quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CDU 2009


Realiza-se na quinta-feira, dia 15, às 17h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, o Acto Público de apresentação da CDU 2009 com a participação de António Avelãs Nunes, Deolinda Machado, João Corregedor da Fonseca, Francisco Madeira Lopes e Jerónimo de Sousa.Esta iniciativa visa apresentar a CDU, um grande espaço de convergência democrática e de alternativa que se apresentará ao ciclo eleitoral de 2009 - Europeias, Legislativas e Autárquicas, que conta com a presença do Partido Comunista Português, do Partido Ecologista "Os Verdes", da Intervenção Democrática, de numerosos independentes e será também um espaço de participação e intervenção aberto a todos aqueles que sendo atingidos pela política de direita do PS reclamam uma vida melhor e estão empenhados na ruptura com esta política.

150 comentários:

Anónimo disse...

TGV entre Vigo e Porto apenas em 2015

O Ministério das Obras Públicas espanhol divulgou um documento que prevê que a ligação por TGV entre Vigo e Porto esteja apenas concluída em 2015 e não em 2013, conforme garantiu, esta segunda-feira, em Lisboa o presidente da Xunta da Galiza, Emilio Pérez Touriño, e o ministro português Mário Lino.

(JNotícias, 14-01-09)

Anónimo disse...

Os próximos tempos serão para todos os activistas da CDU tempos de redobrado trabalho e empenhamento em todo o concelho na imediata concretização das listas, no contacto directo com as populações e na sua auscultação no aprofundamento e concretização do programa eleitoral, na criação de espaços de debate e de reflexão em todas as freguesias sobre velhos e novos problemas a que é necessário dar resposta e nas mais diversas e exigentes tarefas de afirmação do nosso projecto alternativo.
Um vasto trabalho determinado também pela convicção de que é possível reforçar as posições da CDU por todo País.
Temos a nosso favor o trabalho de milhares de homens e mulheres, eleitos da CDU, que nestas três décadas de poder local têm dedicado a sua generosidade e capacidade ao serviço das populações.
Eleitos que dão o melhor de si para o reforço e vitalidade do poder local e da democracia portuguesa e na resolução dos problemas que afectam o povo e o país.
Somos uma força que deu provas de uma intervenção que se distingue nas autarquias por uma justa política coerentemente orientada para o estímulo permanente à participação e intervenção populares; para a aproximação e cooperação dos eleitos e para a unidade das populações em torno dos seus problemas concretos; para o estabelecimento de justas relações entre eleitos e trabalhadores e no respeito pelos seus direitos; para a isenção partidária, honestidade e inteira dedicação ao trabalho na defesa dos interesses das populações.
A CDU, força alternativa para a Póvoa de Lanhoso, a coligação entre o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” com a participação da Associação Intervenção Democrática e de muitos cidadãos sem filiação partidária, coligação aberta a todos os que se preocupam com o concelho, que lhe querem bem, que aspiram à superação dos problemas actuais, a uma Póvoa onde seja possível trabalhar e viver melhor

Anónimo disse...

Tive conhecimento que o Frederico tramou um amigo que lhe deu a mão na politica.
Parece que pelo correr das modas, essa mesmo tramado vai morar para baixo da Ponte do Porto porque é mais próxima de Monsul.
Será verdade que o delfim do António Lourenço é assim tão mausinho,que provoca numa família a desgraça por causa da sua pouca compreensão para não dizer falta de consideração.
Vou tentar saber mais algo de concreto em relação ao assunto. Fica claro que não sou simpatizante do Frederico e não gosta nada dele pela sua mania e arrogância que demonstra.

Anónimo disse...

ESSA DE SE ESTAR CONSTANTEMENTE A DIZER E A ESCREVER QUE OS COMUNISTAS É QUE SÃO BONS SÉRIOS E QUE OS OUTROS SÃO TODOS UM BANDO DE ALDRABÕES NÃO É CORRECTO QUE SE FAÇA. EM TODOS OS PARTIDOS HÁ GENTE BOA E GENTE QUE NÃO PRESTA. E OS COMUNISTAS TAMBÉM TÊM AUTARCAS SEUS QUE NÃO FOGEM ÀS MALHAS DA CORRUPÇÃO. A CÂMARA DE ALCOCHETE, AQUANDO DO FAMOSO CASO FREEPORT ERA LIDERADA POR QUEM? PELA CDU. ESSA É QUE É A VERDADE.
FORÇA DR. LOURENÇO. FORÇA FRED. UNIDOS VENCEREMOS.

Anónimo disse...

Oiça lá ó senhor “socialista” das 16:35
Afinal de contas quem tem a mania da perseguição são vocês, pois nos comentários aqui feitos e no post de hoje ninguém fala mal dos outros nem apregoamos aos sete ventos que nós é que somos os bons e os outros os maus.
O que dizemos sim e com toda a legitimidade é que a CDU tem experiência de governação autárquica e que conta com gente séria e credível para o desempenho das tarefas confiadas pelos eleitores, não frisando se outros o têm ou não.
Agora se quer dar vivas ao Dr. Lourenço e ao Frederico também o pode fazer sem que para tal se sirva de exemplos que não são correctos, informe-se primeiro sobre o caso freeport e quem são os corruptos e depois fale honestamente sobre o assunto, não confunda as pessoas.
E digo-lhe mais nenhum autarca da CDU sentou o cú no mocho como já aconteceu a autarcas do PS e do PSD (espero que não queira que lhe lembre por exemplo o caso da Nazaré)

Anónimo disse...

Ingleses suspeitam de corrupção de ex-ministro de Guterres no caso Freeport
10.01.2009 - 15h09 PÚBLICO, com Lusa
As autoridades judiciais inglesas, que têm em curso uma investigação criminal sobre o licenciamento da construção do Freeport de Alcochete, têm uma lista de 15 suspeitos de corrupção e fraude fiscal, encabeçada por um ex-ministro de António Guterres, noticia o semanário “Sol” na sua edição de hoje. Os outros suspeitos que terão estado na origem do desfalque à empresa de “outlets” são administradores do Freeport, autarcas portugueses, construtores e advogados.

O Freeport, construído numa Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, foi viabilizado num dos últimos Conselhos de Ministros do Governo de António Guterres, durante o mês de Março de 2002. Nessa altura, de acordo com as autoridades inglesas, saíram da sede da empresa em Londres grandes quantias de dinheiro que foram transferidas para Portugal através de “offshores” na Suíça e Gibraltar, alegadamente para o pagamento de “luvas”.

O processo relativo ao espaço comercial do Freeport de Alcochete está relacionado com suspeitas de corrupção na alteração à Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo (ZPET) decidida três dias antes das eleições legislativas de 2002, através de um decreto-lei, e que terá sido mudada para possibilitar a construção da infra-estrutura que já tinha sido anteriormente chumbada por colidir com os interesses ambientais acordados entre Portugal e a União Europeia.

O caso tornou-se público em Fevereiro de 2005, quando uma notícia do jornal "O Independente", a escassos dias das eleições legislativas, divulgou um documento da Polícia Judiciária que mencionava José Sócrates, então líder da oposição, como um dos suspeitos, por alegadamente ter sido um dos subscritores daquele decreto-lei quando era ministro do Ambiente. Posteriormente, a Polícia Judiciária e a Procuradoria-Geral da República negaram qualquer envolvimento do então candidato a primeiro-ministro no caso Freeport.

Em Setembro passado, o processo do Freeport passou do Tribunal do Montijo para o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), liderado pela procuradora-geral adjunta Cândida Almeida.

TOMA QUE É PARA APRENDERES ALGO

Anónimo disse...

“Cães comeram octogenário”, “Incêndio num prédio velho matou quatro pessoas – só escapou um morador”, “Tarifa da água aumentou por engano”. Três títulos de jornal (“JN”) que bem ilustram o país em que vivemos e resultado dos desmandos da política das nossas elites que sacrificam e desprezam o povo que as sustenta. A falta de dinheiro e a crise são desculpas falaciosas que não escondem outras realidades bem visíveis em outros títulos de jornal: “Fraude com facturas lesou Estado num milhão”, “Ajuste directo (de obras públicas) é um risco e vai irritar Bruxelas”; ou seja, pode-se roubar o Estado, o dinheiro de todos nós, que fica a impunidade; até 5 milhões de euros, as obras públicas não precisam de concurso público, em ano de eleições vai ser o fartar vilanagem em corrupção.

Ocorridos no sul e no norte, duas zonas industrializadas e onde são mais flagrantes as desigualdades sociais, quase que passam despercebidos dois factos que deveriam suscitar a maior das indignações numa sociedade que se gaba de “civilizada”: o idoso completamente ao abandono que é refeição dos cães e uma família com duas crianças que é carbonizada durante a noite por incêndio em prédio velho em zona histórica da cidade do Porto, onde há mais de 600 prédios em situação semelhante, por incúria de uma câmara mais preocupada em defender os interesses dos especuladores imobiliários e presa ao protagonismo do seu presidente.

O aumento “por engano” das tarifas da água pela câmara da Figueira da Foz, cuja população já tem uma das águas mais caras do país (a terceira, se não erramos), em 5,4% é elucidativo como o poder autárquico esfola o cidadão contribuinte, em particular as famílias, já que estes aumentos incidem sobretudo sobre o consumidor doméstico. Se a câmara PSD da Figueira da Foz faz o que faz, a câmara socialista de Viana do Castelo vai ainda mais longe, aumenta a factura da água e do saneamento em 7%, apesar do tratamento das aguais residuais abrangerem somente 65% do concelho. PSD e PS, os partidos do famigerado bloco central, dão as mãos na política comum de esfolar o povo e depois queixam-se da crise. Ora se estes partidos são os responsáveis pelas crises, especialmente por aquela que já cá estava, como podem arrogar-se a resolvê-las e, cúmulo dos descaramentos, a favor dos que trabalham?

Na outra face da moeda, é o roubo descarado do erário público com a conivência da classe política e a indulgência da justiça, mais ocupada em perseguir os pilha-galinhas do que em combater a criminalidade de colarinho branco. Os próprios políticos fomentam, e dela se alimentam, a corrupção, como se constata pela alteração do Código dos Concursos Públicos, situação que não deverá ser de agrado da Comissão Europeia na medida em que vai prejudicar a concorrência, isto é, as empresas estrangeiras poderão ficar de fora de muitas obras importantes. Já sabemos que os empreiteiros beneficiados com as obras, que agora irão surgir como cogumelos após as chuvas, já que estamos em ano de todas as eleições, terão que dar a devida contrapartida aos partidos que fizeram o jeitinho, os favores pagam-se. 2009 vai ser o ano do saque em larga escala e de toda a espécie de desaforos; como habitual, está cá quem paga as facturas. Até quando é que não sabemos, depois não se queixem que vem aí a conflitualidade violenta (tipo revoltas na Grécia)!

Anónimo disse...

O pidesco "informador" de 14 de Janeiro de 2009 13:35, se estivesse realmente bem informado saberia que esse assunto foi resolvido definitivamente pelas partes envolvidas.

Portanto, não vai ninguem "morar para debaixo da ponte" por maldade de quem quer que seja, antes se resolvem os diferendos por boa vontade das pessoas envolvidas.

Mas tente lá "saber algo de mais concreto sobre o assunto", como diz, e tenha depois a dignidade de vir aqui novamente postar o que terá descoberto, ou será que só interessa noticiar certos acontecimentos se for para criticar e dizer mal das pessoas?

Esses PPD´s bafentos não olham a meios, aqui atrasado era um tal de militante da JSD, agora aparece este "informador" desinformado.

Tristes...

Anónimo disse...

Alguém sabe o que aconteceu ao "tudopelapovoa"? Pifou ou não?
Já lá mandei comentárrios e eles não atam nem desatam desde o dia 12deste mês.
Será falta de guito ou estratégica?
Se é guito digam que a jente sempre
arranja algum para nos ditrairmos com eles.
Beijos e abraços

Anónimo disse...

Devia ser estrategica porque já voltaram e agora com uma sondajem a favor do Lourenço.
Inda bem. Já volto a ter com que me rir.
Beijos e abraços

Anónimo disse...

PONTE DE NASSEIROS JÁ TRANSITÁVEL.

Maria da Fonte, 16-01-09

Anónimo disse...

Alto Minho, Cávado e Ave unem-se em consórcio

As Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado constituem hoje, pelas 11h00, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, o consórcio "Minho In", com vista à submissão de uma candidatura ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos " PROVERE, numa estratégia conjunta de desenvolvimento integrado da região.

Diário do Minho, 15-01-09

Anónimo disse...

Temos circo


Sócrates deu o pontapé de saída na entrevista à SIC ao afirmar que pedia a maioria absoluta e não encarava outros cenários que possam vir a resultar das eleições. Estava dado o mote. Uma semana mais tarde, mostrando que o coro está não só montado como bem afinado, eis que empresários e comentadores encartados vêm a público aduzir a «estabilidade política» como panaceia para a crise, razão bastante e suficiente para que das urnas, nas próximas legislativas, saia uma maioria absoluta.
Os argumentos são os do costume: o Governo tem de ter as mãos livres para tomar decisões; sem maioria não há reformas; sem estabilidade não é possível resolver os problemas do País; a eficácia governativa depende da estabilidade; etc., etc., etc..
No afã de defender, com pezinhos de lã embora, um governo «forte» que determine e mande publicar as suas decisões contra ventos e marés – que é como quem diz contra os direitos dos trabalhadores e contra os interesses do povo e do País –, quem assim perora vai ao ponto de reconhecer que tanto faz ser o PS ou o PSD a ganhar as eleições, pois o importante é haver um homem ao leme, como diria alguém que já foi primeiro-ministro e a quem não faltou uma maioria absoluta com os resultados que se sabe. Escapa-lhes – ou talvez se limitem a ignorá-la – a manifesta contradição, pois o que não tem faltado a Portugal nas últimas três décadas é, infelizmente, a estabilidade da alternância PS/PSD com ou sem a muleta do CDS, com os efeitos conhecidos de todos: ano após anos, legislatura após legislatura, pedidos de sacrifício após pedidos de sacrifício, as promessas não passam de uma miragem e nós por cá continuamos de mal a pior, excepção feita aos beneficiados do costume, está bom de ver. É caso para dizer, parafraseando o poeta popular António Aleixo, que as moscas vão mudando... o resto é que nem por isso.
Sucede porém que essa coisa da maioria absoluta tem um pequeno/grande senão: depende dos votos. E se os portugueses, por ingratos ou pouco esclarecidos, vingativos até, não votarem a contento? Lá se vai a «governabilidade», a «estabilidade», a «eficácia», o «futuro», as «reformas» e etc. e tal. Pois bem, para grandes males, grandes remédios. As cabecinhas pensadoras, atentas ao bem-estar do ignaro povo, já têm a solução, que de resto nem é nova, antes recorrente, traduzível na expressão bíblica «se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha». Traduzindo, se as maiorias absolutas dependem das maiorias dos votos, mude-se o princípio, para que mesmo sendo minoritário nos votos um partido possa ser maioritário nos assentos do Parlamento.
Vital Moreira apadrinha a ideia, advogando a necessidade de revisão da Constituição de molde a facilitar o caminho à formação de maiorias parlamentares. Para tanto, diz, basta baixar o limiar dos actuais 45% dos votos para um nível mais maneirinho. Também o ex-presidente da República Jorge Sampaio se manifestou esta semana favorável à revisão constitucional de forma a «afrontar a questão da governabilidade do país» tendo como objectivo a estabilidade governativa. Et voilá! Temos o circo montado. Só falta saber quem vai fazer de palhaço.




