terça-feira, 30 de junho de 2009

CONSTRUIR O FUTURO


CONSTRUIR O FUTURO ?

Espalhados pelas diversas freguesias do concelho a modos de campanha eleitoral estão aí uns enormes, bonitos e provavelmente bastante caros cartazes (outdors) iguais aos da foto, que nos dizem que este executivo camarário do PSD ,ESTÁ A CONSTRUIR O FUTURO.
Não se opondo a CDU a qualquer melhoria significativa no concelho, nomeadamente as que dizem respeito ao bem-estar e qualidade de vida dos povoenses, não deixaremos de colocar algumas questões em relação a esta premente necessidade que o actual executivo tem em informar o eleitorado e os povoenses das suas intenções
FUTURO é algo que se constrói, baseado em políticas de sustentabilidade e que a constante promoção de melhorias para as freguesias e suas populações sejam condição prioritária, a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada onde possamos todos coabitar ao mesmo nível, onde não exista sequer a palavra carência, onde o nosso vizinho não tenha perdido o emprego fruto de políticas desastrosas, onde o conhecido não necessite de apoios económicos para pagar a sua renda ou que não tenha que se deslocar ao Banco de voluntariado para pedir comida e onde a justiça social se sinta na sua real e plena concepção da palavra, entre tantas outras coisas é este o futuro que queremos e falamos.

Agora uma medida eleitoralista, que é o que nos parece ser esta obra e que alguém já a apelidou de megalómana, deixam-nos um tanto ou quanto curiosos para saber se os povoenses encaram esta obra como algo de necessário para já ou se será mesmo isto construir o futuro?
Será que os povoenses não prefeririam ver nas suas freguesias a questão do saneamento básico de uma vez resolvida?
O abastecimento de água concluído?
A melhoria do caminho até à sua casa ou até mesmo o médico de visita à freguesia (à semelhança de tantos concelhos)?
Não prefeririam ter Infra-estruturas criadas nas suas freguesias para responder às necessidades básicas de toda a população?
É que as verbas que vão ser dispendidas para este projecto e as que já estão a ser gastas na sua publicidade davam para começar a fazer qualquer “coisinha”em algumas freguesias, depois sim, com o básico e o mais premente satisfeito então passemos aos fóruns, aos pavilhões e outras coisas mais.

12 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo com a página postada sobre os "outdors" e critico este tipo de propaganda,porque são os municípes que a pagam e depois tem reflexos no orçamento e aumenta o passivo duma forma assustadora,obrigando a Autarquia a endividar-se cada vez mais e os pedidos de empréstimos aumentam em catadupa,porque este Executivo não poupa nada,em detrimento de obras importantes como são a conclusão da rede de saneamento básico e do abastecimento de água a todo o concelho,e gasta de uma forma eleitoralista milhares de euros nesta propaganda que espalhou por várias freguesias do concelho.

Isto assim não é construir o futuro,é sim prejudicar a grande maioria das pessoas que não têm bem estar e qualidade de vida e não passa de mais uma encenação política para "tapar os olhos" aos povoenses.

O populismo e a demagogia estão de volta,é preciso estar atento a estas manobras "provincianas" que dão votos a quem as promove mas prejudica e de que maneira o futuro dos povoenses e do concelho.

O futuro constrói-se com investimento para criar postos de trabalho e riqueza e não com "esmolas" para entreter o "estômago",disso já estavamos cheios no tempo da ditadura salarazista,é preciso é trabalhar para dar um futuro melhor a todos os povoenses,principalmente aos jovens,aos mais necessitados e aos desempregados,mas a preocupação da Autarquia do PSD é "atirar fogo de artifício para o ar" para entreter o pessoal.

Como dizia o poeta: eles comem tudo,eles comem tudo,eles comem tudo e não deixam nada!

POVOENSE disse...

