terça-feira, 29 de junho de 2010

COMUNICADO AOS POVOENSES

A SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS
A Administração Regional de saúde do Norte (ARSNorte) decidiu, seguindo as nefastas políticas do Governo PS, encerrar já a partir do dia 1 de Julho as urgências médicas nos períodos de fim-de-semana, feriados e tolerâncias de ponto que actualmente funcionam no Hospital António Lopes, propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
A comissão de concelhia do PCP da Póvoa de Lanhoso, em conjunto com a Santa casa da Misericórdia, câmara Municipal e os representantes concelhios do PS e PSD acompanhou o desenrolar da situação e mostrou sempre o seu desagrado em relação às políticas de direita que tiveram e têm como objectivo o encerramento, destruição e delapidação dos serviços públicos. O representante do CDS, apesar de ter um eleito na Assembleia Municipal, que o PCP não tem, não compareceu em nenhuma destas reuniões.
ESTE GOVERNO QUER “POUPAR”, MAIS UMA VEZ SACRIFICANDO OS QUE MENOS PODEM.SE NADA FIZERMOS O NOSSO DIREITO À SAÚDE SERÁ POSTO CADA VEZ MAIS EM CAUSA.
Perante mais esta grave situação, cabe-nos agora a nós, Comunistas, e aos apoiantes e simpatizantes da CDU, a tarefa de apelar aos Povoenses para que se unam na defesa dos seus direitos, pois o que temos pela frente é deveras preocupante. Os cuidados de saúde vão ficar ainda mais enfraquecidos, obrigando quem a eles precisar de recorrer a deslocações, transtornos, despesas e até demoras de atendimento que podem ter graves consequências.
É que além desta medida, é também intenção deste Governo PS encerrar a partir de Novembro de 2010 o serviço de urgência Nocturno e, como os Povoenses sabem, o recurso ao serviço de urgências da Misericórdia vai custar aos nossos bolsos o pagamento de 25 euros (quando no serviço Nacional de Saúde se paga pouco mais de 3 euros).

E agora perguntamos nós:


Num Concelho como o da Póvoa de Lanhoso, fustigado pelo desemprego e onde a generalidade dos trabalhadores estão sujeitos a uma política de baixos salários, reformados com pensões de miséria, camponeses sem rendimentos, quem é que pode dar-se ao luxo de pagar 25 euros? Quem é que pode pagar os custos de serviços de saúde privados ou da Misericórdia?



Será que a CMPL suportará, em tempos de crise, mais esta despesa ou estaremos nós a pagar duplamente um serviço que por principio, e tal qual está garantido na Constituição da República Portuguesa, deveria ser tendencialmente gratuito?



E quando algum dos Povoenses que não tenha meios de transporte, esteja em dificuldades de saúde e financeiras como é que se desloca para Braga ou Guimarães a fim de ser assistido no Hospital?



A comissão de Concelhia do PCP afirma que é responsabilidade do Governo assegurar o acesso aos cuidados de saúde às populações, adoptar políticas de defesa do serviço Nacional de saúde, e investir nos serviços de saúde públicos e de qualidade.

O PCP apela ao Povo, mais uma vez sacrificado, para que não fique quieto. Que reclame o direito a serviços de saúde próximos e de qualidade, acessíveis à bolsa de todos, em primeiro lugar dos mais carenciados.

A Comissão de Concelhia do PCP da Póvoa de Lanhoso dá o seu total apoio às reclamações dos Povoenses e assume o compromisso de exigir ao Governo que tome as medidas necessárias, através da ARS Norte, para que as urgências permaneçam em funcionamento 24horas por dia e se criem condições para que voltem a funcionar nas instalações que outrora para o efeito foram criadas.
POVOENSE LUTA PELOS TEUS DIREITOS
DIZ BASTA A ESTA VERGONHA
PODEM CONTAR COM O PCP





18 comentários:

Anónimo disse...

Pedro Passos Coelho e o PSD não desistem da ideia de acabar com a garantia constitucional de que a Educação e a Saúde são tendencialmente gratuitas e suportadas pelo Estado quando, na prática, são cada vez mais os portugueses que, para usufruírem estes serviços, acabam por recorrer a privados.

