terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quando nos querem tirar algo......

«O Direito à Saúde é universalmente considerado um Direito fundamental da Humanidade. A fruição de um grau mais elevado de Saúde por parte de todos os cidadãos é um objectivo social importantíssimo cuja plena realização é sinal de uma sociedade desenvolvida e condição do seu progresso e prosperidade.»



Quando nos querem tirar algo, como é o caso das urgências, das duas uma, ou ficamos aquietados e cedemos a quem nos quer "roubar"ou então lutamos intransigentemente pela defesa daquilo que é nosso por direito.


Notamos, tal como seria de esperar em relação a esta matéria, um grande alheamento dos partidos com assento na Assembleia Municipal, PSD, PS e CDS (talvez pela defesa dos seus interesses… quiçá?), nós por cá, optamos pela segunda via, com todos os sabores e dissabores que daí advenham, lutar por aquilo que é nosso por direito!


Contrariamente ao que se diz por aí, não é o PCP que “movimenta as tropas”, mas sim gente de bem, à qual naturalmente o PCP se alia, que zela pela sua terra e por ela está disposta a ir até às ultimas consequências.


Posto isto, a Comissão de Concelhia do PCP da Póvoa de Lanhoso solidariza-se, mais uma vez, com a Comissão de Utentes pela defesa do direito à saúde na Póvoa de Lanhoso e apela desde já, à participação em massa de toda a população naquela que vai ,certamente, ser a maior manifestação de todos os tempos na Póvoa de Lanhoso, a ocorrer já no próximo dia 13 de Agosto pelas 21 horas nos paços do concelho.

31 comentários:

Anónimo disse...

Lá estão vocês a estragar tudo outra vez. Deixem de se colar ao PCP. Porque é que estão a dar alfinetadas nos outros partidos? Assim não vão lá.

Anónimo disse...

O PCP tem tido um papel relevante atraves do seu deputado Agostinho Lopes,unico eleito pelo circulo de Braga que se disponibilizou para reunir com a Comissao de Utentes.Bem haja por aquilo que tem feito e os povoenses agradecem muito penhoradamente.

Mas a Comissao de Utentes e a fundamental alavanca de todo o processo em curso e tudo tem feito e fara para unir todos os povoenses em prol do mesmo objectivo,ou seja,lutar por uma urgencias de qualidade e permanentes ao servico de todos os povoenses.O Concelho da Povoa e nomeadamente os povoenses sao quem mais ordenam e a manifestacao do dia 13 de Agosto,com concentracao no Largo da Camara Municipal,pelas 21 horas,vai decidir muita coisa e sera decisiva para o Concelho dar um passo de gigante em direccao ao seu desenvolvimento sustentado e harmonioso e em Lisboa fara eco das nossas reivindicacoes para uma vida melhor,na saude,na qualidade de vida,no emprego e em tudo que ambicionamos de bom para todos.

OS POVOENSES UNIDOS SERAO MAIS FORTES E DETERMINANTES PARA GANHAREM O FUTURO!

A COMISSAO DE UTENTES PELA DEFESA DA SAUDE NA POVOA DE LANHOSO!

Pedro Fins disse...

Quando aqui se faz afirmações falsas sobre o papel do CDS, Foi o seu nº 2 que na conferencia de lideres propos o assunto e esteve no cerne do que depois foi aprovado na Assembleia Municipal a manifestar-se pelo encerramento do SAP, pelos deputados no periodo antes da ordem do dia é pena que o PCC não apareca mais vezes lá.
Ao liderar a Comissão de Utentes o Sr. Pedro Vale liga quer queira quer não o PCP a comissão que deixa de ser um movimento de pessoas para ser claramente manobra politica, é pena pois conheço diversos comunistas da Póvoa de lanhoso com verticalidade, mas depois estas actitudes e mentiras do panfleto é que mancha tudo. Quando é que foi dirigido aos restantes partidos convite para fazer parte da Comissão. O Sr Paulo a entregar o dociumento ao Dr. Humberto e o Sr. Pedro Vale (Jovem) a liderar e ainda querem que se acredite nela.
Cumprimentos
Pedro Fins

Anónimo disse...

Sr.Pedro Fins deixe-se de filmes divisionistas porque as pessoas que cita deram a cara contra o encerramento do SAP aos fins de semana e feriados.Era o que faltava que lhe dissesse todos os nomes que fazem parte da Comissao de Utentes e de que partidos sao,esta redondamente enganado quanto ao interesse partidario do PCP,veja so na foto da reuniao com o deputado do PCP Agostinho Lopes quem esta na mesa e a sua teoria cai por terra.Mas quero-lhe dizer que se nao fossem os comunistas e mais algumas pessoas independentes e nao so que nao se tinha feito nada.As manobras politicas sao feitas pelos partidos dominadores da Povoa,esses estao-se marinbando para os problemas dos povoenses e viu-se quem se desponibilizou para reunir com a Comissao de Utentes.O que o Sr.diz nao tem pes nem cabeca e mais uma atoarda de quem nao quer que se lute para encontrar uma solucao que seja convergente com a comunidade povoenses e com aqueles que querem um servico de urgencias de qualidade e com todos os meios de diagnostico disponiveis para evitar idas para Braga.A Povoa tem um Hospital com condicoes para tratar bem todos os doentes que la se dirijam e e pena que o Sr.Provedor entenda o contrario e passe para o lado economicista e mercantilista deste negocio chorudo da saude.

A resposta vai-lhe ser dada a si e a todos que agora estao preocupados com a Comissao de Utentes no dia 13/8 pelos povoenses,grave o acontecimento que vai ficar para a memoria colectiva dos povoenses.

VASCO COUTINHO
Membro da Comissao de Utentes pela Defesa da Saude na Povoa de Lanhoso

Anónimo disse...