Anabela Fino in Jornal Avante

Anónimo disse...

"Anónimo disse...
No blog dos comunas os tipos ando a deitar o Fred abaixo mas ele é o maior, e o dr. lourenço já sabe ou o leva em 2º ou então a juventude foje-lhe toda.

14 Janeiro, 2009"

Fonte: tudopelapovoa.blogspot.com

Anónimo disse...

Estudantes pedem demissão de Maria de Lurdes Rodrigues

A Plataforma Estudantil Directores Não entrega, amanhã, no Ministério da Educação um abaixo-assinado com 10 mil assinaturas para pedir a demissão da ministra

Anónimo disse...

Taxas moderadoras mais caras a partir de Fevereiro

As consultas, urgências e actos médicos em hospitais e centros de saúde serão mais caros a partir de 1 de Fevereiro, enquanto as cirurgias de ambulatório descem quase para metade, segundo a actualização das taxas moderadoras, publicada esta quinta-feira em Diário da República.

JNotícias, 15-01-09

Anónimo disse...

«Geraz do Minho com melhor rede viária

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso continua a melhorar a rede viária do concelho. Exemplo desse trabalho contínuo em favor dos munícipes é a conclusão do caminho que permite a ligação entre Santa Tecla e Prógoa, na freguesia de Geraz do Minho, no Baixo Concelho.

As intervenções efectuadas ficaram por cerca de 40 mil euros, sendo este um investimento com benefícios imediatos no dia a dia das populações que necessitam de utilizar aquela via e que ansiavam por este melhoramento.

“Conhecemos bem as necessidades do nosso Concelho e sabemos que a melhoria das acessibilidades tem de ser permanente para permitir uma melhor mobilidade dos Povoenses, por isso, essa é uma das nossas principais preocupações e na qual continuamos a trabalhar”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista.

Para além da pavimentação em calçada, os trabalhos já concluídos compreenderam ainda o abastecimento de água e a drenagem de águas pluviais, de modo que saem beneficiadas as condições de vida dos Povoenses»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Vem o sabio Belarmino Dias na sua crónica (MERDA) semanal no pasquim do sr. dr Zé Bilio comentar a falta da variante a vila prometida pelo actual executivo, palhaço, fiz mais este executivo em 3 anos que sua ex. sr: lambe selos e companhia em 16 anos, sei que agora vêm Euros aos milhões e este executivo deveria fazer muito, muito mais, mas o reçabiado do Lambe sêlos não esta lá para mamar e está com dor de corno, não fez nada, nem simples correcções de transito que era a sua área, que lhe coube na rifa Põe os olhos
-Rua junto ao sr. dos aflitos
-alargamento junto ao melo(portela)
-stop em frente a EDP
-stop no cruzamento junto ao estacionamemto no fabuloso relvado por vós elaborado anhanhanh
-caminho e alargamento e contruçao de pequena ponte no caminho do rio valdemil
-rotunda bébé anh anh anh esta fui por ti baptizada
-dois sentidos de transito na rua paralela ao hospital.
-um pequeno troço da futura circular entre o caminho das agras e a ponte pereiros.
-rotunda de galegos
rotunda de S. Pedro
isto era coisa simples mas que tu com essa inteligencioa toda nem sequer tiveste a ousadia de fazer

Anónimo disse...

Quanto ao Poder de Compra e ao Rendimento face ao fisco, a Póvoa ocupa o sétimo Lugar nos 8 municípios do Ave a frente de Vieira do Minho.

Fonte: Diário do Minho, 15-01-09

Anónimo disse...

Governo aprova sexta-feira Orçamento Suplementar e revisão do PEC

O Governo vai aprovar, num Conselho de Ministros Extraordinário marcado para esta sexta-feira, o Orçamento Suplementar e a revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

(TSF, 15-01-09)

Anónimo disse...

Sócrates acusa PEV de ser «embuste» político

O primeiro-ministro acusou, esta quarta-feira, «Os Verdes» de serem «um embuste» político e não passam de «um apêndice do PCP», ouvindo depois a deputada ecologista Heloísa Apolónia devolver-lhe que «embuste» foi o Governo socialista, que enganou os portugueses.

(TSF, 15-01-09)

Anónimo disse...

Sócrates deixa PCP sem resposta sobre alargamento de subsídio de desemprego

O primeiro-ministro deixou o PCP sem uma resposta relativamente ao alargamento do subsídio de desemprego. No debate quinzenal, Jerónimo de Sousa acusou Sócrates de não responder à «questão central» sobre a questão.

(TSF, 15-01-09)

Anónimo disse...

ARTES & LETRAS : Amália Rodrigues, Cantora
2009/1/10 5:40:00
Amália da Piedade Rebordão Rodrigues (Lisboa, 23 de Julho ou 1 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.



Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, etc.). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Melo, etc.

Amália da Piedade Rodrigues nasce numa família pobre e numerosa, que, vinda da Beira Baixa, tentava a sorte na capital. Passado pouco tempo, os pais voltam para a província, e deixam Amália com quatorze meses a viver com os avós maternos.

Amália inicia a escola primária em Lisboa. É durante a escolaridade primária que canta pela primeira vez em público, numa festa da Escola Primária da Tapada da Ajuda.

Aos 14 anos, Amália, vai viver com os pais e os irmãos, que entretanto regressam a Lisboa. Em condicões de grande pobreza, Amália, que mal conhece a família, sente dificuldade em se integrar, nunca deixando de se considerar uma intrusa.

Aos 15 anos, Amália -- acompanhada da mãe e da irmã -- vai vender fruta para o Cais da Rocha, em Alcântara. Anda dois anos pelo cais. É então que se torna notada no bairro pelo timbre especial da sua voz, o que a leva a ser escolhida para solista da Marcha de Alcântara, estreando-se em 1936 pelas ruas de Lisboa. As marchas populares, ficarão para sempre no reportório de Amália.

É o ensaiador da Marcha quem insiste para que Amália se apresente no Concurso da Primavera, organizado para descobrir uma nova cantadeira. E se Amália acaba por não concorrer, pois as outras participantes recusam-se a competir com ela, é nesse concurso que Amália conhece Francisco da Cruz , um guitarrista amador com quem casa em 1940. O casamento, porém, não dura mais de dois anos. É também durante esses ensaios que é notada por um assistente que a recomenda a Jorge Soriano, director da casa de fados mais famosa da época, Retiro da Severa. A audição é um sucesso, mas, com a família contrariada, Amália acaba por não aceitar o convite.

Estreia-se finalmente no Retiro da Severa, em 1939, acompanhada por Armandinho, Jaime Santos, José Marques, Santos Moreira, Abel Negrão e Alberto Correia, interpretando três fados.

O êxito no Retiro da Severa pega como um rastilho e espalha-se por Lisboa -- todos querem ouvir esta nova cantadeira, todas as casas de fado a querem contratar. Amália torna-se rapidamente cabeça de cartaz. Num espaço de poucos meses, Amália passa também a actuar no Solar da Alegria e no Café Luso. Até essa altura, Ercília Costa, Berta Cardoso, Hermínia Silva e Alfredo Marceneiro eram os ídolos máximos do fado, mas com a aparição de Amália tudo se vai modificar.

Amália torna-se rapidamente o nome mais famoso de todos os ídolos do fado. Por onde actua faz esgotar lotações; os preços dos bilhetes sobem mal é anunciada. Em poucos meses atinge uma popularidade tal que o seu cachet é de longe o maior até então pago a uma fadista.

Tão rápido é o êxito de Amália nos retiros fadistas que logo a chamam para o teatro. Estreia-se em 1940, como atracção da revista "Ora Vai Tu", no Teatro Maria Vitória.

Amália transfere-se para o Solar da Alegria, como artista exclusiva e já com repertório próprio. É no Solar da Alegria que é abordada por José de Melo que passa a ser seu empresário, e que evita que grave discos, com o argumento de que a possibilidade de ouvir a voz da cantora em casa iria afastar o público das casas de fado. Amália torna-se rapidamente o nome mais famoso de todos os ídolos do fado. Por onde actua faz esgotar lotações; os preços dos bilhetes sobem mal é anunciada. Em poucos meses atinge uma popularidade tal que o seu cachet é de longe o maior até então pago a uma fadista.

Tão rápido é o êxito de Amália nos retiros fadistas que logo a chamam para o teatro. Estreia-se em 1940, como atracção da revista "Ora Vai Tu", no Teatro Maria Vitória. Até 1947, Amália aparece em várias revistas e operetas criando no Teatro fados e canções de grande sucesso, e conquistando assim um público muito mais vasto. É no Teatro ainda, que encontra o compositor Frederico Valério. Valério compreende que a melodia do fado é demasiado estreita para uma voz com tal extensão e compõe para Amália músicas que ficariam para sempre no seu reportório.

Amália é convidada pelo realizador António Lopes Ribeiro para integrar o elenco do filme “O pátio das cantigas”, mas o maquilhador António Vilar aponta-a como pouco fotogénica e o seu papel acaba por ser atribuído a Maria Paula. Surge na revista do teatro Variedades “Espera de Toiros”, ao lado de Mirita Casimiro, Vasco Santana e Santos Carvalho.

Cria Maria da Cruz na revista “Essa é que é essa”.

Amália actua pela primeira vez no estrangeiro, em Madrid, a convite do embaixador Pedro Teotónio Pereira. É a esta viagem que Amália diz dever o seu prazer em canções espanholas e flamengo.

Amália tem já um papel proeminente, ao lado de Hermínia Silva, na opereta “Rosa Cantadeira”, onde cria o “Fado do Ciúme” de Frederico Valério. Estreada no Teatro Apolo em Abril, a opereta fica dois meses em cartaz.

Em Setembro de 1944, Amália chega ao Rio de Janeiro acompanhada pelo maestro Fernando de Freitas para actuar no mais famoso casino da América do Sul: o Casino Copacabana. Com 24 anos Amália estreia já um espectáculo inteiramente concebido para ela. A recepção é tal que o seu contrato inicial de 4 semanas se prolongará por 4 meses.

O êxito é tão grande que, seis meses mais tarde, o Casino Copacabana convida Amália para mais uma temporada. Desta vez pedem-lhe que leve com ela uma companhia que inclua, para além dos músicos, algumas bailarinas, com intenções de montar um espectáculo para levar por todo o Brasil.

Nesta longa estadia no Brasil, Amália leva como director de orquestra o maestro Frederico Valério. É então no Rio de Janeiro que nasce um dos seus maiores sucesso de sempre, "Ai, Mouraria" que Amália estreia no teatro República do Rio em 1945.

Amália grava pela primeira vez no Rio de Janeiro uma série de discos de 78 rotações. São estas gravações que vão levar a sua voz por toda a parte dando início a uma das mais excepcionais carreiras discográficas. De regresso a Lisboa em 1946 fala-se muito dum convite que a 20th Century Fox faz a Amália para filmar em Hollywood. No entanto, a sua estreia no cinema será em Portugal.

Em Maio de 1947, estreia-se o filme “Capas Negras”, que marca a estreia no cinema de Amália e bate todos os recordes de exibição até então. A seu lado está Alberto Ribeiro.

"Capas Negras" fica 22 semanas em cartaz, tornando-se no maior sucesso do cinema português. Amália atingirá em breve, uma popularidade até então nunca conhecida. Em 1947, Amália é já um nome indispensável no fado, no teatro no disco e no cinema.

Novembro traz a estreia no Coliseu do Porto do segundo filme de Amália: “Fado – História de uma cantadeira”, fortemente publicitado como inspirado pela vida de Amália (o que não corresponde à verdade), e que é um novo êxito comercial.

Em poucos anos, Amália torna-se num símbolo do sucesso nacional: a rapariga pobre que com o poder do seu canto passa da noite para o dia a ser rica e famosa, despertando todas as paixões. Tudo sobre ela se diz, tudo sobre ela se quer saber, todos os amores lhe são atribuídos. À sua volta gera-se uma curiosidade sem precedentes, sendo discutida, criticada, copiada, e seguida com ilimitado fervor.

Amália canta pela primeira vez em Paris, no Chez Carrère e em Londres no Ritz, em festas do departamento de Turismo organizadas por António Ferro.

Em 1949 estreia-se o filme "Vendaval Maravilhoso", uma co-produção Luso-Brasileira, baseada na vida do poeta baiano Castro Alves. Amália interpreta o papel de Eugénia da Câmara, a amante do jovem poeta, criando uma personagem totalmente diferente daquelas que lhe eram normalmente atribuídas. Neste filme histórico de Leitão de Barros, o mais prestigiado realizador da época, Amália atinge uma espantosa força dramática, comparável às grandes trágicas do cinema. Mas o filme é um fracasso comercial.

Um marco decisivo na internacionalização de Amália é a sua participação, em 1950, nos espectáculos do Plano Marshall; um programa de apoio Americano à Europa do pós-guerra onde participam os mais importantes artistas de cada país. O êxito repete-se por Trieste, Berna, Dublin e Paris. Amália começa a dar que falar pela Europa. Em Roma, Amália actua no Teatro Argentina, sendo a única artista ligeira num espectáculo em que figuram os mais famosos cantores clássicos do momento.

Durante um espectáculo em Dublin, Amália canta “Coimbra”, que fica no ouvido da cantora francesa Yvette Giraud que a populariza em França como “Avril au Portugal”.

Quando Amália regressa a Lisboa, dá-se o encontro com Alberto Janes, um desconhecido que faz de propósito para ela a música e a letra de um fado que haveria de dar a volta ao mundo.

A partir de 1950, Amália não pára de viajar. Sucessivas tournées levam-na a África, e às Américas. No México obtém um grande sucesso, aí permanecendo longas temporadas. Amália que sempre cantou em espanhol, descobre então a canção popular Mexicana, a ranchera, que passa a acrescentar ao seu reportório. No entanto, será com o fado que Amália conquista o México.

Deixando o México rendido ao seu fascínio, Amália parte para actuar num dos lugares mais célebres à face da terra. Após as suas actuações no Mocambo de Hollywood, ponto de encontro das grandes estrelas do cinema Amália recebe propostas para filmes bem como os mais rasgados elogios da crítica.

Em 1952 Amália actua pela primeira vez em Nova Iorque, no La Vie en Rose, onde ficará 14 semanas em cartaz. Torna-se na primeira artista portuguesa a actuar na televisão americana no famoso programa “Coke Time with Eddie Fisher”, onde interpreta “Coimbra”.

