terça-feira, 3 de março de 2009

Trocar as voltas a todos aqueles que querem os portugueses resignados


Chegaram ao fim os trabalhos do Encontro Nacional do nosso Partido sobre as eleições de 2009.
Estamos convictos de que as orientações contidas na sua Declaração correspondem inteiramente aos interesses fundamentais e às aspirações mais profundas dos trabalhadores e da população laboriosa do nosso país, dos pequenos e médios agricultores, intelectuais, quadros técnicos, micro, pequenos e médios comerciantes e industriais, dos reformados, das mulheres, dos jovens, dos deficientes, de todos os que sofrem as consequências da política de direita ao serviço do grande capital e dos grandes interesses e as mais variadas formas de injustiça, exploração e opressão.
O ambiente que se respirou foi um ambiente de confiança.
Confiança nas nossas forças.
Confiança na capacidade de realização, intervenção e mobilização do nosso Partido e dos nossos aliados de Coligação.
Confiança na vitalidade e actualidade do projecto de unidade e convergência democrática que é a CDU.
Confiança na possibilidade de abrir caminho a uma nova política com a luta e o voto dos trabalhadores e do nosso povo.
Grande confiança que não subestima o quadro de grande exigência em que vamos travar as batalhas eleitorais que se avizinham para o Parlamento Europeu, Assembleia da República e para as Autarquias, particularmente com a singular circunstância de se realizarem as três eleições num curto espaço de quatro meses.


40 comentários:

Anónimo disse...

Depois do Congresso do PS deste fim-de-semana que passou, haja o primeiro que me venha dizer que o PS pertence à família dos partidos democráticos.
Entre moções que são apresentadas e para as quais ninguém pode dar sugestões de alteração, a ausência de discussão de moções, apagões com futebóis à mistura, delegados a falar para uma sala vazia, Almeida Santos a despachar delegados inscritos para falar e que desaparecem na hora de subir à tribuna, candidatos a cabeças de lista designados pelo líder, tudo, tudo no bom espírito democrático do maior partido da esquerda democrática.
Belo filme.

Anónimo disse...

O Diário Económico, na sua edição de ontem, tendo por base um Relatório da OCDE informavou que “os trabalhadores vão receber uma reforma igual a metade da último salário por causa das mudanças da Segurança Social”. E que os “trabalhadores portugueses vão ter, em média uma das pensões mais baixas do conjunto dos 30 países mais desenvolvidos do mundo”.
Pela manhã, no Rádio Clube, Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social veio desmentir a notícia e fornecer um conjunto de elementos técnicos nada perceptíveis para o comum dos mortais.
Não sou um especialista nesta área e não estou em condições de poder contestar, quer a OCDE; quer o Secretário de Estado mas parece-me que não bate a bota com a perdigota.
Então o ilustre socialista Ferro Rodrigues não é o Embaixador de Portugal junto da OCDE?
É impensável que o Embaixador português não defenda o seu País, perdão, o seu Partido na OCDE em tão importante organismo internacional.
Das duas uma: Ou Ferro Rodrigues está desatento, em Paris, ou o Secretário de Estado se enganou na leitura técnica do Relatório.
Em que é que ficamos?

Anónimo disse...

O Primeiro-ministro apresentou, hoje, em 2ª. edição, mais 200 medidas inseridas no SIMPLEX. Em 2006 tinha apresentado 336 medidas. Fazendo as contas passamos a ter 536 medidas simplificadoras.


Curiosamente, o "Nós por cá", da SIC, revelou que um cidadão com 7 anos de idade (nasceu em 2001) foi intimado a pagar à administração fiscal uma dívida de 1999.
Resumindo: Em 1999, a administração fiscal previu que um futuro cidadão não cumpridor iria nascer em 2001 e, nesta ânsia de arranjar dinheiro (que faz falta), em 2009 toca de enviar uma cartinha. Vamos simplexar a dívida
O pai do cidadão não cumpridor foi ao Serviço mas complexaram-lhe a vida. Não conseguiu que a funcionária resolvesse o assunto. O cidadão de 7 anos, para não simplexar, continuava em dívida. Em lugar de ver a situação do filho simplexada foi obrigado a bater a outra porta.
Não seria melhor levar certos funcionários a fazerem um curso, nas novas oportunidades, sobre "a vida de simplexar a vida ao cidadão" ?

Anónimo disse...

CANDIDATOS AO PARLAMENTO EUROPEU

Começa a ser curioso o nome dos líderes de diferentes partidos ao Parlamento Europeu.
Vejamos:

Pelo PS - VITAL MOREIRA; ex-militante do Partido Comunista Português.
Pelo BE - MIGUEL PORTAS; ex-militante do Partido Comunista Português.
Pelo PCP - ILDA FIGUEIREDO; militante do Partido Comunista Português.

Se esta "linha" faz lei, pode ser que os candidatos do PSD e CDS tenham sido ex-militantes do PCP.
A verificar-se o pleno, só vem dar razão quando se diz que o PCP vê longe .

Anónimo disse...

Só falta a Zita Seabra pelo PSD e pelo CDS não conheço nenhum...

Anónimo disse...

Já tocou a finados. Este blog morreu. O único que se mantém activo é o Castelo porque nunca fugiu daquilo que se comprometeu. O Avante perdeu o interesse a partir do momento em que começou a censura...

Anónimo disse...

Meus Amigos,

A entrevista, hoje, de Mário Soares
ao programa "Cartas na Mesa", da TVI, veio comprovar ao país três coisas, a saber:

1. O homem está completamente "gá-gá", não sabe o que diz e devia ser
proíbido pelos médicos de expressar
a sua opinião em público.

2. Definitivamente, incluíndo para os seus históricos e fundadores, a sigla PS deixou de significar Partido Socialista para passar a designar Partido de Sócrates, tal é o "endeusamento" do líder e a dependência que, todos demonstram, dele terem.

3. Que os congressos partidários, afinal, não de destinam ao debate interno e à discussão de projectos
mas sim, como ele o afirmou, para iniciar a campanha eleitoral!

