quinta-feira, 18 de março de 2010

PSD – O Congresso «faz de conta»

O PSD fez o seu 32.º Congresso - o 33.º é daqui a um mês(!) - foi um «faz de conta» para decidir coisa nenhuma. Para além das questões estatutárias, também elas um «faz de conta» (mas que importa reter), foi a encenação dos diversos comícios do «combate dos chefes» pela liderança, que se vai «jogar nas primárias» do fim do mês. Resumindo - sound bytes e mercado de clientelas, barões e interesses.


No Congresso houve um «faz de conta» do «debate de ideias» suscitado na convocatória. Nada de substancial na resposta às grandes questões económicas e sociais ou da qualidade da democracia; no fundo, a real impossibilidade do PSD fazer propostas diversas das medidas do Governo PS e a evidência da «convergência estratégica» dos partidos das políticas de direita na desgraçada situação do país e nas orientações dos grandes interesses e da concentração da riqueza.

Discutiu-se o «timing da chegada ao poder» e foi nesse quadro que se colocou o «problema central» deste Congresso o da imagem/mensagem do próximo «líder» - qual dos putativos candidatos melhor «faz de conta» que está em condições de conduzir o PSD ao governo?

Os candidatos alinharam os seus «faz de conta» – «intransigência negocial», ou «consenso de mediação presidencial» com Sócrates? Mais ou menos foguetório mediático na inevitável aprovação do PEC, conforme encomenda das agências formais (BCE, OCDE) e informais (de rating) do capital financeiro internacional? Continuar a «oposição» ao PS/Sócrates nas questões da «face oculta» e do «assalto à TVI», para esconder o acordo no essencial, ou, uma vez conseguida a aprovação do OE e do PEC por esta direcção do PSD, jogar a cartada populista contra os seus efeitos, com a exigência de acelerar a exploração e o saque do que resta da riqueza e soberania nacional?

Os grandes interesses e o PR Cavaco Silva já clarificaram a agenda – fazer andar as políticas de direita e tratar das presidenciais, sem sobressaltos -, e a matéria foi explicada ao Congresso. Não sobrou muito espaço para o «faz de conta» duma «janela de oportunidade» eleitoral para o PSD chegar ao governo, e ao respectivo banquete clientelar, antes do Verão de 2011.

Este Congresso do PSD foi um irremediável «faz de conta», à espera que o capital um dia decida que o PS secou, para então assumir o turno no governo da continuidade da política de direita.

Mas … «cuidado que pode o povo querer um mundo novo a sério»!

21 comentários:

Anónimo disse...

Foi mais um Congresso,todo ele feito com "americanisses",para enganar os eleitores portugueses e fazer crer que agora é que vão fazer oposição ao PS e mudar as políticas de direita.Mas não é isso,qualquer um dos candidatos a presidente do PSD quer o mais do mesmo,ou seja,continuar a privatizar o resto que falta das nacionalizações,agravar ainda mais o Código Laboral,privatizar a CGD,enfim,continuar a "massacrar" os trabalhadores,os reformados e em geral todos os portugueses que neste momento estão desempregados e sem horizontes à vista.

O que lhes interessa e isso viu-se com "A Lei da Rolha" que foi votada pela maioria dos congressistas,é chegar o mais rápido possível ao poder para satisfazer a sua clientela de "boys" que estão a envelhecer e que querem também assaltar o aparelho de estado para saciar as suas ambições de chorudos ordenados e de prémios de desempenho nas empresas em que o estado ainda tem capital.Em tudo são iguais aos "boys" do PS,não fossem eles coniventes uns com os outros ao longo destes 34 anos de políticas de direita e de privatizações vendidas a preço de saldo.

Pedro de Passos Coelho,um laranjinha que tem ambições desmedidas de vir a ocupar o cargo de primeiro-ministro,tem atrás de si o grande capital tal e qual como Sócrates e o seu discurso é todo ele contra o mundo do trabalho,era o que faltava estar contra ele e defender os trabalhadores,não queriam mais nada...

Por isso não têm coragem para votar contra o OE e o PEC e ninguém os vê a condenar de forma categórica as propostas do PS,vê-se sim a elogiar a postura de Durão Barroso,de Vítor Constâncio,de Cavaco e da Comissão Europeia e portanto não estão interessados em mudar absolutamente nada as medidas gravosas que o Governo PS/Sócrates quer levar para a frente.

Este é o problema que temos em Portugal,PS,PSD e CDS/PP não são alternativa a uma mudança de rumo que traga o bem estar e melhores condições de vida aos portugueses,cada vez mais é necessário dar uma "sapatada" a toda esta gente que não tem dignidade,ética,que não respeita os valores da solidariedade e que querem apenas o poder para satisfazer as suas clientelas políticas e os seus interesses pessoais.

Enquanto que o povo português não quiser fazer uma ruptura contra aqueles partidos e contra as suas políticas o país e o povo vão continuar a sofrer e a ver cada vez mais longe o horizonte de um futuro melhor.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo,não houve por parte dos vários intervenientes no Congresso do PSD,qualquer alusão ao agravamento da situação económica e social do povo português,foi um autêntico "faz de conta" em relação às injustiças e à corrupção que cada vez é mais alarmante no país.