Anónimo disse...

Afinal que posição tomou Frederico Castro em relação ao encerramento das urgências????
E a Câmara Municipal e o PSD que ao defenderem os interesses da Santa casa estão a tomar posições de pouca ou nenhuma defesa dos serviços públicos?

Anónimo disse...

Camaradas acho que devemos tomar uma posição mais radical
Chega de paninhos quentes!
vamos mas é todos juntos para a porta do centro de saúde protestar pela manutenção das urgências
façamos como o povo de outros concelhos
Lutemos pelos direitos da população

Anónimo disse...

Camaradas acho que devemos tomar uma posição mais radical
Chega de paninhos quentes!
vamos mas é todos juntos para a porta do centro de saúde protestar pela manutenção das urgências
façamos como o povo de outros concelhos
Lutemos pelos direitos da população

Anónimo disse...

Está na hora das bandeiras negras. Vamos todos para a rua protestar. O Frederico Castro, ilustre deputado da nação, devia ter vergonha por vis a público defender a posição do governo.

Anónimo disse...

Fala-se muito da Revolução da Maria da Fonte e das heroínas que lutaram pelo enterramento das pessoas pobres no mesmo sítio dos ricos,a injustiça de tal acto provocou a ira do povo...

E agora que nos fazem esta patifaria do encerramento das urgências de fins de semana e dos feriados com a conivência do PS,PSD,CDS/PP,provedoria da Santa Casa da Misericórdia e da Câmara Municipal,não fosse o seu presidente e os seus lacaios vereadores também dirigentes
da dita cuja,o que é que o povo da Póvoa tem em mente fazer?!

Vanglorizamo-nos tanto dos feitos da Maria da Fonte e quando nos movem este ataque feroz contra os nossos direitos a uma saúde universal e actuante nos nossos momentos críticos,vamos ficar calados e quietos?!

Ainda não repararam que o PS,o PSD e o CDS/PP têm sido os grandes responsáveis e "coveiros" deste destino fatal?!

Os "merdas" que se dizem deputados da nação,provedores das Santas Casas das Misericórdias,presidentes das Câmaras,vereadores e assessores,deputados municipais e presidentes de juntas de freguesia,defendem o povo que votou neles e os elegeu?!

Não senhor,são todos um bando de demagogos e oportunistas políticos,para não dizer outras coisas mais graves,que andam ao sabor das ondas e que apenas querem servir-se das Instituições para enriquecerem ilicitamente e arranjarem tachos para a sua família e amigos,não é este o caso paradigmático da política na Póvoa?!

Afinal são estes senhores que andam a pregar a moral política aos outros e que quando se apanham no poder se esquecem rapidamente das promessas que fizeram àqueles que lhes confiaram o seu voto e cada dia que passa pioram,e de que maneira,a sua vida e a sua sobrevivência?!

Vamos os mais conscientes,aqueles que sempre lutaram pelos anseios das populações e que não têm medo,concentrarmo-nos à porta do Centro de Saúde para protestar contra esta medida fascista e totalitária do governo PS e dos seus mandantes no Concelho.Agora que Portugal foi eliminado da Copa do Mundo,podemos programar acções de protesto que podem perfeitamente ser realizadas à noite para assim demonstrarmos o nosso repúdio e protesto por estas medidas contra os nossos direitos constitucionais e civilizacionais e dizer também basta a estas políticas de sacrifícios impostas aos mesmos de sempre.

E alguns dos mesmos de sempre terão de fazer este sacrifício,mesmo que sejamos poucos valerá sempre a pena lutar,deixar cair os braços nunca!

Vamos mostrar que somos capazes de pôr este Concelho a mexer e as pessoas a reflectir e a meditar na defesa dos serviços públicos e da sua saúde,enquanto é tempo!

Um utente do Serviço Nacional de Saúde que não se resigna com esta decisão arbitrária e prepotente!!!

Anónimo disse...

