Vai dura a guerra dos barões do PSD pelo poder no partido. Há dias F. P. Balsemão, «militante número um» e patrão dos média dominantes, veio dizer que o PSD, por este caminho, estava à beira do «suicídio». Este fim-de-semana, após a prestação do líder parlamentar e de estar à vista um OE acordado entre PS e PSD, o mesmo bilionário, num jantar da Quinta da Marinha, veio rectificar o tiro - afinal, o PSD está «vivo» e recomenda-se. Mas logo L.F.Menezes fez saber que «o PSD está muito doente».
São pelo menos 10(!) os pré-candidatos na corrida a presidente do PSD: P.Coelho, o único que se assume há muito; A.Branco, à bolina da AR; M.R.Sousa, à espera da «vaga de fundo» que não aparece; P.Rangel, R.Rio e M.Sarmento, à «coca» da oportunidade, mas receosos de avançar cedo de mais; P.S.Lopes, M.Mendes, L.F.Menezes e mesmo M.F.Leite que não desdenhariam uma nova oportunidade.
Os pré candidatos não se entendem - directas ou congresso antecipado? «Intransigência negocial» QB ou «consenso fácil» com Sócrates? Voto a favor de um OE PS/PSD de inspiração presidencial, ou apenas abstenção que o viabilize mas marque distâncias, por não se ir mais longe nas políticas de direita(?) - por exemplo, até ao corte dos salários, como defende M.Frasquilho.
Facto é que a guerra dos barões do PSD está ainda mais inconclusiva, depois do grande capital e o PR Cavaco Silva terem tornado ainda mais imperativa a exigência de que PS e PSD se ponham de acordo, empurrando a putativa crise política – e a janela de oportunidade eleitoral do PSD - lá para 2011.
Facto é que as dificuldades actuais do PSD vêm de 2005, quando o PS lhe sacou de novo as clientelas e passou a fazer de forma mais eficaz a mesma política de direita. E a única esperança do PSD é o «rotativismo» e que o poder lhe caia, um dia, no regaço por esgotamento do PS, para poder então assumir o comando da continuidade da mesma política de direita. Basta esperar por esse dia. Bate, bate, coração(!).
E igualmente facto é que o PSD - como bem se viu na recente cena de ciúmes com o CDS, por «amor» ao PS - é tão responsável como o Governo de Sócrates, por acção e omissão, pela desgraçada situação em que hoje vivemos. E, com mais ou menos teatralidade, vão todos continuar juntinhos – PS, PSD e CDS – no essencial das políticas de direita. E por isso serão denunciados e combatidos, sem hesitações, pelos comunistas, os trabalhadores e o povo.
39 comentários:
Tudo isso acontece porque no PSD, ao contrário do PCP, há democracia interna e os militantes podem candidatar-se livremente e lutar pelo voto dos outros militantes. Infelizmente nem todos os partidos se podem gabar do mesmo. Preferem os líderes indicados pelo comité central que, normalmente, se eternizam no poder. Democracias...
Talvez o povoense que faz o primeiro comentário, ainda seja daqueles para quem a democracia significa discórdia... Do tipo: eu tenho a minha opinião e tenho direito a ela quer seja lógica e sirva a si e aos outros, ou estúpida que o valha e só sirva a si proprio. No PCP procuramos o melhor caminho entre as opiniões e temos uma matriz guia a que chamamos ideologia, palavra e conceito que os Sociais Democratas deixaram de conhecer desde tempos, talvez de Sá Carneiro. Não desfazendo parece que a democracia que procuram é aquela que aqui e ali vai servindo cada um à sua maneira, como será a caso do dito senhor. Enfim o que tem trazido este pais ao estado em que está... Social Democracias...
Para os profectas da democracia interna(PSD),sempre em guerra pelo "tachos" e pelo poder e dos jeitos que têm dado à banca durante estes longos anos,juntamente com o PS,para esta "roubalheira ao Estado,leiam:
Banca paga menos 1500 milhões de euros de impostos
O Estado deixou de arrecadar 1500 milhões de euros por não fazer a banca cumprir a taxa efectiva de imposto.Feitas as contas entre 2005 e 2009,a banca amealhou mais de 2400 milhões de euros de lucros porque terá pago uma taxa efectiva de imposto inferior à legal e terá reduzido as remunerações dos trabalhadores em percentagem do produto bancário.
(Jornal Económico de 15/01/2009)
Ao Ignorâncias apenas quero dizer que, apesar de todo o palavreado, não contesta uma única das minhas afirmações. Faz suposições (nenhuma delas verdadeira),atira para o ar, ao jeito "a ver se pega", mas contrariar o que escrevi, nada...
Ao anónimo seguinte apetece perguntar: o que fazem os deputados da CDU na A.R.? Será que passam o tempo a dormir em vez de fiscalizar o governo? Repare que eu até sou dos que pensam que os deputados da CDU são dos mais trabalhadores e eficientes, mas as suas afirmações fazem-me pensar que, afinal, eles estão coniventes com a (má) situação do país. Nem sequer fiscalizam a cobrança dos impostos...Será que também são financiados pela banca? Fico a pensar...
camaradas, continuam as ignorâncias!
Os bons são eles (os outros)!
Santana Lopes já reuniu as assinaturas para convocar um congresso extraordinário do PSD para Março. O PSD, a continuar com este tipo de elenco político, dificilmente irá longe. Como antecipa o rei das previsões, o prof. Marcelo, o sucessor de Ferreira Leite é para durar 2 anitos.