Ao Sr.Pedro Fins,nao se remeta ao anonimato,ate parece que sei de quem se trata e de quem quer fazer o jogo,olhe que estas coisas sao muito serias e nao se pode brincar com elas.Estao em causa direitos absolutamente importantes para a nossa vida e se perguntar ao comum dos povoenses o que acha do encerramento das urgencias todos lhe dirao que nao querem perder esse direito inalienavel conquistado com o 25 de Abril.Em vez de vir para aqui mandar o filete sobre coisas que nao fazem qualquer sentido,o que diz sao autenticas parvoisses e sem qualquer dignidade,junte-se a Comissao de Utentes que ha muito trabalho para fazer ate ao dia 13/8,desde a difusao da iniciativa,de pintar e colocar panos,de colocar cartazes nos estabelecimentos comerciais,de ir para as freguesias com as sonoras e tantas coisas mais que sao necessarias fazer para mobilizar as pessoas,nao falando em meios financeiros que estao a ser gastos por algumas pessoas que dao o seu esforco em prol desta luta justa.Nos nao estamos a ser financiados por ninguem,como acontece com a generalidade dos grandes partidos da Povoa quando se realizam eleicoes e por isso tenha cuidado com as afirmacoes que faz,porque as atitudes de muita gente que sobrevive a custa da politica nao nos interessa que faca parte deste movimento de utentes,como claramente foi dito por centenas de manifestantes na manifestacao de 9/7,nao esteve la para ouvir de certeza estas verdades!

O resto sao as palhacadas do costume,quem nada quer fazer vem para aqui criticar os que vao fazendo alguma coisa pelo povo,mas isso e natural e so prova que ha gente que nao se importa de perder constantemente direitos e regalias conquistadas com muito suor e sacrificio...

Quanto ao Pedro Vale,Paulo Silva e outros serem membros da Comissao de Utentes,tem os mesmos direitos dos outros e qualquer um dos 20 membros pode ser o porta-voz para os orgaos de comunicacao social e para intervir em qualquer area que seja necessario,tudo e aberto e democratico e todas as resolucoes tem sido votadas ate hoje por unanimidade,percebeu agora meu caro!Mas nao insulte ninguem porque nao tem esse direito,verticalidade e o amigo que nao a tem,de acordo!

VASCO COUTINHO
Membro da Comissao de Utentes pela Defesa da Saude na Povoa de Lanhoso

Anónimo disse...

«A Povoa tem um Hospital com condicoes para tratar bem todos os doentes que la se dirijam e e pena que o Sr.Provedor entenda o contrario e passe para o lado economicista e mercantilista deste negocio chorudo da saude.»
Assim escreve o Sr. Vasco Coutinho, membro da Comissão de Utentes. É pena que utilize estes termos falsos para enganar as pessoas. Não sei porquê mas parece que querem responsabilizar a Misericórdia pelo fim do SAP. Quem acabou com ele foi o governo através da ARS Norte. Essa é que é a realidade. E O Sr. Vasco Coutinho que tinha por pessoa de bem sabe disso. É muito bonito dizer que o Hospital da Póvoa deveria manter o serviço nas mesmas condições, embora sem protocolo. E quem suporta a despesa, Sr. Vasco Coutinho? Quem paga aos médicos, enfermeiros e administrativos? É muito bonito mas a Misericórdia, que eu saiba, não tem nenhuma máquina de fezer dinheiro. É por estas e por outras que na sexta nem lá apareço. Porque está tudo viciado.

Anónimo disse...

Meu caro anonimo bem conhecido das lides politicas da Povoa e da Santa Casa da Misericordia,eu nao andei felizmente nas negociacoes com a ARS Norte,apesar de ter sido convidado para o efeito,porque conheco bem os interesses que o provedor,o PSD,o PS e o CDS/PP defendem a nivel da saude para os povoenses e os portugueses.O vosso objectivo politico e entregar as grandes fatias da saude aos privados e tudo esta a ser feito nesse sentido pelo PS e PSD,vejamos a proposta de revisao constitucional do PSD/Passos Coelho que acaba simplesmente com o SNS e isto nao e minha invencao.

Se nao sabe vai ficar a saber tambem que logo apos o 25 de Abril as Misericordias foram integradas no Servico Nacional de Saude e com essa integracao foi um ganho evidente para as populacoes.So que na era das privatizacoes selvagens as Misericordias passaram novamente para o sector privado,mas continuaram a ser financiadas pelo erario publico como sempre,isto nao e mentira,nem pura invencao,e todas sobrevivem a custa dos nossos impostos.

Por isso as suas arremetidas nao tem qualquer sentido e servem apenas para ocultar a verdadeira realidade da situacao.

Eu nao culpo totalmente o Governo do PS por esta destruicao do SNS e no caso concreto das urgencias,o PSD tambem tem as suas responsabilidades e quando afirma que o provedor nao podia fazer mais nada nao e verdade,nao chegaram 2 anos de negociacoes entre as partes para se adivinhar o que iria acontecer? No decorrer dessas negociacoes apelou sempre aos representantes do PCP,que desde a primeira hora sempre se opuzeram contra o encerramento,que tivessem calma e que nao alertassem as populacoes da Povoa para o desfecho previsivel,nao e assim Dr.Armando?

Quanto ao resto sei ha muito tempo quais sao as suas posicoes em relacao aos mais pobres e desfavorecidos,o que o move sempre a si e aos outros e sacar os votos aos mais incautos e depois deixa-los sos como um facto consumado,porque nao ha mais nada a fazer.

Esta enganado com essa filosofia,as transformacoes do mundo fizeram-se e fazem-se sempre com as lutas dos povos para o alcance de uma vida melhor,o Sr.aprendeu isto ha muitos anos mas depois desviou-se para outros territorios onde e facil ter sucesso politico e outros privilegios e por isso diz que isto esta tudo viciado e que nao vai la estar.