Se, a tudo isto, juntarmos a feroz crítica à comunicação social e aos
restantes partidos do arco político nacional, a entrevista do "senhor" só veio dar a entender
que, para ele, o país se resume aos tais "socialistas" e que o PS não é mais do que a Acção Nacional Popular desta "democracia"...

Que mais nos será dado ver?

Um abraço,

Carlos Sousa Dias

Anónimo disse...

O be espalhou pelas ruas um cartaz que afirma que quem tem lucros não pode despedir. Curiosa mensagem subliminar: quem não tem lucros pode despedir à vontade!

E nem Francisco Van Zeller, o patrão dos patrões, disse melhor: "Despedir quando há lucros é vergonhoso".

E aí está como a originalidade do BE presta um relevante serviço à CIP.

Anónimo disse...

A Direcção do Sport Clube Maria da Fonte deveria por os olhos no Vítor Martins, um jovem de 19 anos, que conheço e que arrancou algo que o clube já deveria ter feito: uma "montra" acessível a todos do interior do clube. Ficou-me na retina as listas de atletas das equipas no trabalho do Vítor, em todas as camadas etárias.
Como exemplo, darei o "alheamento" da principal colectividade desportivo do concelho, em relação ao facto do «jornal Maria da Fonte»
e do «Terras de Lanhoso», NÃO NOTICIAREM UM ÚNICO RESULTADO DO FUTEBOL JOVEM DA PÓVOA DE LANHOSO!

Assim, como podem jovens como o Vítor Martins, sentirem-se motivados para a prática desportivo, se muito do seu esforço fica na penumbra?

Parabéns Vítor. O teu trabalho vai ser aproveitado.

(WWW.MARIADAFONTE.PT.VU)

Anónimo disse...

«Festival de Teatro de Amadores encerra em Festa

Sessão teve a presença do actor Ruy de Carvalho, um dos vencedores

Terminou em festa o V Festival Nacional de Teatro de Amadores da Póvoa de Lanhoso, na noite de 28 de Fevereiro, no Theatro Club: festa do Teatro Amador e dos premiados, festa por receber na Póvoa de Lanhoso Ruy de Carvalho, que apadrinha o certame, e festa de aniversário do próprio actor, que apagou, já depois da meia noite, 82 velas e recebeu de presente das mãos do Presidente da Câmara Municipal o seu monograma em bordado de filigrana.

De forma inegável, a noite ficou marcada pela figura do grande mestre do Teatro e da Cultura, Ruy de Carvalho, cuja simplicidade, humildade, talento e tamanho coração tocaram a todos os presentes. O actor entregou o galardão com o seu nome, novidade desta edição. “Não calculam como estou honrado por ter um prémio com o meu nome. Realmente, chegar à minha idade, 82 anos, e receber um prémio destes é uma grande honra para mim e muito belo para mim e ficar a ser todos os anos dado um prémio com o meu nome, pelo menos quando eu partir, fica cá qualquer coisa e fica, sobretudo, o amor que eu tenho pela minha profissão e pelo meu país”, referiu Ruy de Carvalho, que também foi agraciado com o Prémio Prestígio Personalidade 2009.

No capítulo da competição, recorde-se que ao longo de cinco fins de semana, uma dezena de grupos de todo o país subiu ao palco do Theatro Club, com os seus trabalhos. Segundo o Presidente da Câmara, a aposta nesta organização, em colaboração com a ANTA (Associação Nacional de Teatro de Amadores), contribui para a defesa da Cultura e da Tradição Locais: “A Póvoa de Lanhoso tem um sonho, o de ser Vila das Artes. De ser um palco para a representação, para a arte da filigrana, do folclore, da escrita, da música popular e de todas as artes que ajudem a desenvolver este concelho e o seu Povo. Estamos a trabalhar para atingirmos esse objectivo e o aumento da qualidade deste Festival é uma motivação adicional”, referiu.

A sessão de encerramento começou com a apresentação da peça “As Guitarras de Alcácer Quibir” de Horácio Manuel, extra-concurso, pelo Teatro Artimanha de Pinhal Novo. O grupo foi o vencedor do Prémio de Melhor Cenografia em 2008. “Hoje estamos aqui para uma grande festa: uma grande festa do teatro e uma festa da amizade e da união. É esta união dos grupos da ANTA que nos faz percorrer vários quilómetros e que nos faz trazer aqui boas peças de teatro”, referiu João Gomes daquela Associação.

Tendo como novidade a criação dos Prémios Ruy de Carvalho e Prémio Prestígio Personalidade, o Júri do V Festival Nacional de Teatro de Amadores, composto por Carla Oliveira, José Igreja e Fernando Soares, deliberou atribuir os seguintes galardões:

Prémio Ruy de Carvalho para Melhor Espectáculo
Teatro Meia Via - Felizmente Há Luar

Prémio Prestígio Personalidade 2009
Ruy de Carvalho

Encenação
Manuel Ramos Costa/Contacto Água Corrente - Auto da Alma

Interpretação Feminina
Rute Lourenço/Companhia de Teatro Poucaterra - O Solário

Interpretação Masculina
Carlos Maia/Teatro Meia Via - Felizmente Há Luar

Desenho de Luz
Teatro Infantil de Braga - O Velho Mágico

Cenografia
Teatro Infantil de Braga - O Velho Mágico

Guarda-Roupa
Contacto Água Corrente - Auto da Alma

Menções Honrosas

Interpretação Feminina:
Elvira Oliveira - Yerma - Teatro Ensaio Raul Brandão

Adriana Carmesim - O Vizinho Toca Sempre 2 vezes - Cale Estúdio Teatro

Encenação:
Elsa Vieira - Felizmente Há Luar - Teatro Meia Via

Melhor Espectáculo:
Auto da Alma - Contacto Água Corrente»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Caro Conterraneo, não podia deixar de lhe responder ao seu comentário, onde diz o seguinte:

"O homem está completamente "gá-gá", não sabe o que diz e devia ser
proíbido pelos médicos de expressar
a sua opinião em público."