A actual estrutura ideológica e política é a mesma hoje e, no caso do PS, por vezes com posições mais à direita que as do PSD. Mas nem sempre foi assim tão evidente. Ambos se deslocaram à direita desde a sua formação inicial. A contra-revolução de 75 juntou-os e foi Sá Carneiro quem se aconchegou a Soares. O bloco central confirmou as perspectivas promissoras da partilha inicial do aparelho do estado e das principais políticas. A partir daí alternaram-se no governo mas continuaram a fazer o mesmo, com resultados semelhantes, e com muitos, muitos mesmo, acordos tácitos aos mais diversos níveis.
Para o anónimo que diz que os deputados do PCP são os mais eficientes e trabalhadores no Parlamento,tem de juntar outra condição que é única no universo político nacional,são efectivamente os mais sérios e solidários com o povo português e não os enganam nas propostas que apresentam e votam no Parlamento,isto é indesmentível e demonstra a superioridade moral e política dos comunistas sobre todos os outros partidos.
Quanto aos bancos e ao não pagamento do IRC que lhe está fixado por lei,o PSD e o PS não podem assobiar para o ar porque têm sido os grandes responsáveis por estas excepções,o amigo esqueceu-se que o PCP luta há vários anos para lhe aplicarem as taxas devidas que qualquer empresa paga no âmbito fiscal,mas quando o PCP apresenta propostas de alteração o PSD e o PS votam contra,porque ao contrário do que diz quem deve ser financiado pela banca são os partidos do Bloco Central,não acha?!
Mas em relação ao OGE para 2010 e no que diz respeito à Justiça,o Governo PS prepara-se para dar de mão beijada aos grandes grupos privados a concessão da construção dos novos tribunais,dando em troca os melhores terrenos para a sua construção e pagando aos mesmos em 30 anos os referidos edifícios,só que ao fim do pagamento do investimento os terrenos e os edifícios ficam a ser pertença dos grupos privados,o que devemos chamar a isto?!Respondam com honestidade porque estão em jogo muitos milhões de euros e o povo português vive um período negro da sua história,por culpa de quem?!Obviamente dos partidos que têm governado Portugal de 1976 até 2010,não chega para provar quem é o responsável por estas situações?!
Vou terminar porque já não tenho paciência para discutir estas coisas,não sou ceguinho felizmente,vejo tudo com grande seriedade e só digo as verdades que é aquilo que os PSD's e PS's não querem ouvir nem reconhecer!!!
Boa noite e bom fim de semana para todos os bloguistas que participam com as suas opiniões para esclarecimento da verdade.
ÚLTIMA HORA
Santana Lopes vai ser condecorado com a Grã-cruz da ordem de Cristo,depois de ano e meio a ter reivindicado pelos préstimos que prestou ao país.
Cavaco Silva,que anda zangado com Santana desde que este foi primeiro-ministro,vai-lhe atribuir esta condecoração para ter o apoio dele à recandidatura ás presidenciais de 2011 e evitar assim que o "enfant terrivel" lhe faça mossas na sua campanha eleitoral.
É assim que isto funciona,sempre em função dos seus superiores interesses pessoais e não nacionais,o povo paga tudo isto muito bem pago,o resto é retórica palaciana.
ATAQUE ESPECULATIVO À DÍVIDA PORTUGUESA
Especuladores internacionais aproveitam fragilidade financeira do Estado Português para tentar ganhar milhões de euros.Subida do'spread'tem um forte impacto financeiro e daí a sua apetência pelos lucros fáceis de obter à custa da má governação do país.
Só para todos termos uma ideia da colossal dívida externa:o país paga 15 milhões de euros por dia,é muito dinheiro que também foi para os bolsos do grande capital económico e financeiro,como os últimos casos do BPN e BPP,foi assim que o país se afundou com esta ligação promíscua entre o poder político e o capital.
Depois disto tudo não sei quem é enganado,se os eleitores ou os propagandistas dos partidos do Bloco Central de direita,fico pasmado com esta inércia do povo mais desfavorecido que não quer crer que o país jamais melhorará com estes interlocutores,é só demagogia e mentiras,mais nada.
Terça – feira o Presidente da Republica vai condecorar Pedro Santana Lopes, que é o único governante que exerceu o cargo de Primeiro-Ministro e que ainda não foi agraciado. (Faz lembrar aqueles almoços de despedida aos que se vão reformar numa empresa e lhe oferecem uma salva de prata como memória desses anos). Merecem os nossos ex-primeiros-ministros esse agradecimento do nosso estado? Honestamente, à grande maioria, assentava-lhes bem melhor, umas orelhas de Burro e um cartaz a pedir desculpa pela porcaria que fizeram. Este era, sem dúvida, um deles.
AIMinho teme 12 % de desemprego
A comissão executiva da AIMinho receia mais dificuldades para as empresas e as famílias da região em 2010. O desemprego deve continua a subir e as restrições ao crédito também.
(Correio do Minho, 16 de Janeiro de 2009)
Sou um novato nestas andanças dos Blogues porque nunca me revi em certas rivalidades políticas,muitas vezes doentias,que nunca levaram a nada.Não sou simpatizante de nenhum partido político porque entendi sempre que na maior parte dos casos prometem tudo e mais alguma coisa e depois quando se apanham no "poleiro" não querem saber dos problemas da grande maioria das pessoas.
Em vez de servirem a causa pública,servem-se do poder para satisfação dos seus interesses pessoais e das suas famílias políticas.
De tão farto que estava de promessas,mentiras,de programas eleitorais deixei de votar.Perdi todo o interesse na políca e hoje sou um observador independente e livre nas análises que faço àcerca da actividade política.
Cada vez mais as pessoas vão-se apercebendo que os políticos que temos não merecem qualquer credibilidade,salvo algumas excepções que são visíveis pela forma como se posicionam no quadro político dos partidos.
Mas isto começa a ser uma espécie rara no panorama político europeu e mundial e se não foram tomadas medidas urgentes o mundo pode entrar em polvorosa.
