quinta-feira, 23 de julho de 2009

O que é a ruptura com a política de direita?



Muito para além da espuma mediática que diariamente nos chega sobre os casos de corrupção envolvendo o BPP, o BPN, ou, ainda recentemente, o BCP, está a realidade que hoje marca o sector financeiro no nosso país.Perdidos no meio de nomes de ex-ministros, governadores e advogados, afogados em inquéritos e comissões, iludidos pelas declarações curvilíneas do Governo ou do Banco de Portugal, à maioria do Povo português chega uma informação que diariamente é filtrada, que oculta a ideia de que estamos perante um gravíssimo problema político e económico em vez de uns isoladíssimos casos de corrupção.Basta recuar o filme um pouco atrás para perceber que na origem deste conjunto de casos está o processo de privatizações que teve na banca – e não por mero acaso - o primeiro sector a passar das mãos públicas para os bolsos privados. Que tal processo contou com a activa participação de altas figuras do Estado de governos do PS, PSD e CDS-PP, não apenas na decisão política, mas também na construção e consolidação dos grupos financeiros. Que a intervenção das entidades reguladoras e de supervisão não é separável do poder dos grupos económicos nem das políticas de diferentes governos que os servem. Ou que há muito que o crime económico, a fraude fiscal, o tráfico de influências ou branqueamento de capitais, gozam de uma inaceitável impunidade, ou ponto de, no meio de tanto barulho, não se conhecer verdadeiramente nenhum caso de condenação e punição dos responsáveis.Toda uma realidade que corre debaixo do pano, onde se acumulam muitos milhões e fortunas imensas, e que se soma àquela que, na fronteira da legalidade, lá vai correndo de vento em poupa e permite que, numa altura de gravíssima crise, só a banca apresente 5 milhões de euros de lucros por dia. Facto que no mínimo levanta a suspeita sobre aquilo que se está a passar, não em dois, ou três bancos, mas no conjunto do sistema financeiro Havendo naturalmente uma responsabilidade individual de cada uma das figuras envolvidas – e que não pode deixar de ser apurada com todas as consequências - há uma responsabilidade política de quem durante anos tem governado o país.Muitos nos perguntam o que queremos dizer quando falamos em ruptura com a política de direita? Ora aqui temos um bom exemplo. Ruptura com a política de direita é acabar com esta «roubalheira». É nacionalizar a banca, é fazer justiça e punir os responsáveis, é acabar com a promiscuidade entre cargos públicos e interesses privados, é pôr fim aos benefícios fiscais, é romper com a prioridade dada ao sector financeiro em vez do produtivo. É no fundo, tudo aquilo que os grupos económicos e o grande capital mais temem.

9 comentários:

CIM AVE. Deputados PS faltam... disse...

A Assembleia Intermunicipal da CIM do AVE, realizada ontem em Guimarães, contou apenas com a presença dos Deputados do PSD. Os Deputados Sérgio Matos e Frederico Castro, do Partido Socialista, faltaram...

Anónimo disse...

ASAE fez quatro detenções por dia durante o primeiro semestre

"Por este motivo e outros, a Póvoa de Lanhoso está a perder lojas constantemente durante todos os meses"

Entre Janeiro e Junho, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou 23 802 operadores, tendo deste conjunto de acções resultado 759 detenções, o que dá uma média de quatro detenções por dia.

Ontem, o secretário de Estado da Defesa do Consumidor reafirmou que o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa em nada inibiu a actividade da ASAE, pelo que a entidade tem continuado a fazer as detenções que considera necessárias. No primeiro semestre de 2009, a ASAE instaurou ainda 1284 processos crime e 5642 processos de contra-ordenação.

Mais recentemente, no âmbito da campanha “A defesa do consumidor não mete férias”, inspeccionou mais de mil apoios de praia, apoios turísticos no litoral, geladoarias, restaurantes em zonas turísticas e similares, tendo procedido a 39 suspensões e nove detenções.