Assina contrato com a casa Valentim de Carvalho, fazendo as suas primeiras gravações para a companhia discográfica nos estúdios da EMI inglesa, em Londres. A relação discográfica de Amália com a Valentim de Carvalho só será interrompida brevemente, nos final dos anos 50, por uma passagem pela editora francesa Ducretet-Thomson, após a qual Amália regressará à Valentim de Carvalho de vez.

Amália é convidada para um pequeno papel no filme de Henri Verneuil “Os Amantes do Tejo", produção francesa parcialmente rodada em Portugal, com Daniel Gélin e Trevor Howard. No filme Amália interpreta “Canção do Mar” e “Barco Negro”, que correm mundo arrastadas pelo sucesso do filme.

Edita o seu primeiro LP: “Amália Rodrigues sings Fado from Portugal and Flamenco from Spain”, publicado nos EUA pela Angel Records. Este álbum nunca será editado em Portugal com este alinhamento, mas conhecerá edições em Inglaterra e, em 1957, também em França.

omo no palco, também em estúdio, Amália só canta quando gosta de se ouvir. O ambiente familiar que se veio a criar nos estúdios Valentim de Carvalho onde Amália se rodeava de amigos, gravando pela noite dentro, tornou-se indispensável para transformar essas sessões em momentos únicos. E foi assim, que vida fora, Amália gravou os seus grandes discos sempre acompanhada pelo técnico de som Hugo Ribeiro.

Em 1955, no meio de grande expectativa, Amália estreia-se como actriz dramática na célebre peça de Júlio Dantas "A Severa". Levada à cena no teatro Monumental, este drama criado em 1901 é uma versão romantizada da vida da mítica fadista Maria Severa. Esta produção de Vasco Morgado contava com Amália Rodrigues no papel de Severa e Paulo Renato como Marialva.

Também em 1955, filma “April in Portugal”, filme inteiramente dedicado a Portugal e ás suas belezas naturais, em Technicolor e Cinemascope. Estreado em Londres em 1955, este filme, em que Amália interpreta “Coimbra” e “Canção do Mar” foi premiado nos festivais de Berlin e Mar del Plata.

Em nova deslocação ao México, filma “Musica de Siempre” com Edith Piaf.

Em Abril de 1956, Amália, actua pela primeira vez no Olympia de Paris, numa das festas de despedida de Josephine Baker. Dias mais tarde, estreia-se no Olympia como “vedeta americana”, encerrando a primeira parte do espectáculo. O sucesso é tal que, terminadas as três semanas do contrato, Amália é convidada para o prolongar mais três semanas. No ano seguinte, estreia-se como primeira vedeta no Olympia de Paris.

Em menos de três anos, Amália atinge em França o máximo do prestígio e da popularidade. As actuações sucedem-se, os discos multiplicam-se e o público cada vez se mostra mais delirante. Também os artistas a adoram, muitos escrevendo canções especialmente para ela, como foi o caso de Charles Aznavour que inspirando-se no Ai, Mouraria escreveu para Amália: Ay, Mourir Pour Toi.

Amália assina contrato com a editora francesa Ducretet-Thomson, para a qual gravará material publicado em dois álbuns e cinco Eps antes de regressar à Valentim de Carvalho.

Actua no filme de Augusto França “Sangue Toureiro”, o primeiro filme português colorido, onde tem um dos papéis principais e interpreta cinco canções de Frederico Valério. Estreia-se na televisão portuguesa, no papel principal da peça “O céu da minha rua” adaptada de uma peça de Romeu Correia. Durante a exibição desta peça as ruas das principais cidades portuguesas ficam desertas. Todos querem ver e ouvir Amália.

Nessa altura o sucesso internacional de Amália leva a que se organizem em Lisboa grandes festas em sua homenagem. Na Feira Internacional de Bruxelas, Amália recebe do governo português a primeira das suas muitas condecorações. A sua popularidade não pára de aumentar. Em 1959, a revista Variety elege-a como uma das 4 melhores cantoras do mundo.

Em 1961, confirmam-se os boatos que desde há muito andam no ar. Amália casa-se no Rio de Janeiro com o engenheiro César Seabra e anuncia que vai abandonar a carreira artística passando a viver no Brasil. Um ano depois Amália regressa a Lisboa.

Em 1962, Amália inicia aquela que será a grande viragem da sua carreira: o encontro com a música de Alain Oulman. Este compositor, ligando uma melodia carregada de ambiente a uma forma definida mas ampla faz música que permite a Amália cantar poetas que até então não cabiam no fado clássico.

Tão intensa é a compreensão que entre eles se estabelece que, até ao fim da sua vida, Alain Oulman nunca mais deixa de escrever música para Amália.

É editado o célebre LP “Amália Rodrigues”, mais conhecido como “Busto” ou “Asas fechadas”. Trata-se do primeiro álbum de Amália pensado como um álbum, e é igualmente o seu primeiro disco com músicas de Alain Oulman. Os doze temas do álbum (pensado inicialmente para o mercado inglês) serão publicados no início de 1963, espalhados por três EP´s.

Este trabalho representa uma grande viragem na sua vida artística e aí canta temas como “Estranha forma de vida” e “Povo que lavas no rio”, de Pedro Homem de Melo.

De triunfo em triunfo Amália faz vibrar os públicos mais diversos. Em 1962 no festival de Edimburgo mais uma vez a consideram à altura dos grandes artistas clássicos. Em 1963, em Beirute, é tal o seu prestígio, que a convidam a acompanhar com os seus fados uma Missa de Acção de Graças pela independência do Líbano. E continua sempre a voltar aos países que não se cansam de a reclamar. Em Paris, o acolhimento do público é sempre delirante, não só no Olympia, como participando nos mais sensacionais acontecimentos artísticos.

Em 1964 Amália regressa ao Cinema com "Fado Corrido", um Filme de Brum do Canto baseado num conto de David Mourão Ferreira, onde mais uma vez lhe dão um papel de fadista. Na estreia do filme em Lisboa confirmou-se mais uma vez que Amália continuava a ser a artista preferida do público português. Onde quer que aparecesse era sempre uma sensação.

Em 1965, Amália atinge a sua melhor interpretação no cinema em "As Ilhas Encantadas" do estreante Carlos Vilardebó, baseado numa novela de Herman Melville. Neste filme, diferente de todos os outros da sua carreira, Amália pela primeira vez não canta. Amália volta a receber o prémio de melhor actriz com "As Ilhas Encantadas" e no ano seguinte aparece no filme francês "Via Macau".

É durante as filmagens nos Açores que conhece Augusto Cabrita, que se transformará até à sua morte, no seu fotógrafo oficial.

Estas interpretações no cinema, confirmam Amália como uma grande actriz dramática. Em 1967 em Cannes, Anthony Quinn, com enorme entusiasmo, anuncia oficialmente que prepara dois filmes para Amália, sendo o primeiro Bodas de Sangue de García Lorca. Mas Amália prefere exprimir-se no canto.

No meio de grande polémica é editado o “infame” EP “Amália canta Luís de Camões”, que inclui “Lianor”, “Erros meus” e “Dura memória” musicados em fado, e o célebre álbum “Fado Português”.

“As ilhas encantadas” estreia em Portugal; o filme é mal recebido pela critica e pelo público e Amália não voltará a aceitar um papel principal no cinema, apesar da insistência de amigos como Anthony Quinn.

Amália actua no Lincoln Center em Nova Iorque, em 1966, com o maestro André Kostelanetz, num concerto de temas folclóricos portugueses acompanhados a orquestra. O concerto será posteriormente repetido no Hollywood Bowl e inspirada pelos concertos, grava nos estúdios da Valentim de Carvalho temas do folclore português com orquestra, com arranjos dos maestros Joaquim Luís Gomes e Jorge Costa Pinto. Lançado em Portugal em três EP´s, o material será recolhido em álbum em França.

Faz uma temporada no Olympia como primeira figura de um espectáculo denominado “Grand Gala du Music-Hall Portugais”, inteiramente composto por um elenco português do qual fazem parte Simone de Oliveira , o Duo Ouro Negro e Carlos Paredes, entre outros. Grava o “Concerto de Arranjuez” de Joaquin Rodrigo com uma letra em francês, “Arranjuez, mon amour”, acompanhada pela orquestra de Joaquim Luís Gomes e edita o álbum “Fados ´67” (que virá a ser mais conhecido por “Maldição”).

Em 1967, Amália recebe o prémio MIDEM atribuído ao cantor que mais vendas teve no seu país com o disco "Vou Dar de Beber à Dor". O prémio MIDEM de 68 e 69 é-lhe de novo atribuído, uma proeza excepcional só igualada pelos Beatles.

Amália edita “Vou dar de beber à dor”, uma composição do estreante Alberto Janes que se tornará num dos seus maiores êxitos de vendas, vendendo para cima de cem mil cópias entre singles e EP´s.

A RTP transmite a peça de Frederico Garcia Lorca “A sapateira prodigiosa”, com Amália no papel principal.

Actua pela primeira vez na União Soviética.

Lança o álbum “Marchas de Lisboa”, que reúne uma selecção das melhores marchas gravadas entre 1963 e 1968, e “Vou dar de beber à dor”, a primeira de uma série de compilações reunindo material publicado anteriormente em singles e EP´s avulsos.

É convidada de honra no Festival du Marais, em Paris e das Olimpíadas da Canção, em Atenas.

Em 1970, Amália atinge o auge da sua carreira discográfica em "Com que Voz" onde, sempre com música de Alain Oulman, canta alguns dos maiores poetas da língua portuguesa. Este disco conquista para Amália os mais importantes prémios da indústria discográfica: IX Prémio da Critica Discográfica Italiana (1971), o Grande Prémio da Cidade de Paris e o Grande Prémio do Disco de Paris (1975).

É dos discos que eu mais gosto. Desde que eu o fiz, e não fui só eu, fui eu e foram os músicos, os poetas... os músicos é o Alain, os poetas e depois também o acompanhamento, que está muito bem acompanhado pelo Fontes Rocha e pelo Pedro Leal.

Em Janeiro de 1970, Amália parte para Roma para actuar no Teatro Sistina em Roma. O sucesso foi tal que o fenómeno "Amália" se espalha por Itália. Começava então "La Folia per La Rodrigues".

Comecei a frequentar a Itália, a Itália, a Itália toda. Corri a Itália toda de ponta a ponta. Inclusive aquela história da Sicília e da Calábria e da Sardenha, por todo o lado. Até Triestre, ... não houve uma terra quase onde eu não cantasse, só se não houvesse um teatro, e foi um sucesso muito grande.

Sem se limitar às grandes cidades, Amália percorre toda a Itália, triunfando em locais onde habitualmente muitos cantores italianos não actuam. Nestas longas tournées, Amália chega a dar mais de 80 espectáculos por temporada.

Sempre com grande sucesso, Amália actua nos mais prestigiosos palcos italianos como o Teatro Lírico de Milão.

Esta loucura está longe de ficar por Itália.

Recebe do presidente da República, Américo Thomaz, a Ordem Militar de Santiago de Espada, grau de oficial. O estado francês concede-lhe a Ordem das Artes e das Letras, grau de cavaleiro.

Edita o álbum “Amália e Vinícius”, gravado ao vivo em sua casa e composto por fados interpretados por Amália, acompanhados à guitarra e à viola, e poemas declamados pelo poeta brasileiro da bossa nova, Vinícius de Moraes, e por José Carlos Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira e Natália Correia.

Em inícios da década de 1970, Amália canta pela primeira vez em Tokyo, e também o Japão, apesar de tão longínquo e com uma cultura tão diferente, se rende ao fascínio de Amália . Desde então sucedem-se as tournées pelo Japão abrangendo várias cidades. Todos os seus discos são editados nesse país, que com ela tanto se identifica. É frequente, quando Amália parte para o Japão todos os seus espectáculos estarem já esgotados, lançando assim Amália, uma verdadeira ponte cultural entre Portugal e o Japão.

A loucura deu-se, porque já estavam ... quando eu cheguei ao Japão, já estavam loucos por mim. Fiz um disco ao vivo que se vê perfeitamente como aquela gente me recebeu. * Aliás o Japão, vê-se perfeitamente, o primeiro vídeo que eu tive foi do Japão, o primeiro CD foi do Japão, o primeiro disco Laser foi do Japão, quer dizer o Japão faz sempre as coisas primeiro do que cá, * Mas, os japoneses gostam muito de mim.

Edita o segundo álbum de folclore com orquestra, “Amália canta Portugal II”; é também o ano de “Oiça lá ó senhor Vinho” e do LP “Cantigas de Amigos” onde Ary dos Santos e Natália Correia participam declamando poesia medieval portuguesa acompanhada à guitarra e à viola.

Lança “Amália canta Portugal III”, também conhecido por “Folclore à Guitarra e à Viola”, folclore português com acompanhamento de guitarra e viola, e grava nos estúdios da Valentim de Carvalho, 12 fados com o saxofonista de jazz Don Byas.

Em 1972 no Brasil, estreia-se no Canecão do Rio de Janeiro "Um Amor de Amália", onde pela primeira vez, num espectáculo organizado, Amália canta e conta histórias da sua vida. Tanto é o sucesso que, o show é repetido no ano seguinte. Esse espectáculo, onde Amália é acompanhada para além da guitarra e da viola, por uma orquestra e um coro, foi gravado em disco.

É finalmente editado o álbum “Encontro – Amália e Don Byas”. Sai também a lume o duplo-álbum “Amália no café Luso”, com o registo até aqui inédito de uma apresentação ao vivo de Amália naquele recinto lisboeta nos anos 50.

No dia 25 de Abril de 1974 dá-se a revolução que derrubou o regime fascista que há 48 anos governava Portugal. Amália, devido a um contrato que tinha para actuar na televisão espanhola, partiu para Madrid no dia seguinte. Em Lisboa, a grande popularidade internacional de Amália fez que de imediato circulassem boatos que a ligavam ao regime deposto. Embora só ligeiramente prejudicando a sua carreira, estes boatos afectaram gravemente a sensibilidade de Amália.

Apesar destes boatos, Amália aparece logo no Coliseu onde 5 mil pessoas a aplaudem de pé, provando que o seu público nunca a abandonou. A partir dessa altura, faz as mais longas tournées por Portugal, e o seu sucesso internacional continuou a aumentar fazendo tournées por todo mundo.

Em 1976 são editados “Amália no Canecão”, álbum ao vivo que regista parte do show de Amália naquele palco brasileiro em 1973, e “Cantigas da Boa Gente”, compilação de material lançado anteriormente em singles e Eps. Também neste ano canta no Théâtre de Champs Elysées, em Paris. É publicado pela UNESCO o disco “Le cadeau de la vie”, onde figura ao lado de Maria Callas, John Lennon, Yehudin Menuhim, Aldo Ciccolini, Gyorgy Cziffra e Daniel Barenboim.

No ano de 1977 editadas mais duas compilações – “Fandangueiro” e “Anda o Sol na Minha Rua” – de um novo single de Alberto Janes, “Caldeirada”, e de “Cantigas numa língua antiga”, primeiro álbum de material original de Amália em três anos, embora dele façam parte alguns temas já anteriormente registados pela fadista, aqui gravados em novas versões. Neste ano volta ao Carnegie Hall de Nova York.

