quinta-feira, 16 de julho de 2009

PAROLE...PAROLE....


O título da canção italiana traduz a crítica às palavras sem consistência das forças da política de direita e do oportunismo dos «cucos». E verbera o «vale tudo» de uma forma de estar na política que expressa interesses contrários aos trabalhadores.A campanha eleitoral evidenciou que há forças políticas que copiam, sem escrúpulos, não apenas propostas do PCP (nisto o BE é o maior), mas até expressões, que adaptam à sua agenda – assim cai o estigma anticomunista da «cassete», que criou tantas dificuldades ao PCP na defesa das suas propostas.Ouvir as rábulas da direita sobre a soberania, os MPMEs e os reformados, ou o inefável P. Portas sobre o «trabalho dos deputados CDS» é um momento exigente para resistir à náusea.Assistir às afirmações de M. F. Leite – paradigma da «política de verdade» -, que tão depressa «rasga» e entra em «ruptura» com as políticas sociais do Governo, como clarifica que não se opõe a coisa nenhuma, evidencia que PS e PSD têm no essencial a mesma política – que conduziu à crise, que nesta fase concentra riqueza e que, na putativa saída da crise, propõe novos cortes na despesa social do Estado, sempre ao serviço dos grandes interesses. É a «banha da cobra» da alternância que não altera patavina da política de direita.Ouvir de Sócrates cobras e lagartos contra o neoliberalismo ou a defesa do voto de «esquerda» no PS, no «combate contra a direita», em defesa do «Estado Social», põe a nu o «conto do vigário» que persiste na «continuidade» das mesmas políticas neoliberais, que levou a um nível sem precedentes.Reler a mistificação do «sobressalto» necessário para que o PS se aguente nas próximas eleições e a oferta de álibis à «esquerda» para que continue a governar à direita, quando é evidente a urgência da ruptura e que esta só pode resultar de menos PS e mais PCP, põe a claro que não há palavras bonitas «à esquerda» que possam esconder os projectos dos pré-candidatos a líder do PS ou a PR.Rever como os «cucos» se põem a jeito de todos os «sobressaltos» e do mais que possa trazer votos, sem princípios nem projecto, mas sempre anticomunistas, que é doentia a ambição de «uma nova esquerda para liderar essa alternativa» (F. Louçã 12.06) e é ainda maior a patranha. Porque sem ruptura com a política de direita e sem o reforço do PCP não há caminho para a alternativa.O resto são «parole ...» e pouco mais.

33 comentários:

Nadi@ disse...

Manuel Alegre teve outro dia, via TSF, um simulacro de controvérsia em que enfrentou António Vitorino e não lhe reconheceu nem autoridade nem passado para o criticar. Até aqui, tudo a condizer com a postura alegrista.

O que veio a seguir é que considero de uma deselegância e até de uma grosseria de que não julgava Manuel Alegre capaz. É que o eterno zangado, o sempiterno agarrem-me-senão-candidato-me, afirmou que, na próxima campanha eleitoral vai fazer tudo para apoiar o PS, inclusivamente colar cartazes: «Uma vez mais estarei [nas legislativas] a defender o PS, até a colar cartazes, coisa que alguns deles nunca fizeram», afirmou. Ora, é esta referência subtil ao tamanho de António Vitorino, que o impede de colar cartazes como os outros, que estranho e que não condiz com a pose cavalheiresca e afidalgada de Alegre. Mas enfim, com a idade, tudo chega.

Por fim, o deputado socialista acrescentou que neste momento o seu esforço «visa mobilizar o eleitorado do PS que se zangou com o Governo». Mais palavras para quê? Não tem sido esta a função de Alegre ao longo do tempo? É o que a gente tem andado a dizer desde sempre!

Obs.: E se houver aqueles tão descontentes, tão descontentes que, mesmo com Alegre já não conseguem votar no PS, ao menos que votem na CDU. No Bloco é que nem pensar! Livra...

(in) Tempo das cerejas disse...