Em primeiro lugar estou a fazer esta observação porque sou fâ de Mário Soares.
Em segundo parece que, você é infliz naquilo que diz! Então se o Homem nada diz porque é que, prefere dizer que;

"A entrevista, hoje, de Mário Soares ao programa "Cartas na Mesa", da TVI, veio comprovar ao país três coisas, a saber:

Afinal M. S. disse algo que você não sabia?!...

Era só, um abraço a partir de Zürich.

Anónimo disse...

Vitória dos Corruptos

A luta contra a corrupção tem reflexos eleitorais?
As pessoas mudam o sentido de voto quando têm a certeza de que a sua escolha política está imersa em práticas duvidosas(ou mesmo se já não oferece dúvidas algumas)?Julgo que não.

Os portugueses gostam de condenar a corrupção em voz alta mas poucos extraem daí consequências políticas.
Á partida,quase todos os corruptos notórios são favoritos em eleições locais - e o fenómeno,tudo o indica,está prestes a ganhar estatuto nacional.

Por isso,quando este jornal,por exemplo,divulga os despautérios que ocorrem há décadas em Braga,as suspeitas sobre o Freeport,o caso dos sobreiros ou o negócio dos submarinos,abundam os aplausos mas escasseiam os efeitos.E tudo tende a ficar como dantes.
(Carlos Abreu Amorim - Professor Universitário - Correio
da Manhã

Anónimo disse...

Sabiam que o lourenço andou quase ao cachaço com o seu menino de ouro " lata" de nome Frederico ???
Motivo : recusa de o levar na lista.

Anónimo disse...

Dr. TINOCO DE FARIA vs Dr.ª TERESA PALMEIRA.


Em relação ao questão do período de carência do pedido de emprestimo, a Democracia e a Comunicação Social tiveram de assistir em 30 minutos a mais um dos "MOMENTOS NEGROS" da Assembleia Municipal. Digno de ditaduras terceiro-mundistas!


19.40 "A Sr.ª foi conivente com isto", Tinoco de Faria para a Dr.ª Teresa Palmeira

19.42 - Baptista e a Câmara PSD reagem. A Dr.ª Teresa Palmeira, uma das mais prestáveis funcionárias nos mandatos de Tinoco e Lúcio, sai da sala a chorar

19.45 - Reacção enérgica do Dr. Miranda Gomes contra a intervenção do dr. Tinoco de Faria

19.50 - Tinoco de Faria põe uma Funcionária Autarquíca entre "dois senhores", o actual e anterior Presidente de Câmara, pedindo para a sua defesa...

19.55 - O Presidente Baptista aceita que a Dr.ª Teresa Palmeira se defenda...

20.00 - A Dr.ª Teresa Palmeira vai ao púlpito defender-se e afirma "eu substituí o Despacho com a concordância de todas as pessoas do Executivo da Câmara, pensava eu..."

20.02 - A dr.ª Isabel Jorge reafirma a tese de que "o despacho da Assembleia teria de ser o despacho da reunião de Câmara..."

20.05 - A Dr.ª Teresa Palmeira no seu lugar reafirma "Foi à Câmara com o periodo de carência de 12 meses..."

20.05 - A Dr.ª Isabel volta a contestar... O executivo e bancada do PSD protestam.

Aconteceu na Póvoa de Lanhoso, 35 anos depois do 25 de Abril.

Anónimo disse...

São 20.10, com a dr.ª Teresa Palmeira a ser questionada, o ex-casal Isabel Jorge e João Tinoco de Faria "brindam" a Póvoa de Lanhoso com mais este desencontro...

Diz a Sr.ª dr.ª Isabel Jorge: «Isto não é de somenos importância..."

Sobre o mesmo assunto, remata o Dr. Tinoco, logo a seguir: «Isto é de somenos importância...

Anónimo disse...

A ASSEMBLEIA MUNICIPAL, INICIALMENTE MARCADA PARA AS 15 HORAS, TEVE DE SER ADIADA PARA AS 17 e 30, PORQUE A SR.ª DEPUTADA ISABEL, TINHA DE ESTAR NUMA VOTAÇÃO (Por imposição partidária) NA ASSEMBLEIA DA RÉPUBLICA.

1ª questão - Se a Dr.ª Isabel Jorge não está, os povoenses não podem ter a sua reunião magna?

2.ª questão - a Presidência da Assembleia Municipal é insubstituível?

3ª questão. Porque temos de assistir sempre à procura de mais dois secretários para a Mesa a cada Assembleia, quando sabiamos da suspensão do Deputado Lino Luz por 6 meses?


A Dr.ª Isabel Jorge teve o cuidado de "opor-se" a mais Assembleia Municipais, apesar da sugestão da bancada socialista pois "A MINHA VIDA É EM LISBOA E NÃO É FÁCIL TAR TODOS OS DIAS NA PÓVOA DE LANHOSO"


4ª Questão. Se a vida da Srª Deputada não lhe permite estar presente, porque continua como Presidente da Assembleia Municipal?

Anónimo disse...

O PRESIDENTE BAPTISTA E LUÍS AMARO DA COSTA FOCARAM O "PONTO 7" DO ACORDO, QUE IMPUNHA ÀS JUNTAS, A "INFORMAÇÃO PRÉVIAS DAS OBRAS A REALIZAR"

UM PONTO DO ACORDO QUE AQUECEU A ASSEMBLEIA.

Anónimo disse...

Aquilo que o Dr.Tinoco de Faria fez à Drª.Teresa Palmeira,obrigando-a a sair da Sala a chorar,são os reflexos de um indivíduo que não tem qualquer mácula em destruir profissionalmente quem lhe prestou serviços relevantes enquanto presidente da Câmara e que,naquela qualidade,a "obrigava" a prestar vassalagem aos seus embirros.

