sexta-feira, 26 de junho de 2009

SOBRE O CICLO ELEITORAL


LEIA NO LINK A ENTREVISTA A JERÓNIMO DE SOUSA

12 comentários:

Anónimo disse...

Maioria dos leste-alemães têm boas memórias do comunismo

O inquérito sobre a antiga República Democrática Alemã surge 20 anos depois da queda do Muro de Berlim,revela uma sondagem encomendada pelo governo e publicada hoje.

No inquérito do Instituto de Pesquisa Emnid,49 por cento dos leste-alemães concordaram com a afirmação "A RDA tinha mais coisas positivas do que negativas".

Oito por cento dos inquiridos declararam também que viveram mais felizes na RDA do que vivem hoje.
(Jornal Expresso de 27.06.2009)

Esta evidência entre uma sociedade socialista e capitalista é real e só vem provar que todos os povos,desde a ex-URSS até aos restantes países do Leste Europeu,tinham outras condições de vida,regalias e direitos,que lhes foram sugados pelas forças anti-comunistas e capitalistas que se apoderaram do poder,enganando-os de que o capitalismo era "um paraíso",quando efectivamente "é um inferno" para a grande maioria dos povos,como este inquérito demonstra à saciedade.

As verdades vão saindo a "conta gotas" e é com estas realidades e resultados políticos que o PCP é uma verdadeira alternativa de esquerda que pode trazer grandes benefícios ao povo português.Nas sociedades socialistas não existiam Códigos Laborais,o Ensino era público e gratuito,assim como a saúde,e o direito ao trabalho estava consagrado nas Constituições para todos e a exploração do homem pelo homem não existia,todos eram tratados de igual maneira e as pessoas viviam com uma alegria permanente,hoje estão no mesmo "carrocel" que nós portugueses estamos,apesar de nos terem prometido que o socialismo de "fachada" tinha rosto humano e que nunca seria "engavetado" como foi pelo PS e o Dr.Mário Soares,grande democrata,socialista e laico,vejam como as coisas estão hoje e como este PS tem governado este país,sempre para a direita e contra os trabalhadores,de que estavam à espera?!

Até amanhã camaradas!

Anónimo disse...

MUITO CUIDADO COM OS IRMÃOS SIAMESES!

"PSD quer mudar tudo salvo a Segurança Social.Das políticas económicas e sociais de José Sócrates,apenas a da Segurança Social não deverá ser alterada se o PSD ganhar as eleições.O gabinete de Ferreira Leite confirma o entendimento de que a reforma feita na Segurança Social "pode durar 15 anos".No resto,Manuela prepara rupturas e pondera reduzir o Estado ao "imprescindível".
(Jornal Expresso,de 27.06.2009

Estão a perceber o discurso,quando ela diz que quer reduzir o Estado ao "imprescindível",está a dizer claramente que irá privatizar a saúde,que as empresas que ainda são controladas pelo Estado irão à sua vida,não esquecer que o governo do PSD com ela a Ministra reduziu as percentagens das baixas médicas e por isso não acredito que a Segurança Social não seja atingida,e que a CGD não possa vir a ser privatizada,como era desejo de Durão Barroso,sobre o Código Laboral nem falar em alterar qualquer "coisinha",enfim estamos metidos "com diabos ferozes" e sinceramente a não surgir uma alternativa de esquerda,a situação política vai-se agravar e os ataques aos direitos,liberdades e garantias vão ser uma constante.E se lhe der na "real gana" de suspender a democracia então ainda será pior porque não podemos exercer esse direito legítimo de liberdade de reunião e de manifestação.Bem,meus caros amigos,muito cuidado com o PS mas a Manuela não é melhor do que Sócrates,na medida em que as práticas políticas são totalmente iguais,como se tem verificado ao longo destes 32 anos.A decisão está nas mãos do povo e se é ele quem mais ordena,cuidem-se e votem no partido que mais luta para derrotar estas políticas de direita que tão nocivas têm sido para o país e o povo em geral.

Estas eleições legislativas que se vão realizar,na minha opinião,são das mais importantes dos últimos anos e colocam ao povo português inúmeras responsabilidades na opção do voto.