Muitos já estávamos a estranhar e a sentir-lhe a falta mas, graças ao insubstituível Alberto João Jardim e à sua ideia de propor a proibição do comunismo na Constituição, a silly season chegou finalmente.
Eu sei, calculo e compreendo que muitos camaradas meus achem que o assunto é suficientemente grave para ser tratado a sério. Mas esse é um velho problema com as declarações mais ou menos alcoólicas do soba da Madeira. Há mesmo jornais que, ano sim e ano não, se indignam com o facto de não haver dos partidos um clamor fervendo de indignação com certas declarações de Jardim, esquecendo-se que, por detrás desse silêncio ou desprezo, já estão anos e anos a denunciar seria e vigorosamente os seus dislates.
Como eu próprio passei incontáveis Verões a escrever comunicados vigorosos e indignados do PCP sobre as bacoradas proferidas no Chão da Lagoa, creio merecer alguma tolerância e dispensa de seriedade. Permitam-me por isso que, face à manchete do DN de hoje, me limite a anunciar a minha rápida passagem à clandestinidade, a recuperação de um pseudónimo qualquer dos antigos tempos, o voltar a usar bigode e pera, o trocar os óculos de aros por uns sem aros e a pintar o cabelo todo, todinho, de branco, assim a modos como o do Vital Moreira. E esta noite já nem vou conseguir dormir só a pensar nos esbirros do Alberto João.

Nadi@ disse...

Acho perigoso que se desvalorize a crescente onda de anti-comunismo.
Em primeiro lugar, a proposta de ilegalização do PCP, não foi dita na tradicional bebedeira de Chão da Lagoa, à qual Ferreira Leite se juntará este ano, mas sim no âmbito da lei de revisão constitucional. E se é verdade que Jardim nos habitou a disparatar, do alto da sua férrea palermice, esta declaração insere-se num contexto de crescentes ofensivas contra o PCP e os seus militantes, ao qual este governo do PS tem dado particular apoio.
São constantes as denúncias de atitudes persecutórias a militantes do PCP, nas empresas e no Estado. Foi visível e pública a tentativa de limitação das fontes de financiamento do PCP, designadamente no que diz respeito à Festa do Avante. São recorrentes as declarações de culpabilização do PCP, seja em manifestações de descontentamento para com este governo, seja pelo encerramento de empresas. E mais exemplos poderiam ser dados.
É preciso dizê-lo, nos últimos quatro anos, o anti-comunismo cresceu.

joaquim disse...

Nadi@, parece k o Armandinho não lhe mete as suas observações visiveis no espaço dele ou do PSD?

VISIONÁRIO disse...

Como anotavam as primeiras palavras do Manifesto, "andava pela Europa o espectro do comunismo". Ao longo do século e meio decorrido, continuou a "andar", agora pelo mundo, o mesmo espectro, a que as forças do capital chamaram "o perigo comunista". E, ao findar o século XX, ao mesmo tempo que proclamam que "o comunismo morreu", as campanhas violentas, constantes, universais, que lançam contra ele, mostram que não morreu mas está vivo e para viver

ALVARO CUNHAL

Pedro Namora disse...

Alberto João Jardim é um fascista cobarde, que tem agido impunemente à custa de uma espécie de inimputabilidade que cultiva e de que se serve a preceito. Rodeado de fascistas, que alimentou convenientemente, declarou agora pretender proibir o comunismo em Portugal.
Sabemos bem o que a raiva lhe suscita: se pudesse, a besta repetiria em Portugal as atrocidades que os esbirros cometeram, nomeadamente , no Chile. Assassinaria a torto e a direito porque, como se sabe e é próprio destes bandidos, comunistas para eles são todos quantos ousem formular a mais elementar reivindicação de justiça social.
Dado o mote, logo no continente surgiu a reclamar o mesmo, António Lobo Xavier, fascista sem memória, fingindo desconhecer que já Salazar, esse monstro cujos crimes pretendem agora branquear, tentou o mesmo sem efeito.
Em Portugal e no mundo, os comunistas existem por direito próprio. Possuem um repositório de experiências na luta contra a perseguição que os canalhas, um pouco por todo o lado, lhes têm movido. E determinação e coragens suficientes para enfrentar com serenidade a luta contra estes pinochets de trazer por casa.
O que lhes dói é saberem que na história da Humanidade avulta, como exemplo exaltante, o socialismo, o legado de Marx, Engels e Lénine, ou seja, a orientação ideológica para travar a barbárie do capitalismo.
O mundo actual, apesar da crueldade do capitalismo, sistema contrário ao desenvolvimento humano, seria infinitamente pior sem o exemplo que foi dado pelos comunistas: agora sabemos, pela prática, abruptamente destruída, mas com décadas de heróica existência, que outro mundo é possível.
Sem fascistas e sem exploração do homem pelo homem. Ora isto é insuportável para os que, como Jardim e Xavier, se alimentam da baba anticomunista.

