sábado, 27 de dezembro de 2008

MENSAGEM DE ANO NOVO


O Secretário-Geral do PCP, na sua Mensagem de Ano Novo, critica a insistência do Governo PS na demagogia, na propaganda e em novas promessas, para fazer esquecer as suas responsabilidades sobre a situação do país. Jerónimo de Sousa sublinha ainda que uma vida melhor está também nas mãos de todos aqueles que não se conformam, que não se resignam, que não aceitam as injustiças e que o país não está condenado ao definhamento e à estagnação, que as desigualdades e injustiças sociais não são um destino inevitável, que há outro caminho, outro rumo.
Clique no título para ver video

60 comentários:

Anónimo disse...

A SANHA DA CAÇA À MULTA DO GOVERNO PS
Cheio de larguesas e luvas de pelica para com banqueiros trafulhas, o governo PS não se coibe – indignamente – de recorrer a todos os meios para aumentar a sua arrecadação.

Hoje cerca de um terço da população activa portuguesa é paga contra "recibos verdes". Trata-se de falsos profissionais liberais pois a grande maioria na verdade são empregados de empresas, trabalhadores sem vínculo empregatício. O patronato adora esta situação pois isso lhe permite eximir-se às suas obrigações sociais (estabilidade, descontos para a Segurança Social, etc). Estes trabalhadores em regime de recibo verde são onerados em IVA e são arrecadadores puros para o Estado português (pois não podem deduzir praticamente nada do IVA que recebem).

Não contente com esta brutal extorsão fiscal, o governo PS arranjou uma nova manha para extorquir ainda mais dos trabalhadores em regime de recibo verde. Agora, além de terem de entregar via Internet as suas declarações (e pagar na totalidade o IVA recebido), o governo do sr. Sócrates inventou ainda uma declaração anual. Trata-se da Informação Empresarial Simplificada (IES) , aplicável aos exercícios de 2006 e 2007 mas só agora divulgada. Com este expediente, o ministro das Finanças pretende arrecadar mais cerca de 50 milhões de euros (~200 mil trabalhadores em recibos verdes X 124 euros X 2 anos).

O governo tem todas as condições para obter toda a informação fiscal que quiser sem precisar de quaisquer declarações adicionais dos contribuintes. Para isso é que existe o número fiscal de contribuinte e para isso é que existe a informática. Não seria necessário obrigar os contribuintes a fazerem mais uma declaração adicional. Assim, a única razão para essa invenção arteira é a sanha da caça à multa. Quem é que põe cobro à prepotência desta Direcção-Geral de Contribuições e Impostos comandada pelo governo PS?

Última hora: Dia 15 de Dezembro o governo efectuou um recuo parcial: as referidas declarações poderão ser apresentadas até 15 de Janeiro de 2009 . No entanto, a medida correcta seria anular a exigência de os contribuintes efectuarem mais essa declaração anual "informativa". Eles têm mais o que fazer e o governo já dispõe de todas as informações que precisa.

Anónimo disse...

Esta é que é a verdadeira mensagem de Novo Ano,daquilo que nos espera em 2009 e dos graves problemas que os trabalhadores e o povo português em geral vão ter que enfrentarar,em nome duma política demagógica e mentirosa que ao longo destes quase quatro anos foi implacável contra os cumpridores dos seus deveres para com o país,em detrimento dum punhado de
"caloteiros,vigaristas e foras de lei",que tiveram os maiores privilégios e mordomias e que levaram o país à ruína e à falência,tudo em conluio com o governo de Sócrates e do PS.

As causas estão bem explicitadas e não é necessário fazer muitas análises de memória para todos nos lembrarmos do mal que este governo nos fez ao longo destes anos.

Mas a esperança é a última coisa a "morrer" e enquanto ouver força e coragem é possível mudar este rumo catastrófico que o país está a seguir.

É possível uma nova política com outras alternativas direccionadas para os trabalhadores,os reformados,os mais pobres e carenciados,assim todos os queiramos.

Vai ser um ano de grandes lutas e oxalá que a grande maioria do povo português seja o beneficiado.

Bom Ano de 2009 para todos os povoenses!

Anónimo disse...

ISRAEL MASSACRA GAZA

Aviões e helicópetros de guerra israelistas arrasaram ontem dezenas de edifícios do Hamas em Gaza,matando pelo menos 225 pessoas e fazendo cerca de 700 feridos,o mais sangrento balanço de um só dia de luta no conflito israelo-palestiniano desde a fundação de Israel,em 1948.

O raide aconteceu em resposta à campanha palestiniana de bombardeamentos com rockets,após a morte de três militantes do Hamas,encetada desde a ruptura de tréguas,há pouco mais de uma semana.O balanço dos repetidos ataques foi de apenas um morto e uma dezena de feridos,mas a Ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel,alertava para a iminência de uma resposta militar.

O Hamas confirmou a destruição da quase totalidade dos seus edifícios na Faixa de Gaza e a morte de uma centena dos seus militantes - entre eles o chefe da polícia de Gaza,Tawfiq Jabber - e de pelo menos 15 mulheres e crianças.

O grupo radical ameaça transformar Israel "num inferno" para vingar os mortos.

O ataque israelista em Gaza foi condenado pela União Europeia e pela ONU,que apelaram ao fim imediato da violência.

Estes não são crimes contra a humanidade?! Não devem ser julgados no Tribunal Penal Internacional de Haia?!

Anónimo disse...

ONU: ISRAEL USOU FORÇA "desproporcionada"

O responsável pelos Direitos Humanos na ONU afirmou que a resposta israelita aos disparos de 'rockets' para o seu território,a partir da Palestina,foi "desproporcionada".

O Alto Comissário para os Direitos Humanos,Navi Pillay,afirma que está preocupado com as inúmeras perdas de vida em Gaza e apela a Israel para que evite ataques em massa e para que não atinga civis.

Pelo menos 280 pessoas morreram nas primeiras 24 horas da campamha militar israelita sobre Gaza.Um militar israelista foi atingido por um 'rochet' palestiniano e morreu.

O Alto Comissário pediu às partes no conflito para que parem com a violência e que tomem passos para acabar com o sofrimento da população em Gaza,autorizando ajuda de mantimentos e permitindo a entrada de observadores independentes no território palestiniano.
(JN de 28 DEZ 2008)

AQUINAPÓVOA disse...

Sobre o massacre israelita na Faixa de Gaza
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

O Partido Comunista Português condena o massacre da Força Aérea israelita contra a população da Faixa de Gaza, cujo número de vítimas ascende, em poucas horas, a cerca de 200 mortos e várias centenas de feridos.
Este crime, desencadeado na sequência da escalada de violência premeditada por Israel e sustentada nas últimas semanas por várias acções provocatórias, assassinatos de activistas palestinianos e pelo bloqueio humanitário a Gaza é mais um exemplo da continuada política de terrorismo do Estado de Israel contra o povo palestiniano e poderá, a não ser imediatamente interrompido, acarretar perigosas consequências de âmbito regional.
O PCP deplora as reacções da chamada “comunidade internacional” que, sustentando-as em incompreensíveis posições de “equidistância” e “imparcialidade”, abandona mais uma vez o povo palestiniano à mercê da violência sionista, apoiam objectivamente a política criminosa de Israel e demonstram a hipocrisia que caracteriza os discursos em torno do “relançamento do processo de paz do Médio Oriente”.
Expressando a sua solidariedade ao povo palestiniano e a sua homenagem às vítimas dos bombardeamentos de Israel, o PCP reclama do Governo português uma enérgica e inequívoca condenação dos ataques militares contra os territórios e o povo palestiniano e a exigência - junto das autoridades israelitas e nas instâncias internacionais em que participa - do seu fim imediato sem condições prévias, bem como do criminoso bloqueio à Faixa de Gaza.

Anónimo disse...

MASSACRE DE GAZA!

A matança dos palestianos continua,mas o Mundo não pára nem prende estes criminosos? Terão de ser,uma vez mais,os corpos com bambas dos jovens palestinianos a levarem a vingança e a justiça às cidades de Israel,com sacrifício das suas próprias vidas? Eles não têm o poderio militar de Israel.Apenas o corpo,apenas a sua vida.

Chama-se a isto "mártires" de um povo manietado,controlado até à cabeça,sem liberdade,sem uma Pátria,e sem a esperança de se poder afirmar e defender legitima e soberanamente destas agressões hediondas e criminosas,que nos fazem lembrar o holocausto sobre o povo israelita desencadeado por Hitler e o nazi-fascismo alemão.Este massacre e os persistentes ataques contra activistas palestinianos,de morte de crianças,de mulheres,de jovens e velhos,tem o mesmo objectivo nazi e visa exterminar o povo palestiniano duma vez por todas.

A Comunidade
internacional assobia para o lado,como se Israel fosse um país apátrida,sem deveres,sem regras e sem respeito pelos direitos humanos e dos povos à sua libertação e emancipação,chega de conivências e de cobardias,é preciso meter na ordem o poder "sionista" de Israel e,se necessário for,desarmá-lo,por quem lhe deu esse poderio militar -os Estados Unidos - e puni-lo severamente.

Até este momento já foram lançadas mais de 100 toneladas de bombas sobre a cidade de Gaza e sobre os palestinianos e de que é que a EU,a ONU e os EUA estão à espera,que a matança continue por tempo indeterminado?!

É urgente que esta situação acabe o mais raídamente possível e que todos os países do mundo,nomeadamente aqueles que apoiam financeira e militarmente Israel,deêm um "murro" em cima da mesa e lhe retirem todo esse apoio para bem da Humanidade.

Não podem continuar a pactuar com estes massacres,considerados crimes contra a humanidade,e devem levar este governo criminoso ao Tribunal Internacional Penal de Haia para ser julgado e punido pelos crimes de guerra perpretados contra o povo palistiano.

Um defensor da causa palestiniana e pelo direito a um Estado soberano e livre!

Anónimo disse...

Entrevista ao Presidente da C.M. Póvoa do Lanhoso Sr. Manuel Batista

“Para o ano irei fazer aquilo que todos fazem”

Lusitano de Zurique

— Este é o seu primeiro mandato.
Como encontrou a Câmara Municipal?

MB — Efectivamente é o meu primeiro mandato.
Nós encontrámos algumas dificuldades financeiras, mas para o ano há novamente eleições.
Todos os presidentes fazem grandes investimentos para as ganhar e eu irei fazer aquilo que todos fazem: Apostar no investimento não só no Concelho mas em todas as freguesias.
Iremos exceder um pouco o orçamento mas isto é normal, é política.

LZ — Segundo os naturais do seu Concelho, cada presidente que passa, muda de lugar
a estátua da Maria da Fonte.
Pode explicar-nos o porquê desta movimentação do grande símbolo do Concelho?

MB — Sim realmente isto é uma pergunta impertinente, mas responderei com todo o gosto.
A estátua da Maria da Fonte foi mudada do centro da praça Armando Rodrigues para a parte
de trás da casa da Botica.
Era uma heroína que passou a estar escondida.
Nós quando rectificamos aquele espaço urbano da vila respondemos aos apelos dos povoenses que pessoalmente pediram a mudança da estátua para a rotunda.
Quisemos dar-lhe a dignidade que merece, sendo ela uma heroína, o símbolo do Concelho da Póvoa do Lanhoso.
A vila está bonita e espero bem que ela fique por aqui, não há razões para a mudar novamente. Como sabe, aquilo que temos de bom tem de ser mostrado e hoje o centro da vila, é a sala de visita do Concelho e estátua da Maria da Fonte ficará por lá.

Sr. Presidente o nosso obrigado pelos minutos que nos dispensou.

Pedro Silva


Quelhas - Senhor presidente a entrevista feita pelo Pedro deveria ser mais aprofundada acerca da Maria da Fonte, mas o colega não tem muitos conhecimentos sobre o assunto, esteve bem!

Caro presidente, então, a Maria da Fonte também foi mudada de figura, não só de sítio, porque o poder local e os intelectuais do concelho da Póvoa de Lanhoso não estão de acordo com a verdadeira Maria da Fonte e a sua história?

Porque é que, o meu futuro livro, “Terra das (Marias) da Fonte ou fontanário, história com histórias…” está a incomodar muita gente?