Em 1980, Amália edita “Gostava de ser quem era”, o seu primeiro álbum de material inédito em três anos, composto por dez fados originais com letras da própria Amália, escritas em sua casa durante a convalescência de uma doença.

Durante anos, o sentimento fatalista de Amália leva-a considerar como mortal uma doença que de todos esconde. Nesse período de profunda tristeza, Amália grava dois discos inteiramente com versos seus, "Gostava de Ser Quem Era" e "Lágrima".

Esse é um disco que eu gosto muito. Sabe porquê? Foi um disco que me apanhou numa altura muito triste da minha vida que ali nota-se uma voz com uma tristeza, que é uma tristeza só, sem voltinhas sem nada, é uma tristeza cá de dentro, que é, Gostava de Ser Quem Era. Gosto muito do Grito (pausa), isso é outra coisa que eu fiz tristíssima ....

Estava doente aqui dum tumor e estava convencida que ia morrer ou que me ia matar ... mas não deu resultado porque eu não fui capaz de me matar ...

Também em 1980 recebeu do Presidente da Republica a condecoração de grande oficial da ordem do infante D. Henrique. Logo em seguida é homenageada pela Câmara de Lisboa.

Amália edita, em 1982, com poucos meses de intervalo, “O senhor extra-terrestre”, um maxi-single com duas canções de Carlos Paião, e “Fado”, um novo álbum de estúdio composto exclusivamente por novas gravações de composições de Frederico Valério, muitas delas criadas por Amália. O álbum atinge o 5º lugar do top de vendas de álbuns compilado pela revista Música & Som.

Em 1983, é editado o álbum “Lágrima”, composto por 12 originais gravados durante 1982 e 1983, de novo com letras suas. Será o seu último disco de material inédito até à edição de “Obsessão”, em 1990.

É editado, em 1984, “Amália na Broadway”, que reúne oito standards de musicais americanos gravados por Amália em 1965 nos estúdios de Paço de Arcos com o maestro inglês Norrie Paramor, mas nunca antes editados em disco. As gravações haviam sido pensadas para um álbum de standards americanos que nunca veria a luz do dia. O álbum atinge o 17º lugar do top oficial de vendas de álbuns.

A 19 de Abril de 1985, Amália dá o seu primeiro grande concerto a solo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Foi meu primeiro recital sozinha, a primeira vez em Portugal, o que eu tenho feito há anos e anos lá fora, no estrangeiro. E na minha terra nunca tinha feito nenhum. O primeiro espectáculo foi uma maravilha dum estrondo! E nunca vi aplausos como aqueles! Que aqueles eram de calor humano. * Duraram tempo e tempo e tempo, até com os pés. Era um coisa que parece que o Coliseu vinha abaixo. * Havia uma comunhão total comigo e com o público era uma coisa extraordinária. Aquilo ... eu nunca mais vejo aquilo!

O sucesso do Coliseu repete-se em Paris onde Amália é condecorada pelo Ministro da Cultura Jack Lang, com o mais alto grau da Ordem das Artes e das Letras. E de Paris de novo parte para o mundo.

Em Julho é editado o duplo álbum “O melhor de Amália – Estranha forma de vida”, que reúne 24 dos mais populares e aclamados fados de Amália e atinge o 1º lugar do top de vendas, mantendo-se oito meses no top e vendendo para cima de 100 mil exemplares. Na sequência do êxito, é editado um segundo álbum compilação, “O melhor de Amália volume II – Tudo isto é Fado”, que ultrapassa as 50 mil cópias vendidas e atinge o 2º lugar do top.

A partir de 1985, o dia 6 de Outubro, em Toronto, no Canadá, passa a ser o dia oficial de Amália Rodrigues.

Em 1987, é editada a biografia oficial de Amália, “Amália – Uma biografia”, por Vítor Pavão dos Santos, director do Museu Nacional do Teatro, jornalista e talvez o maior admirador de Amália em território português. Este livro tornou-se numa imprescindível referência para quem queira conhecer melhor a artista e tem sido a base de muito do trabalho jornalístico sobre Amália, inclusivamente deste site. O primeiro CD de Amália é editado em Portugal: “Sucessos”, uma compilação concebida originalmente para o mercado internacional, e que apenas ficará em catálogo até se iniciar a transferência para CD dos vários álbuns de Amália.

É também lançado neste ano, o triplo-álbum de luxo “Coliseu 3 de Abril de 1987”, que regista na íntegra o concerto de Amália no Coliseu de Lisboa naquela data. Obtém o Disco de Ouro e atinge o 13º lugar dos tops.

Em 1989, comemorando os 50 anos de carreira de Amália, a EMI-Valentim de Carvalho edita “Amália 50 anos”, uma colecção de oito duplos-álbuns ou CD´s temáticos agrupando muitas das gravações de Amália para a companhia, entre os quais várias raridades e gravações inéditas.

Em Portugal sobre o patrocínio do Presidente da Republica Mário Soares, de quem recebe a Ordem Militar de Santiago de Espada, as comemorações são um verdadeiro acontecimento a nível nacional. Festas, condecorações, exposições, tudo para Amália não é demais. Estas festividades, prolongam-se numa grande tournée mundial. - LISBOA, MADRID, PARIS, ROMA, TEL AVIV, MACAU, TOKIO, RIO DE JANEIRO, NOVA IORQUE

A importância das palmas é o que me mantém viva, um bocadinho viva, a maior alegria que eu tenho é quase sempre no palco.

Agora, há uma coisa que eu tenho; é um grande respeito pelo público, e podem ficar ... já o pressentiram, porque não há um artista que tenha uma amor tão grande do público, se não sente que ele é honesto! Já tinha envelhecido muito mais, não só na cara mas como em tudo ... na cara eu não tenho culpa nenhuma, isto acontece a toda a gente! Portanto é natural. Não é dos meus erros. Agora nunca cantei a enganar ninguém, fazendo uma coisa agora aqui forçada. Sou uma pessoa autêntica, que se deu completamente ao público e é por isso é que o público se dá completamente a mim.

Também nesse ano é recebida pelo Papa, no Vaticano, em audiência privada.

1990 vê ser editado “Obsessão”, o primeiro álbum de material original e inédito de Amália em sete anos, composto por temas gravados durante o interregno.

É editada, em 1991, a cassete de vídeo “Amália live in New York City” registo do concerto no Town Hall de Novembro de 1990. Recebe do presidente francês, François Miterrand, a Legião de Honra.

Em 1992 é editado o CD “Abbey Road 1952”, que reúne a totalidade das primeiras gravações realizadas por Amália para a Valentim de Carvalho nos estúdios de Abbey Road em Londres.

Em 1995, é editada pela primeira vez em CD a compilação “Estranha forma de Vida – O melhor de Amália” e a RTP transmite, ao longo de uma semana, a série documental “Amália – uma estranha forma de vida”, cinco episódios de uma hora dirigidos por Bruno de Almeida incluindo muitas imagens de arquivo provenientes dos cinco cantos do mundo e nunca antes exibidas em Portugal. Neste ano é ainda editado “Pela primeira vez – Rio de Janeiro”, CD que reúne as 16 gravações que Amália realizou no Rio de Janeiro em 1945 para a editora Continental. É a primeira edição oficial em CD destas gravações, há muitos anos indisponíveis em Portugal, restauradas digitalmente em Londres, nos estúdios de Abbey Road.

“Segredo”, um álbum com gravações inéditas realizadas entre 1965 e 1975, é editado em 1997.

Falecimento do seu marido, César Seabra, após 36 anos de casamento.

Publica um livro de poemas “Versos” na editora Cotovia.

Nova homenagem nacional na Feira Mundial de Lisboa Expo98.

Foi uma estranha forma de vida porque eu não fiz nada por ela, foi por vontade de Deus, não é? "Que eu vivo nesta ansiedade, que todos os ais são meus que é tudo minha a saudade, foi por vontade de Deus". Já isto fiz com trinta anos! Quer dizer já eu pressentía que tinha sido Deus que me tinha feito o destino, que me tinha marcado o destino, que me deu uma natureza para a qual eu nasci, ... nasci com esta obrigação de cantar fado! Ou foi o fado que fez isto! O fado é destino, portanto deu-me este destino a mim!
Quando eu morrer váo inventar muitas histórias sobre mim, se inventaram sobre a severa e não se sabe se ela existiu, e de mim sabem concerteza que eu existi.

Textos de : http://www.amalia.com

Anónimo disse...

Simplesmente muita paciência para fazer copy/paste da vida da Amália!
por mim Dispenso este género de intervenções!!!

Anónimo disse...

ALGUÉM DIZ:
" O Lourenço fica entre a espada e a parede".
(...)Já é ameaçado pela JS se não levar o Frederico na lista não tem o seu apoio.
O fulano até tem muita gente da JS do seu lado(serão também homens)???
Parece que só colhe simpatia feminina.
Existe alguém com ciumes ?????

AQUINAPÓVOA disse...

1-A CDU - coligação eleitoral que reúne o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista Os Verdes e a Associação Intervenção Democrática - é comprovadamente um espaço de participação de milhares de cidadãos e cidadãs independentes. Sabem-no todos os homens e mulheres que, sem filiação partidária, encontram ano após ano na CDU, nas suas listas e no activismo político da coligação, o lugar para uma enriquecedora intervenção cívica e política.


2.Pelo seu percurso e acção, pelos partidos que a integram e pela empenhada intervenção de milhares de homens e mulheres que lhe dão corpo e vida, a CDU é a força que dá segurança e garantia de uma política de verdade, sempre presente e solidária com a luta em defesa dos direitos e aspirações das populações, dos trabalhadores e do povo, sempre presente na defesa e afirmação do interesse e soberania nacionais.

Na CDU, e na intervenção dos seus eleitos locais, está presente um reconhecido património de trabalho e realizações, uma distintiva qualidade na intervenção e gestão de centenas de autarquias, uma inegável obra realizada na valorização urbana e cultural de numerosos concelhos e freguesias do país, uma acção em defesa do poder local democrático e um percurso marcado pelo trabalho, honestidade, competência e isenção. Na defesa intransigente dos interesses populares, na acção empreendedora de apresentação de propostas e soluções mas também, nas provas dadas pelo trabalho desenvolvido a CDU afirma-se como uma força portadora de um projecto de futuro com a energia, a capacidade e o saber indispensáveis à construção de uma vida melhor.

Na CDU, e na intervenção dos seus deputados eleitos na Assembleia da República, marca presença uma qualificada acção parlamentar estreitamente ligada ao pulsar da vida e das aspirações populares, identificada com a defesa das conquistas e direitos que Abril consagrou, combinando uma firme atitude de denúncia e combate às politicas que avolumam injustiças e liquidam direitos com uma reconhecida iniciativa de afirmação de soluções que respondem aos principais problemas do país, dos trabalhadores e do povo e que testemunham que há um outro rumo e um outro caminho capaz de abrir um futuro de esperança numa vida melhor.

Na CDU, e no papel desempenhado pelos seus deputados no Parlamento Europeu, reside um combativo e firme trabalho em defesa dos interesses nacionais e um decidido combate ao neoliberalismo, ao federalismo e ao militarismo que marcam o processo de integração capitalista da União Europeia. A acção da CDU no Parlamento Europeu na defesa intransigente da produção nacional, dando voz às reclamações e direitos dos agricultores, dos pescadores ou dos pequenos e médios empresários, defendendo os direitos dos trabalhadores e os serviços públicos, lutando pela construção de uma Europa de paz e cooperação é testemunho de uma intervenção vinculada aos interesses do país e dos portugueses.


3.A CDU afirma-se também, com redobrada actualidade, como um grande e reforçado espaço de convergência democrática e de alternativa política, de todos aqueles que, afrontados pela política de direita, hoje exigem a ruptura com essa política e uma inequívoca e consistente política de esquerda. Pela coerência do seu projecto e a garantia que o seu percurso unitário e democrático testemunham, a CDU é a única força cujo reforço eleitoral e político pode pôr fim à alternância e abrir portas à construção de uma alternativa política.

Expressão de Abril e dos valores que lhe estão associados, a CDU tem a força desta larga convergência democrática e alternativa, aberta aos cidadãos inconformados com as políticas ruinosas prosseguidas ao longo de anos, com as potencialidades desperdiçadas e o descrédito dos partidos que têm desgovernado o País.

Espaço de convergência de causas e lutas, onde cabem todos os trabalhadores, reformados e pensionistas, os pequenos empresários da agricultura e pescas, da indústria e serviços, todas as mulheres e jovens, ofendidos nos seus direitos e dignidade, os patriotas e democratas que sentem Portugal afectado na sua soberania e ameaçado no seu futuro como pátria independente.

Espaço de democracia onde cabem todos os que aspiram e exigem uma real mudança de políticas, todos os que se identificam com a causa pública e se colocam ao serviço dos interesses dos trabalhadores, das populações e do povo português.


4.As batalhas políticas e eleitorais de 2009 constituem um momento e uma oportunidade para abrir caminho a um futuro melhor para o país e para os portugueses, para afirmar um outro rumo que rompa com as opções e a política de direita. Por redobrada razão a CDU será em 2009 o espaço para onde conflui a força e a vontade dos que confiam que é possível uma vida melhor e dos que com convicção acreditam que é possível convencer pela razão e justeza das suas posições políticas e vencer pelo trabalho e luta por um Portugal de progresso e justiça social.



Lisboa, 15 de Janeiro de 2009
A Comissão Coordenadora da CDU

Anónimo disse...

Name: João Carlos Veloso Gonçalves

Fürerausweis: B

Ausländerausweis - B – 015.287.100.0 ZH 2194277 - 07/06/2013

Geburtstagsdatum: 19 Oktober 1966

Geburtsort: Sobradelo da Goma – Póvoa de Lanhoso – Braga – Portugal

Wohnort: Breitenstrasse 29 – 8037 - Zürich

Nationalitát: Portuguesa

9 Klasse Sekundar

Verantwortlicher für Snack-bar und Sportgruppe von Porto D’Ave

Barman – Snack-bar Solar dos Arcos in Taíde

Barman – Snack-bar kaffee Novo in Sobradelo da Goma

Barman – Snack-bar kaffee Mirave in Sobradelo da Goma

Securitas – Grupe 4 in Braga

Securitas – Sindano, in Braga

In 1991 kan ich nach Zürich, Walo.

Ambulanter verkäufer in Braga

Selbständiger Verkäufer in Braga

Bin in die Schweiz eingereist habe im Hotel gearbeitet SHS, Hotel Services AG, Walt, Juli-September 2008,

Enzler Reinigungen seit 2008

Minibar-service – Renaissence Zürich Hotel – SHS - Hotel Services AG, Watt e outros, Julho 2008

Journalist/Schriftsteller - Gazeta Lusófona, Fri-luso, Lusitano de Zurique, 20 Minuten

Natel: 0763445071

Sprache: Portugiesisch, spreche leider keine anderen sprachen aber verstehe Spanish, Italienish und Fransösisch

Bin sehr flexibel und kommunitativ

Anónimo disse...

