sexta-feira, 27 de março de 2009

ALUNOS EM LUTA


Os estudantes do ensino básico e secundário saíram, anteontem, à rua, em mais uma grande demonstração de força e de unidade, contra as políticas educativas do Executivo PS. «O Governo, em vez de ouvir os estudantes, tentou enganá-los através de um despacho do Ministério da Educação», acusam, em nota de imprensa, as associações de estudantes de todo o País. Entre as principais reivindicações dos alunos está a «imediata aplicação da lei da educação sexual nas escolas», o «fim dos exames nacionais» e «melhores condições materiais e humanas nas escolas». Por outro lado, os estudantes estão contra a privatização do ensino, que já se faz sentir em alguns serviços como papelarias, bares, refeitórios ou campos desportivos. «Este Governo anuncia planos tecnológicos que vão trazer quadros interactivos e computadores em todas as escolas, promete investimentos enormes na construção de escolas, mas a verdade é que se mantém o sobrelotamento de turmas, escolas sem funcionários, sem aquecimento, escolas provisórias há dezenas de anos, escolas sem pavilhões, sem cadeiras e mesas», denunciam os alunos.No Porto, os estudantes assinalaram o dia a lutar pelos seus direitos, com uma manifestação que foi desde a Avenida dos Aliados até à Direcção Regional de Educação do Norte. Em Aveiro, os estudantes da E.S. Jaime Magalhães Lima, para além de uma concentração em frente aos portões da escola, iniciaram uma recolha de assinaturas exigindo, entre outros problemas, que «a cantina deixe de ser privatizada». Em luta estiveram ainda as escolas secundárias de Póvoa de Lanhoso, Esmoriz, Vagos, Adolfo Portela, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Albergaria-a-Velha, Anadia, Doutor Serafim Leite e Doutor Manuel Laranjeira.Em Almada, Barreiro, Seixal e Sesimbra, os alunos manifestaram-se pelo fim dos exames nacionais e do Estatuto do Aluno.

2 comentários:

Anónimo disse...

Depois de mais um dia nacional de luta dos estudantes chega a hora de fazer o rescaldo... com uma adesao muito boa por parte dos alunos da escola secundaria, mas que apesar de tudo, este dia levanta ainda mais uma questa ESCOLA EB 2,3 PROF GONÇALO SAMPAIO...pois e, mais uma vez os alunos daquela escola, foram "proibidos" de fazerem greve, o que mais uma vez reflecte a verdadeira democracia de certa gente que por ca anda...contudo, desta vez sera diferente, pois esta na altura de dizer BASTA....Esta semana ainda, seguirá um requerimento para a Assembleia da Republica, a denunciar a infracçao cometida pelos representantes da EB 2,3...o que por seguinte, podera levar o caso para as malhas judiciais, ao abrigo da lei da greve!
Sempre alertamos para o momento de agir...e esse momento chegou!

COM OS ESTUDANTES...COM A LUTA
POR UMA ESCOLA PUBLICA, DEMOCRATICA,GRATUITA E DE QUALIDADE!

Anónimo disse...

Este é o ano em que temos a melhor "arma" na mão! Vamos usa-la, enquanto é possível! Para que no futuro não seja precisa tanta contestação nas ruas! Votêmos e votêmos em partidos de esquerda! Mas de verdadeira esquerda!