quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"ESQUEMAS"


O ESQUEMA DO PÉTRODOLAR

A Queda do Dólar Americano

As pessoas não compreendem a verdadeira razão que levou à guerra do Iraque e a razão que levou à ameaça de guerra pelos EUA ao Irão.
Não são Armas Nucleares, não é o terrorismo e não é por causa do petróleo.
Tem si a haver com o maior “esquema” da história moderna, o esquema do PETRÓDOLAR AMERICANO
Em 1971 os EUA imprimiam e gastavam muito mais dinheiro do que aquele que podia ser coberto pelo ouro que possuíam e produziam.
Uns anos mais tarde a França exigiu a redenção dos dólares que tinha acumulado em stock aos EUA, em troca de ouro. Mas os estados unidos rejeitaram a exigência, já que de facto não tinham ouro suficiente para cobrir os dólares que tinham imprimido e usado para pagar bens por todo o mundo, cometendo desta maneira um acto de bancarrota
Por isso, os EUA foram ter com os sauditas e fizeram um acordo-a OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) passaria a fazer todas as vendas de petróleo em dólares americanos.
A partir daquele ponto, qualquer nação que desejasse comprar petróleo, teria de primeiro ter em sua posse dólares americanos. Isso queria dizer que essas nações tinham de pagar aos EUA com bens e serviços, em troca de dólares que os EUA se limitavam a imprimir.
Os Americanos mantinham assim “artificialmente” o valor comercial do dólar e compravam o petróleo literalmente de graça ao imprimir esses dólares. “O perfeito almoço grátis” para os americanos, à custa do resto do mundo.
No entanto o “esquema” começou a ser exposto, quando Saddam Hussein começou a vender o petróleo do Iraque directamente por Euros, anulando o acordo confortável que os EUA tinham com a OPEP.
Sendo assim Saddam tinha de ser detido. Como?
Os EUA “cozinharam”um pretexto para defender a guerra (o drama das torres gémeas), invadiram o Iraque e a primeira coisa que fizeram foi reverter a moeda de venda de petróleo para dólares americanos novamente. A crise monetária estava temporariamente resolvida.
Mas Hugo Chavéz, começou também a vender petróleo Venezuelano por outras moedas alem do dólar e por isso houveram vários atentados contra a sua vida e tentativas de “mudança de regime”, cujos rastos levam à CIA.O “Gato petrodólar tinha fugido do saco”.
O presidente do Irão, Ahmedinejad, ao assistir a tudo isto, decidiu dar um pontapé no estômago do grande Satã e fazer ainda mais-vender o petróleo em troca de todas as moedas, excepto dólares americanos.
O jogo do petróleo e da moeda americana está a chegar ao fim. Á medida que as nações do mundo começarem a perceber que podem comprar petróleo em troca de outras moedas ou das suas próprias moedas, em vez de terem de usar dólares americanos, mais nações da OPEP irão abandonar o dólar
A pior coisa para os americanos será que, eventualmente, terão também de comprar o seu petróleo em Euros ou Rublos em vez de imprimirem simplesmente o dinheiro para o obter.
Isto será o fim do império americano, o fim dos fundos para o exército americano e a destruição da economia americana.
O grande “esquema”está a chegar ao fim e não há muito que os americanos possam fazer acerca disso, excepto, talvez dar inicio a uma nova guerra mundial !

ESPEREM E OBSERVEM…

78 comentários:

Anónimo disse...

NÃO MUDAIS. TENDES O COMPLEXO DA PERSEGUIÇÃO...

Anónimo disse...

TEM-SE VISTO O QUE O CAPITALISMO SELVAGEM PROVOCA,REBENTOU COM AS FINANÇAS E AS ECONOMIAS MUNDIAIS E FALIU BANCOS E EMPRESAS COTADISSIMAS NA BOLSA,OBVIAMENTE QUE É ISTO QUE ELES SABEM FAZER DE MELHOR!OS AMERICANOS NÃO SÃO AMIGOS DE NINGUÉM,SÃO AMIGOS DELES PRÓPRIOS,E PODEM ESTAR DESCANSADOS QUE A ESCOLHA "OBAMA" NÃO VAI TRAZER NADA DE NOVO AO MUNDO,APENAS A PREOCUPAÇÃO COM OS PROBLEMAS INTERNOS DELES,OS PAÍSES POBRES VÃO CONTNUAR A SER POBRES E A SER FUSTIGADOS COM AS "GUERRAS" QUE ELES PROVOCAM PARA SACAR...

O RESTO É PAISAGEM E O TIO SAM JÁ LHE ESTÁ A PASSAR OS LIVROS DA GUERRA E NÃO DA PAZ,VAMOS VER PARA CRER!

QUEM NÃO MUDA SÃO OS LUNÁTICOS E AQUELES QUE NUNCA SE PREOCUPARAM COM OS OUTROS,SOIS SEMPRE OS MESMOS LACAIOS E ADEPTOS DA "GUERRAS DE RAPINA"!!!

EU PELO CONTRÁRIO QUERO UM MUNDO DE PAZ E QUE OS POVOS DE TODO O MUNDO TENHAM PROSPERIDADE PARA VIVEREM MELHOR!!!

Anónimo disse...

ANÓNIMO DAS 12:22 HORAS

Quem não muda são aqueles que metem a cabeça na areia e vão vêm o que se passa à sua volta.Esse "paleio" já não pega e quem tem a mania da perseguição e tiques de arrogância e não quer mudar é o nosso primeiro,segundo o Manuel Alegre,afinal já não somos só nós que temos esse receio!!!

Nós não dormimos de sono,temos os olhos bem abertos,percebe caro anónimo!!!

Um anónimo igualmente muito preocupado com as V/atitudes e comportamentos!

Anónimo disse...

ESTÁS A LESTE DAQUILO QUE É VIVER NESTE MUNDO GLOBAL. O COMUNISMO ESTÁ FALIDO. O FUTURO PASSA PELO SOCIALISMO LIBERAL. O ENG. JOSÉ SÓCRATES ENSINA-VOS O QUE É SER VERDADEIRO SOCIALISTA. VÊ-DE A RELAÇÃO QUE ELE TEM COM HUGO CHAVES, QUE TANTO DEFENDEIS. JÁ VISTES, POR ACASO, HUGO CHAVES, QUANDO VEM A PORTUGAL, PERGUNTAR POR JERÓNIMO DE SOUSA OU MESMO ÁLVARO CUNHAL?
O VOSSO ESQUEMA É DEFENDER AQUILO QUE NÃO PODEIS CUMPRIR PORQUE NUNCA MAIS IREIS SER GOVERNO. EU PREFIRO VER O PS COLIGADO COM O BE DO QUE CONVOSCO...
SE TENDES UM PINGO DE SOCIALISMO A CORRER-VOS NAS VEIAS, JUNTAI-VOS AO PS PARA DERROTAR O BATISTA NAS PARÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS.

Anónimo disse...

ANÓNIMO DAS 12:22 HORAS

Vós é que sois os arautos da verdade e da sapiência política,como estais enganados nessa vossa concepção de democracia e de visão do mundo,não sois capazes de aprender com as realidades...não somos nós que as forjamos e preparamos para perseguir e aniquilar os outros,pelo contrário,somos solidários e lutamos contra a sua hegemonia exploradora e doentia que deu nesta espiral de falência total!

Eles é que vão ter de mudar e deixar de perseguir os povos que se querem emancipar e ter paz...

Anónimo amante da paz e que luta por um mundo melhor!!!

Anónimo disse...

ANÓNIMO GLOBAL DAS 14:54 HORAS

O Hugo Chávez comprou o"Magalhães" ao Sócrates para salvar o fiasco da sua política económica e social.

Eles são grandes amigos,um porque quer desenvolver uma verdadeira sociedade socialista na Venezuela,o outro porque tem necessidade de vender os nossos produtos,por isso foi caixeiro-viajante,e salvaguardar os milhares de portugueses que vivem na Venezuela.

As relações entre Chávez e Sócrates são muito mais fortes e afectivas do que com o PCP e Jerónimo de Sousa,apesar de nós estarmos solidários com o processo revolucionário que encetou,mas isso não invalida que o critiquemos quando tenta marginalizar os comunistas venezuelanos do processo que está a levar a cabo...

Quanto a alianças com o PS para as próximas eleições autárquicas não são possíveis enquanto o PS não mudar a sua linha política e o rumo desastroso da sua política neo-liberal,OK!!!

Preferimos concorrer sózinhos do que mal acompanhados,não andamos com ansiedade de tachos e de outras mordomias que vocês gostam muito.Dar ao povo o que é do povo é uma máxima que continuamos a partilhar com os povoenses e faz parte do nosso caminho e,por isso,é que somos muito diferentes!!!

Anónimo - Simpatizante do PCP

Anónimo disse...

CARO ANÓNIMO DAS 15:24, CANTAS BEM MAS NÃO ME ENCANTAS. ENQUANTO TEIMARDES EM MANTER-VOS INTRANSIGENTES E LERDOS NÃO IDES A LADO NENHUM. JÁ REPARASTES QUE O PCP SÓ TEM ALGUM PROTAGONISMO QUANDO SE ENCOSTA AO PS, COMO É O CASO DE LISBOA, POR EXEMPLO? SE VOS DERMOS UM LUGAR ELEGÍVEL NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL NÃO SERÁ MELHOR QUE NADA? PENSAI NISSO E FALAI CONNOSCO. COM HUMILDADE PORQUE SABEMOS BEM QUANTO VALEIS...

Anónimo disse...

Sabemos que valemos muito...muito mais do que o ps local merece para uma coligação que estão desejosos de fazer... Só que o PCP sabe mt bem como voces agem !!!


E sinceramente n percebo se nos critas tanto para k queres estes comunas para uma coligação ?!

Muita confusão e oportunismo nessa cabeça!

Anónimo disse...

Ó Anónimo pseudo-socialista de 12 de Novembro de 2008 14:54 e das 15:36.
Demonstra bem a sua capacidade política para dizer que defende “outro” modelo de sociedade baseada no socialismo liberal, neo-liberal ou centro esquerda, centro direita ou lá o que é isso (enfim coisas do Sócrates e de suas modernices). Já lhe ouvi chamar tanto disparate que começo a ficar confuso.
Confuso por certo não fico quando constato que:
Aquele que o Sr. diz, a nós comunistas, para com ele aprender, é o mesmo que debita arrogância nos seus actos e palavras, é o mesmo que segue políticas de interesse dos grandes grupos económicos, é o mesmo que faz figuras tristes nas cimeiras, é o mesmo que é lacaio do grande capital, o mesmo que quando está na oposição promete revogações ao código laboral e o altera mais gravosamente quando está no poder, é o mesmo que prometeu a todos os portugueses referendar questões relacionadas com a UE, é o mesmo que não toma atitudes em relação à promiscuidade que envolve processos do foro económico (BPN e Outros), é o mesmo que no orçamento de estado e nas verbas do PIDDAC dá zero por dois anos consecutivos à Póvoa de Lanhoso, é o mesmo que quer impor um modelo de gestão nas escolas com o fim claro da sua privatização, é o mesmo que fechou centros de saúde, hospitais, urgências, é o mesmo que protege os interesses privados em detrimento do serviço publico Enfim não me alongo mais.
Quer porventura que nós aprendamos algo com “gente”assim?
Quer porventura que adoptemos este modelo de Pseudo-socialismo?
Não meu caro, está muito enganado, e muito enganado continua a estar quando diz que temos a mania da perseguição, temos é uma concepção de analisar a vida e os problemas sociais, económicos e políticos muito diferente de gente como você.
Não necessitamos de protagonismo, nem de lugares ou lugarezinhos, iremos como sempre, nos apresentar a eleições juntos com o PEV formando a coligação CDU, esperando que o povo decida o que quer.
E por falar em humildade, também seria bom o ser um pouco mais, reconhecendo que o PCP/CDU só preside a 36 Câmaras municipais sem ser coligado com o vosso partido, E por fim, quero-lhe dizer que na Póvoa de Lanhoso não precisamos da vossa esmola porque não aceitamos a vossa maneira de estar na política e sobretudo a maneira de fazer política.
Em 12 anos nada trouxeram de bom para o Concelho excepto uns lugarezinhos arranjados para os amigalhaços num dos quais você provavelmente está.

Anónimo disse...

Gostaria de lançar aqui um tema sobre a Rádio local.Então não temos uma radio ao serviço da população. Temos uma rádio ao serviço do seu alugante.

Anónimo disse...

ANÓNIMO PROVOCADOR DAS 15:36 HORAS:

Cantamos muito melhor do que vocês o Hino Nacional,o Avante camarada e a Internacional,relativamente a isso não há dúvidas.

Mas cantamos ainda melhor quando nos manifestamos contra a vossa política de injustiça social e de conluio com o grande capital nacional e internacional e lutamos por uma nova alternativa de esquerda que não passa,definitivamente,pelo PS!

O que aconteceu na Câmara de Lisboa foi uma excepção à regra,porque foi promovida pelo Dr.Jorge Sampaio,o problema foi quando João Soares ocupou o seu lugar,você não sabe o que nós passamos para o controlar e ensinar a resolver as questões e por isso é que a Coligação por Lisboa foi ao ar.Tivesse ouvido os nossos alertas e não teria acontecido aquela derrota...

Por outro lado,quero-lhe lembrar que o PCP em Lisboa era o partido mais votado.Já não sei precisar o ano,mas o meu camarada Carlos Carvalhas,na altura candidato à Câmara de Lisboa,foi o mais votado com 27%,e o PS teve naquele ano 21%.

