terça-feira, 22 de junho de 2010

O governo elimina várias medidas de combate ao desemprego

O governo elimina várias medidas de combate ao desemprego, entre as quais os benefícios concedidos a empresas que empregassem trabalhadores com mais de 45 anos e as acções de formação para empregados sazonais.
A portaria 353/2010 (ontem publicada) acaba também com os apoios concedidos no âmbito do Programa Qualificação-Emprego para reforçar as qualificações de trabalhadores e activos desempregados em sectores com ritmo de trabalho intermitente (construção civil, cerâmica, metalurgia, metalomecânica, comércio, madeira e mobiliário, têxtil e turismo). -«DN»



Esta é a forma que no entender do governo, irá salvar a situação de crise e agradar - muito certamente - aos «patrões económicos» que são quem "mandam" verdadeiramente hoje, nos países com economias mais fracas.
Perceber isto... não obriga a grandes conhecimentos sobre economia, basta andar atento ao que nos rodeia para concluir que não é de forma alguma com medidas destas que se resolve, seja o que for em benefício dos mais desfavorecidos que são no fundo aqueles que mais precisam de ser ajudados.
Os tempos de hoje, são tempos de ditadura económica e o que nos parece estranho (ou talvez não!), são as grandes multidões de famintos - todos os dias morrem milhares de pessoas à fome - irem aceitando esta situação, como se o que se está a passar fosse um castigo Divino e sobre o qual nada há a fazer. Claro que há muito a fazer, e pensamos que não estará muito longe, o dia em que a riqueza produzida no mundo virá a ter uma forma mais justa na sua distribuição.

10 comentários:

Anónimo disse...

Este país tem de levar uma "vassourada" daquelas que faça doer,porque viver assim e desta maneira não é possível.Os números aqui publicados são indesmentíveis e o povo continua a ser esmagado e enganado pelas políticas de direita,ora protagonizadas pelo PS,ora pelo PSD/CDS/PP,e continua a não dar "cavaco" e a deixar-se manipular pelas fotonobelas que todos os dias nos são atiradas pela casa dentro para nos confundir e dividir.

Assim meus caros,não há ninguém que consiga mudar esta grave situação,por mais que o PCP e a CGTP lutem e resistam contra esta miserável política.

O grande Directório da UE comandado pela Alemanha e França e com a cumplicidade dos restantes países europeus,através dos seus governos socialistas,sociais-democratas e o raio que os parta,continua insistentemente a impor medidas drásticas contra os interesses dos povos a uma vida melhor.

Aproveitando-se da crise que o capitalismo selvagem desencadeou com a sua conivência e cobertura,os governos europeus tudo fazem para responsabilizar e punir quem nada teve a ver com as fraudes e vigarisses que o grande capital financeiro desencadeou e executou a seu belo prazer e agora são os sacrificados de sempre a pagar a factura e a sofrer as consequências dessas faltas de fiscalização e supervisão dos governos e dos seus Bancos Centrais.

A Europa dos direitos humanos,do estado providência e das regalias sociais,está a escrever uma página negra da sua história e a lançar uma investida contra tudo que foram conquistas sociais de muitas lutas e de sacrifícios dos seus povos.

Portugal não foge à regra e pode-se questionar onde estão as conquistas do 25 de Abril? Nos bolsos do grande capital e dos seus fieis seguidores que tudo têm feito para os continuar a brindar com prendas de imensa gratidão,como as políticas de exploração dos seus salários e dos seus direitos laborais.

Temos cerca de 750 mil desempregados e não fora o facto de emigrarem por ano cerca de 100 mil pessoas,o que quer dizer que nos últimos dez anos abandonaram o país à volta de 1 milhão de cidadãos,o número de desempregados seria muito mais alto e a sua taxa ainda mais elevada e se calhar a maior da UE,o que quer dizer que Portugal,hoje,é dos países mais pobres da Europa e tudo isto é fruto das políticas neo-liberais e da venda ao desbarato da soberania e independência nacionais.

Mas a culpa acaba sempre por morrer solteira,porque os partidos que nos atiraram para esta grave situação continuam impávidos e serenos a governar o país e a constituir as "santas alianças de defesa dos interesses do grande capital" para lhes continuarem a encher os bolsos e a permitir que fujam com o dinheiro dos explorados para os "off-shores",a pagar metade de IRC nos seus lucros fabulosos,a não tributar as
mais valias da bolsa e a entregar-lhes de mão beijada as áreas da saúde para os mais pobres morrerem mais depressa e assim não chatiarem o Estado que é de todos nós,repito de todos nós,não é do grande capital económico e financeiro e dos seus lacaios do PS,PSD e CDS/PP que fazem o seu jogo porco e nojento.

