sábado, 14 de agosto de 2010

UM HOMEM

Um homem está perante o tribunal fascista. O juiz interroga-o.

Pergunta: «É verdade que o senhor reingressou no PC em 1954 logo após a sua fuga do Forte de Peniche?»

Resposta: […] «Só “reingressa” quem sai… e eu orgulho-me de haver abraçado a causa do comunismo desde os alvores da minha juventude e de manter até hoje sem interrupções a honrosa condição de comunista, qualidade que espero conservar até ao último alento da minha vida».

Este homem fora preso pela segunda vez três anos antes. Foi de novo barbaramente torturado: espancamentos, privação do sono, 78 dias no segredo em Caxias, prolongado encerramento numa sala dotada de equipamentos de privação sensorial e indutores de alucinações. Não falou.

Este homem, então com 47 anos, é condenado pelo tribunal fascista a uma pena de 23 anos, 8 meses e «medidas de segurança». Na prática, é condenado a prisão perpétua.

Este homem na prisão escreve e ilustra ao longo dos anos seguintes cartas para o seu filho, uma criança com um grave problema de saúde. Da sua cela de condenado surge um rico universo de personagens alegres e aventurosos, de encanto pelo conhecimento e pelo trabalho (cujas máquinas – tractores, tornos mecânicos, fresadoras - ilustra primorosamente), de entusiástica alegria de viver férias, acampamentos, idas à praia, passeios, corridas de automóveis. Com uma espantosa força, este homem procura, à distância, interpor toda a sua energia entre o filho e a doença cuja marcha inexorável sabe estar em curso.

Este homem era incapaz de deixar um inimigo sem combate. Fosse ele o fascismo, fosse ele a exploração, a opressão, a ignorância e o ódio à cultura, as manobras contra Abril, fosse ele a contra-revolução nas suas diferentes facetas. Fosse o inimigo uma doença incurável.

Era um revolucionário. Com ele sabemos que primeiro dever do revolucionário é empenhar na luta toda a energia e todas as capacidades, mesmo nas condições mais desesperadamente adversas.

Este homem era António Dias Lourenço. Conservou a condição de comunista até ao último alento da sua vida. Nem o poderia ter sido de outra forma.

12 comentários:

Anónimo disse...

como grande Homem que foi eis a justa homenagem que se lhe presta

Daniel disse...

Realmente só reingressa quem sai...e alguns que eu conheço também reingressaram,mas completamente esquizofrénicos.

Anónimo disse...

Não podendo estar na Póvoa na passada sexta-feira (malditas férias...) não pudse comparecer na manifestação contra o fecho das urgências. Gostava de saber como correu a manifestação porque ainda não obtive qualquer informação (também só cheguei hoje).

Anónimo disse...

Já agora, alguém sabe os resultados das eleições do PSD da Póvoa? Quem ganhou e/ou quem manda agora no partido que nos (des)governa?

Anónimo disse...

Quero deixar aqui expresso o meu muito obrigado ao Sr.Vasco Coutinho,grande lutador pelas causas justas e principalmente pela luta contra o encerramento das urgências,deu mais uma vez tudo em defesa daqueles que mais precisam.

Para ele um abraço de solidariedade e um BEM HAJA pela sua coragem e espírito de luta,como povoense estou-lhe muito grato.

S.L.

Anónimo disse...

Não sei porquê mas não foram publicados dois posts que eu coloquei. Já agora repito os pedidos então feitos e que tinham a ver, por um lado, com a manifestação contra o encerramento das urgências e, por outro lado, com as eleições do PSD. Estive de férias na primeira quinzena de Agosto e não pude estar na manifestação pelo que gostava de saber como correu. Por isso peço aos bloggers informações sobre isso. Peço também a quem souber informações sobre as eleições do PSD da Póvoa, para saber quem ganhou e quem são, agora, os que mandam na concelhia.

Anónimo disse...

MANUEL BAPTISTA É O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA DO PSD.

QUE PARTIDOS COM ESTA INFORMAÇÃO...? disse...

NA PÓVOA DE LANHOSO, VIVE-SE A PARTIR DA INFORMAÇÃO, UM INEXPLICÁVEL PRURIDO EM RELAÇÃO À POLÍTICA PARTIDÁRIA.


EXEMPLO PERTINENTE, O SITE LANHOSOTV.COM, IMPLEMENTADO PARA ABANAR O PANORAMA INFORMATIVO, EM CRESCENDO, NOTICIOSO DA ACTIVIDADE MUNICIPAL E DOS EVENTOS TERRA, DESCUROU AS ELEIÇÕES DAS COMISSÕES PS E PSD DA TERRA... O BEM INFORMADO SITE REGIONAL MAIS.ACTUAL NADA DESTACA DA RECENTE ELEIÇÃO LARANJA. O JORNAL MARIA DA FONTE TAMBÉM NÃO DESTACA NA EDIÇÃO DE 13 DE AGOSTO...


QUANDO UM PRESIDENTE DE CÂMARA ASSUME O ORGÃO POLÍTICO DO PARTIDO, ISSO DEVERIA TER OUTRA VISIBILIDADE. O QUE NÃO ACONTECEU...


