quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ALÍVIO DELES,DESESPERO NOSSO



O início da semana ficou marcado pelo anúncio do aumento brutal do desemprego: em Janeiro inscreveram-se nos centros de emprego 70 334 trabalhadores, mais 44,7 por cento do que em Dezembro último e mais 27,3 por cento quando comparado com o período homólogo do ano passado. Os dados, divulgados esta segunda-feira, 23, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) devem ter arrefecido o entusiasmo manifestado pelo Governo a semana passada, quando alguns ministros com apurada falta de senso chegaram publicamente a suspirar de alívio por a taxa média de desemprego registada em 2008, segundo o Instituto Nacional de Estatística, ser «apenas» de 7,6 por cento, quando em 2007 havia sido de oito por cento. Como se menos quatro décimas fossem a prenda do bolo-rei da excelência das medidas do executivo e não a fava amarga com que ciclicamente se transveste a precariedade no emprego tão tenazmente promovida pelo Governo Sócrates. Como se efectivamente o desemprego estivesse a ser combatido e não escondido para debaixo do tapete das acções de formação e outros expedientes useiros e vezeiros para esconder o sol com a peneira enquanto se vão peneirando números para a estatística.Se é escandaloso, para não dizer mesmo obsceno, que numa altura em que centenas de milhares de portugueses se debatem sem trabalho e muitos mais têm a vida a prazo os ministros de serviço venham dourar a pílula fazendo crer que a desgraça afinal não é assim tão grande, que dizer então da demagogia eleitoralista reinante no PS na corrida para nova maioria absoluta quando todos os dias a realidade nua e crua mostra um País a afundar-se no abismo graças à sua governação?Basta atentar nas declarações do presidente do IEFP para se perceber que estes dados não são uma surpresa, pois segundo Francisco Madelino o desemprego vem aumentando desde de Setembro do ano passado.

Sem poder invocar desconhecimento, o alívio do Governo só pode ser entendido como uma ofensa ao povo português.

13 comentários:

Anónimo disse...

Sobre os números do desemprego anunciados e o aumento brutal das inscrições nos centros de emprego de 70 334 novos desempregados,em Janeiro,são uma clara evidência de que o patronato não precisava do novo Código do Trabalho para despedir e encerrar empresas indiscriminadamente e o governo e o PS não têm autoridade,nem moral para meter na ordem os infractores do costume,porque deixa os trabalhadores abandonados à sua sorte.

Como já nos habituou,este Governo,sempre muito preocupado com os trabalhadores e a situação das micro,pequenas e médias empresas,lava as mãos como Pilatos quando se trata de encontrar e viabilizar a partir dos meios de que dispõe soluções que permitam garantir os postos de trabalho e a produção nacional.

A "morte" do sector agro-pecuário, das pescas e o desprezo votado ao aparelho produtivo nacional são as razões fundamentais da crise em que o país se encontra há vários anos e deste descalabro nacional são vitímas os trabalhadores com estes despedimentos maciços no mês de Janeiro.

Ainda assim,há indivíduos do Governo e do PS que,sem vergonha, exigem uma nova maioria absoluta como prova do seu empenhamento na luta contra a fome e a miséria,no combate contra as desigualdades sociais,pela excelência e eficiência do serviço nacional de saúde(vê-se o seu estado crítico e de agonia para a morte),a valorização do trabalho e dos trabalhadores,etc.,etc.

Quem deve agradecer ao Governo do PS são os senhores do capital e dos golpes na banca,esses sim os seus irmãos de classe "siameses" que podem continuar a dormir descansados porque não vivem em tormento como os trabalhadores,continuam faustosamente a gozar a vida à custa dos "camelos" que trabalham para a riqueza deste país e a pagar os seus impostos religiosamente na hora.

Basta de tanta mentira e de tanta incúria,vão-se embora depressa porque já não suporto ouvi-los!

Anónimo disse...

FRAZES DITAS

"A perplexidade foi geral(...)Uma procuradora-adjunta em Torres Vedras ordenava à Câmara que retirasse,com carácter de urgência,imagens pornográficas que estavam numa réplica carnavalesca do computador Magalhães."
(Miguel Gaspar,Público,23.02.09)

"Eu fiquei sem perceber e gostava de saber com base em quê,afinal de contas,um tribunal pode mandar retirar uma paródia de Carnaval.É que isso,dando de barato o ridículo do episódio,não tem graça."
(Idem,ibidem)

"O Vaticano anunciou nova fornada de santos,entre eles o condestável Nuno Álvares Pereira,a quem atribui a cura do olho esquerdo de uma velhinha de Vila Franca de Xira,atingido(...)quando estava a fritar peixe."
Manuel António Pina,
Jornal de Notícias,23.02.09)

"O Vaticano que me perdoe,mas,então,e os milagres do solo edificável e dos milhões nas contas dos autarcas e familiares(...) por esse Portugal fora?(...)E o suavíssimo milagre da recusa do PS em criminalizar o enriquecimento ilícito?(...)Irá o Vaticano canonizar,a seguir,a generalidade da classe política dirigente portuguesa?"
(Idem,ibidem)