A sua matriz política e ideológica não tem nada de diferente do PS,é tudo a mesma "gamela" e os objectivos são os mesmos,ou seja,delapidar cada vez mais os "bolsos" dos trabalhadores e das camadas mais desfavorecidas e é tudo que eles apresentam como alternativa a esta política.

O PCP apresentou 990 propostas de alteração ao PEC e ao OE,mas nem uma foi aceite.

Por aqui se pode ver para onde o PS e eles estão virados,o que lhes interessa é encher os "bolsos" do grande capital e dos "boys" e o povo português que se "lixe",nem mais nem menos.

Há uma alternativa política de esquerda que se fosse concretizada retiraria o povo e o país desta situação grave,mas eles também não querem,preferem votar nos partidos que defendem o capitalismo selvagem e não há nada a fazer nestas circunstâncias.

Eu tenho é medo do grande capital que tem conseguido tudo o que quer sem que para isso tenha de lutar nas fábricas,no campo e nas ruas,vai-lhes tudo parar às mãos com a maior das facilidades deste mundo,assim qualquer um de nós enriquecia e não precisava de ser rico,bastava comprar algumas das empresas privatizadas para engordar o seu património pessoal,não é assim que isto funciona?!

Até amanhã camaradas,quando o povo quiser que dê um sinal literalmente forte nas eleições para acabar com esta "fantuchada".

Nadi@ disse...

Sobre o Congresso propriamente dito, pondo de parte os Jardins e outros cromos que mesmo querendo, não conseguem passar de arruaceiros ou números de revista, adorei ver todos os “mais ou menos notáveis” a fazer de conta que gostam imenso uns dos outros, encenando aquela espécie de “valsa palaciana”, quando todos sabemos que a dança que lhes vai bem é a “quadrilha”

Anónimo disse...

O que revela o postado na mensagem original,é que o povo português está metido numa encruzilhada que tão cedo não sairá dela,pagando uma factura elevadíssima por erros sucessivos que tem cometido ao longo dos anos.Está a contribuir para a sua "sepultura" e das novas gerações nas quais estão englobados filhos,netos e bisnetos que não têm culpa das asneiras que os mais velhos lhe têm feito.

As várias alterações à Constituição da República,têm provocado esta "hecatombe" de perdas de direitos,liberdades e garantias e a entrega sistemática ao grande capital de bens públicos que eram e são fundamentais para o desenvolvimento duma economia sustentada ao serviço da grande maioria do povo português.

Os fracos crescimentos do PIB nos últimos 15 anos,estão intimamente ligados às políticas de direita e à alienação de tudo que é rentável
das ex-empresas públicas,enfraquecendo o poder do Estado e prejudicando o erário público pela perda de biliões de euros que eram obtidos através dos lucros que as mesmas davam.Como exemplo,basta ver quanto a EDP deu de lucros no ano de 2009,cerca de mil milhões de euros,em escudos são 200 milhões de contos,que vão engrossar as contas bancárias dos maiores accionistas e naturalmente dos "boys" que as administram.

Não é difícil gerir uma empresa que à partida tem o monopólio da electricidade e que foi privatizada porque o Estado não a podia ter nas suas mãos,tinha de a vender ao preço de saldo ao grande capital para dinamizar a economia e a riqueza do país.

Só que foram-se os "aneis" e ficaram os "dêdos" e a "massa" dessas privatizações não foi aplicada para o desenvolvimento do país,foi para pagar os juros da dívida pública que os vários governos do PS,PSD e CDS/PP contrairam com novos empréstimos no estrangeiro e para dar de mão beijada aos seus amigos de sempre,como foi flagrantemente com os casos do BPN e BPP e outros afins ao longo dos anos.

O país entrou em "rota livre",não há nenhuma instituição credíbel e sacam tudo que podem.A fiscalização e as auditorias que deviam ser feitas a todas as instituições que recebem apoios do Estado ficam para as "calendas gregas",não interessa porque os correligionários são da côr "rosa" e "laranja" e servem-se delas com a maior "lata",porque são quintas suas e da sua família e dos seus amigos partidários.E só é admitido quem reune essas condições políticas para se calar e obedecer aos chefes,se não o fizer está lixado da sua vida e nunca mais tem sossêgo até o despacharem.

É a lei do mais forte contra o mais fraco,mas afinal quem derrotou o fascismo,o grande capital,os parasitas da "pide",da "legião portuguesa" e dos milhares de "bufos",etc,não foi o Movimento de Capitães e os verdadeiros partidos de esquerda? Mas como é isto afinal,eles é que continuam a mandar neste país depois de uma Revolução que teve o apoio maciço do povo português,mas que Mário Soares,Sá Carneiro e Freitas do Amaral com a "santa aliança" dividiram e destruiram e nós continuamos a deixar que isso aconteça com esta facilidade?!

O PEC é um puro "atentado" aos nossos direitos e devíamos fazer como na Grécia,onde os trabalhadores,reformados e a grande maioria do povo estão unidos para não deixar que o governo,outro PS de direita,aplique as duras sanções contra aqueles que nada roubaram ao país mas que agora querem que seja ele a pagar a crise.