A Ministra da Saúde,Ana Jorge,que foi directora de campanha de Manuel Alegre nas presidenciais de 2007 e indicada por ele para substituir um dos destruidores do SNS, ,afinal é outra sinistra figura que está ligada ao grande capital económico e financeiro e que continua a seguir os mesmo passos no sentido do encerramento das urgências para as entregar aos grupos privados da saúde - grupo Mello e Espírito Santo - e agora ás Santas Casas das Misericórdias,como no caso concreto da Póvoa.

O provedor,Humberto Carneiro,que anda sempre com os dentes afiados e cheios de ódio contra tudo que é público,esquecendo-se das suas origens sociais,e que nada fez para contrariar esta decisão enquanto interveniente na comissão de negociação com a Administração Regional de Saúde do Norte,mais uma vez demonstrou,tal e qual como o deputado Frederico Castro,seu irmão gémeo político e outro grande defensor do grande capital,que estava à espera que isto acontecesse para defender os superiores interesses da "sua santa casinha" contra os interesses da grande maioria dos povoenses.

Gente desta não presta e não tem idoneidade moral para estar à frente de Instituições de grande sensibilidade social que deviam prestar relevantes serviços à comunidade,como é o caso do Hospital António Lopes e da Santa Casa da Misericórdia.O seu grande benemérito,António Lopes,deixou estas pérolas de solidariedade social aos seus conterrâneos mais pobres e carenciados,não as deixou para estes fins ao senhor Humberto Carneiro que faz delas autênticas Instituições mercantilistas ao serviço dos mais ricos e poderosos.

É preciso que os povoenses acordem,protestem e se revoltem contra este estado de coisas e deixem de confiar em pessoas que nada fazem por aqueles que mais precisam,chega de embustes e de mentiras,é preciso lutar contra os traidores que nos querem ainda mais dar cabo da saúde.

Por um SNS ao serviço de todos e não de alguns!

Anónimo disse...

Para quem tenha duvidas qual o deputado e o partido que realmente se interessam pela Póvoa de Lanhoso e pelos Povoenses pode aceder a:

http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePerguntaRequerimento.aspx?BID=56209

verificará que foi feita:

Pergunta/Requerimento

Pergunta 3728/XI/1
Data: 2010-06-17
Autores:
Agostinho Lopes (PCP)
Enviado a:
MIN SAÚDE

Agora digam que é "muito bom ter um deputado da Póvoa de Lanhoso"
e eu pergunto para quê?

Anónimo disse...

Mais uma vez o deputado do PCP,Engº.Agostinho Lopes,esteve ao lado das gentes de Lanhoso,apresentando um requerimento a questionar a Ministra da Saúde sobre o encerramento das urgências no Hospital António Lopes.

Para andar e estar na política é preciso,em primeiro lugar,ser sério,coerente e solidário com o povo que o elegeu.Apesar de Agostinho Lopes ser o único deputado da CDU eleito pelo Círculo de Braga,relembro que o PS nas últimas eleições elegeu 8 deputados;o PSD 9;o CDS/PP 2:a CDU 1 e o BE também 1,está sempre no sítio certo a ouvir as pessoas para depois no Parlamento defender os seus superiores interesses.O caso da Póvoa é paradigmático do grande trabalho que faz há anos na defesa dos trabalhadores e das populações de todo o Distrito nos seus justos anseios e não precisa dos círculos uninominais que o PS e PSD há muito querem implementar para esconder a sua farsante política de abandono das populações à sua sorte.A CDU precisava de pelo menos mais um deputado para poder exercer uma maior vigilância no "terreno" sobre as constantes injustiças de que o povo é vítima pelas nefastas políticas de direita que nos esmagam há 34 anos os nossos direitos,como a saúde,o emprego,a educação e o direito a uma vida melhor.

Isto é a prova provada do trabalho incansável e de profunda ligação aos eleitores,a CDU e o seu legítimo representante Engº Agostinho Lopes não têm nada a provar aos deputados do PS,PSD e CDS/PP porque esses sim não querem saber,depois de eleitos,mais das populações e dos seus problemas dos quais este exemplo do encerramento das urgências aos fins de semana e nos feriados,é paradigmático e confirmador de que lado é que estão.