AQUINAPÓVOA disse...

O PCP considera que as propostas de Alberto João Jardim e do PSD-Madeira têm concepções de carácter insultuoso, anti-democrático e fascista, constituem um ataque à democracia e uma ofensa a todos os democratas e são próprias de alguém que está mais próximo dos ideais e da prática do regime fascista do que do regime democrático.

Repetindo propostas que haviam feito noutros processos de revisão constitucional e que não mereceram qualquer consideração, Alberto João Jardim e o PSD-Madeira, apesar de terem habituado o país a todo o tipo de disparates e provocações, insistem novamente em concepções de carácter insultuoso, anti-democrático e fascista que merecem do PCP seguinte comentário:
Esta proposta, visando a ilegalização do ideal comunista, é um ataque à democracia e uma ofensa a todos os democratas e é própria de alguém que está mais próximo dos ideais e da prática do regime fascista, das suas concepções anti-democráticas e que ao longo de 48 anos lançou mão a todo o tipo de argumentos e práticas políticas para impedir e reprimir a intervenção do PCP, do que do actual regime democrático.
A equiparação do ideal comunista ao fascismo constitui um insulto para todos os comunistas que durante décadas se bateram pela liberdade e pela democracia em Portugal, sofrendo na pele as mais graves privações e a mais violenta repressão, alguns dos quais pagando com a sua própria vida, para que o nosso país se libertasse das amarras do fascismo e o Povo português vivesse hoje em liberdade.
Estas concepções traduzem uma atitude daqueles que, agindo em nome dos interesses dos grupos económicos e financeiros, estão apostados num ainda mais profundo ataque aos interesses dos trabalhadores e do Povo português e sabem que é no PCP que reside a força política que se opõe a esses desígnios e que ao mesmo tempo protagoniza o projecto de ruptura e mudança para uma vida melhor de que Portugal precisa.
Estas concepções são também inseparáveis do receio que Alberto João Jardim e o PSD- Madeira revelam da crescente afirmação e crescimento político e eleitoral do PCP e da CDU, nomeadamente na Região Autónoma da Madeira, e do seu papel na denúncia das injustiças sociais, da pobreza, da corrupção que têm sido desenvolvidas pela política de direita seja na Madeira, seja no resto do país.
A Constituição da República Portuguesa, pelo seu conteúdo e projecto, pela sua ligação aos valores de Abril, constitui um poderoso instrumento na defesa da liberdade e da democracia, da justiça social e progresso, e por isso mesmo, se alguém está hoje distante da Constituição é Alberto João Jardim e o PSD-M.
O PCP continuará, com toda a confiança, a intensificar a sua acção e luta por uma mudança de políticas, por um país mais justo e mais democrático.
16.7.2009
O Gabinete de Imprensa do PCP

Anónimo disse...

"O que lhes dói é saberem que na história da Humanidade avulta, como exemplo exaltante, o socialismo, o legado de Marx, Engels e Lénine, ou seja, a orientação ideológica para travar a barbárie do capitalismo."
Comunistas Povoenses acordem, o legado de Lenine, Estaline e outros como o Mao se tung são milhões de mortos e muita miséria por esse mundo. Temos ainda a ditadura vergonhosa da Coreia do Norte.
Também sou daqueles que pensa que João jardim deveria ser criminalizado por aquilo que disse mas por outro lado não percebo tanta animosidade para com o Homem se vocês aqui na Póvoa andam de braço dado com o Manuel José Batista...que é um “Jardinista” dos quatro costados
Com a vitória da direita em 2005 o PCP saiu também da Assembleia Municipal! Infelizmente muitos de vós, Comunistas da Póvoa, continuam a pensar que fazendo oposição à oposição, quero dizer ao PS, é que é a estratégia certa. Puro engano...analisem o vosso histórico/desempenho eleitoral na Póvoa e depois pensem melhor. Se calhar é por essa razão que até o Bloco de Esquerda vos ganhou claramente aqui na Póvoa, apesar de ninguém saber que são os seus dirigentes concelhios.