Os povoenses na manifestacao de 9/7,disseram-lhe a si e aos outros o que pensavam do Hospital Antonio Lopes e os epitetos que ouviram foram clarividentes,se isto fosse comigo eu fugia para longe e demitia-me imediatamente...

Quanto ao resto devo-lhe dizer com toda a frontalidade que nao traio os interesses dos povoenses e que mesmo doente tudo farei para que a manifestacao de sexta-feira,dia 13/8,seja mais uma GRANDE JORNADA DE PROTESTO E LUTA e que os povoenses vao participar em massa para gritarem bem alto QUE A SAUDE E UM DIREITO,NAO E UM NEGOCIO,isto que fique bem claro,meu caro amigo.

E ja agora para terminar lembrar-lhe as palavras de D.Carlos Azevedo,Bispo Auxiliar de Lisboa,que disse que e preciso ultrapassar o capitalismo neoliberal para combater as desigualdades gritantes e realidades dramaticas que afectam os mais desfavorecidos e que o rendimento de insercao e uma ajuda fundamental para muitos ultrapassarem a sua pobreza profunda.Eu sei que nao esta deste lado,mas eu comungo das palavras de D.Carlos Azevedo e nao andei a estudar para padre.

A SAUDE E UM DIREITO SEM ELA NADA FEITO!

DIA 13/8,AS 21 HORAS,NO LARGO DA CAMARA MUNICIPAL,VAMOS DEFENDER A NOSSA SAUDE E DEIXAR DE LADO AQUELES QUE NAO QUEREM SABER DISTO PARA NADA!

O POVO E QUEM MAIS ORDENA!

VASCO COUTINHO
Membro da Comissao de Utentes pela Defesa da Saude na Povoa de Lanhoso

Anónimo disse...

Meu caro anonimo bem conhecido das lides politicas da Povoa e da Santa Casa da Misericordia,eu nao andei felizmente nas negociacoes com a ARS Norte,apesar de ter sido convidado para o efeito,porque conheco bem os interesses que o provedor,o PSD,o PS e o CDS/PP defendem a nivel da saude para os povoenses e os portugueses.O vosso objectivo politico e entregar as grandes fatias da saude aos privados e tudo esta a ser feito nesse sentido pelo PS e PSD,vejamos a proposta de revisao constitucional do PSD/Passos Coelho que acaba simplesmente com o SNS e isto nao e minha invencao.

Se nao sabe vai ficar a saber tambem que logo apos o 25 de Abril as Misericordias foram integradas no Servico Nacional de Saude e com essa integracao foi um ganho evidente para as populacoes.So que na era das privatizacoes selvagens as Misericordias passaram novamente para o sector privado,mas continuaram a ser financiadas pelo erario publico como sempre,isto nao e mentira,nem pura invencao,e todas sobrevivem a custa dos nossos impostos.

Por isso as suas arremetidas nao tem qualquer sentido e servem apenas para ocultar a verdadeira realidade da situacao.

Eu nao culpo totalmente o Governo do PS por esta destruicao do SNS e no caso concreto das urgencias,o PSD tambem tem as suas responsabilidades e quando afirma que o provedor nao podia fazer mais nada nao e verdade,nao chegaram 2 anos de negociacoes entre as partes para se adivinhar o que iria acontecer? No decorrer dessas negociacoes apelou sempre aos representantes do PCP,que desde a primeira hora sempre se opuzeram contra o encerramento,que tivessem calma e que nao alertassem as populacoes da Povoa para o desfecho previsivel,nao e assim Dr.Armando?

Quanto ao resto sei ha muito tempo quais sao as suas posicoes em relacao aos mais pobres e desfavorecidos,o que o move sempre a si e aos outros e sacar os votos aos mais incautos e depois deixa-los sos como um facto consumado,porque nao ha mais nada a fazer.

Esta enganado com essa filosofia,as transformacoes do mundo fizeram-se e fazem-se sempre com as lutas dos povos para o alcance de uma vida melhor,o Sr.aprendeu isto ha muitos anos mas depois desviou-se para outros territorios onde e facil ter sucesso politico e outros privilegios e por isso diz que isto esta tudo viciado e que nao vai la estar.

Os povoenses na manifestacao de 9/7,disseram-lhe a si e aos outros o que pensavam do Hospital Antonio Lopes e os epitetos que ouviram foram clarividentes,se isto fosse comigo eu fugia para longe e demitia-me imediatamente...

Quanto ao resto devo-lhe dizer com toda a frontalidade que nao traio os interesses dos povoenses e que mesmo doente tudo farei para que a manifestacao de sexta-feira,dia 13/8,seja mais uma GRANDE JORNADA DE PROTESTO E LUTA e que os povoenses vao participar em massa para gritarem bem alto QUE A SAUDE E UM DIREITO,NAO E UM NEGOCIO,isto que fique bem claro,meu caro amigo.

E ja agora para terminar lembrar-lhe as palavras de D.Carlos Azevedo,Bispo Auxiliar de Lisboa,que disse que e preciso ultrapassar o capitalismo neoliberal para combater as desigualdades gritantes e realidades dramaticas que afectam os mais desfavorecidos e que o rendimento de insercao e uma ajuda fundamental para muitos ultrapassarem a sua pobreza profunda.Eu sei que nao esta deste lado,mas eu comungo das palavras de D.Carlos Azevedo e nao andei a estudar para padre.

A SAUDE E UM DIREITO SEM ELA NADA FEITO!

DIA 13/8,AS 21 HORAS,NO LARGO DA CAMARA MUNICIPAL,VAMOS DEFENDER A NOSSA SAUDE E DEIXAR DE LADO AQUELES QUE NAO QUEREM SABER DISTO PARA NADA!

O POVO E QUEM MAIS ORDENA!