É por esta razão que os grandes partidos políticos estão desacreditados porque levaram o país para o fundo do poço com os seus exemplos de ganância,de deslealdade,de corrupção e de desinteresse pelos mais pobres e desfavorecidos.O país está condenado ao fracasso e o povo jamais terá um futuro melhor enquanto formos governados por este triunvirato - PS,PSD e CDS/PP - de interesses obscuros e de cedência de tudo que é rentável aos grandes grupos económicos e financeiros.

Valha-nos ao menos ter um deputado da CDU que faz o trabalho daqueles mamões todos que foram eleitos pelo Círculo de Braga e dos quais muitos deles nem do Distrito de Braga são,atentem nisto que é importante.

AS URGÊNCIAS NOCTURNAS SÂO UM BEM ESSENCIAL QUE TODOS OS POVOENSES CONQUISTARAM E QUE NÂO O PODEM PERDER,ISTO É MUITO GRAVE PARA UMA POPULAÇÃO ENVELHECIDA E CARENTE DE CUIDADOS MÉDICOS PERMANENTES.

VAMOS TODOS LUTAR E PROTESTAR CONTRA ESTA MEDIDA DISCRIMINATÓRIA E OFENSIVA DOS NOSSOS DIREITOS MAIS INALIENÁVEIS,ASSIM MORREREMOS MAIS DEPRESSA!

Anónimo disse...

E QUE TAL SE AMANHÃ À NOITE FIZESSE-MOS UMA VIGILÍA JUNTO AO CENTRO DE SAÚDE?

Anónimo disse...

ERA IMPORTANTE QUE A CDU DESSE ESSE EXEMPLO,INDEPENDENTEMENTE DE NÃO TER FEITO PROPAGANDA E DIFUSÃO DESSA IDEIA,PELO QUE APROVO QUE ESTEJAMOS PELAS 22 H.JUNTO AO CENTRO DE SAÚDE PARA MANIFESTARMOS O NOSSO REPÚDIO E PROTESTO POR ESTA MEDIDA.

APELO A TODA A TODOS OS POVOENSES QUE PARTICIPEM NESTA INICIATIVA,TRATA-SE DE DEFENDER A NOSSA SAÚDE QUE VALE MUITO MAIS DO QUE UM VOTO,ESTÁ EM JOGO A NOSSA VIDA E DA NOSSA FAMÍLIA.

EU VOU PARTICIPAR PARA EXIGIR QUE O SERVIÇO DE URGÊNCIAS SE MANTENHAM NA PÓVOA E QUE SEJA TRANSFERIDO PARA O CENTRO DE SAÚDE DURANTE AS 24 HORAS POR DIA NOS FINS-DE-SEMANA,FERIADOS E TOLERÂNCIAS DE PONTO.O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE É AINDA DAS MAIORES CONQUISTAS DE ABRIL E POR ISSO NÃO O PODEMOS PERDER,VALE A PENA LUTAR POR ESTE BEM TÃO ESSENCIAL PARA AS NOSSAS VIDAS.

NÃO PERMITAS O ENCERRAMENTO DAS URGÊNCIAS MÉDICAS!

DIZ BASTA A ESTA VERGONHA!

LUTA PELOS TEUS DIREITOS!

Anónimo disse...

50 pessoas estiveram hoje à noite em frente ao Hospital exigindo que o governo não encerre as urgências
Poucos dizem alguns!
Eu digo que talvez tenham sido poucos,mas conscientes,conscientes de que têm de defender o que é nosso por direito,conscientes de que a saúde é um direito e conscientes sobretudo que nunca poderão pagar consultas privadas a 25 euros e conscientes de que a luta é o unico caminho para travar estes ataques do governo PS

Anónimo disse...

Eu tambem estive la e ouvi de toda a gente presente a sua preocupacao pelo encerramento das urgencias.Eram pessoas do povo e a maior parte delas gente trabalhadora que diziam que ja nao suportavam mais esta politica do tira/tudo e que nos esta a levar a todos para a desgraca e a miseria.