Um democrata de Esquerda

Paulo Silva disse...

Ao “democrata de esquerda”????

Já que ninguém da administração deste blogue lhe respondeu, talvez querendo ignorar a sua paupérrima prestação, respondo eu com todo o gosto e cheio de vontade para o contrariar.

Velha cassete, já gasta e em desuso mas nós habituada a ela, que “ põe a tocar “ aqui no seu comentário.
Todos sabemos, incluindo o senhor democrata, que a história não é tão negra como a pinta e que aqui se fala de um Partido Comunista Português com projecto próprio e com soluções alternativas e credíveis para um país desgovernado por democratas de esquerda da sua igualha.
Os Povoenses acordaram, escusa de vir para aqui pedir esse exercício, quando em 2005 deram a vitória aos outros assim abominando as vossas teorias e a maneira como desgovernaram o concelho em 12 anos, só que ainda lhes falta abrir de vez os olhos para ver que as soluções e a alternativa não estão nem no PS nem no PSD e muito menos no BE.
Nunca o PCP andou de braço dado com o PSD nem com o presidente da câmara, e jamais o fará, pois sempre tivemos candidatos e programa próprios, concorremos nos mesmos moldes contrariamente ao que o PS outrora desejou, que era dar-nos um lugarzinho para nos aquietarmos e nem sequer apresentarmos candidatura, isso sim era andarmos de braço dado com alguém e vendermos os nossos princípios e ideais.
Talvez o que o senhor pretenda com essa sua lábia, também ela a roçar o “jardinismo” e o anti comunismo puro e duro, é transmitir aos povoenses que os comunistas são uns bandidos e criminosos e que não vamos a lado algum, pois engana-se redondamente meu caro já que o resultado das ultimas eleições europeias demonstraram que os povoenses afinal não estão a dormir pois que a CDU e claro está o PCP passaram de 132 para 284 votos (facto que não interessou muito aos jornalistas locais).
E por falar em analisar votações e prestações enquanto força política concelhia com todo o gosto digo-lhe que a CDU e o PCP crescem paulatinamente mas crescem, contrariamente ao PS que no concelho e também no país está a perder eleitorado (fruto de políticas dos ditos democratas de esquerda “modernos”)
E a título de informação grátis aqui vai uma demonstração que contraria o definhamento tão desejado do PCP e da CDU por gente com maneira de pensar igual à sua
A massa, sobretudo jovem, que se movimenta pelo concelho na composição de listas onde para já estão garantidas e completas 10 freguesias (sinónimo de crescimento) deve inquietá-lo a si e ao seu Partido Socialista PVL, mas fique ciente de uma coisa meu caro, iremos concorrer até onde nos for possível e sempre de cabeça erguida sem nunca nos aliarmos a este ou aquele interesse, esperando obter um resultado que nos leve a ter eleitos nos vários órgãos autárquicos
Aguardemos então pelos resultados e principalmente se o seu PSPVL tem capacidade para dar a resposta que diz tão necessária.

Anónimo disse...

OLHA NÃO FALARAM DE CUBA

Lurdes Marques disse...

Isto anda paradito...

Novidades? Nova bomba ou granada. "Estamos à espera que FREDERICOMANIA morra para publicar as biografias no [censurado], que já estão prontas".
Hehe!
É assim ser jornalista. Gosto deste sadismo.

Abílio Coelho disse...

"O jornal já vive em crise há alguns anos"

Estou na comunicação já à vários anos e confesso que não gosto “da geração de jornalistas e escritores que entrevistam a fazerem carinhas para a câmara e máquina fotográfica e a querer ter piada”.

Sousa Dias disse...

"A agricultura é a prioridade absoluta do CDS na próxima legislatura"

Paulo Portas criticou actuação de Jaime Silva nos últimos anos.

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, afirmou, ontem em Oliveira do Bairro, em Aveiro, que a agricultura é a prioridade “absoluta” do partido na próxima legislatura. E acrescentou que quer o Programa de Desenvolvimento Rural a "funcionar em alta velocidade".