Perante este quadro dramático e extremamente grave do país e do povo,continuem a votar nas sondagens e nas urnas no Bloco Central dos interesses e a dar-lhes beijinhos para as fotos da televisão,fica-lhes bem,é engraçado e bonito,mas os outros depois é que pagam as irresponsabilidades dos vossos actos.

Como se diz na gíria popular,nós os navegadores só temos aquilo que merecemos porque não temos sabido ultrapassar o cabo das tormentas quando é tão fácil fazê-lo porque temos todos os apetrechos para o fazer com mestria e alcançar o cabo da boa esperança e assim caminharmos na direcção dum país melhor e com mais futuro para todos.

Um navegador - Cidade do Cabo - África do Sul!

MEGA-AGRUPAMENTO, EM 2011... disse...

AS NOTÍCIAS DA FUSÃO DA EB 23 GONÇALO SAMPAIO, DA EB 23 DE TAÍDE E DA ESCOLA SECUNDÁRIO SÃO A "BOMBA 2011"...


DOIS DIRECTORES, DOIS EXECUTIVOS, DOIS CONSELHOS GERAIS, DOIS CONSELHOS PEDAGÓGICOS E DOIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS TERMINARÃO A SUA EXISTÊNCIA...


TRÊS MAPAS DE PESSOAL DARÃO LUGAR APENAS A UM... E PROFESSORES, ADMINISTRATIVOS E AUXILIARES PODERÃO TER DE DESLOCAR-SE.


VEM AÍ FARTA POLÉMICA...

Anónimo disse...

Zé bilio ja anda a fazer campanha no Terras de lanhoso pelo deputado Frederico Castro vai ser um bom candidato a camara da Póvoa o Baptista vai ter um candidato de peso.

Anónimo disse...

Pois, se a campanha já começou no Terras, ele tem razão para isso. Tem sido uma verdadeira vergonha o que se tem passado na nossa terra desde as últimas eleições. Infelizmente eu acreditei nesta gente que agora nos desgoverna. Se fosse hoje... Então esta guerra movida aos comerciantes por causa das publicidades, num ano em que mal dá para manter a porta aberta, em que a crise ataca todos (parece que até uma empresa do presidente da câmara vai fechar), vêm agora com as burocracias e as taxas para os povoenses pagar. O que me custa é que nem o PS reclama. Têm aí à porta uma assembleia municipal. Digam o que pensam. Proponham a suspensão dessa taxa nos próximos três anos. Acredito que muitos PSD's votavam a favor.
Por falar nisso, parece que a próxima assembleia municipal vai ser um luxo. Com as faltas que se anunciam (até o presidente da mesa), vai ser boniti, vai, vai. A esta eu não falto. Sempre quero ver como se desunha a maioria PSD sem os seus líderes. Pela primeira vez na história democrática do nosso concelho, vão ser os independentes a comandar o PSD na assembleia municipal.

Anónimo disse...

Frederico Castro vai ser sem dúvida um grande presidente da Camara da Póvoa de Lanhoso o Baptista so está a fazer asneiras mas das grandes.

Anónimo disse...

O ilustre deputado frderico castro levou ontem uma banhada na assembleia municipal, ele que se diz melhor que os seus camaradas Noronha, Tinoco de Faria, lourenço, Isabel Jorge, Lúcio Pinto, afinal esta a cair no ridiculo com intervençoes desastrosas. se esse senhor vai ser o proximo camdidato a camara do PS é melhor o PS fechar as portas. tenho dito

Anónimo disse...

O DEPUTADO FREDERICO CASTRO ACUSOU O VEREADOR ARMANDO FERNANDES DE "PECULATO DE USO" PELO FACTO DE TER UTILIZADO O E-MAIL DA CÂMARA PARA FINS PARTIDÁRIOS. NÃO É QUE O VEREADOR SE LEVANTA E VAI LER O TAL MAIL QUE DESAFIA OS PRESIDENTES DAS COMISSÕES POLÍTICAS DO PCP, DO PS E DO CDS PARA TOMAREM UMA POSIÇÃO CONJUNTA EM RELAÇÃO AO SAP? O FRED NÃO TINHA ONDE SE METER. E DEPOIS O DR. ARMANDO AINDA ENTERROU MAI FUNDO A "BANDEIRILHA". DISSE QUE ACEITAVA QUE FREDERICO CASTRO ESTIVESSE A FAZER O SEU CAMINHO MAS SE EM 2009 AS ELEIÇÕES FORAM FAVAS CONTADAS EM 2013 COM ELE COMO CANDIDATO SERÃO UM PASSEIO ALEGRE... FOI O KO... O HOMEM NÃO SE MEXEU MAIS ATÉ AO FIM DA ASSEMBLEIA...