No caso concreto de Portugal e perante a nova realidade política,o PS não tem maioria absoluta,o que é que se vê:todos os partidos querem ficar com o "rabo de fora" porque o país pelas más governações que tem tido ao longo destes anos não é neste momento sustentável e encontra-se numa situação muito preocupante;o agravamento do desemprego,o desiquilíbrio das contas públicas,o endividamento externo,o défice orçamental,a queda das exportações,o encerramento quase todos os meses de empresas e o despedimento de trabalhadores e é o CDS/PP que se propõe dar uma mão ao Governo PS para aprovar o orçamento de estado para 2010.É natural que Paulo Portas ao aceitar este negócio com o PS queira tirar dividendos políticos eleitorais à direita,nomeadamente em relação ao PSD,e vai ser badalado pelo PS como o partido que teve a coragem de patrioticamente ter aceite fazer este acordo.
De fora fica mais uma vez o PCP e o Bloco de Esquerda que por razões objectivamente políticas não concordam com a proposta de orçamento de estado a apresentar pelo Governo PS.
Não sei se quer um quer outro esgotaram todas as possibilidades de um eventual acordo que viavilizasse a aprovação do OGE.O que sei é que mais uma vez o país e os trabalhadores vão ser prejudicados e a política que vai continuar a ser seguida não vai diferir daquela que tem sido praticada e todos vamos perder,relativamente a isto penso não haver dúvidas.
Finalizo o meu comentário,dizendo que não auguro nada de bom para o meu país e que a superação desta grave crise vai ser extremamente difícil,porque cada um puxa para o seu lado e sem entendimentos patrióticos que seriam desejáveis o país cada dia que passa fica mais pobre e a grande maioria do povo vai ver as suas condições de vida fortemente atingidas.
Já viram como este executivo está a dar a banhada ao nosso Maria Balaio. Isto que fazem é sujeira.
Caros camaradas...temos que cada vez mais nos alertar para o facto de que nos, os COMUNISTAS, fazemos febre a muita gente. Talvez por sermos realmente aquele partido que faz a diferença em Portugal, neste país onde esses senhores do grande capital, se julgam na autoridade de questionar e de criticar o nosso partido, que por sua vez tenta limpar a sugidade, de mais de 30 anos de politicas de direita. O PCP nunca compactuara como todas essas atrocidades que flagelam o nosso povo cada vez mais. Quero tambem dizer, que o nosso partido funcionara sempre com base nas massas, aquelas que defendemos incondicionalmente, num caminho para um futuro melhor.
Ao anomino que questiona a democracia no nosso partido, gostaria de o remeter para o seguinte facto.
Estive presente na ultima A.M, onde ouvi um certo comentario de uma deputada do seu partido "democrata" referente ao casamento entre homosexuais. Se fechasse os olhos e nao visse quem estava a falar, afirmaria que talvez fosse um salazar disfarçado ou entao um paulo machado (lider do movimento nazi em Portugal).Questionando a seriedade dos homosexuais, a deputada "laranjinha", foi infeliz em tudo o que disse, discriminando aqueles que tem uma orientaçao sexual diferente, alegando o direito de uma familia, e a noçao da mesma. O que é certo, pela brutalidade do seu discurso, é que se um familiar seguisse uma orientaçao sexual diferente, seria certamente excluido do seu seio familiar, esquecendo assim a noçao de familia referida pela deputada povoense. Por outro lado, faz referencia a sua religiao, que por acaso tem como citaçao "quem nunca errou que atire a primeira pedra", e da forma que a deputada se dirigiu a este tema, certamente deve ser a mulher perfeita, pois tudo o que fez foi atirar pedras de descriminaçao. Agora eu pergunto a esse sr anonimo...Chama a isto democracia? Caro amigo do grande capital, nao venha dar liçoes de moral de democracia, aqueles que por ela lutam diariamente! O PCP nao compactuara com essas vozes de arrogancia e altruistas!
A vos, Camaradas, vai mais uma palavra de força para a nossa luta diária, o futuro esta proximo, e vai sorrir as classes desfavorecidas e o nosso lugar tem que ser mesmo ao lado dessas classes, ignorando essas vozes de papagaios que , cada vez mais, lhe vem cair as penas.
"ISTO VAI CAMARADAS, ISTO VAI"
Saudaçoes Vermelhas
"Pátria o Muerte"
Com todo o fervor revolucionário:
Pedro Vale
ACORDO QUASE À VISTA ENTRE CDS/PP E O GOVERNO SOBRE O OGE PARA 2010
O CDS/PP e o Governo estão próximos de chegar a um acordo sobre a viabilização do OGE para 2010,que será entregue até dia 26 na AR.
No bom caminho estão as negociações em torno do Pagamento Especial por Conta(PEC) e o reembolso mais rápido do IVA.
Em divergência está a exigência do CDS em aumentar entre 10 euros as pensões mínimas e o desconto fiscal no IRS.
Esta exigência implicará o corte entre 15% a 20% do Rendimento Social de Inserção-RSI(cerca de 100 milhões de euros)e a sua aplicação no aumento das pensões.Outra questão é a das tabelas de retenção de IRS para a classe média e média-baixa,tal como a Agricultura e a Segurança.
CIRURGIAS: Quer um acordo social com as Mirericórdias para a utilização dos seus 14 hospitais no combate às listas de espera.O objectivo é conseguir mais de 30 mil cirurgias/ano.
SEGURANÇA: O CDS quer mais policiamento nas ruas,em particular,nos concelhos em que a criminalidade é maior.
(Correio da Manhã,18/01/2010)
BRAGA:Gestão revolta utentes
"JÁ CORTAM NA COMIDA"
Nova Administração do Hospital de São Marcos raciona refeições dos doentes.