As accoes de repudio e de protesto devem continuar e precisamos todos de dar as maos para que as concentracoes,vigilias,marchas e outras coisas mais que podemos fazer,sejam cada vez mais numerosas,nao podemos aceitar que a Autarquia queira fazer da saude um negocio com a Santa Casa da Misericordia prejudicando os municipes e dando/nos uma esmola para nos calar.O presidente Batista tem tido bons professores para o aconselhar,mas pagos todos com o nosso dinheiro,mas ja nao me engana mais com a sua imaginacao ] demagogica e populista e esta sua atitude de ter condescendido com o Governo e a Administracao Regional de Saude do Norte ficou/me na mente bem estampada.Tambem a atitude dos politicos da nossa terra que estao ligados ao PS,PSD e CDS/PP e que nos abandonaram nesta hora dificil das nossas vidas e que trocaram os interesses das nossas gentes pelos seus interesses pessoais e partidarios desprezando/nos e ignorando/nos,jamais terao a coragem de nos vir pedir os votos,porque tiveram uma atitude vergonhosa e cobarde.

Quando se trai os interesses da nossa terra e do povo por um par de lantilhas graudas esta tudo dito.

Temos de ser nos,o povo anonimo,a dar as maos e a continuar a lutar por um direito que nos foi roubado duma forma grotesca e prepotente e na proxima accao de protesto fazer os possiveis por levarmos connosco mais um familiar e amigo para dar mais forca e razao a nossa indignacao.

Que encerrem os servicos de estado que foram abertos apenas para dar o tacho e mordomias as suas clientelas partidarias e que nos levam milhoes e milhoes de euros por ano,estes nao os querem encerrar porque estao la os boys do PS e do PSD e por isso nao querem fazer nada porque senao eles bufam e de que maneira contra os aparelhos partidarios...e zangando/se as comadres sabem/se muitas verdades escondidas...

A Saude e um direito nao e um negocio e com ela ninguem pode brincar,esta em jogo a vida de milhares de povoenses que nao podem ficar privados deste servico essencial para as suas vidas e por isso temos de vir para a rua manifestar o nosso descontentamento cada vez com mais forca.

Nao podemos aceitar o encerramento do servico de urgencias e a solucao passa pela passagem para o Centro de Saude de todas as urgencias,sejam elas diurnas ou nocturnas.Foi isto que nos foi prometido aquando da inauguracao do novo Centro de Saude.

So nos,os mais carentes e trabalhadores mais mal pagos podemos vencer esta luta desigual,mas tudo e possivel quando o povo esta unido pelos mesmos objectivos.A historia joga a nosso favor!

A SOPA DA MINISTRA ANA JORGE... disse...

DESCULPE SR. DEPUTADO FREDERICO CASTRO, AQUELE BACALHAU DA NORUEGA, TÃO PROMOVIDO POR V.EX.A VAI TER DE ESPERAR POR MELHOR DATA...


A DOUTA SR.ª MINISTRA ANA JORGE TOCA-NOS FUNDO NO CORAÇÃO E NA CARTEIRA. ADEUS BIG MAC, ADEUS FRANCESINHA, ADEUS FRANGO ASSADO, ADEUS SARDINHAS ASSADAS. VAMOS TODOS FAZER SOPA EM CASA...


NÃO NOS PREOCUPEMOS MAIS COM O SAP. VAMOS TODOS RECUPERAR AQUELE ARRUMADO POTE DE FERRO E TOCA A FAZER BELAS SOPAS...


A SAÚDE DO GOVERNO NO SEU MELHOR...

600 MIL DESEMPREGADOS... disse...

UM DIA ATRÁS, PASSAMOS A BARREIRA DOS 500 MIL DESEMPREGADOS, QUE O GOVERNO CONSEGUIU MINORAR...


HOJE, CHEGAMOS AOS 600 MIL DESEMPREGADOS, NÚMERO QUE O GOVERNO CONSEGUIU ABRANDAR...


O GOVERNO ESPERA QUE ESTES NÚMEROS MELHOREM NAS FÉRIAS, QUANDO METADE DOS PORTUGUESES AS VÃO PASSAR EM CASA...


BREVEMENTE, 700 MIL...

Anónimo disse...

A Povoa de Lanhoso tem um deputado da nação que deixa fechar as urgencias para isso não precisamos de deputados.

Anónimo disse...