Anónimo disse...

O que se está a passar nas Assembleias Municipais é uma autêntica "palhaçada",não há ninguém que a dignifique e isto é o colorário de muitos anos de controle do PS e PSD que fazem delas uma autêntica "guerrilha" de interesses e ciúmes pelo poder,o atraso da Póvoa está exactamente nos "velhos partidos e políticos" que herdaram os vícios e os abusos dos seus antecessores e nenhum deles está interessado em mudar as práticas e rotinas para levar o Concelho rumo ao desenvolvimento e ao bem-estar das populações.Primeiro os seus interesses pessoais e depois os da sua clientela política e isto já não dá mais sumo,a Câmara está falida,os seus representantes agarram-se ao poder para beneficiarem dos privilégios de uma reforma dourada e tudo o resto é paisagem,o povo está exacrávelmente dominado e leva de vez enquando com os "cabazes" e com os passeios a Fátima,para pedir à Virgem que dê muitos anos de poder e de felicidades aos seus representantes,e à Quinta da Malafaia para beber uns copos e assim espalhar a depressão e a tristeza que lhe vai na alma...

É este o modelo de sucesso que o poder Autárquico,quer seja do PSD,ou do PS,lhes dá para fidelizar um voto a curto/médio/prazo e isto é triste e confrandedor porque o Concelho não tem mais nada para oferecer aos que estão desempregados e vivem em precárias condições de vida.E por falar em "cabazes" é vergonhoso o que se está a passar,a Câmara preocupa-se em distribuir pelos seus apaniguados,muitos deles sem precisarem,esses cabazes que são o contributo das gentes de Lanhoso,assim não custa manipular votos à custa dos outros e ganhar eleições.

E são estes "golpes" e estas habilidades "saloioas" que têm enriquecido os seus agentes,mas prejudicado e empobrecido a Póvoa e os seus munícipes.Se um dia as portas da Câmara forem abertas e escancaradas vai ser o bom e o bonito,nem o Zé Bilio e outros os vão safar da vergonha e dos escândalos...

Nessa altura vai ser necessário abrir uma prisão penitenciária no nosso burgo,porque clientes não vão faltar para a ocupar as suas celas,vai ser lindo e bonito assistir ao episódio final!!!

Anónimo disse...

A Póvoa de Lanhoso precisa de politicos a sério. Não é com Frederico Castro que o Concelho vai para frente,não é por ser deputado da nação que o concelho vai mudar ele foi para deputado para defender os interesses pessoais dele já que a sua firma estava a falir,
Não passa de um tipo que não olha a meios para atingir os seus fins basta ver o que fez a Isabel Jorge e a muitos camaradas seus que os afasta quando lhe fazem oposição interna.
Afinal que é ele? um PSD refugiado no PS basta recordar que em 1997 apoiou Huberto Carneiro mas como no PSD não lhe abriram caminho foi PS o seu refugio.
Agora prepara-se para tirar o tapete ao Lourenço para 2013 ser candidato a camara contando internamente com o apoio da Juventude Socialista mas não chega. Será que as grandes referencias do PS vão estar com ele Tinoco de Faria, Lucio, lourenço, Noronha, Sousa das Finaças, Belarmino, Tino do Galeto, Tonio Piroqueiro, Isabel Jorge, Sancler, Agostinho de Moure entre outros?
Esse senhor só esta a dar cabo do PS sempre com guerras internas, e a fome de protagonismo é tanta que em nada ajuda o PS povoense que sempre foi um partido de grandes causas.
Ate breve

Anónimo disse...

O PRESIDENTE MANUEL BAPTISTA E A PÓVOA DE LANHOSO TEM SOFRIDO UMA VIA-SACRA DE SEIS ANOS COM A GOVERNAÇÃO SÓCRATES.


FOI O BAPTISTA E A CÂMARA GARANTIR UM EMPRÉSTIMO E FOI VÊ-LOS A CORRER "TODOS DIRIGENTES" DO CLUBE...