Há muita gente descontente e desnorteada com a vida que estão a levar mas não ganham consciência de quem são os grandes responsáveis,até dizem que os partidos são todos iguais como se a esquerda tivesse governado alguma vez este país e fosse a responsável pelo "saque", país,felizmente não,porque a esquerda do progresso e bem-estar não tem esses vicíos e sabe governar com honestidade,trabalho e competência para servir aqueles que mais precisam.Esta é a grande diferença entre a esquerda consequente e a direita socialista,social-democrata e populista.

Anónimo disse...

O que revela o postado na mensagem original,é que o povo português está metido numa encruzilhada que tão cedo não sairá dela,pagando uma factura elevadíssima por erros sucessivos que tem cometido ao longo dos anos.Está a contribuir para a sua "sepultura" e das novas gerações nas quais estão englobados filhos,netos e bisnetos que não têm culpa das asneiras que os mais velhos lhe têm feito.

As várias alterações à Constituição da República,têm provocado esta "hecatombe" de perdas de direitos,liberdades e garantias e a entrega sistemática ao grande capital de bens públicos que eram e são fundamentais para o desenvolvimento duma economia sustentada ao serviço da grande maioria do povo português.

Os fracos crescimentos do PIB nos últimos 15 anos,estão intimamente ligados às políticas de direita e à alienação de tudo que é rentável
das ex-empresas públicas,enfraquecendo o poder do Estado e prejudicando o erário público pela perda de biliões de euros que eram obtidos através dos lucros que as mesmas davam.Como exemplo,basta ver quanto a EDP deu de lucros no ano de 2009,cerca de mil milhões de euros,em escudos são 200 milhões de contos,que vão engrossar as contas bancárias dos maiores accionistas e naturalmente dos "boys" que as administram.

Não é difícil gerir uma empresa que à partida tem o monopólio da electricidade e que foi privatizada porque o Estado não a podia ter nas suas mãos,tinha de a vender ao preço de saldo ao grande capital para dinamizar a economia e a riqueza do país.

Só que foram-se os "aneis" e ficaram os "dêdos" e a "massa" dessas privatizações não foi aplicada para o desenvolvimento do país,foi para pagar os juros da dívida pública que os vários governos do PS,PSD e CDS/PP contrairam com novos empréstimos no estrangeiro e para dar de mão beijada aos seus amigos de sempre,como foi flagrantemente com os casos do BPN e BPP e outros afins ao longo dos anos.

O país entrou em "rota livre",não há nenhuma instituição credíbel e sacam tudo que podem.A fiscalização e as auditorias que deviam ser feitas a todas as instituições que recebem apoios do Estado ficam para as "calendas gregas",não interessa porque os correligionários são da côr "rosa" e "laranja" e servem-se delas com a maior "lata",porque são quintas suas e da sua família e dos seus amigos partidários.E só é admitido quem reune essas condições políticas para se calar e obedecer aos chefes,se não o fizer está lixado da sua vida e nunca mais tem sossêgo até o despacharem.

É a lei do mais forte contra o mais fraco,mas afinal quem derrotou o fascismo,o grande capital,os parasitas da "pide",da "legião portuguesa" e dos milhares de "bufos",etc,não foi o Movimento de Capitães e os verdadeiros partidos de esquerda? Mas como é isto afinal,eles é que continuam a mandar neste país depois de uma Revolução que teve o apoio maciço do povo português,mas que Mário Soares,Sá Carneiro e Freitas do Amaral com a "santa aliança" dividiram e destruiram e nós continuamos a deixar que isso aconteça com esta facilidade?!

O PEC é um puro "atentado" aos nossos direitos e devíamos fazer como na Grécia,onde os trabalhadores,reformados e a grande maioria do povo estão unidos para não deixar que o governo,outro PS de direita,aplique as duras sanções contra aqueles que nada roubaram ao país mas que agora querem que seja ele a pagar a crise.

Há muita gente descontente e desnorteada com a vida que estão a levar mas não ganham consciência de quem são os grandes responsáveis,até dizem que os partidos são todos iguais como se a esquerda tivesse governado alguma vez este país e fosse a responsável pelo "saque", país,felizmente não,porque a esquerda do progresso e bem-estar não tem esses vicíos e sabe governar com honestidade,trabalho e competência para servir aqueles que mais precisam.Esta é a grande diferença entre a esquerda consequente e a direita socialista,social-democrata e populista.

Anónimo disse...

O que revela o postado na mensagem original,é que o povo português está metido numa encruzilhada que tão cedo não sairá dela,pagando uma factura elevadíssima por erros sucessivos que tem cometido ao longo dos anos.Está a contribuir para a sua "sepultura" e das novas gerações nas quais estão englobados filhos,netos e bisnetos que não têm culpa das asneiras que os mais velhos lhe têm feito.

As várias alterações à Constituição da República,têm provocado esta "hecatombe" de perdas de direitos,liberdades e garantias e a entrega sistemática ao grande capital de bens públicos que eram e são fundamentais para o desenvolvimento duma economia sustentada ao serviço da grande maioria do povo português.

Os fracos crescimentos do PIB nos últimos 15 anos,estão intimamente ligados às políticas de direita e à alienação de tudo que é rentável
das ex-empresas públicas,enfraquecendo o poder do Estado e prejudicando o erário público pela perda de biliões de euros que eram obtidos através dos lucros que as mesmas davam.Como exemplo,basta ver quanto a EDP deu de lucros no ano de 2009,cerca de mil milhões de euros,em escudos são 200 milhões de contos,que vão engrossar as contas bancárias dos maiores accionistas e naturalmente dos "boys" que as administram.