A nossa terra esta cheia de politicos que dizem ser da Povoa mas nao sao.Junto no mesmo saco,presidente da Camara,vereadores do PSD e PS,deputados da nacao do PS,PSD,CDS e BE eleitos pelo Circulo de Braga,com excepcao do deputado Eng.Agostinho Lopes do PCP,e nas horas dificeis que se conehece os amigos do povo,membros da Assembleia Municipal,provedor da Santa Casa da Misericordia,presidentes das Juntas de Freguesia e toda a cambada que nos sacam os votos para depois se refugiarem no anonimato e nos desprezarem desta maneira.

E atraves do nosso voto que arranjam tachos chorudos e sao promovidos na vida,depois de eleitos para o cargo esquecem-se rapidamente de nos e toca a votar tudo na Assembleia da Republica contra aqueles que lhes confiaram o seu voto,isto e demais e a continuar assim com estas aliancas sofisticadas entre PS e PSD,meus caros amigos,comem-nos tudo e nao deixam nada...

Portugal bateu no fundo e a situacao e muito grave para os trabalhadores,reformados,desempregados e camadas mais carenciadas e desfavorecidas,mas ainda estao na forja mais medidas a partir de Setembro e o Subsidio de Natal nao vai escapar a sua sanha de continuar a roubar aos mais sacrificados para meterem no bolso dos mais favorecidos com estas politicas que sao autenticos atentados contra as nossas vidas.

Perante isto so nos resta lutar e nao deixar que os nossos direitos sejam ainda mais destruidos e o encerramento das urgencias nao pode ser permitido porque nos vai doer muito.

A saude e um direito nao e um negocio e o SNS foi proclamado para socorrer os mais pobres e desfavorecidos nao foi para ser doado e entregue aos famigerados capitalistas da Banca,como o Grupo Mello e Espirito Santo,chega de gozarem connosco...temos de lutar unidos e com mais forca para os obrigar a repor as Urgencias 24 horas por dia,nao no Hospital Antonio Lopes mas no Centro de Saude,porque eram la que deviam estar a partir da Construcao do novo Centro de Saude.Nao queremos nada com a Santa Casa da Misericordia,a sua gestao e feita para os mais ricos e poderosos da Povoa,nem com a Camara Municipal que tem grandes compadrios com ela,nao fossem todos eles irmaozinhos e pertencentes a mesma familia politica.

E preciso abrir os olhos e nao confiar nesta gente que nos representa aos varios niveis da politica local e nacional,estao todos alinhados com esta politica de direita que nos leva tudo que temos.

Portugal esta todo corrompido ha muitos anos e ninguem quer abdicar absolutamente de nada,nem o PR quer perder a choruda reforma do Banco de Portugal que deve andar a volta dos 25 mil euros mensais,mais a de Professor dele e da mulher e ainda a de PR,estavam a espera que ele,para dar o exemplo,prescindisse de alguma?Entao se foi ele quando era lider do PSD e primeiro/ministro mandou aprovar estas leis com o PS?

Ha dinheiro para tudo ate agora para os dirigentes dos Institutos de Emprego foram gastos 4 milhoes de euros para comprar novas viaturas de topo de gama,o que e que devemos chamar a isto?

Mas em contrapartida manda-se encerrar as urgencias da nossa terra para poupar uns tostoes,isto e digno de um governo que foi eleito com os votos de milhares de trabalhadores,reformados e afins? Por amor de Deus,nao brinquem com a saude de milhares de povoenses,ainda temos a estatua da Maria da Fonte e as foucinhas para lhes cortar o pio...

A SAUDE E UM DIREITO NAO E UMA ESMOLA,PARA ISSO PAGAMOS PARA A SEGURANCA SOCIAL.

Anónimo disse...

CONTRA O ENCERRAMENTO DAS
URGENCIAS

DIA 9 DE JULHO / SEXTA-FEIRA

CONCENTRACAO JUNTO A CAMARA

E DESFILE EM DIRECCAO AO

HOSPITAL ANTONIO LOPES

NAO FALTE - LUTE PELA SUA SAUDE -

A SAUDE E UM DIREITO NAO E UM

NEGOCIO - NAO PODEMOS DEIXAR

ENCERRAR E FICAR SEM AS URGENCIAS

Comissao de Utentes em Defesa das
Urgencias