"Conta-se que Nuno Cardoso,há meses,agitou uma sondagem que o dava como favorito para derrotar Rui Rio no Porto.
Sócrates terá sido inflexível - Cardoso não podia ser candidato por causa dos problemas judiciais em que tem estado imerso.Critério que,curiosamente,não parece aplicar a si próprio."
(Carlos Abreu Amorim,
Correio da Manhã,23.02.09)

"Mas Sócrates poderá estar descansado.(...)Sobretudo se existem contornos políticos,tudo acaba nos arquivamentos por falta de meios ou em salvíficas prescrições.
Estou certo de que Fátima Felgueiras confia plenamente na Justiça.Bem como Mesquita Machado,Isaltino Morais e tantos outros da mesma criação."
(Idem,ibidem)

"Na vida interna do PS,a "liberdade" não passa de uma fantasia"
(Vasco Pulido Valente,
Público,21.02.09)

"Número dois do BPN saiu com 690 mil euros."
(Título de 1.ª página,ibidem)

"É Portugal,ninguém leva a mal.O Carnaval,agora,dura o ano inteiro."
(Mário Ramires,Sol,21.02.09)

"O meu Marx é o que converteu a utopia em pensamento político e este em acção revolucionária."
(António Vilarigues,
Público,20.02.09)

Anónimo disse...

"Quanto aos Bombeiros, vou efectivamente suspender o exercício das funções de Bombeiros até ao próximo mês de Novembro" (António Lourenço, candidato PS, Maria da Fonte, 27-2-09)

1. É A FRASE QUE DIZ TUDO E QUE "MATA" POR COMPLETO A JÁ DESASTRADA CANDIDATURA DO DR. ANTÓNIO LOURENÇO.

2. UMA FRASE QUE DESMENTE JOSÉ ABÍLIO COELHO POR COMPLETO QUANTO AO "DESAPEGO" DO DR. ANTÓNIO LOURENÇO.

3. O DR. LOURENÇO MANTEM-SE NA "DIÁLOGO" COMO «PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL" E NÃO DEIXA O CARGO DE COMANDANTE DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, EM FAVOR COM INTEIRA JUSTIÇA, PORQUE NÃO, DO JOAQUIM MOREIRA.

4. O DR. LOURENÇO APENAS "SUSPENDE FUNÇÕES NOS BOMBEIROS VOUNTÁRIOS", E, PREVENINDO UMA PREVISÍVEL DERROTA ELEITORAL, DEIXOU JÁ SALVAGUARDADO O REGRESSO AO COMANDO DOS BOMBEIROS POVOENSES...

5. E AGORA SR. JOSÉ ABILIO COELHO, VENHA FALAR EM "DESAPEGO"...

Anónimo disse...

