal partido da oposição. O PSD em apenas seis meses caiu 6,4 por cento.

Por seu lado, o Bloco de Esquerda é agora a terceira força política do País com 13,1 por cento das intenções de voto ultrapassando o Partido Comunista Português que caiu para os 10 por cento. Uma queda que também atingiu o CDS-Partido Popular com apenas 6,2 por cento das intenções de voto dos portugueses.
www.ps.pt

Anónimo disse...

UMA SONDAGEM CREDÍVEL MARKTEST, COM A CHANCELA DO SITE WWW.PS.PT


CAMARADAS REPARAM QUE A INFORMAÇÃO DA "QUEDA DA CDU" VEM A SEGUIR AO NOSSO MEMORÁVEL CONGRESSO...

COMO A GENTE OS ENTENDE. SÓ É PENA QUE ESTE ANÓNIMO "CHUCHALISTA" NÃO VENHA REFERIR-SE À VONTADE DE MUITOS PS DO CONCELHO EM VER-SE LIVRE DO "CÍRCULO DO TERRAS" QUE SE APRESTA PARA "ENTERRAR" AS VITÓRIAS DO DR. JOÃO POR LONGOS ANOS...


Um Militante PCP, OBSERVADOR

Anónimo disse...

Como é possivél continuarem a enganar o povo? isto de acreditar nestas sondagens provenientes de gente desclassificada que dão o PS como grande vencedor ,anunciando mais uma vez a "morte" e queda do PCP é mesmo de gente tolinha.
Enganam-se e querem enganar os outros!
Sejam sérios e guardem lá os vossos receios rezando para que o Pateta Alegre não vos dê a machadada!

Anónimo disse...

Para o anónimo das 12:18 horas!

É mais uma sondagem encomendada pelo PS e o grande capital para enganar os portugueses.

A verdadeira sondagem vai ser feita na "bôca" das urnas pelos trabalhadores,reformados e pensionistas e idosos e pelos 500 mil desempregados que vivem no limiar da pobreza.

É preciso ter "lata" para fazer estas projecções,elas não passam de uma tentativa de "vender gato por lebre" e de,mais uma vez,tentarem condicionar o voto dos portugueses.

Essa de pôr o BE com maior percentagem de votos de que o PCP,não lembra ao "demónio",tenham juizo e sejam sérios seus "pasquins" do grande capital económico e financeiro que continuam a inventar falências para "roubar" o dinheiro do povo português,com o beneplácito do Governo do PS.

Os "xuxialistas" não queriam mais nada,a "procissão ainda vai no adro da Igreja",quando chegar ao fim é que vão ser elas...

O PCP é a grande alternativa de esquerda a esta política neoliberal e de "lesa pátria", promovida pelo partido que sistemáticamente se diz da "esquerda moderna",eu diria da extrema-direita reaccionária e fascizante,se os deixasse fazer tudo que queriam já estavamos a viver num regime totalitário e fascista.

Mas os comunistas não se deixam intimidar,nem o próprio regime fascista de Salazar o conseguiu,porque o PCP era o único partido que existia e que resistiu durante 48 anos contra a opressão,a perseguição,a prisão e a morte.

A hora de Sócrates e dos seu sequazes está a chegar ao fim,é uma questão de tempo,a luta vai continuar a desenvolver-se e a intensificar-se em todas as frentes e o dia "V" vai chegar concerteza a todos os "cantos" e a todos os "lares" de Portugal.

É com essa esperança que os comunistas lutam todos os dias,certos de que esta fase "negra" de ataques sobre ataques sobre os mesmos de sempre vai um dia destes terminar e o Governo do PS vai ter de se "pirar",até dá para rimar.

Um abraço para todos os camaradas,simpatizantes e amigos do PCP,a vitória é difícil mas sera nossa!!!

Um comunista confiante no futuro!!!

Anónimo disse...

Na quinta-feira passada,em pleno debate do programa "Quadratura do Círculo",Pacheco Pereira quando usava da palavra sobre a retirada do apoio por parte do BE ao vereador José Sá Fernandes,virava-se para António Costa,presidente da edilidade lisboeta,e dizia-lhe que o BE não era um partido de confiança porque não honrava os seus compromissos e numa de tacticismo político retirava o apoio ao seu vereador.Relembrou que o PCP era muito mais fiável e sério a nível de acordos políticos e isso notou-se claramente aquando da coligação por Lisboa sob a égide de Jorge Sampaio e João Soares.O PCP nunca ruiu a "corda", assumiu plenamente as suas responsabilidades na condução dos destinos do povo de Lisboa e viu-se obra feita.

