sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago (1922-2010)


A morte de José Saramago constitui uma perda irreparável para Portugal, para o povo português, para a cultura portuguesa.
A dimensão intelectual, artística, humana, cívica, de José Saramago fazem dele uma figura maior da nossa História.
A sua vasta, notável e singular obra literária – reconhecida com a atribuição, em 1998, do Prémio Nobel da Literatura - ficará como marca impressiva na História da Literatura Portuguesa, da qual ele é um dos nomes mais relevantes.
Construtor de Abril, enquanto interveniente activo na resistência ao fascismo, ele deu continuidade a essa intervenção no período posterior ao Dia da Liberdade como protagonista do processo revolucionário que viria a transformar profunda e positivamente o nosso País com a construção de uma democracia que tinha como referência primeira a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País.
José Saramago era militante do Partido Comunista Português desde 1969 e a sua morte constitui uma perda para todo o colectivo partidário comunista - para o Partido que ele quis que fosse o seu até ao fim da sua vida.

14 comentários:

Anónimo disse...

A Literatura e a Cultura Portuguesa estão de luto.Morreu José Saramago,grande escritor e um dos seus maiores vultos do século XX e XXI.Foi um grande narrador que soube sempre imprimir aos seus livros um cunho de verdade e verticalidade e que nunca se calou e atemorizou contra aqueles que dominam o mundo duma forma cruel e ignóbil.José Saramago ficará para sempre gravado a letras de ouro no imaginário daqueles que com ele lutaram para transformar Portugal e o Mundo para sociedades mais justas,igualitárias e fraternas,e por isso morreu abraçado ao projecto de uma sociedade nova onde os trabalhadores,os mais carentes e desfavorecidos,tivessem uma sociedade e um País onde valesse a pena viver.Esse sonho,por agora,foi por água abaixo,mas os resistentes de sempre continuam a lutar por esses objectivos determinantes que ele até à sua morte nunca abdicou e que nós também não abdicaremos,isso camarada e amigo José Saramago podes estar certo que vamos conseguir um dia destes...
Estou triste,foi mais um dos nossos que morreu,mas a tua extraordinária obra literária que nos deixas-te,como património,essa continuará pela vida fora.

Fraternas condolências e muita coragem para a tua querida companheira Pilar e restante família,Paz eterna para ti e até sempre!!!

19 Junho, 2010

Anónimo disse...

"Os “génios da banalidade”, medíocres, invejosos, despeitados, falsos beatos e outros seres rastejantes que sempre o odiaram, estarão, uns, contentes; outros, apenas aliviados por não voltarem a ser confrontados com a incómoda frontalidade deste homem que sabia dizer não. Um ser humano assombrosamente "levantado do chão"!

Anónimo disse...

muito se tem dito
muito se está dizendo
muito mais se dirá

o nosso profundo pesar será maior

OBRIGADO CAMARADA!

PJLS disse...

Uma frase de SARAMAGO "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar." Acho-a magnífica porque me sugere amor e solidariedade, num mundo profundamente individualista e corrupto.

Anónimo disse...

Saramago, um grande escritor? Bah. Leiam os seus livros. Se conseguirem... É mais um escritor de banalidades. E só um anormal como o que nos governa é que pode decretar luto nacional. Respeito Saramago enquanto ser humano. Nada mais que isso.

Anónimo disse...

Afinal os génios da banalidade,medíocres e invejosos sempre por aí proliferam.
Vejam bem o comentário anterior
Raça mais podre não pode existir!

Anónimo disse...

ALMEIDA GARRETT

E eu pergunto aos economistas políticos,aos moralistas,se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria,ao trabalho desproporcionado,à desmoralização,à infância,à ignorância crapulosa,à desgraça invencível,à penúria absoluta,para produzir um rico?