Apresentação

Olá, para os amigos foi sempre o “Quelhas”, herdei-o do meu avô, Joaquim Gonçalves, “Sargento Quelhas” na guerra mundial 1914/18, agora e desde então uso a minha alcunha como nome artístico e intelectual. Embora muitos me chamem “O inspirador” depois de lerem os meus livros…
Nasci no lugar de Varzielas a 19 de Outubro de 1966, baptizei e andei na escola em Sobradelo da Goma, de onde sou natural, terra do Ouro, freguesia a nascente do Concelho de Póvoa de Lanhoso, banhada à esquerda, pela barragem das Andorinhas das águas do rio Ave, no sopé do monte do Merouço, onde avisto a Cabreira, o Sameiro, e, o Castelo de Lanhoso.
Andei na escola primária e preparatória – TV até ao 6º ano de escolaridade, na freguesia que me viu nascer.
Casei com Rosa Maria, natural de Galegos, tenho duas filhas lindas, Bárbara Raquel e Ângela Ermelinda, e, habito na pacata e linda vila de Póvoa de Lanhoso, na província do Minho.
Completei o 9.º ano a 19 de Março de 2008 na vila e Concelho de Póvoa de Lanhoso, através do Processo de: (RVCC) “Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências”, ingressei num estudo de língua Deutsch, e, vou tentar tirar um curso de jornalismo.
Agora que tenho o tempo a meu favor, e, tenho vontade de ser reconhecido como escritor e jornalista, a prova disso falam por mim, embora tudo se deva à minha consistência e coragem de lutar por isso.
Sou uma pessoa de coragem desde criança, e, logo se vê pelos trabalhos ou obras editadas com edição de autor, “Inspiração do Compositor” com poemas de vida, e, “O livro da criança” com histórias e pinturas para os mais pequenos.
Escrevo em Sites na Internet, tenho Blogues, Hi5 e MSN. Publicito.
Com lançamentos e festa de divulgação de livros, arrastando comigo outras culturas e artes, com artistas presentes nos meus eventos culturais, tais como escritores, artistas plásticos, e, músicos, para além de pessoas envolvidas nas comunidades.
Também escrevi imensos textos poéticos, teses e notícias sobre crítica construtiva, na Suíça e local, “peco talvez por dizer algumas verdades nos jornais, e, alguns deles foram censurados!”
Andei a fazer tournées culturais, por terras Helvéticas, principalmente em Zürich.
Na Póvoa de Lanhoso, fiz apresentação do livro “Inspiração”, no Cine Convívio Fura, e, Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso em Sobradelo da Goma.
Duas apresentações do livro “Infantil”, no Sporting Clube de Zürich e livraria LusoLivro em Zurique.
Seguidamente mais duas apresentações, no Teatro Clube da Póvoa de Lanhoso e no Grupo Desportivo da Goma.
Foi convidado pela Junta de freguesia de Sobradelo da Goma, para uma secção de autógrafos na escola EB, 1.
E pela escola de EB, 1 Garfe, para a participação no plano da literatura escolar.
Convidado para, aniversário, “Após 20 anos da morte de Zeca Afonso 2007!” na Hemeroteca de S. Torcato, com poema, com o mesmo titulo, que mereceu a melhor atenção.
Tenho estado atento e sempre que posso vou a apresentação de livros e outros.
Tenho participado em eventos culturais, na “Encenação de Cristo” e outros.
Fiz uma peça de Teatro, escrita, “1001 Desenhos Animados”, e, mais uma vez sobre crítica social construtiva, espero pô-la em prática.
Agora o tema a seguir intitulado: “Terra das (Marias) da Fonte ou fontanário, história com histórias…” sobre as Sete Mulheres do Minho, são tema nos jornais, Gazeta Lusófona, virtual, Fri-luso e revista Lusitano de Zurique em capítulos reduzidos.
O slogan “Quelhas; com entrevistas ao mundo artístico, intelectual e social na Suíça” é evidente.
“Zürich cidade fantasma, da evolução e da parvalheira”, a visão de um recém-chegado à vida e à terra Helvética por Exa… está projectando.
Pois tudo vem ao encontro daquilo que sou capaz de fazer e diversificar, ter autoridade, coragem e inteligência, sobretudo gozo!
Contudo a tal, não sou indiferente a ninguém, e, vou dando testemunho de mim mesmo, com tudo aquilo que fiz pela cultura.
Esperem pelas próximas novidades, tenho muita matéria escrita, desde; biografia, contos, historial, metáforas, e, sobre tudo poesias de vida.
Pois confesso, que com a ajuda das casas culturais onde tenho feito tournées, e, pela passagem nas juntas de freguesia e escolas, tenho tido sucesso, e, por isso me dá gozo escrever sempre, mais e melhor.
Porém nós todos juntos; colaboradores, presidentes, professores, crianças, pais e amigos, fazemos chegar longe as obras e o nome do autor, através das gentes da terra e arredores, e, de povos de todo mundo a falar e ler em português.
Obrigado aos jornais, e, a todos, pelo apoiado de divulgação, monetário, simbólico, aprazível e notável.
Um beijinho à minha mulher, Rosa, e minhas filhas, Bárbara e Ângela, pois sem o carinho delas, não me era possível ter tanto sucesso; Seguidamente ao meu talento, julgo eu, “evidentemente”. Obrigado, de coração... sim de coração… sim de coração…sim…

inspiracaodoautor@sapo.pt


Promover artistas é preciso, (sejam eles quem for ou domínio que sejam.)

Hoje em dia o poder político, comunicação social e público em geral, a nível local e nacional, só dão louvores aos artesãos, escritores, dançarinos, músicos, e outros, somente depois deles terem ganho um prémio por mérito próprio ou depois mesmo de eles terem morrido!
“Como artista que o é, seja de que condição for, já o é, antes de o ter sido” …
Mas é preciso divulgar-lhes a sua capacidade, porque não vasta saber! È preciso também dá-lo a conhecer a nível pelo menos local, para depois ele ser projectado para mais longe, talvez através de alguém que veja essa divulgação.
Vejamos: Ontem ninguém apoiou a filigrana, hoje e porque os artesãos por suas próprias pernas lutaram e chegaram ao topo com prémios, amanha vão leva-los ao colo!
Há uns tempos um artista plástico povoense ganhou o primeiro prémio na participação numa exposição colectiva, mas ele é que se moveu sozinho!
Um dia destes um musico povoense, ganhou um prémio de mérito, ficou a ser mais conhecido por sua própria iniciativa!
Agora destacou-se outro povoense, em dança de salão, apurado para a final do campeonato do mundo por mérito próprio!
O Paixão Bastos só foi elogiado após longos anos depois de ter partido, com biografia, como escritor, jornalista e político!
Como vêem existe muita gente artista, que serviriam para promover a região, no turismo e na cultura, nos seus próprios interesses culturais e outros.
Amigos da politica, rádio, jornais, “amigos intelectuais”, pessoas de bem e do domínio, façam mais alguma coisita por os artistas em geral do nosso concelho, pela cultura, pelo turismo, pela apoio moral e cívico, pelo prazer de ajudar à promoção dos criadores, (sejam eles quem for ou domínio que sejam.)
É caso para dizer, o merecimento é de cada um, cada um por si, mas não deveria ser assim!? Os artistas têm que ser apoiados pela sociedade e não serem descriminados de certa forma por muita gente em geral.
Devem apoia-los em vida, não em morte, que depois de morrer, como diz o “Autor”, não precisamos duma estátua, assim como a nossa Maria da Fonte! Essa teve galardões mesmo sem ter identidade definida, aqui o que interessou foi arranjar um nome para a história, igualmente como um juiz arranjar um réu…
Mas o que está em causa não é dar um nome, mas sim ter um nome, e, promover esse mesmo nome, artisticamente.
Mas estou certo que, (como diz o “Autor” por outras palavras, um dia vamos estar todos mais unidos) mas conto com a ajuda de todos, principalmente de vocês caros amigos…


