quinta-feira, 18 de junho de 2009

O COVEIRO


Revisitando ainda passagens da campanha eleitoral, não se poderia deixar em claro as importantes declarações de Capoulas Santos (CS), o ex-ministro da Agricultura que reagiu à justa crítica de que, enquanto ministro e enquanto parlamentar europeu, foi o coveiro da agricultura no nosso País, com a tirada de que foi o coveiro sim, mas do PCP, no Alentejo.Uma tão substantiva argumentação leva-me a assinalar dois factos distintos. O primeiro e mais evidente, é o de que a vida veio provar o grau de acerto da atoarda do senhor. Escassos dias após tão proeminente declaração, os resultados das eleições para o Parlamento Europeu aí estão para nos dizer que, dos quatro distritos do Alentejo, a CDU ganhou três, e somando os votos de todos os distritos que integram a região, a CDU ultrapassa o PS em quase quatro mil votos.Ou seja, sempre se poderia dizer que, para um Partido de quem dizem estar morto e enterrado (e não esqueçamos que CS foi apenas mais um dos arautos da morte do PCP) este mexe e mexe bem e continua a dar fortes dores de cabeça ao capital e aos executores da política de direita.O segundo, indo mais aos conteúdos, é que CS foi, de facto, responsável pela destruição de milhares de explorações agrícolas, pelo abandono dos campos, pela desumanização de vastas áreas do mundo rural, pela diminuição dos rendimentos da maioria dos agricultores enquanto enchia os bolsos a alguns com milhões em apoios sem que produzam sequer um grão de cereal. CS foi ainda recentemente relator de um Exame de Saúde da PAC, que prevê o desligamento completo das ajudas comunitárias da produção e o fim das quotas leiteiras, com a criação de excedentes e o encharcamento do mercado nacional com leites de diversas proveniências. Capoulas, executor em Portugal e defensor na UE das políticas que protegem a grande agricultura intensiva do centro e do norte da Europa e que despreza a pequena e média agricultura característica do nosso país, foi aliás condecorado por isso. Talvez não seja conhecido da maioria dos leitores, mas Capoulas Santos, repete-se, ex-ministro da Agricultura do Governo português, foi recentemente galardoado com uma comenda pelo seu papel no Relatório do Exame de Saúde da PAC pelo Governo... francês de Sarkozy.Talvez isto explique muita coisa!
JOÃO FRAZÃO IN AVANTE

4 comentários:

morto disse...

De quém ????????????????

Nadi@ disse...

RESPOSTA AO SENHOR(A)QUE ESCREVEU ESTA ASNEIRADA NO BLOG DO CASTELO PSD:

"O blogue do PCP está moribundo, que até já apelida Capoulas Santos de coveiro."

Moribundo porquê?

Responda-me se souber!

Será porventura descartada a possibilidade de Capoulas Santos continuar com políticas no PE, já que foi eleito, que incidam na destruição de milhares de explorações agrícolas, que façam com que exista abandono dos campos, que defenda a desumanização de vastas áreas do mundo rural, que pugne pela diminuição dos rendimentos da maioria dos trabalhadores agrícolas?
Caro (a) amigo (a) desista, enquanto é tempo, de ser só mais um (a) anti - comunista sem saber porque o é!
A ignorância nestas matérias é demonstrativa da qualidade da "massa" popular que para este ou outros blogues vêm descarregar opiniões e ódio sem sentido.

Capoulas Santos foi e será, pelo cargo que ocupou, o coveiro das políticas agrícolas em Portugal.
Se pretender dou lições gratuitas sobre a matéria!
Aconselho-o vivamente a informar-se um pouco mais sobre o assunto e não apelidar outros de "moribundos", pois que quem poderá estar decadente e agonizante é o (a)senhor (a) que aqui neste espaço vem dar uma prestação tão estrambótica,com a conivência do moderador deste espaço, que até mete dó.
Pois se quisesse fazer o seu comentário sério e credível e sobre o assunto em debate , sem ser em tom jocoso, poderia o ter feito no blogue do PCP da Póvoa de Lanhoso.
Talvez lhe faltem os Tomates.....ou outra coisa como a coragem e humildade e conhecimento para poder discutir assuntos tão sérios para o desenvolvimento do nosso país e da nossa região.
Talvez os seus antepassados tivessem sido agricultores?
Quem sabe?

Anónimo disse...

Os "pobres de espírito conservador" que por vezes mandam para este blogue atoardas sem sentido,nem sabem do que falam nem do que dizem,é a falta de literacia total para poderem acrescentar algo de importante para as pessoas poderem ler e comentar.

Se outras virtudes não tivéssemos,bastar-nos-ia ter consciência das políticas que esse senhor Capoula Santos teve enquanto Ministro da Agricultura,não foi por acaso que foi medalhado pela União Europeia pelos relevantes serviços que prestou aos grandes latifundiários deste país,contra os pequenos e médios agricultores.
Para votar é preciso acompanhar as políticas que nos têm destruído,não só na agricultura,mas também nas pescas e na produção agro-alimentar,como se os produtos nacionais não tivessem a qualidade que têm e que são reconhecidos internacionalmente.
Apoiem a agricultura,as pescas,a produção agro-alimentar e a produção nacional e veremos se o nosso País não é um dos melhores no contexto europeu.
Eu,como português,sei muito bem quem me tem feito mal e me retirou direitos inalienáveis,nunca esperei que tal acontecesse num País que fez uma Revolução para que,os trabalhadores,os reformados,os jovens,as mulheres e as camadas mais pobres e desfavorecidas,tivessem uma vida melhor e que em Portugal acabassem as desigualdades e todos beneficiassem com as políticas que Abril abriu.
Afinal ao fim de 30 anos,temos 600 mil desempregados,2 milhões de pessoas a viver no limiar da pobreza,injustiças gritantes e revoltantes,por obra daqueles que se diziam socialistas e que governo após governo têm liquidado a maioria das conquistas que o povo português conquistou.
Infelizmente,já morreram muitos portugueses por falta de condições económicas e pelo desespero em que viviam,não são os comunistas os responsáveis por esta grave situação,são aqueles que fazem uma política para os banqueiros enriquecerem ilicitamente e depois pregam nozadas como o BPN,autênticos ladrões,e nós é que pagamos a factura.
Nós não estamos felizmente moribundos,sabemos o que queremos e aonde pretendemos chegar para fazer de Portugal um país onde valha a pena viver,com outras perspectivas de progresso e bem estar e disso não desistimos e estamos na primeira linha de combate,o povo há-de um dia reconhecer que nós somos os melhores,os mais sérios,os mais lúcidos e os mais solidários para quem mais precisa,é uma questão de tempo,a luta de massas vai continuar e qualquer Governo que se venha a formar terá sempre,se as suas políticas forem na linha daquelas que têm sido aplicadas,de se confrontar com o PCP e o seu grande colectivo partidário forjado nas grandes lutas histórias que têm travado a favor do povo português.Tem sido assim com o PS,com o PSD e com o CDS/PP quando se coliga com qualquer um deles,mais tarde ou mais cedo caiem com naturalidade.
Não morremos,estamos bem vivos e atentos,sempre na luta por um País que respeite os valores mais nobres daqueles que mais trabalham e mais precisam,somos assim(...)

Malandreco disse...

A Nadi@ deve ser cá uma verdadeira sabidola.Umas vezes atira para a esquerda, outras para a direita, só falta cair agora para o centro.