Aproveitando a apresentação deste balanço, Fernando Serrasqueiro fez questão de sublinhar que o pior que se poderia fazer neste momento seria travar a acção da ASAE e lembrou que esta entidade não produz legislação, apenas verifica se esta é cumprida, refutando assim acusações de que há excesso de actuação por parte desta Autoridade.

"Não vastam os fracos e maus clientes, para além desta "PESTE ASAE(RADA)" de interesses, sei lá bem de quê, de um governo sem principios e soluções, principalmente para o pequeno comercio que está de rastos!..."

E falaram no Método de Hondt... disse...

Esta dupla falta à segunda Assembleia Intermunicipal da CIM do AVE, logo pelo Presidente da Comissão Político e pelo habitual interveniente nas Assembeias Municipais da Póvoa de Lanhoso surpreende.

Para mais, quando o Partido Socialista pela voz do Deputado Frederico Castro fez alusão ao Método de Hondt no momento da eleição, preocupado em eleger Deputados Socialistas para este órgão...

E, quando mais tarde, cioso da sua maioria na Assembleia Municipal, "queixou-se" do método da eleição dos Deputados Povoenses...

Para quê? Para faltar!

Anónimo disse...

fui ao blog do presidente da camara e fiquei aparvalhado. Ele que negou apoio ao nossos filhos que estão do andebol anda a fazer a figura de Urso como candidato.

COMILÃO a propósito da festa do PS disse...

Tanta gente para ouvir os PSD, ou tanta gente para uma festa, fosse ela de quem fosse, para comer e beber? Ponham-se a pau que o povo já não vai tanto em cantigas... Os Socialistas tambem juntaram muita gente num jantar porque era de borla! Fala-vos alguém que esteve lá e comeu e só não esteve ontem porque estava de serviço. Qual era a ementa? Estou curioso por saber o que realmente perdi!
Gastaram mais ou menos que os 3 mil contos que gastou o PS no dia 25 de Abril? Sem lá ter estado sou capaz de arriscar que foi mais...?
Bem hajam, donos da hipocrisia!

POVOENSE disse...

SABEM.

POVOENSE

SABEM, MT JENTALHA TB FOI À APRESENTACAO PARA SABER O QUE SE PASSOU, COM CHEIRO DE IR PETISCAR, OUTROS TIPO PAPARASIS, ETC...
OS VERDADEIROS, ESSES FICARAM EM CASA E NO DIA TALVEZ VOTEM BATISTA EM MAIORIA, OUTROS LOURENCO EM MINORIA, VOTOS NULOS, VOTOS EM BRANCO, E UMA GRANDE ABSTENCAO ÀS URNAS ELEITORAIS DAS AUTARQUICAS NA POVOA DE LANHOSO.
TALVEZ SE DEVA EM PARTE ALGUMAS DELAS A TUDO AQUILO QUE SE TEM PASSADO E ESCRITO NOS BLOGUES, ATAQUES E MAIS ATAQUES.
EMBORA OS CANDIDATOS NAO TENHAM A VE DIRECTAMENTE COM ISSO VAO ENTIR NA PELE.
A CULPA SERÁ SEMPRE DE QUEM DEIXA POSTAR SUGIDADE DE TAL ORDEM.
OUTROS NAO SERÁ PELA MESMA CAUSA, MAS SIM POR NAO TEREM E NAO ACREDITAREM NA POLÍTICA A NÍVEL GERAL.
ABRACO E BOM DIA A TODOS OS POVOENSES.

Anónimo disse...

O povoense esta cheio de moral... Se tivesse dois palmos de testa estava era calado. Então você é que é o verdadeiro? É o verdadeiro "cego" isso sim!

Anónimo disse...

epah, este POVOENSE só conhece dois candidatos.. Impecável.

Anónimo disse...

Então quando será feita a apresentação dos candidatos da CDU?!E haverá mais candidaturas?! Já começa a ficar tarde!!!