Naquela cabeça só existe prepotência e autoritarismo,não é amigo de ninguém,serve-se das pessoas quando delas precisa e depois descarta-as,pode-se gabar de ser um fascista com orgulho...

Quanto à sua ex-mulher,actual presidente da Assembleia Municipal,não passa de uma incompetente e sarcástica política que vive da sua esperteza para conseguir os seus objectivos.Foi pena o casamento terminar,porque estavam bem um para o outro,em termos de feitio e de aproveitamento dos "tachos",numa terra que continua a fazer de conta que não vê estas coisas inadmissíveis que se passam por aqui e pelo país fora,abram os olhos duma vez para sempre e vejam quem são os vossos melhores amigos nas horas de aflição e aperto e que lutam para acabar com estes estilos de fazer política só para o seu "umbigo",chega de manipulação e de exploração,está na hora da mudança para outros rumos,outras políticas e novas alternativas que acabem de vez com esta "bagunçada" que nos prejudica a todos.

O que se passou na Assembleia Municipal é demonstrativo da luta que se trava pelo poder da Câmara,mas também da Assembleia e das Juntas de Freguesia,é necessário outra correlação de forças para os "endireitar" a todos,aquela Casa tem de funcionar dentro das regras do Estado de Direito Democrático e do respeito mútuo pelo pluralismo democrático de opiniões entre os vários intervenientes,é isto que está consagrado na Constituição da República e ninguêm pode estar acima das normas em vigor.

Um assistente que repudia a prepotência daqueles que se julgam os donos da Póvoa e da Democracia!!!

Anónimo disse...

Espero que alguém da CDU comente as "palhaçadas" que se passaram na Assembleia Municipal,foram incidentes a mais e é preciso que estas situações sejam desmascaradas porque são contrárias aos princípios e regras democráticas que nos regem a todos.

Os "chicos espertos" têm de ser denunciados,porque como esta Legislatura está a funcionar não agrada nem "ao Menino Jesus",está a precisar de uma "vassourada" de todo o tamanho tal e qual como o Parlamento e o Governo PS,já chega de tanta "garotice" e "sacanisse",vamos a eles,até os comemos...

Anónimo disse...

Quem tem estado impecávelmente bem politicamente é Jerónimo de Sousa,audaz,fluente e com um discurso que me tem agradado.

Aqueles que o apontavam como um ortodoxo,duro e sectário,enganaram-se redondamente e hoje é das principais figuras políticas nacionais,não só pela sua firmeza de carácter,mas também pela sua honestidade,imaginação, inteligência e simpatia pelos preciosos contributos que dá à Democracia Portuguesa e às mais nobres causas dos trabalhadores,dos reformados,dos jovens e das classes mais desfavorecidas.

O PCP merece ser recompensado nas próximas eleições,isto é,ter um grande acréscimo eleitoral e eleger mais deputados para o Parlamento europeu e nacional,ganhar novas Autarquias,eleger mais representantes para as Assembleias Municipais e de Freguesias para contribuir para um maior equilíbrio das forças políticas e ter uma palavra a dizer sobre o partido que nos deve governar.

O PCP fez ontem,dia 6/3,o 88º aniversário,pois foi fundado em 1920,tem dado provas,ao longo destes anos todos de estar ao lado da grande maioria do povo português e nesse sentido é um partido que merece a nossa confiança e deve ter a força necessária para ainda nos defender melhor,precisamente numa altura em que o capitalismo neo-liberal espalhou esta desgraça do desemprego não só por Portugal mas por todo o mundo.

Não nos esqueçamos que foram todos os governos europeus,na sua grande maioria partidos ditos socialistas,que nos atiraram para esta miserável situação em que nos encontramos em conivênvia com o grande capital especulativo e financeiro,temos de ajustar contas nos próximos actos eleitorais,porque como o diz o nosso povo "quem não se sente não é filho de boa gente"...

Vamos a isso...

Parabéns PCP pelos 88 anos de vida,continua a ter este papel fundamental na luta por uma sociedade mais justa e solidária ao serviço daqueles que mais precisam,o dia da vitória está perto,é necessário mais um bocado de paciência para que as mentalidades se revoltem e acreditem que com o PCP é possível uma vida melhor!!!

Um admirador do PCP!

Anónimo disse...

Não sou do PCP,sou militante de outro partido,mas tenho constatado que após a decisão do autor do blogue ter activado a moderação de comentários,o PCP e a CDU a nível local deixaram de ter qualquer protagonismo na vida política local não comentando,como era normal e usual,as Assembleias Municipais e outros acontecimentos relevantes da política da nossa terra.

Não sei quem são os dirigentes actuais do PCP,mas quero lembrar que há anos atrás o PCP tinha outro protagonismo político mercê do empenhamento do Vasco Coutinho,meu adversário político na Assembleia Municipal,mas também meu amigo,e que com ele participei em debates e outros eventos que primava pela sua postura,pela sua educação e correcção na defesa dos valores em que acreditava e nessa intervenção irradiava simpatia com todos os quadrantes políticos que com ele partilhavam a responsabilidade de lutar para que o nosso Concelho fosse mais desenvolvido e próspero.

Vi-o a dar sempre a "cara" pelo PCP e muitas vezes supreendia-nos pelas suas intervenções inesperadas cheias de coerência e de responsabilidade política.

Não sei o que se passou entre ele e o seu partido de sempre,mas lamento profundamente que tivesse abandonado a sua actividade política porque pessoas como ele são devedoras da minha admiração e fazem falta.

Fez muito pelo Concelho e,apesar de muitas vezes os resultados eleitorais não justificarem o esforço que fazia com alguns camaradas,nunca o vi a ser mal educado,a desrespeitar os seus adversários e mesmo com os resultados adversos não deixava de felicitar os vencedores.

Para mim foi um lutador e uma referência do PCP na Póvoa,tive muita pena que se tivesse afastado porque era um amigo com muito valor.