A situação do país está-se a agravar todos os dias,uma possível recuperação económica só daqui por 3 a 5 anos,a dívida externa cada vez se desiquilibra mais e as exportações sofreram uma queda abrupta,calculando-se que pode atingir perdas de 70% até ao fim do ano.

Estão em causa muitas coisas importantes para os trabalhadores,para os reformados,para os jovens,para as mulheres e o encerramento das empresas vai continuar calculando-se existirem neste momento cerca de 650 mil trabalhadores desempregados e o país está a "bater no fundo" e só com uma mudança de rumo político se pode contrariar estas tendências altamente graves para todos nós.

Não acreditem no PS mas também no PSD e CDS/PP,"são vinho da mesma pipa" e deles não se pode esperar nada.

Votem bem e cuidem-se,isto está muito perigoso e depois não se queixem e digam que os partidos são todos iguais,há diferenças substanciais entre os projectos políticos para o nosso país,por isso o voto à esquerda na CDU é importante para a eleição de mais deputados e com isso todos ganhamos,porque a CDU é de confiança!

Temos de ser unânimes disse...

Em resposta ao senhor anónimo de Junho 26, 2009 que comentou no Castelo de Lanhoso.

“Quelhas”

Caro senhor(a), eu não vejo nenhuma contrapartida em postar entrevistas ao mundo do futebol!
Em primeiro lugar trata-se de um primeiro aniversário de uma casa portuguesa em Zurique, "SC de Braga de Zurique" 1. (a) Filial do Clube Minhoto fora do país, só aí já revela interesse para Portugal inteiro e para o Minho em geral.

- E se nós no estrangeiro gostamos de saber notícias de Portugal, os portugueses gostam de saber notícias de portugueses imigrante fora do país?!

Depois nem todos são, ou, tem interesses em certos assuntos postados nos blogues, para si este assunto é um deles.
Por conseguinte para outros, a misericórdia ou a política, o futebol e outros assuntos passam ao lado esquerdo da mão direita.
Não podemos gostar de todos os assuntos, mas não deveremos ser alheios a eles.
Penso que ler nos blogues assuntos diferentes daqueles que sugerem, faz parte da vida e da actualidade e cultura geral.
E com todo o respeito que tenho pelo Dr. Humberto, meu conterrâneo, e para mim, é bom termos uma Misericórdia maior para os nossos velhinhos, refiro-me ao Lar de S. José.
Agora quanto ao H.A.L., fechava as portas para dar lugar a mais espaço à terceira idade que, na Póvoa de Lanhoso é uma constante.
Quanto ao Centro de Saúde mantinha aberto, só e unicamente para os médicos passarem receitas.
Sou contra as urgências na Póvoa de Lanhoso, sou e sempre foi, agora muito mais, sim! Depois que meu PAI faleceu (por falta de responsabilidade do "INEM" ou talvez, não sei, do mau funcionamento dos serviços).
- Agora digam-me, o tempo que se perde, não chegava para chegarmos a Braga e ter outros meios, em vez de ir para as urgências e ser enviados tardiamente para a morte de viagem para o H.S.M. em Braga?
Penso que deveremos respeitar as ideias dos outros, eu respeito a sua! Também quero que respeitem a minha.
Temos de ser unânimes a certos assuntos, e, quando não se gosta, faz-se como nos jornais, vira a página e lê o artigo seguinte…
Fiquem bem, um abraço de Zurique para a minha comunidade que, receio de não serem tolerantes a factos, mas contudo aceito-os, mas tenho o direito de me prenunciar em liberdade. Adeus, adeus até a um dia que, não volta a ser noite, não sabendo qual o dia que antecede essa noite, mas que esteja bem longe...

Anónimo disse...

Longe vão os tempos que o Blogue do PCP era o mais concorrido. Alguém me esclarece o que se está a passar? Ninguém ou poucos comentam neste espaço.
Bom resto de domingo para todos.

Anónimo disse...

Este "Blogue" não perdeu actualidade,pois continua a difundir informação que é altamente benéfica para quem o consulta.

É uma questão de o comparar com os outros,nós não entramos em notícias sensacionalistas quando não temos a certeza daquilo que afirmamos,queremos continuar a pautar-nos por uma informação pluralista e credíbel e essa é uma das razões que nos coloca na linha da frente.