O ano começou com novas e rigorosas medidas no Hospital de São Marcos,por parte do Grupo Mello Saúde,que gere a unidade desde Setembro.O lema á apertar o cinto,e reflecte-se até na comida que é servida aos utentes que fazem tratamento diário,e que estão revoltados.
"O almoço contemplava uma sopa,um pão,um iogurte e uma garrafa de água,mas não em simultâneo.Se quisermos a sopa e o iogurte já não nos dão o pão",contou ao CM um doente que frequenta o hospital de dia e que não quer ser identificado."Isto é uma vergonha.Já cortam na comida.Quem está na sala de espera é mais bem tratado pelas senhoras da Cruz Vermelha",diz.
O CM sabe que nos serviços em que os doentes fazem tratamentos diários,não dormindo no hospital,as auxiliares estão proibidas de oferecer chá ou café com um pacote de bolachas a meio da manhã - e os tratamentos duram horas.Existe um kit de emergência,um pacote de bolachas e um bebida,que só pode ser usado em casos urgentes.A utilização tem de ser justificada por escrito.O Correio da Manhã tentou falar com a administração do hospital,mas sem sucesso.
(Correio da Manhã,18/01/2010)
Ao que chegou o SNS com estes "parasitas dos Mellos" a administrar um Hospital público.De banqueiros exploradores e responsáveis também pela situação do país,estão agora a querer impor aos doentes situações de fome numa Instituição que deve pugnar por tratar bem todos aqueles que por lá passam,seja em internamentos seja em tratamentos diários.
O despudor deste Governo PS/Sócrates já chegou aos Hospitais e a continuar assim aonde irá chegar?!
Isto é defender o Serviço Nacional de Saúde e os direitos de quem descontou uma vida?! Não é não senhor,é mais uma violenta sacanisse destes energúmenos que nos governam e que,para tentarem destruir os partidos de esquerda,preferem negociar com os partidos de direita dando-lhes algumas benesses para contentar o povo mas que não chegam para nada.A verdadeira mudança não a querem discutir com o PCP,porque preferem continuar colados ao grande capital económico e financeiro,esta é que é a verdade.Não é com esmolas que o problema do povo português é resolvido,é com medidas excepcionais de combate ao desemprego,à fome,à miséria,é no combate contra a corrupção,com impostos sobre as grandes fortunas e no controle sobre a fuga maciça de fortunas colossais para os "off-shores" das ilhas paradisíacas que o governador do Banco de Portugal não vê e facilita.É também obrigar a banca a pagar o IRC que as empresas pagam e à nossa custa ter lucros fabulosos.
O PS será sempre lembrado como o partido do grande capital que destruiu tudo que a Revolução de Abril deu ao povo português e que assumiu sempre o poder para implemetar políticas de direita contra os trabalhadores.
Não foram estes neo-nazis dos Mellos que deram de prejuízo milhões de euros no Hospital Amadora-Sintra? Para onde foi o dinheiro e o processo que lhes foi movido?
Quem souber que me responda,mas posso adiantar que a atribuição da gestão foi feita pelo "católico-opuz-dei" António Guterres,amigo de longa data de Jardim Gonçalves e dos restantes banqueiros.O seu "delfim" aprendeu bem com as facilidades e benesses do seu anterior chefe de fila,portanto tem os mesmos livres do liberalismo económico.
Segundo li no Jornal "Maria da Fonte" a última Assembleia Municipal foi pródiga em ataques constantes entre o PS e o PSD,e o Presidente da Assembleia Municipal,Humberto Carneiro,mais uma vez utilizou uma linguagem grotesca,arrogante e imprópria de uma pessoa que se diz democrata.Afinal as Assembleias Municipais são para tratar de assuntos que dizem respeito aos problemas do Concelhos e dos munícipes ou são para "lavar roupa suja"?
Estes dois partidos já nos habituaram desde há trinta anos a esta parte a estes ataques de hesteria e de falta de respeito uns pelos outros e,segundo li,agora com o novo presidente as coisas ainda se estão a agravar mais.
Como povoense e eleitor exigo que, os assuntos a tratar na ordem de trabalhos devidamente especificada,sejam devidamente analizados,fiscalizados e debatidos democraticamente,porque quem fiscaliza a gestão autárquica é a AM e não o senhor presidente da AM,a sua conduta tem de ser independente e isenta em relação a tudo que diga respeito à vida da autarquia e não pode mandar calar quem usa da palavra para expor os problemas que lhe suscitarem a sua atenção.
Estes vícios de prepotência e de "posso,quero e mando" não podem continuar,e relembro aqui aquilo que o PSD,enquanto minoritário,dizia:Isto não é uma "quinta" do PS.Vamos lá ver se as pessoas têm juízo e cumprem aquilo que está na Constituição da República,relativamente aos direitos,liberdades e garantias,todos os cidadãos e partidos têm a liberdade de se exprimir dentro dos condicionalismos da lei.
Em vez do verbalismo e da filosofia barata,é preciso que os órgãos eleitos se dediquem a trabalhar para resolver os problemas do Concelho e de todos os povoenses e não são poucos...
Um povoense que repudia a calúnia,a prepotência e a arrogância,trabalhem e lavem menos a "roupa suja" um dos outros.
O debate na Assembleia Municipal tem de fortalecer a imagem da Póvoa de Lanhoso.
Discordo quanto à crítica ao Presidente da Mesa, Humberto Carneiro, e às lideranças parlamentares, Engenheiro Nuno Aguilar e Capitão António Carvalho. A questão não passa por aí.
O problema-mor da Assembleia Municipal é um problema de alinhamento do debate. Discute-se até à exaustão o pagamento A, o articulado B e a trica parlamentar C. Menos temas fundamentais da actualidades!