Mais disse Pacheco Pereira que o BE era aquele que estava mais perto do PS para um acordo de governo,porque a sua intenção é claramente essa,é uma méscula de "stalinistas e Troksistas" que para chegar ao poder não olham a meios para lá chegar.

Esta situação de apoio não se verificou nas últimas eleições,sómente porque o PS ganhou as eleições com maioria absoluta.Se assim não fosse, teríamos o BE em sintonia com esta política e a preencher os "tachos" que ansiosamente espera que lhe sejam atribuídos.

Portanto,como Pacheco Pereira disse,com estes bloco de interesses que não respeita os seus compromissos com o eleitorado,fazer alianças ou celebrar acordos nem pensar.É tudo uma "rapaziada",hoje diz uma coisa amanhã outra,não merece credibilidade.

Democrata atento às "jogadas" do Louçã e dos seus comparsas!

Anónimo disse...

ULTIMAS DA INFORMAÇÃO...

NOVO BLOGUE: JORNALMARIADAFONTE.BLOGSPOT.COM

TERRAS DE LANHOSO AINDA NÃO SAIU

Anónimo disse...

DIA INTERNACIONAL DO DEFICIENTE FÍSICO

A nossa sociedade ainda não está preparada para tratar dos limites e diferenças do outro.E os deficientes físicos são pessoas que sofrem muito com isso.Quando a sociedade não dá o mínimo de condiçoes para que pessoas portadoras de deficiência física exerçam a sua cidadania,percebemos essa falta de preparo ao lidar com pessoas diferentes.

Simples actos do dia-a-dia e aspectos fundamentais na vida de qualquer um,como andar em ônibus,ir a banco ou supermercado ou simplesmente andar pelas ruas se torna muito difícil quando se necessita de ajuda de terceiros.Os impedimentos na vida dos deficientes devem ser eliminados,mas não por piedade.É um direito constitucional do deficiente ser incluído na sociedade.E os deficientes são pessoas produtivas,a debilidade de um membro não significa a debilidade da mente.

No Brasil,desde o dia 24 de Outubro de 1989,vigora ume lei que assegura aos deficientes o exercício de seus direitos individuais e sociais,além da sua efectiva integralção social.Em termos reais,isso signufica que os valores básicos de igualdade e oportunidade devem ser respeitados,assim como de qualquer pessoa.Os deficientes,levando em conta as suas limitações,têm o direito à oferta de educação especial gratuita,atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave,inserção no mercado de trabalho no sector público e privado e facilidade de acesso em edificações e vias públicas.

Não li nada ontem na comunicação social portuguesa sobre a alusão desta data e fico muito orgulhoso,como deficiente brasileiro,que o PCP se lembrasse de nós postando no seu Blogue o Dia Internacional da pessoa com Deficiência.

Bem hajam pela V/solidariedade e mais uma vez mostrais ao país que sois um partido na vanguarda pelos direitos inalienáveis dos deficientes e de todas as camadas sociais vítimas de exploração.

É um exemplo para o Governo do PS e para todos os partidos com assento parlamentar,só se lembram de nós em actos eleitorais e por isso apelo a todos os deficientes que votem nas próxuimas eleições PCP,o partido da esperança num Portugal mais igual para todos.

VIVA O PCP!

Cumprimentos e abraços para todos e obrigado pela V/ generosidade.

Edivaldo - Estado de Minas Gerais

Anónimo disse...

http://tudopelapovoa.blogspot.com/

Aqui está um novo blog para ajudar ao debate.

Welcome everybody!!!!!

Anónimo disse...

A RESPOSTA DOS SECRETÁRIO E TESOUREIRO DA JUNTA DE ESPERANÇA, AO MARIA DA FONTE, NA PÁGINA 18, FOI "UM EMENDA PIOR QUE O SONETO..."

