domingo, 22 de novembro de 2009

A GALINHA DA MINHA VIZINHA


“A retoma depende da moderação salarial”

OCDE


Era uma galinha cumpridora, corpulenta, bonita mesmo, um verdadeiro luxo. Um galináceo que, no estrangeiro, dava bom rendimento e em Portugal se propunha exercer, com desvelo, a missão que a natureza lhe predestinou, necessitando de uma alimentação saudável, conforto e descanso indispensáveis, para assim manter a regularidade das posturas e a qualidade dos ovos, salvaguardar a sua integridade física e o rendimento de quem a empregava.

Acontece que a minha vizinha absorvera os modelos de gestão em voga, sabia o que queria dizer competitividade, produtividade, deslocalização e outros palavrões que rimassem com exploração.

Dia em que a galinha, por razões naturais à sua condição, não expelisse o ovo, antecipadamente contabilizado, a dona Competitividade, assim se chamava, entrava em stress, resmungava, fechava o bicho no caixote onde exercia a sua função de poedeira, batia com a porta do galinheiro e, saindo, ia congeminando modelos vários de vingança, caso o pobre bicho não correspondesse à sua cada vez mais exacerbada gula.

E porque ao pobre galináceo era impossível corresponder à produtividade estabelecida pela dona Competitividade, esta pôs em prática um plano coercivo, semelhante ao que vem sendo aplicado aos trabalhadores por conta de outrem: reduziu-lhe os meios de sustento; e, como o salário da sua galinha se resumia à alimentação, cortou-lhe a ração.

Ai não pões?! Então não comes!

E assim começou o irracional braço de ferro, imposto pela dona Competitividade à sua bela e esforçada galinha.

Se a OCDE alerta para os aumentos salariais excessivos, não obstante sermos o país da UE com as mais baixas remunerações; se os humanos com fome trabalham por qualquer preço, e humanos assim os denominam, por que razão qualquer galináceo, aliás tido como um dos animais mais estúpidos, não há-de ceder também às minhas exigências?

A dona Competitividade entrava em transe quando via uma linha de montagem; tudo muito certinho, a compasso como nas marchas militares, e estendia essa sua admiração às baterias de galinhas poedeiras: fechadas, passivas, produtivas sem barafustarem e não manifestando qualquer exigência ou lamento.

Entretanto, e porque o castigo da dona Competitividade se mantinha, a galinha da minha vizinha, já num adiantado estado de desnutrição, adoeceu e, por muito que se esforçasse, nunca mais pôs. Cada vez mais fraca, lá se ia arrastando como podia até ao Centro de Saúde onde chegava pelas cinco da manhã, para garantir a consulta nem sempre conseguida.

As terapias de choque, impostas pelas donas Competitividades são o castigo mais perverso que se possa imaginar. Sob a capa de garantir o futuro assassina-se o presente, deixam-se morrer as galinhas de hoje para garantir os ovos de amanhã.

A irracionalidade e o raciocínio canalha da dona Competitividade são de uma frieza e imoralidade tais que só gente inibida de sentimentos pode aceitar ou aplaudir.

Escorados pela sagrada rendibilidade, cometem-se os mais abjectos crimes sociais, lançando na extrema miséria agregados familiares inteiros, sem qualquer pudor ou o mais pequeno resquício de remorso.

Extorquir o pão a alguém como única condição para lhe garantir a incerta côdea de amanhã é hoje uma constante, confirmada pelas gélidas estatísticas de desemprego que nos afogam em percentagens para que esqueçamos os dramas que cada dígito representa.

A galinha da minha vizinha em vez de se revoltar suicidou-se.

Um mau exemplo.

Cid Simões

"Cheira-me a revolução"

11 comentários:

Anónimo disse...

É preciso outro 25 de Abril

O filme obscuro em prol da verdade neste país é simplesmente vergonhoso.Tira a credibilidade (se é que existe) aos responsáveis pela governação.Ninguém quer ser visado,mas os indícios implicam muito boa gente, que quer desviar-se.Enquanto isso o País continua à deriva,mas a precisar de outro 25 de Abril,de moldes diferentes,para não continuar na mão de oportunistas.
DOMINGOS VIEIRA,SETÚBAL

Anónimo disse...

Desemprego e miséria

* Os últimoa números do desemprego assustam.Na realidade,os números até devem estar muito aquém da verdade,pois muitos nem estão inscritos no Centro de Emprego.E só de pensar naqueles que não recebem qualquer apoio,o panorama de miséria assusta ainda mais.Entretanto,o País afunda-se noutra miséria.A miséria moral da corrupção,também ela origem de desemprego.
VICENTE PEDRO,Caldas da Rainha

Anónimo disse...