AUTOR DO MÊS


Março 2009


Stad in Zürich


Quelhas é AUTOR DO MÊS in Stad Zürich

o autor povoense é um génio, está a expandir em Zurique, é um autor deversificado, está a dar mostra disso, por isso colabora em tres frentes.
Escreve no Gazeta Lusofona com o tema do 3 livro, Terra das (Marias) da Fonte ou fontanário, história com histórias. No Lusitano de Zurique com temas da actualidade e poemas. No Fri-luso com dois temas de história de portugal, metáforas, a força da expressão e as piadas do Quelhas. Participa amiude em blogger povoenses e outrossobre opinião e críticas construtivas e políticas. entre tantas coisas mais. Podem ver http://inovalar.blogspot.com/

felecidades para o autor povoense nacional e internacional, quelhas, como fâ dele desejo-lhe força.



Ich bin Veloso Gonçalves João Carlos , sich in einem intensiven Deutschkurs in der Stadt Winterthur ...

João Carlos Veloso Gonçalves “Quelhas”


http://inovalar.blogspot.com/
http://olivrodacrianca.blogspot.com/
http://inspiracaodoautor.blogspot.com/

UMA FÂ DO AUTOR

Anónimo disse...

Reacção ao Congresso socialista de Espinho

PCP considera que Congresso serviu para esconder governação "desgraçada"

O dirigente do PCP,Carlos Gonçalves,considerou hoje que o Congresso dos socialistas serviu para "esconder a situação desgraçada que o PS e o Governo conduziram o país".

"Este congresso do PS visou esconder a situação desgraçada que o PS e o Governo conduziram o país,afectando naturalmente os trabalhadores,o povo e a situação económica e social do país",disse Carlos Gonçalves após o discurso de encerramento de José Sócrates.

Portugal está hoje "mais atrasado e menos justo fo ponto de vista social",porque,acusou,o PS não conseguiu nenhum dos seus objectivos nestes quatro anos".

Carlos Gonçalves afirmou que "as promessas deste congresso não valeram muito" e que o primeiro-ministro passou a correr" por temas como o desemprego"."Não teve uma única palavra" para com os jovens e "não houve nenhuma medida para as empresas que continuam a fechar",frisou.

"A ideia final e mais importante,é que este Congresso do PS demonstra que é preciso uma mudança no país,uma mudança de facto à esquerda,uma mudança que passe por uma alternativa e por um novo rumo para Portugal",concluiu o dirigente comunista.

Anónimo disse...

Reacção ao Congresso de Espinho

CGTP:Socialistas mais preocupados em manter o poder do que discutir o país

O secretário-geral da CGTP-IN,Carvalho da Silva,disse hoje que o Congresso do Partido Socialista dirigiu-se mais para "o exercício e manutenção do poder do que para a análise profunda dos problemas do país".

"Há aqui muita ausência de uma observação atenta do que são os problemas estruturantes de grandes questões da sociedade portuguesa",disse Carvalho da Silva em declarações à SIC no final da intervenção do líder socialista José Sócrates.

Segundo Carvalho da Silva,os portugueses sentem que os problemas que os preocupam não encontraram resposta no congresso socialista."Todo o congresso é mais montado para o exercício do poder e da manutenção do poder do que para uma análise profunda dos problemas do país e isso pode ter um custo",disse.O secretário-geral da CGTP-IN disse ainda esperar que ao discurso de José Sócrates e aos trabalhos dos socialistas no congresso sejam acrescentados conteúdos concretos.

Anónimo disse...

A FRASE

"Hoje o PS encostou à direita,por circunstâncias compreensíveis,o que me deixou a mim encostado à esquerda"

António Arnaut,ex-ministro da saúde e fundador do PS
"Diário de Notícias",01-03-09

Anónimo disse...

Os unanimismos nunca são bons
para o futuro

José Sócrates chegou a Espinho com o conforto de 96,43% dos votos socialistas.Ontem,terminado o congresso,saiu com o partido "unido".Sócrates,em vez de apenas se emocionar - como é,aliás,legítimo com tanta devoção à sua volta -,devia talvez preocupar-se um pouco.Por exemplo,a forma acrítica como a ministra da educação foi recebida em Espinho é um dos sinais de como as bases do aparelho partidário podem estar desligados da realidade do País. Será que já ninguém se lembra das megamanifestações de professores? Ou do alerta lançado por António Costa,que sublinhou a "ruptura afectiva" entre o PS e os professores?