Não é difícil gerir uma empresa que à partida tem o monopólio da electricidade e que foi privatizada porque o Estado não a podia ter nas suas mãos,tinha de a vender ao preço de saldo ao grande capital para dinamizar a economia e a riqueza do país.

Só que foram-se os "aneis" e ficaram os "dêdos" e a "massa" dessas privatizações não foi aplicada para o desenvolvimento do país,foi para pagar os juros da dívida pública que os vários governos do PS,PSD e CDS/PP contrairam com novos empréstimos no estrangeiro e para dar de mão beijada aos seus amigos de sempre,como foi flagrantemente com os casos do BPN e BPP e outros afins ao longo dos anos.

O país entrou em "rota livre",não há nenhuma instituição credíbel e sacam tudo que podem.A fiscalização e as auditorias que deviam ser feitas a todas as instituições que recebem apoios do Estado ficam para as "calendas gregas",não interessa porque os correligionários são da côr "rosa" e "laranja" e servem-se delas com a maior "lata",porque são quintas suas e da sua família e dos seus amigos partidários.E só é admitido quem reune essas condições políticas para se calar e obedecer aos chefes,se não o fizer está lixado da sua vida e nunca mais tem sossêgo até o despacharem.

É a lei do mais forte contra o mais fraco,mas afinal quem derrotou o fascismo,o grande capital,os parasitas da "pide",da "legião portuguesa" e dos milhares de "bufos",etc,não foi o Movimento de Capitães e os verdadeiros partidos de esquerda? Mas como é isto afinal,eles é que continuam a mandar neste país depois de uma Revolução que teve o apoio maciço do povo português,mas que Mário Soares,Sá Carneiro e Freitas do Amaral com a "santa aliança" dividiram e destruiram e nós continuamos a deixar que isso aconteça com esta facilidade?!

O PEC é um puro "atentado" aos nossos direitos e devíamos fazer como na Grécia,onde os trabalhadores,reformados e a grande maioria do povo estão unidos para não deixar que o governo,outro PS de direita,aplique as duras sanções contra aqueles que nada roubaram ao país mas que agora querem que seja ele a pagar a crise.

Há muita gente descontente e desnorteada com a vida que estão a levar mas não ganham consciência de quem são os grandes responsáveis,até dizem que os partidos são todos iguais como se a esquerda tivesse governado alguma vez este país e fosse a responsável pelo "saque", país,felizmente não,porque a esquerda do progresso e bem-estar não tem esses vicíos e sabe governar com honestidade,trabalho e competência para servir aqueles que mais precisam.

FESTA E FALÊNCIAS... disse...

A PÓVOA DE LANHOSO VAI JUNTANDO DUAS SENSAÇÕES DEPRIMENTES PARA A SUA PARCA VITALIDADE ECONÓMICO-SOCIAL: UM "CARTAZ DE FESTAS CONCELHIAS" MUITO AQUÉM DE OUTROS TEMPOS E O ANÚNCIO DE ENCERRAMENTO DE DESTACADOS "PAVILHÕES DE VENDAS" DE COMERCIANTES POVOENSES...


EM RECENTE ASSEMBLEIA MUNICIPAL, VEIO À BAILA, A QUEDA "A PIQUE" DA NOSSA FEIRA SEMANAL...


NOS ÚLTIMOS 6-7 ANOS, VAMOS ASSISTINDO A UM APARECER E DESAPARER DE LOJAS... DIZ-SE, POR CULPA DA SAÍDA DA LEAR E DA CRISE.


A LEAR E A CRISE SERÃO JUSTIFICAÇÃO PARA TUDO? DE FACTO, COMEÇA A SER TEMPO DE REFLECTIR A "CENTRALIDADE" DA NOSSA PÓVOA, QUANDO A VEMOS SER COMPLETAMENTE MENORIZADA PELAS ZONAS DE PONTE-TAIPAS E BRAGA-ESTE, COM MAIS ACESSOS, RESIDENTES, GRANDES SUPERFÍCIES, OUTROS LAZERES...

Anónimo disse...

Como militante de base do PS e da "ala de esquerda",revejo-me nas críticas e acusações que hoje fez Manuel Alegre contra o PEC e as derivas do PS/Sócrates cada vez mais para a direita e o grande capital.

É preciso que as bases militantes do PS,como eu,levem o seu protesto e indignação a todos os órgão do partido e que participem nas reuniões concelhias e distritais para manifestarem o seu descontentamento e protesto contra Sócrates e os seus acompanhantes no governo.É tempo de reagirmos com espírito de unidade contra estas políticas que são contra o povo e o país e não dar tréguas a esta governação escandalosa.

Sócrates tem que ser demitido de Secretário-Geral e afastado de primeiro-ministro,porque da fama não se livra e os casos são muito graves para a democracia e a saúde do povo e do país.