Paulo Portas afirmou mesmo que os últimos quatro anos foram os "piores de que há memória" em termos de política agrícola. A única solução, "é pôr o Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) 2007-2013 a funcionar em alta velocidade".

O líder do CDS-PP aproveitou para criticar a prestação de Jaime Silva nos últimos três anos dado que “pagou aos agricultores apenas 10 por cento das verbas comunitárias quando já passou 50 por cento do tempo do programa!".

"No PRODER está quase tudo por fazer. É preciso que os partidos tenham ideias claras como é que o vão pôr a funcionar", constatou.

A solução, segundo Paulo Portas, passa por simplificar a burocracia das candidaturas, pôr o Estado a decidir com rapidez e penalizá-lo se o não fizer.

Sporting Clube de Braga de Zurique disse...

Rugas de Pedra

DEUS É FÊMEA - P. Bártolo Pereira

“Quelhas”

A 18 de Junho de 2008, Padre Bártolo Pereira recebeu uma carta, com um comunicado de expulsão da nossa comunidade, na Igreja de “S. Félix e Santa Régula em Zurique”. Desde então a essa data, P. Bártolo tem vindo a reflectir e meditar sobre o assunto que o vinha a atormentar. Daí começou e, iniciou a escrita para este livro, embora traga à ribalta assuntos relacionados com a comunidade onde começou, precisamente há trinta anos em, “Santa Clotilde em Genebra” até aos nossos dias em Zurique. O lançamento do livro intitulado; “Rugas de Pedra” surgiu um ano depois, em Junho 2009, com rascunhos de história. Este exemplar relata um pouco da vida religiosa e, passagens do Pastor e suas ovelhas pelo culto e fora do culto. Acredito plenamente no sofrimento deste pastor da igreja Católica, Apostólica, Romana! Sinto-o um homem lutador pelas suas convicções, aliás devemos a ele em termos ficado com o espaço que vínhamos usufruindo à uma década e meia de anos, onde tínhamos e vamos continuar a ter a celebração do culto dominical. “Nunca respondi à provocação, remetendo-me a uma reflexão em meia dúzia de artigos publicados na Gazeta Lusófona” (Padre Bártolo Pereira.) Porém estive sempre atento às comunicações expressadas pelo nosso Sacerdote e pelo jornalista, no qual mereceram a melhor atenção! No entanto não deixei de escrever ao nosso caro amigo director, Adelino Sá, a dizer-lhe o seguinte por outras palavras: (Penso que uma das causas que levaram a igreja Suíça a repudiar a igreja portuguesa, terá a ver com comportamentos menos impróprios à boca de entrada da igreja e cá fora na hora corrente da celebração eucarística…) Digo mesmo que presenciei, e isso não é alheio a quem quer ver! Adultos e rapaziada cá fora a falarem em voz alta e darem risotas. Mais, precisamente no local de entrada vi com olhos de ver, beijos e mais beijos entre namoricos, um lugar impróprio pelo menos quando a santa missa está a decorrer. Uma à parte: Deveria haver alguém que impusesse mais respeito aquela hora, a quem não tem respeito pelos outros. (Outro motivo seria a inveja ou o ciúme de a nossa comunidade encher ao rubro a igreja com centenas de fieis, e as esmolas que caem nos cofres duma igreja da comunidade lusófona.) Para terminar, aconselho a ler este livrinho, e não posso deixar de dizer que, S. Félix e Santa Régula são padroeiros da cidade de Zurique pertencentes a uma legião romana em outrora. Desejo felicidades ao senhor reverendíssimo, Abade Bártolo Pereira, e que goze a partir desta data em Portugal, a sua reforma com muita saúde e muitos anos de vida e que de vez enquanto nos venha visitar à Suíça… Pois todos irão sentir a sua falta, e das suas graças durante a celebração da mesma na eucaristia de Domingo.

Zurique 13 de Julho de 2009

João Carlos Veloso Gonçalves
"Quelhas" autor/escritor/jornalista - Gaseta Lusófona - http://www.gazetalusofona.ch/, Fri-luso - http://friluso.no.sapo.pt/, Lusitano de Zurique - http://www.cldz.ch/, Terras de Lanhoso - http://joseabiliocoelho.com.sapo.pt/, entre outros...