Mesmo assim espero que a CDU apresente listas com candidatos para os vários órgaõs que vão ser sufragados porque faz falta e seria importante que conseguisse, pelo menos,eleger um deputado ou mais para dar maior representatividade à Assembleia Municipal.

Disse,um membro de outro partido que não é inimigo do PCP e da CDU.

Anónimo disse...

Dentro do PS todos têm medo ao Dr. Tinoco. Não se percebe como ainda não apareceu alguém a dar um murro em cima da mesa e dizer que o tempo mudou, o Dr. já não é o presidente de NADA e que agora quem manda são outros.
O problema é que dentro do PS ainda o aceitam porque é o único que impõem firmeza mesmo estando errado e todos lhe têm medo, porque se vai embora sabemos como é "final da cena PS".ou então não lhe cantam por ele ser advogado e terem receio que ele os processe por destituição do cargo.

Anónimo disse...

São 20 e 25, a Senhora Presidente não para e prova que os blogues são lidos, depois das confusões em anteriores votações, manda este "recado" a mais um funcionário digno da Autarquia...

"Sr. Aristides esteja atento à votação..."

Enfim!

Anónimo disse...

A política da Póvoa de Lanhoso, começa a perder a sua credibilidade, pois falta a dignidade dos compromissos assumidos. Com a liderança do Senhor Manuel Baptista, nos destinos políticos do concelho da Póvoa de Lanhoso, temos um poder politico enfraquecido por não saber honrar os seus compromissos.
A par da falta de palavra, temos uma política faraónica, baseada no populismo parolo, onde apenas se valoriza a imagem. Com isto, gasta-se recursos financeiros com coisas supérfluas, como festas e mais festas.

Já nos habituamos aos ataques pessoais vindos da família PSD da Póvoa de Lanhoso, pois nestes últimos anos esta mesma família valoriza a calúnia, que em nada valoriza e prestigia o PSD local. As intrigas e os boatos mesquinhos são valorizados no seio do PSD, demonstrado bem a instabilidade na governação camarária.

O empréstimo foi chumbado e a meu ver muito bem. Pois os presidentes da junta não são nenhuns parolos, nem nenhuns paus mandados para andar a descer sempre as calças ao senhor Presidente da Câmara.
E afinal tantos empréstimos contraídos e não se vê obra? Em vez de imagens de marcar como o rally ou o centro de criatividade, que apostem em obras que se vejam e que valorizem o nosso concelho.
Agora campanhas de vitimação, referindo-se a democracias musculadas demonstra falta de imaginação e de bom senso.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

A democracia está a ser adulterada e assim o povo cada vez mais foge dos partidos e dos políticos.

São cenas insólitas no Parlamento,com o deputado do PSD,José Martins,a insultar e a desafiar o Candal para a "porrada",é aqui na Assembleia Municipal o Dr.Tinoco de Faria a pôr em causa a capacidade profissional da Drª.Teresa Palmeira,é o Dr.Lourenço a andar quase à "pancada" com o Frederico,é a Drª.Isabel Jorge a mandar com "braço de ferro" na Assembleia,enfim é o desrespeito e a calúnia com a democracia a ser fortemente afectada.

Este é o estado geral do país e o PS é o grande responsável por esta situação,aonde eles estão é "barraca" pela certa,querem fazer tudo que lhes apetece como se fossem os "donos" da Póvoa,do País e do Povo.Assim não dá é preciso dar uma "vassourada" nisto tudo porque as Instituições democráticas também estão a perder a sua legitimidade e quando assim acontece está em causa a Democracia e a liberdade das pessoas.

Depois que não se queixem e vitiminizem,são eles os grandes responsáveis por o País estar neste "lamaçal" perigoso...

Anónimo disse...

Um novo blogue livre.

povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com

Anónimo disse...

Aproveito para deixar aqui três artigos retirados do castelodelanhoso, que acho esclarecedores em relação ao assunto do momento:

Zé do Mosteiro disse...
Tenho estado a ler todos os comentários que aqui são publicados e confesso que me custa ler tanta mentira e esta evidente tentativa de branquear uma situação lamentável que ocorreu na assembleia municipal do dia 6. E falo assim porque, contrariamente a muitos fazedores de opinião encomendada que por aqui passam, eu estive lá. Vi e ouvi o que se passou. Não preciso escrever o que outros querem que escreva.
E refiro-me a esses que querem fazer dos presidentes de junta uns anjinhos. Como lá (na assembleia) foi referido, os presidentes de junta também falharam no cumprimento dos termos do acordo. Se um não cumpriu o ponto 1 do acordo, outros falharam no ponto 7. Se querem dizer que aqueles (creio que poucos) que cumpriram esse ponto 7 não deviam ser prejudicados pelos outros, então digam isso. Eu também penso que sim. Que a Câmara devia excluir da transferência de verbas as juntas incumpridoras e promover a transferência do dinheiro para aqueles que cumpriram todos os termos do acordo.
Deixe-me ainda dizer, Dr. Armando, que concordo com o regressado Benedito da Fonte quando diz que a política (principalmente os políticos, acrescento eu) começa a perder a credibilidade. De facto a credibilidade perde-se quando vemos titulares de órgãos políticos, eleitos pelo povo, transformar-se em verdadeiros invertebrados nas suas funções. Não se trata de baixar as calças a ninguém. Deviam apenas tratar de defender bem os interesses dos seus fregueses e não o fazem. Preocupam-se apenas com a baixa política e em obedecer à “voz do dono”.
Permita-me também uma palavra de agradecimento para a Câmara, para os seus funcionários e colaboradores voluntários que nos proporcionaram hoje uma magnífica tarde de desporto automóvel. Foram vários milhares de pessoas que puderam ver o nome da nossa Póvoa referido em termos elogiosos. E se não foi melhor pode-se agradecer ao Targa Clube que cobra valores exagerados pela inscrição dos pilotos. Deviam rever esse aspecto que nada tem a ver com o município da Póvoa.
Uma boa noite para todos após mais uma boa vitória do meu Sporting.