VASCO COUTINHO
Membro da Comissao de Utentes pela Defesa da Saude na Povoa de Lanhoso

Anónimo disse...

Nao e so a destruicao da saude no nosso Concelho,agora sao os incendios em catadupa que aparecem por todo o lado e que nos levam a floresta,a fauna e a flora e o oxigenio para respirarmos.A culpa desta desgraca morre sempre solteira,mas o povo e que sofre e o Concelho,que mais nos ira acontecer!!!

Anónimo disse...

O PCP e um partido honrado,serio e de conviccoes muito fortes sempre ao lado dos mais pobres e desfavorecidos e solidario com as lutas que se travam por todo o lado e que envolvem direitos e regalias que estao a ser fortemente destruidas pelos mesmos de sempre ao servico do grande capital e nao vale a pena utilizar a cassete anti-comunista porque os comunistas estarao sempre no sitio certo e ao lado das populacoes,como no caso concreto do encerramento das urgencias.Deixem-se de conversas desonestas e nao venham com essas alfinetadas porque o povo portugues cada vez mais desperta para as realidades da sociedade de hoje e que os partidos do arco-do-poder,PS,PSD e CDS/PP,lhe legaram,uma sociedade desumana de desemprego,de fome,de miseria e de exploracao desenfreada de direitos e salarios,num salve-se quem puder dramatico e de tragedia total,e esta a sociedade que voces,os das alfinetadas,nos querem impor e sujeitar mas nos dizemos nao e continuamos a resistir e a lutar por uma sociedade livre de todas as formas de exploracao e de opressao contra os mais fracos e desfavorecidos e por isso levem sempre em linha de conta isto e registem.

Nao temos medo de dizer que somos comunistas portugueses e da Povoa de Lanhoso,sabemos o que queremos e para onde pretendemos caminhar e estaremos sempre ao lado do povo contra as injusticas,contra o aterro sanitario,contra a perseguicao a trabalhadores,contra o encerramento das urgencias,contra a corrupcao,contra tudo que seja lesa patria ou trabalhadores e nao fazemos mais nada que nao seja nossa obrigacao enquanto portugueses e povoenses de primeira,repito de primeira,esclarecido!!!

E por essa razao e com essa legitimidade,porque nao roubamos nada a ninguem,QUE APELAMOS A TODOS OS POVOENSES QUE PARTICIPEM SEM MEDO NA GRANDE MANIFESTACAO DE SEXTA-FEIRA,DIA 13/8,PARA MAIS UMA VEZ DEIXARMOS BEM CLARO QUE NAO PERMITIREMOS QUE NOS ROUBEM AS URGENCIAS 24 HORAS POR DIA E REAFIRMAMOS MAIS UMA VEZ QUE NAO QUEREMOS URGENCIAS DE PURA TRIAGEM MAS SIM DE GRANDE QUALIDADE que envolvam todos os meios disponiveis de equipamentos no HOSPITAL ANTONIO LOPES que nos foi legado por ele e sua esposa D.ELVIRA DA CAMARA LOPES para socorrer e salvar vidas dos seus conterraneos aqui na Povoa de Lanhoso e se tivermos de morrer que seja aqui e nao em Braga como acontece com esta frequencia dramatica.

A SAUDE E UM DIREITO NAO E UM NEGOCIO!

UNIDOS SEREMOS CADA VEZ MAIS FORTES E VENCEREMOS TODOS OS OBSTACULOS!

OS POVOENSES UNIDOS JAMAIS SERAO VENCIDOS!

VIVA A POVOA DE LANHOSO!

Anónimo disse...

Oh Dr.Armando,a sua citacao de que me tinha por uma pessoa de bem merece uma resposta frontal e adequada.Eu tenho felizmente o meu cadastro limpo e nunca enganei e ludribiei ninguem,isto que fique bem claro,percebe.Nunca utilizei a politica como meio de promocao e enriquecimento e nao sou possuidor de bens imoveis e outras riquezas materiais,vivi sempre do meu ordenado e hoje da minha reforma e pago todos os meus impostos na hora certa,nao estou na listagem de devedores ao fisco e a Seguranca Social e isso para mim ja e uma grande satisfacao.Nao misture alhos com bogalhos,porque nao somos todos iguais,essa e a grande diferenca de percursos politicos na vida,eu fiz sempre as minhas opcoes desde o tempo da ditadura fascista e nao estou arrependido,a liberdade e a democracia foram sempre os fundamentos principais das minhas lutas e o 25 de Abril foi o colorario desse objectivo.

Por isso nao recebo liccoes de ninguem e nao aceito que me queiram impor mordacas,isto que fique bem claro e tenha cuidado com os adjectivos que me aplica porque nao lhe admito isso.Os nossos interesses sao antagonicos mas respeito as opinioes divergentes das minhas quando sao sinceras e honestas,nada de artificios de demagogia e populismo serodio,essas nao as aceito venham de onde vierem.OK!

VASCO COUTINHO

Anónimo disse...

Depois deste flagelo de incendios que a todos nos assolaram e preocuparam,quero prestar uma pequena homenagem aos nossos bravos bombeiros da paz,tem sido duma coragem e abnegacao fantastica e a eles se deve muitas vidas que estiveram ameacadas.

E gratificante dizer que os nossos bombeiros honram tambem a memoria do nosso grande benemerito ANTONIO LOPES que nos deixou esta perola para nos defender destes fenomenos que nos roubam e matam.

ANTONIO LOPES deixou toda a fortuna que tinha para os pobres e mais desfavorecidos para nos acudir na fome,na miseria,na velhice e na doenca e nunca precisou dos favores do Estado para as administrar e gerir.Essa e a grande diferenca de paradigmas na gestao destes bens que devem estar ao servico da comunidade povoense como ele deixou escrito,mas hoje as escrituras deixaram de ter esse significado e valor porque tudo e adulterado e muitas vezes rasgado,e este o pais em que vegetamos e que nos querem impor como um modelo civilizacional moderno e solidario,chega de tanta mentira e de demagogia e temos todos de nos indignar contra este estado de coisas,estao a tornar este pais e este mundo num inferno aterrador.

