quarta-feira, 21 de julho de 2010

SÓ PARA LEMBRAR...

... ou para contextualizar, como é mais bem-sonante:



Em 25 de Abril de 1974, houve um golpe militar. Houve, sim senhor! Um golpe militar que foi um golpe de Estado mas que não foi só isso porque veio gente para as ruas e porque quem estava, há décadas, em luta clandestina continuou a sua luta que contribuira para que houvesse o golpe militar e de Estado.

Logo foi tomado o compromisso, por quem tomara o poder político, de ouvir o povo. Em eleições. No prazo de um ano. E de se constituir, por via dessas eleições, uma assembleia que adoptasse uma Constituição.
Com todas as dificuldades, umas naturais, outras forjadas e de sabotagem, cumpriu-se o compromisso.
Em 25 de Abril de 1975, foram as eleições. As mais participadas que alguma vez aconteceram em Portugal.
E em 2 de Abril de 1976 estava redigida e aprovada (por esmagadora maioria dos deputados constituintes) a Constituição da República Portuguesa.
Depois, foi o que alguns sabem e a História que hoje se conta, mal conta ou conta mal. O não cumprimento dessa Constituição por sucessivos governos, as suas revisões periódicas e desvirtuadoras.
Mas a Constituição resistiu enquanto definidora de direitos, enquanto matriz agredida mas sobreviva.
E, agora, aquelas forças políticas que nunca cumpriram a Constituição a que estavam obrigadas, como todos e cada um de nós, querem completar a sua tarefa contra-revolucionária. Constitucionalizar um golpe de Estado.
O "sistema público está a falhar"? Porque foram os direitos dos trabalhadores e das populações que criaram esta situação? Não!
O que nos trouxe a esta situação foi o não cumprimento do que era sua obrigação enquanto empossado poder político - ou foi no/durante o não cumprimento do que era sua obrigação enquanto executivos que essas forças políticas partilharam.
Agora, cozinham o golpe de Estado. Alheios a compromissos, ignorando juramentos formais. Na sombra dos gabinetes, no uso de poderes que receberam para outros fins. Sobretudo, para o fim de governarem este povo que neles delegou o poder soberano que é seu.
E, já que é só para lembrar, que todos lembremos, ou a todos seja lembrado, como era, em Portugal, a saúde, a educação, o trabalho, antes de 1974. E como, apesar de tudo, não obstante todos os olvidos, todos os atropelos, todas as violações, passámos a ter outra saúde, outra educação, outras leis no trabalho, sob uma Constituição que existia e que obrigava mesmo quando não cumprida.

.

O que se está a passar é muito sério! Lembremo-lo.

1974 foi ontem.

(Texto de Sérgio Ribeiro-Anónimo Sec. XXI)

11 comentários:

Anónimo disse...

Quem, sem ser por estupidez, acha que atrai eleitorado, obrigando uma grande fatia da população a passar pela humilhação de ter que fazer prova de pobreza nos Centros de Saúde, para que lhe seja concedido o direito a um tratamento... isto quando uma grande parte desses “novos pobres” ainda nem é sequer capaz de assumir a sua situação?
Quem, sem ser por enorme estupidez, acha que o momento em que existe em Portugal um número de desempregados que já ultrapassa em muito os 600.000... e que não pára de crescer, é a oportunidade ideal para “legalizar” os despedimentos individuais por dá cá aquela palha?

Anónimo disse...