A minha aposta neste momento para primeiro-ministro é João Cravinho, que já mais do que uma vez provou ser contra esta deriva do PS e que já há muitos anos se manifesta contra esta política e a escandalosa corrupção que Sócrates patrocina nos mais variados sectores das empresas com participação de capitais públicos como é o caso da PT,entre muitas,onde os gestores auferem escandalosos ordenados e chorudos prémios de desempenho.

Também é preciso dizer não,como Manuel Alegre o fez,contra as privatizações que Sócrates se prepara para entregar a preços de saldo ao grande capital e que põem em causa o interesse patriótico e nacional.

Não me calo e daqui deste blogue que muito aprecio,lanço um apêlo a
todos os militantes socialistas
para se manifestarem dentro dos órgãos onde estão integrados a sua indignação e protesto contra o PEC e o OE e pedir a urgente demissão de Sócrates de secretário-geral e primeiro-ministro,porque é um homem de direita e sem sensibilidade socialista.O PS precisa de se refundir e alterar o seu rumo ideológico e político da direita para a esquerda e ajudar com o seu programa e as suas propostas os trabalhadores e a grande massa do povo e colaborar com os outros partidos de esquerda para um Portugal com outro sentido e outro rumo de governação para ajudar os desempregados e as camadas mais desfavorecidas a ter um futuro radiante e mais próspero.Assim com esta descaracterização só engrossa cada vez mais os grandes grupos económicos e financeiros que tem ajudado e patrocinado ao longo destes últimos 25 anos de constantes privatizações e cedências aos seus interesses.Aqui nesta colaboração coloco também Vítor Constâncio,Jorge Sampaio e todos os outros secretários-gerais que paulatinamente levaram o PS para a direita e o descareterizaram da sua matriz ideológica e política.

Sempre fui favorável a um entendimento à esquerda para galvanizar as políticas e a mobilização do povo trabalhador, como eu,com a manutenção dos direitos conquistados com o 25 de Abril em todas as áreas consagradas na Constituição da República,como a vertente económica,política,social e cultural e que foram fortemente destruídas pelas governações do PS,PSD e CDS/PP.

Esta manifestação de repulsa e indignação é um delito de opinião perante os Estatutos,mas é uma vontade firme de ética e carácter que os "lambe botas" de Sócrates acusam os socialistas como eu e Manuel Alegre.

E não digo mais nada,agradeço ao blogue Avantepovoadelanhoso por me ter permitido este acto de liberdade e de indignação.

Anónimo disse...

RESERVAS DE OURO ULTRAPASSAM OS 10 MIL MILHÕES DE EUROS(2 BILIÕES DE CONTOS ANTIGOS)

Para aqueles que andaram estes anos todos a difamar o General Vasco Gonçalves que tinha vendido,enquanto primeiro-ministro de Portugal,o ouro que Salazar tinha deixado,aqui está uma notícia hoje publicada por um órgão de comunicação social,que só agora o Banco de Portugal confirmou,aliás tardiamente como é habitual nestas questões de verdade,que o ouro não só está intacto como ultrapassou a fasquia dos 10 mil milhões por força da sua valorização,em 2009 valorizou mais de 10%,e é uma riqueza que serve para avalizar os compromissos que os vários governos contrairam com os empréstimos internacionais.

Mas o mais ridículo e revoltante disto tudo foi a difamação e as mentiras encetadas pelo PS,PSD e CDS/PP contra Vasco Gonçalves para servir de cobertura à contra-revolução que iniciaram logo a seguir contra o MFA,representado por Vasco Gonçalves nos vários governos provisórios,e a campanha anti-comunista do "Verão Quente",para conquistarem o poder e saquear as finanças públicas que estavam sólidas e fortalecidas com a Revolução de Abril e as conquistas dos trabalhadores e do povo mais desfavorecido.

Esta foi a mais vil campanha contra um homem de H grande que foi o primeiro-ministro mais sério de sempre deste país na defesa dos mais fracos e desfavorecidos e que será sempre lembrado eternamente como o companheiro Vasco
das conquistas de Abril,por mais que custe a todos os fascistas e reaccionários que lançaram os "torpedos" contra tudo e todos que não faziam o seu jogo.

Mais uma informação,Portugal é hoje um dos maiores portadores da Europa em barras de ouro e Vasco Gonçalves nunca vendeu uma grama de ouro enquanto governou o país,ao contrário deste e doutros governos que já venderam várias toneladas daquele "vil metal".

Em política não se pode mentir continuadamente contra aqueles que arriscaram tudo para derrotar o fascismo e os seus fieis colaboradores e que honraram os seus compromissos patrióticos com a proclamação do seu programa para restituir a Liberdade e a Democracia ao povo português.

O 25 de Abril não foi feito para os capitalistas e os seus acólitos,foi feito para acabar com a Guerra Colonial,que destroçava a a vida às camadas mais jovens da população,com a economia monopolista que dominava a seu belo prazer o país,e para libertar os trabalhadores da garra da exploração de que eram vítimas e implantar em Portugal novos paradigmas de uma sociedade mais justa e igualitária rumo ao socialismo.

O que aconteceu ao seu rumo é a triste situação em que hoje vivemos,mais desemprego,mais precariedade no trabalho,mais exploração,mais afrontas à liberdade de opinião e expressão,voltamos ao "velhos tempos em quem não é por nós é contra nós",e utilizam-se as mais violentas perseguições a quem resiste na defesa dos seus direitos e valores.