Honremos ANTONIO LOPES e a sua esposa D.ELVIRA DA CAMARA LOPES que foram duma nobreza enorme ao deixarmos bens tao preciosos,que estejam em paz e solidarios connosco na defesa do seu colossal patrimonio que nos deixaram para usufruirmos deles.

Pedro Vale disse...

Para o comentário de Pedro Fins. Caro a amigo, a pequeneza da sua mentalidade leva-o a fazer uma riducula figura, o espelho disso mesmo é o seu triste comentário. A comissão de utentes conta com um número alargado de povoenses, onde a maior parte não está ligada ao PCP.
Não venha para aqui com tentativas de desmobilização, pois além de ser em vão, faz realçar, mais uma vez, as palhaçadas que por cá se passam. Enquanto uns ligam partidos a festas e romarias e são aplaudidos, outros, para além de serem comunistas são povoenses, e aí não admito que nem o senhor nem ninguém me aponte o dedo, seja no que for. Sou jovem, mas nasci e cresci nesta terra, e não é o senhor que vem para aqui julgar o meu simples contributo para o bem estar da Póvoa de Lanhoso.
Agora num tom mais directo, o "senhor" não passa de um simples covarde, que se esconde no anonomato na tentativa de boicotar esta luta que é de todos.
Nunca me vai intimidar seja no que for, os tempos de preseguição e tortura já la foram! SOU COMUNISTA COM ORGULHO. Eo senhor, é um homem ou um rato?

Anónimo disse...

POLITICA DE CLASSE

O conteudo de classe da politica de direita que ha 34 anos flagela os trabalhadores,o povo e o Pais,assume a sua expressao mais acentuada de sempre na politica do actual Governo.
Com efeito,nao ha uma so medida tomada por este Governo que nao tenha por objectivo favorecer os interesses dos grandes grupos economicos e financeiros -e,portanto,atacar direitos e interesses dos trabalhadores e do povo.E as perpectivas apontam,iniludivelmente,para a acentuacao dessa tendencia.
Este e um governo de classe ao servico assumido dos interesses exclusivos do grande capital.E as consequencias disso sao por demais evidentes no estado a que chegou a situacao economica e social do Pais,bem como a sua independencia e soberania.
Ao mesmo tempo que o Governo procede a cortes nos apoios sociais,nos salarios,nas reformas,nos rendimentos dos agricultores,fazendo pesar sobre a imensa maioria dos portugueses as dramaticas consequencias da crise do capitalismo,o numero de milionarios cresce,as grandes fortunas crescem ainda mais,os bancos estao nas sete quintas - como o comprovam dados recentes que nos dizem que a banca teve mais de 11% de lucros no primeiro semestre deste ano,em comparacao com igual periodo ha um ano.

A ofensiva em curso,na base do PEC e das suas medidas adicionais,ai esta a comprova-lo,tendo como grandes linhas de forca o roubo nos salarios,atraves do adicional do IRS,os cortes nas deducoes especificas da saude e da educacao,e o agravamento dos precos dos bens essenciais,como o aumento do IVA.

Assim,o ataque aos apoios sociais traduzir-se-a,este mes e no proximo,na reducao ddas comparticipacoes nos medicamentos,nas taxas moderadoras,na accao social escolar,no subsidio social de desemprego,no Rendimento Social de Insercao,no apoio aos doentes acamados,aos deficientes e,ate,no fundo de gastos da alimentacao a menores.Ou seja,"nada fica de fora para quem menos pode e menos tem".

Entretanto,os restantes partidos da politica de direita,designadamente o PSD,no meio de folclooricas manifestacoes de 'DESACORDO' com tudo,vao dizendo que sim a tudo o que e essencial,como o GRANDE CAPITAL QUER.

Ambos dancam o tango nos bracos do grande capital e por isso cuidado com eles porque sao irmaos gemeos e fazem-se de zangados algumas vezes para efeitos de manipulacao dos votos dos portugueses,porque para o PS e PSD e-lhes indiferente quem ganha as eleicoes,pois a politica e a mesma e sempre no mesmo sentido,roubar aos pobres para dar aos ricos.

Sao estas verdades que certos senhores desta praca nao gostam de ouvir,mas estas politicas de uns e de outros sao indesmentiveis e provam que o PCP esta atento e disponivel para lutar,mesmo sabendo que e muito dificil destrona-los dos seus palacios,mas a vida e assim mesmo e baixar os bracos nunca,o PCP e um partido serio e responsavel e estara sempre ao lado do povo,como prova a sua historia de vida de 87 anos.

A LUTA CONTINUA E NO DIA 13/8,AS 21 HORAS,NO LARGO DA CAMARA MUNICIPAL,VAMOS TRATAR DA SAUDE AO GOVERNO E AOS SEUS CUMPLICES!

Anónimo disse...

POLITICA DE CLASSE

O conteudo de classe da politica de direita que ha 34 anos flagela os trabalhadores,o povo e o Pais,assume a sua expressao mais acentuada de sempre na politica do actual Governo.
Com efeito,nao ha uma so medida tomada por este Governo que nao tenha por objectivo favorecer os interesses dos grandes grupos economicos e financeiros -e,portanto,atacar direitos e interesses dos trabalhadores e do povo.E as perpectivas apontam,iniludivelmente,para a acentuacao dessa tendencia.
Este e um governo de classe ao servico assumido dos interesses exclusivos do grande capital.E as consequencias disso sao por demais evidentes no estado a que chegou a situacao economica e social do Pais,bem como a sua independencia e soberania.
Ao mesmo tempo que o Governo procede a cortes nos apoios sociais,nos salarios,nas reformas,nos rendimentos dos agricultores,fazendo pesar sobre a imensa maioria dos portugueses as dramaticas consequencias da crise do capitalismo,o numero de milionarios cresce,as grandes fortunas crescem ainda mais,os bancos estao nas sete quintas - como o comprovam dados recentes que nos dizem que a banca teve mais de 11% de lucros no primeiro semestre deste ano,em comparacao com igual periodo ha um ano.

