quarta-feira, 4 de novembro de 2009

7 NOVEMBRO DE 1917


Há 92 anos, numa terra que abarcava Moscovo e Vladivostok, das Estepes aos Urais, passando pelo Cáucaso, alargando-se a dois continentes. Um Império de várias línguas, povos e nações.Uma massa imensa de gente governada pelas necessidades da Burguesia monopolista, os caprichos da família real e a sede de sangue do Imperialismo. Povos inteiros lançados para a miséria enquanto as cortes reais e os grandes proprietários se afogavam em festas, soirées e que tais.Um desemprego cada vez mais crescente, o abandono dos terrenos agrícolas e o entupimento populacional das cidades onde os operários maquino facturavam as armas com as quais seriam postos na frente de batalha da Primeira Guerra Mundial, prestes a ser chacinado num joguete burguês de armamento e geopolítica.Pelo espectro da fome e da guerra, o desespero colectivo perante a constante retirada de dignidade levou à vontade de pôr fim ao domínio dos Senhores, fossem eles reais, feudais, burgueses ou políticos.Sob o lema «Todo o poder para as Sovietes» e a liderança de Lenine, os trabalhadores das repúblicas do Império Russo acabaram com o domínio burguês, nacionalista e imperialista e escreveram um capítulo que foi semente para as revoluções socialistas e de libertação do mundo inteiro: A Revolução de Outubro de 1917.Apesar da reacção, sob a batuta de Gorbatchov, Iakóvlev e Ieltsin a nível interno e impelidos pelos EUA e pela NATO, terem derrotado esta enorme vitória da classe trabalhadora soviética, o seu exemplo ainda ressoa na revolução bolivariana e em todos os processos em que os povos não perdoam a arrogância e a rapina da burguesia nacional e internacional.Ainda que no antigo calendário gregoriano a data de início da Revolução tivesse começado a 25 de Outubro, adaptado para o actual calendário, a data é o 7 de Novembro.

4 comentários:

"OS PERDEDORES QUE SE CUIDEM"... disse...

Jornal Maria da Fonte, Castelo, Frederico Castro - AÍ ESTÁ A "BOMBA" QUE LIQUIDA A RECANDIDATURA DE LOURENÇO E "LANÇA" FREDERICO CASTRO PARA 2013...


NÃO SE VENHA DIZER QUE É "LIBERDADE JORNALÍSTICA" DE RICARDO MIGUEL VASCONCELOS, DO "MARIA DA FONTE" E "CORREIO DO MINHO"...


O «CASTELO» DO ÚLTIMO JORNAL MARIA, DIZ TUDO: "...depois de todo o cenário se tornar perfeito para Frederico Castro, é caso para dizer que esta foi das poucas vitórias "rosas" nas nossas terras da Maria da Fonte. Os perdedores que se cuidem..."


PERANTE UM CENÁRIO DE ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ANTECIPADAS, FREDERICO CASTRO NÃO ENTRARÁ NAS LISTAS DE DEPUTADOS E SERÁ O PRÓXIMO CANDIDATO PS EM 2013...


BRAGA JÁ FALOU. SÓ FALTA LISBOA FALAR, ONDE ESTÁ FREDERICO CASTRO...


ADEUS LOURENÇO...

A DIÁLOGO E UNS POSTOS DE TRABALHO... disse...

A DR.ª CLARISSE MATOS VEM AFIRMAR QUE A "ASSOCIAÇÃO EM DIÁLOGO QUER MANTER OS POSTOS DE TRABALHO". LÊ-SE EM NÚMERO DE 50...


ESTA SITUAÇÃO DOS "POSTOS DE TRABALHO" DA DIÁLOGO, ENTRONCA EM DOIS FACTOS:

1.º - TIRANDO EXCEPÇÕES, NÃO SERÃO EMPREGOS PROPRIAMENTOS DITOS...

2.º - SÃO POSTOS DE TRABALHOS, QUE RESULTAM DE PROJECTOS, QUE DEPENDEM DE FINANCIAMENTO POLÍTICO...


SE A DR.ª CLARISSE MATOS NÃO DUVIDA DO APOIO DOS ACTUAIS DIRIGENTES DA SEGURANÇA SOCIAL E IEFP, "PRÓXIMOS" AO PS, O QUE PARECE FAZER, É UMA "INDIRECTA" À CÂMARA PSD E A FUTUROS DIRIGENTES REGIONAIS NOMEADOS PELO PSD QUIÇA DAQUI A 2 ANOS...


O PSD POVOENSE ESTÁ PREPARADO PARA A ESTRATÉGIA DO QUEM FINANCIA, SÃO OS "BONS DA FITA", QUEM NÃO FINANCIA, SÃO OS "MAUS DA FITA"...

Anónimo disse...

«Foi aos operários russos que couberam a honra e a alegria de serem os primeiros a desencadear a revolução, quer dizer, a grande guerra, a única guerra justa e legítima, a guerra dos oprimidos contra os opressores.»

«A burguesia do imperialismo internacional exterminou 10 milhões de homens, mutilou 20 milhões na “sua” guerra (…) Se a nossa guerra, a guerra dos oprimidos e dos explorados contra os opressores e explorados, custar meio milhão ou um milhão de vítimas em todos os países, a burguesia dirá que as primeiras vítimas são legítimas, e as segundas criminosas.»

«Só quando “os de baixo” não querem o que é velho e “os de cima” não podem continuar como dantes, só então a revolução pode vencer.»

«É antes do seu advento [da revolução] que os revolucionários a prevêem, que tomam consciência da sua inevitabilidade, que fazem compreender a sua necessidade às massas e lhes explicam as vias e os métodos.»

«A revolução não deve ser imaginada como um acto único (…), mas como uma rápida sucessão de explosões mais ou menos violentas, alternando com períodos de calma mais ou menos profunda.»

«Quem não tiver compreendido a necessidade da ditadura de qualquer classe revolucionária para alcançar a vitória não compreendeu nada da história das revoluções ou não quer saber nada nesse domínio.»

«A questão mais importante de qualquer revolução é sem dúvida a questão do poder de Estado. Nas mãos de que classe está o poder, isto é que decide tudo.»

«Quando os republicanos burgueses derrubavam tronos, então não se preocupavam com a igualdade formal dos monárquicos com os republicanos. Quando se trata de derrubamento da burguesia, só traidores ou idiotas podem reclamar uma igualdade formal de direitos para a burguesia.»

«Os capitalistas sempre chamaram “liberdade” à liberdade de obter lucros para os ricos, à liberdade dos operários de morrerem de fome.»

«Quem é que ignora que nós (…) não somos contra a luta pelas reformas mas que (…) não nos limitamos a essa acção, que a subordinamos à luta pela revolução?»

«Ainda que amanhã o poder bolchevique fosse derrubado pelos imperialista, nós não nos arrependeríamos nem por um segundo de o haver tomado (…) Porque a revolução vence se faz avançar a classe de vanguarda, que desfere sérios golpes na exploração.»
______________

Anónimo disse...

Pra esse jornal tudo vale, não seja RICARDO MIGUEL VASCONCELOS, DO "MARIA DA FONTE" E "CORREIO DO MINHO"...primo de Frederico Castro.

Está tudo explicado.
Agora que o deputado é menino para arrumar com o Lourenço, disso ninguém tenha dúvidas, assim o fez com os barões do PS na Póvoa.
É menino para mandar o Lourenço e outros que lhe apareçam na frente para o inferno.