Quem é responsável por tudo isto?! Naturalmente aqueles que se apoderaram do poder através da calúnia,da mentira,da demagogia e do populismo mais reaccionário que nem o fascismo ouzou utilizar como arma de combate contra os que se lhe opunham,hoje tudo é feito sofisticadamente com outras "armas" mais poderosas para abater os seus adversários políticos,pondo até em causa a sua própria sobrevivência.São lamentáveis estas atrocidades desumanas que são exercidas sobre milhares de cidadãos que não se revêm e são contra estas políticas desonestas,corruptas,anti-democráticas e prejudiciais à grande maioria do povo português.

Disse,em nome de milhares de cidadãos que fazem a mesma leitura e lutam e resistem para mudar este rumo suicida e anti-patriótico que o país e o povo estão a sofrer!

Anónimo disse...

OBSCENIDADE!

...é o que melhor qualifica esta "gandulagem" e "gatunagem" que não se priva desta LUXÚRIA à custa da fome do povo,que já nem se mexe de tão anastesiado que está,com copos e futebol.Onde estão os homens com tomates deste país? Só imoralidades obscenas,Ai Revolução Francesa,que tanta falta faz!...Ainda falam do mau comportamento das crianças e jovens nas escolas? Não é nada perto desta gandulagem! A sociedade está como está,porque o exemplo vem de cima e com luvas de pelica!

Pedir sacrifícios e estar ao mesmo tempo a pagar brutais ordenados e prémios a administradores pornográficamente milionários não faz sentido.O povo não pode acreditar que estas medidas de sacrifício sejam necessárias e Sócratres entrou na OBSCENIDADE flagrantemente...Qual esquerda? Vieira da Silva e mesmo Alberto Martins de esquerda? qual esquerda? Vieira da Silva fez aprovar o Código do Trabalho mais reaccionário que já tivemos,é mesmo digno do século XIX.Alberto Martins é uma espécie de Maria vai com as outras.

Os candidadatos do PSD á presidência do partido,fazem tudo para abafar e manter este "status quou" fraudulento e corrupto e tentam manipular o povo para o impedir de reagir com dureza contra as medidas do PEC,porque estão interessados na manutenção desta "roubalheira" obscena e insensata por parte do Governo PS/Sócrates e por isso não têm tomates para atirar abaixo o PEC e o OE(Orçamento de Estado).

El-Rey D.Sebastião,Reino da Dinamarca!

Anónimo disse...

MORRAM,MAS GASTE-SE 528 EUROS/DIA COM A DEPUTADA!

O País paga diáriamente à deputada Inês Medeiros 528 Euros por dia!

Como há-de ter dinheiro para pagar aos desgraçados que não têm dinheiro para os medicamentos,que passam fome(só estes são à volta de 2 milhões de pessoas),e que morrem lentamente nas condições mais degradantes,depois de uma longa vida de trabalho!

Acorda PORTUGAL...Vamos à luta!
Porque esta cambada até o fio dental nos tira!

Carla - simpatizante do PS até ver o fim do filme do PEC e OE!

PROCISSÃO "PATROCINADA"...!!! disse...

JÁ TINHAMOS TIDO ASSOCIAÇÕES POVOENSES PATROCINADAS POR CASAS DE ALTERNE...


MAS A ÚLTIMA, O MAIS ESPANTOSO "PATROCÍNIO" DE SEMPRE ACONTECEU ONTEM COM TOTAL DISTRACÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, DA IGREJA, DA ORGANIZAÇÃO E DA RESPECTIVA FREGUESIA, ACONTECEU ONTEM, 19 DE MARÇO DE 2010...


QUEM TRANSPORTAVA O ANDOR DE UMA FREGUESIA, DO BAIXO CONCELHO, LEVAVA CAMISOLAS DE UMA EMPRESA... TODOS VIRAM.


TRÊS QUESTÕES:

1. AGORA, PARA SE TRANSPORTAR UM ANDOR DE UMA FREGUESIA, É PRECISO LEVAR CAMISOLAS DE UMA EMPRESA?


2. SE NÃO TIVESSEM CAMISOLAS DE EMPRESAS, O ANDOR DA FREGUESIA NÃO SEGUIA?


3. A EMPRESA APOIOU O QUÊ?


ESTÁ CRIADO UM GRAVE PRECEDENTE. INDIGNO PARA OUTROS PARTICIPANTES. ORGANIZAÇÃO E FREGUESIA DEVEM EXPLICAÇÕES...

Anónimo disse...

Oh camarada Odete! Atão??? Para camarada Odete Santos :
Vamos lá juntar as nossas fortunas e seguidamente dividimos por dois, que eu passo a ser do PC....
Odete Santos é milionária...... Mas é contra o capitalismo...
TAMBÉM EU QUERO SER COMUNISTA !!!
Odete Santos: Pasmem
Declaração de rendimentos da camarada Odete Santos
Declaração de 2005
Deputada e Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal
Trabalho dependente - 48.699,48€
Trabalho Independente - 6.860,19€
Rendimentos prediais - 1.369,38€
Património Imobiliário
- 1 prédio urbano em Setúbal,
- 1 fracção em Setúbal,
- 3 prédios rústicos na Guarda,
- 22 prédios rústico na Guarda
- Automóveis - 1 ligeiro Lancia.
- Contas Bancárias :
Certificados de aforro do Inst.Gestão Financeira no valor=
2.400.000 €
Mais 5 certificados de aforro no valor de:
300 mil €
621 mil €
400 mil €
1.613.000 €
391 mil €
SÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ ???
ASSIM, SIM... VALE A PENA
EU TAMBÉM QUERO
SER COMUNISTA !!!