VAMOS TODOS JUNTOS E DIA A DIA FAZER DE QUALQUER DIA, DIA DE NATAL…

Um abraço a todos os povoenses do tamanho do Mundo e um feliz ano novo.

Quelhas o inspirador

AQUINAPÓVOA disse...

DEIXEMOS A HISTÓRIA FALAR POR SI

O último estado judeu na Palestina durou até 587 A.C., data em que foi arrasado pelos babilónios.
Ao longo dos séculos, os descendentes dos filisteus (os palestinos), viveram sempre em paz com os judeus residentes na Palestina, que constituíam uma minoria.
Em 1917, sob pressão das organizações sionistas, o governo britânico publicou a Declaração de Balfour (nome do MNE de então). Estava criado, em meia dúzia de linhas, o mais delicado e complexo problema dos nossos dias!
“O Governo de Sua Majestade é favorável ao estabelecimento de um lar nacional judaico na Palestina, e empregará todos os seus esforços para facilitar a realização deste objectivo, ficando claro que nada será feito no sentido de prejudicar quer os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas da Palestina, quer os direitos e o estatuto político que os judeus usufruem noutros países”.
No ano desta declaração os judeus representavam cerca de 8% dos habitantes da Palestina. Em 1931 eram 17,5%. Em 1938 atingiam os 35%, aumentando o descontentamento dos palestinos pela forma como as colónias eram implementadas. Até 1948 mais 150.000 chegam clandestinamente, fora os que o fizeram pelas vias legais.
Em 1947 iniciam-se os confrontos armados entre judeus e palestinos. Neste mesmo ano a ONU aprova um plano de partilha do país em dois Estados: um judaico, com 1 milhão de habitantes, 510 mil dos quais árabes; um árabe, com 814 mil habitantes, 10 mil dos quais judeus. Jerusalém, cidade Santa para três religiões, ficaria com estatuto de cidade internacional. Segundo as estimativas da época, a população árabe da Palestina era de 1 milhão e 300 mil pessoas e a judaica rondava o meio milhão.
Em 1948 grupos de judeus armados destroem pelo menos duzentas e cinquenta aldeias árabes, provocando, até 1950, o exílio forçado de 900 mil palestinos. Um desses grupos (terroristas?), o Irgoun, era chefiado por Menahem Begin, futuro 1º Ministro de Israel (o primeiro não membro do Partido Trabalhista), que assinou os chamados acordos de Camp David com o Egipto em 1978. Outro, o Lehi, por Itzhak Shamir, igualmente futuro 1º Ministro. Ambos são confessadamente responsáveis pelo massacre de 250 habitantes da aldeia palestina de Deir Yassine a 10 de Abril de 1948 (a tradição já vem de longe...).
A 15 de Maio de 1948 David Ben Gurion proclama o nascimento do Estado de Israel. Com uma fronteira radicalmente diferente da aprovada pela ONU. Com um território 1/3 superior ao acordado ! A “Grande Israel” estava em marcha. O Estado Palestino era um nado-morto.

No seguimento destes acontecimentos a ONU aprova, em 1949, a resolução 194 que decide permitir aos refugiados que o desejem o regresso às suas casas com direito a compensações pela destruição dos seus bens. Só que em 1948, David Ben Gurion, então 1º ministro, declarou: “Devemos impedir o seu regresso a qualquer preço”. Hoje são mais de 3 milhões e um dos complexos problemas a resolver no âmbito dos acordos de paz.

Os estados Árabes não reconhecem o Estado de Israel. Erro político crasso, que continua até aos nossos dias (excepto Egipto e Jordânia) e que tem contribuído para alimentar, de parte a parte, políticas antidemocráticas e militaristas. Além disso anexam, em 1950, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

De 1948 a 1965 (a primeira acção armada da Fatah contra Israel realiza-se a 1 de Janeiro de 1965), durante 16 anos, os palestinos lutam politicamente no interior dos territórios ocupados. Ninguém os ouve.

Na sequência da Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel ocupa o resto da Palestina (Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém-Leste). Ao arrepio da resolução 242 do Conselho de Segurança da ONU, nesse mesmo verão a colonização dos territórios ocupados começa com a construção de novos colonatos. Lucidamente David Ben Gurion defende a não colonização, prevendo as consequências da transformação do seu país em potência ocupante.

Em 1970 rebentam graves confrontos entre o governo jordano e a Organização de Libertação da Palestina (OLP). Há milhares de mortos. É o “Setembro negro”. A OLP é esmagada e o núcleo dirigente transfere-se para o Líbano. Uma parte da sua direcção envereda pelo terrorismo individual, opção que só terminará em 1974. Inicia-se a política de “olho por olho, dente por dente”. A cada atentado Israel responde com a liquidação física de dirigentes da resistência palestina. Em 1974 a ONU confere à OLP o estatuto de membro observador.

Mais de 34 anos depois esta política mantém-se, sem grandes resultados práticos à vista. O estado de Israel tem sido advogado de acusação, de defesa, juiz e carrasco de extremistas e de activistas palestinos. E nunca falha! Israel diz que é terrorista e está dito!

A tensão entre Israel e os estados Árabes vizinhos mantém-se. Guerra de 1973, dita do Yon Kippur. Invasões sucessivas do Líbano, a mais grave das quais em 1982, chefiada por Ariel Sharon. Este promete ao seu governo e aos seu povo conquistar Beirute em 24h. Leva 76 dias! Pelo caminho massacra milhares de refugiados palestinos indefesos. ArielSharon é considerado criminoso de guerra no seu próprio país, Israel.


A luta política e sindical prossegue ao longo de todos estes anos no interior dos territórios ocupados. Traduzindo-se, por exemplo, na eleição sucessiva de presidentes de câmaras na Cisjordânia ocupada. Em estreita aliança com as forças de esquerda de Israel, facto que é ocultado pela generalidade da comunicação social. Arrostando com incompreensões, perseguições e ostracismos, comunistas e seus aliados, de ambos os lados da barricada, são praticamente as únicas forças políticas no terreno a cooperarem mutuamente na defesa de uma solução pacífica. O PC de Israel é, espante-se, o único partido político israelita, que conta nas suas fileiras com militantes árabes e judeus. Por esse facto foi, e é, apodado de traidor. O PC Palestino (Partido do Povo Palestino) manteve sempre relações com forças políticas israelenses, defendeu sempre o direito à existência do Estado de Israel. Por esse facto estava (até 1987) proibido de integrar a OLP.

Em 1987, dirigido pelas forças políticas do interior dos territórios ocupados, e durante alguns meses não apoiado pela OLP, inicia-se um levantamento que passaria à história como a 1ª Intifada. Os governos de Israel vêem-se confrontados com uma situação inteiramente nova, para a qual não estavam manifestamente preparados. Como resposta, para reprimir manifestações, em lugar da polícia enviam o exército. As consequências não se fazem esperar. Mortos, mortos e mais mortos.

Um convite à reflexão. Desde 1987 até hoje nunca vimos um bastão, um escudo e viseira, um canhão de água israelita a pôr fim às manifestações. Mas vimos soldados armados de metralhadoras, carros blindados e até helicanhões.

Para desacreditar a luta, os serviços secretos de Israel recorrem a todos os meios. O Hamas, movimento radical islâmico, defensor da luta terrorista e contrário ao reconhecimento do estado de Israel é legalizado em 1987. Estranha decisão! Ou talvez não, já que o Hamas, combatia com o mesmo ardor a Intifada e a direcção da OLP.

A fome, a miséria, a frustração, a humilhação, o desrespeito mais elementar do direito internacional e dos direitos humanos, conduziram, em 21 anos, à transformação do Hamas de movimento insignificante em pesadelo de Israel. Ainda por cima com apoio significativo da população palestina. Podemos fazer uma comparação com os americanos e Bin Laden: usaram-no e depois perderam-lhe o controle.

Em Setembro de 1993 Israel e OLP reconhecem-se mutuamente. Quarenta e seis anos depois das resoluções da ONU! São assinados os Acordos de Oslo. Com o assassinato de Itzhak Rabin em 1995 e a chegada de Benjamin Nétanyahou ao poder em 1996 os Acordos passam a letra morta. E assim continuam até hoje.

Esta é uma questão de fundo. Israel não tem cumprido os acordos que celebra com os palestinos. Hoje existem mais de 200 mil colonos instalados em colonatos nos territórios ocupados. Contrariando as resoluções da ONU. Contrariando os compromissos por si assumidos.

Durante o consulado de Nétanyahou são assassinados, em manifestações 85 palestinos. Mais de 1.200 ficam feridos. Não há nenhum atentado terrorista por parte dos palestinos.

A 28 de Setembro de 2000 o chefe do Likoud, Ariel Sharon, desloca-se provocatoriamente escoltado por dois mil (!!!) soldados, à esplanada das Mesquitas em Jerusalém, terceiro lugar sagrado do Islão. No dia seguinte dão-se os primeiros confrontos, surgem as primeiras vítimas. Inicia-se a 2ª Intifada com as consequências conhecidas.

A chamada comunidade internacional omite que, quer na sociedade israelita, quer na sociedade palestina, há forças socais e políticas bem diferenciadas. Esconde que há radicais dos dois lados da barricada. E moderados. E forças consequentes. Fala do terrorismo palestino. Mas aceita de bom grado chefes de governo que afirmam alto e bom som que primeiro há que matá-los (os palestinianos) para só depois negociar. Aceita governos onde participam partidos, com vários ministérios, que pura e simplesmente negam TODOS os direitos aos palestinos.

Recorde-se que o Estado de Israel tem um dos melhores - em capacidade, competência e experiência - exércitos do mundo. Os palestinos não têm exército, só polícia. O Estado de Israel tem uma poderosa e eficaz força aérea. Os palestinos não têm força aérea. O Estado de Israel tem um dos mais competentes e eficazes serviços secretos do mundo: Os palestinos não. Israel é um Estado soberano. A Palestina não.

Sociedade israelita

Composta por 5 milhões de judeus, 1 milhão de árabes e 250.000 imigrantes não judeus. Ao contrário do que se procura fazer crer, é profundamente dividida.

Antes de mais existe uma divisão étnica que marginaliza os sefarditas, ou “orientais” (judeus oriundos do mundo árabe) e os falashas (judeus da Etiópia), relegando-os para o escalão mais baixo da pirâmide social.

Divisão que se sobrepõe mesmo ao fosso religiosos/laicos e às rivalidades entre as diferentes comunidades de imigrantes.

Acrescente-se a existência de 1 milhão de palestinos, cidadãos israelenses, que beneficiam apenas de direitos parciais pois não são judeus (a ONU recenseou dezassete leis que discriminam os cidadãos árabes israelenses).

O inimigo exterior parece ser, por quanto tempo ainda (?), o único factor de coesão.

Sociedade palestiniana

Se etnicamente é mais coesa politicamente é igualmente dividida. Alguns dos movimentos extremistas mais conhecidos sofrem mesmo da influência exterior oriunda de diferentes países árabes (Irão, Síria, Iraque, etc.), que tentam contabilizar a seu favor e influir politicamente na Resistência Palestiniana.

A população da Cisjordânia e Faixa de Gaza eleva-se a 3 milhões de habitantes, dos quais metade são refugiados dentro do seu próprio território, vivendo 600 mil em campos que são autênticos guetos. Outros 3 milhões de refugiados (recenseados pela ONU), vivem espalhados por diferentes países árabes. Onde constituem um factor de perturbação social e política permanente, nomeadamente pela sua cultura, pela sua tolerância religiosa e pela sua atitude em relação ao papel da mulher na sociedade. Daí o desejo desses países em verem-se livre deles.

Este carácter progressista dos palestinos face ao mundo árabe mais retrógrado, é algo que a dita comunidade internacional parece não ter, ou não querer, entender.

Anónimo disse...

OS MASSACRES CONTRA GAZA E O POVO PALESTINIANO CONTINUAM COM UMA INTENSIDADE BRUTAL E OS MORTOS AUMENTAM A TODA A HORA QUE PASSA.