É evidente que tudo isto pode ser justificado pela total ausência de elementos críticos neste congresso.Ou melhor,a crítica até passou por Espinho,mas optou pelo silêncio táctico.Manuel Alegre não foi ao congresso e os que foram,como Paulo Pedroso,João Soares,Ana Gomes,Vera Jardim ou o inexplicável António José Seguro,ficaram calados ou optaram pelo elogio,que se sabe falso,ou pela aceitação,que se sabe hipócrita,de lugares na nomenclatura socialista.

A forma acéfala como se avaliou o desempenho do Governo,mesmo num ano de eleições,é uma ameaça real a qualquer partido.O congresso correu muito bem a Sócrates.Mais uma razão para alguma humildade,admitindo erros cometidos.Não são só as lágrimas que tornam um líder humano - como têm provado exemplos recentes do outro lado do Atlântico.E quem ignora os sinais que vêm da sociedade,mais cedo ou mais tarde,acaba por pagar uma factura elevada.
"Diário de Notícias,de 2/3/09"

Anónimo disse...

Em análise notícias sobre arquivamento de inquérito a Mesquita Machado

As notícias sobre um inquérito recentemente arquivado ao presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, e a vereadores e técnicos da autarquia, por suspeitas de enriquecimento ilegal, são analisadas pelo Conselho Superior do Ministério Público, esta segunda-feira.

(Jornal de Notícia, 02-03-09)

Anónimo disse...

«Câmara Municipal promove Reflexão sobre o Têxtil

Dia 3 de Março - 21h00 - Casa da Botica

Atenta à conjuntura nacional e internacional e consciente da importância da Indústria Têxtil na economia deste Concelho, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso irá promover uma Reflexão Pública sobre os Têxteis, que reunirá especialistas do Sector e que decorrerá no próximo dia 3 de Março, no Auditório da Casa da Botica, na Vila da Póvoa de Lanhoso, a partir das 21h00.

Para além de apresentar um retrato do Têxtil no Município Povoense, esta iniciativa será uma oportunidade para dar a conhecer aos senhores empresários e a outros empreendedores caminhos e possibilidades de apoios provenientes dos Fundos Comunitários.

Freire de Sousa, professor universitário e especialista em internacionalização de empresas, é um dos oradores, que juntamente com outras figuras ligadas à temática, estarão nesta Reflexão, que contará também com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista. Manuel Teixeira, director-geral do CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, é outro dos convidados.»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

«Rallye Torrié explicado aos mais jovens

Dia 6 de Março -10h30/12h30- Póvoa de Lanhoso

No próximo dia 6 de Março de manhã, a organização do Rallye Torrié, que se realiza a 7 e 8 de Março na Póvoa de Lanhoso e em Vieira do Minho, promove uma acção de Prevenção Rodoviária, na Vila Povoense, junto de alunos de escolas do primeiro e segundo ciclos de ensino do Concelho. “Pretende-se que, sendo esta a primeira prova a contar para o Campeonato Nacional de Ralis, este não se reduza às vertentes desportiva e turística. Queremos aproveitar esta oportunidade para aliar uma vertente pedagógica, no âmbito da prevenção e segurança rodoviária”, refere a Vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca. Os Municípios Povoense e de Vieira do Minho associam-se ao Targa Clube para levar o Rallye Torrié para a estrada.

Esta actividade vai ter a presença de carros de corrida e respectivos pilotos, como Bruno Magalhães, vencedor do Rallye Torrié em 2008 e campeão nacional de ralis. Dar a conhecer aos mais jovens as especificidades de cada tipo de condução, bem como equipamentos de segurança e viaturas são alguns dos objectivos desta acção de divulgação do Rallye Torrié. “Queremos alertar as crianças para as diferenças que existem quando se compete desportivamente e se atingem maiores velocidades, em termos de segurança, quer das viaturas quer dos próprios pilotos e até do público. Para tal é necessário que as crianças possam constatar in loco estas diferenças e possam questionar os pilotos sobre as mesmas”.

A organização do Rallye Torrié, que sairá para a estrada com 27 equipas inscritas à partida, já envolve uma grande equipa coordenada no terreno, mas faltava-lhe uma vertente pedagógica. “Outro objectivo deste evento é envolver toda a comunidade. Ele já envolve as Associações locais, os escuteiros, os funcionários, voluntários em nome individual, Bombeiros, GNR, Cruz Vermelha da Póvoa de Lanhoso e de Serafão e comerciantes da Vila. Só faltava a comunidade educativa”, nota Gabriela Fonseca.