QUIOSQUE
CORREIO DA MANHÃ

*As projecções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico indicam que a nossa Economia é a Pior dos 16 Países da Zona Euro e a Segunda Pior entre os 30 Países Avaliados.

Gostava de Escutar o que é que Sócrates tem a dizer sobre isso...
...OPS...PEÇO DESCULPA...GOSTAVA DE ESCUTAR NÂO,GOSTAVA DE OUVIR.

*Talvez o primeiro-ministro lhe responda:"mas estamos entre os 32 países que vão ao mundial".

Anónimo disse...

A corrupção,o oportunismo,a falta de vergonha dos vários órgãos institucionais em combater esta "chaga" da sociedade,desacreditam e descredebilizam a democracria.Todos chutam a "bola",uns porque não tem coragem para os enfrentar,outros porque com o poder que detêm "assobiam para o ar" e fazem de conta que isto é normal e faz parte do "status quon" das "chamadas" democracias europeias,onde todos se oproveitam e deliciam à custa do Zé.

E todos os filmes que vão passando sobre as histórias mais candentes da corrupção,acabam por não ter um fim à vista,porque todos os implicados se defendem uns aos outros e o filme nunca acaba,continua por fim indeterminado e assim sucessivamente...

Os "padrinhos" estabelecidos são apanhados,mas nunca são punidos e os tentáculos do "polvo" dessiminam-se por todo o lado em que há dinheiro para "sacar",é o "salve-se quem puder" porque nada acontece a ninguém,os poderosos têm uma "máquina" poderosa de destruição de tudo que é povras,sejam elas de desvios ou de roubos descarados,já ninguém tem medo da justiça e de ser preso...Ao que isto chegou e depois ainda dizem que são todos iguais,esse rótulo assenta que nem uma "luva" aos que sempre tentaram destruir a democracia e o 25 de Abril e que fazem o "jogo sujo" dos parasitas do grande capital selvagem.

"Como dizia César a sua mulher para ser séria tinha de o provar",mas estes indigenas não precisam de provar nada,porque está na sua génese(...),até quando!
EMÍDIO LOBO,BRAGA

Anónimo disse...

SEGREDO?

Definitivamente,o PGR não sabe compatibilizar segredo de justiça com dever de informação;e o PM tarda em dizer que,esclarecido judicialmente o caso das escutas,tranquilizará o País quanto aos rumores de crime que por aí circulam.
É que era preciso que o PGR tivesse dito que o facto de o PM ser escutado a falar ao telefone com um suspeito de crime,no âmbito de escuta regularmente autorizada às comunicações deste último,não exige intervenção do Presidente do STJ para a validar,mas tão só para a respectiva utilização.
Segundo o MP de Aveiro,a escuta indiciaria a prática de um crime pelo PM.Daí que o seu uso noutro processo,agora contra Sócrates,impusesse a mesma autorização que se exigiria para escutar,directamente,o PM,fosse ele suspeito do crime que a escuta fortuita revelaria.
Ora não há segredo de Justiça que impeça,legalmente,o PGR de dizer isto ao País,e de tornar público não só o despacho do Presidente do Supremo,como as razões pelas quais o PGR entendeu que não havia crime,onde o seu subordinado achou que sim.Mais:se o processo aberto foi arquivado,por quem;e qual o destino dado aos originais das escutas.
Democracia é prestar contas.Quando elas faltam,a contabilidade do poder pressagia falência.
MAGALHÂES E SILVA
ADVOGADO

Anónimo disse...

ARQUIVADAS ESCUTAS A SÓCRATES

"Pinto Monteiro não vai investigar José Sócrates.O PGR contraria a decisão do MP de Aveiro e o Juíz de instrução e entende não haver indícios criminais da prática do crime de atentado contra o Estado de Direito por parte do primeiro-ministro português.

A polémica decisão de Pinto Monteiro não é no antanto suficientemente esclarecedora.Falta saber se a mesma foi tomada em sede de inquérito - o que possibilita que qualquer cidadão se constitua assistente a requeira a abertura de instrução - e quais os motivos para tão díspar entendimento.

E que o que para o PGR parece não ter qualquer relevância criminal foi considerado um crime grave,punível até oito anos de cadeia,quando avaliado pelo magistrado de Aveiro,pelo seu superior hierárquico de Coimbra e também pelo Juíz que nos últimos meses tem acompanhado o processo 'Face Oculta'.

Há ainda outra dúvida que se mantém.O que acontecerá às escutas telefónicas envolvendo Sócrates e Armando Vara? O STJ já ordenou a destruição das cinco primeiras conversas e Pinto Monteiro já garantiu que mandou o MP de Coimbra executar a ordem.No entanto,o poder de decisão de destruir as conversações - porque as mesmas foram recolhidas no âmbito do processo que corre seus termos em Aveiro - mantém-se do lado do Juiz.