NEM AS CRIANÇAS NEM VELHOS SÃO POUPADOS NESTA FÚRIA SANGRENTA,DESUMANA,AO ARREPIO DE TODAS AS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS E CONTRA A HUMANIDADE,O GOVERNO SIONISTA E NAZI-FASCISTA DE ISRAEL TEM DE RESPONDER POR ESTES CRIMES HEDIONDOS NO TRIBUNAL INTERNACIONAL PENAL DE HAIA,SOB PENA DO DIREITO INTERNACIONAL E DA CONVENÇÃO DE GENEBRA SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DE NADA VALEREM.

OS SIONISTAS NÃO SÃO OS DONOS DO MUNDO E ESTÃO MAIS UMA VEZ A COMPROVAR QUE TÊM FORTES ALIADOS A NÍVEL EUROPEU,COMO O GOVERNO ALEMÃO QUE,ATRAVÉS DO SEU MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS,PRODUZIU DECLARAÇÕES DE INCITAMENTO AO MASSACRE QUE SÃO DUMA GRAVIDADE TAL QUE ME FAZEM LEMBRAR AS SS QUE O REGIMEN NAZI-FASCISTA DE HITLER CRIOU PARA DIZIMAR OS POVOS EUROPEUS E NÃO SÓ.

ESTA DESTRUIÇÃO E MORTE VAI FICAR CARA À UNIÃO EUROPEIA,PORQUE OS SIONISTAS DESTRUEM TUDO AQUILO QUE FOI FINANCIADO PELO DINHEIRO DOS EUROPEUS E OS PORTUGUESES TAMBÉM TÊM LÁ UMA PEQUENA PARTE INVESTIDA NAS ESTRUTURAS SOCIAIS E LOGÍSTICAS DE APOIO,MAS TÊM FICADO SEMPRE IMPUNES E NADA PAGAM POR ESSAS DESTRUIÇÕES MACIÇAS.

NESTA GUERRA DESIGUAL,ONDE O PODERIO MILITAR DE ISRAEL É COLOSSAL,ATACAM PELO AR,MAR E TERRA,CONTRA OS "FOGUETINHOS" QUE LHE SÃO LANÇADOS,VAI-LHE FICAR MUITO CARA E ELES PRÓPRIOS,SIONISTAS,ESTÃO A DESTRUIR O SEU ESTADO "ROUBADO" AO POVO PALESTINIANO.

A RESISTÊNCIA,A CAPACIDADE DE MORRER POR UMA CAUSA JUSTA,A LUTA CONTRA TUDO E TODOS NÃO OS FARÁ DESISTIR DE CONTINUAR A LUTAR POR UMA PÁTRIA LIVRE DE COLONIZADORES E OPRESSORES E ALÁ ESTARÁ SEMPRE PRESENTE AO SEU LADO PARA OS ACOMPANHAR NA DOR E NA MORTE E LHES DAR A FORÇA NECESSÁRIA PARA RESISTIR E VENCER.

VÃO SOFRER A MESMA DERROTA QUE TIVERAM NO SUL DO LÍBANO,PORQUE A FORÇA DA RAZÃO VENCE SEMPRE A OPRESSÃO!

VIVA O POVO PALESTIANO!
VIVA A PALESTINA!

Anónimo disse...

Ó Clarisse, Clarisse...
Nunca imaginei que assim fosses
Por interesse, ódio ou perrice
Pregaste-me em vida dois coices!

Ires chorar ao meu funeral
A mim, que carpideiras detesto,
Foi fazeres-me mais mal
Do que o ladrão faz ao honesto.

Perdoar-te a traição
Quem sou eu para o não fazer?
Não te livras da maldição
Por tudo quanto me fizeste sofrer.

Na Em Diálogo encontraste
O pagamento pelo teu agir
Concerteza que já ganhaste
O suficiente para te redimir.

Cá te espero menina minha
Porque do destino fugir não podes
Quem te irá julgar? Adivinha...
Só Deus, que não Herodes!

E para terminar
Um só pedido te faço
Não me venhas visitar
Porque me levanto e te desfaço.

Estas quadras seriam assinadas por baixo pelo sr. Delfim Rodrigues se
voltasse a este mundo, para assim,
mostrar quem é a Clarisse a que ele
quiz como filha e nela confiou.

Anónimo disse...

LE MONDE diplomatique

GAZA: «choque e pavor»

Sábado,dia 27 de Dezembro,a aviação israelita fez raides assassinos contra Gaza.De acordo com as autoridades israelitas,os lugares visados eram centros de comando do Hamas e das suas forças armadas.O balanço deste dia eleva-se a mais de 270 mortos e várias centenas de feridos.Numerosos civis foram atingidos,como relata o correspondente do The New York Times em Gaza,Tagheed El-Khodary:

«No hospital de Shifa,numerosos corpos jaziam na morgue,esperando que a sua família os viesse identificar.Muitos estavam desmembrados.No interior,a família de um bebé de cinco meses que tinha sido gravemente ferido na cabeça por um rebentamento de obus.Com o hospital sobrelotado,o seu pessoal parecia incapaz de prestar ajuda.Na esquadra de polícia de Gaza,pelo menos quinze agentes de trânsito que estavam a treinar foram mortos.Tamer Kahruf,24 anos,um civil que trabalhava numa obra de construção civil em Jabaliya,no Norte de Gaza,explica que os seus dois irmãos e o seu tio foram mortos sob os seus olhos quando a aviação israelita bombardeou um posto de segurança nos arredores.Karuf está ferido e sangra da cabeça.»

Vítima desde há várias semanas de um bloqueio total,Gaza(e os seus médicos,evidentemente)está impossibilitada de cuidar dos feridos em condições normais.

O sítio Internet Free Gaza recolheu numerosos testemunhos de estrangeiros e de palestinianos no terreno que dão uma ideia da dimensão dos ataques.

No Domingo,dia 28,de manhã,os bombardeamentos tinha sido retomados,tendo os raides israelitas atingido desta vez,designadamente,uma mesquita e uma estação de televisão.

No sítio Internet do diário Haaretz,Amos Harel assinou um comentário intitulado «IAF on Gaza is Israel's version of'shock and awe'».

É difícil dizer onde (geograficamente) e por quanto tempo vai prosseguir a violência antes de uma intervenção da comunidade internacional com vista à suspensão das hostilidades.Todavia,a salva de abertura israelita não é uma operação "cirúrgica" ou um ataque limitado.É o assalto mais violento a Gaza desde que este território foi conquistado em 1967.»

Esta ofensiva coloca-se também no quadro,se assim se pode dizer,da campanha eleitoral israelita. No dia 10 de Fevereiro terão lugar eleições gerais e cada um dos candidatos faz apostas ousadas.Mesmo o partido de esquerda Meretz apelou,antes do desencadeamento do ataque israelita,a uma acção armada.Em contrapartida,o Gush Shalon,a organização de Uri Avnery,condenou firmemente a acção israelita e os ditos apoiantes da paz,como Amos OZ,que a apoiam.
No sábado à noite,um milhar de pessoas manifestou-se em Telavive contra os ataques israelitas.

É interessante notar que os comentadores israelitas,como a maior parte dos comentadores da imprensa ocidental,não assinalam a razão mais importante do falhanço do cessar-fogo,que durou de 19 de Junho até 19 de Dezembro.Como nos confirmou Khaled Mechael,chefe da comissão política do Hamas na semana passada,o acordo compreendia,para além do cessar-fogo,o levantamento do bloqueio de Gaza e um compromisso do Egipto em abrir a passagem de Rafah.Ora, não só Israel violou o acordo de cessar-fogo lançando um ataque que matou várias pessoas no dia 4 de Novembro,como os pontos de passagem não foram reabertos senão parcialmente,e o bloqueio foi mesmo reforçado nas últimas semanas.A população,que era largamente favorável ao acordo em Junho, exige hoje uma clarificação:ou a guerra ou a abertura incondicional dos pontos de passagem e o fim da chantagem permanente que permite a Israel matar lentamente à fome (e privar de cuidados de saúde) a população.Esta está certa quando acusa Israel,como relata o sítio Internet da Al-Jazzeera em inglês: «Gazans:israel violated the truce».

Para lá do bloqueo,é necessário lembrar que:

* a recusa da comunidade internacional em reconhecer o resultado das eleições legislativas de Janeiro de 2006,que deram a vitória aos candidatos da Hamas,contribuiu para a escalada israelita;assim como a recusa de admitir realmente o acordo de Meca entre a Fatah e o Hamas;

* a União Europeia e a França em particular,quaisquer que sejam as suas tomadas de posição,encorajam concretamente e política israelita,designadamente recompensando Israel pela melhoria das relações entre Israel e a União Europeia,apesar das violações repetidas por Israel de todos os compromissos(diminuição do número de check-points,desmantelamento dos colonatos «ilegais»,etc.);

* finalmente,lembremos esta verdade,cuja evidência é demasiada vezes ocultada: a Cisjordânia,Gaza e Jerusalém Oriental estão ocupadas desde há mais de quarenta anos.É esta ocupação que é a fonte de toda a violência no Médio Oriente.
(segunda feira 29 de Dezembro de 2008)

É fácil de comparar os relatos e a história dos factos deste massacre.Só não vê quem não quer!

Defensor da paz e dos direitos humanos!!!

Anónimo disse...

POR QUE COMEMORAR OS 50 ANOS DA REVOLUÇÃO CUBANA?


Dia 1º de janeiro de 2009 não devemos comemorar apenas o ano novo, temos algo muito maior para comemorar. No dia 1º de janeiro a Revolução Cubana completa 50 anos. 50 anos de luta, 50 anos de união, 50 anos de exemplo. Mas, por que devemos comemorar uma revolução ocorrida numa ilhazinha do caribe?
Vejamos:
Até antes da Revolução, Cuba era tratada como um bordel dos Estados Unidos, possuía um quadro gigantesco de analfabetos, miséria e uma violência crescente (devida, sobretudo, a grande desigualdade social existente na ilha). Lembrando, em muito, a atual condição de muitos países latinos (como o nosso).
Porém, o que menos se esperava aconteceu. O povo se revoltou. Tendo Fidel Castro por líder e Che Guevara como seu braço direito, a população cubana ergueu sua cabeça, pegou suas armas e unidos lutaram por sua efetiva liberdade. Lutaram contra um governo corrupto e contra o maior império do mundo, o mais cruel e mentiroso, os Estados Unidos da América.
Fidel Castro, um jovem advogado, filho de um grande proprietário de terras, não abandonou seu povo e lutou ao lado dos mais humildes e para os humildes. Ao seu lado o médico argentino Che Guevara, que com uma brilhante carreira decidiu abandonar tudo e lutar ao lado do povo de um país que apenas conhecia por fotos e pelas histórias contadas por seus companheiros.
Após alguns poucos anos, com um exército que se iniciou com não mais de 15 homens e 7 fuzis, Cuba estava livre. Livre para escolher sua melhor forma de governo, para fazer os investimentos necessários em educação, saúde e esporte.
Temos de comemorar a Revolução Cubana por seu exemplo. Seu exemplo de que é possível construir um mundo melhor, o exemplo de que existe uma forma de um povo sobreviver com dignidade, de se erradicar a fome, de fornecer saúde de qualidade para todos, de formar uma população culta e unida. O exemplo de que o mundo não precisa girar em torno do dinheiro, que a cultura liberta e de que os fracos, se unidos, se tornam fortes.
Devemos comemorar os 50 anos da Revolução Cubana pelo fado de ela trazer esperanças para o mundo, a esperança que parece estar se perdendo ao vermos a miséria, a ignorância que nossos políticos impõem à população, a péssima qualidade de saúde dada aos pobres e a nossa mídia mercenária que tenta nos transformar a todos em papagaios de novelas.
Oras, por que um ser humano tem de viver 40 anos para outro ser humano viver 80? Por que um ser humano deve poder escolher sua profissão enquanto outro ser humano tem de abandonar seus estudos para não passar fome?
A resposta é obvia. Está errado. Podemos construir um mundo onde essas questões não sejam levantadas, onde haja igualdade de oportunidades e união entre a população para lutar bravamente por essas idéias.
Devemos não somente admirar e comemorar os 50 anos da Revolução Cubana, mas seguir o seu exemplo. Temos o dever de fazermos nossa revolução, de nos unir e lutar por um país mais justo. Vemos que é possível, temos o exemplo da Revolução Cubana, de Fidel Castro e de Che Guevara.