Esta narração de ALMEIDA GARRETT,está sintetizada no Romance LEVANTADO DO CHÃO de José Saramago,mais palavras para quê de quem diz que Saramago foi um banal escritor e um anormal cidadão? Não foi isso que lhe reconheceu a Academia de Letras Sueca para lhe atribuir o Prémio Nobel da Literatura,o maior galardão mundial e uma grande vitória para a nossa Literatura,Língua e Cultura Nacional.José Saramago foi um dos mais extraordinários momentos literários com que fica a contar a nossa ficção pós-25 de Abril.

José Saramago...uma prova provada da nossa geral necessidade de maravilha,de humor e de estilo.
...uma profunda sageza feita,não de qualquer esperiência comum,mas da experiência fantasiante e humoral dos limites,num realismo em constante avanço.

...como Camilo e Aquilino,esses dois mestres do nosso realismo rural,Saramago desenha a traço enxuto as mil e uma maneiras de capear,intrujar,espremer e sangrar os pequenos,a arraia-miúda,que aí,no Alentejo,já em 1385 e 1638 se ergeu em jacqueries e motins contra o Estado dos grandes senhores [...].
Óscar Lopes

Anónimo disse...

O Vaticano mais uma vez vociferou o seu ódio contra José Saramago,contrariamente ao que a hierarquia católica portuguesa afirmou sobre a sua obra e sobre o homem que através dos seus romances projectou a língua e a cultura portuguesa para patamares nunca alcançados a nível universal.Não é qualquer um,com os defeitos que o Vaticano lhe atribui,que consegue ganhar um Prémio Nobel da Literatura,um galardão só ao alcance de geniais escritores que através da narração dos seus livros contribuem para o avanço da literatura,da língua,da cultura e das causas que tão belamente desenvolveu ao serviço da humanidade.
O Vaticano e a sua hierarquia,não têm moral para criticar José Saramago,todas as abordagens que ele fez sobre O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO E O CAÍN,são vivos testemunhos históricos de que a BIBLIA SAGRADA foi adulterada e que a Hierarquia da Igreja Católica tornou-a num manancial de dogmas e de realidades falsas,em nome de Deus,para manipular numa simbiose de interesses bem conhecidos de que "quem não é por nós é contra nós",basta ver quem foi o Cardeal Cerejeira e a Igreja Católica nos 48 anos de fascismo.Andou sempre de braço dado com Salazar e com o seu totalitarismo feroz contra aqueles que combatiam e desafiavam o seu poder e a sua política fascista.

O Vaticano devia estar calado e olhar para os escândalos de pedofilía provocada pelos seus servos,pelas políticas que atingem milhões de trabalhadores nos seus inalienáveis direitos,pelos milhões de pobres que são vítimas de uma autêntica carnificina,pelos milhões de desempregados espalhados por todo o mundo e que vivem atemorizados e sem esperança,por uma Igreja ao serviço dos mais pobres e desfavorecidos e mudar de rumo nas suas opções financeiras de investir nas grandes empresas mundiais dos negócios e da banca(off-shores),que levaram os povos para a miséria.

Era isso que José Saramago combatia e com uma lucidez impressionante fazia reflectir nos seus livros,o Vaticano devia estar-lhe grato pela sua contribuição para um mundo melhor e não utilizar epítetos de carácter racista,xenófobos e de falta de respeito por um homem com H grande que serviu a nossa língua e a cultura com o melhor que sabia e podia e que a engrandeceu duma forma fenomenal.

Para o Vaticano e a sua hierarquia os meus apupos e a certeza de que não estão a contribuir para um mundo melhor,mais justo e fraterno,estão sim com estas atitudes a defender duma forma deplorável todos que se opõem ao capitalismo selvagem que eles afinal sempre defenderam e continuarão a defender eternamente.

Para José Saramago o meu muito obrigado pela sua audácia,coragem,autenticidade,militância e fazeres o favor de estares sempre ao lado dos trabalhadores,dos mais pobres e desfavorecidos e lutares por uma sociedade livre de explorados e exploradores e dum mundo melhor para todos os povos do mundo.