A ofensiva em curso,na base do PEC e das suas medidas adicionais,ai esta a comprova-lo,tendo como grandes linhas de forca o roubo nos salarios,atraves do adicional do IRS,os cortes nas deducoes especificas da saude e da educacao,e o agravamento dos precos dos bens essenciais,como o aumento do IVA.

Assim,o ataque aos apoios sociais traduzir-se-a,este mes e no proximo,na reducao ddas comparticipacoes nos medicamentos,nas taxas moderadoras,na accao social escolar,no subsidio social de desemprego,no Rendimento Social de Insercao,no apoio aos doentes acamados,aos deficientes e,ate,no fundo de gastos da alimentacao a menores.Ou seja,"nada fica de fora para quem menos pode e menos tem".

Entretanto,os restantes partidos da politica de direita,designadamente o PSD,no meio de folclooricas manifestacoes de 'DESACORDO' com tudo,vao dizendo que sim a tudo o que e essencial,como o GRANDE CAPITAL QUER.

Ambos dancam o tango nos bracos do grande capital e por isso cuidado com eles porque sao irmaos gemeos e fazem-se de zangados algumas vezes para efeitos de manipulacao dos votos dos portugueses,porque para o PS e PSD e-lhes indiferente quem ganha as eleicoes,pois a politica e a mesma e sempre no mesmo sentido,roubar aos pobres para dar aos ricos.

Sao estas verdades que certos senhores desta praca nao gostam de ouvir,mas estas politicas de uns e de outros sao indesmentiveis e provam que o PCP esta atento e disponivel para lutar,mesmo sabendo que e muito dificil destrona-los dos seus palacios,mas a vida e assim mesmo e baixar os bracos nunca,o PCP e um partido serio e responsavel e estara sempre ao lado do povo,como prova a sua historia de vida de 87 anos.

A LUTA CONTINUA E NO DIA 13/8,AS 21 HORAS,NO LARGO DA CAMARA MUNICIPAL,VAMOS TRATAR DA SAUDE AO GOVERNO E AOS SEUS CUMPLICES!

Anónimo disse...

APELO AO EMIGRANTES POVOENSES:

Esta luta que estamos a travar contra o encerramento das urgencias tambem e vossa,lembrai-vos que tivestes de emigrar para longe do V/Pais e da V/terra devido a esta politica de direita, ora protagonizada pelo PS ora pelo PSD,que vos lancou no desemprego e na miseria e o remedio foi deixar com magoa e com lagrimas nos olhos a V/terra,os vossos familiares e os vossos amigos.

Portugal em cada ano que o visitais esta pior,aumenta o desemprego,a pobreza,a miseria e a exploracao desenfreada contra os trabalhadores e o povo e os varios partidos que nos governam ha 36 anos puzeram o Pais de 'TANGA' e o povo nesta dramatica situacao de pobreza e de miseria,entregando o ouro aos 'bandidos'do grande capital economico e financeiro e impondo os mais horrentes sacrificos aos mesmos de sempre que sao as classes trabalhadoras,os reformados,os jovens e as mulheres,os velhos e idosos e fazem de conta que nao se passa nada.

Por isso a V/participacao na grandiosa Manifestacao que vai ser realizada SEXTA-FEIRA,DIA 13/8,AS 21 HORAS,NO LARGO DA CAMARA MUNICIPAL E COM DESFILE PELA PRACA ENG.ARMANDO RODRIGUES,AV.DOS BOMBEIROS VOLUNTARIOS E CENTRO DE SAUDE E DEPOIS COM REGRESSO NOVAMENTE AO LARGO DA CAMARA,e importante porque todos sofremos na carne com esta decisao arbitraria e prepotente do Governo PS/Socrates e os vossos familiares que ca ficam tambem ficam desamparados em caso de doenca subita e grave e por isso nao podemos permitir que nos acabem com um dos bens mais essenciais da nossa vida.

PARTICIPAI,PROTESTAI E LUTAI PELOS DIREITOS QUE SAO COMUNS A TODOS!

A SAUDE E UM DIREITO SEM ELA NADA FEITO!

UNIDOS PELOS MESMOS OBJECTIVOS SEREMOS CAPAZES DE VENCER ESTA LUTA!

Anónimo disse...

Após uma ausência de alguns meses sem comentar a vida política da Póvoa de Lanhoso, acho que chegou a hora de deixar a minha opinião sobre alguns temas:

Quanto às urgências - acho muito mal o seu fecho. Apesar de saber que a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso muito beneficia com avultadas quantias em dinheiro, não é motivo para prejudicar um atendimento prestado na saúde dos povoenses. Mas também sei que o serviço de urgências não tem as devidas condições necessárias para um bom atendimento, se não as há, que se criem.

Corre na praça públicos rumores que a estabilidade política do PS e PSD é grande. No PS acho que é altura do António Lourenço assumir de uma vez por todas a sua candidatura à Câmara, e colocar pés ao caminho, e a ala mais jovem que tenha juízo.

No PSD que definem um rumo ou estão com o Baptista ou não estão. O mal estar no PSD e na câmara é tão grande que o concelho está sem rumo. Se Humberto Carneiro tem ambição de ser Presidente da Câmara é melhor pensar duas vezes que não se esqueça das lições do passado.