Veja os Blogues culturais internacionais
http://inovalar.blogspot.com/
http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/

Bento disse...

Um Blogue de Cultura Geral!
Parece que sim na realidade virtual contínua.

Quelhinhas disse...

Nadi@, parece k o Armandinho não lhe mete as suas observações visiveis no espaço dele ou do PSD?

Lurdes disse...

O Zé Bílio dá um enorme destaque no jornal desta semana à conferência de imprensa do PS onde é criticado o Forum. Mas quanto à apresentação do projecto que vai mudar a face da Póvoa nada diz. É este o jornalismo ezento que temos.

Zé disse...

O MF e o AL estão de rastos, ninguém lhe deita a mão, e vão caindo.

Belarmino disse...

Então os Rotários da Póvoa têm nova Presidente????E o Zé Abílio, como grande jornalista, noticia o facto mas coloca na mesma a foto do Ex-Dr. Vicente...Como eu o entendo,como eu o entendo!!!!É só rir,ha! ha! ha! ha!ha! ha!

P. Freitas disse...

Não tenho dúvidas k o Zé escreve melhor k a Lurdes e k o Quelhas em todas as frentes.
Tb damos a mão à palmatória k a Lurdes é mais criativa no k diz respeito a notícias.
Não desfazendo os dois, o Quelhas é o k está mais equilibrado, é mais criativo.
Quanto a outros k se dizem escritores, acabam por esquecer, aparecem sempre na retaguarda.

Frederico disse...

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional"

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros...

Cquelho disse...

Sabem porque á que o BLOG do PSD não fala mal do BATISTA?
Simplesmente por os textos serem RECUSADOS pelo ARMANDO.
É k nem tenham dúvidas CAMARADAS!
Chamam a isto DEMOCRACIA?
Isenção é COLOCAR todos os textos, dês-que não sejam demasiadamente IMPRÓPRIOS.
Mas de impróprios servem para os outros, também serviam para o presidente da CÂMARA.

Castelo de Lanhoso disse...

Piada do dia

Para quem não sabe é a Lurdes, isto nem tem grande piada, mas tenho que explicar que a Lurdes tem uns trinta e poucos anos, é uma figura conhecida daqui da Póvoa. Esta verdadeira "pintas" está convencida que é Jornalista, aliás ela tem a certeza que é uma grand,a Jornalista de metro e meio, também diz que é fã do Zé e do Quelhas. Toda a gente adora ouvir a Lurdes e os seus escritos, somos todos fãs dela… Não sabiam? Ah pois somos! Esta à parte, a afirmação foi ouvido num telefonema auscultado, feito por um técnico para uma brincadeira de apanhados.

postar nomes rediculos disse...

Estes administradores do blogue da CDU anda a postar nomes rediculos a fazerem-se passar por outros, caso deste (Cquelho) até tratam por CAMARADAS e tudo. Balha-me Deus. Rendan-se e assumam os vossos comentários assinando os mesmos, não tem mal nenhum.

Armando Fernandes disse...

O meu hobby preferido é escrever comentários diversos, ataques ao inimigo, postar comentários picantes dos outros. Estou feliz por vos ver morder o dedo. Uso meu nome,com os pseudónios de Zé do Mosteiro, Benedito da Fonte, Frederico, Quelhas, Zé Abílio, Povoense, Lurdes, Bento, Freitas, P. Luís entre outros. Maniaco.

Lambe selos disse...

Tu lambes tudo tudo

Mora ali na minha rua
na Rua B.V.
o Lambe selos
conhecido pelo coninhas

Ninguem quer o coninhas
ao pé de si a comer
mesmo ante de vir a sopa
já lá está ele a lamber


É filho de boa gente
até nem é mau rapaz
sei que ás vezes aborrece
as escritas que ele faz

Quando são grandes festas
Natal,Páscoa e Entrudo
só se ouve gente a dizer
ai tu lambes tudo tudo

Refrão

Tu lambes garfo e colher
e a faca de alto a baixo
tu não paras de lamber o PS
seja frigideira ou "tacho"

Vinha pela rua aflita
a mãe del a dizer
que na panela da Rita
tu tambem querias lamber.

Cunha disse...