André Vinicius Tolentino

Anónimo disse...

Alguém me pode informar quem é essa Clarisse?

Anónimo disse...

Melhor seria que deixassem de criticar e denegrir a imagem de pessoas honestas e correctas, como é o caso da Dra Clarisse.
Era bom que neste nosso concelho existissem muitas Clarisses,um exemplo de mulher, mãe e profissional.
Deixem-se de politiquices, a Dra Clarisse teve uma postura séria e mostra ser uma senhora de grande valor.
Respeitem as pessoas e acima de tudo respeitem a memória do sr. Delfim e família.

Cumprimentos e Bom ano de 2009
M.Martins

Anónimo disse...

Deixem lá a Clarisse em paz,

Respeitem o sentimento das pessoas, ninguem sabe o que sente alguem num momento dificil como este, e só ela saberá a dor que, acredito, estará a sentir.

Tem força e não ligues a gente insensivel que só vive com o mal das outras pessoas.

Um bom 2009 a todos, neste caso, em especial à Clarisse.

Um camarada solidário

Anónimo disse...

SHIMON PERES,PRESIDENTE DO ESTADO DE ISRAEL,EX-PRIMEIRO-MINISTRO E EX-PRESIDENTE DO PARTIDO TRABALHISTA DE ISRAEL E PRESIDENTE DA INTERNACIONAL SOCIALISTA,GRANDE AMIGO DE MÁRIO SOARES E DO PS,VAI TER DE RESPONDER NO TRIBUNAL INTERNACIONAL PENAL DE HAIA POR CRIMES DE GUERRA CONTRA A HUMANIDADE.

ESTE SENHOR,NÃO PODE FICAR IMPUNE NESTA ESCALADA DE MASSACRES CONTRA O POVO PALESTINIANO E TEM DE SER SEVERAMENTE CONDENADO COM OUTROS DIRIGENTES QUE DESENCADEARAM ESTE "HOLOCAUSTO" SOBRE CRIANÇAS,MULHERES E IDOSOS DA FAIXA DE GAZA.

SE OUTROS FORAM JULGADOS E PUNIDOS POR CRIMES MENORES,O SENHOR SHIMON PERES,COMO O MAIS ALTO RESPONSÁVEL DO ESTADO ISRAELITA,É UM CRIMINOSO DE GUERRA E COMO TAL TEM DE SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS,NÃO PODE HAVER DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS PARA UNS E NÃO PARA OUTROS!

DEFENSOR DA PAZ E DOS DIREITOS DO POVO PALESTINIANO!

Anónimo disse...

DELEGADA PALESTINA NA UE ACUSA ISRAEL DE "CRIME DE GUERRA" EM GAZA

A Delegada da Autoridade Nacional Palestina(ANP) perante a União Europeia(UE),Leila Shahid,acusou hoja Israel de cometer um "crime de guerra" em Gaza,e recriminou a comunidade internacional por "deixar matar a população palestina".

Está sendo bombardeada uma população civil que já sofre há vários meses um castigo colectivo e acrescentou que se trata "fundamentalmente de um crime de guerra".

Ela sublinhou que "nada justifica" o bombardeamento de uma população civil de 1,5 milhões de habitantes que vivem em 356 quilómetros quadrados" e acusou o Conselho de Segurança da ONU,a UE,os EUA e os Estados Árabes,que têm "a responsabilidade de aplicar o direito internacional",de terem "abandonado os palestinianos".
EFE

Anónimo disse...

Chegou-me ás maõs uma jornal da EPAVE. Afinal houve muito trabalho em 2008.

Anónimo disse...

Também era melhor que a EPAVE não fizesse nada,face aos avultados investimentos e custos com a sua actividade e funcionamento.

O que é de realçar é se efectivamente os resultados vão ser positivos quanto ao futuro próximo,esta é que é a questão fulcral que está subjacente à sua actividade e ao trabalho desenvolvido.

Depois dir-lhe-ei se devo dar nota positiva ou negativa,OK!

Anónimo disse...

Relator da ONU diz-se "chocado" com inação da comunidade internacional sobre GAZA

O relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos nos Territórios Palestinos,Richard Faulk´,afirmou à BBC estar chocado pelo facto de a comunidade internacional não estar a fazer nada para pressionar Israel a interromper os seus ataques à Faixa de Gaza.

"Atrocidades"

"Israel está cometendo uma série chocante de atrocidades usando armamentos modernos contra uma população indefesa,atacando uma população que já vem enfrentando um bloqueio severo por muitos meses e ignorando a possibilidade do restabelecimento de um cessar-fogo que a liderança do HAMAS havia proposto",afirmou Faulk.

"Estou chocado pela incapacidade da comunidade internacional em tomar acções mais decisivas em resposta ao que está ocorrendo",disse.

Para Faulk,Israel já estava violando a lei internacional antes dos ataques,por conta do seu bloqueio à Faixa de Gaza.

"O próprio bloqueio viola as duas obrigações mais fundamentais de um poder de ocupação.Primeiro,de não punir colectivamente a população civil,e,segundo,de garantir que a população do território ocupado tenha suprimentos de alimentos e medicamentos suficientes",afirmou.

"Agressão incondicional"

Para ele os bombardeamentos israelitas são "um acto de agressão incondicional contra uma população indefesa pela qual Israel tem responsabilidades especiais de acordo com as Convenções de Genebra e em relação às normas da ONU".

Israel acusa Faulk de não ser imparcial em relação ao conflito na região,mas o relator da ONU alega que "seria errado igualar as agressões israelita e palestiniana".

Só para lembrar que Faulk é de origem judaica.Há dias,antes de estalar a agressão bélica israelita,foi simplesmente impedido de fazer uma visita à Faixa de Gaza para verificar "in loco" as condições de vida dos palestinianos.

Só mais esta,para relembrar que a comunicação social portuguesa não dá qualquer eco destas informações e o Ministro dos Negócios Estrangeiros,e o Primeiro-Ministro,está entretido em reuniões com os seus homólogos da UE a ganhar tempo para o "massacre" continuar por tempo indeterminado.

Grande Governo,defensor das Convenções de Genebra e da Carta dos Direitos Humanos da ONU!

Anónimo disse...

ANO NOVO VIDA NOVA!

Assim se define este "provérbio" muito antigo quando se muda de ano.

Estive a fazer uma análise muito passageira sobre o Plano de Actividades e Orçamento para o Ano de 2009 e verifiquei que a sua filosofia "é pipa do mesmo dono",isto é,a substância,os métodos,os hábitos,a "malandrice" e os costumes que têm imperado ao longo destes anos de Poder Local Autárquico na Póvoa de Lanhoso,não mudaram absolutamente nada e os seus interlocutores "puxam sempre a brasa para a sua sardinha",ou seja,primeiro os seus interesses partidários e clientelismos políticos,como aconteceu agora com a elaboração do novo mapa de pessoal.

Integrou-se no novo quadro de pessoal os vitoriosos das últimas eleições,promoveram-se a técnicos superiores os que deram provas de fidelidade ao Presidente da Câmara e ao PSD e os outros que há anos exercem funções de responsabilidade ficaram no mesmo sítio e lugar.Chama-se a isto perseguição,marginalização e discriminação política e,na minha óptica,não é compaginável com os manuais da decência democrática e política.

Isto significa que as despesas com pessoal vão aumentar desmensuradamente e a Autarquia a continuar neste ritmo de promoções à "lá carte",quando dia é composta só por técnicos superiores a exercer funções de escriturário,de arquivista e de contínuo,está-se mesmo a ver Senhor Manuel Batista,não foi isto que o Senhor prometeu e não está a ser diferente dos outros,está a ler pela mesma "cartilha",e do meu ponto de vista não é admissível e correcto em termos de avaliação profissional o que fez.

Os funcionários têm de ser avaliados duma forma irrepreensível pelas responsabilidades que exercem e nunca por razões de ordem política,porque caso contrário tenho-lhe de lembrar aquele "velho" chavão de Salazar que dizia "que quem não era por ele era contra ele" e por esse motivo ficavam na "prateleira" anos e anos a fio e,em muitos casos,até foram saneados da função pública.

Penso que já não estamos nesses "tenebrosos tempos",porque a "ditadura fascista" foi derrotada em 25 de Abril de 1974 e o Senhor Manuel Batista tem de ter outra postura e sentido de responsabilidade,porque assim não vai a lado nenhum e tudo isto não lhe abona o seu comportamento democrático e está sujeito a ter uma passagem "efémura" pela Autarquia.

Afinal aonde está a sua alta postura democrática,imaginação e sentido ético?

Relativamente ao Plano de Actividades e Orçamento para 2009 não é muito diferente dos anteriores que os Senhores classificavam de irresponsáveis e gastadores,senão vejamos:

-As receitas previstas estão estimadas em cerca de 21 milhões de euros,53% serão destinados a despesas de capital e 47% a despesas correntes.
Estão destinados para aquisição de "bens e serviços mais de 4 milhões de euros,e mais de 3 milhões e meios de euros para "despesas com pessoal".

Vamos depois analisar e comparar pelas Contas de Gerência quais os desvios orçamentais que este orçamento provocou e se as estimativas a nível de receitas vão ser efectivamente cumpridas,num ano económico que se prevê de imensas dificuldades para a Autarquia e necessáriamente para os municípes.

A Autarquia tem de fazer uma gestão de rigor e evitar os desperdícios financeiros que destabilizam e de que maneira o seu equilíbrio,racionalizar os custos e criar bons rácios a nível de tesouraria para poder honrar os seus compromissos em tempo oportuno.

As eleições não devem ser o "tranpolim" para um maior endividamento a curto e médio prazo,antes pelo contrário,devem servir para continuar a imperar o bom-senso e os gastos devem ser contidos duma forma racional para não aumentar o passivo já da Autarquia já de si elevado.

Farei mais comentários quando obtiver mais documentos de suporte analítico,para já fico-me por aqui.

Um observador atento que não tem medo,que não tem "afilhados e padrinhos na política" e que não deve nada ao PSD e PS,mas estas coisas revoltam-me e de que maneira!

Todos os trabalhadores devem ser respeitados pelo seu trabalho e não pelas suas opções políticas,a não ser assim a política é nojenta e só serve para cada vez mais afastar os eleitores dos eleitos!

Até amanhã camaradas,um BOM ANO de 2009 e muitos êxitos políticos para a CDU!!!

Anónimo disse...

Hamas diz estar disponível para aceitar tréguas mas com condições

O HAMAS anunciou hoje que está disponível para aceitar,"sob condições",as propostas apresentadas pela União Europeia no sentido da implementação de tréguas com Israel na Faixa de Gaza.Há momentos,a imprensa israelita avançou a notícia da morte de Nizar Rayan,um dos principais líderes do movimento islamista.Israel diz não estar interessado numa guerra longa.

"O Hamas aceita esta iniciativa(da União Europeia)desde que a agressão(israelita)seja suspensa,que o bloqueio seja levantado,que todos os pontos de passagem sejam abertos e que nos deêm garantias internacionais de que o ocupante não vai recomeçar esta guerra terrorista",declarou,em comunicado,o porta-voz do Hamas,Fawzi Barthoum.

"O acordo de tréguas deve constituir um acordo global incluindo um cessar-fogo,o levantamento do bloqueio e a abertura de todos os pontos de passagem",acrescentou.

O sexto dia da ofensiva israelita contra o Hamas marcou a chegada do novo ano em Gaza.
O número de mortos palestinianos subiu para 402;há cerca de dois mil feridos.Um quarto das vítimas são civis,entre eles mulheres e crianças,segundo informações das Nações Unidas.

(Agências internacionais)

Anónimo disse...

Não me quer parecer que o INVESTIMENTO na EPAVE tenha sido avultado. O que me parece é que se faz mais com o mesmo e a pergunta correcta será antes: O que se fez com orçamento tão avultado em anos anteriores.

Anónimo disse...