Eu,ainha hoje,discordo dessa coligação porque quem ficou a perder foi o PCP,devido à política governamental do PS.Os lisboetas não gostaram da governação do PS e quem levou por tabela foi o PCP.Por esta razão,penso eu,não está nos horizontes do PCP fazer qualquer aliança política com este PS,pode um dia acontecer com um novo PS e com outros protagonistas
mais sérios e credíveis.Com estes jamet!!!

Quanto à Póvoa de Lanhoso,em anos anteriores,o PS local chegou-nos a oferecer três lugares na Assembleia Municipal para irmos integrados numa lista PS como independentes,era uma ardilosa maneira de acabar com o PCP e a CDU na Póvoa não acha?Só que nós conhecemos muito bem as pessoas que lideram,e não só,o PS local e distrital e nessa não caímos nem caíremos,não nossos "lorpas",nem "ceguinhos", para cair nessas armadilhas,os povoenses é que têm de decidir,é um problemas deles!!!

Portanto caro anónimo,isto não é um problema de arrogância,mas sim de grande humildade e respeito por aqueles que votam em nós e que apreciam a nossa luta por um país melhor que,obviamente,engloba a Póvoa de Lanhoso.

De qualquer modo,agradecemos os V/encómios e o reconhecimento de que valemos alguma coisa,o que em termos pessoais e políticos não é nada mau.

PIOR QUE A TRAIÇÂO É COLABORAR COM ELA!!!

Militante do PCP

Anónimo disse...

Onde anda a Drª Manuela Leite? Porque não fala no BPN? Porque será? Perdeu a língua? Não era este o Banco do PSD? E o PSD não tem bons administradores que estão em todo o lado, nas empresas públicas e privadas? Quase todos os ex- ministros e ex-dirigentes do PSD têm o seu "tachinho" assegurado e até já nada querem ter com a política. Mas foi a política que lhes deu os tachos. Foi ou não foi Dª Manuela? Porque não pede a demissão do Governador do Banco de Portugal? Tem medo que ele abra a boca? Pois nós todos queremos saber quem foram os grandes artífices das vigaríces, dos ilícitos e dos negócios fraudulentos do BPN.

Anónimo disse...

O governo nacionalizou o BPN porque ele está falido

Na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, depois de muito pressionado, acabou por dizer que os prejuízos acumulados no banco BPN atingem 700 milhões de euros.

De acordo com o Relatório e Contas de 2007 deste banco, que se encontra disponível no seu sítio web , o Capital Próprio do BPN era, em 31/12/2007, de apenas 369,2 milhões de euros. Isto significa que os prejuízos acumulados já são superiores em 330,8 milhões de euros (700-369,2) a tudo aquilo que os seus accionistas possuem em acções e outros meios acumulados neste banco. Por outras palavras, o valor do Passivo (as dividas) do BPN é já superior ao valor do seu Activo (aquilo que o banco possui e tem a receber) em 330,8 milhões de euros. Isto significa que o BPN está tecnicamente falido.

É este banco falido que o governo de Sócrates nacionalizou. Esta decisão vai custar muitos milhões de euros à CGD e aos contribuintes portugueses.

Para tornar o quadro ainda mais completo interessa recordar que mesmo depois de ter sido detectada a situação de gestão danosa e de falência, que o governador do Banco de Portugal diz ter acontecido apenas em Junho de 2008 embora fosse de conhecimento publico muito antes, a CGD e o Banco de Portugal canalizaram para este banco 450 milhões de euros e que, de acordo com os órgãos de comunicação social, a Segurança Social depositou 500 milhões de euros. Embora o 1º ministro tenha negado este ultimo facto o certo é que se recusou a fornecer à Assembleia da República provas disso. Para além disso, se Miguel Cadilhe obteve deste banco, como noticiaram os jornais de 05/11/2008, um PPR de 10 milhões de euros, que contribuiu também para aqueles prejuízos pois foi pago pelo BPN, agora esse PPR terá de ser pago com dinheiros públicos se não for anulado.

Embora a segurança dos depositantes seja uma questão fundamental é preciso recordar que mesmo sem nacionalização os depósitos até 100.000 euros em qualquer banco estão garantidos mesmo que se verifiquem problemas financeiros como tem repetidamente afirmado o governo.

O GOVERNO TERÁ DE INVESTIR 836 MILHÕES DE EUROS SÓ PARA ANULAR OS PREJUIZOS E RACAPITALIZAR O BANCO BPN

O ministro das Finanças afirmou na Assembleia da República que o governo vai obrigar a banca a cumprir um rácio de solvência de 8%, para assim garantir a solidez das instituições financeiras e defendê-la de qualquer ataque predador de grandes bancos estrangeiros. Isto significa que os Capitais Próprios de cada banco, ou seja, aquilo que pertence efectivamente aos seus accionistas, têm de corresponder a 8% do seu Passivo. É evidente que esta norma também terá de ser respeitada pelo BPN que agora foi nacionalizado.

Em 31/12/2007, o Passivo do Banco BPN era de 6.315,3 milhões de euros, portanto 8% corresponde a 505,2 milhões de euros. Assim, o Estado para anular os prejuízos do BPN que não são cobertos pelo Capital Próprio dos seus accionistas (330,8 milhões de contos) e para garantir uma taxa de solvabilidade de 8% (505,2 milhões de euros) terá de capitalizar (entrar com dinheiro fresco) o banco BPN, pelo menos, em 836 milhões de euros (330,8+505,2). E dizemos pelo menos, pois pode acontecer que o valor a que estão contabilizados muitos dos activos do BPN no seu Balanço não sejam reais, podem estar sobreavaliados. A reforçar esta conclusão é o facto de que na própria proposta de lei apresentada pelo governo constar textualmente o seguinte: " No âmbito da acção inspectiva do Banco de Portugal foram detectadas uma série de imparidades que deram origem a averiguações e à instauração de vários processos de contra-ordenação e denúncia junto da Procuradoria-Geral da República". Isto significa que existem muitos activos cujo valor se delapidou e que não foram constituídas as necessárias provisões. Para além disso, o ministro das Finanças, numa reunião da Comissão de Orçamento e Finanças, acrescentou que a situação de liquidez do BPN, em Outubro de 2008, era negativa e atingia -800 milhões de euros. Isto significa que a CGD ou o governo, ou ambos terão de entrar para o BPN agora nacionalizado com muitos mais meios financeiros públicos do que o referido anteriormente.

TUDO ISTO TERÁ DE SER SUPORTADO PELA CGD, PELO OE2009 E PELOS CONTRIBUINTES

Só existem duas formas de resolver o "buraco financeiro" criado com a nacionalização do BPN: ou ser absorvido pela CGD ou não transferindo dividendos para o Orçamento do Estado ou então através da entrada de dinheiro do Estado, aumentando a dívida pública. Em 2009, está previsto que a CGD e o Banco de Portugal transfiram, para o OE2009, 411 milhões de euros, sendo a maioria da CGD. Se esta transferência não tiver lugar, o OE não receberá este montante, e terá de obter essa receita de outra forma. E essa outra forma só poderá ser através de impostos pagos pelos contribuintes.

MAIS 4000 MILHÕES DE EUROS DO ESTADO PARA REFORÇAR CAPITAIS DA BANCA

Como já não fossem suficientes os 20.000 milhões de euros aprovados para dar avales à banca, o governo apresentou na Assembleia da República uma outra proposta – a Proposta de Lei 229/X – que visa dar mais um outro gigantesco apoio à banca, agora no montante de 4.000 milhões de euros.

De acordo com o nº2 do artº 4º daquela proposta de lei, os 4.000 milhões de euros deverão ser utilizados, pelo governo, para adquirir acções, para fazer aumentos de capital, e para adquirir outros valores representativos de capital e contratos de associação em participação com a banca. E segundo o nº3 do mesmo artigo as acções a adquirir pelo Estado podem ser: (a) Acções preferenciais sem voto e acções que conferem direitos especiais; (b) Acções ordinárias.

É esclarecedor dos interesses que se pretende defender o facto de o governo apresentar uma proposta de lei em que se prevê que, em troca de meios financeiros públicos, receberá acções sem direito a voto, portanto acções sem poder para defender o interesse público. E mesmo o nº 4 deste artigo que dispõe "o direito ao dividendo prioritário" não representa grande compensação pois se não existir lucros não há distribuição de dividendos mesmo que eles sejam prioritários.

NÃO HÁ DINHEIRO PARA INVESTIR NEM PARA CRIAR EMPREGO, NEM PARA DEVOLVER AOS REFORMADOS OS 28 MILHÕES DE EUROS QUE OS GOVERNO RETIROU INJUSTAMENTE DAS SUAS PENSÕES MAS JÁ HÁ 24.000 MILHÕES DE EUROS PARA APOIAR A BANCA

O investimento público previsto no PIDDAC passou, entre 2005 e 2009, de 6.724 milhões de euros para 4.641 milhões de euros, ou seja, diminuiu em 31% em valor nominal, porque em termos reais a baixa é muito maior. Para além disso, do total previsto para 2009, apenas 1.671 milhões é financiado pelo Orçamento do Estado. Enquanto se verifica isto a nível de investimento público, tão necessário neste momento de grave crise para dinamizar a economia, criar emprego e reduzir os efeitos negativos da crise no campo social, em relação à banca os apoios financeiros do Estado não têm limites, pondo em perigo a própria estabilidade financeira do Estado.

O comportamento deste governo em relação a 40.000 reformados a receberem, na sua maioria, pensões inferiores ao salário mínimo nacional, a quem foram retirados injustamente em média 55 euros por mês, e que só agora o governo pretende corrigir com um atraso de quase dois anos sem, no entanto, devolver o que lhes retirou, representa um contraste chocante com o comportamento deste governo em relação à banca.

Também é esclarecedor que na chamada lei quadro das nacionalizações que este governo apresentou na Assembleia da República – Proposta de Lei 230/X – de uma forma insólita, em anexo à lei que nacionaliza o BPN, no seu nº4 do artº 5º disponha que aqueles que tenham tido "práticas lesivas dos interesses patrimoniais" em empresas que foram objecto de nacionalização, práticas essas confirmadas por decisão judicial continuem a ter direito à indemnização se a situação patrimonial liquida da empresa ainda for positiva.

Anónimo disse...

Comunistas Povoenses acordem...
- O Muro de Berlim caiu há mais de dez anos.
- Já não existe a URSS.
- O Cunhal já partiu.
- Enfim o mundo mudou muito e vocês continuam inimigos Viscerais do PS e a passar a "mõazinha" na cabeça ao Batista para ver se "roubais" uns votinhos ao Ps e assim eleger um deputado municipal.
Como diria o outro:
"PIOR QUE A TRAIÇÂO É COLABORAR COM ELA!!!"

Anónimo disse...

O comentário anterior destina-se a todos os defensores deste Partido e governo que se diz Socialista e a todos os defensores de políticas neo-liberais

Anónimo disse...

ADMINISTRADOR DO BANCO DE PORTUGAL COMPROU PRÉDIO AO BES EM NOME DE MANUEL PINHO,MINISTRO DA ECONOMIA DO GOVERNO PS E EX-ADMINISTRADOR DO BANCO ESPÍRITO SANTO.

O PS E O PSD NÃO PODEM ATIRAR PEDRAS UM AO OUTRO E TÊM DE SE CALAR PORQUE,A PROMUSCUIDADE QUE EXISTIU E EXISTE NO BANCO DE PORTUGAL,CGD,BCP E BPN,NÃO É ACONSELHÁVEL E CONVEM NÃO ABRIR O GUIÃO PARA AS QUE AS PERSONAGENS NÃO POSSAM NARRAR AS MAIS INSÓLITAS CENAS DO PUZLE!!!

SERIEDADE SIM,VIGARICE NÃO!!!

Anónimo disse...

Roubar votos ?!...

ahhhhh

essa teve piada...os PS's teem assim tanto medo ao Partido Comunista?! :)

Por favor, pela primeira vez na vida sejam correctos e n deitem as culpas da derrota do ano 2005 para cima da CDU.

Voces só perderam em consequencia da política que praticaram!!!

CDU - o pesadelo do PS local!!

Sem dúvida que voces a vitimizarem-se ganham votos !

Anónimo disse...

QUANTO MAIS CONHEÇO O PS MAIS GOSTO DOS MEUS CÃES!

OS MEUS NUNCA ME TRAIRAM E SÃO EXTREMAMENTE GENEROSOS,RESPEITADORES E SÉRIOS!

NUNCA ASSEDIARAM,NEM VIOLENTAREM NINGUÉM,SABEM SER AMIGOS DO AMIGO!

É TUDO UMA QUESTÃO DE OS EDUCAR E ENSINAR BEM PARA NÃO SEREM FEROZES!

OS CÃES APESAR DE NÃO TEREM RACIONALIDADE MENTAL,SABEM ESTAR NA VIDA E DEFENDER O SEU PRÓXIMO COM LEALDADE E RESPEITO,É ISTO QUE FALTA AO PS,PSD E CDS/PP!!!

UM AMIGO DOS ANIMAIS LEAIS!!!

Anónimo disse...

Os PCPs paladinos da verdade que se fossem governo faziam e aconteciam...
A sul do nosso País nas Câmaras PCP/CDU também existem concelhos com gestões ruinosas onde os "vosssos" Presidentes de Câmara se tiveram que dimitir e at+e responder em tribunal...
Felizmente aqui na Póvoa ainda não aconteceu isso e duvido que venha a acontecer.
Por isso não "cuspam para o ar" e sejam humildes na forma como escrevem.
Queria ainda dizer que reconheço nos comunistas povoenses pessoas sérias/honradas e a prosa anterior quer só dizer que "boa e má moeda" há em todo o lado não sendo um exclusivo Ps ou PSD como vocês querem fazer passar...
Tenho dito

Anónimo disse...

