segunda-feira, 1 de junho de 2009

Oito eixos de luta por uma outra Europa 7

7-Pela promoção da cultura e língua portuguesas


Pelo respeito e salvaguarda intransigente da identidade cultural de cada país e de todas as línguas nacionais como línguas oficiais e de trabalho e a recusa de quaisquer discriminações neste domínio.Pela defesa da diversidade, contra a colonização cultural, o afunilamento das relações culturais num mercado hegemonizado;
Pelo respeito da diversidade e identidade cultural e a garantia de acesso de todos à cultura, através da sua promoção numa perspectiva de abertura, cooperação e igualdade com todos os povos;
Por políticas públicas de apoio à criação, produção e fruição culturais;
Pela defesa e divulgação do património cultural nacional, regional e local, erudito e popular, tradicional ou actual, como forma de salvaguarda e promoção da identidade e da independência nacionais;
Pela defesa, valorização e promoção da cultura e da língua portuguesas.

3 comentários:

Anónimo disse...

O escândalo do BPN chegou à campanha para as eleições europeias depois de, em Évora, o cabeça-de-lista do PS ter associado "figuras gradas" do PSD àquilo que considerou ser "a roubalheira do BPN".
'Certamente por acaso, todos aqueles senhores são figuras gradas do PSD. E estamos à espera que o PSD se pronuncie sobre esta vergonha, que é justamente a roubalheira do BPN', afirmou Vital Moreira durante um comício na cidade alentejana.
O candidato socialista nunca nomeou qualquer militante social-democrata, mas classificou o caso como 'escandaloso e vergonhoso'. 'Esse caso do BPN devemos condená-lo, devemos denunciá-lo, porque é um escândalo, uma vergonha de utilização dos dinheiros da economia para efeitos puramente criminosos', sustentou Vital.
Já antes, o director de campanha do PS, Capoulas Santos, tinha discursado para alertar para o perigo da instabilidade política na sequência de uma eventual derrota do PS nas eleições de 7 de Junho."Em momento de crise internacional, imaginem um Governo com a Dr.ª Manuela Ferreira Leite a primeiro-ministro, interrogou-se Capoulas Santos, numa referência indirecta ao cabeça de lista europeu dos sociais-democratas, Paulo Rangel. "Depois de ter consolidado o défice, consolidado as finanças pública, feito a reforma da segurança social, ter feitos avanços tão significativos, vamos entregar a esta trupe, que se vislumbra no horizonte, a governação do país? Não, não podemos permitir que o 7 de Junho possa ser o postigo, por mais pequeno que seja, para abrir um cenário destes».

Como era de esperar esta gente que não tem proposta nenhuma que não seja a continuidade da vergonha a que temos assistido e das políticas que nos têm empobrecido, com o avançar da campanha começam com os ataques e coma a “baixaria”. Claro que o BPN é um escândalo e uma vergonha e todos sabemos que lá estão enterrados até ao pescoço os “barões” do PSD da Lapa até Belém, mas também todos sabemos que escândalos e vergonhas existem muitas também no PS. As eleições de 7 de Junho não podem ser o postigo para o PSD chegar ao governo, mas também deviam ser a vassoura para correr com a cambada que por lá já anda. Vamos todos retirar a legitimidade a esta gente e dizer-lhes que não os queremos. Vamos mostrar-lhes que desejamos uma sociedade mais justa, mais solidária e onde a palavra democracia não seja um voto de quatro em quatro anos, mas a aplicação da verdadeira vontade de um povo.

retirado do cantigueiro disse...

Como apreciação ao facto de mais uma vez, milhares e milhares de professores terem enchido as ruas, desta vez, num Sábado escaldante que convidava a uma tarde amorfa, na praia, para lhe dizerem alto e bom som o que pensam das suas políticas pedestres para o ensino, o lamentável presidente do conselho que nos tocou em azar, apenas conseguiu produzir umas declarações, algo entre o patético e o ameaçador, afirmando ter visto entre os manifestantes alguns dirigentes político-partidários, regougando mais umas baboseiras sobre "intrumentalização" e "caras destapadas".


Não sabe ou não quer saber a execrável criatura, que o facto de estarem, se for sinceramente, solidários com a luta dos professores, só valoriza esses dirigentes políticos.


Não sabe ou não quer saber o inútil, que o facto de se lutar por causas que muitas vezes ultrapassam em muito o problema pessoal do chequezinho ao fim do mês, eleva o ser humano e, neste caso, os professores, a patamares de dignidade que ele nunca conheceu e não sabe, por isso, distinguir do preço dos seus fatinhos feitos por medida.


Não sabe ou não quer saber a imprestável figurinha histórica, que o título de militante por uma causa, vale milhares de vezes o seu título de “6º mais elegante e bem vestido”.


O seu parceiro de campanha “ibero-socialista”, Zapatero, está envolvido numa feia polémica, por utilizar o avião Falcon do Estado Espanhol para se deslocar a comícios do PSOE (e um do PS, aqui em Portugal). Há já quem queira ver José Sócrates igualmente envolvido nessa polémica pela utilização do Falcon espanhol.


Polémica inútil! Sócrates já só voa de abutre!

Os blogues estão a fracassar! disse...

Os blogues estão a fracassar!
As escumalhas e maldizentes tiram o nexo ao conteúdo e da notícia que se divulga através destes. Pena é um Blogue de informação e de ideias, assim como de diálogo e discordância entre pessoas de bem, sejam barrados ou estes deixem de comentar aos poucos e poucos. Sabemos de fonte segura que os Blogues são mais rápidos que os jornais, as informações surgem de minuto a minuto. É certo que muitas fraudulentas e enganosas, mas tem mais de bom de que de fraco e mal intencionado, depois depende de quem as assina, se estas forem anónimas podem estar a mentir tais notícias ou divulgações...
Vamos lutar por sermos isentos e bem comportados para darmos seguimento aos nossos Blogues.
Continuem e metam as vossas ideias em prática.

http://sportingclubedebragadezurique.blogspot.com/