segunda-feira, 6 de julho de 2009

ELAS AÍ ESTÃO

Elas: as sondagens.

Houve quem pensasse e escrevesse que, após o clamoroso escândalo sondageiro nas eleições europeias, nada iria continuar como até aí. E, de facto, nas semanas seguintes elas meteram a viola no saco, caladinhas que nem ratas ou assobiando para o lado. Talvez por vergonha – pensou-se.
Mas tratava-se, tão somente, de uma manobra táctica.
E elas aí estão, novamente. Gémeas das que as europeias desmascararam, ei-las de regresso às primeira páginas dos jornais, sem vergonha nem pudor, como se o que aconteceu não tivesse acontecido – e, outra vez, não a dizer-nos como os eleitores pensam ir votar, mas a dizer aos eleitores como devem votar.

Ao fim e ao cabo cumprindo o papel que lhes está destinado enquanto instrumentos de propaganda eleitoral cuja tarefa é procurar encaminhar o voto ao sabor dos interesses de quem as encomenda e paga.
Porque é isso que as sondagens são, na maioria dos casos: instrumentos de influenciação da opinião, do voto – das ideias - dos cidadãos.
Isto porque elas são parte integrante do arsenal propagandístico através do qual o sistema capitalista constrói e difunde a sua ideologia – e justifica as sua acções.
E assim é em todo o lado onde o capitalismo domina, como todos os dias podemos constatar.
Um exemplo: uma sondagem, divulgada no dia a seguir às eleições no Irão, «informava» que «75% dos iranianos» desejavam, ou viam com bons olhos, uma aproximação do seu país com os EUA – aqui temos uma sondagem mesmo-mesmo a calhar para a leitura mediática dos acontecimentos que se seguiram à contagem dos votos…
Outro exemplo: sondagens hondurenhas «informaram» que o apoio ao presidente Manuel Zelaya «desceu para cerca de 30 por cento nos últimos meses» - aí está uma sondagem mesmo-mesmo a calhar para os golpistas que depuseram o presidente e, em simultâneo, para os média que, em todo o mundo, propagandeiam os golpistas e dizem que o golpe militar foi «legal» porque o referendo era «ilegal»…
Daqui até 27 de Setembro elas suceder-se-ão e as suas «previsões» dir-nos-ão quais os resultados que mais interessam ao grande capital.

6 comentários:

PCP/TAIPAS disse...

FESTA DA FRATERNIDADE 2009

Conheça o programa em:

http://pcptaipas.blogs.sapo.pt/

Apareçam! Tragam um amigo!

Divulguem!

FÓRUM, O RISCO DA DATA 2010... disse...

A PROSSECUÇÃO DE NOVAS INSTALAÇÕES DESPORTIVAS (PISCINAS, PAVILHÃO, COURTS), PRIMEIRO, E DO FÓRUM MUNICIPAL, ESBARRA NUM SENÃO: A DATA 2010...


SE O PRESIDENTE MANUEL BAPTISTA GARANTE PROJECTOS, APOIOS, APROVAÇÕES E OBRAS, EM DEVIDO TEMPO, PARA ARRANCAR, PELO MENOS, O FÓRUM MUNICIPAL EM 2010, FICAM ESCLARECIDAS AS DÚVIDAS...


POIS, DEPOIS DA MERITÓRIA APRESENTAÇÃO DO PROJECTO DO FÓRUM MUNICIPAL NÃO PODE FICAR NA OPINIÃO PÚBLICA POVOENSE A "DÚVIDA TERRÍVEL" DE QUALQUER LIGEIREZA POLÍTICA...


OU SEJA, TER-SE ADMITIDO A CONSTRUÇÃO DO FÓRUM MUNICIPAL EM 2010, SEM TER GARANTIDOS PROJECTOS, APOIOS, ESPAÇOS DISPONÍVEIS E UM CABAL CONHECIMENTO CRONOLÓGICO DAS OBRAS DAS NOVAS ESTRUTURAS DESPORTIVAS...


E, ACREDITANDO NÃO TER HAVIDO "LIGEIREZA POLÍTICA", PELA ESTIMA AO PRESIDENTE MANUEL BAPTISTA E CRENÇA NA GESTÃO MUNICIPAL, COMO "A MULHER DE CÉSAR", ERA TEMPO DE OS POVOENSES VEREM QUE O PROJECTO DO FÓRUM PARECE TOTALMENTE SÉRIO...

Anónimo disse...

Sinceramente e apesar de não ser apoiante do Presidente Batista, penso que a ideia da construção do forum e consequente mudança das piscinas, pavilhão e courts é boa.
Na verdade também gostaria de ver um aeroporto e já agora o metro também na Póvoa de Lanhoso e acredito fielmente que este executivo possa ter isso em mente.

P.S. Um teleférico panorámico desde o pontido até ao Pilar era simplesmente brutal ahh??

HAJA LATA disse...

Este espaço está reservado, é pessoal e intransmissível.

(Isto no caso de alguém querer comprar ou copiar)

Dedica-se exclusivamente a tratar de assuntos que deambulam nestas páginas do Windows Live Spaces

Sabem aqueles assuntos que todas as pessoas falam “à boca fechada” mas ninguém denuncia publicamente?

Aquelas cópias de poemas originais assinados por outros? Aquelas intrigas e artimanhas de pessoas que não tendo conseguido vencer no mundo real aqui descarregam as suas frustações? Aquelas falsidades que encontramos todos os dias por detrás de espaços muito sensuais e perfeitos de figuras angélicas que quando entramos mais profundamente se tornam em autênticos diabinhos? E tantas, tantas outras que ao longo do tempo analisaremos!

E, quando pensar que já viu e ouviu tudo por aqui, desengane-se

O tanto que ainda falta ……..

Deixe-nos sempre a sua opinião, por aqui sim é o local indicado para dizer tudo o que quiser

Desiniba-se e chame os “bois pelos nomes”!!!!!

Sejam bem-vindos!!!!

Se não se sentir bem, talvez não seja o local certo para si!

Provavelmente será melhor continuar no seu buraquinho húmido onde se refugia e ainda consegue atrair algumas presas

http://cid-17b075d9ba689b63.profile.live.com/

Póvoa de Lanhoso a contrariar ou no seu melhor! disse...

Olá.
Comenta no sentido, que, o sentido te dita! És livre, livre de voar como passarinhos ao vento. Comenta, vais ver que, te cultivas. As tuas opiniões não são válidas se as não puseres em prática. Comenta no bom sentido!

Comenta no Blogue livre!...

Anónimo disse...

Só queria deixar aqui expresso que o ISAVE é uma fraude. Tem dividas a toda a gente. Uma vergonha.