Esta acção de Prevenção Rodoviária, que se realiza no dia 6 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, na Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila da Póvoa de Lanhoso, tem ainda a particularidade de ser transmitida em directo para o programa “Praça da Alegria” da RTP 1. Por ser a primeira vez que se realiza e porque a organização entendeu que o público-alvo deveria ser alunos do 1º e 2º ciclos, para evitar transportes, esta acção desenvolver-se-á com as crianças da EB1 da Vila e da EB2,3 Prof. Gonçalo Sampaio.»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Assunto: Fwd: AOS POUCOS ELES VÃO APARECENDO - "Depósitos milionários nas contas do autarca" - C.M.BRAGA






Eles comem tudo !!!! Eles comem tudo e não deixam nada !!!!!!!!!! Vampiros !!!







AOS POUCOS ELES VÃO APARECENDO - "Depósitos milionários nas contas do autarca" - C.M.BRAGA




14 Fevereiro 2009
34 contas: Dois milhões e meio em dez anos
Depósitos milionários nas contas do autarca
Correio da Manhã

Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga há 32 anos, tem uma considerável fortuna pessoal e o seu 'olho' para o negócio parece ter passado para a família. Cláudia, Francisco e Ana Catarina, agora com 38, 35 e 31 anos, apresentam níveis de vida faustosos, bastante superiores ao rendimento que declaravam.
A análise exaustiva às suas contas foi feita pela Polícia Judiciária do Porto, após denúncia do vereador do PP em finais de 1999, que levou a que fossem passadas a pente-fino 10 anos da vida bancária do autarca. Nas 34 contas que o presidente da câmara, a mulher e os filhos titulavam foram depositados mais de dois milhões e meio de euros. De onde veio parte desse dinheiro é uma incógnita já que, todos somados, os rendimentos declarados pouco ultrapassaram o milhão e meio.
No entanto, até 1996, ano em que os filhos ainda não apresentavam declarações de rendimentos autonomamente, a família Mesquita Machado parecia viver de uma forma mais comedida. Mesquita auferiu rendimentos brutos, nesse ano, de 60 mil euros e a mulher apenas 7500.
Pedro e Cláudia, casados em 1997 (o genro é administrador-delegado de uma empresa multimunicipal) vieram dar um novo desafogo à família. Em 1998, declararam mais do que o pai e a mãe de Cláudia.
É, no entanto, Francisco - após a compra do café Astória e do negócio da loja comprada à Bragaparques e posteriormente arrendada à câmara - que catapulta a família Machado para outros voos. Logo no primeiro ano de rendimento, Francisco declara lucros de 300 mil euros.
As contas da família Machado mostram ainda vários depósitos em cheques, alguns de empreiteiros que trabalhavam no concelho. Inquiridos, todos os elementos da família deram explicações. Por exemplo, os dois cheques pré-datados de 10 mil euros entrados na conta de Cláudia e titulados por um dos donos da Bragaparques, Domingos Névoa, foram uma prenda de casamento; um cheque de cinco mil euros de Salvador, presidente do Braga, foi igualmente uma prenda de casamento; outros cheques serviam também para pagar dívidas que terceiros tinham contraído mas que aqueles não guardavam documentos porque avançaram com o dinheiro em momentos difíceis da vida dos amigos.
As explicações para as transferências são as mais variadas. Pedro Machado diz, por exemplo, que transferia dinheiro para a conta do pai porque aquele lhe ficara a dever. E quando o fluxo é inverso devia-se ao facto de os pais precisarem, eles próprios, de ajuda económica.
Outra particularidade: embora não apresentasse rendimentos muito elevados, Mesquita Machado e a família sempre revelaram grandes cuidados com as poupanças. Antes de os filhos serem autónomos, o presidente da câmara chegava mesmo a depositar 1/5 do que auferia em contas-poupança.
Mesmo assim um gosto especial é comum à família. São proprietários de boas viaturas (apenas Mesquita Machado não tem um único carro em seu nome) e donos de várias casas, em Braga e no Algarve. A PJ não conseguiu fazer o levantamento das embarcações, por falta de resposta das capitanias.
INVESTIGAÇÃO DUROU 8 ANOS
Há anos que a fortuna de Mesquita Machado é alvo das mais diversas especulações. No entanto, a investigação nasce de uma entrevista de Miguel Brito, então vereador do CDS/PP na autarquia bracarense.
Em Setembro de 2000, um jornal regional publicou as declarações do vereador demissionário, que assumia a pasta das Actividades Económicas. Directamente, disse que muitos funcionários camarários apresentavam sinais de riqueza incompatíveis com os salários que auferiam. As insinuações estendiam--se a Mesquita Machado e deram origem a uma investigação da Polícia Judiciária do Porto. Oito anos depois, em Novembro de 2008, após centenas de diligências e milhares de documentos reunidos, o procurador do Ministério Público de Braga arquivou o processo, por entender que 'não se consegue afirmar que foi este ou aquele quem corrompeu e determinar quem foi corrompido, ou sequer se terá havido corrupção'.
No documento a que o CM teve acesso, redigido um mês após Domingos Névoa e Mesquita Machado terem prestado declarações na PJ de Braga, o magistrado José Lemos entende que não se retira 'dos autos qualquer base probatória suficientemente consistente, susceptível de sustentar a dedução de acusação contra quem quer que seja'. Mais: o despacho sublinha que 'do confronto das declarações dos vários intervenientes inquiridos não resultam contradições relativamente à matéria analisada'.
Contactado pelo CM, Mesquita Machado não quis prestar quaisquer declarações.
PRÉDIO EMBLEMÁTICO COM PREÇO DE SALDO
José Veloso é um empreiteiro bracarense que, a ver pelo exemplo do café Astória, não terá grande aptidão para o negócio. Proprietário, em 2000, do edifício onde se encontra instalado o histórico estabelecimento de Braga, Veloso decide vender o prédio a Francisco Miguel Machado, por 400 mil euros, quando o filho do presidente tinha apenas 27 anos.