Acabei por não perceber nada do que aqui foi postado pelo anónimo das 4,12 sob o título "Ano novo, vida nova".
Começa por dar a entender que vai falar do plano e orçamento mas atira-se, principalmente, ao mapa de pessoal. É natural que também eu tenha muitas reservas ao resultado final de um tal documento. No entanto consigo diferenciar as coisas. Para mim o problema principal vem a montante, ou seja, vem da lei governamental que reestrutura as carreiras da função pública, reduzindo as milhares de carreiras existentes a apenas três. É claro que, numa alteração desta natureza, muitos casos, não apenas aqui mas em todo o país, vão ser injustiçados. Em relação à Póvoa, não me parece que a situação seja tão evidente como refere o bloguista, mas se tem conhecimento de casos concretos, de injustiças evidentes, apresente-as para as podermos debater. Quanto à ligeira análise que faz ao plano, direi apenas que não disse nada de novo. Mas deixe que lhe diga que, ainda bem que do orçamento de despesas apresentado, 53% se destina a despesas de capital e 47% a despesas correntes. Se fosse ao contrário é que era muito mau. E (pelos seus números) 16% para despesas de pessoal? Quantas câmaras deste país não gostariam de apresentar números semelhantes...
Bom ano para todos é, também, o meu desejo.

Anónimo disse...

O discurso do Presidente da República não é inovador quanto às referências que faz sobre a vida política nacional.

A questão do desemprego,das dificuldades das famílias,dos baixos salários e reformas,das bolsas de fome e miséria que se desenvolvem por todo o país à longos anos,não são novidades e atrevo-me a dizer que até já são repetitivas,é uma questão de consultar algumas páginas deste "BLOG" e verificar das suas evidências.

São críticas que vêm atrasadas no tempo e se o PR lê-se o Jornal "AVANTE" de certeza absoluta que não precisava de estar à espera do fim do ano para as salientar desta maneira.

Mas isto só vem confirmar que o PCP tem acertado sempre nos diagnósticos que faz da situação económica e social do país,o que me deixa extremamente satisfeito,apesar de também pagar esta crise de contornos muito duvidosos como todos temos observado ao longo destes anos e nomeadamente nos últimos meses.

Não vi o PR falar nos responsáveis da crise directa e indirecta que nos assola a todos,é uma questão de visão política e estratégica e também ideológica.Aqui é que residem as grandes diferenças de opinião e análise económica e social...

Já todos sabemos que vai ser um ano extremamente difícil para todos os que vivem dos seus salários e das suas reformas,mas também para os que não têm rendimentos de espécie alguma e que vagueiam desesperadamente à espera que lhes caia nas "mãos" qualquer coisinha para comer,ou para enganar o "estômago",para todos estes é que o Governo e os responsáveis pela crise têm de fazer um esforço enorme.

A minha solidariedade para todos e que o povo português saiba neste Ano de 2009 derrotar os que nos levaram para esta situação tão crítica e grave.

Anónimo disse...

DIZ O JOSÉ ABÍLIO, QUE O LOURENÇO ESTÁ DE SAÍDA, PARA PREPARAR A SUA CANDIDATURA...


QUAL CANDIDATURA? UMA CANDIDATURA IMAGINÁRIA QUE SÓ EXISTE NAS CABEÇAS DE UM RESTRITO "CÍRCULO DO PS LOCAL", JÁ AFASTOU NORONHA E COMPANHIA, DESORIENTOU TINOCO DE FARIA, PÔS QUASE TODA A BANCADA ROSA NUMA DESCARADA DEPRESSÃO QUE TODOS VIRAM NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA...


UMA CANDIDATURA IMAGINÁRIA QUE PODE TER "MORRIDO À NASCENÇA", APENAS PARA CUMPRIR CALENDÁRIO, E SÓ SEGURADA POR "MAIS UMA LUTA ELEITORAL" DE ALGUNS PRESIDENTES DE JUNTA SOCIALISTA "ANTES DE FECHAR UM CICLO ELEITORAL"...


UMA PRETENSA CANDIDATURA, DE QUEM VAI SAIR DE CARGOS DE INSTITUIÇÕES EM FINANCEIROS "AMARGOS DE BOCA"...


MUITA GRAÇA TÊM SAÍR-SE DA PRESIDÊNCIA DE UM CONSELHO FISCAL, DE UMA ASSOCIAÇÃO, DE UM COMANDO...


PERGUNTEM A QUEM VAI SAIR, ONDE PARA UMA FAMOSA "DIVIDA" ACIMA DE 200 MIL CONTOS DEPOIS DE UM DESASTROSO PEDITÓRIO NUMA CERTA INSTITUIÇÃO...


PERGUNTEM A QUEM VAI SAIR, PORQUE SE ARRISCA A "FECHAR PORTAS" UM CLUBE ONDE FOI PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL SEM "UM MURRO NA MESA" ENQUANTO ERA E CONTINUA PESSIMAMENTE GERIDO...


PERGUNTEM A QUEM VAI SAIR, O QUE É A ACTIVIDADE DE CERTA ASSOCIAÇÃO, SEM OS DEMORADOS CHEQUES DO ESTADO, DA MESMA COR...


Observador do Pilar, Póvoa

Anónimo disse...

Declaração de rendimentos da camarada Odete Santos

Deputada e Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal..
Trabalho dependente-48.699,48€
Trabalho Independente-6.860,19€
Rendimentos prediais-1.369,38€
Património Imobiliário- 1 prédio urbano em Setúbal, 1 fração em Setúbal, 3 prédios rústicos na Guarda, 22 prédios rústico na Guarda, alguns por doação. Automóveis- 1 ligeiro Lancia.
Contas Bancárias- Certificados de aforro do indtituto de gestão financeira no valor de 2.400.000 mil €. Mais 5 certificados de aforro no valor de 300 mil €, 621 mil €, 400 mil €, 1.613.000 mil €, 391 mil €.
Declaração de 2005.

O Povo unido, jamais será vencido!!!!!!!???!!!!

Anónimo disse...

Ó moço farsola das 11:59
Olha bem o trabalho a que te deste para ires buscar dados incorrectos de 2004 e ainda por cima em sites pouco crediveis como o forum nacional,mas nem todos podem ter afectos e ser saudosistas por políticas neo nazistas como tu meu caramelo e para quem quizer ver o camelo que colocou esta merda de comentário na net aceda a http://www.forumnacional.net/member.php?u=803 e verá o calibre desta gente que provavelmente será o mesmo do anónimo das 11:59 de 2 Janeiro
Enfim tristes e parasitas que proliferam por esta sociedade inventando dados e factos que nada têm de real
Merdento é o que tu és meu inqualificavél nazi

Anónimo disse...

Ó antibiótico das 11:59 H.

Esses valores de rendimentos de 2004 que eventualmente são atribuídos à minha camarada Odete Santos,são do esforço dela e grande parte do seu pecúlio político caíram na caixa do PCP,como é sabido por toda a gente.O lugar não era dela,mas sim do PCP,por conseguinte o seu estatuto de deputada não lhe dava mais do que aquilo que ela ganhava na sua vida profissional.Só os "burros com dois olhos" é que não querem ver,no PCP os cargos políticos não são para enriquecer os seus detentores porque os estatutos do PCP são muito claros para todos,não ser beneficiado,nem prejudicado pela sua actividade política.

Quanto aos bens imóveis pessoais em posse e por doacção não são verdadeiros,seu pantemineiro,existe a casa de Setúbal que era dos seus pais, e relativamente aos depósitos bancários são duma "garotice" atrós,porque especulas nos números seu agiota e mentiroso.

Mas isto também prova que há muita gente da chamada "classe média" que é militante do PCP e que luta ao lado dos trabalhadores e das classe mais desfavorecidos,sem olhar a sacrifícios monetários e a outras mordomias que os partidos como o PS,PSD e CDS/PP dão aos seus militantes,sejam eles presidentes de câmara,deputados,ministros etc.,etc.,esses levam o ordenado e mais as alcavalas para casa,percebes ó "zarolho"!!!

O país bateu no fundo e o ano de 2009 vai ser de "esfarrapar" devido a ti e a outros "melros" que estão ao lado daqueles que nos "roubam" e prejudicam todos os dias,é essa a tua moral seu antibiótico da "gamela".

Anónimo disse...

MENSAGEM DE ANO NOVO DO Sr. PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ANÍBAL CAVACO SILVA

«Boa Noite,

No início deste novo ano, dirijo a todos os Portugueses, onde quer que estejam, uma saudação calorosa e os melhores votos para 2009.

Quero começar por dirigir uma palavra especial de solidariedade a todos os que se encontram em situações particularmente difíceis, porque sofreram uma redução inesperada dos seus rendimentos.

A estes homens e a estas mulheres, que sofrem em silêncio, e que até há pouco tempo nem sequer imaginavam poder vir a encontrar-se na situação que agora atravessam, quero dizer-lhes, muito simplesmente: não se deixem abater pelo desânimo.

O mesmo digo aos jovens que, tendo terminado os seus estudos, vivem a angústia de não conseguirem um primeiro emprego: acreditem nas vossas capacidades, não percam a vontade de vencer.

Quero também lembrar dois outros grupos da nossa sociedade que são frequentemente esquecidos e que vivem tempos difíceis.

Os pequenos comerciantes, que travam uma luta diária pela sobrevivência. O pequeno comércio deve merecer uma atenção especial porque constitui a única base de rendimento de muitas famílias.

Os agricultores, aqueles que trabalham a terra, que enfrentam a subida do preço dos adubos, das rações e de outros factores de produção.

Sentem-se penalizados face aos outros agricultores europeus por não beneficiarem da totalidade dos apoios disponibilizados pela União Europeia.

O mundo rural faz parte das raízes da nossa identidade colectiva. A sua preservação é fundamental para travar o despovoamento do interior e para garantir a coesão territorial do País.


Portugueses,

Não devo esconder que 2009 vai ser um ano muito difícil.

Receio o agravamento do desemprego e o aumento do risco de pobreza e exclusão social.

Devo falar verdade.

A verdade é essencial para a existência de um clima de confiança entre os cidadãos e os governantes.

É sabendo a verdade, e não com ilusões, que os portugueses podem ser mobilizados para enfrentar as exigências que o futuro lhes coloca.

A crise financeira internacional apanhou a economia portuguesa com algumas vulnerabilidades sérias.

A crise chegou quando Portugal regista oito anos consecutivos de afastamento em relação ao desenvolvimento médio dos seus parceiros europeus.

Há uma verdade que deve ser dita: Portugal gasta em cada ano muito mais do que aquilo que produz.

Portugal não pode continuar, durante muito mais tempo, a endividar-se no estrangeiro ao ritmo dos últimos anos.

Para quem ainda tivesse dúvidas, a crise financeira encarregou-se de desfazê-las.

Como é sabido, quando a possibilidade de endividamento de um País se esgota, só resta a venda dos bens e das empresas nacionais aos estrangeiros.

Os portugueses devem também estar conscientes de que dependemos muito das relações económicas com o exterior.

Não são apenas as exportações e as importações de bens.

São as remessas dos nossos emigrantes, o turismo, os apoios da União Europeia, o investimento estrangeiro, os empréstimos externos que Portugal tem de contrair anualmente.

Para tudo isto, é importante a credibilidade que merece a nossa política interna, as perspectivas futuras do País, a confiança que o exterior tem em nós.

Devemos, por isso, ser exigentes e rigorosos connosco próprios, cuidar da imagem do País que projectamos no mundo.

Caso contrário, tudo será mais difícil.

Não escondo a verdade da situação difícil em que o País se encontra.

Mas também não escondo a minha firme e profunda convicção de que há um caminho para Portugal sair da quase estagnação económica em que tem estado mergulhado.

O caminho é estreito, mas existe. E está ao nosso alcance.

Para ele tenho insistentemente chamado a atenção.

O reforço da capacidade competitiva das nossas empresas a nível internacional e o investimento nos sectores vocacionados para a exportação têm de ser uma prioridade estratégica da política nacional.

Sem isso, é pura ilusão imaginar que haverá verdadeiro progresso económico e social, criação duradoura de emprego e melhoria do poder de compra dos salários.

Sem isso, não conseguiremos pôr fim ao crescimento explosivo da dívida externa.