UMA JUNTA DE FREGUESIA É UM ORGÃO DE REPRESENTAÇÃO COLECTIVA. NÃO É APENAS O PRESIDENTE, OU O SECRETÁRIO, OU O TESOUREIRO...

AQUILO QUE PASSA NA JUNTA DE FREGUESIA "FERIU DE MORTE" A CONTINUIDADE DESTE ÓRGÃO E CONSTITUIU UM FACTO INACREDITÁVEL PARA A DEMOCRACIA E IMAGEM DOS ÓRGÃOS AUTARQUÍCOS...

DEVERIA SER DEVOLVIDO AOS ELEITORES DA ESPERANÇA O DIREITO DE ESCOLHER UMA NOVA JUNTA DE FREGUESIA.

UM AUTARCA DO PSD, PÓVOA DE LANHOSO

Anónimo disse...

PARTIDO SOCIALISTA REJEITA REGULAMENTO QUE «TERRAS DE LANHOSO» DIZ TER SIDO CELEBRADO ANTES PELO LOURENÇO...!!!


Nos Terras de Lanhoso, página 15, damos conta que a MENTIRA TEM PERNAS CURTAS:

"A proposta de regulamento da atribuição de subsídios ao arredamento ficou envolta na polémica entre um acordo de constituição de uma comissão para discutir e melhorar o regulamento celebrado entre o vereador António Lourenço e a vereadora Fátima Moreira".


ENTÃO COMO FICAMOS MEUS SENHORES? SE O ANTÓNIO LOURENÇO "CELEBROU" ANTES UM REGULAMENTO COM A FÁTIMA MOREIRA, CONCORDANDO COM OS PONTOS DO REGULAMENTO, PORQUE RAIO FOI O JOÃO TINOCO FARIA REPROVAR O QUE O PS CELEBROU!!!???


PORRA, NÃO NOS TOMEM POR IGNORANTES, O QUE VOCÊS QUEREM É CRIAR FACTOS POLÍTICOS E ENGANAR O POVO COM AS VOSSAS MANHAS. É AINDA PARECER QUE SÃO PODER QUANDO DELE SAIRAM NAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE 2005!

O LOURENÇO CELEBRA UM REGULAMENTO E VOTA A FAVOR DELE NA REUNIÃO DA CÂMARA, VEM O JOÃO TINOCO FARIA CHUMBA-LO NA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL!!!

SE O LOURENÇO CELEBROU O REGULAMENTO, ENTÃO CONCORDOU COM ELE. NÃO FALTAVA SÓ VOTA-LO!?

SENHORES DO PARTIDO SOCIALISTA, TENHAM VERGONHA E APRENDAM A SER DEMOCRÁTICOS. APRENDAM COM OS CONTRIBUTOS DA CDU...


Militante do PCP, Póvoa

Anónimo disse...

ESTES SOCIALISTAS SÃO DE UMA HIPOCRISIA! ANDARAM 12 ANOS COM AS TAXAS MÁXIMAS E AGORA FORA DO PODER SÃO UNS "MÃOS LARGAS". VÃO AGORA PROPOR QUE A AUTARQUIA DEIXE DE COBRAR 5 % DO IRS POR CAUSA DA CRISE...
DEPOIS DE TANTO CHUCHALISMO, TORNARAM-SE UNS SAMARITANOS ANTES DAS ELEIÇÕES AUTARQUÍCAS EM QUE VÃO LEVAR UM BANHO...

COMUNISTA ATENTO A ESTAS HIPOCRISIAS

Anónimo disse...

Câmara propõe criação de
Conselho Municipal para a Cultura

Um dos resultados dos Fóruns de Cultura

A possível criação de um Conselho Municipal para a Cultura é uma das propostas para dar continuidade ao trabalho iniciado com a realização dos Fóruns de Cultura que a Câmara Municipal promoveu, em Outubro, em Monsul, Garfe e Póvoa de Lanhoso, abrangendo as 29 freguesias do concelho, numa perspectiva descentralizadora. A apresentação dos resultados daquelas reuniões e de linhas orientadoras para o futuro decorreu na tarde do dia 22 de Novembro, no Theatro Club.