Março 07, 2009


Anónimo disse...
Tenho um café na vila e já não me lembro de ter fieto tanto negócio como hoje. Quero agradecer ao Sr. Presidente da Câmara ter trazido para cá o rali. Não olhe àqueles que estão sempre no vota abaixo porque esses nunca fizeram nada por esta terra. Obrigado.

Março 07, 2009


Anónimo disse...
Vamos lá esclarecer uma coisa. E estou à vontade para falar do assunto porque sei como as coisas se processaram. A Câmara Municipal comprometeu-se a transferir para as freguesias os tais 60 mil euros divididos em 6 prestações de 10 mil cada. E essas transferências são para obras nas freguesias. Obras essas que têm de ser acompanhadas pelos técnicos da Câmara e a aplicação do dinheiro tem de ser fiscalizada. Até à data a maioria dos Presidentes de Junta (contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que honraram os seus compromissos) não entregou na Câmara o plano de aplicação do dinheiro. E a Câmara, que deveria ter transferido 10 mil euros até ao final do mês de Fevereiro ainda não o fez porque essas transferências têm de ser aprovadas em reunião de executivo, o que vai acontecer na próxima segunda-feira. Pôr em causa a aprovação de um empréstimo para fazer face a compromissos decorrentes da execução de uma obra de extrema importância para o concelho com o argumento de que o pagamento da primeira prestação daquela transferência ainda não foi cumprido, só por má fé... Os senhores Presidentes de Junta do PS deveriam meter a mão na consciência pela posição vergonhosa que tomaram.

Março 07, 2009

Anónimo disse...

Ralis também são cultura. Continuem. Não importa quem esteja à frente dos destinos povoenses. O que importa é fazer da pequena vila uma grande vila e, deixar-nos de politiquices. Bem hajam todos que estiveram de mãos abertas para se realizar o espectáculo, desde a Câmara aos particulares. Para o ano continuem, como disse não importa quem esteja a presidente. Importa fazer cultura pela terra e movimento para ajudar a fugir à crie financeira. Visto que, este Rali trás à Póvoa de Lanhoso milhares de pessoas, é um todo de movimento comercial. Tenho pena de estar longe e, não poder estar presente, obrigado ao autor deste blogue por me dar estas informações através de quem comenta nele.

Anónimo disse...

Almeida Santos e as faltas dos deputados

«Não se paga aos deputados o suficiente para que sejam todos apenas profissionais. Quanto às justificações para as faltas, é verdade que a sexta-feira é, em si própria uma justificação, porque é véspera de fim-de-semana. Eu compreendo isso. Talvez esteja errado que as votações sejam à sexta-feira. Não julguemos também que ser deputado é uma escravatura, porque não é, nem pode ser. É preciso é arranjar horas para a votação que não sejam as horas em que normalmente seja mais difícil e mais penoso estar na Assembleia da República».

Pois...pobres deputados que ganham só 3708 euros de salário-base,mais 10% do salário para despesas de representação, entre outras regalias (http://www.inverbis.net/sistemapolitico/deputados-abonos-duplicam-vencimento.html ).

Para qualquer trabalhador, a sexta-feira é, em si própria uma justificação para faltar ao trabalho, aliás, acho que tal justificação está mesmo contemplada no novo código de trabalho. Ser deputado não pode ser uma escravatura - escravatura é para os trabalhadores a recibos verdes, para os trabalhadores que acumulam horas em cima de horas sem a devida compensação, para os trabalhadores com horários tão flexíveis que não os conseguem conciliar com a vida familiar. É, portanto, penoso estar na Assembleia da República à 6ªF...pois o Sr. Almeida Santos não se apercebe o penoso que é para o vulgar cidadão ouvir frases tão deslocadas da realidade que são até ofensivas para quem, de facto, trabalha.

Anónimo disse...

Para os defensores do Rally apenas quero salientar que só 10% (de uma escala de 0 a 100) dos comerciantes do concelho da Póvoa de Lanhoso beneficiaram com o rally.
Podem dizer o contrário mas a realidade é mesmo esta.
Podem dizer que projecta a imagem da Póvoa de Lanhoso além fronteiras, mas um concelho que não aposta nas suas infra-estruturas pouco valerá essa imagem.

Em vez de festas e mais festas apostem em bens básicos e essenciais.

Em vez da cartilha partidária pensem com honestidade e seriedade, para bem do concelho da Póvoa de Lanhoso e dos povoenses.

Anónimo disse...

COMEÇOU A DESCIDA...

O regresso a Mirandela, traduziu-se numa derrota por 0-2. A classificação da fase de manutenção (2ª divisão, série A) é a seguinte:

1. Ribeirão - 18
2. Ribeira Brava - 16
3. Vianense - 14
4. Mirandela - 11
5. Caniçal - 10
6. SCMF - 9

ATÉ QUANDO SE TAPA O SOL COM UMA PENEIRA?

Anónimo disse...

Póvoa de Lanhoso: aparatosa colisão frontal na EN 103

Vera Batista Martins

Um homem sofreu ontem ferimentos graves na sequência de um acidente de viação, que ocorreu na EN 103, no Lugar de Rita, freguesia de Covelas, concelho da Póvoa de Lanhoso.
Uma rapariga de 19 anos ficou ligeiramente ferida.

Tudo aconteceu depois das 13.30 horas, altura em que um automóvel, de marca Renault, entrou em despiste tendo embatido num ligeiro de mercadorias.

Após o embate, o Renault foi contra os railes chocando de frente com um segundo veículo - uma Nissan Pick Up, apurou o ‘Correio do Minho’ no local do acidente.

O condutor, que seguia neste último veículo, de cerca de 40 anos, residente no concelho da Póvoa de Lanhoso, sofreu politraumatismos, tendo sido transportado pela corporação de bombeiros povoense ao Hospital de S. Marcos, em Braga.

A jovem, estudante na Universidade do Minho, foi também conduzida ao Hospital de S. Marcos.
Segundo foi possível apurar no local, a rapariga, residente em Caniçada, Vieira do Minho, seguia no sentido Braga-Póvoa de Lanhoso quando entrou em despiste.