A última Assembleia Municipal foi uma "ruidosa discussão" entre o regimental e o pré-eleitoral. Nem quem interveio, de PS e PSD, deverá gostar de uma Assembleia Municipal que envieza as intervenções fatalmente para uma "guerrilha parlamentar".
Um dado diz tudo. Incrivelmente, elegeu-se um respeitável Deputado Municipal (sem culpas nisso) para um orgão supramunicipal do sistema de saúde, sem qualquer explicação sobre o mesmo orgão e sobre a organização da política de saúde pública para o concelho!
Pouco ou nenhum debate esclarecedor sobre temas na ordem do dia, o desemprego de povoenses, a melhoria das acessibilidades, as alterações na educação, a organização da saúde, a crise de tesouraria dos nossos clubes, as dificuldades do nosso desamparado tecido comercial, etc. A Assembleia Municipal pelo antagonismo e acção das novas formas de comunicação, ganhou visibilidade, mas tem tardado em ganhar idêntica credibilidade.
A gestão das intervenções na Assembleia Municipal pelos partidos não tem inovado quase nada. Tem faltado "sangue novo" às intervenções. Tem-se confundido o conceito "debate" com exercícios de oratória ou graça dos intervenientes. Até quando?
Para que serve eleger 20 a 30 deputados, com boa capacidade, diversas experiências e boas opiniões, se o "alinhamento do debate" pelos directórios partidários os remete ao papel de espectadores crónicos?
A Câmara Municipal correspondeu com Conselhos Municipais e a Assembleia Municipal com Comissões Pernanentes, cujos componentes, merecem total confiança.
Fez-se notar a crítica, da falta de enquadramento das Comissões Permanentes. À par dos Conselhos Municipais, impõe-se um "agendamento", uma base prévia de trabalho e uma comunicação de conclusões.
No caso das recém instaladas Comissões Permanentes, existe a obrigação pelo novo regime de duas reuniões anuais.
Parece oportuno "agendar" pela Câmara Municipal uma reunião alargada com todas as Comissões Permanentes, antes da discussão do Plano de Actividades, para apresentar e discutir linhas de acção e propósitos para as diferentes áreas de acção das Comissões.
Não seria esta reunião alargada a melhor "base de trabalho" para estabelecer objectivos e um calendário para as Comissões?
Confesso que o artigo escrito pelo Pedro Vale me deixou contente.
Contente porque, sendo ele, ao que julgo, o derrotado cabeça de lista da CDU à A.M. nas últimas eleições autárquicas, acabo de constatar, pela pouca qualidade da escrita, que não se perdeu nada com a sua não eleição. A CDU já teve excelentes membros na A.M.. Não seria o caso dele, por isso, não ficamos pior.
Em relação ao que escreveu, deixe-me dizer-lhe que também eu assisti, no meio do público, à intervenção que refere. E não entendo a sua indignação. Acaso, não terá a deptada municipal em questão direito a ter opinião própria? E tendo-a não a poderá manifestar? Onde está a democracia que tanto apregoam os comunistas? Ou, à boa maneira da antiga URSS, teremos que comer e calar? Não, já não estamos nesse tempo. Até acredito que, pela sua juventude, nam saiba o isso era.
Se nem todos concordamos com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, porque razão havíamos de bater palmas? É caso para lhe perguntar: onde arrumou a liberdade?
Esse tipo de comportamentos só mostra onde estão os tique de autoritarismo e vem confirmar que, tal como escrevi no primeiro post deste tema, no PSD há democracia interna, os militantes e/ou simpatizantes não são cerceados nas suas convicções ou opiniões. Pelo exemplo, nem todos os partidos poderão dizer o mesmo...
VIVA!
Por
Maria Crawford,Sexóloga,publicado em 09 de Janeiro de 2010,no Jornal I:
Em 1969 Neil Armstrong disse "Este é um pequeno passo para o homem,um gigantesco salto para a humanidade",ontem,8 de Janeiro de 2010,a história reperiu-se:foi aprovada a proposta de lei do governo que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.Agora espera-se que o sr.Presidente da República promulgue a lei e que,a curto prazo,se permita a adopção por casaia do mesmo sexo.
Segundo a Constituição Portuguesa e de acordo com o artigo 13-o,"todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei e ninguém pode ser privilegiado,beneficiado,prejudicado,privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência,sexo,raça,língua,território de origem,religião,convicções políticas ou ideológicas,instrução,situação económica,condição social ou orientação sexual".No artigo 36.o da Constituição pode ler-se ainda que "todos têm o direito de constituir família e de contrair casamento em condições de plena igualdade".Embora os princípios fundamentais da Constituição da República sejam claros e proíbam a discriminação em base na orientação sexual,a lei portuguesa impedia o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.Finalmente a lei pode ser alterada.
Sinto-me feliz porque vivo num país em que tod@s poderemos ter a opção de casar com quem quisermos,sem preconceitos e com toda a dignidade,sinto que já posso dormir descansada porque sei que os meus e os seus filh@s,net@s e bisnet@s poderão casar livremente com quem desejarem,independentemente da sua orientação sexual.Finalmente!Sexóloga,escreve ao sábado
Vês camarada Pedro, tomando por certo que assinaste o comentário (porque não sei se foste tu realmente quem assinou) chegamos à conclusão de que eles é que são os bons, eles é que dominam tudo, até a escrita e a arte de papaguear, mas infelizmente são uns coitados que nem lugar onde cair mortos têm!
Dos fracos (e é que são mesmo como podes constatar) não reza a história.
A "sumidade" que para aqui vem atormentar com doses elevadas de anticomunismo deve ser um dos que aquietados e manipulados pelo capital encontra-se sobejamente servido e esclarecido.