Custou-nos muito ter de moderar os comentários e muitas vezes alertamos os comentadores para não entrarem na calúnia e na blasfémia porque não faz parte do nosso "caldo de cultura democrático",mas infelizmente muitas vezes tal não aconteceu.

De qualquer modo,estaremos sempre disponíveis para publicar tudo que diga respeito à vida autárquica do Concelho,bem como à política nacional,porque entendemos que é necessária para que as pessoas possam ser esclarecidas e estar bem informadas.

Queremos continuar a estar na primeira linha da denúncia das situações menos claras que se passem a nível do Concelho ou do âmbito nacional e essa missão não a passamos a ninguém,estamos atentos a qualquer situação que se nos afigure ser alvo de denúncia e,como tal,não a enjeitaremos.

É isto que faz de nós,militantes e simpatizantes do PCP,a razão de ser da nossa existência política e dela nunca abdicaremos.

Por conseguinte,continuem a mandar os vossos comentários e participem na vida democrática deste Concelho e País,porque serão sempre benvindos e terão o tratamento que sempre demos a toda a informação que considerarmos fidedigna e séria.

Sempre ao V/ dispor,um militante do PCP!

Anónimo disse...

"Longe vão os tempos que o Blogue do PCP era o mais concorrido. Alguém me esclarece o que se está a passar? Ninguém ou poucos comentam neste espaço."
POIS É, OS ADMINISTRADORES PERCEBERAM QUE LIDAVAM COM CERTA GENTE QUE VINHA PARA AQUI DESCARREGAR TUDO QUANTO LHES APETECIA E PUSERAM UM TRAVÃO A ISSO.
AGORA SÓ DESCARREGAM NO BLOGUE DO PSD,DESDE QUE AO SEU ADMINISTRADOR LHE SEJA FAVORÁVEL

Anónimo disse...

Concordo com aquilo que se chama MODERAÇÃO, mas os assuntos e temas para a Póvoa também fazem parte, nem só de politica nacional vive o Povoense. É preciso lançar temas para debate que nos digam respeito, não estejam as eleições a chegar.
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Caro anónimo das 14:04 h.

Não falamos só da política nacional,como se pode inferir pelo arquivo histórico deste Blogue,a política Concelhia também está sempre presente nas nossas preocupações e quando entendemos que devemos criticar a Autarquia e as suas políticas,fazêmo-lo sem qualquer delongas.

Por falar nisso e à "talha de foice",temos conhecimento de que foram admitidos,para vários serviços da Câmara,cerca de 50 trabalhadores.Não estão em causa as admissões,mas se elas foram só feitas para a clientela política do PSD está mal,porque era o próprio PSD que as criticava quando o PS era poder,assim estão precisamente a ter os mesmos comportamentos e nesse caso são precisamente iguais,não concordamos com esta política e estes procedimentos e tem de se cumprir o que está estabelecido na lei,ou seja,as admissões têm de ser feitas através de concurso público e terão de ser os melhores classificados a entrar para os quadros da Autarquia.

É esta discriminação que é intolerável em democracia e quer o PS quer o PSD são uns "artistas" nestas fintas à lei,porque muitas vezes os concursos são abertos mas as pessoas já estão escolhidas e as classificações são todas adulteradas para lá "enfiarem" os seus correlegionários,os outros não têm direito a nada,apenas têm direito a votar.Por essas razões é que as percentagens da abstenção atingem valores tão elevados e o PR,quando faz apelos no sentido das pessoas votarem,devia saber e sabe que é exactamente por estas razões e por outras que o povo se abstêm e não quer saber desta democracia desfigurada para nada.

O presidente da Câmara,Sr.Manuel Batista,devia ter outra postura e cumprir escrupulosamente o que está consignado na Constituição da República e nas leis que suportam esta legislação,se não sabe que pergunte aos seus "sábios assessores" que são pagos princepescamente para o esclarecer nesta e noutras àreas jurídicas.