Este Portugal mete nojo aos cães! Admitimos tudo, tudo já é natural, um 1º ministro que fede, um governo que mais parece saído de um conto mau de pirataria, um presidente da República que mais parece um personagem dos marretas, uma justiça que fez transplante aos olhos e só olha para e por quem lhos pagou, para não falar na balança que de aferida não tem nada.
Uma saúde em estado terminal a necessitar de SO urgente, uma educação mal educada, umas obras públicas que de obras tem pouco e de público ainda menos, uma economia digna de fazer inveja a qualquer ditador africano e um povo, um povo que voltou a acreditar na nossa senhora de Fátima e nos 3 pastorinhos, à espera que o pai natal lhes traga melhores dias de consumo e mais crédito da banca, enquanto o trabalho escasseia porque com o PEC não há empresa que resista, pois são todas de serviços, uma vez que as produtoras não podem produzir e pagar à monopolista EDP, à monopolista PT, ao monopolista ministério das finanças com IVA a 21% e reembolsado tarde e a más horas, com IRC a 27% (enquanto a banca com 5,5 milhões de lucro diário paga só 14% de IRC), com o pagamento especial por conta, com combustíveis dos mais caros da europa, com portagens impostas sem alternativas credivéis e muito menos viáveis, EP, BRISA etc. perfeitos sacos azuis totalmente secos, ainda que monoplistas da nossa rede de estradas, a única que desenvolveram, objectivando lucros e mais lucros dos saques que congeminaram:
- IA = mais carros vendidos => mais impostos para o estado glutão.
- IVA + IA = Dupla taxação => mais impostos para o estado glutão.
- Imposto sobre os combustíveis = 60% por litro seja fóssil seja gás, seja o que seja => mais dinheiro para o estado glutão.
- Portagens = 60% para o estado glutão.
- Salários = IRS demasiado pesado para todos, em especial para os que menos ganham, pois os escalões são abrangentes de grandes injustiças.
A carga fiscal é ditatorial!
Quem ganha com isso?
Não é o povo seguramente, que vê o direito à saúde a fugir-lhe como o diabo da cruz, a educação a ser conspurcada por uma qualidade dúvidosa e o direito a casa e família como um sinal exterior de riqueza aos olhos de um estado dúvidoso e pouco sério, ético sequer.
As PME que ainda restam, estão a abandonar este canto de ratazanas gulosas e a partir para outras paragens, onde o seu trabalho seja devidamente recompensado e apoiado.
Os jovens que se destacam nas universidades, estão a abandonar este país à beira-mar afundado, para destinos bem mais risonhos e com espectativa de futuro.
Querem as ratas que nos regozijemos com o mal dos outros à laia de compensação, como a gasta e estúpida expressão, " mas para onde é que vamos se está tudo lixado?"
Desenganem-se!... Não sejam tolos, pois as ratas agradecem toda a tolice que lhes dais, alimentam-se dela e de vocês, assim como dos vossos filhos.

Já não há militares como os milicianos, que esses sim, tinham COLHÕES!

Anónimo disse...

Não haverá uma "razão atendível" para espetar duas chapadas a Pedro Passos coelho????

A consagração de um partido monárquico disse...

No Sábado, em entrevista ao Público, Passos Coelho veio anunciar umas quantas propostas do PSD para a revisão constitucional. Nos dias seguintes, a conta gotas, as propostas foram saindo em vários jornais sussurradas pelas assessorias de imprensa e dominando um espaço mediático facilmente domesticável.
O documento terá sido concebido por uma comissão nomeada por Passos Coelho para o efeito e, posteriormente, purgado, não se sabe por quem, das rebeldias monárquicas que Paulo Teixeira Pinto (presidente da dita comissão) gostaria de decretar.
Contudo, parece que este ante-projecto apresentado e defendido pelo presidente do PSD ainda terá de cumprir uma formalidade: ser votado na Comissão Política e Conselho Nacional do PSD.
Se analisarmos friamente esta questão, facilmente se constata que o ante-projecto de revisão constitucional foi anunciado e defendido sem ter sido aprovado por um único órgão do partido, bastando apenas a concordância do líder e, eventualmente, o parecer favorável de quem o circunda.
Curiosamente, ainda não ouvi um único jornalista ou comentador político indignar-se sobre a total ausência e menosprezo pela participação dos militantes de base nas decisões do PSD.

COMUNISTA disse...

Mas os militantes de base do PSD mandam alguma coisa? Não são como os do PS que JULGAM que mandam mas não mandam nada?
A malta destes partidos tem feito tanto esforço para defender tudo o que lhes dizem os chefes, porque é que havia de ser diferente agora?
Vejam todo este passado desde o 25 de Abril e concluam o mesmo que eu: cordeirinhos de Deus é de o que são todos um bando!
Não contem com essa malta para defender a Constituição (que já bem desrespeitada é). Esses pilantras só querem saber do que é deles sem se aperceberem que os seus filho, netos e bisneto cá estarão para pagar as favas!

Anónimo disse...

Enquanto existir em Portugal um euro da Segurança Social que ainda não tenha ido parar aos bolsos dos bancos e seguradoras privadas e aos seus “Fundos de Pensões” com que jogam diariamente o futuro de milhões de trabalhadores; enquanto o filão dos cuidados de saúde e do ensino não estiverem nas mãos dos privados; enquanto existir em Portugal um resquício de recurso, de bem público, de independência energética ou alimentar, que ainda esteja na posse do Estado, a “nova ordem mundial” neoliberal, essa espécie de fascismo económico que assola o mundo, não nos dará um dia de descanso.
O cerco está montado. A tropa de choque a postos. Todos os dias chega mais um aperto de mais uma qualquer agência de rating, mais um qualquer teste de stress para os bancos, mais aumentos dos juros que o Estado tem que pagar para se financiar, mais ameaças do FMI. Todos os dias chegam notícias da capitulação dos dirigentes políticos europeus perante a prepotência de figuras como Angela Merkel, que vai intercalando exigências de sacrifícios, com “elogios” pelos esforços efectuados, seguidos de novas exigências de mais sacrifícios.
Enquanto por cá, Governo e PSD fazem o que podem para lançar fumo sobre a situação, recorrendo às mais variadas manobras de diversão, sob a capa mentirosa da “democracia”, avança, inexorável, o fascismo económico... PEC ante PEC... pela calada.