Fica sabendo camarada, apesar da “questionável” qualidade da tua escrita (segundo os parâmetros aplicados pelo Doutor “honoris causa” que também dá erros à bruta) estás no bom caminho, pois o que conta no meio disto tudo é que tens o dom de estar ideologicamente ao lado dos mais desfavorecidos e de quem trabalha, lutando por uma vida digna e melhor sem necessidade de recorrer como outros ao conceito de “caridadezinha”e Beneficências(só faltam os chás)
Acho que me fico por aqui, pois esta “qualidade de raça lusitana” tem muito ainda que aprender!
Que fiquem lá com as Assembleias Municipais e os “lugarzinhos” só para eles, pois a Póvoa (ainda) é deles, mas só até a destruírem completamente.
Depois então será dos que nada quiseram ganhar com e através da política!
Abraço fraterno e saudações comunistas
As hienas riem, uivam, gemem, choram, cantam e gargalham!
... para alguns que passaram de partidariamente sectários a anti-comunistas viscerais:
"Disse um dia a um jornal que os erros dos que estão mais próximos dos meus ideais, mesmo só em teoria, nunca me farão cair nos braços dos inimigos desses mesmos ideais. Disse-o então e digo-o agora. Amanhã a mesma coisa. Espero".
Ao anónimo que dirige o seu comentário ao Pedro Vale,gostaria em primeiro lugar de lhe dizer o seguinte:
1º.-O senhor ou o PSD quanto a licções de democracia e de liberdade não as pode dar aos comunistas,revejam-se todos naquilo que fizeram contra o fascismo no tempo em que a ditadura salarazista não permitia a mais pequena acção a favor da liberdade.
2º.-Naqueles tenebrosos tempos não existiam partidos políticos,com excepção do PCP,fundado em 1921,que não só combateu o regime fascista como viu muitos dos seus militantes e simpatizantes mortos,presos,inutilizados e prejudicados para toda a vida.
3º.-O 25 de Abril só foi possível porque existia um partido político organizado,evidentemente claudestino devido à repressão política que era exercida sobre ele,que lutou como ninguém para que as liberdades carceadas fossem novamente repostas.
Portanto se ouve algum partido que resistiu,que lutou,que criou problemas ao regime fascista foi o PCP e não haja confusões com a ex-URSS,o PCUS ajudou muitos comunistas a não sofrerem as agruras da prisão ou da morte,e por isso as minhas homenagens sinceras.
Quanto aos problemas da democracia e das liberdades em Portugal podemos confrontá-las com aquilo que foi e tem sido o PSD,o PS e o CDS/PP,"quem não é por nós é contra nós",é esta a "velha cassete" do fascismo e os principais inimigos são os comunistas porque não se calam,vão resistindo e lutando contra tudo e contra todos.
Aconselho-o a reciclar-se sobre os conceitos da democracia e da liberdade e a não assobiar para o ar,vejam os vossos procedimentos e atitudes sobre quem tem prejudicado o povo português,de onde surge a corrupção,quem faz de conta com o grande capital económico e financeiro,quem delapida as finanças públicas,quem marginaliza e descrimina quem não alinha pelas V/cartilhas políticas,enfim,quanto aos conceitos estamos conversados e deixem de recitar "cassetes" que vocês própriosa inventaram para manipular os portugueses.
3º.-Quanto ao Pedro Vale não faça esses juízos de valor,é um jovem com grandes qualidade políticas e morais e não foi por não ser eleito que é um derrotado.Quem foi derrotado foi o Concelho da Póvoa porque seria um excelente deputado municipal que exerceria com muita qualidade o seu mandato e seria uma mais valia para o debate das ideias e daria um grande contributo para o desenvolvimento do Concelho.
Por outro lado o Pedro Vale não é "parvo" nenhum,para além de ser um excelente aluno universitário tem ideias para a sua terra e é solidário com aqueles que mais precisam,essa é a grande diferença de valores entre o Pedro e muita gente que anda na política para se servir a eles e não aos outros.
REGISTOS:
"Quem não conheça e queira conhecer o Portugal democrático,pelo qual lutou o PCP no tempo do fascismo,aquilo que após o 25 de Abril orientou a sua acção no governo,nas instituições,na acção política geral e na luta popular,leia o Programa aprovado e difundido em 1965 e confirmado nas linhas essenciais no VII Congresso,realizado em Outubro de 1974,o primeiro depois do 25 de Abril.
Não fomos daqueles que queriam uma coisa e diziam querer outra.Que queriam o capitalismo e diziam querer o socialismo.Que defendiam interesses e a defesa dos grandes grupos monopolistas e dos agrários e inscreviam nas suas «declarações de princípios» que estavam pelas nacionalizações e pela reforma agrária.
Lutando pela liberdade,a democracia,a unidade das forças democráticas,o PCP não escondia que,na sua perspectiva histórica,a revolução democrática e nacional constituía «uma etapa primeira e necessária para a revolução socialista.»
Mas,em toda a sua acção após o 25 de Abril,insistia na luta pelas liberdades e no respeito por elas,por um regime democrático pluralista,por eleições verdadeiramente democráticas,através das quais o povo dicidisse do seu destino e dos seus governantes".
Muito teria de escrever para demonstrar quem delapidou as conquistas do 25 de Abril e as rasgou e atirou para o "lixo",e quem atraiço-ou os compromissos celebrados com o povo português.
O PCP sempre lutou e lutará pelo regime democrático e pelas liberdades em que se circunstâncias for,disso ninguém tenha dúvidas,fascismo nunca mais!
Quem mandou as "bocas" ao Pedro deve ter um grande "tacho" político e deve ser um grande "democrata",pela treta tem tiques arrogantes,só quer a democracia e a liberdade para ele,não admite o contraditório,está no poder e quem manda é ele.