(...)

Anónimo disse...

«Mais de 200 pessoas assistiram a “A Visita”

Mais de duas centenas de pessoas assistiram às duas apresentações de “A Visita”, nas freguesias de Garfe e de Covelas, ambas na Póvoa de Lanhoso. A itinerância pelas freguesias desta produção do Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso (CCPL), projecto cultural da Câmara Municipal, e do Teatro Invisível reveste-se assim de sucesso dada a adesão de público naquelas localidades.

Recorde-se que, aceitando algumas das orientações resultantes dos Fóruns de Cultura, realizados no fim de 2008, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso elaborou um plano anual de iniciativas a realizar nas freguesias do concelho, privilegiando a descentralização e incentivando os parceiros locais a um maior envolvimento nas actividades.

Assim, “A Visita”, com texto e encenação de Moncho Rodriguez, director artístico do CCPL, e com interpretação do actor Pedro Giestas, foi uma das propostas, mas outras irão seguir-se, em áreas como o teatro, a música, o cinema, os jogos tradicionais, de entre outras.»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Prestações da casa devem cair mais de 200€ em Fevereiro

A descida continuada da inflação dá argumentos ao Banco Central Europeu para baixar a sua taxa directora e, com isso, influenciar novas quebras da Euribor. Quem ganha são as pessoas com empréstimos para a casa.

(JNotícias, 16-01-09)

Anónimo disse...

Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença

Portugueses esperam Bloco Central
O PS desce nas intenções de voto, mantendo uma maioria confortável. Embora registe ligeira subida, o PSD continua afastado de um resultado que o faça regressar ao poder. O BE afirma-se como terceira força política.

(Expresso, 16-01-09)

Anónimo disse...

Consórcio junta as três comunidades intermunicipais e 400 investidores
Minho unido investe milhões para desenvolver turismo

As três Comunidades Intermunicipais do Minho e 400 investidores assinaram ontem, em Viana do Castelo, a criação do consórcio "Minho In", com uma carteira de projectos de 300 milhões de euros com vista a um desenvolvimento regional alicerçado nos produtos locais, nomeadamente no turismo. Cerca de 80 por cento do investimento previsto na candidatura que vai ser apresentada ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos dizem respeito ao sector do turismo, incluindo sete campos de golfe distribuídos pelos distritos de Braga e de Viana do Castelo. A meta é tornar a região «no segundo destino turístico nacional» neste segmento.

(Diário do Minho, 16-01-2009)

Anónimo disse...

Quelhas com esse curriculo,podes trabalhar no Café do João,acho que estão a meter pessoal assim tão qualificado

Anónimo disse...

Oh quelhas, vai levar no pacote... Vai trabalhar pro café do jota...

Anónimo disse...

Este povo é mesmo palhaço!
Primeiro continua a querer votar em
quem o trama e depois acredita com todo fervor em quem lhe impinge as sondagens que mais lhes interessa.
As verdadeiras sondagens são dadas pelas urnas e o resto é treta...
Esperem e verão o tombo que levam!

Anónimo disse...

Ó Quelhas não lhes ligues home. O que" eles tem é inbeja de ti.
Não mostres assim o teu currículo senão inda és descoberto pela "Liga dos Últimos" e aí é que vais dar um espectáculo mais triste do que o que tens dado.
Com que então és repositor de minibares num hotel?
Belo taxo, sim senhor!
Continua a deliciarnos com as tuas
prosas e poesias.
Um avraço.

Anónimo disse...

SURPRESA:
O TONA CANADA É O SEGUNDO DA LISTA DO PS, VAI SER O SEGUNDO DO LOURENÇO EM VEZ DO FREDERICO QUE SE VAI CANDIDATAR PELO BE OU PELO NOVO PARTIDO ALEGRE!

Anónimo disse...

Confesso que me desiludo com a atitude da Câmara Municipal no que concerne ao abate das arvores de algumas artérias da vila. É certo que nas vias onde o tráfego dos peões é maior, havia sim senhor necessidade de se abater as arvóres pois causavam transtornos e impedimentos. O que é certo, é que em algumas zonas exclusivamente habitacional, o abate das àrvores continua. Refiro-me à rua onde mora, por coincidência ou não, a Vereadora Dra Gabriela Fonseca.Informaram-me que os moradores subscreveram um abaixo assinado, por influências da senhora vereadora, a solicitar o referido abate das árvores, por estas estarem a causar danos às habitações. Rídiculo claro...Como é possível que tais arvores causem estragos nas habitações, se entre elas existe uma distância superior a 5 metros? E pior que isso...a quem pertencem estas arvores? Aos moradores, não é de certeza... Poderá a Câmara Municipal aceitar tal documento (o abaixo assinado) e tomá-lo de imediato como legítimo? Não será sensato, se em uma ou outra situação em que as ditas arvóres causem algum incómodo aos moradores, no lugar de as cortar, proceder à sua poda? Julgo que o abate das árvores deve ser evitado e muito pelo contrário, a Câmara Muncipal deve ser "timoneira" no incentivo à sua plantação.
M.A.

Anónimo disse...

A NÃO SURPRESA:
A SUSANA SERÁ TERCEIRA!!!VAI UMA APOSTA?!

Anónimo disse...

Qual Susana? Não conheço ninguem no PS com esse nome... Deve ser independente. Alguem me sabe dizer quem é essa Susana?

Anónimo disse...

A dr.ª Susana da Silva foi a nº 42 da lista PS para a Assembleia Municipal em 2001.

Anónimo disse...

Foi em Nº42 !? Bem, então deve haver ali imenso valor...

Acho espectacular este seu aparecimento do nada dentro do PS! "Alguns" pegaram-lhe pela mãozinha e lá a vão encaminhando.

Já fez alguma coisa que se visse pelo seu partido? Nunca fez nenhum. Zero!!!

Vale votos? Honestamente acho que há dentro do PS muitas mulheres que valem mais votos do que ela. Quem? Clarisse, Lidia, Noela, e da JS muitas mais e todas elas muito melhores... Até a Isabel Jorge conseguia fazer melhor figura.

Ai Dr.Lourenço no que o meteram!

Anónimo disse...

Não andem a brincar com o fogo que ainda se vão queimar.
O Dr António Lourenço tem valor, é
um individuo com currículo, dispõe
de experiência autárquica e tem um
dão de palavra que convencerá todo
o tipo de incautos a votar nele.
Vai propor coisas do arco da velha
e vai ter apoios dos Bombeiros, de
cá e de outros sítios.
Não brinquem com o homem porque da espécie que ele é ainda vos poderá saír caro. Ele é pior que o Tinoco
e ainda mais ditador do que ele.
Cuidado é o que vos recomendo.

Anónimo disse...

O Quelhas parece que anda a meter nojo a muita gente. Tomaram eles ter o valor do rapaz, é só inbeja.
Vai em frente Quelhas e não olhes
ao que dizem de ti.
Olha, queres ir na lista do Lourenço? Se queres responde depressa para eu lhe dizer porque o Tona ficou de pensar no caso e não ata nem desata.
Pensa nisso e diz alguma coisa porque sempre boltabas para a terra
e podias publicar as tuas obras no pelouro da cultura.
Um avraço.

Anónimo disse...

Já basta de tanta burrisse.
Agora resolveram encornar com o Quelhas, é Quelhas para aqui, é Quelhas para ali, já chega de tanta Quelhisse.
Por acaso o homem não tem o direito
de ser tão burro como os burros que aqui escrevem contra ele?
Deixai-vos de merdas e tratainde de coisas sérias para a nossa Póvoa.
Obrigado pela atenção.

Anónimo disse...

Défice derrapa,economia cai e desemprego sobe!

A crise alarga-se e as previsões para 2009 apontam para um défice de 3,9% e uma contracção do PIB de 0,8%.

Com a descida das receitas fiscais que vão crescer este ano abaixo do valor obtido em 2008,o cenário macroeconómico prevê uma quebra nas receitas fiscais de 0,6% o que equivale a cerca de 216 milhões de euros.

Esta quebra nas receitas e o aumento da despesa,concretamente da verba destinada ao pagamento do subsídio de desemprego,são "responsáveis" por um agravamento do défice em 0,9%.

Somadas,estas duas situações,o défice vai aumentar para os 3,9%,em vez dos 2,2%.Este agravamento ascende a cerca de 2,7 mil milhões de euros e interrompe a trajectória de consolidação das contas públicas.

Além do maior desequilíbrio entre receitas e despesas,as novas previsões do Governo para 2009(que se aproximam do cenário do Banco de Portugal) apontam para um forte agravamento da taxa de desemprego,que sobe de 7,7% para 8,5%?,em 2009.Só por si esta subida representará um aumento de cerca de 30 mil do número de desempregados.Mas o cenário será ainda mais pesado,uma vez que para o corrente ano é igualmente esperada uma contracção (de 0,7%)na taxa de crescimento do emprego.

Dívida aumenta

A dívida pública sobe para 69,7% em 2009,o que significa,face ao valor de 2008,um aumento do limite de endividamento de 7,34 mil milhões para 10,69 mil milhões de auros.

Rating e Bruxelas

A Standard & Poor's colocou o "rating" de Portugal sob vigilância negativa e o novo cenário agora apresentado pode levar a casa de notação a rever este "rating" em baixa - uma decisão que,a verificar-se,aumenta o custo do financiamento do Estado e também das empresas.

Tudo isto é confrangedor para o povo português,os trabalhadores e os reformados,e todos os cenários previstos apontam para o agravamento da crise e o pior ainda está para chegar.

O Governo do PS tem andado a esconder a real e verdadeira situação económico-financeira do país e novas surpresas vão acontecer,infelizmente,durante o decorrer do ano,naturalmente em prejuízo das classes trabalhadores e das camadas mais débeis da população portuguesa.

A isto chama-se "embuste" e uma declarada mentira para enganar os portugueses,fazendo crer que estes cenários pessimistas de crise se devem totalmente à situação internacional quando o Governo PS é o grande responsável pela sua política de direita e de "saque" contra o povo português.

O discurso do Engº. Sócrates já não "cola" e esta situação grave que o país atravessa também é da responsabilidade da sua governação,que dá tudo ao grande capital especulativo e financeiro para refazerem as suas fortunas à custa do erário público.

Este PS já não tem emenda,é preciso "trucidá-lo" para deixar de fazer mal ao povo português.

Um "economista" de caserna!

Anónimo disse...

ESSA É QUE É ESSA,A SUSANA NUNCA FEZ NADA PELO P.S,NÃO TEM CAPITAL POLÍTICO,NÃO É SIMPÁTICA,NEM SEQUER CONHECIDA...ENTÃO?? É SUBMISSA,É PROTEGIDA DO PADRE,É LOIRA E DEVE FICAR BEM NA FOTO.ACHO QUE O P.S DEVIA FAZER UMA SONDAGEM INTERNA ATÉ PARA ISSO!JÁ CHEGA DE DAR CARTA BRANCA AO LOURENÇO.O P.S NÃO É O LOURENÇO,SOMOS TODOS NÓS!!!BRINCAMOS OU QUÊ? ACHO VERGONHOSO QUE MULHERES DO P.S QUE TRABALHAM PELO PARTIDO,QUE VÊEM A REUNIÕES TARDIAS,QUE TRABALHAM NA ORGANIZAÇÃO DE CONGRESSOS,DE JANTARES QUE POR VEZES NEM JANTAM PARA NÃO FALHAR NEM SEQUER SEJAM OUVIDAS E VEJAM APARECER DO NADA QUEM ESTÁ EM CASA DE PANTUFAS E PIJAMAS A ESPERA DOS PADRINHOS!!! NESTES ÚLTIMOS TRÊS ANOS NUNCA VI A SUSANA A COLABORAR EM NADA.PERGUNTO AO DR.LOURENÇO E SE TODAS AS JOVENS E MENOS JOVENS FIZESSEM POR SI E PELO PARTIDO O MESMO QUE TEM FEITO A SUSANA?QUEM ESTÁ A TRABALHAR AFINCADAMENTE PARA A SUA APRESENTAÇÃO NESTE MOMENTO? PERGUNTE A SUSANA O QUE TEM FEITO?!VEJA BEM O QUE VAI FAZER PORQUE ARRISCA-SE E TER CHATICES!!!SER PARASITA E TER PADRINHOS É O QUE ESTÁ A DAR MAS OUÇA DR.LOURENÇO APRENDA A SER JUSTO, CORRECTO E TRANSPARENTE PORQUE EM DETERMINADAS SITUAÇÕES É MUITO «SUJINHO» E NÃO LHE FICA BEM!!!

Anónimo disse...

ó meus amigos,sempre votei P.S mas este ano não votarei...O Lourenço não me convence.É um autocrata demagogo e que pretende ter a volta dele um grupo de carneirinhos mansos que sigam a sua liderança de forma cega e muda.Quem tem opinião não interessa,quem não lhe passe a mão no pelo também não...Concluindo e escrevam o Frederico não vai na lista,o Pedro também não, para ser mais exacto e pasmem-se ninguém do Secretariado irá!vejam bem o nível do candidato!quem não respeita o esforço dos outros merece alguma coisa?!Merece que o Batista ganhe!

Anónimo disse...

Postos de trabalho em risco na Continental/Mabor

Cerca de dezena e meia de trabalhadores da Continental/Mabor, em Lousado, Vila Nova de Famalicão, correm o risco de perder o emprego. Em causa estão operários que fazem parte do grupo de 80 que se encontram em regime de contrato, aos quais foi comunicada a intenção de não renovação do vínculo. Sindicalistas e administração procuram evitar o despedimento.


GNR protege saída de gestor de fábrica em Amares

Os cerca de 150 trabalhadores da fábrica de confecções Intipor, SA, em Figueiredo, Amares, forçaram ontem a GNR a proteger a saída do administrador da empresa, exigindo-lhe o pagamento de salários em atraso. Os funcionários estão a organizar-se em piquetes e turnos, de forma a tentarem impedir a saída de mercadoria ou equipamento da firma.

(Diário do Minho, 17-01-2009)

Anónimo disse...

Défice derrapa, economia cai e desemprego sobe

A incerteza é grande e caso haja necessidade serão tomadas mais medidas anticrise, garantiu esta sexta-feira o ministro das Finanças. Para já, as previsões para 2009 apontam para um défice de 3,9% e uma contracção do PIB de 0,8%.

(JNotícias, 17-01-09)

Anónimo disse...

Desemprego vai atingir mais 76 000 neste ano

Orçamento suplementar. As despesas do Estado em 2009 superam as receitas em 3,9% do PIB. O défice sobe mais de 2,7 mil milhões desde Outubro último, devido à crise económica. Mais de 1,4 mil milhões de euros, 0,9% do PIB, é justificado em despesas com o desemprego e com a perda de impostos.

(Diário de Notícias, 17-01-09)

Anónimo disse...