Caro anónimo:

Com esse discurso de ódio contra os comunistas quem ganha é o PSD e o Manuel Batista,ainda não se apercebeu!

Eles até estão caladinhos,ou fazem que o estão,sejam mais inteligentes e tenham cuidado com as bocas que mandam...

Os comunistas é que podem disparar para os dois lados,porque não têm nada a ver com as V/políticas e com os V/interesses.Não temos clientela política à espera dos resultados eleitorais,por isso os nossos votantes,simpatizantes e militantes estão serenos e calmos e têm uma grande perseverança e confiança no futuro.

Por isso somos diferentes e não entramos em pânico quando perdemos uma Câmara,continuamos a trabalhar seriamente para a recuperar e têmo-lo conseguido porque as populações apercebem-se rapidamente que cairam num logro.Foi assim que aconteceu no Barreiro,em Peniche e noutras localidades do país,somos pacientes e mais fortes politicamente do que vocês todos
juntos!

Acreditamos no futuro e estamos certos de que a vitória é certa!!!

Até amanhã camaradas!

Anónimo disse...

Sabes tu ó Títere o que é o muro de Berlim?
Porventura nem sabes para que lados ficam a ex-républicas socialistas soviéticas!
E quando ousares falar em Cunhal, pensa duas vezes pois não venhas para aqui desvirtuar tudo o que de bom nos deixou
Ouviste o teu correligionário de cabeceiras falar no assunto e agora vens para aqui debitar temas da mesma igualha.
Estás com medo que a CDU concorra às eleições porque nas freguesias a diferença entre PS e PSD é pouca (freguesias com diferença de 15 votos e outras menos)
Faço votos para que a CDU concorra a um maior número de freguesias e escolha aquelas em que vocês PS estão mais aflitos só para os ver tremer.
A intenção não é passar a mão na cabecinha do Baptista, mas sim iniciar a ruptura com as políticas que o PS vem adoptando neste concelho há muitos anos e tirar do poleiro presidentes de junta que se subjugam a todos os interesses menos os das populações que representam
Quanto ao deputado Municipal, em 2001 quando elegemos um, vocês do PS local na altura estavam confortáveis, não andavam tão preocupados em nos ceder lugares na AM nem tão pouco os ofereceram e também nem importados estavam com o que a CDU ou o PCP e seus militantes pensam!
Está-me a cheirar toda esta conversa da treta a receio em perderem novamente as eleições ou então é só pelo prazer de vir para aqui chatear.
Pela parte que me toca, os meus desejos sinceros é que levem uma banhada e das grandes

Aquele abraço
Jójó

Anónimo disse...

O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, revelou hoje que estão já "a ser feitas diligências" de investigação relativamente ao Banco Português de Negócios (BPN), as quais passam por "inquirir pessoas e apreender documentos".
Agora depois de gamarem tudo

Anónimo disse...

Anónimo das 22:38 horas

Felizmente até hoje,passados 32 anos de poder local democrático,nenhum autarca do PCP/CDU foi acusado de gestão ruinosa ou de furto e nunca ninguém teve de fugir para o estrangeiro ou responder em Tribunal.A corrupção,os sacos azuis e a gestão ruinosa não existem nas Câmaras do PCP e, relativamente a isso,vou-lhe lembrar o caso de Setúbal.Quando a CDU ganhou a Câmara,encontrou um dos maiores passivos de sempre em Câmaras do país,o PS deixou 18 milhões de contos e os cofres vazios!

Foi o que vocês deixaram na Póvoa,um grande passivo e o resto não lhe vou dizer por hoje...OK!

Tenha juízo e seja mais sério nos seu comentários!!!

Simpatizante da CDU

Anónimo disse...

Os PS's não conseguem passar as mensagens no Blogue do Dr.Armando e vêm para aqui descarregar as baterias contra nós,como se fôssemos os responsáveis por as divisões internas a nível da Concelhia e da escolha do candidato à Câmara?!Por amor de Deus,não sejam tão fanáticos pelo poder político e tenham calma,os povoenses é que sabem quem deve governar o Concelho e essa condicionante não lhes podem retirar,senão acusam-os de totalitários e de anti-democráticos e,então,é que vocês estão "lixados" e a derrota é certa!.

Bem sei que o poder para vocês é importante,ele trás protagonismo,tachos,enriquecimento cultural e não só,vaidade,boa vida,e de empregados passam a patrões,o que nesta sociedade mediatizada e de puro consumismo não é nada mau,entendamo-nos!...

Mas não sejam "mais papistas que o Papa",chateiem a "tola" ao Dr.Armando e ao PSD e tenham mais respeito por nós,por sermos tão generosos,ao permitir que utilizem este Blogue sem qualquer tipo de censura e interferência nos V/comentários,o que não é nada mau para tão grandes "malfeitores políticos"!...

Um Bloguista do PCP

Anónimo disse...

FUGA DE INFORMAÇÃO! ACONTECEU NA NOITE DE TERÇA-FEIRA E NÃO ADIANTOU ENGANAR O Z´POVINHO COM CONGRESSOS. A COISA TÁ FEIA PARA ESSES MAMÕES, NUMA SONDAGEM QUE FIZERAM, DEU LOURENÇO 27 % E MANUEL BAPTISTA 63 %...

CONTARAM-ME QUE PARA OS LADOS DE GARFE, SANTO EMILIÃO, DA PÓVOA, DE SOBRADELO DA GOMA, MONSUL, TAÍDE, FONTARCADA, NAS FREGUESIAS MAIORES O LOURENÇO E PARTIDO SOCIALISTA LEVARAM UMA BANHADA!!!

A CDU VAI METER DOIS DEPUTADOS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL. SEM FAVORES!!! PARA AGUÇAR A COISA, PERGUNTARAM AO Z´POVINHO QUEM ERAM O FREDERICO E O TÊ, AHAHAH! VEJAM LÁ, ERAM DOIS DESCONHECIDOS!

Militante do PCP

Anónimo disse...

Exliquem-me por favor,meus caros amigos comunistas,se não foi o Sr.Manuel Batista,actual presidente da Câmara,que lançou a promessa eleitoral de que a Circular Urbana à Vila com ele à frente do "leme" iria avançar,o que era preciso era imaginação e vontade política?!Passados estes três anos de mandato,o que é que vemos das suas promessas?!Quase nada e o passivo da Câmara aumentou não em despesas de capital,mas sim em despesas correntes,com os seus assessores e homens de confiança política.Se isto é uma boa gestão,então o que se há-de dizer do PS que esteve à frente dos destinos da Câmara,não teve outra dimensão de desenvolvimento?!

Sou socialista e não comungo do discurso de muitos camaradas meus que aproveitam a abertura deste blogue sem censura e moderação de comentários,para atacar os comunistas.Não tenho essa visão e acho que a CDU devia estar bem representada,pelo menos,na Assembleia Municipal porque é uma força política dinâmica e atenta a tudo que diz respeito ao Concelho e aos povoenses.Têm as suas razões de queixa sobre a governação do PS,eu também discordo de muitas coisas que o governo tem decidido contra os trabalhadores,por exemplo,o Código do Trabalho é uma autêntica aberração e não concordo com ele.Temos de ser sérios,não foi isso que o PS prometeu aos trabalhadores e os comunistas têm todo o direito de de indignarem contra a sua aprovação.

Tenho algumas diferenças de visão política com os comunistas,mas não os considero nossos inimigos,nem de perto nem de longe,quem me dera uma aliança de esquerda entre o PS e o PCP para que Portugal fosse um país mais próspero e com outra dimensão social para as camadas mais desfavorecidas e para os desempregados de longa duração.Esta do desemprego deixa-me triste e o meu partido,infelizmente,tem muitas culpas no cartório.Custa-me ver amigos meus com os filhos,noras,genros numa situação muito crítica e dolorosa.O PS tem de ter outra atitude e não pode continuar a ceder em tantas coisas que são direitos históricos dos trabalhadores.

Manuel Alegre tem razão,é tempo do PS mudar de atitude e de linguagem e radicalmente de política,assim o país não vai a lado nenhum.

É preciso reconhecer os erros e as omissões de promessas eleitorais e no próximo Congresso é necessário surgirem alternativas credíveis que derrotem Sócrates e a sua política de direita,totalmente fora da matriz e da filosofia política do PS.Espero que Manuel Alegre seja um em muitos outros camaradas que lute para essa viragem política no partido.

Vou terminar,dizendo mais uma vez que não sou inimigo dos comunistas,reconheço-lhes muitas qualidades e tenho um grande apreço e respeito pela sua postura na política.Quero que o PS e o Dr.Lourenço derrote o PSD e Manuel Batista,mas também tenho um carinho muito especial pelo PCP e oxalá que a CDU tenha um bom resultado que lhe permita eleger deputados para a AM e para as AF,era bom para o Concelho e os povoenses.

Um Socialista de Esquerda - Apoiante de Manuel Alegre

Anónimo disse...

Oh Socialista de Esquerda queres enganar quem? Comente mais uma sondagem horrorosa para as vossas ambições e deixe-se de conversas manhosas que dos verdadeiros democratas não leva nada!
A vossa lábia deixou de iludir os democratas povoenses. Nem já 30 % atingem! Caíram por completo na consideração dos povoenses, reflictam! A eleição de dois deputados da CDU é sinal de reconhecimento das nossas propostas.

Uma Democrata esclarecida, da Póvoa

Anónimo disse...

Camaradas a sondagem foi feita antes do Congresso, só avançaram o Lourenço porque ninguém mais ia, é o que disseram em Braga...

Democrata bem informado

Anónimo disse...

Sabiam que António Lourenço até perde São Martinho do Campo!?

Democrata bem informado

Anónimo disse...

Ó Militante do PCP de 13 de Novembro de 2008 14:02

então "PERGUNTARAM AO Z´POVINHO QUEM ERAM O FREDERICO E O TÊ, AHAHAH! VEJAM LÁ, ERAM DOIS DESCONHECIDOS!".

Mas tu pelos visto sabes bem quem são e até te incomodam a este ponto e tudo...

Que pobreza de espírito!!!!!

Socialista da Vila

Anónimo disse...

Caros amigos comunistas:

Muito cuidado com os comentários que são feitos neste Blogue,por parte de militantes do PSD e apoiantes da candidatura de Manuel Batista,são tudo falsidades e essa das sondagens não é verdade.São invenções que são lançadas para manipular e confundir os povoenses e fazer crer que vão ganhar todas as eleições,presidência da câmara,presidência da assembleia municipal e todas as juntas de freguesias,o que,politicamente,não é sério.A confusão começou por Calvos,afinal o José Costa demitiu-se e vão-se realizar eleições intercalares?!Não sejam assim e não entrem nesta loucura,deixem os povoenses,livremente,optar por quem eles acharem que deve ser o presidente da Câmara,o presidente da Assembleia Municipal e os presidentes de Junta de Freguesia que trabalharam e que defenderam os interesses das populações.Tudo o resto é pura demagogia.

Vocês estão a bajular e manipular a CDU,quando dizem que a sondagem dá-lhes 2 (dois) deputados,na minha opinião até podem eleger mais,mas a minha opinião não vincula ninguém,oxalá que elegam mais do que um porque é bom para a democracia política na Póvoa e para os povoenses,porque faz falta e a Póvoa precisa das reflexões e intervenção dos militantes do PCP,já deram provas disso há muitos anos.

Agora a minha opinião,sou o mesmo que assinei - Um socialista de esquerda - Apoiante de Manuel Alegre,não tem nada de hipócrita e de demagógica,as minhas palavras são sinceras e por isso é que eu critico o meu partido,quando afirmo que tem de mudar de política,assim não pode continuar.E,exactamente,por essa razão é que me revejo naquilo que o meu camarada Manuel Alegre tem dito sobre a governação de Sócrates,com ele o PS perdeu toda a matriz política e ideológica e enterrou definitivamente uma alternativa de esquerda.

Defendi e defendo que no próximo Congresso hajam mudanças políticas substanciais no partido e que o PS mude a sua orientação e prática política a 360º graus e que Sócrates e a maioria da Direcção política que o sustenta,seja afastada e que o PS se renove e revigore num partido com políticas de esquerda e com acordos com o PCP e BE para mais rapidamente alterar todas as medidas,entre as quais o Código do Trabalho,uma das leis mais sinistras de Sócrates,e nacionalizar as empresas que dão lucro e não prejuízos como o BPN,ou seja,uma política social direccionada para os trabalhadores,reformados,jovens e camadas mais desfavorecidas do país.Investir no sector público,em aumentos salariais acima da inflacção,para assim dar um novo incremento à economia nacional e com isso criar milhares de postos de trabalho para combater o desemprego galopante e as frustações de milhares de jovens licenciados que estão com a "corda na garganta" e desesperados pela falta de oportunidades.E os tachos e os arranjos de vida têm de acabar,somos todos portugueses e temos os mesmos direitos e deveres.

Já antes falei na Póvoa,mas vou voltar a falar: apoio a candidatura do Dr.Lourenço como é natural,mas vou ver quem são os outros camaradas que vão integrar as listas,se verificar que não há vassouradas em relação a muitos que não têm nada a ver com o PS e vão lá para arranjar tacho,podem ter a certeza que não voto PS.Então o meu voto vai totalmente para a CDU,porque não aceito que determinadas pessoas integrem as listas para continuar esta deriva,há muitos socialistas que não estão de acordo com esta viragem à direita,já é cansativa, e que também nos prejudica a nós.

