sexta-feira, 30 de julho de 2010

Deputado do PCP -Agostinho Lopes reune com Comissão de Utentes pela defesa da saúde na Póvoa de Lanhoso




No seguimento da cessação do protocolo que garantia o funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Hospital António Lopes da Póvoa de Lanhoso durante os fins-de-semana, "pontes" e feriados - facto que levou o deputado Agostinho Lopes a apresentar uma pergunta ao governo a 17 de Junho – este deputado do PCP encontrou-se, no dia 28 de Julho, com a Comissão de Utentes pela Defesa do direito à saúde na Póvoa de Lanhoso, procurando acompanhar as suas reclamações e ajudar na definição de uma solução que permita o acesso da população a um serviço de urgências de qualidade e permanente.



Agostinho Lopes sublinhou o facto de o governo não ter dado ainda resposta à pergunta acima mencionada, revelando um silêncio absoluto em relação a este assunto, que ganha proporções de maior preocupação quando se sabe que a 10 de Novembro encerrará também o atendimento no período nocturno.


O deputado do PCP manifestou ainda a sua inteira disponibilidade e o seu apoio à luta da população Povoense, solidarizando-se desde logo com a concentração agendada para o próximo dia 13 de Agosto.

4 comentários:

Bom contributo do Sr. Deputado disse...

Lembro do Deputado Agostinho Lopes, uma intervenção muito crítica em Guimarães, aos apoios cegos à produção intensiva de multinacionais em Portugal.

Referiu-se na altura, ao erro da ilusão nas populações de uma presença intemporal da LEAR na Póvoa de Lanhoso e de outras empresas multinacionais no distrito.

Os anos seguintes confirmaram a razão do Sr. Deputado Agostinho Lopes. O concelho foi enredado numa ilusão que duraria 10-12 anos. A Póvoa de Lanhoso tem hoje, de forma irreversível, "crédito mal parado", novos pobres, bairros metade devolutos, apartamentos que ninguém quer, uma zona industrial de Fontarcada quase "fantasma", desregulação da população activa e profundas fracturas demográficas na população.

O Deputado Agostinho Lopes tem tido uma forte visibilidade parlamentar e na comunicação social. A sua presença reforça as críticas a este ataque economicista a todo o serviço público de saúde na Póvoa de Lanhoso.

Anónimo disse...

O deputado Agostinho Lopes tem sido uma voz a favor dos povoenses, ao contrário do deputado Frederico Castro que so demonstra vaidade e servir os seus próprios interesses politicos destes a Póvoa de Lanhoso não quer.
O que fez Frederico Castro a favor das urgencias NADA.

Anónimo disse...

Com ou sem a ajuda do Deputado Agostinho Lopes, não será facil à comissão de utentes ganhar esta luta. Acontece que à semelhança dos deputados Povoenses (que se devem manter caladinhos para bem do seu churudo salário), alguns dos presidentes da junta, estão também deliberada e assumidamente a boicotar a recolha de assinaturas. Não interessa nesta altura dizer quais porque espero uma mudança de atitude daqui para a frente. Terão instruções superiores para isso? Quem sabe! A consciência de alguns não será muita mas seria de acreditar que o assunto da Saúde lhes tocasse mais próximo do coração.
A população deve estar atenta a estes comportamentos. A ver vamos...

Anónimo disse...

Acredito veementemente que esta luta vai ser ganha.Estou convencido que os presidentes de junta estao ganhos para,juntamente com o seu povo,darem o melhor de si proprios para motivarem os seus conterraneos nao so na recolha de assinaturas mas tambem para participarem na manifestacao do dia 13/8,esta luta nao tem fronteiras partidarias,e de todos os povoenses independentemente da sua cor politica.A unidade e o elo mais forte e o principal factor de congregacao de boas vontades,esta em causa a nossa saude,ninguem pode brincar com ela,quanto mais fortes e unidos formos mais exitos teremos,a luta nao acabara no dia 13/8,temos outras alternativas para colocar no terreno e contamos com muitos povoenses para resistir contra esta atitude prepopente e miserabilista do Governo PS/Socrates,as opcoes de umas urgencias de qualidade ao servico de todos os povoenses estao na Povoa,nao em Braga,nao queremos mais consultas de"triagem manchester e ser mandados para Braga,hoje quem tiver problemas de uma urgencia paga 25 euros no Hospital Antonio Lopes,depois se for enviado para Braga mais 40 euros de ambulancia,so de ida,e mais 9,70 euros de taxa moderadora e ainda os extras como radiografias e outros exames,o que convenhamos nao serve a ninguem...Isto e inadmissivel e todos devem participar na grandiosa manifestacao do dia 13/8,contamos com os milhares de emigantes povoenses que neste momento passam ferias na nossa Povoa para tambem ajudarem as suas familias nesta luta justa de toda a comunidade povoenses.

UNIDOS PELOS MESMO OBJECTIVO SEREMOS MAIS FORTES E HONRAREMOS O NOME DA NOSSA POVOA!