O Meu muito obrigado pela tua contribuição e que o teu espírito descanse em paz.Um abraço de fraternidade e até sempre!!!

Anónimo disse...

Camarada e amigo José Saramago:

Tiveste na tua despedida os teus amigos de sempre que nunca te desprezaram e marginalizaram por seres polémico e autêntico nas tuas opiniões sobre a sociedade do teus país,sobre a política que nos tem fustigado a todos,principalmente aos trabalhadores,aos mais débeis e mais pobres;sobre a língua e a cultura portuguesa que divulgaste por todo o mundo e sobre aquilo que pensavas ser o melhor para o povo e o país.Foste sempre frontal e corajoso contra tudo aquilo que prejudicava o país e a humanidade;os teus livros testemunham precisamente isso, porque foram sempre escritos e ditos em uníssono;mexeste com muita coisa que prejudica e de que maneira o ser humano e que tú tão bem representastes e expressastes duma forma tão sublime,são palavras todas elas vindas do povo mais humilde a que tú pertencestes e que jamais abandonastes,seguistes esse caminho até à tua morte física,mas a tua obra ficará para sempre ligada aos explorados e aos desfavorecidos e marginalizados que continuarão essa luta para um país e um mundo melhor,mais justo e fraterno.

Uma sociedade mais justa,igualitária e mais fraterna será mais tarde ou mais cedo implementada no mundo,quer os tiranos e os exploradores queiram ou não,os povos são sempre quem mais ordenam e esse designío será alcançado,por isso se resiste e luta e as correntes são cada vez mais fortes para que esse novo rumo seja uma realidade para todos os povos do mundo.O capitalismo não pode continuar a arrasar e a sacar as riquezas que os povos criam para o seu bem estar,é preciso metê-lo na ordem e impor-lhe regras para o não deixar fazer o que quer...

Acredito nesse novo paradigma de transformação do mundo para realização plena do ser humano.Estás nas nossas mãos conseguir esse objectivo e por isso a luta vai continuar para que possamos ser mais felizes e mais fortes nos nossos anseios.

Camarada e amigo José Saramago,obrigado pela obra que nos legastes e que foi Prémio Nobel da Literatura,fica em paz e tranquilidade porque cumpristes a tua parte,agora nós temos de fazer o resto...

Obrigado,um grande abraço de solidariedade e até sempre!!!

Um Levantado do Chão!!!

Anónimo disse...

O Jornal do Vaticano,o órgão oficial do PC(Partido Católico)do Vaticano,partido único naqueles 44 ha.,destilou ódio e rancor até na morte serena do ateu-marxista-leninista José Saramago,grande escritor e Prémio Nobel da Literatura.O artigo agressivo na morte de um ilustre cidadão,como é José Saramago,mostra-nos a baixeza do Vaticano em destilar,na hora póstuma,impropérios próprios de um Estado fundamentalista e extremista que não perdoa a quem lhes tenta descobrir a "careca" e descodificar o seu império colossal de interesses e opulência à custa da exploração dos próprios povos.

A história da Igreja desde o 1º século está replecta de ódio e veneno e Bento XVI tem as mãos sujas de sangue inocente ao ter seguido,não a humildade de Cristo,mas a opulência,a arrogância e o fundamentalismo dos fariseus que lhe passaram o testemunho.

Com este procedimento a Igreja Católica mostrou um cinismo cruel para com José Saramago e o Vaticano não pode intitular-se defensor da Fé/Deus/Cristianismo.

Quando os graves problemas recentes lhes "bateram à porta" ou tentaram vergonhosamente "abafá-los" ou,então,vieram dizer ao Mundo que só Deus os poderia julgar...melhor teria sido remeterem-se ao silêncio do que fazer esta triste figura!

O Evangelho Segundo Jesus Cristo!

Anónimo disse...

Uma perda irreparável para a cultura universal.De mais de uma centena de escritores que receberam o Prémio Nobel somente alguns resistiram ao desgaste do tempo.A obra da maioria foi rapidamente esquecida.

