domingo, 6 de dezembro de 2009

ARY SEMPRE




«As palavras com que alentou a Revolução e denunciou as manobras reaccionárias que a quiseram desde logo abafar, o entusiasmo e o acerto com que sublinhou as vitórias e alertou para os perigos, o coração e a razão que presidiram à criação de uma poesia que não se ficava pelas páginas dos livros nem pela gravação dos sons e das imagens mas logo saltaram para as ruas do País e para as vozes amplificadoras dos revolucionários de Abril, perduram na memória dos mais velhos e estão destinadas a alcançar e permanecer nas consciências dos jovens que hoje constroem o futuro»

5 comentários:

A BANDEIRA COMUNISTA disse...

Foi como se não bastasse
tudo quanto nos fizeram
como se não lhes chegasse
todo o sangue que beberam
como se o ódio fartasse
apenas os que sofreram
como se a luta de classe
não fosse dos que a moveram.
Foi como se as mãos partidas
ou as unhas arrancadas
fossem outras tantas vidas
outra vez incendiadas.

À voz de anticomunista
o patrão surgiu de novo
e com a miséria à vista
tentou dividir o povo.
E falou à multidão
tal como estava previsto
usando sem ter razão
a falsa ideia de Cristo.
Pois quando o povo é cristão
também luta a nosso lado
nós repartimos o pão
não temos o pão guardado.
Por isso quando os burgueses
nos quiserem destruir
encontram os portugueses
que souberam resistir.

E a cada novo assalto
cada escalada fascista
subirá sempre mais alto
a bandeira comunista.


José Carlos Ary dos Santos

Anónimo disse...

O PRIMEIRO PRESIDENTE INDÍGENA DA BOLÍVIA REELEITO PELA 3º VEZ!

Foi mais uma vitória de um povo que quer implementar na Bolívia uma sociedade socialista,num país rico em petróleo e noutras riquezas naturais.

Só falta é uma mudança em Portugal,o 25 de Abril foi um "arranjo de vida" para muitos bem instalados na vida e por essa razão pouco ou nada mudou,hoje está tudo nas mesmas mãos daqueles que exploraram e sacrificaram o povo português e que,com ditadura ou democracia,continuam a mandar neste país a seu belo prazer sem dar "cavaco" a ninguém.

EVO MORALES,muito popular entre os pobres e muito criticado pela classe empresarial,diz tudo da sua acção política.

Felizmente há povos que querem ser governados por alguém do povo e que trabalham em prol dele.Pela sua honestidade e por estar sempre ao lado dos trabalhadores e do povo,EVO MORALES é um símbolo nacional e quer que o seu povo recolha o benefício das riquezas do país a todos os níveis.Esta é a grande diferença entre os bolivianos e os portugueses,estes insistem,há 35 anos,em dar de comer aos "cães grandes".FACE OCULTA,FREEPORT,CASA PIA,MODERNA,etc,etc,etc,um rol interminável de casos de corrupção, de enriquecimento ilícito e de tráfico de influências...

Ao povo português,o melhor conselho que se pode dar é abdicarem de ir um dia de vez enquando ao "Café",ao "Futebol" e irem a uma biblioteca ou então optarem por consultar na internet,através do Magalhães,a história de Portugal e de outros povos e informarem-se sobre o capitalismo selvagem que tem devorado a riqueza dos recursos naturais dos povos e os tem atirado para a fome e a miséria.Portugal com o desemprego a crescer dia a dia,já está nos 10,2%,com os focos de miséria e de fome que se espalham pelo país das quais as grandes vítimas são os desempregados e as camadas mais débeis da população,de que estão à espera para,duma vez por todas,saber votar nos seus interesses de classe?!Assim sofremos todos e "numa casa onde não há pão,todos ralham e ninguém tem razão",porque a responsabilidade é dos governos PS e PSD que nos têm desgovernado e tudo quanto é lucrativo vai parar ás mãos dos "cães de fila" que eles protegem e defendem há 35 anos,é muito tempo para o povo não querer compreender estes fenómenos preparados à lupa para nos prejudicar.Abram os olhos e não tenham medo,lutem para mudar este país da podridão e da roubalheira,está na hora!!!!!!!!!!!

Ary dos Santos,grande poeta e militante comunista que nos legou uma obra de inegável valor cultural e político,tinha razão quando dizia que só o povo unido poderia derrotar a "corja de miliantes do capital organizados sobre a bandeira do fascismo",isto é verdade passados tantos anos,o povo ainda não deu por ela?Santo Deus,óh Cristo anda cá baixo ver isto,suplicamos-te,anda e derrota-os!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nadi@ disse...

Ary é uma das figuras fundamentais que pela sua rebeldia, nunca recearam pisar o risco, nunca tiveram medo de ser mal comportados e que fizeram das palavras, armas vivas contra o conformismo mole.
Vivemos hoje no nosso país mergulhados nesta modorra e sentimos a falta de algumas dessas personalidades. Falta-nos desassombro e inquietude, mesmo que o resultado seja inconsequente.
Sendo ateia não acredito em céus ou infernos. Se acreditasse, teria um imenso gozo em imaginar um encontro virtual, num sítio desses, entre Natália Correia, Ary dos Santos, Mário Viegas, Luiz Pacheco e Cesariny, juntos, olhando cá para baixo, gozando com o triste estado a que chegámos.

CDU é ignorada nos Jornais Povoenses... disse...

O Sr. Carvalho foi ao púlpito "preocupado" com a publicações das Assembleias Municipais na imprensa local. Nomeadamente, percebemos isso, com a dificuldade do «Terras de Lanhoso», com data de quarta, mas lançado para as rotativas nas noites de segunda, em "noticiar" as AMs.

Uma FALTA QUESTÃO do Sr. Carvalho. Assim sendo, a CDU como não tem assento na AM não se poderia pronunciar sobre nada...

A CDU apesar de não estar na AM tem todo o direito de se pronunciar nos jornais povoenses.

Muita coisa tem de mudar nos jornais povoenses, porque as últimas edições de Maria da Fonte e Terras de Lanhoso deixaram a desejar...

Pedro Vale disse...

"PODEM CORTAR MEU CORPO À CHICOTADA,PODEM CALAR MEU GRITO ENROUQUECIDO QUE, PARA VIVER DE ALMA AJOELHADA, VALE BEM MAIS MORRER DE ROSTO ERGUIDO"

ARY DOS SANTOS SEMPRE;)