Apesar de em 1999 ter declarado ao Fisco o rendimento líquido anual de 14 500 euros, o filho do edil Mesquita Machado compromete-se a pagar em 10 anos a posse do café Astória, composto por cave, rés-do-chão e dois andares, reservados a comércio e habitação.
Para melhorar o cenário, José Veloso não especificava qualquer prazo para o pagamento mensal. Segundo o depoimento de Francisco à PJ, 'pagava quando tinha disponibilidade financeira'.
Foi o primeiro negócio da China para o filho de Mesquita Machado. Que em 1999 declarava 14 500 euros ao Fisco e depois da compra do prédio do café Astória - situado na Praça da Arcada, no centro da cidade de Braga - passou a receber a quantia anual de 300 mil euros líquidos. O que significava que em apenas um ano quase conseguira amortizar a dívida.
CÂMARA PAGA RENDA A FRANCISCO
A 20 de Outubro de 2000, Francisco Machado compra à Bragaparques uma loja de 75 m², situada na praça Conde de Agrolongo, terreno que inicialmente pertencia à Câmara de Braga. Em poucos meses, o estabelecimento de Francisco acaba arrendado à autarquia liderada pelo pai, Mesquita Machado.
No negócio, a Bragaparques pediu ao filho do edil bracarense cerca de 110 mil euros pelo espaço. Valor que fica aquém dos preços exigidos pela empresa a outros interessados, que tiveram de desembolsar algo como 150 mil euros por lojas com as mesmas características.
Justificando a decisão com a falta de lucro do bar que havia instalado, Francisco Machado parte, em Julho de 2001, para o arrendamento do estabelecimento, contando à PJ que, à altura, foram vários os interessados. Acabou por ceder os direitos à Câmara de Braga.
A autarquia entendeu instalar na loja o Espaço Internet, que ainda hoje funciona, pagando a Francisco Machado prestações mensais de 1200 euros.
PORMENORES
'MAU NEGÓCIO'
Ouvido pela Polícia Judiciária do Porto, José Veloso acabou por admitir ter-se tratado de 'um mau negócio' por ter vendido o prédio pelo mesmo preço que o havia adquirido quatro anos antes, então numa transacção judicial.
EXCLUSIVO COM NABEIRO
Assim que comprou o Astória, Machado rubricou um contrato de exclusividade com a Delta Cafés, de Rui Nabeiro. A Delta pagou 40 mil euros, e depois 25 mil, para melhoria de serviço, a serem devolvidos em prestações mensais de mil euros por Machado.
'AMO-TE BRAGA'
Em finais de 2004, Miguel Machado cede o Astória à exploração. Pedro Miguel Ramos ficou com o espaço e abriu o 'Amo-te Braga'. Contudo, o negócio viria a fechar, por falta de lucro, e a histórica casa voltou à denominação original.
PJ PASSA CONTAS E BENS A PENTE-FINO
PAI - Francisco Mesquita Machado Tem 62 anos e há 32 que lidera a Câmara de Braga. Foi dirigente do Sp. de Braga.
MÃE - Ana Maria Mesquita Machado Tem 61 anos e é sócia com o marido de uma Sociedade Agrícola em Vila Verde.
FILHA - Cláudia Susana Mesquita Machado Tem 38 anos e é proprietária de duas casas: em Braga e Quarteira.
FILHA - Ana Catarina Mesquita Machado Tem 31 anos e comprou a Farmácia Coelho - um negócio investigado.
GENRO - Pedro Machado É administrador delegado de uma empresa multi-municipal.
FILHO - Francisco Miguel Mesquita Machado Tem 35 anos, foi dono do café Astória e arrendou uma loja à CMB.
RENDIMENTOS DECLARADOS E MOVIMENTADOS PELO CASAL E FAMÍLIA (EUROS)
MESQUITA MACHADO E A MULHER
1993
Rendimento declarado: 42 500 (bruto)
Movimentos bancários: 75 750
1994
Rendimento declarado: 44 000 (bruto)
Movimentos bancários: 73 000
1995
Rendimento declarado: 46 000 (bruto)
Movimentos bancários: 64 500
1996
Rendimento declarado: 50 000 (bruto)
Movimentos bancários: 60 000
CLÁUDIA
Rendimento declarado: 6500 (bruto)
1997
Rendimento declarado: 51 000 (bruto)
PEDRO MACHADO E CLÁUDIA
Rendimento declarado: 58 500
Movimentos bancários: 165 000
1998
Rendimento declarado: 53 500 (bruto)
PEDRO MACHADO E CLÁUDIA
Rendimento declarado: 60 000
Movimentos bancários: 230 000
1999
Rendimento declarado: 40 000 (líquido)
PEDRO MACHADO E CLÁUDIA
Rendimento declarado: 42 500 (líquido)
FRANCISCO
Rendimento declarado: 14 500 (líquido)
Movimentos bancários: 200 000
2000
Rendimento declarado: 46 000 (líquido)
PEDRO MACHADO E CLÁUDIA
Rendimento declarado: 59 000 (líquido)
FRANCISCO
Rendimento declarado: 300 000 (líquido)
Movimentos bancários: 782 500
2001
Rendimento declarado: 53.000 (líquido)
PEDRO MACHADO E CLÁUDIA
Rendimento declarado: 55 409 (líquido)
FRANCISCO
Rendimento declarado: 219 000 (líquido)
ANA CATARINA
Rendimento declarado: 2600 (líquido)
Movimentos bancários: 695 480
2002
Rendimento declarado: 51 400 (líquido)
PEDRO MACHADO E CLÁUDIA
Rendimento declarado: 99 300 (líquido)
FRANCISCO
Rendimento declarado: 262 000 (líquido)
ANA CATARINA
Rendimento declarado: 2600 (líquido)
Movimentos bancários: 603 000
LEVANTAMENTO DO PATRIMÓNIO FEITO PELA JUDICIÁRIA
CARROS: LEVANTAMENTO DO PATRIMÓNIO AUTOMÓVEL FEITO EM 2001.
CLÁUDIA
BMW 3-25 I Cabriolet - 1995
Mercedes Benz ML 270 CDI - 2000
FRANCISCO MIGUEL
BMW 346 L - 2000
Opel Corsa C Van - 2001
Mercedes Benz S320 - 1999
Carros em nome da Sociedade Agrícola da Quinta de Salgueiro de ANA MAARIA
Renault Clio - 1999
Mercedes Benz C250 - 1998
Fiat Tractor 50 66 - 1989
BMW 318 TDS - 1995
PROPRIEDADES
ANA MARIA- Mora na rua de Bernardino Machado, 7. Outro prédio urbano em Braga.
CLÁUDIA (nascida em 1970) - Uma casa em Braga e uma em Quarteira.
FRANCISCO MIGUEL (nascido em 1973) - Duas casas em Braga e uma em Quarteira. Faz a primeira declaração de impostos em 1999 e declara 14 500 euros. No início do ano seguinte, compra o café Astória por 400 mil euros, para serem pagos em dez anos.
ANA CATARINA (nascida em 1977) - Compra por 450 mil euros a farmácia Coelho, na praça do Município, mais dois andares com lojas e águas-furtadas na mesma rua, entradas 65/66/67. Tem ainda em seu nome um escritório na rua Conselheiro Lobato, em Braga. Na compra da farmácia, Ana Catarina paga 150 mil euros a pronto.