Pelo que se prezume que não pode ser o Supremo a ordenar a destruição das mesmas,tendo a decisão que ser tomada em sede de Recurso pelo Tribunal da Relação".

Eduardo Dâmaso - Jornalista
CORREIO DA MANHÃ

Anónimo disse...

COMENTÁRIOS SOBRE ESTA POLÉMICA DECISÃO DO PGR

É no mínimo esquisito...
Quando as decisões não agradam recorrem ao Supremo.
Agora duvidam das decisões...
Querem é chafurdar...

O PGR é nomeado pelo PR por proposta do PM.Que se espera de uma situação destas? Só mudando a Constituição!

Corruptos existem,Onde estão eles?

Em Democracia os cidadãos são todos iguais perante a lei!

Neste caso alguns fizeram as leis para se protegerem!
VERGONHA NACIONAL!

Quem tem amigos não morre na prisão...Eles são lá postos pelo Governo depois claro,"UMA MÃO LAVA A OUTRA..."

Enquanto o poder judicial for uma sucursal do poder político,continuaremos a fazer parte do 3.º mundo...

Ainda agora o "palerma" do Francisco Assis,veio atirar com areia para os olhos dos portugueses,dizendo que o coitadinho do Sócrates mais uma vez foi alvo de uma campanha para destruir a sua imagem,pobres de espírito que só utilizam a chantagem para se vitimizarem,este PS e PSD têm de ser corridos da vida política nacional,é preciso uma nova ordem democrática em Portugal com partidos e pessoas sérias para acabar com esta pandemia corrusiva e lesiva dos interesses do País e dos portugueses que são quem pagam as grandes facturas da crise.É necessário lançar urgentemente "a operação mãos limpas e transparentes" para terminar com estas histórias mal contadas e levar à justiça os verdadeiros responsáveis por esta corrupção "sem lei nem grei".

POR UMA REVOLUÇÃO AUTÊNTICA,COM LUVAS DE FERRO!

Anónimo disse...

Segundo a óptica de muitos democratas que querem uma justiça actuante e célere,o Procurador-Geral da República e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça deviam imediatamente pedir a demissão,para bem da justiça,da democracia e do estado de direito.Ao mesmo tempo,devia ser apresentado na AR um diploma para ser alterado todo o articulado que dá poderes ao Primeiro-Ministro para nomear o PGR e o PSTJ,não podemos confiar nestas nomeações com uma forte carga partidária e política e que nada decidem e acabam por prejudicar todo o intensivo trabalho de investigação que é feito por Juizes sérios e interessados na aplicação da Justiça doa a quem doer.Ninguém está acima da lei,por essa razão é imperioso retirar ao primeiro-ministro,seja ele do PS ou do PSD todas as alavancas que possam travar processos e destruir provas concretas de abusos de poder.Já ninguém escapa à voragem e desconfiança que reina em todos as àreas da sociedade,é preciso actuar para acabar com estas perniciosas situações de total impunidade e impotência para julgar os que se julgam ser os "donos do poder"...

TELEGRAMA disse...

Revi "O Padrinho", stop.



Entendi Sócrates, Vara; Gama; Júdice; Pinto Monteiro; Maçonaria; Pedroso; Soares; Jorge Sampaio; Rui Mateus; Fátima Felgueiras; Carlucci; Terrorismo; Camarate; Edite Estrela; Preto; stop.

Portugal necessita: bons actores, melhores sofistas, imaculados a granel, escutas anuladas, pedófilos e mafiosos perdoados, formalismo castrador, stop.


Siga a marcha, que para mais não dá, stop.


Viva a presunção da inocência decretada pelos aventais. Stop.

Viva o formalismo processual e a verdade que se fere! Stop.


Viva o triunfo do lixo, na secretaria, sobre a substância ! Stop.


Viva o país onde fazer de conta dá milhões! stop.


Viva a fundação Soares e o pai da pátria! Stop.


Viva a face oculta de uma verdade por demais conhecida! Stop.


Vivam os democratas impolutos e os filhos da puta que se cuidem, porque a concorrência grassa! Stop.


Viva o rebanho que sai à rua "a horas certas", para eleger reiteradamente os que fazem do filme de Copolla uma pobre obra de ficção a quilómetros da realidade portuguesa. Stop.


Vivam os espertos que pontuam com frases certeiras a crítica inabalável aos bloguistas ensandecidos! stop.


Viva a marmelada entre o Pinto Monteiro e o Sócrates! Stop.


Vivam os que, bem comportados, determinaram o que significa freeport, licenciatura na farinha amparo; face oculta com o rabo de fora; putativo engenheiro; CGD; BCP; Mota Engil; Galp; Pina Moura;Jorge Coelho; sucateiros; Expo 98. Stop.