As ilusões pagam-se caras.

Por outro lado, temos de reduzir a ineficiência e a dependência do exterior em matéria de energia.

Assim como temos de alterar a estrutura da produção nacional, no sentido de mais qualidade, inovação e conteúdo tecnológico.

Os dinheiros públicos têm de ser utilizados com rigor e eficiência.

Há que prestar uma atenção acrescida à relação custo-benefício dos serviços e investimentos públicos.

Para que o nosso futuro seja melhor, para que os nossos filhos e netos não recebam uma herança demasiado pesada, exige-se a todos trabalho e determinação, sentido de responsabilidade, ponderação nas decisões e prudência nas escolhas.

Há que enfrentar as dificuldades do presente com visão de futuro, olhando para além do ano de 2009.


Portugueses,

Conheço os desafios que Portugal enfrenta e quero contribuir para a construção de um futuro melhor.

Tenho percorrido o País e contactado directamente com as pessoas.

Tenho procurado mobilizar os portugueses, apelando à união de esforços, incutindo confiança e vontade de vencer, apontando caminhos e oportunidades que sempre existem em tempo de crise.

Tenho insistido na atenção especial que deve ser prestada aos cidadãos mais atingidos pelo abrandamento da actividade económica.

Tenho apelado ao espírito de entreajuda em relação aos mais desfavorecidos.

Aos Portugueses, pede-se muito neste ano que agora começa.

Mas, na situação em que o País se encontra, especiais responsabilidades impendem sobre as forças políticas.

Os portugueses gostariam de perceber que a agenda da classe política está, de facto, centrada no combate à crise.

As dificuldades que o País enfrenta exigem que os agentes políticos deixem de lado as querelas que em nada contribuem para melhorar a vida dos que perderam o emprego, dos que não conseguem suportar os encargos da prestação das suas casas ou da educação dos seus filhos, daqueles que são obrigados a pedir ajuda para as necessidades básicas da família.

Não é com conflitos desnecessários que se resolvem os problemas das pessoas.

Nesta fase da vida do País, devemos evitar divisões inúteis.

Vamos precisar muito uns dos outros.


Portugueses,

Já passámos por outras situações bem difíceis. Não nos resignámos e fomos capazes de vencer.

O mesmo vai acontecer agora. Tenho esperança e digo-o com sinceridade.

Cada um deve confiar nas suas competências, nas suas aptidões e capacidades.

Este é o tempo de resistir às dificuldades, aos obstáculos, às ameaças com que cada um pode ser confrontado.

Não tenham medo.

O futuro é mais do que o ano que temos pela frente.

O futuro será 2009, mas também os anos que a seguir vierem.

Acredito num futuro melhor e mais justo para Portugal, porque acredito na vontade e no querer do nosso povo.

Para todos, Bom Ano de 2009.»

Anónimo disse...

Ouve lá ó "artolas" das 11:59 h.,eu sou comunista com muito orgulho,tenho um ordenado acima da média,não ganho o salário mínimo nacional,e eu e a minha família temos condições de vida incomparávelmente altas em relação à grande maioria dos trabalhadores portugueses,mas tenho consciência política e luto para que todas as famílias vivam com mais dignidade e tenham realmente rendimentos dignos que lhes dê felicidade e alegria de viver.

Nós lutamos para todos tenham parâmetros de vida compatíveis com as suas necessidades e aspirações,esta é que é a grande diferença entre os comunistas e os seus adversários políticos,agora que cada um tire as suas ilacções porque há muita gente que vota PCP e vive mais ou menos bem,registe e reveja-se nas suas aitudes políticas.

Anónimo disse...

Oiçam lá, ó rapazitos das 13:29 e 15:01, estes dados circulam no ciberespaço e caíram na minha caixa de correio como às tantas caíram na vossa. Com uma diferença. Eu resolvi partilhá-los convosco e vós estas coisas não partilhais com ninguém, seus invejosos...
Quero dizer-vos que até sou um admirador de Odete Santos. Não das suas ideias políticas mas da forma exuberante como as defende. Não sou nacional socialista. Tabém os meus antepassados sofreram na pele as agruras do fascismo, ouvistes ó democratas de meia tigela?

Anónimo disse...

1. Nas Edições do Jornal Maria da Fonte, de 2 de Janeiro, e do Terras de Lanhoso, 31 de Dezembro, há uma coincidência.

2. EM NENHUM DOS DOIS APARECE A FICHA DO JOGO "RIBEIRA BRAVA 3 - 1 SCMF", NEM RESULTADOS, NEM A TABELA CLASSICATIVA, NEM A PRÓXIMA JORNADA, que teriam conseguido junto do clube ou noutros jornais...

3. No entanto, no Jornal Maria da Fonte, de 2 de janeiro, vem na página 19, esta "informação recolhida": "MARIA EQUILIBRA O SEU PLANTEL", informando que "Sete saídas e duas recentes entradas foram as recentes alterações...o plantel ficou reduzido a 18 elementos...poderão juntar-se ao plantel um central e um avançado". MENOS CINCO, PARA JÁ, É EQUILIBRAR...

4. MAS AQUILO QUE JUSTIFICA A SAÍDA DE "SETE ELEMENTOS", já não é justificação para o DINIS RODRIGUES, pois na crónica do jogo da Madeira se diz "Das catorze partidas disputadas, a equipa do Maria da Fonte apenas conseguiu duas vitórias, ambas sob o comando de Dinis Rodrigues".

5. Entrelinhas, ou não, numa terra que apela à viragem do clube para os jovens da terra, "HABITUÉ" NESTES "REFORÇAMENTOS" SABE-SE LÁ DE ONDE, o Sr. DINIS RODRIGUES VAI JÁ SOMAR SEIS JOGADORES, TREINADOR QUE PARECE NÃO SOMAR DERROTAS ATRÁS DE DERROTAS E MAIS DESASTRE FINANCEIRO PARA O CLUBE...

6. Curioso, "NÃO SE PERGUNTOU" SOBRE O PORQUÊ DA SAÍDA DE SETE JOGADORES, MAIS DE MEIA EQUIPA...

7. Nem se lê SE AS "SAÍDAS" FORAM VOLUNTÁRIAS DOS PRÓPRIOS JOGADORES, DISPENSAS OU por mútuo acordo RESIGNADO ESPELHO DA GESTÃO FINANCEIRA DO CLUBE"! Como não se lê se os "reforços" foram antes ou depois das tais saídas...

8. Mas lê-se no Terras, que "apesar de se encontrar no fundo da tabela...o clube povoense ainda tem hipótese de se manter na mesma divisão, dado o regulamento levar a que, após o fim do campeonato, haja uma espécia de playoff ...em que metade decide quem desce..."


BEM, SE NESTA "ESPÉCIE DE PRIMEIRA FASE" AS COISAS "NÃO SÃO ASSIM TÃO DECISIVAS"...

a) PORQUE FOI DISPENSADO O TREINADOR FERNANDO LOURO?

b) PORQUE COM DINIS RODRIGUES SAÍRAM ANTES DOIS JOGADORES E ENTRARAM OUTROS DOIS?

c) PORQUE SE DEMITIU E REGRESSOU O PRESIDENTE?

d) PORQUE SAIRAM AGORA SETE JOGADORES E ENTRAM DOIS?

e) PORQUE SE ANUNCIA A ENTRADA DE MAIS DOIS?


JÁ TODOS PERCEBEMOS QUE A "CAMARADAGEM" DO CLUBE E DA INFORMAÇÃO, APESAR DO DESASTRE FINANCEIRO DO CLUBE, DE "AGUENTAR" A PRESIDÊNCIA, DE "SUPORTAR" RUI REBELO E MAIS ALGUM DIRIGENTE DA DIREITA, NÃO QUER "PERDER" A SEDE DO MARIA...


A MAIORIA DA PÓVOA DE LANHOSO NÃO ANDA A DORMIR...

Anónimo disse...

Senão és invejoso,então porque não divulgas os vencimentos dos "teus"compinchas que ocupam cargos de destaque em grandes empresas que outrora foram publicas e que foram privatizadas pelos governos do PS e PSD/CDS para acolherem os mesmos que sempre mamaram na gamela.
Ordenados escandalosos e subvenções estatais,reformas chorudas ,mas não,não o divulgues porque toda a gente o sabe bem o que para ti interessa dizer é que existe um comunista que até ganha bem,que até tem duas ou tres casas,como se o ser comunista fosse imcompatível com ter uma vida estável.
O fruto do trabalho de deputado é igual para todos,existe é uma diferença-uns abotoam-se a tudo e outros partilham com um colectivo

Anónimo disse...

O expoente máximo do anti comunismo primário está patente no comentário postado pelo anónimo das 11:59
Um bruto que só agora e vá se lá saber porquê vem partilhar com a comunidade dados que recebeu no ano de 2005.
Bolas foram precisos 3 anos para vomitares incorrecções e copiares outros que andam ao mesmo que tu?
Democrata de meia tigela ou direi antes pseudo-democrata?

Anónimo disse...

É como o coelhone diz
"quem se mete connosco leva"

Anónimo disse...

PORQUE RAZÃO JOAQUIM MOREIRA NÃO CHEGA A CRACHÁ DE OURO COMO PRIMEIRO COMANDANTE!?


Diz o Terras de Lanhoso, na antevisão de 2009, que se "advinham algumas mexidas no comando dos Bombeiros povoenses. Esperemos para ver, mas é de crer que António Lourenço, sendo candidato à presidência da Câmara (e conhecendo o seu carácter) não vai querer misturar as coisas. Falta saber se as mexidas serão provisórias ou definitivas"


A dúvida que intrigará qualquer povoense Sr. JOSÉ ABÍLIO COELHO é só uma: A RAZÃO DO VERDADEIRO BOMBEIRO JOAQUIM MOREIRA RECEBER UM CRACHÁ DE OURO DA LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES APENAS NA CONDIÇÃO DE SEGUNDO COMANDANTE...

AQUINAPÓVOA disse...

Sobre a mensagem do Presidente da República
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

O PCP subscreve o o diagnóstico realizado pelo PR sobre a situação económica e social do Pais e considera que a actual situação é fruto de anos sucessivos de opções politicas erradas, desenvolvidas pelos governos do PSD e do PS, tal como sublinhou o PR quando se refere com preocupação ao endividamento do Pais assim como aos oito anos sucessivos de afastamento de Portugal da média europeia.

O PCP, face a este diagnóstico, considera também que o único caminho possível para o País passa necessariamente por uma ruptura com as politicas desenvolvidas e não pelo aprofundamento das mesmas que, com esta ou aquela opção estratégica, mantenha no fundamental os aspectos centrais do actual modelo de desenvolvimento, tal como deixou implícito o PR na sua mensagem.

O PCP, reafirmando que os trabalhadores e o povo tem razões para ter confiança no futuro e ambicionar uma vida melhor que só é possível com uma outra politica ao serviço dos trabalhadores e do Pais, apela a todos que se mobilizem e lutem por uma alternativa politica cada mais vez necessária e urgente.

Anónimo disse...

do blogue Castelodelanhoso

" Anónimo disse...
OUVI HOJE NA VILA QUE O NOSSO MARIA CORRE O RISCO DE FECHAR AS PORTAS, QUE JÁ NÃO PAGA A JOGADORES NEM NADA. PARACE QUE O PRESIDENTE DEMISSIONÁRIO VOLTOU ATRÁS COM A SUA DECISÃO DE DEIXAR O CLUBE E CONTINUA-SE A VIVER ACIMA DAS POSSIBILIDADES. ESTÁ NA HORA DO Sr. PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA CONVOCAR OS SÓCIOS E, SE FOR CASO DISSO, ELE PRÓPRIO PEGAR NO CLUBE. COMO FOI POSSÍVEL O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA E O PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL DEIXAREM AS COISAS CHEGAR A ESTE PONTO?

Dezembro 28, 2008"


Camaradas vejam como está uma das principais agremiações desportivas do concelho! O Lourenço que falam pá Câmara era no fim do último campeonato o Presidente do Conselho Fiscal, mas informei-me hoje que o homem saiu antes da borrasca, são resistentes destes que querem liderar os Povoenses, mas estaremos cá para lhes descobrir a careca! Só servem para chuchar boas reformas à pala da labuta do povo!