Advogado Comunista disse...

Ó Idiota do comentário anterior, divulga a fonte para podermos discutir! Ou és como estes jornalistas novos que mandam notícias parvas para o ar?
Para além disso, deves ter em consideração que os Comunistas não são contra as riquezas. São sim contra a exploração. Podem-se obter rendimentos altos sem explorar ninguém, ou através de heranças p.ex. Mais, a camarada Odete entregou os rendimentos de trabalho dependente ao Partido como fazem os deputados comunistas. És um Burro ressabiado.

Anónimo disse...

Essa espantosa calúnia e difamação contra Odete Santos,já foi lançada aqui há tempos por este mesmo senhor.Vem mais uma vez querer meter no mesmo saco,aqueles que como deputados tudo fizeram para que a Democracia avançasse num rumo socializante e que acabasse com as injustiças e a exploração de o homem pelo homem.Odete Santos foi sempre uma mulher de combate e a grande parte do salário que ganhava como deputada entrava nos cofres do PCP para ajudar as lutas que o partido de sempre dela travava e trava ao lado dos trabalhadores e das camadas mais desfavorecidas da população.

Era admirada no Parlamento por todos os quadrantes políticos,mercê da sua frontalidade e lealdade que empregava nas intervenções que fazia,sempre na defesa dos trabalhadores e nos valores de Abril.

Todos aqueles rendimentos que o "patarata" mais uma vez lança para a confusão para cobrir a "roubalheira" que certos políticos e "boys" auferem de rendimentos sonegados ao povo,não passa de uma escandalosa mentira e de uma vil ofensa contra Odete Santos e o PCP porque ela não teve nem tem uma vida de novo riquismo como muitos senhores que passaram pelo Parlamento.

Ainda hoje Odete Santos vive na casa que seus pais lhe deixaram em Setúbal e continua a fazer uma vida humilde e as suas férias são sempre passadas em Parques de Campismo ao lado das classes trabalhadores e das pessoas mais humildes.

Esta são as habituais calúnias anti-comunistas para cobrir as escandalosas "roubalheiras" que grande parte da classe política dos partidos do poder fazem e naturalmente da corrupção que alastra por todo o lado onde os "saqueadores" enriquecem à custa do erário público e do povo português.

A grande maioria dos comunistas não têm "rabos de palha" nem "sacos azuis" e a prova disso é a honestidade com que dirigem as Autarquias em que são poder.Não há "roubalheiras" para ninguém porque as Câmaras são geridas com grande transparência e lealdade para com os municípes e essa é a grande riqueza dos comunistas,servir os outros com trabalho,honestidade e competência.

Espero que fique elucidado e não venha outra vez com as "cassetes" habituais de que somos todos iguais,há uma grande diferença de atitudes,comportamentos e honestidade entre os comunistas e os restantes militantes dos partidos da direita,nos quais incluo também os socialistas como é elucidativo.

Arranje outros argumentos políticos se os tiver para denegrir a imagem de uma mulher que foi,é e será sempre uma militante leal,honesta e solidária com o seu partido e o seu povo.

Anónimo disse...

Não sou comunista,mas tenho uma enorme consideração pelo PCP e os seus generosos e combatentes militantes,é de facto o único partido que não tem "rabos de palha" nem os seus militantes se servem da política para enriquecer.Pelo que sei,e refiro-me a alguns comunistas que conheço,os ordenados de deputados à Assembleia da República,de presidentes de Câmaras,de Vereadores,de Juntas de Freguesis,de senhas de presença em Assembleias Municipais e de Freguesia são entregues na sua grande maioria para ajudar a comparticipar o funcionamento do PCP e as lutas que trava contra estas políticas que nos afectam a todos.

Não vejo escândalos nem "roubalheira" onde exercem o poder,o que vejo na comunicação social são os mesmos de sempre a sacar tudo que podem e enriquecer ilicitamente à "balda",são intocáveis perante a justiça e nada lhes acontece,não é verdade ó ressabiado?!

Mas quanto à crise de valores,gostaria de deixar aqui o seguinte comentário:

É interessante verificar,corta-se nas prestações sociais,mas por outro lado 12 admonistradores da PT no ano passado limparam ao estado(e a nós "seu brujeço") mais de 7 milhões de euros.Acha bem?!...

Anónimo disse...

O problema das medidas que o governo PS/Sócrates quer implementar através do PEC,é o colorário do saque de dinheiro que durante anos veio de Bruxelas dos fundos estruturais e afins,para melhorarmos a nossa competividade,a nossa produtividade e sobretudo a nossa mentalidade.Resta desse grande "bolo" de biliões de euros,pontes e estradas,para onde foi o grande remanescente que sobrou?!

É um boa pergunta,porque eu não vi nenhum durante estes anos todos e só tenho pago mas é mais acréscimos de despesas e feito sacrifícios.