Ao rever os números para este ano, o Governo, mesmo avisando quanto ao carácter falível de quaisquer previsões num clima de incertezas sem precedentes, acaba por aproximar-se da visão económica partilhada por todas as instituições internacionais. Registe-se, ainda assim, a margem de voluntarismo que ela contém. Ou de esperança. À nossa volta - em Espanha, na Alemanha - esperam que a quebra da produção exceda os 2 pontos percentuais, o que conduz a défices bem acima dos 4% dos respectivos PIB e ao crescimento acentuado do número de desempregados.

Os valores avançados por Teixeira dos Santos têm implícita a ideia de que o programa anticrise vai dar já resultados visíveis em 2009. O agravamento do défice só poderá ficar nos 3,9% do PIB, se o investimento não cair descontroladamente e, com ele, o emprego recuar bem menos do que 1 ponto percentual, admitido no relatório recente do Banco de Portugal. Se o emprego ficar mais próximo do zero em 2009, então o desemprego só crescerá 50 mil unidades (para os previstos 8,5%), em vez da centena de milhar implícita na análise do banco central. Eis o objectivo das medidas anticrise: redução do agravamento da consequência social mais gravosa da recessão - o desemprego. E é perante os resultados efectivos desta política que os portugueses vão avaliar a acção deste Governo.

(Diário de Notícias, 17-01-09)

Anónimo disse...

nao percebo tanta indignação por estarem a atacar o quelhas. é tao normal como criticar josé saramago

Anónimo disse...

Quelhas, que nunca estas atitudes cobardes cobertas pelo anonimato te tirem a força de escrever. és um homem da cultura e quem disser o contrário está redondamente enganado. caso contrário como se explicaria que o Zé Cabra é cantor ou que o Lourenço quer ser presidente de cámara? cada um na sua cadeira ms estais todos ao mesmo nível.

post scriptum. espero que tenham percebido porque não abrviei, mas quero aqui deixar mais esta nota: se em Portugal se compram livros para ter na prateleira e ninguem os lê, tanto vale ter um livro do quelhas ou de receitas culinárias como a obra de Franz Kafka. por isso quelhas escreve, publica, ganha dinheiro com isso que os dois a quem eu comparei a ti também é pelo dinheiro que o fazem.

Anónimo disse...

O NOME DA SUSANA FOI MUITO MAL RECEBIDO ENTRE OS SOCIALISTAS. NÃO SEI O QUE ELA FEZ POR NÓS, ELA NÃO VALE NADA, NINGUÉM A CONHECE, FOGO, HÁ MAIS GENTE A PENSAR SEGUIR O CAMINHO DO NORONHA, POR MIM PENSO FAZER O MESMO, LOURENÇO NAO CONTES COMIGO, SÓ TENS DESTRUÍDO O PS, PORQUE ANDAMOS A SER COMIDOS PELO BAPTISTA E PELA GABI, JÁ NAO SUPORTO ESTA GABI, SUSANA? NÃO TENS MELHOR? OLHA PARA DENTRO DO PS, NÃO HÁ CAMARADAS TUAS MELHORES?

UMA SOCIALISTA, TAÍDE

Anónimo disse...

ó socialista taide, és tao de taide como eu de beirute

Anónimo disse...

EX E FUTURO PS? E NO PRESENTE ES O QUE? ES DOS QUE DANC,AS CONFORME A MARE. OS OUTROS NAO LEEM. E TU QUANTOS LIVROS LES? DEVES SER OUTRO QUELHAS, SO QUE ESCONDIDO.

FIEL SEMPRE P.S.

Anónimo disse...

a ser verdade o que me contaram do frederico a respeito de um caso que ele tem como um ex. sócio, só me restadizer-lhe com letras grandes:
- NÃO PASSA DE UM ORDINARIO, UM MONSTRO E UM ANIMAL SELVAGEM.
Tenho dito

Anónimo disse...

Titulo para um filme da vida real cujo actor é o Frederico:
" MÁQUINA DESTRUIDORA SEM DÓ NEM PIEDADE" ou DESTRONADOR DE FAMILIAS.

Anónimo disse...

ULTIMA HORA: QUELHAS É O SEGUNDO DO LOURENÇO.

Fonte: SUSANA

Anónimo disse...

Discutem os problemas do concelho com seriedade. Não façam deste debate uma paródia.

Um Democrata

Anónimo disse...

quelhas em segundo na lista do lourenço? estou admirado com o quelhas, ele agora mete-se com cada um!!!!!

Anónimo disse...

a dr.Susana foi a nº6 na lista a camara em 2005...
é só para lembrar.
e continuam a falar daquilo que não sabem
é uma vergonha o que se diz por aqui
é so auto-promoções, é a arma dos fracos. aqueles que não têm outra forma de o fazer, vêm para aki tentar denegrir uns e promover outros.
estou todos esquecidos da importância da susana e do frederico na js e no partido desde 2001
ganhem juizo e deixem as pessoas tranquilas
e que muitos de vós querias era chegar aos calcanhares da susana e do frederico.

Um jota, es este sim, verdadeiramente de Taíde, com muito orgulho

Agora adivinhem: jota de JS ou de Jsd....
pensem o que kiserem

Anónimo disse...

Para o habitante da vila...
não fale do que não sabe!
o ex- sócio do Frederico não é flor que se cheire e passa a imagem de um coitadinho, mas deitou se na cama que fez. Ele já traiu mais ex- socios, já lhes ficou com muito dinheiro... e eles perdoaram lhe. Esse ex-socio pensa que pode enganar todos, mas com o Frederico enganou se. Temos Pena. Espero que se faça justiça. A si, Sr. habitante da vila duas palavras com letras grandes: PRIMEIRO INFORME-SE!

Anónimo disse...

"AMIGO FREDERICO" fico triste e decepcionado com o que se fala a teu respeito. A ser verdade de tí não podia esperar.

Anónimo disse...

O QUELHAS FALA POR SI E E UM HOMEM BOM DAQUILO QUE CONHECO DELE, NAO GANHA ODIO A NINGUEM, POR ISSO PODEIS ATACA-LO, POIS LHE DARA MAIS RECONHECIMENTO A QUEM EXCLAMA, QUEM E O QUELHAS?

FORCA COLEGA DAS LETRAS

Anónimo disse...

"MENSAGEM DE ANO NOVO" disse...
"MENSAGEM DE ANO NOVO" tenham mais respeito.

a partir de hoje, posso escrever o que escrever, pois nunca, jamais respondo a insultos...
suas ex. as não teem credibilidade para comentarem e atacarem os outros da forma cobarde e abusiva...

esta culpa passa também pelo blogueiro, pois, deveria ser moderado naquilo que para aqui mete e aceita, dando incredibilidade aos blogues povoenses e à Póvoa de Lanhoso?!...

as pessoas de bem, não devem responder a merda desta, e repudiar essas pessoas sem carácter social...

Quelhas

13 de Janeiro de 2009 19:02
É CASO PARA DIZER FODA-SE OS BLOGUES E QUEM COMENTA NELES SÓ PARA DISTURBIO!? disse...
OLÉ...
TENHO AQUASE A CERTEZA, DE, QUE, OS ANÓNIMOS E OS NOMES FICTÍCIOS NADA TEM A VER COM OS DITOS PROPRIETARIOS DOS BLOGUES, SENHORES: ARMANDO FERNANDES, JOSE ABÍLIO COELHO, CARLOS SOUSA DIAS, OU ATÉ PESSOAS LIGADAS DIRECTAMENTE À CAMARA MUNICIPAL DA PVL, OU À ESCRITA: LURDES MARQUES, JOS’E OLIVEIRA, CUNHA DE LEIRADELLA, BERTA FERNANDES, JOSÉ BENTO, PAULO FREITAS OU FREDERICO, ATENTO, MILITANTE DO PCP, QUELHAS, BENEDITO DA FONTE, SOCIALISTA DOS SETE COSTADOS, NADI@, SOCIALISTA DA VILA, OU ATÉ MESMO O TITA.
PODERÁ SER OUTRA PESSOA QUALQUER, QUALQUER OUTRO!?
MAS TAMBÉM NÃO ME ADEMIRAVA NADA QUE FOSSE SÓ E UNICAMENTE UM DESTES PARA SE RIR DOS OUTROS E SE DIVERTIR, FAZER BERRICES!
MESMO AQUELES QUE ASSINAM ALGUMAS VEZES!
É CASO PARA DIZER FODA-SE OS BLOGUES E QUEM COMENTA NELES SÓ PARA DISTURBIO!?

14 de Janeiro de 2009 11:52
Enviar um comentário

Anónimo disse...

estarei certa de que a nossa linda póvoa não vai para a frente a fazer insultos ao quelhas e a outros, embora não goste da literatura dele, gosto mais da miha, não gosto de ver isto e devemos respeita-lo.

Anónimo disse...

não concordo contigo LM o livro dele se fosse mais reduzido tinha outra qualidade, tambem não gosto muito da tua literatura.

Anónimo disse...

a melhor literatura é sem duvida aquela que por mim é produzida

Anónimo disse...

parem com a brincadeira. eu sou o unico que sabe escrever

Anónimo disse...

perdão, de leiradela

Anónimo disse...

então, e eu?

Anónimo disse...

inda bem q a povoa e uma terra de escritores. olha se fosse uma terra de músicos. os escritores so nos incomodam se os lermos mas os musicos eramos obrigados a ouvilos

Anónimo disse...

Não estou concordando com os dois, carissimos LM e ZA, o 1.0 livro é muitissimo original, ele tem outro ou não sabem?
Eu não gostando muita das leituras do Ze, pois é muito polítiquisse, já a LM morde à calada.

Anónimo disse...

olha,olha, vos digo o quelhas e mt solicitado na biblioteca, so que eu mando esconder a obra dele para nao ser lida tal como a da MARIA DA FONTE.

Anónimo disse...

nao sejam assim!..............
quelhas é um inpirador e neto do sargento Quelhas..............
espero que não escondam a minha obra e gostem das minhas crónicas!...

Anónimo disse...

a poetisa nao sabe ir a net, mas mete estes todos no bolso

Anónimo disse...

já estou a ficar cansado com a idade par ver tanta asneirola vinda dos ditos escritores natos da póvoa; apreciei o livro infatil daquele rapaz, como se chama mesmo?

Anónimo disse...

nao, nao sabia que PAULITO escondesse aquelas obras preciosas ai o macaquito na bom sentido da palavra se nos ganharmos novamente a camara vamos lhe fazer o que fizemos ao TITA.

Anónimo disse...

Boa noite, estou comovido com aquilo que aqui se fala.
Então e eu nâo sou solicitado pela minha obra (RUMOS), nem pelo meu amigo Leiraddela!
Ou Z Abílio?

Anónimo disse...

eu penso no meu dever de pensar que, todos estes marmelos na minha lista do PPD/PSD como e-dependentes-ou-independentes, ganhavamos as autarquicas-autarticas(:)(.)(..)(")

Anónimo disse...

???!!!...

Anónimo disse...

No MF nao publico nada do Quelhas, quero todo o protagonismo para mim.

Anónimo disse...

eu pobliquei, mas celecionei aqueles que me convinha, o Quelhas aprendeu co m o nosso amigo Leiradella, ~só publica por dinheiro, não escreve grátis...

Anónimo disse...

Ao anónimo para não dizer sr. FREDERICO que me respondeu com tanta audácia e rapidez quero dizer-lhe que:
- Os adjectivos foram meus e as considerações são suas.
- É-me indiferente o que quer que argumente em sua defesa ou em desabono da outra parte, não sou nenhum tribunal. Quando não se gosta e conhece a comida não se come.
- Quando reage a quente, denota falta de capacidade racional, pouca lucidez psicológica e intelectual e cegueira por justificação.
- Reafirmo (o sr. não passa de um ORDINÁRIO, UM MONSTRO, SELVAGEM e mais um OPORTUNISTA), são os adjectivos que lhe atribuo.
- Se encontrar nas minhas palavras, algo de infame, tem vários caminhos a seguir, como parece ser seu hábito quando as coisas não lhe correm de feição.
- Apesar de não ter nenhuma simpatia pela sua pessoa, desde que me prestou serviços quando tinha o armazem no Pavilhão do Gonçalves em S. Pedro,e me enganou, arrisco-me a aconselhá-lo a ser mais HOMEM e mudar de embuste para um dia conseguir simpatia aqui pelas terras de Lanhoso.

Anónimo disse...

Eu c'o estes impactos n'a aprendo nada, fico a saber menos que aquilo que sei, o Quelhas ou quelhasiano sabe pouco mas vós todos juntos não sabeis mais que e'le.

Anónimo disse...

??????????????????????????????????????????????????????????????????????

Anónimo disse...

Comprar sem dinheirinho é a mesma coisa que comprar às prestações.
Quando pagam os livros ao rapaz?

Anónimo disse...

Louvado seja o senhor, perdoai-lhes os seu pecados, por acaso a obra do P. Aquilino não é superior à do Quelhas?

Anónimo disse...

pordoai os pecados do P.M ele está velhote e não sabe o que diz, a obra dele é melhor que a minha, se é melhor que a minha é melhor que a do quelhas e mais fraca que as outras dos outros autores e actores de blogues. ass. P.A.

Anónimo disse...

eu não sou de cá, só moro cá e voto em arosa e guimarães, mas a camara da póvoa compra-me mais livros a mim que todos os autores juntos povoenses, não aprecio os livros dos Padres não gosto de rezar lendo, nem tenho tendencia a ler os livros do Quelhas pois tenho a percepção que terei tendencia a copiar-lhe poemas, quando saio nos jornais da póvoa tenho que pagar senão não saio.
teem raiva de eu vender livros, mão a mão e os deles estarem ao pó nas livrarias.
o melhor livro da póvoa é aquele que o dr. Paulo impige aos leitores, o tal de Paixão Bastos...
não o li oiço.

Anónimo disse...

coitado de Paixão Bastos se estivesse vivo ficava pertubado, não lhe deram atençao em vivo, agora de morto fizeram-lhe um livro, e é nesse livro que eles querem fazer da história verdade e escondem a obra de Camilo.
pelos vistos esconderam a do Quelhas, num foi mesmo?
e agora andam derretidos com o novo livro dele, porquê?
nota brevissima: Camilo morreu e Quelhas ainda vai morrer, esconderam a obra dos dois, tanto se esta preso por ter cão como por não ter, acima os interesses de quem mand, parece que é o dr. Paula que manda na D. Fátima;

Anónimo disse...

LOURENÇO COMO TEU AMIGO SÓ TE DIGO QUE TE PONHAS DE OLHO NO FREDERICO PORQUE EM VEZ DE TE TRAZER VOTOS AINDA TOS TIRA. O TIPO PAREÇE MUITO CONTROVERSO E CHEIOS DE PROBLEMAS MESM NO TRIBUNAL.

Anónimo disse...

PROCURA SABER ALGUMA COISA ANTES DE LHE DARES CONFIANÇA POLITICA.SONDA PESSOAS DAQUI DA VILA E DA TERRA ONDE ELE MORA. NÃO NOS DESILUDAS.

Anónimo disse...