Portanto não retiro nada do que disse no meu comentário das 14:19 horas e reitero que o PSD e Manuel Batista podem perfeitamente ser derrotados,porque não fizeram absolutamente nada e o discurso é sempre o mesmo.Não digo que o PS não tivesse cometido erros,cometeu-os concerteza,mas por esse facto é que defendo que a CDU tenha uma boa votação e elegam representantes para todos os órgãos,porque não eleger um vereador,para que a actividade e gestão da Câmara seja efectivamente fiscalizada e acabar duma vez para sempre com o compadrio e até,porque não dizer,com a "corrupção",acho que sim!!!

A política tem de ser transparente e as pessoas têm de ser sérias,sejam elas do PS,do PSD,do CDS/PP,é preciso que o país se liberte rapidamente desta "mafia silenciosa" que leva tudo por arrasto.É uma vergonha o que está a acontecer e,a candidatura do meu camarada Dr.Lourenço,pode também sofrer as consequências desta política de "arrasar" os mesmos de sempre.Sou PS,mas digo as verdades,é assim que deviam ser todos para mandar ás "malvas" o Zé Sócrates,já chega de vassalagem e tem de cair mais tarde,ou mais cedo.Outros demagogos e populistas cairam mais cedo do que ele.

Um Socialista de esquerda - Apoiante de Manuel Alegre

Anónimo disse...

Os pcps meteram na sua “cabecinha de alho chocho” que atacando o Ps da forma que o fazem e aliando-se “tacitamente” ao PSD é que vão conseguir muitos deputados municipais. Nada mais falso. Quem ganha com uma esquerda fragilizada? Claramente aqueles que vivem do capital, da especulação…tudo à custa do povo.
É urgente e necessário uma outa esquerda, combativa, com nova dinâmica e que não esteja presa a preconceitos.
Com um pcp assim é chegada a hora do Bloco de Esquerda na Póvoa de Lanhoso.
Brevemente darei mais notícias...

Anónimo disse...

Caro camarada socialista:

Totalmente de acordo consigo,já cansa esta política tenebrosa que nos devora a todos.Sócrates não é um socialista de raíz,antes de vir para o PS foi do PSD,como é que nós,militantes do PS,desde o 25 de Abril,o deixamos fazer tudo.Não será um acto de cobardia de todos nós deixá-lo fazer tudo que quer e lhe apetece?

Está na hora de abandonar o "barco",ele não é o dono do PS,é preciso que históricos como Manuel Alegre se indignem e corram com ele,até admito a antecipação do Congresso para prestar contas ao partido e aos militantes,estou cheio de passar vergonhas com estes dirigentes de direita que tornaram o PS um partido do capital e duma arrogância que não tem lugar num estado democrático.

Quanto ás eleições autárquicas na Câmara,eu penso que ninguém nesta situação muito complicada para o partido quis arriscar,e lançaram o Dr.Lourenço para as "feras".Não sei o que vai acontecer,mas revejo-me na sua posição,o PSD e Manuel Batista não fizeram nada de notável,foram uma "obrinhas muito pequeninas" que não geraram nada e,então,a nível de emprego,está a ser zero.

Acho que o Dr.Lourenço pode ganhar a Câmara,mas vamos ver quem o vai rodear,as escolhas não são muitas e não vejo grandes nomes para lhe dar a credebilidade que é necessária,mas Manuel Batista não é invencível,em política não há vencedores antecipados e tudo é possível...

Espero como você,que a CDU consiga eleger deputados,era bom até que elegesse um vereador,para dar mais transparência e vitalidade a acção do Executivo,assim teríamos uma fiscalização mais apertada e todos nós ganharíamos.

Um Socialista de longa data!

Anónimo disse...

Ó "cabecinha de burro" estás a armar-te em quê,num moralista e purista de que partido?!

Olha lá se és do PS,PSD ou do BE,não tens lições a dar-nos,és muito pobrezinho nas tuas análises e se alguém desejaria nas últimas eleições,se o PS não tivesse maioria,ser aliado do governo PS o BE estava em primeiro lugar e o CDS/PP em segundo.O PCP não aparece lá porque não se vende e não considera o actual PS um partido de esquerda com esta política de arrasar os trabalhadores e o povo.Nunca nos vendemos por um "par de lantilhas" para arranjar uns tachos num qualquer governo do PS,porque em primeiro lugar para nós estão aqueles que em nós confiaram os votos,depois todos os portugueses que vivem do seu trabalho e que por razões de natureza sociológica votam em outros partidos,mas trair e mentir ao povo para atingir objectivos de poder,nunca!!!

Percebeu seu "parvalhão" e provocador,olhe por si e pelo seu partido e deixe os outros em paz!!!

Simpatizante do PCP - Vila

Anónimo disse...

SER SOCIALISTA!

Só sou ainda do PS em honra do meu Pai,porque os valores que ele defendia eram diferentes desta "canalhada"toda que tomou conta do PS.A solidariedade,a ética,a dignidade e a honradez faziam parte do seu vocabulário político.Eu continuo a defender esses valores e só não vê quem não quer,vocês acham que esta política têm alguma coisa a ver com as linhas programáticas do PS que apresentou aos portugueses em 25 de Abril?

Deixem-se de ser hipócritas e respeitam aqueles que lutaram por um PS de esquerda socialista,progressista e ao lado dos mais desfavorecidos.

Tenho feito das "tripas coração" para alterar este caminho sinuoso e politicamente inadmissível,mas se esta situação não se alterar então,peço perdão ao meu Pai,e passo-me para um partido que prossiga aqueles valores em que me revejo e acredito que são possíveis!

Um Socialista de esquerda - Apoiante de Manuel Alegre

Anónimo disse...

SOIS MESMO ESTÚPIDOS CUMUNAS DE MERDA. NÃO VOS APERCEBEIS QUE ESTAIS A FAZER O JOGO DO PSD? QUE É QUE LUCRAIS AO TENTAR DERROTAR O PS E O DR. LOURENÇO? NÃO VEDES QUE O CARECA DO PSD ESTÁ CALADINHO QUE NEM UMA LESMA? O ESPERTALHÃO ESTÁ A ESTUDÁ-LAS. MAS ELE VAI PAGÁ-LAS, ISSO É QUE VAI. SE O MANCARMOS ACABA-SE A "IMAGINAÇÃO" DO PSD... VÊ,DE LÁ SE FAZEIS JOGO LIMPO, Ó ARAUTOS DA DESGRAÇA...

Anónimo disse...

Anónimo de 13 de Novembro de 2008 23:47
Mais uma vez demonstram bem aquilo que são!

disse!

Anónimo disse...

A verdade é que estes "escrevedores" não aceitam o facto de o PCP não ser o partido que eles querem que seja, mas sim, o Partido que os seus militantes decidem que é!

Anónimo disse...

Anónimo das 23:47 horas!

Que é essa conversa de nos chamares "comunas de merda",ó seu ordinário e cabarde identifica-te para levares um par de murros nesse focinho,tem cuidado com a tua fraseologia e cuida-te.A mim não me interessa,ouve lá ó camelo,que ganhe o PSD ou o PS,estou-me nas tintas e é um problema vosso.

Se não gostas de ouvir as verdades que aqui são ditas,vai dormir e cura-te da bebedeira que apanhas-te,seu burro!

Vais ser triturado,meu...

Anónimo disse...

Por aquilo que tenho observado neste Blogue sobre escritos e comentários,não há dúvida nenhuma que,salvo algumas excepções,a maior parte dos anónimos-cobardes não têm qualquer nível cultural e intelectual para frequentar este Blogue.

São uns arruaçeiros e trauliteiros,pensam que nós somos da mesma igualha deles e utilizam o insulto e a "ratice" para nos tentar enganar.Coitados destes pobres diabos,não sabem nada de política e de estratégia e não querem aprender.As explicações estão muitas caras,quem é burro tem de gastar muitas horas e dinheiro para aprender alguma coisa.Não pensem que vamos ser nós os vossos professores e estrategas,enganam-se redondamente.O "Zé Povinho" devia ter acesso a este Blogue para verificar que vota em pessoas e partidos que não prestam para nada.É só analfabetismo e oportunismo por um lugar remunerado,seja ele na Junta de Freguesia,ou na Assembleia Municipal,a política e certos partidos estão de rasto,só têm porcaria...

Até amanhã camaradas,nós percebemo-nos muito bem,eles que se lixem e que estudem um bocadinho de política,para isso têm professores ao seu serviço pagos a peso de ouro!

Anónimo disse...

As Pirites Alentejanas foram vendidas em Dezembro de 2001, em condições até hoje desconhecidas, à multinacional Eurozinc que mais tarde (2006) se veio a fundir com a multinacional sueca Lunding Mining ficando o novo grupo, o Lunding Mining Corporation, onde a Eurozinc é maioritária, a explorar os coutos mineiros de Aljustrel e Castro Verde/Neves Corvo.


A Eurozinc beneficiou de contractos de investimento assinados com o Estado português em 2005 que lhe asseguraram importantes incentivos no valor de muitos milhões de euros, assinou em 2006 uma adenda ao acordo de compra e venda de acções das Pirites Alentejanas cujo conteúdo não é conhecido, apesar das iniciativas desenvolvidas pelo Grupo Parlamentar do PCP nesse sentido, e ainda em Maio do corrente ano, na presença dos Senhores 1º Ministro e Ministro da Economia, assegurava manter a laboração da mina por um período mínimo de 10 anos e manifestava a sua intenção de aumentar o número de postos de trabalho previstos nesta data, 220 directos e 450 indirecto.


Agora, de forma surpreendente, veio informar os trabalhadores da sua intenção de parar a laboração por tempo indeterminado e de manter apenas cerca de 45 trabalhadores para assegurar a manutenção da mina.


Trata-se de uma situação que torna indispensável o cabal esclarecimento à Assembleia da República, por parte do Senhor Ministro da Economia e Inovação, das condições em que foram vendidas as acções das Pirites Alentejanas à Eurozinc, qual o conteúdo da adenda assinado com a EDM em 2006, quais os reais compromissos assumidos por ambas as partes em todo este processo e como explica o Governo que um negócio que ainda há menos de 6 meses era assumido pelo próprio Senhor 1º Ministro, como um exemplo de modernidade capaz de "competir na economia global e fazer aquilo que é necessário no País" assegurando que "Esta mina trouxe investimento, deu trabalho e vai contribuir para aumentar as exportações" se apresente agora como um projecto para encerrar.


Impõe-se saber que medidas vai o Governo tomar no sentido de evitar um novo desastre social no concelho de Aljustrel

Anónimo disse...

Breve reflexão sobre Portugal
perante os desafios da crise


Neste Outono do ano 2008 a crise do sistema financeiro mundial adquiriu as proporções de uma crise de civilização que atinge toda a humanidade

O seu desfecho é por ora imprevisível. A única certeza é a de que milhares de milhões de pessoas vão pagar a factura da falência do capitalismo neoliberal e da ideologia a ele subjacente, enquanto os responsáveis pela crise pouco ou nada serão afectados, no imediato, pelo naufrágio da monstruosa engrenagem por eles montada.

O vento de pessimismo que varre o planeta já chegou obviamente a Portugal. Perversa é, porém, a forma que assume num amplo sector da classe dominante a reacção ao tsunami financeiro que abala os alicerces da economia real.

Diariamente os meios de comunicação social, sobretudo a imprensa escrita, reflectem, numa visão catastrófica da sociedade portuguesa, o grande medo do futuro próximo que alastra no mundo caseiro da finança.

O sistema de mediações não facilita a compreensão do quadro. Isso porque os tenores do catastrofismo não são os sacerdotes do dinheiro, os Belmiro, os Amorim, os Mello e outros, que se mantém na penumbra, mas os porta-vozes do poder que actuam no sistema mediático como formadores de opinião.

Desde o início da crise os analistas políticos e os colunistas de serviço nos principais jornais e em programas televisivos insistem em apresentar um panorama apocalíptico não dos efeitos da derrocada do sistema financeiro (rezando por outro também capitalista que o substitua) mas de Portugal como Estado nação.

Não tentam descer às raízes da crise. Para eles é acessório que seja estrutural ou simplesmente cíclica. Concluem em coro afinado que qualquer que seja a sua evolução nos EUA e na União Europeia, não se vislumbra saída para nós. Porque o mal, aqui, é incurável. O cancro cujas metástases se disseminam por todo o organismo social será antigo. É afinal o próprio povo. Portugal seria inviável. Teria nascido de um erro imperdoável. Não é por acaso que o espantalho do iberismo volta a ser desfraldado.

Colunistas de serviço nos principais jornais produzem metros de prosa impregnada de agressividade antipopular, repetem-se a cada dia. Portugal é acusado de não ter acompanhado o movimento da história, de ter permanecido quase imóvel enquanto os outros se modernizavam e avançavam.

A artilharia verbal dos plumitivos da burguesia dispara contra o povo, responsabilizado pela incapacidade de sairmos da rabeira da Europa.

No coro de comentários sobre a crise e as suas origens remotas, os políticos do PS assumem uma atitude igualmente maximalista e beócia. Proclamam exaustivamente que o governo de Sócrates tem realizado prodígios, a Administração "socialista" seria progressista, inovadora, patriótica. Se mais não fez foi por incompreensão do povo, incapaz de captar a dimensão da obra realizada. E se as coisas agora vão mal, a culpa é de outros, da crise internacional.

O sistema mediático apresenta uma frente única na difusão da mentira, nas explicações falsas da crise e nos remédios propostos para a resolver, todos orientados para a preservação do capitalismo. No discurso de sociólogos, economistas, historiadores, ministros e parlamentares chamados à televisão para esclarecer a "massa ignorante" da população, o povo não aparece como personagem. Está ausente.