HÁ MUITO A MUDAR ENTRE POLÍTICA E INFORMAÇÃO NA PÓVOA DE LANHOSO. O DIA 13 DE AGOSTO E A FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE A ELEIÇÃO DO PSD NOS DIAS SEGUINTES DISSERAM TUDO SOBRE PRETENSA INFORMAÇÃO "LIVRE" NA PÓVOA DE LANHOSO...

Anónimo disse...

Se as eleiçoes foram no dia 13 como é que a edição do Maria da Fonte podia trazer a noticia. cuide-se e nao diga asneiras

João Soares-Fontarcada disse...

Numa pergunta entregue na Assembleia da República e dirigida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o deputado José Soeiro lembra que o ministro Mariano Gago anunciou, a 14 de Julho, que o novo regulamento estaria pronto dentro de “duas a três semanas”.

Contudo, já passaram mais de 4 semanas e, um mês após o anúncio, e as instituições não conhecem ainda o regulamento a partir do qual devem analisar os pedidos de bolsa, que são já muitas dezenas de milhar, adianta o Bloco. O prazo de entrega dos pedidos de bolsa por parte dos estudantes acabou durante o mês de Junho mas, desde então, os serviços estão paralisados, dado não conhecerem as regras a aplicar.

Referindo que no ano passado o prazo médio de análise de um pedido de bolsa foi de 4 meses, José Soeiro alerta para as “consequências desastrosas” deste “incompreensível atraso” que prolongará ainda mais o tempo de espera por parte dos estudantes.

Além disto, o Bloco de Esquerda recorda que com a aplicação do Decreto-Lei n.º 70/2010, que introduz novas regras nos apoios sociais, conjugado com o actual regulamento de bolsas, mais de 20 mil alunos poderão ficar sem apoio ou baixar de escalão. Tal “vai ter um profundo impacto na acção social no Ensino Superior”, diz José Soeiro na pergunta ao Governo.

De acordo com informações prestadas pelo Director Geral do Ensino Superior no Parlamento, pelo menos 25% dos mais de 70 mil bolseiros de acção social existentes em Portugal vão, se o regulamento não for profundamente alterado, perder o apoio ou baixar de escalão, o que é um cenário absolutamente alarmante, sobretudo no país que, de acordo com a OCDE, tem as terceiras propinas mais caras da Europa e onde as famílias têm de assegurar uma parte mais substancial dos custos de frequência deste nível de ensino.

O Bloco de Esquerda já propôs um novo regulamento de bolsas de acção social, que reformule os conceitos de agregado, de estudante economicamente carenciado, alargando o universo de bolseiros, que acabe com os escalões e que imponha prazos máximos de resposta.

O Ministro também vem anunciando desde Fevereiro um novo regulamento, mas passados 5 meses ainda não o apresentou. Uma situação que cria instabilidade para os estudantes que não sabem o que lhes espera, e nos Serviços de Acção Social, que estão na expectativa de conhecerem as novas regras.

Anónimo disse...

E assim vai a Póvoa de Lanhoso no que concerne à informação.Aqueles que são mais badalados ainda têm a "lata" de vir para aqui "chorar lágrimas de crocodilo" como se fossem os marginalizados e prejudicados da vida política na Póvoa.

Estão preocupados pela pouca relevância que deram à eleição do Sr.Manuel Batista para presidente da Comissão Concelhia do PSD,mas esqueceram-se de que no dia 13 de Agosto aconteceu uma coisa mais importante aqui na Póvoa e que quase paasou despercebida dos órgãos de comunicação social da Póvoa,do Distrito e do País e que foi a MANIFESTAÇÂO contra o encerramento das urgências,isso sim uma situação que nos devia preocupar imensamente a todos.

Falar em critérios de isenção jornalística já não passa despercebida ao cumum dos povoenses e tem-se visto de que lado estao e ao serviço de quem(...)

Deixem-se de "fintar" e manipular o povo e falem de coisas sérias e importantes para o Concelho e os povoenses,já chega de tanta desfasçatez,vergonha e mentira e deixem-se de ludribiar o povo porque estamos todos fartos desses discursos farsantes e ideológicamente "saloios".

Unam-se nas causas justas e deixem-se de dividir o povo para reinar,está na hora de acabar com a hipocrisia e enfrentar as realidades deste "barco à deriva" chamado Portugal que as políticas hoje do PS,ontem do PSD/CDS nos estão a levar para o naufrágio.

Nisto não lhes interessa falar porque não rende votos,apenas vêm para aqui defender as V/partidarites e os V/interesses e tentar enlear os povoenses,numa metamorfose aterradora.

Um povoenses que não vai no V/disco!

Lanhoso Tv disse...

Exmo.Senhor.
Que escreveu.. QUE PARTIDOS COM ESTA INFORMAÇÃO...?, quero aqui deixar um pequeno aparte sabe que so conseguiremos estar nesses referidos eventos se por acaso NOS INFORMAREM dos mesmos, pois segundo eu sei nada mas mesmo nada chegou á nossa redacção.
Sabe que nós não andamos a lamber as botas a ninguem e por isso mesmo se quer ser FALADOS , façam chegar as vossa noticias ou Informação.
E Ja Agora APOIEM em vez de CRITICAREM , mas a mim ja me tinham avisado mas....