Anónimo disse...

Permitam-me entrar na mais recente e bem quente polémica povoense. Li o apontamento do quinzenário, os 7 jogadores que sairam foram: Nuno Ribeiro, Zé Pedro, Neves, Paulinho Lopes, Gil, Tiago e André.

No último resultado positivo, o jogo com o Mirandela, só o último classificado, o Maria equipou assim: Pedro Freitas, Nuno Ribeiro, Nuno Mendes, Zito, Renato, Fredy, Fina, Nini, Filipe (cap.), Diogo, Dino. Entrou o Jonas, o André e o Tiago.

Portanto, dos 7 que sairam, só jogaram Nuno Ribeiro (titular), André (suplente utilizado) e Tiago (suplente utilizado).

Os jogos com o Maritimo (fora), moreirense (fora), caniçal (casa) e ribeira brava (fora) não tiveram direito a ficha de jogo no Maria da Fonte. De quem será a culpa? Do Maria Jornal? Do Maria clube?

O clube precisa de uma grande volta, concordo plenamente que o Presidente da Assembleia Geral convoque urgentemente os sócios do clube para se pronunciar.

Um Associado, Avenida 25 de Abril

Anónimo disse...

CONSELHO PORTUGUÊS PARA A PAZ EXIGE QUE GOVERNO E UE CONDENEM ATAQUES ISRAELITAS

"O CPPC exige que o Governo português e a União Europeia condenem com vigor estes ataques e tomem as medidas ao seu alcance para que Israel ponha cobro de imediato a este criminoso massacre e ao desumano bloqueio à Faixa de Gaza e ainda às ununciadas intenções de avanço militar por terra".

"Estes ataques são um exemplo partucularamente cruel da política de terrorismo de Estado que Israel pratica há várias décadas contra o povo da Palestina e o seu direito a constituir-se como Estado soberano",declarou o representante da CPPC,Rui Rosa,numa conferência de imprensa sobre o conflito na Faixa de Gaza.

A CGTP,também representada na conferência de imprensa,fez as mesmas exigências e apelidou a situação no Médio Oriente de "bárbara ofensiva"."A CGTP exige que o Governo português e a União Europeia(UE)repudiem sem rodeios esta bárbara ofensiva e também que Telavive termine de imediato com o massacre e ponha fim ao cruel bloqueio de Gaza",declarou o representante da central sindical,João Torrado.

Igualmente presente na conferência de imprensa,um representante do Tribunal Mundial do Iraque,Manuel Raposo,acusou Israel de ser um Estado racista e colonialista e afirmou que na base das acções israelitas estão o "imperialismo norte-americano e europeu" e a riqueza em petróleo no Médio Oriente.

"[Israel é um Estado que pratica o racismo,o apartheid,é colonialista,ocupa teritórios que não são seus,viola sistemáticamente as decisões da ONU que não lhe convém,é uma potência nuclear ilegal.É a partir daqui que os seus actos devem ser julgados,é a partir deste palmarés.Israel tornou-se o braço armado do imperialismo norte-americano e europeu no Médio Oriente,porque sabemos todos a riqueza em petróleo do Médio Oriente",disse Manuel Raposo.

Os bombardeamentos israelitas fizeram até ao momento pelo menos 450 mortos,dezenas deles civis, e cerca de 2000 feridos,segundo fontes hospitalates palestinianas.

Conselho Português para a Paz!

Anónimo disse...

Partidos Comunistas e Operários

Em comunicado que em seguida se reproduz,os Partidos do Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários juntam-se na condenação do ataque israelita e apelam à solidariedade dos povos para com os palestinianos.

"Nós,os Partidos Comunistas e Operários de todas as regiões do mundo condenamos veementemente os contínuos e assassinos bombardeamentos da força aérea israelita na Faixa de Gaza que já provocaram mais de 450 mortos.Estes brutais ataques e outros crimes perpretados pelo exército israelita,visam alcançar o que não foi conseguido através da imposição do muro sionista,do cerco e do bloqueio: quebrar a resistência do povo palestiniano.

"A política de genocídio praticada pelo governo israelita,sancionada e apoiada pelas forças imperialistas nos EUA,pela maioria dos governos dos países da União Europeia e aceite por alguns governos reaccionários árabes,é uma nova provocação contra os povos e contra o movimento de solidariedade em todo o mundo.

"Apelamos aos trabalhadores,às mulheres,à juventude e outros sectores,a todas as forças da paz e anti-imperialistas para que se mobilizem contra a criminosa política e ataques de Israel exigindo o seu fim imediato e o estabelecimento de sanções contra Israel.Apelamos ao desenvolvimento imediato de acções de solidariedade e de apoio humanitário ao povo palestiniano.

"Os nosso Partidos expressam a sua firma solidariedade com a resistência contra as agressões,com as forças progressistas,anti-imperialistas e comunistas da Palestina e de Israel e com todos aqueles que prosseguem a luta pelo Estado da Palestina independente com as fronteiras de 1967 e com Jerusalém Leste como sua capital.

«Liberdade e independência para a Palestina!»

Anónimo disse...

FRASES SOLTAS

"O Governo de Sócrates não tem ideologia que o ampare e trave:a única ideologia é o capital,não o de Marx,mas o dos grandes interesses."
(Rui Rangel,C.Manhã,25.12.08)

"O descontentamento ainda mal começou e Sócrates não percebe o sarilho em que está metido ao salvar os ricos em detrimento dos pobres e sobretudo dos remediados."
(Clara Ferreira Alves,
Revista Única,27.12.08)

"Quando a "economia real" perceber o atoleiro em que estamos (...) o que Sócrates vai ter é barricadas e greves,palavras de ordem e protestos.É a rua,isso mesmo.A temível e formidável e perigosa rua.E sobre isso ele nada sabe."
(Idem.ibidem)

"Está generalizada a convicção de que o Governo [de Sócrates] dá o ouro aos bandidos.E que está a recompensar os que correram riscos e os que julgavam que passariam impunes."
António Barreto,Público,28.12.08)

"Todos os dias assistimos a novos casos de "católicos muito dedicados" a realizar o seu bem privado nos paraísos fiscais.Mas para estes a lei e os amigos no poder são uma garantia não só de liberdade,mas (...) de imposição mediatizada de um estatuto de seriedade moral."
(Fernando Mora Ramos,idem,ibidem)

"Tudo converge num mesmo momento,instituições da República e canais televisivos,para dizer o mesmo: a criatura é impoluta eticamente.A República,assim fazendo,transforma-se em Máfia,máfia republicana,se quiserem,um contra-senso nos termos."
(Idem,ibidem)

"A invasão de um território tão exíguo e tão povoado [Faixa de Gaza] irá fatalmente expor Israel a acusações de crimes de guerra."

(Shlomo Ben Ami,ex-ministro dos
Neg.Estrangeiros de Israel,
Público,29.12.08)

Anónimo disse...

A Comissão Política do PS acaba o ano com uma grande aluninação. Não param de ver fantasmas onde eles não existem. Primeiro dizem que viabilizaram a aprovação do regulamento do subsídio de rendas porque a Câmara se dignou sentar-se à mesa com eles... Que é que alteraram, pergunto eu? E se tinham sugestões a fazer porque é que não as apresentaram em vez de chumbarem o documento? Como apanharam na cabeça, toca a redimir-se. Mas, na sua substância, o documento que aprovaram é o mesmo que chumbaram...
Referem também no seu comunicado que viabilizaram o Mapa de Pessoal e que não o deveriam ter feito porque isso vai favorecer alguns funcionários que são simpatizantes do PSD... Estariam a referir-se à Drª Liliana, a filha do nosso Presidente da Junta de Garfe? Falam nas admissões de funcionários conotados com o PSD mas esquecem-se de relevar as suas competencias. Isso é uma sacanice da pior espécie que terá resultados políticos desastrosos, disso não tenho dúvidas. Se Manuel Baptista pensasse da mesma forma certamente teria colocado na prateleira tantos e tantos funcionários conotados com o nosso partido... Mas não. Eles, infelizmente para nós, são diferentes. Se pensassem da mesma forma que pensam os nossos "iluminados" até teriam "perseguido" a esposa do lider da nossa bancada parlamentar... Mas isso nunca aconteceu.
Meus amigos, vocês não perdem uma oprtunidade de dar tiros nos pés...
Socialista, vila

Anónimo disse...

QUIM MOREIRA, PRIMEIRO COMANDANTE DOS BOMBEIROS? MAS É PRECISO PROPOR ISSO NESTA TERRA?
NÃO CHEGAM 42 ANOS DE DEDICAÇÃO A UMA CAUSA?

Anónimo disse...

GEBALIS pede 5,9 milhões a ex-gestores

A Gebalis,empresa da Câmara de Lisboa,pede uma indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais de mais de 5,9 milhões de euros a Francisco Ribeiro,Mário Peças e Clara Costa,ex-gestores já constituídos arguidos por suspeita da prática dos crimes de peculato e administração danosa entre Março de 2006 e Outubro de 2007.

A acção judicial,a que o CM teve acesso,diz que "os arguidos bem conheciam a situação deficitária e crítica em que a assistente[Gebalis]se encontrava à data em que tomaram posse,o que levaria a que criteriosas regras de gestão fossem escrupulosamente cumpridas".Só que "utilizaram dinheiro público a seu belo-prazer,sem qualquer critério e num quadro de uma gestão desaquada,imprudente e descontrolada,ao invés de o colocarem ao serviço da actividade prosseguida pela demandante [Getalis],quiseram gastá-lo em bens supérfulos e sumptuários consigo mesmos ou com pessoas do seu convívio pessoal,profissional ou público."

Como os danos causados "foram consequência directa e necessária das suas condutas",a Gebalis pede uma indemnização por danos patrimoniais de 5 478 104 euros,mais juros de mora.E como "os demandados[arguidos]demonstraram ser o exemplo da gestão ruinosa de que a "vox populi" fala a respeito dos dinheiros públicos,denegrindo a imagem e a reputação da demandante[Gebalis],a compensação pedida ascende a 500 mil euros.Ao todo,são 5 978 104 euros.

MUITAS REFEIÇÕES EM RESTAURANTES DE LUXO

Entre Março de 2006 e Outubro de 2007,a então administração da Getalis gastou com cartões de crédito 64 413 euros,em refeições em restaurantes no País e no estrangeiro,muitos deles de luxo.

Para a defesa da Gebalis,neste caso os ex-gestores usaram os cartões de crédito "em proveito próprio e de seus amigos e ainda de outras pessoas",de cujo convívio beneficiaram "no seu percurso profissional,político ou financeiro".

PERFIS DOS ARGUIDOS

FRANCISCO RIBEIRO

Francisco Ribeiro nasceu em 1971.Foi adjunto de Helena Lopes da Costa quando esta militante do PSD foi vereadora da Acção Social em Lisboa,em 2002.Antes já fora director municipal de Acção Social.É docente do ensino politécnico.

CLARA COSTA

Clara Costa nasceu em 1974.Foi assessora da Marques Mendes e Miguel Macedo quando o ex-líder e o ex-secretário-geral do PSD foram ministro dos Assuntos Parlamentares e secretário de Estado da Justiça.Assessorou ainda Teresa Zambujo na Câmara de Oeiras.

MÁRIO PEÇAS

Mário Peças nasceu em 1942.Fez carreira profissional na banca.Ligado ao PS,foi nomeado administrador não executivo da Gebalis em 1995 e reconduzido em 2003.Em 2004,acabou por ser nomeado administrador executivo da empresa.

VIAGENS PAGAS A ADMINISTRADORES E FUNCIONÁRIOS

CARTÕES DE CRÉDITO USADOS À VONTADE

BRINDES - MÁRIO PEÇAS - DEU CANETA E ESFEROGRÁFICA MONT BLANC POR 2686 EUROS,QUE "FEZ SEUS".E ORDENOU A COMPRA DE 11 CARTÕES-PRESENTE PARA FUNCIONÁRIOS.