GALERIA "Quelhas": PELA LIBERDADE ARTÍSTICA

este mural com uma estética neo-revolucionária, destaca este espaço cultural

Na divulgação de artistas sempre emergentes, a galeria de arte Quelhas mantém a luta pela subsistência e é já considerada uma referência cultural emblemática. Uma Associação Cultural sem fins lucrativos, criada em 2010 que enfrenta problemas económicos, em nome da arte e da liberdade de expressão artística...

Carlos Sousa Dias disse...

Ao ANÓNIMO DO DIA 17 que veio para aqui acusar-me de falta de ética e de moral por apoiar a Missão Minho
e o Dr. Manuel Monteiro:

Meu caro amigo, o ser militante do
CDS desde a sua fundação não me tira o discernimento e a noção de saber o que é melhor para o meu concelho, para a minha região e para o meu país. E o CDS nem sempre
toma as medidas mais acertadas, como acontece com todos os partidos
e associações cívico-políticas.

Tenho por hábito pensar por mim e não me deixar arrebanhar por tudo aquilo que os outros pensam e me querem impôr. Talvez seja um defeito, eu penso que não e, além disso, já estou velho para mudar...

Falta de ética seria eu apoiar a Missão Minho e o Manuel Monteiro sem disso dar conhecimento ao Presidente do meu partido e ao Presidente da minha Distrital. Como
o fiz com ambos, não posso ser acusado de tal.

Falta de moral seria eu apoiar "na sombra" a Missão Minho e o Manuel Monteiro e fingir que apoiava o candidato que o meu partido veio impôr ao Distrito de Braga. E isso
eu não faço.

Defendo, ao contrário do CDS-PP, a regionalização e a criação de círculos uninominais porque acho que essa é uma maneira de todos nós
vermos progredir a nossa região, livrarmo-nos da tutela de Lisboa e,
mais do que isso, podermos votar no candidato da nossa preferência para depois lhe pedirmos responsabilidades pelo trabalho que desempenhou em nossa representação.

Conheço o Manuel Monteiro desde os seus 13/14 anos quando, fazendo parte da então JC, veio à Póvoa de Lanhoso apoiar o 1º. comício que o meu amigo e já falecido Adelino Amaro da Costa fez na sua vida política. Exactamente, foi na Póvoa
que o Amaro da Costa fez o seu 1º. comício e a apoiá-lo estava um miúdo franzinito a quem paguei o jantar, como aos acompanhantes, na então Pensão Noronha.

Esse miúdo fez-se homem, chegou à presidência do CDS, com ele tive muitas divergências, como foram a coligação com o PS, em 1993, como a coligação com o PSD e o Humberto Carneiro, em 1997. Mas isso foram "acidentes de percurso" que em nada buliram com a nossa amizade e com o conhecimento que, dele e das suas capacidades, eu sempre fiz.

Numa altura em que o CDS-PP e o Dr. Paulo Portas vieram impôr ao Distrito de Braga um candidato que nenhuma relação tem connosco, com os nossos problemas e com o nosso modo de ser, Telmo Correia de sua graça, disse ao Presidente do partido que discordava e que não acatava imposições de tal tipo. Disse-lho e escrevi-lho.

O Minho e, particularmente, o Distrito de Braga, não precisam de candidatos "importados", temos cá gente com suficiente valor e saber para defender a nossa voz e colocar
os nosssos problemas no Parlamento e o Manuel Monteiro é, sem dúvida, um de entre esses.

Foi pela mesma razão que, em 2005,
tendo o CDS-PP uma candidatura no concelho, eu apoiei o Zé Manel Baptista. Porque penso por mim e decido de acordo com o que, no meu entendimento, melhor serve os nossos interesses.

Quanto ao apelo patético que faz ao
Dr. Paulo Portas para que me expulse do partido, nem o classifico. Se ele entender que o deve fazer, e não entende, que o faça, porque não me tira o sono e não me diminui em nada.

Sabe, meu caro amigo, desde sempre
me habituei a comer do que gosto e não daquilo que me põem no prato.
E esta é mais uma dessas situações.

Juramentos de fidelidade, fiz dois na minha vida: à Bandeira Nacional,
na tropa, e à minha mulher, no Mosteiro de Fontarcada. E com o CDS-PP não tenho nenhum compromisso
desse tipo.