São projectos arrojados e sempre bem vindos.Espero que não seja mais um projecto como a via circular que é um projecto à muito desejado e tem sido mote de discurso em campanhas, mas nunca foi concretizado.
A localização,na minha opinião não será o mais importante. Se fica o local das piscinas, no parque do pontido ou noutro, é irrelevante, o que interessa é passar das palavras, papeis e aparecer a obra.
Se é deste executivo a ideia, então só merece uma salva de palmas ou foguetes, porque pelo que sei o poder é dos que nele permanecem e não de outros.Sigam em frente, tragam e façam obras,independentemente das corespoliticas.
PARABENS AO SER VERDADE.

POVOENSE disse...

Certas obras, não podem ser confundidas com outras, tudo é necessário, mas se existe dinheiro para este tipo de obras, não deixemos de o aproveitar.Concordo também inteiramente com o desenvolvimento das freguesias como é referido na introdução que nos é proposta, mas valha-me deus, se os politicos têm esta possibilidade de fazer a obra, vão desperdiçar a oportunidade?
Pena é ser só essa, fazem parte todas as referidas em falta e muitas mais, para sair-mos do degredo do atraso.

Anónimo disse...

A necessidade de explicações é tanta que aparece posteriormente a este um post a falar sobre o assunto no castelopsd.

Anónimo disse...

O post do Castelo de Lanhoso aparece à 1h00 da manhã do dia de hoje. Cá para mim o administrador do blog da CDU e o do PSD andam feitos um com o outro...

Anónimo disse...

Associação Maria Balaio sibstitui ISAVE no Andebol Nacional. É hora das forças vivas locais apoiarem este projecto local e com dimensão nacional. Este projecto já trouxe titulos para a Póvoa. Amigos apoiem. É hora da Camara dizer presente.

Anónimo disse...

Quem fala de mais obras e apoios para as freguesias não deve estar em dia com os investimentos feitos no nosso concelho. Muito menos pode criticar este executivo que é, de longe, aquele que mais e com mais qualidade, investiu nas 29 freguesias do concelho. É passar pelas freguesias e perguntar aos presidentes de junta para os ouvir. São eles quem referem esse facto. Quanto à água e ao saneamento, obras necessárias e importantes, estão programadas para estar concluídas até 2013. Isto é do domínio público. Agora, se existe a possibilidade de concorrer a este financiamento, não o devem fazer? Claro que sim. Venha ele. Aliás, até já soube que são mais de 44 milhões de euros que este executivo se candidatou em diversas obras para o actual quadro comunitário de apoio, designado QREN. Venham elas.

Autarquicas. disse...

Resposta no Castelo

Autarquicas.
S. João de Rei, Moure, Friande, e Esperança, já deviam de ter mudado à muito tempo de presidente, nem que fosse por candidatos comunistas.
Quanto aos outros candidatos das freguesias seguintes, Fontarcada, Garfe, Vilela,Campo e Galegos,tinham tudo para vencer, esperamos alguém igual ou superior para os cargos.

convite disse...

Senhor administrador do Site CDU

Antes de mais agradeço-lhe por este blogue activo na e da Póvoa de Lanhoso.

Depois convido-o a visitar e porque não comentar de vez enquanto, notícias do nosso concelho, nos Blogues seguintes: http://sportingclubedebragadezurique.blogspot.com/ http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/

Não precisa de se identificar, pode muito bem usar um nome fictício, contribua para uma causa, a cultura da terra esquecida.

Espero que o possa fazer para, pelo menos, para os povoenses na Suíça.

Abraço

Anónimo disse...

É necessário uma resposta que ainda não foi dada. A demolição do actual Pavilhão 25 de Abril e piscina só é viável quando for arranjada uma alternativa a quem o utiliza presentemente. tendo em consideração que a população e associações do concelho tem sido pouco ajudadas pela Câmara é decisivo que só e avance para a demolição quando estiver pronto outro local para os clubes. Quem responde a isto?

Anónimo disse...

Ñós queremos saber se este bonito edificio nos vai tirar o pavilhão. Queremos continuar a treinar lá

Anónimo disse...

Força camarada Rodolfo e aos outros também. E necessário mudar povoenses...Apoiem a CDU, deem forca à Cdu atrvés dos votos no próximo Domingo, dia 11