Liliana Rodrigues / Sérgio Pereira Cardoso / Tânia Laranjo

O PGR não se preocupa com estas notícias ? E o Governo PS não actua por ser um seu filiado ?

Anónimo disse...

«Pilotos testaram “Super Especial Maria da Fonte”

Debaixo do olhar atento de uma interessante moldura humana, os motores aceleraram no passado sábado, 28 de Fevereiro, durante a apresentação e teste da Super Especial "Póvoa de Lanhoso - Maria da Fonte", que fará parte do Rallye Torrié 2009 (dias 7 e 8 de Março, na Póvoa de Lanhoso e em Vieira do Minho).

A Super Especial "Póvoa de Lanhoso - Maria da Fonte" é uma das novidades deste ano do Rallye Torrié e irá colocar simultaneamente em prova duas viaturas num circuito em terra batida totalmente construído para este efeito. Para testar aquela pista, alguns pilotos estiveram no Parque do Pontido, sendo que alguns convidados também puderam mesmo experimentar a sensação de serem co-pilotos. A volta inaugural foi realizada pelo conhecido piloto Povoense, Luís Veloso. O Senhor Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, também pôde acompanhar um dos pilotos. Estes testes serviram para identificar a necessidade de realizar ajustes pontuais ao longo do traçado, que tem 1,10 km.

Já em contagem decrescente para o Rallye Torrié, organizado pelo Targa Clube com a colaboração dos Municípios da Póvoa de Lanhoso e de Vieira do Minho, a prova inaugural do Campeonato Nacional de Ralis terá mais uma acção de divulgação, na próxima sexta-feira, dia 6 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, no coração da Vila Povoense. Trata-se de uma actividade ligada à Prevenção Rodoviária, direccionada para público estudantil, que permitirá aos mais novos conhecer todas as especificidades deste tipo de competição.»

Fonte: GI/CMPL