A Comissão de Concelhia do PCP e a Comissão coordenadora da CDU da Póvoa de Lanhoso saúdam todos os militantes, activistas, simpatizantes que com dedicação se empenharam nestas eleições autárquicas e todo o seu processo,saudamos também os nossos eleitores e especialmente aqueles que confiaram pela primeira vez o seu voto na CDU.
Apreciação dos resultados da CDU na Póvoa de Lanhoso.
1-Após análise dos resultados eleitorais, congratulamo-nos que a CDU tenha crescido no concelho da Póvoa de Lanhoso em relação às eleições europeias de 13 de Junho de 2004 ou até mesmo às últimas Legislativas.
2-Dos 23948 eleitores do concelho, só 8625 exerceram o seu dever cívico, neste quadro de elevadíssima abstenção que rondou os 64%, a CDU obteve votações em todas as Freguesias, facto que contraria o que se verificava até então, daí o seu real crescimento.
3-Os resultados obtidos pela CDU, e sobretudo a corrente de apoio às nossas propostas e intervenção, são um sólido elemento de confiança para as batalhas políticas e eleitorais que num futuro próximo podem decidir de uma mudança na vida política concelhia.
Apreciação a nível nacional
1- O resultado obtido pela CDU - traduzido na confirmação da eleição dos dois deputados (no quadro da redução de 24 para 22 mandatos nacionais), no aumento da sua expressão eleitoral e número de votos, - dando expressão à corrente de apoio que a campanha testemunhou, confirmam a CDU como uma força a crescer, indispensável ao país e à solução dos problemas nacionais.Confirmando o sentido de avanço e crescimento eleitoral da CDU dos últimos actos eleitorais, o resultado agora obtido projecta na vida política nacional e para as próximas eleições não apenas a possibilidade de derrotar a política de direita como de impor, com o reforço da CDU, uma viragem na política nacional. Um resultado com um significado e expressão tão mais valorizável quanto construído a partir de uma campanha que, baseada na empenhada intervenção de milhares de activistas dirigida à mobilização e esclarecimento dos eleitores, teve de vencer uma ostensiva linha de desvalorização da CDU. A persistente deturpação da sua mensagem e propostas, a pressão induzida por sucessivas sondagens confirmaram ao longo da campanha a clara percepção que, quer o Governo quer os interesses económicos associados à política de direita, têm de que é na CDU que reside o voto que mais temem e mais pode pôr em causa, não apenas em palavras, mas pela acção e projecto alternativo, a política de direita e os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros.
Os Portugueses e em particular os Povoenses abriram uma janela de esperança numa vida melhor.
8 comentários:
E AGORA??
Fosse eu uma analista política encartada e poderia aqui escrever coisas interessantíssimas sobre os resultados eleitorais deste 7 de Junho. Não sendo, resta-me deixar apenas algumas primeiras observações, que certamente, nos próximos dias, irão tendo desenvolvimentos, a saber:
- Vital Moreira vale muito pouco... também em termos eleitorais. Sócrates e o PS afundaram-se.
Os restantes resultados, nomeadamente a subida eleitoral da CDU e do BE, são suficientemente importantes, desafiadores, diversos, excitantes e animadores, para serem tratados ou interpretados à pressa... e logo por mim!
Parabéns a todas e todos os que foram à luta!
Sobre a esmagadora maioria absoluta que não se deu ao trabalho de participar, embora possa em alguns casos compreender, envergonha esta democracia e é sobretudo o espelho do estado a que chegou.
Hoje é o primeiro dia de luta pelos próximos objectivos.
O PS ganhou em Monsul, por aí parabéns.Agora falta saber se é mérito do Frederico ou demérito do Bernardo.Afinal de contas os PSD de Monsul, não se preocuparam com a causa, porque se fosse para a junta lá estariam, como se vai ver em Outubro.
Mas o Frederico escusa de andar a enganar pategos com o discurso que passou a alguns para votarem PS.
"PEÇO QUE VOTE NO PS PORQUE ASSIM VOU SER ELEITO PARA DEPUTADO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. VOU PODER PUXAR PARA MONSUL UNS GRANDES INVESTIMENTOS QUE VÊM PARA A NOSSA REGIÃO.È UMA FORMA DE RECLAMAR PARA A NOSSA TERRA".