No local eram visíveis manchas de óleo, mas as causas do sinistro ainda estão a ser apuradas pela Guarda Nacional Republicana, que tomou conta da ocorrência.
Militares do Destacamento de Trânsito e da GNR da Póvoa de Lanhoso foram mobilizados para o local.

Três ambulâncias, um carro desencarcerador e um veículo de comando dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso acorreram à freguesia de Covelas, onde estiveram em traba-lhos vinte ‘soldados da paz’.

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de Braga e Guimarães também foram accionadas para o acidente, assim como um helicóptero do INEM do Porto e equipa médica.
Nenhum dos feridos foi evacuado através do helicóptero.

A EN 103 esteve cortada ao trânsito automóvel, tendo o tráfego sido desviado para uma estrada secundária. A estrada foi reaberta cerca das 15.30 horas

(Correio do Minho, 09-03-09)

Anónimo disse...

«Curso de DJ decorreu no Espaço Jovem

Cerca de uma dezena de jovens frequentou um Curso de Formação de DJ’s, que se realizou, em Fevereiro, no Espaço Jovem, na Póvoa de Lanhoso. Assim que abriram, também rapidamente se esgotaram as inscrições para aquela proposta que procurou ir de encontro aos interesses da população mais nova. O DJ Sidónio foi o formador que acompanhou estas pessoas, ao longo das três sessões realizadas, com uma duração total de 12 horas, permitindo-lhes aprender mais sobre a “arte” de ser DJ e testar as próprias capacidades.

Tratou-se também da primeira iniciativa do género proporcionada por aquele espaço municipal, mas que permitiu aos participantes contactar de uma forma mais profissional com técnicas e com equipamentos próprios deste tipo de actividade. Num futuro próximo, está prevista a realização de mais acções, que irão ao encontro deste mesmo tema, dado o enorme interesse que esta iniciativa despertou junto do público-alvo.

Programa Espaço Jovem:

Exposição de Fotografia de Bruno Alves - Março

Iniciação ao Hip Hop | Dança Moderna - Dias 14, 21 e 28 de Março e 04 de Abril

Dia da Juventude - Dia 28 de Março

Programa de Ocupação Nas Férias da Páscoa e Jogos Tradicionais - De 30 de Março a 09 de Abril

Ajuda no Preenchimento de Declarações de IRS - Durante todo o mês de Março e Abril

Baptismo de Voo em Helicóptero - Dia 04 de Abril

Workshop em Photoshop para Fotografia e Imagem - Dias 11 e 18 de Abril»

Fonte: GC/CMPL

Anónimo disse...

Tristeza e desolação são as palavras que deixo em abono ao que se passou na última A.M aqui na Póvoa.
1º- O Dr. Tinoco é ingrato e pouco ou nada reconhecedor pela seriedade profissional da Drª Teresa Palmeira.
Pelo que conheço dela,Drª, é uma excelente funcionária da câmara, zelosa e isenta de todas as paixonetas politicas.
Poderá ter o seu sentimento de simpatia por este ou aquele partido, mas isso não lhe retira a sua capacidade profissional e isenção, até porque não vota na Póvoa.
Sei, e afirmo, porque conheço, que sempre foi fiel aos seus superiores,e nunca fez panelinha com este ou aquele presidente.
2º- Compreendo que o Dr. Tinoco,tenha dias maus, mas daí a tirar de esforço com uma funcionária da Câmara, que não é uma qualquer,isso não se pode admitir.Mesmo que tenha ocorrido qualquer falha por parte da senhora, não seria motivo para ser bombo de festa, a Câmara tem responsáveis politicos para responder pelos actos dos seus funcionários.
A Drª Teresa Palmeira, é integra,séria na sua actuação,fiel aos seus superiores hierárquicos, profissional e acima de tudo merecedora de respeito, principalmente por parte de quem tem obrigação de a conhecer bem, uma vez que lidou com os seus préstimos durante uma década no mínimo.
Apesar de eu não ser ninguém para dar lições a quem quer que seja, tenho o direito de dizer:
- Dr. Tinoco, tente ser mais moderado, ter mais auto controlo de si próprio, mais justo com quem merece, e principalmente reconhecedor de quem lhe foi sempre cordial e fiel.
- Drª Teresa Palmeira, a senhora tem o apoio dos bons amigos, dos povoenses que a conhecem, a continue a ser sempre igual a si própria, porque os seus princípios éticos e morais, valem muito mais que as disputas partidárias.Certamente que a justiça vem sempre de seguida e aqueles que hoje lhe atiram com pedras, serão aqueles que um dia quererão um sorriso e não o terão. O Dr. Tinoco, tinha tudo preparado com passado feito, para ser um senhor na Póvoa de Lanhoso, mas por este caminho acabará só com antipatia e nada mais.Estamos solidários consigo,Drª Teresa e continue a ser aquela pessoa que não muda por causa de pressões. Parabéns e muitas felicidades.

Anónimo disse...

«Cremildo Pereira, autor do Mês de Março

A Biblioteca Municipal/Casa da Botica apresenta novo autor do Mês de Março. Divulgar os nomes e as produções de autores ligados à Póvoa de Lanhoso é o objectivo desta iniciativa regular.

Cremildo Pereira nasceu em 18 de Setembro de 1911 na freguesia de Geraz do Minho, concelho da Póvoa do Lanhoso. Fez o quinto ano do Liceu após frequentar a Escola Académica do Porto. Partiu para Lourenço Marques em 1930, tendo sido admitido nos caminhos-de-ferro, onde fez a sua carreira profissional, até ao seu regresso a Portugal, em 1975, quando desempenhava as funções de Chefe dos Serviços de Finanças.