Verdade ou mentira não sei é voz do povo que fala, mas Manuel Baptista anda em maus lençóis, para quem atacou e utilizou politicamente a vida pessoal de Tinoco de Faria será que Manual Baptista vai ter autoridade moral para falar de transparência aos povoenses ou está a comer do veneno que semeou?

Até Breve

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

Meu caro amigo Vasco Coutinho, permita-me que lhe diga que não foi minha intenção ofendê-lo com o comentário anónimo que postei no 7 de Agosto. Sei que o Dr. Armando pensa da mesma forma que eu mas ele efectivamente não é o autor desse post.
Pela forma que estão a defender a "causa", que também é minha, estão a prejudicá-la. Porque efectivamente a Misericórdia não tem qualquer responsabilidade pelo fecho do SAP.
Espero, caro amigo, que na próxima sexta-feita seja uma manifestação de esclarecimento das pessoas e não a repetição da primeira.
Um bem haja.
C. Correia

Anónimo disse...

Amigo Carlitos nao vou sempre repetir a mesma coisa.O encerramento das urgencias aos fins-de-semana e feriados foi uma decisao do Governo PS/Socrates e ja a apelidamos de arbitraria,prepotente e lesiva dos interesses de todos os povoenses,relativamente a isto nao ha duvidas,OK!

Quanto a atitude que a Santa Casa da Misericordia tomou,no tocante ao encerramento,nao concordo com ela,porque foi passiva e demasiadamente cordata com a decisao do Ministerio da Saude e dai os meus apupos e nao aplausos.

Penso que as negociacoes entre a Santa Casa da Midericordia e a ARS Norte foram excessivamente prolongadas e sem qualquer interesse para a defesa dum servico de urgencias de qualidade,este SAP nao interessa a ninguem e por isso continuamos a lutar por um novo protocolo que nos garanta a todos um servico de urgencias de elevada qualidade e eficacia,aproveitando os excelentes recursos que o Hospital Antonio Lopes pode disponibilizar para o efeito.

Mas a retoma de novas de novas negociacoes nao pode passar ao lado da Comissao de Utentes,estamos disponiveis para dialogar com a ARS Norte e com outras Instituicoes mas na base de um dialogo franco,sincero e honesto que defenda os superiores interesses dos povoenses,nada de confusoes,o povo sera sempre ouvido em todas as circunstancias e faremos todas as manifestacoes que os povoenses quiserem desde que nos deem o seu apoio,isto que fique bem claro e objectivamente esclarecido.

Quanto ao resto,tudo vai correr bem e a manifestacao vai ser um exito porque estamos todos fartos destas politicas de cortes e mais cortes sempre contra os mesmos de sempre,ja chega de sacrificos e exigimos que a reparticao da riqueza que e gerada pelos trabalhadores seja mais equitativamente distribuida por todos,ja chega de tanta 'besta' a governar este Pais e e necessario mudar definitivamente de agulha e de rumo,porque o povo merece um Portugal com melhores politicas e qualidade de vida e de um futuro mais radiante e de mais confianca para todos,especialmente para os mais jovens.

Um abraco e boa noite

VASCO COUTINHO

QUE VOZ DEVE TER O PSD POVOENSE...? disse...

QUANDO EM 21 DE JULHO, MAIS OU MENOS ENFATICAMENTE, TODOS OUVIRAM NOMES COMO FRANCISCO XAVIER, CARLOS CORREIA, ZITA GOMES, ANTÓNIO QUEIRÓS E MAIS, A RECLAMAR OUTRA "FRONTALIDADE" NAS POSIÇÕES PÚBLICAS E POLÍTICAS DO PSD POVOENSE, ERA "HORA" DE OUVIR O "INTERIOR" DO PARTIDO NA PÓVOA DE LANHOSO...


ACABE-SE COM A TRETA, DE QUE APENAS RECLAMA ESTE OU AQUELE COMPANHEIRO MAIS PALAVROSO...


O "INTERIOR" DO PSD POVOENSE ESTÁ FARTO DA "POLÍTICA DO QUEQUE E DO SALAMANEQUE", QUANDO VÊ O TRABALHO DO EXECUTIVO, AS POSIÇÕES E A HONRA DA PÓVOA DE LANHOSO, A SER APUNHALADOS PELA FRENTE E POR TRÁS, TODOS OS DIAS E EM TODOS OS ASSUNTOS...


UM "INTERIOR" DE UM PSD, QUE TEM A OPINIÃO PRÓPRIA, DESDE 2005, DE VEREADORES E VEREADORAS...


MANUEL BAPTISTA TEM NOÇÃO DE QUE "ANDA NO AR" UM INJUSTO CHEIRINHO A DESILUSÃO NAS PRÓPRIAS HOSTES, PORQUE NÃO SE AGUDIZA POSIÇÕES E ANDA-SE A "TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA" COM UMA BOA MOVIDA CULTURAL, PRONTA ATENÇÃO SOCIAL E A CONQUISTA DE OBRAS DE VULTO PELO QREN, MAS QUE NÃO DISFARÇA O TRÁGICO DESINVESTIMENTO PÚBLICO DA PÓVOA DE LANHOSO...


O PROBLEMA NÃO É MAIS OU MENOS SAP, OU MAIS OU MENOS ESCOLA. O PROBLEMA É QUE A PÓVOA DE LANHOSO ESTÁ A SER TRANSFORMADA MÊS A MÊS POR ESTA GOVERNAÇÃO NUMA "VILAZITA DO INTERIOR"...


É HORA DO PSD POVOENSE REUNIR E SE DEBATER SERIAMENTE...

Anónimo disse...

O PSD povoense vai a votos na próxima sexta-feira 13. E, pelo que se consta, Manuel Baptista será candidato a Presidente da Comissão Política. Vamos ver quem leva com ele... Vamos ver com que apoios conta...