Os porta-vozes e epígonos caseiros do grande capital, cúmplices do caos financeiro e social que alastra pelo mundo, desprezam os trabalhadores

O povo resiste e luta

O panorama social da crise não é iluminado pelos media, porque isso seria perigoso para os senhores da finança.

O mundo do trabalho, explorado, caluniado e alvo de uma repressão permanente (que, assume múltiplas facetas) é na realidade quem encarna neste momento histórico o carácter, a tenacidade e as aspirações que permitiram à gente portuguesa modelar ao longo dos séculos uma personalidade nacional.

Em condições muito adversas os trabalhadores portugueses têm resistido com coragem e firmeza à ofensiva desencadeada contra os seus direitos pelo governo mais reaccionário que o país suporta desde o derrubamento do fascismo.

Em poucos países da Europa o repúdio às políticas neoliberais e à submissão a medidas e projectos de cariz imperialista se expressou com tanta firmeza e coerência como em Portugal.

Repetidas e gigantescas manifestações que, por vezes mobilizaram cerca de 200 mil pessoas traduziram a recusa de uma estratégia de poder antidemocrática, incompatível com princípios e valores de Abril que figuram na Constituição da República.

Em Portugal, como noutros países, as forças progressistas mais consequentes, sobretudo os comunistas, estão conscientes de que a globalização neoliberal, hegemonizada pelos EUA, encaminhou a humanidade para uma crise de dimensão planetária.

Somos protagonistas do fim de uma época. Os próprios responsáveis pela crise reconhecem que somente o recurso à intervenção maciça do Estado na economia pode evitar uma bancarrota generalizada, com os gigantes da finança a afundarem se numa cadeia de falências. Esse regresso (caricatural) a Keynes, que fora quase satanizado com a ressurreição do ultra liberalismo de Hayek e a apologia do Estado Mínimo, é esclarecedor da desorientação e medo dos senhores da Finança.

Como a crise é estrutural e não apenas cíclica como as anteriores – confirmando previsões de autores marxistas como István Mészaros e Georges Labica – as medidas tomadas pelos governos do G8, transformados em bombeiros do capital, são apenas paliativos. A recuperação das bolsas e do dólar geram a ilusão de que tudo vai voltar rapidamente à normalidade, entendida esta como um reflorescimento do capitalismo sob um novo figurino.

Tal convicção é enganadora. A economia real nos EUA, no Japão e na União Europeia vai continuar a afundar-se em proporções no momento imprevisíveis. Os despedimentos maciços em dezenas de gigantescas transnacionais, os apelos angustiados dos grandes da indústria automóvel e aeronáutica à ajuda estatal e o encerramento de milhares de empresas ligadas à construção e ao comércio funcionam como espelho da gravidade e complexidade de uma crise de muito longa duração.

Mas o fim do capitalismo não está iminente. Seria uma ingenuidade acreditar no seu rápido desaparecimento.

Entrou numa fase senil, a lógica da acumulação não pode mais funcionar nos moldes tradicionais e a finança terá de renunciar a uma estratégia que fez da especulação a alavanca de ganhos fabulosos, relegando o binómio trabalho-produção a um papel secundário na engrenagem do capital. Mas a certeza de que somente o socialismo surge como alternativa ao avanço galopante da barbárie não pode magicamente apressar a agonia do capitalismo.

Grandes sofrimentos – essa é outra certeza – esperam a humanidade no futuro próximo. Sofrimentos que serão diferentes de continente para continente, de país para país, como diferentes serão as características da luta dos povos contra o sistema que continuará a impor-lhes a sua dominação.

São românticas as teses que confundem revoluções democráticas e nacionais como a da Venezuela e a da Bolívia com processos de transição para o socialismo. E essas experiências cuja evolução suscita legítimas preocupações não são transponíveis para outros continentes.

Na Europa, rupturas no sistema de poder que permitiram politicas anti-imperialistas como de Hugo Chávez e reformas que golpearam o capital, não são viáveis. Elas exigem o controlo do governo, do Legislativo e a adesão firme das forças armadas. Ora essa situação não se verifica em qualquer pais do Velho Continente. Nem os mecanismos da União Europeia permitiriam que ela se produzisse.

O caminho da luta

Milhares de portugueses formulam nestes dias a pergunta: O que nos espera para além do pagamento da factura da crise?

A perversão de um sistema mediático manipulador e ao serviço do capital não facilita a procura da resposta.

Perante um horizonte sombrio, é permanente a tentação de sugerir que, apesar de tudo, há soluções parciais para os males que nos afligem.

Sem disso tomarem consciência, muitos intelectuais progressistas repetem na Europa o discurso de E. Bernstein, o pai do revisionismo marxista e do moderno reformismo.

Nunca como agora foram tão necessárias e importantes na UE as lutas reivindicativas dos trabalhadores contra as políticas que lhes são impostas por governos a serviço do capital. Mas lutar em defesa de direitos e por reivindicações legítimas é uma coisa e acreditar que reformas de fundo susceptíveis de abalar minimamente o poder do capital é outra muito diferente.

O capital, quando acossado e na defensiva, admite reformas – Bismark até tomou a iniciativa de as propor e implementar para desmobilizar os trabalhadores – mas somente reformas compatíveis com a lógica do seu funcionamento.

A crise coloca os povos por ela atingidos, nomeadamente na Europa Ocidental, perante uma situação dilemática. A relação de forças, da Suécia à Itália, de Portugal à Grécia, não abre a possibilidade de que a crise actual desemboque em rupturas revolucionárias. Mas, simultaneamente, a transformação profunda das sociedades da UE, moldadas e oprimidas pelo capitalismo, não é possível pela via institucional, dita pacífica.

A burguesia nunca entrega o poder sem uma confrontação final com as forças do progresso.

Sejamos realistas. No caso português, fora do contexto de uma crise de proporções continentais, os partidos que representam o capital continuarão a vencer todas as eleições. A alternância no governo do PS e do PSD ilustra bem o controlo que a classe dominante exerce sobre os mecanismos eleitorais da impropriamente chamada democracia representativa que na prática funciona como ditadura da burguesia.

Os dois partidos, PS e PSD, diferem pelas suas bases sociais de apoio. Mas ambos desenvolveram sempre políticas de direita orientadas para a defesa dos interesses do capital.

Alarmados com a crise, mudaram de linguagem e, acompanhando o discurso de Bruxelas, distanciam-se do ultra liberalismo que meses atrás proclamavam ser a solução democrática e definitiva para os problemas da humanidade. Mas é importante não esquecer que as direcções do PS e do PSD são instrumentos dos interesses do capital. E não se vislumbra a possibilidade de que essa situação se altere.

É um facto que após o 25 de Novembro, ou seja desde o início da contra-revolução, dirigentes do PS distanciaram-se em determinados períodos do discurso oficial do seu partido, assumindo posições que os media definiram como sendo de "esquerda". Ocorreu isso, por exemplo, quando Mário Soares – o principal coveiro da Revolução de Abril – passou a criticar facetas da estratégia dos EUA e a apontar os perigos do ultra-neoliberalismo.

Mas é significativo que o temor de explosões sociais provocadas pela actual crise o tenha imediatamente levado a retomar o discurso anticomunista, exorcizando Marx, Engels, Lenine e "tutti quanti", ou seja, traduzindo do italiano, comunistas como Álvaro Cunhal, Florakis, Arismendi.

Manuel Alegre cumpre um papel complementar, exibindo uma máscara de "esquerda" em defesa da imagem falsamente pluralista do PS, mas ao longo da sua longa carreira, quer no governo quer no Parlamento, tornou-se cúmplice consciente das politicas de direita do seu partido.

A esquerda em Portugal, no terreno partidário, são o Partido Comunista e os seus aliados.

Recordo a realidade da opção permanente dos partidos da burguesia portuguesa (o CDS é o herdeiro anacrónico do saudosismo fascista) para lembrar que qualquer mudança na composição do Parlamento não alterará no fundamental o comportamento do PS e do PSD como representantes do grande capital. A convicção de que, através das urnas, pode surgir um governo do PS que, sob a pressão das massas, desenvolva uma política que responda mesmo minimamente aos interesses do povo português é utópica. Utópica é também a ideia de que se pode esperar uma actuação positiva do Bloco de Esquerda, amálgama de pequenos burgueses enraivecidos cada vez mais integrado no sistema.

Condensar numa série de pontos exigências da esmagadora maioria dos portugueses, imprescindíveis a uma desejável mudança de rumo que trave a marcha para o abismo é uma contribuição necessária para dissipar a confusão criada pelo bombardeamento da mentira oficial e como factor de mobilização das massas para a luta. Mas sem incentivar esperanças de alterações de fundo no tipo de politica e governo impostos pelo capital.

No actual contexto a presença de uma forte representação do PCP no Parlamento é importante. Quanto mais numerosa ela for, maior ressonância terá a nível nacional a voz dos comunistas e a difusão do seu projecto revolucionário e humanista. Mas existe uma relação complexa entre a intervenção a nível parlamentar dos comunistas e a capacidade mobilizadora do Partido e o seu trabalho junto dos sectores sociais mais combativos da população. O discurso para ser eficaz, para inspirar não apenas confiança mas funcionar como impulsionador de uma disponibilidade permanente para lutas prolongadas terá de ser dirigido sempre "de fora" do sistema e frontalmente contra ele, sem a menor concessão, e nunca de "dentro", numa postura crítica que possa ser interpretada como tendo por objectivo a sua humanização.

Não devemos esquecer que a socialdemocratização de muitos partidos comunistas favoreceu na Europa a implementação do neoliberalismo. A criação do chamado Partido da Esquerda Europeia (a que o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da Grécia, significativamente, não aderiram) não incomodou a grande burguesia. Tal partido pode pelo seu pendor abertamente reformista contribuir para desmobilizar os trabalhadores, em vez de os incentivar à luta contra o sistema.

A diferença entre o actuar de "fora" ou de "dentro" parece mínima, mas é fundamental.

Em Portugal a primeira atitude dissipa ilusões sobre a disponibilidade de o PS renunciar a políticas de direita e participar (não excluo a adesão de militantes seus) em lutas socais dirigidas contra o sistema; a segunda alimenta tais ilusões.

O reforço das posições comunistas no Poder Local afigura-se-me de grande importância. Na maioria das Câmaras Municipais governadas pela CDU a transformação positiva da vida é transparente. Esses municípios são autênticos laboratórios sociais onde a participação dos cidadãos é uma realidade. Em muitos deles até os eleitores da direita votam no candidato comunista. O que é impossível nas legislativas pode concretizar-se no terreno autárquico.

O QUE FAZER?

Não é optimista o panorama que esboço. Mas o compromisso dos revolucionários exige o respeito pela verdade, por mais decepcionante que seja a curto prazo o futuro previsível.

As transformações sociais revolucionárias nunca se concretizam arrancando de promessas agradáveis mas incompatíveis com a dura realidade.

Em épocas de crise profunda como a actual as previsões sobre a aceleração da história no sentido do progresso são frequentes, tal como as apocalípticas. Ambas têm de comum o seu carácter especulativo.

O discurso sobre a transição para o socialismo, sobretudo na América Latina, tornou-se quase uma moda. Em Caracas, em recente Encontro Internacional, falou-se inclusive, por vezes com irresponsabilidade, de transições em curso para o socialismo no continente e até em África. É um discurso idealista, não marxista.

A transição para o socialismo é um processo molecular lentíssimo que avança no contexto de uma luta de classes exacerbada.

Lenine afirmou logo após a vitória da Revolução de Outubro que a construção do socialismo seria muito mais difícil do que fora a tomada do poder. E a historia confirmou essa previsão.

A insurreição dirigida pelo Partido Bolchevique foi alias o culminar de um processo de lutas revolucionárias iniciado muitos anos antes. O socialismo em prazo previsível não figurava no projecto comunista quando eclodiu a Revolução de Fevereiro.

A inflexão estratégica produziu-se com as Teses de Abril, formuladas por Lenine ao regressar do exílio. E somente foi possível porque a I Guerra Mundial criou as condições subjectivas que permitiram a irrupção do vendaval revolucionário.

É oportuno repetir a velha pergunta:
O que fazer então, uma vez que a meta do socialismo está distante?

O panorama actual é tão sombrio que a desorientação e o temor do futuro contaminam mesmo segmentos das forças progressistas.

Há dias, uma amiga que sempre votou na CDU, que tem participado em grandes manifestações de condenação da política de direita de Sócrates, dizia-me:
"O povo está certo ao dizer que mais vale o mal conhecido do que o bom por conhecer. Prefiro que eles, os capitalistas, resolvam esta crise do que o caos em que podemos cair".
Um velho companheiro de lutas disse-me permanecer fiel ao ideal comunista, mas ter medo do fim do capitalismo.

Não creio que esse tipo de atitude seja raro entre gente progressista.

Não estamos no limiar de um período revolucionário. A simples possibilidade de que a crise do sistema financeiro mundial (e do capital) possa ser o prólogo de uma época de grande turbulência que abale os alicerces do sistema monstruoso que oprime a humanidade, mas gere o caos, funciona como anestesiante que paralisa o espírito de luta de milhões de pessoas que o rejeitam. Não se encontram reunidas condições subjectivas mínimas para que a classe operária, a pequena burguesia e menos ainda os camponeses se encaminhem na luta para soluções revolucionárias.

Repito: o que fazer?

Lutar, lutar com energia redobrada.