Um abraço do,

Carlos Sousa Dias

Ft. Moreira disse...

Boas críticas Sociais, economicas e políticas, jornalisticas, desportistas e outras.
Às vezes com piadas se vão dizendo verdades, nem sempre, quase sempre.
Sabem que críticando e sem ofender terceiros, dá mais atenção a quem lê um assunto levado a sério?
E esta...

Nadi@ disse...

Os comunistas portugueses andam há dezenas de anos a defender que não existem «modelos» de construção do socialismo. Que cada país é um caso concreto. Está escrito e reescrito. Está dito e redito. Mas sistematicamente lá vem a calúnia.

Leiam o Programa do PCP que, ao contrário de outros, não é para meter na gaveta.

alentejano disse...

Porra, já chega de tanto escrever.O sr Carlos Sousa Dias, parece que não tem que fazer, escreve aos montes e nada diz porque é só palha grossa...
Nos blogues só aparecem comentários enfadonhos do desse senhor e do Frederico.Que pragas.
Se calhar têm algo de parecidos.
Escrevam mas que se perceba, porque como eu andam cá alguns alentejanos a aprender mas tem de ser pouco e devagar.
Nesta terra já existem alguns alentejanos.

Carlos Sousa Dias disse...

Meus Caros Amigos,

O respeito que me merece este blogue e os seus administradores obrigam-me a vir aqui esclarecer que nenhum dos comentários aqui postados no passado dia 19, tanto o das 21H58 como o das 23H40 foram aqui postados por mim.

O primeiro, cujas ideias subscrevo,
nunca o escrevi. O segundo, cuja autoria é minha, foi postado no castelodelanhoso e para aqui transcrito por alguém que desconheço.

Fique, portanto, sossegado o amigo
alentejano pela "palha grossa" que lhe serviram e que por mim não foi colhiada, nem transportada. Mas fico a saber que o senhor em causa só gosta de palha fina e, portanto, procurarei servir-lha, sem o incomodar, em futuras intervenções que venha a fazer...

Tenho o "defeito" de, quando escrevo, deixar bem explícitas as minhas ideias, daí, a possível extensão dos meus comentários. No entanto, julgo eu, quem não os tolera nem tem pachorra para os ler, tem boa solução, ignora-os.

Um abraço do,

Carlos Sousa Dias

Carlos Machado disse...

senhor democrata de esquerda, isto de ligar marx e engels a estaline, como causa - consequência é de uma incomensuravel irresponsabilidade intelectual. É sabido dos erros e atrocidades cometidas pelo regime de Estaline, nomeadamente os gullags e o massacre na Polónia em que toda uma classe política foi assassinada, mas, ligar o desenvolvimento de regimes totalitários a Marx e Engels é errado e demagógico. Por algum motivo a corrente ideológica da união soviética pós-lenine é denominada pela Historigrafia por Estalinismo... Olhem para o Socialismo cubano, que apesar de um embargo, apesar de ingerências do estrangeiro na vida política interna tem sobrevivido e dado uma lição aos países capitalistas. Quando um povo está unido na construção de um modelo de sociedade mais justo é possível. O homem sonha, a obra nasce.
Agora quanto a Portugal, o socialismo a ser construido aqui seria o socialismo português, não outro qualquer, o PCP não importa modelos, o soviético ou o cubano, aprendam a informar-se sobre o Partido que tanto criticam.
Quanto á Póvoa de Lanhoso, na minha opinião, quando tenho a experiência de estar sentado num café em Coimbra, abrir o Público e ver que a minha terra está no jornal devido a uma desastrosa e CORRUPTA administração PS, e vendo que as caras são praticamente as mesmas, havendo um ou outro retoque, nunca admitiria que o meu Partido não fizesse uma séria oposição também a esses "democratas de esquerda" que de esquerda nada tem e de democratas muito pouco. Um governo que manda a policia fazer uma rusga a um sindicato, que destroí o ensino afastando estudantes do Ensino Superior, querendo fazer corresponder uma elite intelectual a uma elite economica, um governo que DESTROI o serviço nacional de saúde.. Enfim, a alternativa é obvia, romper com estas políticas contra o povo.