Saramago é uma das excepções.Os seus livros continuarão a marcar sucessivas gerações.Ele soube,como ninguém,descer ás raízes da condição humana e transmitir a grandeza e as misérias,a angústia,a alegria e o medo que acompanham a aventura absurda da vida.

A dimensão intelectual,artística,humana e cívica de José Saramago fazem dele uma das maiores personalidades da História de Portugal.Somente as mentes doentias ou inspiradas nos extremismos ideológicos e religiosos,persistem na tentativa de desvalorizar o reconhecimento universal da genialidade e grandeza humana de José Saramago.

Conheces o nome que te deram,não conheces o nome que tens

Livro das Evidências de Todos os Nomes

Anónimo disse...

Este Blogue mostra que o PCP tem de facto ilustres militantes, simpatizantes e amigos na Póvoa de Lanhoso,que na hora da morte de um dos grandes vultos da Literatura e da difusão da língua e da cultura nacional como José Saramago,também ele militante do PCP desde 1969,que está unido e solidário em torno da sua grandiosa obra literária e que jamais admitirá que o seu generoso,querido e humilde camarada seja atacado vergonhosamente por um Estado farisaico,omnipotente,fundamentalista e arrogante que não perdoa a quem humildemente escreveu um livro intitulado - O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO - que narrava as incongruências entre a teoria e a prática teológica da hierarquia da Igreja em relação a Deus,esse sim um grande ser humano que lutou contra as injustiças e a exploração do homem pelo homem.José Saramago está também nessa linha de ascendência não só a nível humano mas também a nível intelectual e não precisou de se licenciar em Teologia Canónica como muitos abutres que proliferam por este mundo cão.

O respeito pelos outros perde-se quando eles deixam de ser humanos e se tornam perigosos fundamentalistas e desordeiros!

Anónimo disse...

CAVACO SILVA ERROU MAIS UMA VEZ!"

É o veredicto do investigador de ciência política José Adelino Maltez que lembra que Cavaco Silva "é o Presidente de Portugal e José Saramago era um dos pedaços maiores de Portugal,que nos deu visibilidade no mundo,tal como Camões,Fernando Pessoa e o Padre António Vieira".José Adelino Maltez lamentou que o Chefe de Estado não tenha querido interromper as suas férias nos Açores para homenagear este vulto da cultura portuguesa.

Por sua vez Carlos Abreu Amorim é ainda mais crítico.
"Aníbal Cavaco Silva prevaleceu sobre o Presidente da República e isso é de lamentar".

Na opinião do analista político e professor universitário - que faz questão de lembrar que por detrás desta ausência esteja o receio de ainda poder defraudar mais a direita católica,que o tem atacado por causa da promulgação da lei do casamento gay."Cavaco,que está a perder a confiança e credibilidade desse eleitorado,fez este gesto para lhes agradar",e considera que até a Selecção Nacional,que já anunciou que ostentará hoje uma faixa negra no braço dos jogadores quando tocar o hino nacional antes da partida com a Coreia do Norte,"sabe estar mais à altura do acontecimento do que o próprio Presidente."

(Diário de Notícias - 21/06/2010)

Nadi@ disse...

O Presidente Cavaco está a fazer umas curtas férias nos Açores. Faz bem, é uma terra bonita e com muitas belezas naturais. Para além disso tem a vantagem de lhe evitar o embaraço de ter de fazer declarações sobre a morte do segundo português a ser considerado merecedor de um prémio Nobel. Nem ele gosta do Saramago, de quem duvido ter capacidade para ler e compreender um livro, nem o Saramago gostava dele.
Claro que, a não interrupção das férias e a não presença no funeral de alguém a quem o estado português reconheceu a importância ao ponto de declarar luto nacional só mostra a sua ignorância e incapacidade para o cargo, mas isso já nós sabíamos. Fica o registo do facto para memória futura.