Mas tem de saber onde está esse colossal valor que foi parar a certos "bolsos",eu sei e você?!

Cavaco também é um dos responsáveis por este destino final,não tivesse sido ele primeiro-ministro durante 10 anos e "comido toda a paparoca que a UE lhe deu,como a destruição das pescas,da agricultura e da produção nacional e também um dos responsáveis pelo "montro do défice público e orçamental".

Por essa razão,todos os políticos desde primeiros-ministros até presidentes da República são os grandes responsáveis pela grave situação que o país atravessa e o povo português.

Continuem a votar neles que é bonito,mas depois não se queixem e digam que são todos iguais,OK!!!

Anónimo disse...

É verdade que a chuva não ajudou,mas as "Festas de S.José" estão a ser duma pobreza enorme,mais parecem umas festas de uma pequena Freguesia,daí os meus "apupos" à Câmara Municipal do PSD.

Nada me entusiasmou e que o vi nos olhar das pessoas é uma grande decepção e tristeza por tudo que está a acontecer na nossa terra e no resto do país.Já ninguém pode esconder a "máscara" da decepção pelas políticas que estão a ser praticadas pelos políticos que
nos governam a nível local e nacional.

Prometem tudo e mais alguma coisa às pessoas,mas na hora da verdade fogem aos compromissos que assumiram com o povo.

É esta realidade que descrabilizou a política e os seus promotores e propangadeadores e a a nossa terra entrou também numa profunda crise e desilusão e é preciso alterar este estado de coisas,não vale a pena continuar a apostar no "cavalo" errado,porque nunca ganha nada.

É tempo de reflexão e de mudar de mentalidade e de atitudes se queremos apostar num futuro mais próspero e risonho,estas políticas chegaram ao fim mas há alternativas para a tirar da depressão.

Assim o queiram os povoenses e os portugueses,porque é possível fazer mais e melhor!

Anónimo disse...

Os comunistas são todos uns santinhos... Como ainda hoje dizia José Sócrates, também a eles só hes falta a auréola... E por falar em Câmaras Municipais? Também se esqueceram dos presidentes de câmara, da CDU, condenados em tribunal? Pois, outro santinho...

Anónimo disse...

Tens direito ao contraditório democrático,mas não inventes histórias mal contadas e que são puras mentiras.Não é verdade a tua versão dos factos ocorridos porque o processo que correu já há mais de dois anos não tinha nada a ver com corrupção ou favorecimentos ilícitos,dizia respeito e apenas a uma passagem à reforma de cerca de 30 trabalhadores que a Cãmara de Setúbal na altura autorizou e que depois alguém intentou um processo administrativo para confirmar se realmente ouve alguma situação de favorecimento.Sabes qual foi o desfecho final? Pura e simplesmente arquivado por não se ter provado absolutamente nada de ilícito nas aposentações requeridas pelos trabalhadores.

O mesmo não podeis dizer vós e quando citas Sócrates devias ter vergonha,esse senhor não dá licções de honestidade política a nunguém e tem sido um dos principais responsáveis pelo exponencial aumento da corrupção e do enriquecimento ilícito,tens muitos exemplos nesse campo no PS e PSD,basta andares 20 km.quando caminhas para Braga e Guimarães e depois cerca de 60 kms.para Gondomar e encontras rapidamente as figuras sinistras da corrupção do poder local.

Exemplos destes são aos "molhos" na Admnistração Pública e noutros "ninhos" das empresas ainda com participação publica,calai-vos e engolei os "sapos" pela garganta abaixo,não provoqueis aqueles que andam com a cabeça levantada por tudo quanto é sítio,porque são sérios e têm uma noção real e precisa dos "assaltos" ao aparelho de Estado e à riqueza dos portugueses.

Se um dia o povo português quiser mudar este estado de coisas,vai ser necessário construir muitas penitenciárias para albergar lá os milhares de putativos ladrões que têm saqueados os cofres públicos.

Tú não serás também um possível candidato a meter nas "grades"?!

Anónimo disse...

SÓCRATES NÃO QUER IR PRESENCIALMENTE À COMISSÃO DE INNQUÉRITO,PORQUE TEM MEDO!

Mas ontem no seu discurso afirmou o seguinte:

"Se olharmos para todos os outros governos,temos que concluir que fomos mais longe,fomos melhores e fizemos uma política com mais sucesso",sintomático...Esta frase é a melhor anedota que ouvi nos últimos anos.De facto é verdade.

Défice passou de 6,7%(foram as contas de Constâncio)para 9,3%;Desemprego passou de 6% para 10,5%;Saúde,cada vez pior e mais cara;Educação,ao mais baixo nível de sempre;Justiça,só para os ricos.

Honrar a palavra dada e falar verdade,temos o Pinóquio José Trócas-te; PEC:o pior de sempre;Impostos:nunca subiram como agora;Corrupção:máxima e ao mais alto nível do Estado e EP,s;Ética Política:pertence ao passado.

Portanto concordo: "temos que concluir que fomos mais longe,fomos melhores e tivemos uma política com mais sucesso".

ALDABRÕES DE M..DA!

B.M.F.-ex-militante do PS,porque conclui que estava a ser F.....