O eterno problema das eleições autárquicas nesta terra,são as promessas eleiçoeiras que as forças dominantes fazem às pessoas de que se ganharem as eleições têm um emprego garantido na Câmara ou noutra Instituição do Concelho,mas os "tachos" não dão para todos e alguém acaba por ficar mal.Não quero enfatizar e criticar muitas mais coisas,mas a última Assembleia Municipal foi pródiga,por parte de alguém que se sentiu lesado,pela forma como foi determinada a decisão do Executivo em relação ao preenchimento político de determinado lugar,estas coisas não são admissíveis e as pessoas têm de ter outra postura e honorabilidade,na política não é o "vale tudo",há compromissos que se estabelecem e têm de ser cumpridos.

Mas esse não é um problema nosso,quem deu o "nó" que o desfaça,mas que não ficou muito bem na "fotografia" é uma verdade!

É com outra lealdade e transparência que fazemos política e que não é comparável com mais nenhum partido,orgulhamo-nos disso e continuaremos a lutar para acabar com as injustiças e pela igualdade entre as pessoas,sejam elas de que partido for...

É com estas convicções e filosofia política que queremos ter representação em todos os órgãos Autárquicos,para podermos fiscalizar com autenticidade e honestidade toda a gestão da Autarquia para bem dos povoenses e do Concelho!

Anónimo disse...

AGOSTINHO LOPES VOLTA A ENCABEÇAR LISTA DA CDU PELO CÍRCULO DE BRAGA!

Agostinho Lopes é o cabeça de lista às eleições legislativas de 27 de Setembro pelo círculo eleitoral de Braga.

O candidato,que já havia encabeçado a lista da CDU nas últimas legislativas,foi apresentado sábado à noite,num Hotel da cidade de Braga,num encontro em que esteve presente o líder do PCP,Jerónimo de Sousa.

Depois da percentagem alcançada nas eleições europeias,a CDU coloca como fasquia a eleição de um segundo candidato em Braga.

Agostinho Lopes está confiante de que a sua equipa vai conseguir um reforço da votação na CDU tendo em conta o trabalho que foi feito ao longo da Legislatura,segundo o qual ficou marcado pela «ligação profunda a todos os problemas de cada um dos concelhos do distrito»,através de acções no terreno e a projectos de resolução,muitos deles virados para as pequenas e médias empresas.

"Tudo isto nos dá uma tranquilidade e serenidade para realizar uma boa campanha eleitoral e para que o povo do Distrito possa reforçar a confiança nesta força que de uma forma quase única teve uma intervenção tão rica em quatro anos e meio em defesa dos interesses do Distrito».

CANDIDATOS DA CDU
PELO CÍRCULO ELEITORAL DE BRAGA
(SETE PRIMEIROS)

1º.- AGOSTINHO LOPES - 64 anos,engenheiro químico-industrial,membro do Comité Central do PCP,responsável pela Comissão das Actividades Económicas,envolvendo designadamente as PME's,o Movimento Cooperativo e Pescas.Participa ainda no sector da agricultura.Integrou na XVIII Legislatura a Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos,Inovação e Desenvolvimento Regional e diversos Grupos de Trabalho(Têxtil,Comércio e Automóvel);Agricultura e Pescas e para os Fogos Florestais.É presidente da Comissão Eventual para o Acompanhamento das Questões de Energia.

2º.-MARIA LEONOR CASTRO - 31 anos,professora,membro da C.C.Fafe,Líder do Grupo Parlamentar da CDU na Assembleia Municipal de Fafe.

3º.-JOÃO SALGADO ALMEIDA- 44 anos,professor,eleito na Assembleia Municipal de Guimarães e na Assembleia de Freguesia de S.Sebastião (Guimarães).

4º.-AMÉLIA LOPES- 55 anos,operária do Complexo Grundig,Dirigente do STIENC,da FIEQUIMETAL e membro do Conselho Nacional da CGTP-IN.

5º.-MÁRIO FIGUEIREDO- 36 anos,técnico oficial de contas,responsável pela C.C. de Barcelos e do Executivo da DORBraga do PCP.

6º.-MARIANA SILVA- 27 anos,Licenciada em Ensino de Português pela U.Minho.Membro do Partido Ecologista os Verdes.

7º.-JOÃO FRAZÃO- 37 anos,membro da Comissão Política do Comité Central do PCP,responsável pelo Organização Regional de Braga pelo organismo Inter-regional de Viana do Castelo,Vila Real e Bragança e pelas questões da Agricultura.