Mas mandar calar os outros ou utilizar impropérios menos sérios e honestos nunca,quem não cumpre as regras da democracia e da liberdade é ele,não és tú Pedro,continua a escrever e a manifestar as tuas opiniões sobre a política autárquica e as "palhaçadas" das Assembleias Municipais,vale a pena porque os actores são muito fraquinhos e já não dão mais nada,estão em crescente desuso.
Um abraço e a luta continua por uma Póvoa mais desenvolvida e ao serviço de todos os povoenses,temos de acabar com os "mamões" que proliferam há tentos anos pela nossa terra.
Ó Pedro tens cá uma pontaria…eu também lá estava no meio dos deputados PSD.
Aquela deputada é mesmo assim…
Não há nada a fazer.
Daqui senhores do PSD e dos restantes partidos não têm sorte.É que nós não estando representados na AM assistimos a elas e vimos todas as "macacadas" que por lá vão fazendo.Não está em causa a discussão sobre os verdadeiros problemas do Concelho e das povoações,são os interesses pessoais e de grupo que "conflituam" as intervenções.O problema do desemprego,a busca de soluções para atrair investimento que permita o enriquecimento do Concelho e desse modo a melhoria das condições de vida das pessoas não interessa,o que é bom é a "guerra" sobre os "tachos",as mordomias e os privilégios de alguns.É esta filosofia que está instalada nesta terra e daí a sua desertificação,a falta de iniciativa política,a má gestão dos recursos financeiros,a dívida cada vez sobe mais e os investimentos produtivos continuam a ser adiados até às "calendas gregas",se isto é governar uma Autarquia então estamos conversados e andamos todos enganados.
Daí as grandes diferenças a nível local entre a CDU e todas as restantes forças políticas,onde a CDU esteve e está vê-se a obra,na maior parte dos casos o programa eleitoral atinge mais de 100% de cumprimento pleno e tudo é feito com competência,transparência e honestidade democrática.Nas Autarquias CDU não há enriquecimentos ilícitos,nem "sacos azuis",tudo é limpo e transparente como a água e essa é a maior prova de democracia e de liberdade para as oposições que,por vezes,até lhe são dados pelouros para dirigir.
Quem não deve não teme e podem fazer todas as auditorias que quiserem às Autarquias da CDU,as portas estão sempre abertas para aferirem dessa comprovação,nós podemos dizer isto,outros não o poderão fazer porque até nem dormem de noite,andam sempre aos saltos...
Comparações sobre valores democráticos e liberdade,ética,honestidade e competência é que era bom,só os comunistas são capazes de ter estas atitudes e comportamentos de serem solidários e patriotas com o povo português,é um produto certificado desde 1921 e continuará a sê-lo por muitos e muitos anos.
GRATIDÃO E HOMENAGEM
"Na homenagem ao chefe,quando da sua morte,a gratidão do núcleo central dos spinolistas tem a marca sincera da fidelidade de:Manuel Monge apelidou-o «um homem para a história e para a lenda».Alpoim Calvão chamou-lhe o «primeiro entre os primeiros»,o seu «querido Amigo e comandante-chefe»(Expresso,17-8-1996).
Os elogios fúnebres de muitos outros foram mal disfarçadas confissões de apoios e compromissos passados.Respeitosa cansagração de Spínola,pelas diversas forças da contra-revolução,como seu chefe honorário...a título póstumo.
De Mário Soares que,ao longo dos anos,se soube desresponsabilizar da cumplicidade nos golpes,que entretanto lhe abriram o caminho do poder,de Soares,quando Presidente da República,Spínola recebera,como preito de gratidão,ir para Belém com a sua gente.Almeida Bruno como Chefe da Casa Militar,Manuel Monge como Ajudante-de-Campo.Sendo o primeiro,no fim do segundo mandato do Presidente,nomeado Presidente do Supremo Tribunal Militar.Como Chefe da Casa Militar a escolha de Soares não foi menos significativa:o general Azeredo,que,não há muito tempo(1997),como candidato a deputado do PSD na cidade do Porto,viria a confirmar-se e a distinguir-se pelas suas retumbantes confissões pró-nazis,anti-semitas e anticomunistas,pondo em causa a derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial e quase o absolvendo do genocídio dos judeus...sem falar do genocídio de comunistas.
A Spínola,agraciado com as estrelas de Marechal,Soares,Presidente da República,deu como prémios a Presidência das Ordens Honoríficas e um lugar destacado marcado pelo Protocolo de Eatado nos banquetes oficiais".
Muito pouco como gratidão,reconheça-se.
Brevemente mais histórias verdadeiras da contra-revolução em Portugal,sob a égide de muitos "democratas" bem na vida.
Era bom que alguém falasse sobre o aterro sanitário,a Câmara tem lá representantes e está com o "bico calado",eu como povoense exigo que sejam dadas informações públicas sobre o que se está a passar a nível de selagem do aterro,segundo o que foi dito este ano de 2010 é o último ano do seu funcionamento.
Digam a verdade e esclareçam com transparência e honestidade a comunidade povoense,já é tempo da Assembleia Municipal abordar esta grave situação mas está tudo "mudo e quedo",este tema não interessa abordar é melhor as "guerrinhas" da luta pelo poder da Autarquia,defendam os superiores interesses das gentes que têm sido fustigadas pelos constantes cheiros que prejudicam a sua saúde.
Com uma Autarquia CDU nem o aterro estaria lá,caso estivesse já tinha ido de "vela" e resolvido duma vez para sempre.
Tenham vergonha e cumpram as promessas que fazem ao eleitorado,assim é fazer "batota" e continuar a deixar o Concelho a ser desbastado pelos maus cheiros e ambiente que respira,é um atentado à saúde pública.
O PSD e o PS que se entendam nesta matéria,porque são os responsáveis,um directamente,outro indirectamente porque não faz nada para o mandar embora daqui para fora.