CLARA COSTA - MANDOU COMPRAR,NA FNAC,452 CHEQUES-BRINDE DE 4520 EUROS PARA O ANIVERSÁRIO DE FUNCIONÁRIOS E ORDENOU A COMPRA DE 11 CARTÕES-PRESENTE PARA FUNCIONÁRIOS.

OS RESTAURANTES DOS EX-GESTORES

ENTRE FEVEREIRO DE 2006 E OUTUBRO DE 2007,OS ANTIGOS ADMINISTRADORES DA GEBALIS FREQUENTARAM ALGUNS DOS RESTAURANTES DE MAIOR REQUINTE DA EUROPA,BRASIL E ÍNDIA.

Como é exaustiva a lista de restaurantes daqueles países onde eles estiveram a "comer do bom e do melhor" à custa da Câmara e do nosso "pilim",nem a vou publicar.

Esta é para o "sacaninha do PSD" das 15:33 h.,do dia 2/01/08,que veio para este "Blog" com atoardas e calúnias sobre a ex-deputada do PCP Odete Santos que,por ter à sua custa,sem roubar nada a ninguém,imóveis e algum dinheiro ganho com o seu suor e profissionalismo,honestamente.

Do teu partido é que se espera tudo,como mais esta para gravares na tua colecção de relíquias dos teus queridos companheiros que deitam a mão a tudo que se relacione com dinheiro e para fazerem vidas faustosas à custa dos "camelos" deste país.Embrulha também o teu ex-lider e o seu amigo Miguel Macedo,a Clara Costa foi sua assessora por isso tinha um bons "professores" de alta finança e uns grandes vícios de megalomania,"o peixe morre sempre pela boca",percebeste ó "palhaço" mal figurado.

O PCP/CDU esteve à frente da Câmara de Lisboa dois mandatos e em empresas inter-municipais mas saíram de cabeça lavantada e com as mãos limpinhas,porque o que não é nosso nunca nos seduziu nem seduz e por isso é que somos mais sérios do que vós todos juntos.

Aguenta meu e coça-te todo até fazeres sangue e nunca mais te atrevas a por em causa a honestidade dos comunistas,porque é sagrada como a bíblia,percebes ó "camaleão!!!".

A Vitória será sempre daqueles que servem com honestidade,competência e lealdade os seus concidadãos,por isso o nosso dia,mais cedo ou mais tarde,chegará,não duvides,o povo está cansado dos "vigaristas" da política!!!

Anónimo disse...

"QUEM NÃO DEVE NÃO TEME"

NÃO ESTARÁ NA HORA DO IGAP FAZER AUDITORIAS A TODAS AS AUTARQUIAS E EMPRESAS INTER-MUNICIPAIS DO DISTRITO DE BRAGA?!

NÃO HAVERÁ SURPRESAS PARA ESTES LADOS,ESTÁ-ME A CHEIRAR A ESTURRO MAS SÓ ACREDITO QUE SEJA MARIA JOSÉ MORGADO A PROCEDER A ESSAS INVESTIGAÇÕES E A CAÇAR OS TENTÁCULOS DO POLVO,ELA NISSO É IRREPREENSÍVEL E SABE MUITO SOBRE A CORRUPÇÃO QUE ANDA À SOLTA POR ESTE PAÍS FORA.

É PRECISO,COMO EM ITÁLIA,CONSTITUIR UM ORGANISMO ANTI-MÁFIA QUE ACTUE SEM DÓ NEM PIEDADE,O PAÍS PRECISA URGENTEMENTE DUMA "LIMPEZA" A TODOS OS NÍVEIS.

A REPÚBLICA E A DEMOCRACIA AGRADECEM!

Anónimo disse...

Ó "Socialista, vila"

Na verdade és o Dr. Armando...

Não nos engana!

Anónimo disse...

Os comunistas são uns vidrinhos de cheiro. Não podem ser criticados e se alguém pode pôr em causa os seus dirigentes, aqui d’el Rei que são fascistas, nazistas e 25 de Abril sempre…
Vocês enquanto pessoas têm as virtudes e defeitos de toda a gente, que eu saiba não foram escolhidos a dedo. As verdades nunca são únicas e absolutas, é normal que outras pessoas tenham visões diferentes para os mesmos assuntos. Agora o que está mal é, como se vê neste blog, quem não concorda convosco é de imediato insultado.

Anónimo disse...

INSULTADO NÃO, TRUCIDADO- QUE É AQUILO QUE SEMPRE NOS FIZERAM

Anónimo disse...

O Vosso grande "pecado" é que pensais que o Estado,as Autarquias e as Instituições são de vossa propriedade e toca a "sacar" de qualquer maneira.

Não tendes sentido patriótico,julgais que o dinheiro é vossso e o que dais sai da V/ carteira,não é verdade é aqui que residem as grandes diferenças entre o nosso projecto humanista e socialista e o vosso de matriz capitalista e desumano.

Insultuosos são vocês quando nos querem pôr a nós os mesmos "rótulos" que não temos,somos "vinho de outra pipa", muito sérios e dignos daquilo que fazemos para o país e o povo,não há comparações possíveis entre nós.

É esta a grande diferença,tem cuidado com as "bocas" porque todos os dias ficais em "cheque" com as vossas habilidades desviantes e "lesa país".

Vai para o Monte do Pilar apanhar ar na "tromba"!

Anónimo disse...

Quantos funcionários camarários mandou para a reforma ilegalmente o vosso ex-Presidente da Câmara de Setubal!!!!!!!!
Em todo o lado existem bons e maus gestores da coisa pública. Sois tão sérios como os outros...e quando toca a desonestidade ela existe em todo o lado.

Anónimo disse...

Ó desonesto das 15:36 h.

Esse processso já foi decidido pelo Tribunal Administrativo e a Câmara de Setúbal foi simplesmente absolvida porque tudo foi feito de boa fé e dentro da legalidade.

Não queiras "atirar com areia para os olhos dos outros" e uma coisa não tem nada a ver com muitas outras que o PSD e o PS têm feito,como a empresa GEBALIS,da Câmara de Lisboa,aonde aí houve,sim,como o CM relatou,saque de dinheiro,abuso de confiança e ilegalidades que desprestigiam o PSD e o PS e a democracia e o poder local autárquico.

Não confundas legalidades com ilegalidades,nessas vocês são mestres e o povo português é que tem sido prejudicado e de que maneira.

Arranja argumentos com veracidade,não entres na calúnia e na provocação porque ficas mal na fotografia.

Volto a repetir vai apanhar ar para o "Monte do Pilar"!

Anónimo disse...

Caros camaradas, é sempre a mesma coisa. Quando aparece alguém a discordar da estratégia do nosso partido é logo cilindrado. Já não é a primeira vez que mando um comentário e logo aparece alguém a dizer que a autoria desses comentários é do Dr. Armando. O pior cego é aquele que não quer ver e parece que há gente do meu partido que insiste em manter os olhos bem fechados vendo fantasmas em todo o lado. Eu sei que dá jeito a alguns camaradas meus tentarem atirar areia para os olhos das pessoas e como as verdades incomodam toca a dizer que o "socialista da vila" afinal é um infiltrado do PSD e, para dourar a pílula, nada melhor do que dizer que é o próprio presidente da Comissão Política deste partido. Meus amigos pensem assim que vão longe. Não tratem de mudar de táctica e vão ver o resultado...
Ao Dr. Armando, se lhe causo algum incómodo com estes meus comentários, peço desculpa mas não deixarei de manifestar a minha opinião porque me custa muito ver que o capital político que angariamos no passado se está a desvanecer.
Socialista, vila

Anónimo disse...

O Dr. Armando e o Carlos Sousa Dias têm muito jeito para teatro, poderiam até inscrever-se no Centro de criatividade pois curriculum não lhe falta para as artes teatrais…
Está na cara de um cego, só eles são responsáveis por mais de metade dos comentários anónimos que se fazem nos blogs. Têm ainda em comum o facto de terem já sido condenados em tribunal por caluniarem pessoas da nossa terra e serem depois obrigados a pedir desculpas públicas aos queixosos.
Que crédito podemos dar a estas personagens?

Anónimo disse...

SCMF 1 - 3 VIANENSE E APENAS 15 JOGADORES...


Senhores Fernando Fernandes e Dinis Rodrigues que esperam PARA SE DEMITIREM DE PRESIDENTE E TREINADOR!?

Sr. Fernando Fernandes PORQUE INSISTE EM GERIR UM COLECTIVIDADE DE REFERÊNCIA, SE NÃO SABE O QUE ANDA A FAZER?

Um Associado, Póvoa de Lanhoso

Anónimo disse...

SABE PARA ONDE IA O "GRANDE EX-PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL" VINTE MINUTOS ANTES DE MAIS UMA VERGONHA PARA A PÓVOA DE LANHOSO?

PARA UM CAFÉ CENTRAL...

A PÓVOA DE LANHOSO ESTÁ FARTA DE "CAFÉS CENTRAIS DE CAMARADAS"...

E DE POVOENSES QUE SE JULGAM O "POVO DA PÓVOA", MAS NÃO PASSAM DE CAFÉS CENTRAIS DE CAMARADAS...

Anónimo disse...

Ó ANÓNIMO DAS 18:54 DO DIA 4 DE JANEIRO, PARA TEU ESCLARECIMENTO TANTO O DR. ARMANDO COMO O SR. CARLOS SOUSA DIAS NUNCA FORAM CONDENADOS EM TRIBUNAL POR AQUILO QUE ESCREVERAM. NEM SEQUER CHEGARAM A SER JULGADOS... QUE CRÉDITO PODEM TER ESTES PERSONAGENS? O CARLOS SOUSA DIAS CONTRIBUIU PARA QUE O PS GANHASSE A CÂMARA EM 1993. AGRADECEI-LHO A ELE. O DR. ARMANDO CONTRIBUIU PARA QUE VÓS A PERDESSES EM 2005. TAMBÉM LHE PODEIS AGRADECER... QUANTO AO DR. ARMANDO, PERCEBO A VOSSA MÁGUA... QUANTO AO S. CARLOS SOUSA DIAS, SÓ POR INGRATIDÃO É QUE FAZEIS ESSE TIPO DE COMENTÁRIOS...

Anónimo disse...

"MENSAGEM DE ANO NOVO" tenham mais respeito.

a partir de hoje, posso escrever o que escrever, pois nunca, jamais respondo a insultos...
suas ex. as não teem credibilidade para comentarem e atacarem os outros da forma cobarde e abusiva...

esta culpa passa também pelo blogueiro, pois, deveria ser moderado naquilo que para aqui mete e aceita, dando incredibilidade aos blogues povoenses e à Póvoa de Lanhoso?!...

as pessoas de bem, não devem responder a merda desta, e repudiar essas pessoas sem carácter social...

Quelhas

Anónimo disse...

OLÉ...
TENHO AQUASE A CERTEZA, DE, QUE, OS ANÓNIMOS E OS NOMES FICTÍCIOS NADA TEM A VER COM OS DITOS PROPRIETARIOS DOS BLOGUES, SENHORES: ARMANDO FERNANDES, JOSE ABÍLIO COELHO, CARLOS SOUSA DIAS, OU ATÉ PESSOAS LIGADAS DIRECTAMENTE À CAMARA MUNICIPAL DA PVL, OU À ESCRITA: LURDES MARQUES, JOS’E OLIVEIRA, CUNHA DE LEIRADELLA, BERTA FERNANDES, JOSÉ BENTO, PAULO FREITAS OU FREDERICO, ATENTO, MILITANTE DO PCP, QUELHAS, BENEDITO DA FONTE, SOCIALISTA DOS SETE COSTADOS, NADI@, SOCIALISTA DA VILA, OU ATÉ MESMO O TITA.
PODERÁ SER OUTRA PESSOA QUALQUER, QUALQUER OUTRO!?
MAS TAMBÉM NÃO ME ADEMIRAVA NADA QUE FOSSE SÓ E UNICAMENTE UM DESTES PARA SE RIR DOS OUTROS E SE DIVERTIR, FAZER BERRICES!
MESMO AQUELES QUE ASSINAM ALGUMAS VEZES!
É CASO PARA DIZER FODA-SE OS BLOGUES E QUEM COMENTA NELES SÓ PARA DISTURBIO!?