Não são apenas a falência do sistema financeiro mundial, a recessão que alastra nos países do G-7, o encerramento de milhares de empresas em dezenas de países, que iluminam a gravidade e a fragilidade da crise estrutural do capitalismo.

O sistema do capital dispõe de uma força enorme. Mas não pode mais funcionar de acordo com a sua lógica. Os EUA, pólo e motor do sistema, estão envolvidos em duas guerras perdidas no Médio Oriente e na Ásia Central. Na América Latina desenvolvem-se processos de ruptura com a dominação imperial. Na Europa anunciam-se num horizonte próximo grandes lutas inseparáveis das consequências da crise que vão lançar milhões de trabalhadores no desemprego.

No movimento da História a maré da contestação ao sistema tende a subir. Da luta dos povos, da fusão do particular e do geral, do nacional e do universal depende que essas lutas adquiram um carácter torrencial, assumindo com o tempo dimensão planetária numa atmosfera de internacionalismo dinamizado pelas organizações e partidos revolucionários.

A exploração do homem, como escreveu Marx, foi durante sete mil anos o motor cego e desumano do desenvolvimento das sociedades. Mas essa situação tornou-se hoje um obstáculo mortal não somente ao avanço do progresso mas à própria sobrevivência da humanidade.

E a alternativa, a única, à ameaça de exterminismo que se esboça com nitidez crescente é o socialismo.

Vai tardar. Não tem data no calendário. Sei que terei desaparecido quando ele, finalmente chegar, para libertar o homem. Mas lutarei por ele até que a morte me atinja. O compromisso do revolucionário não é com os frutos da vitória e sim com os ideais pelos quais se bate e que transcendem a sua breve existência.

Miguel Urbano Rodrigues

Anónimo disse...

Esse artista anónimo das 23,47 tem tudo o que é preciso para ser parvo. É que não lhe falta mesmo nada... E, pior ainda, tenta passar a imagem que os socialistas pensam todos como ele. Felizmente anda muito enganado e nos socialisas da Póvoa há muita gente que se interessa acima de tudo com o concelho e não entra nessa teoria baixa da agressividade barata. "...se o mancarmos..."? É essa a forma desse anormal pensar? Mal estava a Póvoa se tivesse que dar ouvidos a quem assim pensa. O que vale é que acredito que o autor desse texto nem é da Póvoa. Deve estar a escrever directamente da casa amarela de Barcelos. Será que lá já têm computadores? Devem ter porque também lá há gente capaz. Nem todos, pelo que leio...

Anónimo disse...

Sou socialista, apoio 100% o Lourenço porque sei que será o próximo presidente.Quanto eu ser conhecido ou não, na altura certa veremos.O que vós gostavas é que estivesse do v/lado.
Sois um bando de MERDAS e só provocais quem está no PS com dignidade.Sou socialista e portista até ao osso.
Beijos FC

Anónimo disse...

Parece que a provável eleição de dois deputados municipais pela CDU está a atrapalhar algumas cabeças socialistas. Ainda ontem uma sumidade "veio com a historinha que os camaradas da CDU andavam a tirar votos aos socialistas"....!!!

ATRAPALHEM-SE É COM AS VOSSAS ASNEIRAS POLITICAS QUE DÃO PARA MAIS DE 30 % DE DIFERENÇA NUMA QUALQUER SONDAGEM!!!

Vocés julgavam-se donos dos votos, das mentes, das opiniões, vejam o vosso futuro, para mais, julgam-se donos da esquerda e dos democratas! A CDU não anda a tirar votos, a CDU está a merecer a confiança dos democratas da Póvoa de Lanhoso, que deixaram de se iludir com as vossas manhas, as vossas ilusões, as vossas tangas que levaram na conversa tantos democratas do concelho!

Não andamos a vangloriar o Baptista, mas que querem, vamos negar o vosso desastre nos estudos de opinião que andam por aí a fazer, para se iludirem?


Uma Democrata bem esclarecida

Anónimo disse...

A crónica de Miguel Urbano Rodrigues,e a reflexão que nela corporiza,é de uma extraordinária visão,clareza e compreensão só ao alcance de um grande escritor, -militante comunista - intelectual do melhor que há neste país.Os "aprendizes de feitiçeiro",que têm a mania de que tudo sabem,têm aqui esta oportunidade única para analisarem com honestidade e sensatez aquilo que um militante do PCP diz àcerca dos problemas que nos é colocado a todos,sejam eles comunistas,socialistas,sociais-democratas,democratas cristãos e bloquistas.O capitalismo e o imperialismo americano são capazes de tudo,não olham a meios para atingir os seus sinistros fins.

Não tenho palavras para dizer mais nada,o texto é tão eloquento e tão extrordinárinamente rico que deixo à reflexão de todos o seu conteúdo narrativo.

Um grande admirador e camarada de Miguel Urbano Rodrigues!

Anónimo disse...

Andam pessoas a escrever neste Blog em nome de outras pessoas, e a assinar por elas.

Tenham alguma dignidade e lutem com armas justas e correctas.

Se querem emitir opinião façam-no em nome próprio e não encaputados no nome de outras pessoas.

A falta de respeito tem limites.

Um Socialista consciente e respeitador

Anónimo disse...

Mãezinha, o professor disse-me para trazer uns ovos para Trabalhos Manuais... É muito importante para a avaliação... - Diz um aluno, ao fazer a sua mochila.

Anónimo disse...

FENPROF demarca-se de protestos de alunos (TSF)
A FENPROF demarcou-se dos protestos dos alunos, mas rejeitou as «insinuações» que estão a ser levantadas pelo porta-voz socialista. Mário Nogueira respondeu assim a Vitalino Canas que disse que por detrás destes protestos estavam «grupos radicais».

Anónimo disse...

SR. SÓCRATES - A MENTIRA DUROU POUCO...

Basílio Horta presidente da AICEP
"Não existem negociações para a compra de Aljustrel"
O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal afirmou hoje "que não existem nenhumas negociações para a compra das minas de Aljustrel". Basílio Horta acrescentou que tem conhecimento de alguns interessados, "mas, até ao momento, não há qualquer tipo de conversações.


'Aqui (na AICEP) não entrou, até ao momento, nenhuma proposta', afirmou Basílio Horta, acrescentando que tem que ser, obrigatoriamente, a AICEP a negociar qualquer acordo para a viabilização das minas de Aljustrel.

O presidente da AICEP mostrou-se muito preocupado com a situação que se vive no Alentejo e adiantou que 'a AICEP terá a viabilização de Aljustrel como a sua prioridade número um'. Aquele responsável mostrou-se aberto a analisar qualquer tipo de proposta que seja apresentada, e disse que a AICEP vai ajudar os potenciais interessados 'até ao máximo que permitir a lei'.

Miguel Ganhão

Anónimo disse...

Foi hoje muito engraçado um socialista negar a existência da tal recente sondagem... e outro socialista, a lamentar-se do resultado!
E mais nao digo...

Anónimo disse...

Estas "fugas de informação" de umas sondagens nunca me iludiram. Elas vem dentro de um aparelho do Partido Socialista, que nao tem hipóteses até 2013 mas quer "queimar" todas as alternativas até lá! Alguém já observou um grande movimento socialista em torno do António Lourenço? Ouve-se que no dia 21 de Novembro, o Tinoco e mais uns quantos nomes não aparecerão à nova Assembleia Municipal. Será veridico? Não fosse por impedimento laboral, iria observar com os meus proprios olhos esse desencontro socialista...
Seja como seja, serei informado das presenças e dos desenvolvimentos da Assembleia. Uma coisa é certa, mais uma semana e as "modinhas" na Póvoa vão ruír e prevejo tempos ainda mais negros para o grupo do Lourenço. Camaradas não vamos assumir como garantidos os nossos eleitos na Assembleia Municipal, é uma grande conquista democrática, mas temos de trabalhar sempre! Não nos podemos deixar adormecer a sombra, o inimigo espreita!

Simpatizante PCP, Vila

Anónimo disse...

SAÚDE EM PORTUGAL NA CAUDA DA EUROPA!

Portugal surge em 26.ºlugar numa classificação dos sistemas de cuidado de saúde em 31 países europeus,divulgada ontem em Bruxelas pela organização Health Consumer Powerhouse,que sublinha o deficiente acesso aos tratamentos e tempos de espera.
Com um total de 507 pontos em 1000 possíveis no conjunto de 34 indicadores de desempenho divididos em seis categorias,Portugal é o quarto país da União Europeia com pior resultado,surgindo na lista apenas à frente da Roménia e Bulgária,da Croácia e Macedónia(dois países candidatos à adesão à UE) e da Letónia,última classificada numa lista liderada pela Holanda.
De acordo com o estudo,«uma das razões subjacentes ao sistema de saúde português é que o acesso aos cuidados de saúde é um dos piores da Europa».Portugal ainda não conseguiu resolver o seu problema de acesso e de tempo de espera de tratamento,o que tem graves implicações do sistema em prestar cuidados de saúde.

Esta é a realidade do nosso país,tanto dinheiro que tem vindo de Fundos Comunitários para investir e melhorar as nossas "perfomances" e os nossos "Rankings",mas ficamos sempre no pelotão de trás.Não foi isto que nos disseram quando integramos o Pacto de Estabilidade e Crescimento,esta decisão levar-nos-ia a fazer parte do pelotão da frente,é sempre a mesma "porcaria" do PS,ora com Guterres,ora com Sócrates!!!

Um doente na lista de espera,há 3 anos,para fazer uma cirurgia!!!

Anónimo disse...

Está a aquecer camaradas,está a aquecer.
espreitem os comentários ao post do dia 06 Novembro sobre a LUTA NO ENSINO SECUNDÁRIO.
AO QUE ESTA GENTE CHEGA!
IMAGINAÇÂO FÉRTIL NÃO LHES FALTA!

Anónimo disse...

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, denunciam a manobra antidemocrática dos membros do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão dos Assuntos Sociais da Assembleia EUROLAT, através da qual, recorrendo pela segunda vez a um expediente regulamentar, impediram a aprovação do documento final sobre a água que a maioria da referida Comissão votou favoravelmente.

O que o PPE quis impedir foi que, num documento da Assembleia EUROLAT, estivessem plasmadas conclusões que vão ao arrepio da linha de liberalização e privatização que a União Europeia pretende impor, interna e externamente, na política da água. O que pretende a política de direita da UE é apoiar as multinacionais europeias do sector que querem alargar a sua intervenção numa região tão rica nesse precioso recurso, como é a América Latina, e num contexto de crise internacional. Salienta-se do texto que a maioria da Comissão tinha acordado, as alterações apresentadas em nome dos deputados do PCP, nas quais se defende que:

- A água deve manter-se como bem público e elemento fundamental da soberania dos países, podendo a sua gestão ser partilhada através de acordos bilaterais ou multilaterais entre países;

- A água deve ser acessível a todos a "preços sociais e ambientais" justos, tendo especialmente em conta a situação específica de cada país, a garantia do abastecimento público das populações, os vários sistemas agrícolas existentes e o papel social desempenhado pela actividade agrícola;

- A apropriação privada da água dificulta o seu acesso pelas populações e conduz à degradação deste recurso essencial à vida, existindo cada vez mais excluídos da fruição de água de qualidade para alimentação, higiene e como recurso básico de produção;

- Todos os países europeus e da América Latina devem valorizar o serviço público de captação e abastecimento de água e promover o seu acesso universal;

- A importância de que se reveste o acesso aos recursos naturais, nomeadamente à água, à floresta, à terra e aos minérios, num contexto em que a agricultura e a silvicultura continuam a ser as principais fontes de rendimento e emprego para a maioria das pessoas mais pobres.

A água é um elemento fundamental de vida e isso não se coaduna com a sua apropriação por empresas privadas, como se tem provado pelas desastrosas experiências em alguns países da América Latina e da União Europeia.

Os deputados do PCP no PE assumem o compromisso de dar seguimento a esta batalha pela Água e pela garantia do seu acesso por todos, como um direito humano fundamental, no processo que decorrerá dos trabalhos da Assembleia EUROLAT.

Anónimo disse...

REFLEXÕES RETIRADAS DO TEXTO DE MIGUEL URBANO TAVARES SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA E INTERNACIONAL,DIGNAS DE PREOCUPAÇÃO E REALCE:

"Em condições muito adversas os trabalhadores portugueses têm resistido com coragem e firmeza à ofensiva desencadeada contra os seus direitos pelo governo do PS mais reccionário que o país suporta desde o derrubamento do fascismo".

"Em Portugal,como noutros paísas,as forças progressistas mais consequentes,sobretudo os COMUNISTAS,estão conscientes de que a globalização neoliberal,hegemonizada pelos EUA,encamimhou a humanidade para uma crise de dimensão planetária".

"A recuperação das bolsas e do dólar geram a ilusão de que tudo vai voltar rapidamente à normalidade,entendida esta como um reflorescimento do capitalismo sob um novo figurino.Tal convicção é enganadora.A economnia real nos EUA,no Japão e na União/Europeia vai continuar a afundar-se em proporções no momento imprevisíveis".

"Os depedimentos maciços em dezenas de gigantescas transnacionais da indústria automóvel e aeronáutica à ajuda estatal e o encerramento de milhares de empresas ligadas à construção e ao comércio funcionam como espelhos da gravidade e complexidade de uma crise de muita longa duração".

"Mas o fim do capitalismo não está eminente.Seria uma ingenuidade acreditar no seu rápido desaparecimento".

Revejo-me nesta análise e era bom que outros trabalhadores como eu,principalmente socialistas,se preocupassem com este governo que faz dos trabalhadores os "coveiros"da sua política,sem qualquer APELO NEM AGRAVO!...