"Eles não sabem, nem sonham..." mas não passarão!

MENOS 701 ESCOLAS DO 1.º CICLO disse...

701 ESCOLAS DO 1.º CICLO NÃO REABREM EM SETEMBRO. 384 na Zona Norte (54 %), 155 na Zona Centro, 119 em Lisboa e Vale do Tejo, 32 no Alentejo e 11 no Algarve.


PARA 2010/2011, SERÃO CRIADOS 84 MEGA-AGRUPAMENTOS. 28 no Centro, 24 em Lisboa e Vale do Tejo, 19 no Norte, 10 no Algarve e 3 no Alentejo.

Fonte: Diário Económico.

Anónimo disse...

PEC ante PEC, a Passos (de) Coelho isto está a ir de mal a pior!
(que grande favor está o parceiro a fazer ao tangueiro...)

Anónimo disse...

REUNIAO DA COMISSAO DE UTENTES PELA DEFESA DE UMAS URGENCIAS DIGNAS AO SERVICO DOS POVOENSES!

SEGUNDA-FEIRA,DIA 26 DE JULHO,PELAS 21 HORAS,REUNIAO NO HOTEL DA POVOA DE LANHOSO PARA ANALISAR SITUACAO E MEDIDAS A TOMAR SOBRE ENCERRAMENTO DAS URGENCIAS.

UNIDOS PELOS MESMOS OBJECTIVOS SEREMOS CAPAZES DE DEFENDER O SNS AO SERVICO DOS MAIS POBRES E DESFAVORECIDOS.

A SAUDE E UM DIREITO,SEM ELA NADA FEITO!

A COMISSAO DE UTENTES

SAÚDE "ÀS PARCELAS"... disse...

ENTRAMOS NA ERA DA "SAÚDE ÀS PARCELAS"...


A INFORMAÇÃO VEM DO NOSSO CENTRO DE SAÚDE E DÁ IDEIA DA CONFUSÃO QUE POR AÍ ANDA NOS "BUROCRATAS" DE LISBOA. A GESTÃO DA SAÚDE DOS DOENTES PORTUGUESES PASSOU A SER PROCESSUALMENTE MAIS DIFÍCIL E MAIS DISCRIMINADA...


QUEM TIVER DOIS "MALES", POR EXEMPLO, A UM PÉ E A UM BRAÇO, TEM QUE ABRIR UM PROCESSO PARA O PÉ E OUTRO PARA O BRAÇO...


IMAGINE-SE, DUAS CONSULTAS, DUAS CREDENCIAIS, DUAS IDAS A BRAGA...


MAS PIOR, PODER ANDAR A CURAR O BRAÇO, SEM PODER MEXER O PÉ...

BV - OUTRA AMBULÂNCIA AVARIADA... disse...

ONTEM, POVOENSES VIRAM NUM PRONTO-SOCORRO, VINDO DE BRAGA, MAIS UMA AMBULÂNCIA AVARIADA DOS NOSSOS VALOROSO BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA PÓVOA DE LANHOSO...


É CASO PARA PERGUNTAR:

1. QUEM PAGA AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS ESTE ESFORÇO CONSTANTE SOBRE A SUA FROTA DE AMBULÂNCIAS, AO TRANSPORTAR VEZES AO DIA DOENTES PARA BRAGA!?


2. OS DOENTES? MAS A SAÚDE NÃO É "TENDENCIALMENTE GARUITA" NO TEXTO DA CONSTITUIÇÃO...!?


3. OU SERÁ, QUE VAMOS ANDAR EM CONSTANTES PEDITÓRIOS NO POVO, NA CÂMARA E...EM ALGUNS EMPRESÁRIOS!?


É UMA TEMA QUE MUITO SE TEM FALADO DENTRO E FORA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS E PELOS DITOS, PODE SER BREVEMENTE O PRÓXIMO TEMA "BOMBÁSTICO" DA PÓVOA DE LANHOSO...