De facto é verdade ser tão mentiroso.
Sábado e Domingo parecia o carteiro a bater ás portas a pedir o voto.É mesmo LAMENTÁVEL esta triste figura.
De facto tens todas as condições para agora dizeres que podes ser candidato à junta de Monsul, já sabes o teu peso politico na freguesia.
Cá esperamos por ti em Outubro se tiveres coragem.
O teu padrinho SOCRATES afinal e contas foi derrotado e assumiu.És um forte candidato a sonhar ser ministro, uma vêm que ganhaste as eleições.
Votei pela primeira vez na CDU e fi-lo com imenso prazer,porque entendo que todas as grandes lutas políticas travadas durante estes quatro anos tiveram sempre a participação em pleno do PCP e se o PSD ganhou estas eleições europeias deve-o em muito ao PCP e à coligação CDU.
O desgaste político e os resultados eleitorais negativos do PS,deve-se em muito à luta de massas,às inúmeras greves e manifestações,a grandes momentos determinantes que o ascenso de luta tomou e à incansável participação dos militantes e simpatizantes do PCP e também do PS contra as políticas neoliberais do Governo do PS/Sócrates.
Estou muito contente com a subida eleitoral da CDU e dos resultados que alcançou a nível nacional,mas que não me levem a mal os meus conterrâneos da Póvoa de Lanhoso,mas mais uma vez premiaram aqueles que nada fizeram para esta derrota do PS e os resultados eleitorais que alcançou no nosso Concelho ficaram muito aquêm daquilo que merecia.Mais uma vez a ingratidão premiou os que andam atrás da "mama" dos comunistas,PSD e CDS/PP,e isso é lamentável e digno de registo negativo porque não é justo e democráticamente aceitável.Ontem foi assim com o PS,amanhã será com o PSD,mas os contributos são sempre do PCP e da CDU para derrotar as suas políticas e mandá-los embora do Governo,mas os incautos não vêm quem os defende e luta por um país melhor.
É esta mentalidade "tacanha" que tem atrasado o desenvolvimento do processo democrático e a perda de muitas conquistas dos trabalhadores e reformados e,por isso,o povo tem tido o que merece,ora com o PS,ora com o PSD e CDS/PP,"quem com ferros mata,com ferros morre",é a lei da vida.
Desabafei,não vou desanimar, e continuarei a votar CDU porque quero que o meu país se desenvolva e que a riqueza seja distribuída por todos,principalmente pelos trabalhadores e reformados,mais até por aqueles que têm pensões de miséria e vivem abaixo do limiar de pobreza(cerca de 2 milhões de pessoas)é obra!
Os avanços civilizacionais fizeram-se sempre com aqueles que lutam e querem um Mundo e um País melhor,dos outros não "reza a história".
VIVA A CDU!
A CDU, Póvoa de Lanhoso e sem duvidas! Está a concorrer ás eleições autarquicas pelo motivo da preocupação do Presidente da Républica...
Caso contrário tinham já candidatos a todas as freguesias pelo seu partido político, (Centro Democrático Unitário.)
De que estão á espera, quando o PS nas Euopeias caiu, bom sinal para os comunistas! Não?
Pensem, façam-me pensar que, não é nada daquilo que estou pensando...
Bem, os Partidos de Esquerda (verdadeira) subiram, eu ajudei...! Mas além P.S. ter descido, o que é optimo, o P.S.D. foi o que mais subiu...! Cuidado seja P.S. seja P.S.D. que ganhe as Legislativas se a Esquerda não for bem forte as politicas prejudiciais para nós, o povo, vão continuar...!