E eu cada vez com mais vontade de comprar uma metralhadora. Stop!

Anónimo disse...

O Debate sobre a Justiça nos "Prós e Contras"

Quem assistiu ao debate sobre a Justiça que reina em Portugal,de certeza absoluta que notou que de um lado estavam os arautos de uma Justiça confidencialista e do outro lado da mesa aqueles que pugnam por saber do conteúdo das escutas para memória futura.

O Dr.Marinho Pinto,bastonário da OA,mais uma vez distinguiu-se de todos os outros,como aliás já tinha feito em relação ao caso "Freeport",imprimindo um discurso sobre a "Face Oculta" que mais parecia de um dirigente do PS e de um grande amigo de Sócrates,do que Advogado e dirigente de um órgão que representa milhares de juristas.O Prof.Albuquerque,mais o Dr.Juíz Desembargador Ricardo Carvalho,que estavam em lados opostos sobre a problemática da Justiça,nomeadamente o Prof.Dr.Albuquerque que é especilaista em Direito Penal vem se empenhou no sentido de demonstrar,aos dois,que o caso das escutas a Sócrates não pode ser puramente arquivado e os CD's serem destruídos,porque o processo contra Armando Vara,o tal que ganha 30 mil euros/mês no BCP,nas conversas que teve com Sócrates não foi para falar de "comesainas nem de copos",porque o Dr.Juíz do Tribunal de Aveiro diz que o teor das conversas configura um atentado contra o estado de direito.Aqui é que reside o grande problema e a "verdade sobre as graves declarações de Sócrates" se realmente as fez.Mas afinal de que estaria Sócrates a falar?!do Benfica,da CGD,do BCP,não me parece porque "atentado ao estado de direito" tem que ter uma carga elevada de conteúdo político que poderia pôr em perigo a democracia e o estado de direito.Nestes casos o que poderia estar em causa:algum golpe político que pusesse em perigo o regime democrático?;interferência em alguns órgãos de comunicação social que pusessem em causa a liberdade de opinião e de expressão e a própria orientação redactorial dos jornais e das televisões?;A persistente perseguição a jornalistas por não serem da sua côr política e que falavam demasiadamente do caso "Freeport"?!Sinceramente não sou advinho,mas questiono-me e "puxo pela cabeça" para tentar descobrir aquilo que não sei,mas que o Dr.Juíz da Comarca de Aveiro ouviu nas gravações e que não pode revelar...devido ao segredo de justiça.

Este enredo que o Sr.PGR fez questão de esclarecer,como afirmou numa entrevista ao "Jornal Expresso",para de facto a opinião pública portuguesa ficasse a saber,afinal não passou de um "bluff" e o caso,para já,teve aquele desfecho...Mas prevê-se,segundo se comenta nos bastidores,que a verdade oculta vai ser revelada dentro em breve,pelo que todos aguardamos com bastante ansiedade que as revelações sejam feitas para sossegar os milhões de portugueses preocupados com este e outros casos...Anda toda a gente desmoralizada e nem a vitória da Selecção e o seu apuramento para o Mundial da África do Sul apagou da memória.Mas futebol é futebol e política é política,vamos ver se de facto temos direito a ser esclarecidos dos factos que tão badalados têm sido por todo o lado,para apuramento da verdade a que temos direito,só isso mais nada...

Julgue-se e culpem-se os responsáveis por mais altos que ele sejam,é importante o apuramento de toda verdade para não deixar dúvidas a ninguém,mas com o desfecho que teve ainda mais agravou a situação e encurralou a Justiça,para onde vai pender a balança?!Quem souber que responda,eu não me atrevo a fazer previsões nem sequer a vaticinar o resultado final,porque um processo e um julgamento é pior do que um jogo de futebol,porque mesmo com erros de arbitragem sabe-se sempre quem ganha no final do jogo,mas na justiça o resultado é sempre incerto e duvidoso e o seu final muitas vezes não é anunciado por falta de provas irrefutáveis!São os chamados erros processuais que são apanhados na "malha" da lei e depois é o que se vê...

ESTE PAÍS PRECISA... disse...

Este país precisa...
De gente de consciência, de espírito, de reivindicação. Que sinta no coração os golpes feitos ao povo e à democracia. Dos que não aceitam levianamente os Freeports, as escutas, «as sucatas» e os BPN's. Dos que se revoltam contra a arrogância dos grandes e que não tome a «lei dos vencedores». Dos que se enojam contra a opressão aos fracos, aos "ninguéms" que constroem a riqueza de que usufruímos, exército anónimo do trabalho, condenados a uma vida sem futuro, nem dignidade. Precisamos dos que têm a coragem para apontar o dedo a quem rapina o país e marchar contra eles.