Caro amigo, primeiramente gostaria de lhe dizer que sorri assim que li o seu comentário, primordialmente pelo facto de, criticar a minha escrita, quando um relatório do seu executivo camarário que, pelos vistos é das suas cores, estava apresentado com erros muito mais grosseiros que os meus! =)
Segundo, antes de seguir a minha ideologia politica, li um pouco sobre todas, e sim, conheço um pouco da realidade da URSS Stalinista, e se o senhor fosse muito mais inteligente do que aquilo que quer mostrar, teria chegado à conclusão que, o stalinismo é uma vertente da ideologia comunista, que não pode ser comparada ao projecto politico do PCP. Mas já que fala em alguns tipos de ditadura, seria de tal forma escusado recuar tanto no tempo, pois pode atravessar o mar e dirigir-se à ilha da Madeira, e observar a realidade da população madeirense, no que diz respeito à palavra DEMOCRACIA, onde o bastião laranjinha, Alberto João Jardim, traça bem as linhas daquilo que é a democracia do seu partido.
Quanto ao facto de me intitular como derrotado, quer parecer-me que o senhor esta mais incomudado do que eu, e tambem vou responder a essa sua afirmação "tacanhinha".
1º Sempre dei prioridade aos interesses do meu partido e ao interesse da população da Póvoa de Lanhoso, deixando os meus interesses para segundo plano os meus interesses
2º Nunca precisei de andar com sacas de pêssegos às costas para fazer a minha campanha, pois ao contrário de muitas, a campanha da CDU foi sobretudo direccionada às verdades que por ca se passam, e que muitos tentam esconder
3º Não me sinto de nenhum jeito derrotado, pois sou um jovem de 19 anos, que conquistou 312 votos na primeira vez que se candidata a umas eleições, tenho um futuro pela frente e desistir é um predicado que nao está no meu dicionário.
Para finalizar, gostaria também de lhe dizer, que mesmo não sendo eleito, não tenho vergonha nenhuma de dar a cara e de continuar interessado pela vida política da Póvoa de Lanhoso, e sabe caro amigo, para se fazer uma revolução não é preciso estar no poder ;)
Por outro lado, umas das coisas que me faz andar de cabeça erguida, continuei com os meus estudos, isto é, com o meu emprego, pois não tenho que recorrer a nenhum "tachinho" para estar bem na vida.
Não acho também de bom tom, o senhor vir para aqui com ataques morais e liçoes de etica, quando se esconde à sombra do anonimato, a covardia é uma coisa muito feia meu senhor. Sem querer parecer arrogante, se eu tivesse a sua idade e um "miudo" de 19 anos, me batesse os pontinhos com tanta claridade, sentiria vergonha, e reveria as minhas capacidades politicas, e isto é um conselho caro amigo! =)
Peço agora desculpa por algumas virgulas a mais, ou por alguns erros de pontuação. Mas estará sempre a vontade para corrigir e para dar uma nota final, assim ficamos de igual para igual, ou seja, o senhor aprende politica comigo, e eu aprendo um pouco mais de portugues com o senhor! ;)
HASTA LA VICTORIA SIEMPRE!
Pedro Vale
Boa pedrinho chega-lhes
Pedro Vale à presidencia da Câmara da Póvoa de Lanhoso em 2013!!!
Camaradas, sendo a primeira vez que o faço, por opção própria, permitam-me que deixe aqui um comentário que será breve e único.
O título deste blogue remete-me para uma realidade cada vez mais distante do que é ver a Póvoa de Lanhoso ir por diante. Pelo menos a avaliar os sempre e eternos resultados eleitorais que reforçam o poder dos caciques, dos donos da terra, dos fascistas broncos, daqueles para quem o desenvolvimento social, ambiental, cultural, económico nada significa, em detrimento das propostas justas, concretas, exequíveis e obviamente necessárias que outros - a CDU, o PCP (chamam-se assim) - propõem no concreto. A mentira, o medo e a pura parolice vencem a verdade, a dignidade e a seriedade.
Por isso, a Póvoa de Lanhoso cansa-me, cansa-me pensar na Póvoa e escrever algo sobre ela neste blogue ou em outros. E só não mando a Póvoa de Lanhoso às urtigas (mesmo quando, eventualmente, a vida me levar para outras paragens) porque conheci jovens, homens e mulheres, grandes, dignos, corajosos e bons - esses, da tal CDU e do tal PCP - que acreditam que também aqui a verdade e a plena democracia um dia vencerão - por incrível que às vezes pareça - e que a luta, em si, é já uma vitória.
É assim mesmo camarada Pedro,eles não metem mêdo a ninguém e servem-se da demagogia e do populismo para arrebanhar os votos dos incautos,mas no fundo não prestam para nada,apenas sabem servir-se do poder para arranjar "tachos" bem remunerados e reformas douradas,foi sempre assim desde a contra-revolução que desenvolveram para tomar conta do poder.
Mas o futuro será nosso e é tudo uma questão de tempo,quem luta,resiste,é corajoso,sério,honesto,solidário com o povo mais desfavorecido,um dia será recompensado.
Uma Revolução tem avanços e recuos,muitas vezes leva anos para que as pessoas ganhem outra consciência e atitude para mudar o destino e o rumo do seu País.Temos exemplos paradigmáticos de que é assim que muitas vezes acontece,mas quem tem a força da razão,quem não mente ao povo,quem o defende constantemente dos ataques que lhe são movidos,podes ter a certeza que vencerá todos os obstáculos...
A luta continua contra esta política que já está a ser engendrada pelo PS e a direita mais retrógada,temos de nos preparar para a luta sem cartel a estes "meninos" que nos querem continuar a "roubar" os nossos direitos e o nosso pão.
Um abraço e conta sempre com os teus camaradas amigos.
Enviar um comentário