Zé do Mosteiro disse...

Eis que o Benedito da Fonte regressou. Mais moreno e mais descansado, é certo, mas com o mesmo estilo pouco ético de escrever. Como de costume, limita-se a lançar atoardas sem concretizar uma que seja. Continua com um ódio visceral ao Manuel Baptista (Presidente da Câmara) e, vai daí, trata de inventar o que pode e o que não pode... Acho que já é bem altura de concretizar as acusações que faz, sob pena de, não o fazendo, ser considerado mais um que apenas abre a boca (ou escreve) para dizer asneiras.

Anónimo disse...

Caro Zé do Mosteiro:
O seu problema é as cores partidárias, não olha ao bem do seu concelho. O seu doentio pelo laranja é tão grande que não o deixa ver mais além, tome cuidado!
O tempo vai dar muitas respostas. Respostas que serão dadas brevemente a todos os povoenses. O certo é que o seu estimado partido anda sem rumo, sem liderança, todos atrás do poleiro. E sabe o que vai acontecer ao Baptista? O mesmo o que fizeram ao Portela.
Senhor Zé do Mosteiro acorde para a realidade e não viva de ilusões nem de fantasias, porque para fantasias já basta o executivo camarário.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Zé do Mosteiro disse...

Caro Benedito,
Contrariamente ao que afirma, o meu problema não tem a ver com cores partidárias. Poderia ter, quando muito, a ver com conteúdos. Mas esse é mais um problema seu do que meu. Porque, lendo o seu primeiro post, facilmente concluo que não tem conteúdo. Limita-se a fazer afirmações vazias de conteúdo, lançar dúvidas sobre a idoneidade das pessoas (sejam elas presidentes de câmara ou não) e não concretiza nem prova nada do que afirma. Assim talvez seja fácil escrever. È só lançar boatos e esperar que colem… Mas esse, como já percebeu, não é o meu estilo. O meu estilo tem mais a ver com o escrito de um dos anónimos anteriores (o que escreve em maiúsculas), com o qual concordo. Apesar de ser um militante não muito querido no PSD, a verdade é que ele põe o dedo na ferida e diz o que pensa. E o PSD precisa de quem fale sem receios, para bem do partido e do Concelho.
Concluo com mais um recado ao caro Benedito. Não se preocupe com as definições no PSD. Preocupe-se antes com a vida interna do seu partido (PS), porque quem tem que ganhar eleições são eles. E pelo andar da carruagem (a julgar pelas lutas internas que se perfilam), correm o risco de ficar na oposição mais uma dúzia de anos.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Zé do Mosteiro:
Eu não lanço qualquer boato. O senhor ao que parece é um mediano observador da vida política.

Pode ser imprecisão minha, mas o senhor pode-me levar afirmar que é deputado municipal, e salvo erro não andarei muito longe.

O problema do PSD neste momento é grave, já o mesmo não o é no PS apenas existe uns jovens que gostam de protagonismo é fazem questão de andar sempre guerrilhas.

Seja melhor observador.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

Parece que o mundo se divide entre pessoas boas e pessoas más. As boas dormem melhor, as más gozam muito mais durante as horas em que estão acordadas

Zé do Mosteiro disse...

Caro Benedito,
Acho melhor relembrar-lhe o que escreveu num dos posts anteriores: “… Verdade ou mentira não sei é voz do povo que fala, mas Manuel Baptista anda em maus lençóis, para quem atacou e utilizou politicamente a vida pessoal de Tinoco de Faria será que Manual Baptista vai ter autoridade moral para falar de transparência aos povoenses ou está a comer do veneno que semeou?”
O que está entre aspas foi escrito por si. Que nome lhe dá? Não será apenas um boato, escondido sob a capa da “voz do povo”? Foi o que me pareceu.
Deixe-me esclarece-lo: não sou deputado municipal. Já fui, no mandato em que a mesa era presidida pelo Dr. Xico, e ainda fiz meio mandato sob a presidência da Dra. Luísa. Saí a meio desse mandato e dei, aí, por concluída a minha actividade política. Não lhe vou dizer é por qual partido fui eleito. Acho que ficaria, caro Benedito, muito surpreendido.
Também não sei porque é assim tão grave a situação do PSD. Pelo que já aqui li, vão ter eleições em breve e estão unidos em torno de um único candidato (por sinal o presidente da câmara). Já agora, se faz uma leitura diferente da minha, apresente-a. Pode ser que eu me aperceba de algo que não tenha visto. O PS sim, parece que tem divisões com fartura. E não é só nos jovens. Há muitos “seniores” que também estão divididos em torno do Lourenço, do Lúcio e até do Dr. João Tinoco. Falta perceber o papel do Frederico no meio de tudo isto.
Cumprimentos

Papelão disse...

O papel do Frederico é o de: "higiénico"!

Anónimo disse...

Sou PSD. Votei Manuel Baptista mas estou muito desiludido com ele. Sexta-Feira vou votar em branco para que ele sinta que os militantes lhe estão a dar um cartão amarelo. O poder subiu-lhe à cabeça. Perdeu a humildade que tinha. Ainda vai a tempo do corrigir. Se for a sua vontade voltar a ganhar em 2013...

Anónimo disse...

O PS COM O FREDERICO MAIS VALE A PENA FECHAR AS PORTAS

Anónimo disse...

Caro Zé Mosteiro:

Olhe que analise que faz do PS não é essa.
Se o senhor diz que é realmente o zé Mosteiro eu sei muito bem quem é o senhor, pois realmente o senhor foi eleito pelas listas do PS, e certamente sabe quem eu sou, e sabe muito bem o que eu penso das suas condutas politicas pois já tive o prazer de lhe disser pessoalmente.
E quanto a boatos não os lanço isso pode ter a certeza, ande atento.

Bem Haja!
Benedito da Fonte