Como estratégia final resultante dos Fóruns de Cultura, a edilidade propôs a criação de um Conselho Municipal para a Cultura (CMC), “para dar continuidade ao trabalho que foi feito ao nível das parcerias para que, no âmbito deste CMC, possamos ter os parceiros intervenientes na área cultural à volta de uma mesa, ano após ano, a planear, a avaliar e a preparar os anos seguintes”, referiu a Vereadora da Cultura, Fátima Moreira.

Conseguir definir quatro eixos prioritários de intervenção para o desenvolvimento cultural do Concelho; e que os parceiros locais que estiveram envolvidos nos Fóruns, tenham em conta também aqueles quatro eixos na planificação das suas actividades, para que se possa trabalhar de uma forma articulada e partilhada, num objectivo comum e a longo prazo, foram os principais propósitos destas sessões. “Os resultados foram muito positivos. Conseguimos atingir os nossos objectivos principais. Foram definidos eixos de desenvolvimento a nível cultural, foram também definidas por nós algumas estratégias, algumas acções muito genéricas, porque depois vai caber a cada um dos intervenientes delinear os seus próprios planos de acção e esse também é o grande desafio”.

Reuniões participadas.
Ao longo das três Reuniões do Fórum Cultural, a Câmara Municipal ouviu as convicções e sugestões de 77 pessoas, em representação de 77 entidades e individualidades, sendo que 238 foram os convites enviados. Segundo a edil, esta iniciativa, implementada no âmbito da estratégia da Agenda 21, teve resultados “muito positivos, o que nos levou a concluir que esta experiência a nível cultural pode e deve ser aplicada noutras áreas de intervenção do próprio Município, muito concretamente nas áreas de intervenção que estão definidas nos quatro eixos para a Agenda 21”. Fátima Moreira revelou ainda que, em Janeiro, a Câmara Municipal vai avançar para os Fóruns para a Acção Social, devendo seguir-se uma experiência a nível da Educação, Formação e Emprego e uma a nível de Ordenamento e Ambiente.

Presente neste Fórum final esteve também a Vereadora do Associativismo, Gabriela Fonseca, que agradeceu a todas as associações e seus representantes que se disponibilizaram para participar nestes fóruns “e para, de alguma forma, contribuir para que os objectivos fossem atingidos”.

Na mesma altura, a técnica com a responsabilidade da implementação da Agenda 21, Melisa Costa, fez breve apresentação da metodologia utilizada nos Fóruns para a Cultura, referindo o desenvolvido, das pessoas e entidades convidadas e que participaram e apresentando o cruzamento dos temas e das ideias que foram abordados ao longo dos três Fóruns. De seguida, a Vereadora da Cultura apresentou um trabalho de concertação daquilo que aconteceu nos três Fóruns, com definição de eixos prioritários para o desenvolvimento cultural, objectivos para cada um desses eixos e proposta de acções.

Proposta de acções.
Assim, no âmbito do eixo “Identidade e memória do Concelho”, algumas das acções propostas passam, de entre outras, por inventariar e divulgar o Património material e imaterial do Concelho; ou por dinamizar projectos de recolha e registo de “Testemunhos locais”, junto da população mais idosa de modo a perpetuar memórias e tradições. No eixo “Descentralização das actividades Culturais”, a criação de uma rede informal de apresentação das actividades promovidas pelas associações Locais; e a criação de Pólos do Centro de Criatividade no Alto e Baixo concelho são algumas das propostas. Projecto Estratégico No eixo “Canais de Comunicação e Divulgação”, as acções sugeridas englobam a criação de locais fixos para a divulgação de informação; e mesmo o envio de programação cultural regular através do recibo da água e lixo, de entre outras. No eixo “Importância das Escolas no processo Cultural” sugere-se, de entre outras acções, a realização do diagnóstico de necessidades formativas do Concelho a nível cultural; e o incentivo à participação da comunidade escolar em iniciativas de cariz cultural, através do estabelecimento de protocolos que facilitem o acesso à oferta cultural existente no concelho. Todas estas acções irão envolver diferentes parceiros: Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Escolas, Entidades formadoras, Colectividades locais, Juntas de freguesia e Comunidade em geral.

Póvoa de Lanhoso, 03 de Dezembro de 2008.

Anónimo disse...

PARA O PSEUDO MILITANTE DO PCP DAS 14:14 H. E COMUNISTA ATENTO A ESTAS HIPOCRISIAS DAS 14:31 H.