AINDA DIZEM QUE OS BLOGUES NÃO PROMOVEM A CULTURA NA PÓVOA NEM DEFENDEM A NOSSA LÍNGUA! HOJE SÓ FALTOU O PADRE LUÍS.

Anónimo disse...

Deixem-me em paz com os Ajos, tenho mais juizo e respeito que os outros, escrevo muitíssimo melhor que qualquer um e rezo ainda melhor.
Não comentem coisas alheias, nem digam mal do nosso semelhante, isso é pecado.
Só queria saber quem é (Nadi@) ele ou ela?
Se for o caso da última valia apena marcar uma entrevista.

Anónimo disse...

ESTAMOS DE PARABÉNS!!!OS OUTROS BLOGUES TÊM VINDO AO NOSSO« COPIAR» PORQUE NÃO TÊM ASSUNTO!nESTE MOMENTO SOMOS O BLOGUE MAIS PROCURADO E LIDO NO CONCELHO. NÃO TENHO GOSTADO DESTES ÚLTIMOS COMENTÁRIOS SÃO MEDÍOCRES E FEREM A DIGNIDADE DE PESSOAS. NÃO PRECISAMOS DISSO,POIS NÃO?

Anónimo disse...

SÓ PARA TERMINAR COM O ASSUNTO «SUSANA».HÁ P.S/S DUVIDOSOS A DAR TOQUES AO LOURENÇO,INFLUENCIADOS POR P.S.D/S,PARA QUE ELA VÁ NA LISTA.RAZÕES? REPRESENTA POUCO EM VOTOS,SERÁ UM EXCELENTE ASSUNTO PARA A CAMPANHA ELEITORAL,PORQUE É MAIS UMA QUE TERÁ DE ABANDONAR OS BOMBEIROS QUE O LOURENÇO TANTO «PREZA»CRIARÁ DESCONFORTO JUNTO DA J.S E SEM OS SENIORES E COM A J.S DESFALCADA,O LOURENÇO FICA COM A CAMPANHA MUITO COMPROMETIDA SENÃO PERDIDA.É BOM NÃO ESQUECER OS PROBLEMAS SURGIDOS AQUANDO DA CAMPANHA DOS BOMBEIROS.É BOM NÃO ESQUECER QUE A LISTA DO LOURENÇO E DO PADRE ESCUDARAM-SE E ATÉ GANHARAM COM A DESCULPA DE QUE A LISTA DA ARMANDINA,E SE GANHASSE,SERIA PARA QUE A CÂMARA/PSD E PROMISCUAMENTE CONTROLASSE AS INSTITUIÇÕES POVOENSES DE MAIOR RELEVO E AGORA SAI O LOURENÇO E DESFALCA OS BOMBEIROS DA SUA «BRILHANTE» VICE-PRESIDENTE COMO SERÁ ENTENDIDO??!!PENSA LOURENÇO,PENSA!

Anónimo disse...

Para famílias em dificuldades no distrito de Braga
Misericórdias avançam com refeitórios sociais

As Misericórdias do distrito de Braga deverão avançar em breve com a criação de refeitórios sociais para fazer face à pobreza escondida e envergonhada.
A notícia foi avançada ontem pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, à margem da tomada de posse dos corpos gerentes da instituição para o triénio 2009-2011. O também presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias Portuguesas adiantou que o assunto deverá ser analisado numa reunião que os provedores das Misericórdias do distrito de Braga vão manter com o Arcebispo de Braga.

(Diário do Minho, 18-01-2009)

Anónimo disse...

Festival de Teatro da Póvoa de Lanhoso com novos prémios

O V Festival Nacional de Teatro de Amadores, que vai decorrer de 30 de Janeiro a 28 de Fevereiro, no Theatro Club, na Póvoa de Lanhoso, tem como grande novidade a atribuição do Prémio Prestígio Personalidade, que visa distinguir e homenagear uma personalidade ou uma entidade, pelo seu percurso e contributo no âmbito do teatro amador, e do Prémio Ruy de Carvalho, a atribuir à produção vencedora do festival.

(Diário do Minho, 17-01-2009)

Anónimo disse...

Norte passou a liderar os calotes à Banca

É mais um dos sinais da crise que atinge as empresas situadas no Norte: é lá que está a maior percentagem de crédito de cobrança duvidosa do país. O couro (curtumes e calçado) e o têxtil lideram os calotes.

(JNotícias, 18-01-09)

Anónimo disse...

Taxa de desemprego será a maior dos últimos 23 anos

Mercado de trabalho. A taxa de desemprego pode já estar acima de 8%. Com as mais recentes previsões, o Governo assumiu para este ano o pior cenário desde 1986. Os economistas avisam que parte do desemprego veio para ficar. 2010 não será ainda o ano da recuperação do mercado de trabalho

(Diário de Notícias, 18-01-09)

Anónimo disse...

Portugal deverá viver recessão "severa" em 2009, alertam especialistas da EIU

A economia portuguesa deverá viver uma recessão "severa" este ano, a par de um "exigente" ciclo eleitoral, antecipam especialistas do Economist Intelligence Unit (EIU) que participam amanhã numa conferência em Lisboa com empresários e membros do Governo.

O Economist, que organiza até terça-feira a quarta mesa redonda empresarial com o Executivo português, considera que Portugal tem de enfrentar em 2009 um desafio duplo: a "recessão económica severa" e o "ciclo eleitoral exigente", pode ler-se na página de Internet do Economist Intelligence Unit (EIU), equipa de técnicos que pertence no grupo editorial do Economist.

(Público, 18-01-09)

Anónimo disse...

Presidente do Tribunal de Contas denuncia "onda de aproveitamento" para gerar mais desemprego.

(Público, 18-01-09)

Anónimo disse...

PSD não pode perder mais tempo, diz Passos Coelho

Pedro Passos Coelho considera que o PSD não pode perder mais tempo e tem de começar a passar a mensagem. O Conselheiro Nacional social-democrata, em entrevista à TSF e Diário de Notícias, diz estar preocupado com as consequências que a liderança de Ferreira Leite pode trazer para o partido.

(TSF, 18-01-09)

Anónimo disse...

ISTO JÁ NÃO É UM BLOG É UM DEPÓSITO DE NOTÍCIAS RECÊSSEGAS AO GOSTO DE QUEM AS PUBLICA.

Anónimo disse...

Seria bom que os comentários que por aqui se vão escrevendo merecem um pouco de bom senso. Todos os escritores povoenses, independentemente da sua escrita, merecem respeito.

Tentam denegrir a imagem da Susana, pois demonstra inveja por parte de alguns. Ao contrário de alguns que só querem protagonismo para eles, a Susana não se vê em busca de protagonismos nem de vaidades.
A Susana esta a fazer um excelente trabalho nos bombeiros, o seu trabalho fala por si, ao contrário de muitos que só pensam em protagonismo e vaidades. Foi em 2005 na lista à câmara municipal e isso causou invejas a muita gente, que não olha a meios para atingir os seus fins, tentando desta forma denegrir a imagem da Susana.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

APESAR DA CAMPANHA DE "DESCULPABILIZAÇÃO" DA GESTÃO DAS DUAS ÚLTIMAS DIRECÇÕES DO SCMF, AS COISAS CAMINHAM PARA UM PONTO DE RUPTURA...

POR MAIS "DISCURSO POSITIVO" E ENTRADA DE JOGADORES "COM NOMES À CRAQUE", DIRIGENTES E TREINADOR CONTINUAM A DELAPIDAÇÃO DE UMA DAS MAIORES INSTITUIÇÕES POVOENSES...

O SCMF VAI SOMANDO INSUCESSOS, VAI DISFARÇANDO O ESTADO DAS CONTAS, VAI FORMANDO UMA "EQUIPA DE JONAS E ALANS" QUE SAIRÁ EM DEBANDADA NO FINAL DA ÉPOCA...

INQUALIFICÁVEL A AUSÊNCIA IMEDIATA DE UMA ASSEMBLEIA GERAL PARA DISCUTIR FACTOS GRAVISSÍMOS NA GESTÃO DE UMA EQUIPA!

OUVEM-SE DITOS BOMBÁSTICOS SOBRE AS CONTAS DO CLUBE, ASSISTE-SE AO VAI-VÉM EM MASSA DE JOGADORES, DEPARAMOS COM MESES DE UMA PROBREZA ORGANIZACIONAL, AS NOTÍCIAS ORA ALTERNAM ENTRE SILÊNCIOS COMPROMETIDOS E "PORMENORIZADOS RELATÓRIOS" DE BEM INTENCIONADAS DECISÕES...

JÁ ERA TEMPO, COM TEMPO, DE OPERAR UMA PROFUNDA MUDANÇA NAS ESTRUTURAS DO CLUBE. POR MAIS QUE ACUSEM O "TOQUE", HÁ GENTE NO CLUBE "HÀ DEMASIADOS ANOS" QUE TEM DE SAIR.

É ÓBVIO QUE O DR. RUI REBELO NÃO TEM QUALQUER AUTORIDADE DENTRO DO CLUBE, E SE TIVESSE VERGONHA, JÁ TERIA BATIDO COM A PORTA. NÃO SE PODE ANUNCIAR UM "AMPLO DEBATE EM JANEIRO" E ELE NÃO ACONTECER, DEPOIS DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS E DE UM PUNHADO DE DERROTAS...

ATÉ QUANDO DURA ESTA MÁ GESTÃO?


Povoense

Anónimo disse...

Vale apena reflectir!

"Seria bom que os comentários que por aqui se vão escrevendo merecem um pouco de bom senso. Todos os escritores povoenses, independentemente da sua escrita, merecem respeito."

in, Benedito da Fonte ou fontanário!?

Um abraço, gostei do comentário...

quelhas

Anónimo disse...

CULTURA

Algo vai mal por estes lados.
É certo que a comunidade portuguesa residente na Suíça, nunca primou pela coesão. Mas também é certo que esta mesma comunidade nunca atingiu níveis tão baixos de participação em eventos, que a ela própria diz só respeito, como acontece neste momento. Cada vez os interesses comuns são mais raros, em detrimento dos interesses individuais. Já não se fala de uma instituição, seja ela qual for, mas sim do que o fulano faz ou deixa de fazer. Assim sendo, os interesses começam por ser cada vez mais distantes de uns e de outros. Será que é o melhor caminho a seguir? Não creio.

É desolador que tenham aparecido apenas 40 pessoas, para uma sessão de esclarecimento sobre a Livre Circulação de Pessoas, numa cidade como a de Genebra, o­nde vivem milhares de portugueses. É sempre desolador que iniciativas culturais, como a dos Jogos Florais, sempre na mesma cidade, não tenham recebido a adesão que merecia. Até mesmo as festas, em toda a Suíça, estão longe de atingir os níveis de participação desejados.

Existem posições de alguns sectores, que não abonam nada a favor da estabilidade nem dos interesses da própria comunidade. Também não é menos verdade, que muitas pessoas só se movimentam pelos seus interesses comerciais ou apenas pela sua promoção pessoal. E, uma verdade que talvez vá ferir alguma susceptibilidade, a comunidade é tremendamente invejosa para se ajudar a promover a ela própria.
Participar, aderir, exprimir, comunicar, votar, recensear, cumprir, partilhar, promover, ouvir, respeitar, são verbos que deveriam ajudar as pessoas a compreender melhor o sentido cívico de pertencer a uma comunidade e a uma sociedade, independente das suas próprias convicções ideologias ou credos.

Assim sendo, só podemos dizer que algo vai mal por estes lados...

A. Sá director do jornal Gazeta Lusófona

Quelhas: Colaborador

Anónimo disse...

Vamos contar uma história

Queridos pais e meninos (dos 2 aos 6 anos), estão convidados a participar no mundo fantástico das histórias infantis.

Juntos vamos divertir-nos muito.

Sábado dias 10 e 24 de Maio das 16 ás 18 horas

Centro Lusitano de Zurique
Birmensdorferstrasse 48

8004 Zürich

Vamos também :

fazer trabalhos manuais
cantar e brincar

Entrada grátis : mesmo para os não Sócios.

Animadoras: Sandra Fernandes Alves

Anónimo disse...

Nós não vemos a Deus em si mesmo, mas se amarmos o próximo, estamos certos de que Deus habita em nós, de que somos filhos e amigos.

In novo testamento

Anónimo disse...

Letras de boca em boca

Sou poeta sonhador,
Vivo a vida a sonhar,
Faço das palavras d; amor,
Sonhos d; amar,
Por esse mundo fora.
Junto letra a letra,
Passam a lindas palavras,
E dão grandes frases!
Que o povo na treta,
Transforma em canções d; amor.
Andando de boca em boca, porém,
Dando conversas de furor,
Que acabam em amor,
Por esse mundo fora,
Aqui, ali, e além…

Quelhas

Anónimo disse...

Mensagem do inspirador


Três livros na manga do autor,
Que baptizou, \"Quelhas – inspirador\"
Coisa que nunca o pensou!
Mas o tempo o deliberou,
O sonho que o inspirou, por ser sonhador...

\"Inspiração do Compositor,\"
São poemas de vida, concebida,
É o livro de poemas d, amor...
Onde está a minha e tua vida.
Com ou sem furor...

\"O livro da criança,\"
São histórias e ilustração...
Para quem o ler, ficará em lembrança...
Talvez, quem sabe no coração.
Para relembrares a tua infância...

\"Terra das (Marias) da Fonte ou fontanário\"
A história em livro vem em terceiro, talvez!
Na Gazeta já é pioneiro e oficial.
A lenda da (Maria) sai uma vez por mês,
Dividido em oito partes distintas e formal...

Porém, \"Quelhas\" também é jornalista!
Um literato ocasional com ambição.
Na Gazeta Lusófona faz entrevistas,
\"Mas que grand,a idiota, senão...
De crer dar nas vistas.

O autor é um louco que nem o sente,
E, o menos conhecido da sua terra Natal!?
O escritor que mais livros vende, então.
Deixando, boquiabertos, na Suíça e em Portugal...
Os críticos, Povoenses, que escritores são.

Continuo a escrever com emoção,
História, e, histórias para crianças.
De vez enquanto um poema para o coração,
Jornalismo e peras!...
Para me divertir, e, fazer promoção...

Quelhas

Anónimo disse...

in, Gazeta Lusófona

Ex.mo(s) Senhor(es), Caros Amigos:

O jornal "Terras de Lanhoso" acaba de mudar para novas instalações, situadas na Rua D. Elvira Câmara Lopes, nº 130 -- rés-do-chão (frente ao campo da Feira da Póvoa de Lanhoso).
Trata-se de uma ambição antiga que, agora, nos possibilita, para além de um melhor atendimento aos nossos assinantes, dispor de outras ofertas.
Desde logo, temos à disposição de quem nos visita uma livraria onde os
interessados encontrarão disponíveis os livros da esmagadora maioria dos
autores povoenses, de grande parte dos autores e das editoras regionais, bem como uma pequena secção de livros usados.
Para além da livraria, temos também uma galeria de artes plásticas, onde
estão representados pintores e escultores locais, como Domingos, José
Maria, Ana Barbosa, Jorge Nascimento ou Armando Rodrigues. Dispomos, ainda, de quadros com fotografias antigas da Póvoa de Lanhoso e peças de artesanato local e postais.
Aceitamos, também, encomendas de "material impresso" (envelopes,
ofícios, papel timbrado, cartões de visita, livros de facturas, carimbos,
etc., a preços de tipografia).
Com este passo, queremos estar cada vez mais ao serviço de todos os povoenses.
Esperamos a sua visita.
Porque, face ao grande investimento ali feito, precisamos do apoio de todos
os nossos conterrâneos e amigos.