Socialista de esquerda - Apoiante de Manuel Alegre - defensor de uma política de esquerda,que seja canalizada para as mais camadas mais desfavorecidos,e de combate ao desemprego e ás injustiças gritantes que se verificam na sociedade portuguesa.

POR UM NOVCO RUMO,POR UMA NOVA POLÍTICA,POR MUDANÇAS PROFUNDAS NO PS!!!

Anónimo disse...

CONSELHO DAS ESCOLAS ALERTA PARA «AMBIENTE DE TENSÃO»

O presidenbte do Conselho das Escolas alertou ontem para o ma-estar que se vive no ensino,em consequência do processo de avaliação de desempenho,sublinhando não ter memória de alguma vez se ter registado um tal «ambiente».

«Estou preocupado.Um dos factores promotores da aprendizagem é o clima que se vive e quando o clima é fortemente perturbado e boa parte do trabalho e das discussões se esgota na questão da avaliação é porque algo não está bem».
Em declarações à Lusa,o presidente deste órgão consultivo do Ministério da Educação(ME),que representa os conselhos executivos das escolas,considerou que o modelo de avaliação de desempenho definido pela tutela tem «alguma complexidade»,sendo excasso o tempo disponível para desenvolver todos os processos necessários.
«São estes os dois principais problemas e o diagnóstico é mais ou menos comum às escolas.É um processo que consome muito tempo»,criticou.
Segundo Álvaro Almeida dos Santos,«a grande maioria dos professores das escolas tem pedido a suspensão» deste mododelo de avaliação de desempenho,através de moções aprovadas em assembleias-gerais,havendo ainda «alguns órgãos directivos» de estabelecimentos de ensino que,formalmente,manifestaram a mesma pretensão.
Perante este cenário,o responsável defende que «é necessário chegar a um entendimento» e encontrar uma solução equilibrada» entre o ME e os sindicatos,uma vez que o actual clima de tensão pode pôr em causa o sucesso das aprendizagens.
«Sou professor há 25 anos e estou há dez como presidente do conselho executivo.Lembro-me de,há 17 ou 18 anos,ter havido um clima de muita tensão que teve a ver com questões ligadas à carreira docente,mas não com a dimensão actual.Com esta dimensão pública,não me lembro»,alertou.

Estão aqui alguns dos problemas graves que se passam na Escola Pública.O Sr.Vitalino Canas,porta-voz do PS,devia ter mais dignidade e seriedade nas afirmações que fez.Mas como ele não tem,e até admissível,porque pertence à Administração das empresas de trabalho temporário,que vá dar lições de moral ao Sócrates e à "cambada" de ministros que o rodeia.Tenham vergonha na cara e pirem-se de pressa,já metem nojo,seus sacanas!!!

Anónimo disse...

Boas camaradas,
O PS já tem lider para concorrer à Câmara, mas, tive hoje conhecimento no café do Fura que o Frederico de Monsul vai fazer parte dos 4 seguintes da lista do Lourenço.Afinal de contas o tipo tem valor.

Anónimo disse...

Sou solidário com a luta dos professores e alunos,nós é que somos a vitima desta política sem rumo e sem nexo.

Estou na luta e vamos até ás últimas consequências na defesa da Escola Pública.

Esta política não nos interessa e ou o governo muda as suas intenções de destruição das nossas escolas,ou a nossa luta com os professores vai continuar.Não aceitamos o estatuto que nos querem impor.

Disse,aluno da Escola Gonçalo Sampaio!

Anónimo disse...

Lanço para o átomo da Póvoa a seguinte pergunta?

Quem vão ser os candidatos do PS e do PSD à Assembleia Municipal?!

Quem souber que responda,estou a ver o blogue muito parado,é preciso movimento e acção das massas.

Bloguista irrequieto

Anónimo disse...

Ó Manel Alegre agora é que vais abandonar o barco?

Quando a democracia está em crise e não te identificas com esta política do Zé Sócrates,é que vais dar o salto?

Calma,a "bola de neve" está a crescer,é uma questão de mais algum tempo para isto se desmonorar,não estás a "topar" a dimensão da crise?...

Continua a desmascarar esta política sem rumo,aguenta por mais uns meses e se não der então lança um novo partido,que até se pode chamar Partido da Refundação Socialista ou Partido Alegrelista,este último nome parece-me mais adequado à situação do país,mas é mais uma questão de ética e de filosofia literária.O que interessa é a dimensão humana e a quem vai servir?!

Socialista com olhos abertos,mas o da esquerda com mais visão!

Anónimo disse...

Socialista de olhos bem abertos!

A questão da semântica,não é para mim o mais importante...

O que me interessa saber é se de facto Manuel Alegre está empenhado nesta luta sem tréguas contra José Sócrates e a sua política e se é capaz de mudar o rumo,de intensificar o seu discurso e alterar a correlação de forças que neste momento lhe é desfavorável na Assembleia da República e nos órgãos dirigentes nacionais.Espero que não adie,mais uma vez,a sua decisão de pôr fim a este PS,cujo namoro já passou por várias fases de eminente separação e divórcio,mas os interesses em causa obrigaram-no a recuar e a ceder.

Os tiques de arrogância e de política de direita são uma constante,ao longo destes anos, dos vários governos do PS e não são novidade para ninguém...

Espero que a reflexão que vai fazer,a partir de hoje,não seja mais um "bluff"...As suas críticas a José Sócrates têm sido positivas,mas é preciso que duma vez por todas clarifique a sua posição e assuma a ruptura ou não com o PS.Se não se revê nesta política e neste PS de José Sócrates,tem de ser muito claro e objectivo e não pode adiar por tempo indeterminado a sua decisão.Vou aguardar por essa reflexão para,juntamente com milhares de socialistas,também decidir o meu destino e futuro político!

Um socialista em reflexão e ponderação!!!

Anónimo disse...

O PS transformou-se numa máquina eleitoral e de trituração dos direitos dos trabalhadores e,o governo e os seus dirigentes, ainda têm a "lata" de vir falar numa maioria absoluta!...Isso é que era bom,só se os portugueses andarem com os olhos fechados e não perceberem absolutamente nada de política!!!

Sinceramente que não acredito numa coisa dessas e atrevo-me a dizer que a liberdade e a democracia estariam em risco se a ditadura da maioria PS continuasse a governar o país.

O partido identifica-se com as políticas do governo e dá-lhe toda a vassalagem e esta situação é muito complicada e pode trazer muitos amargos de boca aos portugueses(...)

Manuel Alegre,na sua síntese de avaliação política,faz exactamente esta crítica e naturalmente que é muito preocupante e merece uma ponderação atenta por parte do Presidente da República.Ele jurou fidelidade à Constituição da República e é o garante do regular funcionamento das Instituições Democráticas,portanto,não pode ficar quieto,tem de actuar e chamar à "pedra" o 1º.Ministro e o PS,para os travar nesta fúria de trituração contra os trabalhadores e o povo.

Sócrates está a atingir todos os limites da tolerância e da razoabilidade democrática e é necessário agir com firmeza contra os seus ímpetos antidemocráticos,ou seja,travar esta deriva perigosa e inademissível(...)

Um velho democrata preocupado com este governo do PS!!!

Anónimo disse...

IMINENTE BANCARROTA AMBIENTAL

A pegada ecológica do Homem está a aumentar com o consequente hipotecar do futuro do planeta.Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF)-sigla em inglês)"as alterações climáticas em resultado da pressão humana ocorrem com maior rapidez e gravidade do que se previa".

O agravar das alterações climáticas terá sérias consequências sobre o território português,sendo que a subida dos oceanos é um dos sinais preocupantes.O WWF prevê que o nível do mar irá subir o dobro dos 59 centímetros,até agora previstos pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas(PIAC),organismo das Nações Unidas.

O agravar do risco de inundações é outro dos sinais de alerta perante fortes concentrações de chuvas em áreas restritas.Prevista está também uma maior ocorrência de ondas de calor e o perigo de extinção de espécies.

Tina Tin,autora do último relatório do WWF,defende mais ambição da UE no combate à poluição.E os mais recentes dados obtidos pelos peritos classificam de "antiquado" o relatório do PIAC.

PEGADA ECOLÓGICA

Cálculo que mede a área de terra e água que uma população necessita para produzir os recursos que consome e para absorver os desperdícios,segundo a tecnologia à disposição seja,ou não,amiga do ambiente.Actualmente a Pegada Ecológica é de 39% superior à capacidade de regeneração do Planeta.Em 2002 era de 20%.

Cada português possui uma exigência da biosfera(pegada ecológica)de 4,5 hectares,repartidos pelas seguintes áreas:

1,6 hectares:Necessidades de alimentação

0,8 ha:Mobilidade e transporte

0,6 ha:Habitação

1,5 ha:Bens de consumo e serviços

ESPERANÇA DE VIDA DE PESSOAS E INFRA-ESTRUTURAS

Caminho-de-ferro:50 a 150 anos

Edifício:50 a 100 anos

Homem:32 a 82 anos(Médias por país)

Ponte:30 a 75 anos

Auto-estrada:30 a 50 anos

Central Nuclear:40 anos

Carro:9 anos(Média nos EUA)

ESPAÇO BIOLÓGICO PRODUTIVO

No planeta o espaço biológico produtivo para cada habitante é de 1,8 hectares.Hoje,cada pessoa precisa de 2,2 hectares.

Se cada habitante da terra tivesse as necessidades de cada português seria necessário 2,5 vezes o planeta Terra.

TEMA DA SEMANA - CORREIO DA MANHÃ

Anónimo disse...

CRISE: Um ponto G para estimular a economia

G isto,G aquilo,G4,G7-mais 1,G8,G20,G77...G ponto,mas de interrogação.O que são?Para que servem? À letra,são uma resposta a um G maior,do tamanho do Mundo:o da globalização.Mas,se assim é,por que razão todos esses "gês" não são suficientes para travar o crescimento de um C - de crise - que tem vindo comodamente a instalar-se em todos os continentes?

Jorge Pinto - JN

Anónimo disse...

OPINIÃO

As faces da "nacionalização"!

O mais caricato da operação BPN foi verificar que o País não dispunha de regime legal para fazer nacionalizações.Podem o CDS e o PSD deixar de usar as poses quixotecas contra os moinhos de vento constitucionais e abandonar de vez velhos álibis porque em Portugal - apesar da "esconjurada" Constituiçao - existe um lei-quadro das privatizações mas não existia uma outra para as nacionalizações.

Mas uma coisa é a reintrodução deste quadro legal,outra bem distinta é a socialização do buraco do BPN,banco com menos de 2%da actividade financeira e desde sempre rodeado de uma auréola de "dúvidas" de gestão.Ao contrário do que se diz,não é esta nacionalização que vem salvar depósitos e depositantes já que todos os portugueses têm os seus garantidos.Também não salva os postos de trabalho do grupo a que o BPN pertence porque no banco estava menos de um terço dos seus trabalhadores e só a nacionalização do grupo(designadamente da actividade seguradora)os podia salvaguardar.

A responsabilidade do Governo que reforça a sua posição no BPN com 500 milhões das reformas dos portugueses,que "ordena"à CGD e ao Banco de Portugal a concessão de mais de 400 milhões em crédito - apesar de há muito já conhecer a situação do banco -,não pode ser escondida sob a capa da "nacionalização".Para além da tradicional (in)acção do Banco de Portugal,que aqui aparece em tom de permissividade,o Governo assume assim a protecção política de uma instituição sem regras nem princípios e defende interesses de gestores e accionistas que tinham a obrigação de saber o que se passava ou podem mesmo,em alguns casos,ter suportado a gestão do BPN.

Se,como anda a dizer o Governo,não há dinheiro para reformas dignas nem para valorizar os salários,se se fecham urgências,escolas e serviços públicos e se mantém o garrote nas famílias e nas pequenas empresas,não se pode aceitar que haja milhões aos trambolhões para a banca e para tapar os buracos do BPN.

honorio.novo@sapo.pt

Anónimo disse...

OS COMENTÁRIOS A DAR FORÇA A MANUEL ALEGRE SÃO DE COMUNISTAS QUE QUEREM RETIRAR PROVEITOS DAS ATOARDAS DESSE SENHOR QUE DEVERIA ESTAR COM O LIDER. NÃO VEJO ESSES COMUNAS DE MERDA A ATIRAR PEDRADAS AO BATISTA. E SABEM PORQUÊ? PORQUE O BATISTA DEU EMPREGO NA CÂMARA AO DR. CELSO, QUE FOI CANDIDATO DA CDU EM 2005... ESTES MENINOS GOSTAM DE ATIRAR PADRADAS AOS OUTROS MAS, AFINAL, TÊM TELHADOS DE VIDRO...

Anónimo disse...

Ó BURRO
O DR CELSO É ARQUEOLOGO E TRABALHA EM REGIME DE AVENÇA;NÂO SÒ PARA A CMPL BEM COMO PARA OUTRAS DESTE PAÍS.
FOI CONTRATADO DEPOIS DAS ELEIÇÕES PORQUE A CAMARA ASSIM O ENTENDEU!
NÃO HÁ PROMESSAS DE TACHOS COMO VOCÊS "SOCIALISTAS" FIZERAM AO PESSOAL DE BRAGA QUE INUNDOU OS SERVIÇOS CAMARARIOS LOGO APÒS TEREM SIDO PODER
OUVISTE Ó CAVALGADURA

Anónimo disse...

OS SENHORES CELSO FERREIRA, MANUEL SOUSA, PAULO FREITAS, JOSÉ BENTO DA SILVA, MANUEL CARDOSO E OUTROS TEM QUALIDADE PARA CONTRIBUIR PARA UM CONCELHO MELHOR E MAIS DESENVOLVIDO. POR ISSO, COLABORAM COM A CÂMARA MUNICIPAL.