Vamos lá ver se há decoro e respeito com os comentários que certos e determinados senhores fazem em nome do PCP e dos comunistas.

Nós não temos nada a ver com as "guerrinhas" entre o PSD e o PS sobre o regulamento e a atribuição do Subsídio de Renda.Já aqui foi postado,neste Blogue,a opinião de vários militantes e simpatizantes do PCP relativamente a esta questão e eu,propriamente dito, emiti a minha.Agora que não é admissível e politicamente correcto,por parte de quem sistemáticamente utiliza o pseudónimo de militante do PCP ou de comunista atento para atacar o PS,ou de pessoas que se identificam com o partido,é verdade.Não colaboramos com este tipo de atitudes,digo-o pela enésima vez,porque não são honestas,OK!

Nós quando somos ofendidos na nossa dignidade ou na nossa honorabilidade política,não precisamos de omitir a nossa identidade para responder com frontalidade aos comentários que na nossa perspectiva são incorrectos e maldizentes.Agora que tem de haver ética e seriedade na política não há dúvidas nenhumas e pela minha parte não gosto das "espertezas saloias" de "certos senhores conhecidos da nossa praça" que se aproveitam deste Blogue para mandar recados para o PS em nome dos comunistas.Vamos acabar com estas "habilidades sem ética" e praticar "jogo limpo",porque não é bonito e não fica bem a quem o pratica.

Se os querem criticar ou atacar politicamente,mesmo sob a capa do anonimato,não se sirvam do nome dos comunistas para o fazer,ponham lá o nome de "Autarca do PSD ou Socialista com orgulho,e tudo bem.

Agradeço,mais uma vez,que não "abandalhem este Blogue",todas as opiniões,mesmo críticas são bem vindas,mas,por amor de Deus,não ponham na "boca" dos outros aquilo que eles não dizem.

Boa tarde e cumprimentos para todos,

Isabel - Simpatizante do PCP!

Anónimo disse...

"SE O LOURENÇO CELEBROU O REGULAMENTO, ENTÃO CONCORDOU COM ELE. NÃO FALTAVA SÓ VOTA-LO!?"

Os laranjas são assim...completamente ignorantes!

Nunca ouvi o Lourenço dizer que celebrou o regulamento...ele nem é padre!
E mesmo que fosse padre e celebrasse o regulamento os eleitos da Assembleia Municipal não votam um regulamento sem terem participação activa na sua elaboração. Em democracia quem toma decisões é a maioria e na AM o PS tem a maioria por isso tem que ser respeitado.
Percebeu...

Anónimo disse...

"O ruído das armas,da linguagem ameaçadora,da prepotência na cena internacional,tem de cessar.

Há que acabar com a ilusão de que os problemas do mundo se podem resolver com armas nucleares.

As bombas podem matar famintos,doentes,ignorantes,mas não podem matar a fome,as doenças,a ignorância.Muito menos podem matar a justa rebeldia dos povos!".
(Fidel Castro,há 29 anos,no encerramento da 6ª.Cimeira do Movimento dos Países Não Alinhados)

Admirador da Revolução Cubana!

Anónimo disse...

Empresas para investir, sim, mas não pode ser para beneficiar sempre o mesmo senhor.
Não sei se percebem,os restantes povoenses também são necessitados como o sr, Martins.Não acham que ele é altamente ganhador nestes negócios???? É os outros não têm o direito das mesmas oportunidades???? Parece que só existe um Deus e pelo que parece chama-se Ferreira Martins, abençoado pelos políticos. Porque será???????????????
Há resposta clara para esta questão????
Logo mais o terreno que está implantado o antigo ISAVE vai ser uma zona industrial, e deixa de ser um terreno agrícola.
Então, eu também posso construir o meu pavilhão em terreno agrícola, ecológico o florestal. Por essas benesses é que as pessoas criticam esta Câmara como no passado por estarem também a alinhar novamente em favor desse senhor.
O problema de algumas coisas é que há pessoas semeiam muito na altura das campanhas para os dois maiores partidos e depois recebem em troca estas justiças.
Percebem ou querem que eu faça um desenho.
Concordo com a opinião do empresário com cabelos brancos.