Jerónimo de Sousa na sua intervenção,salientou que «foram três décadas que conduziram a esta crise e ao ciclo vicioso que se instalou na sociedade portuguesa de vira o disco e toca o mesmo»,acentuando que «a grande batalha das próximas eleições passa por terminar com este cico vicioso de alternância sem alternativa que está na origem do crescente descrédito dos portugueses para com os políticos».

Defendeu que «os dois partidos querem impor um falso dilema,alimentando uma bipolarização artificial que só pode acabar cum um substancial reforço da votação da CDU».

VOTE CDU,VOTE POR UMA ALTERNATIVA POLÍTICA DE ESQUERDA!

Anónimo disse...

Agradecia a alguém que soubesse se me esclarecia o seguinte:

1º. - Qual a razão porque o Avelino,actual presidente da Junta de Garfe,não se recandidata a novo mandato?

2º. - É verdade que o seu colega João,actual presidente da Junta de Fontarcada,vai concorrer à Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Amparo(Póvoa de Lanhoso)?

São duas questões que têm alguma conatação política,quem souber que me diga,se faz favor!Obrigado!

Um povoense interessado nestas questiúnculas!

Ponto final, paragrafo. disse...

Comentem no sentido que, o sentido dita...

"Quelhas"

Fico triste ao que aconteceu a Maria da Fonte, isto não deitando culpa a ninguém, também não se sabe de quem é a culpa!
Gostava que alguns comentadores tivessem o prazer de ver os jovens imigrantes do Kanton de Zürich a lutarem por a camisola do seu Clube.
O SC de Zürich, liderado por um Vieirense, foi campeão, o SC de Braga de Zurique, liderado por um povoense, ficou em quinto lugar.
Digo mesmo, estes Clubes amadores, teem equipes para debater com o Maria da Fonte e sabem porquê?
Suam a camisola por um lugar na equipa e gratuitamente pelo prazer de jogar...
São um todo! Uma família unida desde jogadores, técnicos, assistentes, publico e outros.
Ponto final, paragrafo.

sarpico disse...

Caros amigos da CDU da Póvoa de Lanhoso e leitores deste Blog.

Em primeiro lugar, quero manifestar a minha estranhesa, pelo facto de neste Blog as pessoas não se identificarem. Para mim é arrepiante tal principio. porque gosto de saber quem escreve e a quem nos devemos dirigir.

Postar um comentário e não assinar a meu ver os "anónimos", não deveriam ter o previlegio de ver os seus pensamentos publicados.

Afinal de que têm medo os leitores e comentadores deste Blog?.
Curiosamente até um administrador suponho eu, que falando da CDU se assumiu como um militante ...

Meus caros deixem-me falar claro, porque postar uma opinião é antes de tudo mostrar o nosso sentimento cultural e mal vai o meu País, se neste Blog há medo de mostrar o nome e fiquem sossegados, que o Padre Zé Dias já morreu à muito tempo e mesmo esse por pouco não viu o seu carocha a caír no rio, que atravessa a nossa Vila.

Portanto, caros amigos aqui deixo o meu reparo, por verificar, que as pessoas ainda não chamam às coisas o seu verdadeiro nome e neste caso assinar é um princípio sagrado cimentado na liberdade e democracia.

Um anónimo escreveu neste Blog, que antigamente este era o sítio das grandes leituras e novidades - bom, não sei porque não pode ser outra vez.

Vem aí um tempo de grandes iniciativas e então façam deste espaço um eco de tudo, que seja benéfico para a Póvoa de Lanhoso.

Falar de liberdade, falar daquilo, são realmente os ansseios do nosso povo e antes de mais ganhar os jóvens, para as tarefas de mobilização.
Recordo com muita soudade os meus tempos de menino, mas não esqueço a ajuda que dei a distribuir targetas e cartazes na minha freguesia, com o falecido Júlio do Bento da Botica de Cima.

Nesse tempo era preciso muitas vezes recorrer ao anonimato, mas hoje não é assim, por tudo isto vale a pena dizer - VIVA A CDU - VIVA A LIBERDADE.

Eu, Dionísio Ramos