FELIZMENTE MANUEL BAPTISTA, TEM ESTADO ACIMA DA "PARTIDARITE"... UMA POSTURA QUE TEM APOIO UNANIME DENTRO DO PSD.


Observador do Pilar

Anónimo disse...

Ó ANÓNIMO DA CABEÇA-DE-ABÓBORA,DAS 11:30 HORAS!

Deves ser um PS do tacho e da boa vida e o teu estado mental não deve andar bem.És um autista como o teu chefe Sócrates,arrogante,malcriado,prepotente e não estás nada preocupado com a política de direita que está a levar o povo português para o abismo.

Portanto és um PS sem sensibilidade e que não queres que o teu Chefe seja molestado e criticado por Manuel Alegre,que ainda hoje disse que não se revê neste PS com o teu Chefe a liderar e a governar.

Eu felizmente estou de acordo com ele,apoiei-o no último Congresso,votei nele para presidente da República,e estou completamente solidário com o seu discurso de confronto com José Sócrates.

Mas não venhas com essas "cassetes" contra os comunistas,o problema é interno e são os socialistas como eu e outros que temos que decidir se o PS deve continuar a ser liderado e governado por ele,esta política não me interessa e os seus tiques de arrogância e de prepotência contra os mais fracos,revoltam-me,socialista de algibeira.

O que me preocupa neste momento é o país e a prática política que o teu Chefe está a desenvolver contra os trabalhadores,gostas-tes do Código do Trabalho,meu sacana,eu não,porque também vou ser preejudicado e estou preocupado com o meu futuro.

Quanto à política local queres um conselho,o Dr.Lourenço vai levar uma "banhada" daquelas de fazer rir porque não tem gente com perfil e capacidade para o acompanhar e se estás à espera de algum "tacho" perde as ilusões até 2013,é melhor emigrares daqui para fora.

Só fazem falta aqueles que cá estão e tú,se não estás bem,tens um caminho a seguir vai-te...

Um socialista em reflexão e ponderação!

Anónimo disse...

ÁNÓNIMO CABEÇA-DE-PAU DAS 11:30 HORAS!
Foi devido esse autismo,a essa "treta" que o PS local teve aquele resultado vergonhoso nas últimas eleições.

Tú também és daqueles que pensavam que os povoenses andavam a dormir,mas enganaste-te,não era tudo vosso e os cálculos sairam-vos furados.

Já vi que de política não percerbes nada,sabes onde o PS levou a "banhada",foi na zona urbana da Póvoa,onde há gente que sabe discernir e apreciar o trabalho que é feito com honestidade,transparência e ética.O PS descambou e os seus líderes mediram muito mal a situação,não foram estrategas e não tiveram argumentos para convencer o povo.

O Dr.Lourenço também fez parte dessa equipa e não saiu muito bem na "fotografia" da derrota,por mais que vocês se esforçem por dizer o contrário.É um político muito controverso e as suas atitudes e tiques de arrogância são parecidos com o seu Chefe e por isso os povoenses conhecem-no muitíssimo bem e as sondagens não lhe são favoráveis.Nem com a benção de Deus e do Padre Luís vai ganhar,já está desgastado há muito tempo e nem com um novo discurso recauchutado vai ter êxito.

Se querias saber qual é a minha opinião,como socialista que preza a liberdade e a democracia,aqui a tens.Não sou "lacaio" do Dr.Lourenço,do Luís Noronha,do Frederico,do César Matos e de tantos outros que neste momento se estão a afastar para não serem coniventes com a mais que provável derrota do PS.Nem o dinheiro do Ferreira Martins e de outros interessados,vos vai safar.

Sou um socialista sério que já não se revê nesta "cambada" de oportunistas e hipócritas que querem o poder para gáudio dos seus interesses.Custa-me muito dizer isto,mas é a verdade!

Militante do PS - VILA

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA:

Resultados de uma sondagem encomendada pelo PSD e Manuel Batista:

CÂMARA MUNICIPAL

Universo de votantes: 1013 pessoas

PSD-Manuel Batista - 58%

PS-Dr.Lourenço - 28%

CDU - 8%

CDS/PP - 6%

Percentagem de abstenções: 32%

Mais uma confirmação da derrota mais que provável do PS e da provável subida da CDU e CDS/PP.

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA (MAIS ÚLTIMA AINDA):

Resultados de uma sondagem encomendada pelo PSD e Manuel Batista:

CÂMARA MUNICIPAL

Universo de votantes: 1014 pessoas

PSD-Manuel Batista - 61%

PS-Dr.Lourenço - 26%

CDU - 10%

CDS/PP - 4%

Percentagem de abstenções: 32%

Mais uma confirmação da derrota mais que provável do PS e da provável subida da CDU.

Anónimo disse...

Já repararam que segundo essas sondagens, a CDU tem quase metade da percentagem do PS?
Estamos no bom caminho, camaradas.

Anónimo disse...

"Não acredito!

O Presidente da Associação de Estudantes da escola Secundária é da Juventude Comunista e o meu filho votou nele?"

"Por falta de tempo só agora pude ver um comentário a este meu desabafo.
Este comentário foi deturpado completamente por alguém mal educado, arrogante e também bruxo. (consegue adivinhar os pensamentos dos outros…)
Na verdade o meu filho tem 13 anos, anda no 8º ano e é normal que peça conselhos aos seus pais para tomar algumas decisões. Na altura das eleições para Associação de Estudantes perguntou-me o que era uma A. .E, Para que servia… etc, etc. E em quem achava que devia votar…
Eu respondi-lhe que não sabia, não conhecia nada da escola mas que estava uma grande faixa alaranjada á entrada da escola de uma das listas e como essa é a par da azul a cor preferida da nossa família seria nessa que poderia votar. Afinal aquela cor alaranjada era na realidade um vermelhão. Daí o “Não acredito” que ao mesmo tempo deu aqui em casa para nos divertirmos um pouco com a situação.
Eu sei que os comunistas não comem criancinhas e em democracia (não a de cuba, ex-URRS, Coreia do Norte ou China onde só é ou era autorizado um partido politico) a liberdade de opinião é um bem que não tem preço.
Agora a verdade é que vocês comunistas têm um ódio visceral ao PSD e jamais votam ou votariam numa pessoa que se identificasse com o meu partido. Então porque razão eu ou o meu filho não podemos fazer o mesmo!
Por isso meu caro, o seu comentário demonstra quanta imbecilidade rola por essas cabeças mal pensantes e de uma arrogância inimaginável…
Os comentários posteriores do novel presidente da AE que ainda agora foi eleito e já anda metido em polémicas que pouco interessam aos alunos da escola vieram-me dar razão. Tem um discurso muito politizado, pouco coerente e agora que já foi eleito não engana ninguém. Serviu-se do laranja para atingir os seus objectivos e aquelas frases à “Che Guevara” tenho a certeza, não representam as ideias e os sentimentos dos alunos daquela escola.
Diz ter 18 anos…essa não será já a idade de um jovem universitário?"

Que belo texto. Assino por baixo tudo quanto esta senhora diz.

Anónimo disse...

Esta sondagem baseada em factores sociológicos muito apertados,demonstra que a opinião de um grande universo de povoenses que foram consultados sobre a sua opinião de voto,dão claramente a vitória ao PSD e Manuel Batista e,pela primeira vez,a CDU está num patamar alto para eleger um vereador e alguns deputados municipais,o que seria uma grande vitória para os comunistas e uma grande derrota para os socialistas que se fingem de esquerda,mas são da direita mais consequente com o grande capital.Os Povoenses começam a perder os medos,os receios e os preconceitos e já não acreditam nas campanhas de suja política.Hoje conhecem melhor os comunistas e sabem que podem esperar deles o máximo empenhamento no desempenho das funções que lhe forem confiadas.

O Concelho e os povoenses só vão ganhar se esta percentagem se mantiver até ao dia das eleições.Acreditamos que é possível,o PS já não engana ninguém e está desmantelado e partido ao meio,já não tem argumentos para criticar e defender as suas propostas políticas.

Porreiro pá,assim vale a pena lutar!

Anónimo disse...

Ó minha senhora cuidado com o seu discurso e tenha postura naquilo que diz.A democracia agradece e não seja malcriada.Essa de vomitar ódio contra os comunistas não lhe fica bem e é uma demonstração de arrogância e de autismo puro.Cuidado com essa de dizer que os comunistas têm um ódio visceral contra o PSD,o nosso caldo de cultura democrática não tem no seu vocabulário esse discurso tão odioso como aquele que a senhora fez.Nós não tratamos os nossos adversários com essa violência verbal,peço-lhe contenção nas suas palavras e não venha com o habitual discurso anticomunista para despistar o Zé povinho,OK!

Quanto ao jovem que foi eleito é porque mereceu a confiança dos seus colegas e sobre isso não digo nada.Foi um acto democrático e os alunos decidiram em consciência,sem olharem aos tabus,como lhe disse,anticomunistas.

Minha senhora,por amor de Deus vá dar música lá para as bandas do seu partido e respeite os outros.Só lhe fica bem.

Simpatizante do PCP

Anónimo disse...

«Que belo texto. Assino por baixo tudo quanto esta senhora diz.»

E LEVAS AS MESMAS RESPOSTAS
APESAR DE SER UMA PERDA DE TEMPO
1º-
Pedro Vale disse...
=)...sim minha senhora é a idade de um jovem universitario, mas por causa de um exame nacional nao consegui entrar na faculdade( o que nao lhe diz respeito)...quanto ao odio ao PSD..pergunte aos membros da JSD se o pedido para a parceria com a associaçao de estudantes foi reprovado...pergunte se alguma vez faltamos ao respeito a alguem nesta camara municipal que tem dado voz aos estudantes municipais...quanto as cores dos panos...isto realmente qualquer coisa serve para deitar abaixo...as cores provam que nao estou na associaçao de estudantes para levar o COMUNISMO para dentro da escola, pois a senhora em vez de vir para aqui mandar bitaites devia interirar-se do que realmente se passa, pois a nossa associaçao nao tem so comunistas... ja viu que sorte???=)...e que nos comemos as pessoas sabe!=)...realmente com essa mentalidadezinha nao sei como consegue dar conselhos seja a quem for, mas olhe faço-lhe uma proposta, va ate a nossa escola e estude o historico de associaçoes de estudantes e veja qual e que foi a que trouxe mais vantagens aos estudantes...secalhar vai ficar admirada, porque afinal o jovem "pobre comunista".."ditador".."coitadinho"...etc, etc, juntamente com um grupo de amigos nao comunistas consegui finalmente mostrar a vila da povoa de lanhoso o que realemente uma associaçao de estudantes.isto realemente so me da riso, onde ja se viu uma senhora cheia de etica e moral julgar as pessoas sem as conhecer??=) isto realemnte e muito ironico sem duvida.mas pronto, é a sua opiniao no meio de muitas, é pena e que nao saiba do que realmente se passa, mas no entanto falar a sorte tambem nao faz mal a ninguem=)..nao ha-de ser nada minha senhora, sabe porque? porqeu tenho um ano pela frente para lhe calar esses comentariozinhos despropositados, e nao com comentarios aquei neste blgo, mas sim com um ano de trabalho em funçao daqueles que estao ao meu lado... que sao os estudantes...outra coisa, esta a ver como as cores enganam??=)...tanto preconceito minha senhora faz mal...se os panos fossem vermelhos, muito provavelmente o seu filho nao votava( a seu mando)....muita democracia nao haja duvida=)...para a senhora ficar ainda mais dentro do assunto, na nossa associaçao de ano passado, uma das caras mais importantes era filha de uma das caras mais conhecidas do PSD aqui na povoa de lanhoso, e olhe que nao lhe aocnteceu nada de mal, nao a mordemos nem nada do genero, alias, JUNTOS, SABEMOS SEPARAR OS PARTIDOS DENTRO DE UMA ASSOCIAÇAO DE ESTUDANTES, E, POR ISSO SOMOS AQUILO QUE SOMOS HOJE...quanto á liberdade de expressao que a senhora fala, de facto ela e muito bonita, logo, experimente deixar o seu filho votar em quem quiser;)

COM GRANDE ESTIMA;)

Pedro Vale

16 de Novembro de 2008 16:26

2º-
ANÓNIMO COMO VOCÊ disse...
Não, o seu comentário não foi deturpado
Verifica-se por este comentário que fez, a continuidade da sua tacanhez
Continua a usar, o anticomunismo do mais primário que existe, entre outros argumentos estupidificados como o da questão das cores e o da idade para defender a sua posição
“Diz ter 18 anos…essa não será já a idade de um jovem universitário?”
O seu filho tem 13 e está no 8º com 17/18 anos estará no 12º(se não tiver reprovado) não acha normal?
Por isso, o seu comentário e o da mãe preocupada com os “Comunistas Ateus” que frequentam ou frequentaram os escuteiros (provavelmente será a mesma pessoa)” demonstra quanta imbecilidade rola por essas cabeças mal pensantes e de uma arrogância inimaginável”
Pode bem continuar a vir para aqui com verborreias desnecessárias porque existe sempre gente pronta a dar-lhe respostas como a que o Pedro acabou de lhe dar
E mais, não existe ódio visceral por ninguém ligado ou simpatizante de outros partidos, o que existe sim são condenações públicas de más políticas e de actos nada dignificantes em democracia, como o seu e o da “tal” mãe preocupada com a “intromissão” de comunistas em associações, quer sejam elas de carácter cultural, desportivo ou religioso.

16 de Novembro de 2008 17:01