Dos resultados quase finais, extraio o seguinte balanço global, por ordem não necessariamente hierárquica :
- O PS e o seu governo, José Sócrates e Vital Moreira sofrem uma monumental derrota o que fica bem expresso se se tiver em conta que se trata do seu segundo pior resultado (26,57%)desde o 25 de Abril (sendo o primeiro os 20% das eleições em 1985 em que surgiu o PSD)
- o PSD regista uma vitória importante e talvez algo inesperada mas com uma percentagem (31,68%) que está a anos-luz dos seus melhores resultados eleitorais e muito próximo de resultados de épocas em que ficou na oposição;
- os dois partidos do «bloco central» registam em conjunto o mais baixo valor de sempre - cerca de 58% - o que não pode deixar de ser interpretado com um justo desgaste da alternância sem alternativa e do rotativismo entre PS e PSD;
- a CDU obtém um importante êxito eleitoral (10,66%), que lhe dá uma excelente dinâmica para as legislativas, ao aumentar a sua votação, apesar do aumento da abstenção, em mais 70 mil votos, ao obter uma subida de 1,5 pontos percentuais e ao voltar a ser, após muitos anos, a força mais votada nos distritos de Setúbal, Évora e Beja.
- o BE, beneficiando sem dúvida de importantes deslocações de votos da área do PS (em que também terá pesado a sua inteligente táctica de aproximação a Manuel Alegre), regista um assinalável êxito ao mais que duplicar a votação (10,73%) e se elegesse um 3º candidato seria por ter cmais 2500 votos - 0,05% - que a CDU.
-o CDS regista um resultado melhor (8,37%) do que se esperava e não escrevo que, apesar disso, desceu para quinta força política porque, como demonstrei em «post» anterior, isso não é critério sério ou decente de avaliação do resultado de um partido.
Por uma viragem à esquerda na política nacional, por mais força à CDU, a luta continua !
Num primeiro comentário superficial, podemos afirmar que é assustadora a vaga de direita que se alastrou a toda a Europa. Em vários artigos, comentámos que a existência de uma grave crise económica não é por si só sinónimo de avanço das forças de esquerda. Pode e está a ser aproveitada de forma populista pela direita. Em Itália, apesar de todos os escândalos, Berlusconi esmaga toda a oposição. Mete dó um país onde existiu um dia o Partido Comunista mais forte da Europa Ocidental. No Estado espanhol, com grandes dificuldades, a Esquerda Unida consegue manter os seus dois eurodeputados. E, no País Basco, a Iniciativa Internacionalista alcança os 15 por cento apesar de não eleger qualquer candidato. Em França, ganha Sarkozy. Na Alemanha, a Merkel. Uma das poucas mas muito boa notícia é a subida do Partido Comunista da Grécia.
Contudo, em Portugal, a direita sofre uma grave derrota. Tanto o PS como o PSD perdem em votos e em percentagem. A CDU alcança o melhor resultado eleitoral em 15 anos e quase que elege a terceira candidata. Uma vez mais, como nas anteriores eleições, ficámos a poucos votos desse objectivo. Tudo isto depois de uma grande campanha eleitoral construída pelo esforço de milhares de activistas. E sem qualquer apoio da comunicação social. É aí que se alicerça fundamentalmente o resultado do BE. Sem estrutura nacional estável, são impensáveis alguns dos resultados que obtêm em determinadas zonas do pais sem o apoio incondicional dos jornais e das televisões.
Nos próximos dias, com toda a probabilidade, nascerá uma campanha com a ideia de que a CDU sofreu uma derrota ao ficar atrás do BE. Tentar-se-á escamotear o facto da CDU ter crescido em votos e em percentagem mantendo os dois deputados num cenário em que isso reflecte um crescimento devido à redução do número de eurodeputados portugueses. Tentar-se-á catapultar o BE como a grande força de esquerda para as legislativas.
Nota: Afinal, o Partido Comunista da Grécia desceu de 9,48 para 8,35 passando de três eurodeputados para dois (num contexto em que aquele país perde dois eurodeputados). Na Irlanda, o Sinn Féin sobe de 11,1 para 13,9. Em França, a Frente de Esquerda consegue uma ligeira subida. Em Itália, a Refundação e o PdCI descem. Na Alemanha, sobe o Die Linke. No Chipre, o Akel passa de 27,89 para 34,9.
Não sei o que se tem passado neste blogue.São poucos os intervenientes nos últimos tempos.
Estará tudo em férias ou perdeu interesse.
Os comunistas fazem falta na nossa sociedade, tanto mais que seja só fazerem o papel de policias.
Estamos em tempo de comentários.
Enviar um comentário