Director: José Abílio Coelho
Colaborador: Quelhas

Anónimo disse...

ERA BOM QUE A DONA SUSANA DA SILVA INFORMASSE OS POVOENSES ONDE PARAM MAIS DE 200 MIL CONTOS DE DÍVIDAS NUMA INSTITUIÇÃO APÓS O INSUCESSO QUASE TOTAL DE UM PEDITÓRIO...

AQUINAPÓVOA disse...

Os comentários e contributos validos têm sido por nós reconhecidos.
Pensamos que de nada valem participações sem sentido neste blogue.
Apesar desse sentimento, continuaremos com os mesmos princípios de publicação de comentários ,porque achamos que todos, que o queiram, têm o direito de opinar livremente.
Aguardamos que se cinjam ao tema proposto com elevação e auto moderação naquilo que é escrito.


Saudações Democráticas

Anónimo disse...

Queixa: Árbitros entregam participação no Conselho de Justiça
Árbitros querem cabeça de Mesquita
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) quer a demissão de Mesquita Machado do cargo de presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Deixou de ter condições para continuar a exercer o cargo e, por isso, deverá extrair as necessárias ilações", atira a APAF em comunicado, onde anuncia a entrega no Conselho de Justiça da FPF de uma participação disciplinar contra Mesquita Machado.

(Correio da Manhã, 18-01-09)

Anónimo disse...

Queixa: Árbitros entregam participação no Conselho de Justiça
Árbitros querem cabeça de Mesquita
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) quer a demissão de Mesquita Machado do cargo de presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Deixou de ter condições para continuar a exercer o cargo e, por isso, deverá extrair as necessárias ilações", atira a APAF em comunicado, onde anuncia a entrega no Conselho de Justiça da FPF de uma participação disciplinar contra Mesquita Machado.

(Correio da Manhã, 18-01-09)

Anónimo disse...

Em relação à recente assinatura do protocolo para construção da unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, que implicará um investimento de mais de um milhão e meio de euros e criará cerca de trinta postos de trabalho, segundo o que li noutro blogue, gostaria de dizer que todo o trabalho desenvolvido pela actual mesa administrativa não me surpreende. Aliás, como irmão de Santa Casa da Misericórdia, sempre acreditei na capacidade do provedor de tal modo que sempre lhe confiei o meu voto. Penso até que o maior erro dos últimos anos no concelho da Póvoa de Lanhoso, direi mesmo que um erro histórico, foi a não eleição do Dr. Humberto Carneiro, agora provedor da Misericórdia, a não eleição, dizia, para presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em 1997. Esse foi, no meu entender, um erro que acabou por atrasar o desenvolvimento do concelho. Hoje, não dúvido, a Póvoa de Lanhoso estaria melhor.
Aproveitou, pelo menos, a Misericórdia e o resultado do trabalho desenvolvido está à vista de todos. Só quem não quiser ver é que, de facto, não vê.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Frederico onde andas! Gostava tanto de ler mais algo a teu respeito para levares mais um pouco de pó talco lá no ...
Tem-me dado um gozo saber que és o maior da cantadeira. Pareces mais famoso que o Zé Cabra.
Piquem-se lá mais um pouco para aquecer porque o tempo está frio.

Anónimo disse...

assino por baixo o que o Zé do Mosteiro escreveu a respeito do Dr. Humberto Carneiro. mas digo-lhe, ele não perdeu essas eleições, houveram muitas coisas estranhas. O numero de votos que o Dr. Humberto obteve chegava para ganhar as eleições. Senhor Zé do Mosteiro, eu não sei quem o senhor é, mas digo-lhe o seguinte: compare o nº de votantes nessas eleições e o nºo 4 anos antes e 4 anois depois. Digo-lhe porque sei, houveram muitos mortos a votar.

Anónimo disse...

Curiosidade:

Os blogues mais visuavilizados

780 – Aqui na Póvoa

265 – Terras das (Marias) da Fonte ou fontanário

186 – Tudo pela Póvoa

100 – Maria da Fonte

Castelo de Lanhoso, não consegui ver

Nota:

O blogue: Aqui na Póvoa, é livre por isso tem mais visitas!

O blogue: Terras das (Marias) da Fonte ou fontanário, mata a curiosidade a muitos!

O blogue: Tudo pela Póvoa, consegue mais visitas que o MF!

O blogue: Maria da Fonte, deixa a desejar, não aceita comentários, por isso não tem hipótese, mas está certo!

O blogue: Castelo de Lanhoso, tem medo de mostrar a quantia de visitas!

Anónimo disse...

acabou a crise


maria da fonte vence e convence


vamos-nos unir para resolver os problemas do nosso hestorico clube que tem o nome da nossa iroina

Anónimo disse...

6.º - Ribeira Brava - 25
7.º - Ribeirão - 24
8.º - Moreirense - 24
9.º - Caniçal - 20
10.º - Vianense - 16
11.º - Maria da Fonte - 14
12.º - Mirandela - 10

FALTAM APENAS CINCO AOS JOGOS.
18.º - Tirsense (Fora)
19.º - Ribeirão (Casa)
20.º - Pontassolense (Fora)
21.º - Maritimo B (Casa)
22.º - Mirandela (Fora)

Anónimo disse...

Oubi hoje no kim póvoas que o Frederico é bicha. Sera berdade?

Anónimo disse...

Olá. Se ele é bixa num pode ir atraz do Lourenço, tem que levar um macho atraz dele portanto vai a Susana em 2º e o Frederico em 3º e o lambe-selos em 4º. Está feita a lista, só não se sabe onde vai o Tona e o Quelhas.
Alguem me ilucida?

Anónimo disse...

E se fosses levar no cu ó paneleiros do caralho? bichas sois vós e se creis um montador vinde ca que eu monto-vos.
O Frederico é muito homem e eu sou testemunha porque já fui co ele as gaijas ouvisteis?
Tendes é inveja dele meus sacanas.

Anónimo disse...

Pela hora debes ir na camioneta das 5, ó porco de merda. Se inda te vais deitar monta o teu Frederico que ele deve estar a tua espera meu labrego do caralho.
Doi assim tanto que te ataquem o menino? Se doi tira e põe baselina quisso passa-te.
Passa-te ao caralho.

Anónimo disse...

É para isto que serve um blog? Para se insultarem uns aos outros e
para usarem tão baixa linguagem?
Se o homem é o que dizem, quem é que tem alguma coisa a ver com isso a não ser ele mesmo?
Ou é crime ser essa de tal bicha?
Tenham tento na língua e sejam mas é civilizados.
Isto é uma vergonha.

Anónimo disse...

METEIS NONJO AOS CÃES
DEIXAI O TONA EM PAZ, O QUELHAS EM SOCEGO E O FREDERICO EM REPOUSO
O CAMARADA LOURENCO E QUE SABE QUEM LEVA OU DEIXA DE LUVAR
O PROBLEMA E DELE E SOMENTE DELE
TU ES UM INGRATO NAO SERVES PARA NADA
REJEITARAM-TE
NAO FOI
REJEITARAM-TE
TAMBEM QUERIAS TACHO
ASSIM O BLOGUE VAI MESMO ATINGIR UM MILHAO DE COMENTARIOS
MAS NENHUM OU POUCOS SAO VALIDOS
MELHOR DIZENDO SAO UMA MERDA COMO QUEM COMENTA COISAS DESTAS TRATANDO-SE MAL UNS AOS OUTROS

Anónimo disse...

ESTES POSTS DAS 4.24 ÀS 4.47 SÓ SERVEM PARA VITIMIZAR ALGUÉM E DESCREDIBILIZAR ESTE BLOGUE.

Anónimo disse...

quem é que vai apoiar o TITA nestas eleições?

Anónimo disse...

tas à espera de quê!
vai apoiar aquele que estiver melhor nas sondagens.

Anónimo disse...

esse quelhas e um ignurante ele sao erros ortograficos ele sao apreciacoes binbas, quem publica para aqui tanta asneirola se ele esta a mintir sobre a historia da maria da fonte e pode alguma crianca acreditar.

Anónimo disse...

o homem e intlegente, deu 2 entrevistas à nossa rádio e tivemos que lhe pagar e sabe muito bem o que diz.

Anónimo disse...

Porque é que certos comentadores não criam um blogue para assim se tratarem mal?
Realmente certos comentários desvirtuam o objectivo deste blogue, que sempre foi o de informar e dar voz aqueles que mesmo não comungando das nossas ideias possam opinar livremente.
Assim não!
Haja decência!
Obrigada

Anónimo disse...

Tambem eu paguei bem pago as rubricas que ele escrevia no TL, só que a Lurdes queria que ele escrevesse de graça, mas ele não foi nessa, agora anda a detonar contra o quelhas.

Anónimo disse...

É só inveja de quem se fala menos bem...

Anónimo disse...

O QUELHAS TÁ A SERVIR PARA DIZER VERDADES SOBRE ALGUMAS IMPORTANCIAS DA PÓVOA...

QUEREM SABER COISAS DE PASMAR? ESTAS ELEIÇÕES VÃO DESTAPAR MUITA COISA ESCONDIDA

HÁ GENTE PRONTA PARA FAZER REVELAÇÕES...

Anónimo disse...

Não estou gostando nada destas brincadeiras, andam mal dizendo deste e daquele.
Quero me prenunciar em qualidade de amissíssimo do inspirador João Gonçalves, o Quelhas, como ele diz para os amigos, pessoa respeitada, séria e humilde.
Deixem-se disso, se gostam das matérias dele escritas em livro ou crónicas de jornais e revista, gostam! Se não gostam, deixem na borda do prato.
Talvez estas pessoas que adam a dizer asneiras dessas e daquelas, nem devem conhecer minimamente as pessoas de quem querem fazer troça, só que essas pessoas são muito mais que eles, são medriuques.
respeitem-se.
Deixem o autor fazer lá o livro das Marias em democracia, depois estamos cá para o ler e dar uma opinião pessoal, porque não!? Até podemos gostar da surpresa, aliás esse rascunho do livro está vizivel a todos, vejam, não deem piadas sem ler primeiro...

Desculpem-me bloguistas e um abra4o para o autor que aqui defendo pela coragem em lutar por uma causa...

Anónimo disse...

Camarada Mena subscrevo inteiramente o que dizes.
A continuar assim imagina só quando chegarmos à altura das eleições.
Já viste que todos os dias o Zé Sócrates, faz das suas para nos prejudicar e não vejo estes que para aqui vêm com tanta estupidez tomarem alguma atitude em relação a isso
A vós camaradas que administram o blogue acabem com esta treta de gente que não interessa ,façam como os outros apliquem o corte de comentários que não prestam e em nada dignificam o “nosso”blogue.

Avante por uma Póvoa melhor

Anónimo disse...

Juros dos depósitos caem mais de 50% em dois meses

Banca. Há pouco mais de dois meses, era possível obter uma taxa de juro de 4,6% para uma aplicação a um ano. Hoje, quem se dirigir a um banco para aplicar a sua poupança num depósito tradicional consegue uma taxa de não chega a 2% brutos. É o lado menos positivo da descida dos juros.

(Diário de Notícias, 19-01-09)

Anónimo disse...

HÁ UMA ESTRATÉGIA MONTADA PARA ENCERRAR O BLOGUE AVANTE. SEREMOS SEMPRE PELA LIVRE INTERVENÇÃO, COM AUTO-MODERAÇÃO, NÃO NOS CONSEGUEM CENSURAR, A LIBERDADE DO BLOGUE AVANTE ESTÁ PARA DURAR, RESOLVAM OS VOSSOS PROBLEMAS INTERNOS

Anónimo disse...

Não sou socialista mas tenho amigas que o são,e porque,e em conversa com as mesmas sinto-as bastante magoadas queria deixar aqui um pequeno comentário.Não conheço a Dra Susana,sei que é professora(não sei onde),sei que não«está» efectivamente no P.S,não convive com os socialistas da Póvoa,não participa nos trabalhos do partido(no dia do congresso esteve em Lisboa na greve),nem sequer é conhecida na vila pelo trabalho que faz em termos profissionais.Certo é, que para dois ou três socialistas(do topo),nada disto tem importância,porque senão seriam mais cuidadosos para com as outras socialistas que trabalham com grande dignidade e afinco nas e para as terras povoenses.A ideia que aqui nos é transmitida é que a Dra Susana tem feito um bom trabalho nos bombeiros(??!!)E isso chega?!Basta ter Muito bom ou Excelente do Comandante e do Presidente para ser elevada aos píncaros e as outras subjulgadas.As tantas só essa avaliação é a que interessa.Tenham lá paciência,ou melhor vergonha! As tantas,de certeza, puseram a Dra Susana nos bombeiros para daí fazê-la dar o salto.E falam os socialistas dos P.S.D/s ,das Zitas,das Marílias e das Gabis...Insisto não tenho nada contra a Senhora mas sou muito amigo dos meus amigos(as) e não admito certos comportamentos menosprezantes e incorrectos para com eles(as)!!!A Póvoa vai saber ver, avaliar e votar!!!

Anónimo disse...

Greve dos professores com adesão superior a 90%

O porta-voz da plataforma sindical dos professores, Mário Nogueira, afirmou que os primeiros dados sobre a adesão à greve de hoje apontam para "adesões superiores a 90 %" em todo o País.

(JNotícias, 19-01-08)

Anónimo disse...

Desemprego deve chegar quase aos 9%

A Comissão Europeia reviu em alta as previsões da taxa de desemprego em Portugal para este ano, para os 8,8 %, praticamente um ponto percentual acima das previsões de Novembro passado, de 7,9 %.

(JNotícias, 19-01-09)

Anónimo disse...

Não percebo alguns dos comentários aqui postados. Falam da Susana???Que não faz nada pelo partido? Devem estar a brincar. O que a Susana não faz é andar atrás do aparelho do partido para ter lugares em secretariados e afins, nunca pediu e negociou lugares com ninguém , (ao contrário, se calhar, de outros ). Mas ficam a saber que faz mais pelo partido e pelas suas convicções sociais que muita boa gente conhecida publicamente.
Continua assim discreta como sempre e sem querer "atropelar" tudo e todos. Não precisas. Vales por ti só.

Alguém que trabalha de perto com a Susana.

Anónimo disse...

O FREDORENTO vai para a cama para enganares a ressaca do dia anterior.
De onde és e onde moras ? Gostava tanta de te poder visitar para uma pequenina consultazinha.
Espero resposta tua o mais breve possivel, porque estou cheio de saudades de fazer...