Homem de múltiplos interesses foi radioamador, dedicou-se ao teatro, jornalismo e historiografia. No desporto, foi praticante de atletismo no Sport Clube Maria da Fonte; de ginástica no Clube Ferroviário de Moçambique; e de futebol, modalidade que abandonou, segundo as suas próprias palavras, “devido ao ambiente doentio que se ia criando à sua volta”. Contudo, a sua grande paixão no âmbito desportivo foi o basquetebol, tendo estado profundamente ligado à arbitragem e sido o introdutor do mini-básquete em Moçambique, em 1964.

Casou em 1936, em Lourenço Marques, com Susana Teixeira Valério Pereira, falecida em 2001. Teve um filho que nasceu em 1937, Jovelino Valério Pereira, falecido em 1983, que foi jogador, árbitro e treinador de basquetebol; e dois netos, que vivem actualmente em Toronto (Canadá).

Faleceu a 10 de Março de 2005.»

Fonte: GC/CMPL

Anónimo disse...

Ao amigo bloguista que, de Zurique,
aqui postou a sua observação, no dia 5 de Março, pelas 14,58, sobre o comentário que eu aqui fizera relativamente à entrevista de Mário Soares à TVI, queria referir-lhe, com todo o respeito pelas suas
opções e ideologia, o seguinte:

1. O facto do meu amigo ser "fã" de
Mário Soares não o deve impedir de ser crítico dos seus actos e das suas afirmações que, no caso em apreço, foram de uma infelicidade absoluta;

2. Não sou só eu a pensar do modo como o expressei. Manuel Alegre, outro histórico e figura incontornável do PS, afirmava este fim de semana, numa entrevista ao "Expresso", só isto: "O país está muito doente quando uma pessoa
com a responsabilidade histórica e política de Mário Soares diz, como
disse, que não sabe o que seria do PS sem Sócrates".

Como vê, meu caro conterrâneo, não sou só eu a afirmar o que afirmei.

Um abraço do,

Carlos Sousa Dias

Anónimo disse...

Meus Caros Bloguistas,

D. Carlos Azevedo, Bispo responsável pela Pastoral Social da Igreja Católica, numa mensagem divulgada no Dia da Cáritas, alerta e avisa, o país e os políticos, para a situação que se vive.

Denuncia as "situações de pobreza",
o "aumento das desigualdades e da exclusão", os actos de "oportunismo
lesivos dos trabalhadores", ao mesmo tempo que, em declarações ao
"Expresso" refere, e passo a citar:
Só "quem está próximo da realidade
da vida das pessoas sabe que estas
situações estão a agudizar-se" o que gera "situações de desespero propícias ao risco social".

Mas, vai mais longe o Prelado, quando denuncia erros políticos graves como "o Estado se ter demitido da sua função de regulador", assim como "o desincentivo agrícola" ou o "permanente incentivo ao consumo, sem qualquer aviso dos perigos que o endividamento acarretaria para as famílias".

E remata assim D. Carlos Azevedo: Em Portugal "paira o risco de uma implosão social" e do nascimento de movimentos "de restrição do regime democrático" com o agudizar da crise e em resultado de "opções políticas erradas".

Direi eu: "quem fala assim não é gago". D. Carlos Azevedo veio, agora, dizer alto tudo aquilo em que nós, há muito, pensamos ou dizemos baixinho.

Mas que é mais do que tempo de todos nos capacitarmos dessas verdades, lá isso é, apesar de ainda haver quem pense tudo em côr de rosa.

Um abraço do,

Carlos Sousa Dias

Anónimo disse...

A FRASE

"O Partido Socialista assaltou o Estado de uma forma nunca vista e usa os dinheiros públicos para comprar apoios e castigar quem ousa pôr em causa o grande líder".

António Ribeiro Ferreira,jornalista,"Correio da Manhã",09-03-2009

Anónimo disse...

A Assembleia Geral do Sport Clube Maria da Fonte confirmou aquilo que se sabia, de antemão, os problemas actuais são MUITO GRAVES E ARRISCAM CONDUZIR O CLUBE AO SEU TÉRMINO NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, SE "FORÇAS VIVAS" DO CONCELHO NÃO ACTUAREM DE EMERGÊNCIA...

Pertinente, que se teime em debater o clube na base do modelo de "Assembleias Gerais", que salvo honrosas excepções, conta apenas com 30 a 35 associados, prestáveis dirigentes e associados individualmente na expectativa.

Questionável, ver Assembleias marcantes, remetidas à dramatização de "pedidos de apoio", sem antes definir directrizes quanto ao seu orçamento, às suas instalações, à sua competitividade e à sua política de formação desportiva.

APESAR DOS MUITOS APOIOS DA CÂMARA MUNICIPAL, não será de interrogar liminarmente uma gestão do clube, quando vai:

- Em penhoras de património móvel (podendo parar secções e formação) e "ameaças" de património imóvel, caro ao clube

- Em duplicação absurda de despesas com atletas e técnicos

- Em reforço do seu plantel, para ter meses de salários em atraso


O "Bom Marifontismo", imagem deixada na Assembleia não desobrigará o clube de liquidar previsíveis 10 mil contos de "dívidas de curto prazo" no final da época e, a certa necessidade de construir um novo plantel.


Onde estará o "Bom Marifontismo", quando a ruptura do clube for efectiva?

Que dirá esse "Bom Marifontismo" ao principal grande financiador (quase único no momento actual), a CÂMARA MUNICIPAL, depois de tanto investimento, quando se ouve colocar a hipótese de encerramento do clube e a descida da equipa do Maria da Fonte à SEGUNDA REGIONAL?

Anónimo disse...

Genro de Mesquita deixa de ser administrador-delegado
Pedro Machado demite-se para integrar quadro da Braval

Pedro Machado apresentou recentemente a sua renúncia ao cargo de administrador-delegado da Braval, embora se mantenha na expectativa de ser (re)contratado pelos accionistas para o novo posto de director-geral executivo, um lugar que deixa de ser de confiança política do edil Mesquita Machado, passando a integrar o quadro desta empresa multimunicipal, detida em larga maioria pela bracarense Agere.

(Diario do Minho, 10-03-2009)