domingo, 17 de maio de 2009

INSOLVÊNCIAS ??????


Chegou ao conhecimento da CDU da Póvoa de Lanhoso mais uma situação igual a tantas que por esse país proliferam.
URBANOP

Desta vez toca ao nosso concelho.

A URBANOP, empresa que já tantos trabalhos fizeram para esta autarquia bem como para outras vizinhas entrou com um pedido de insolvência, o qual já foi decretado (pode ver no link a seguir)http://www.tribunaisnet.mj.pt/cire/edital.aspx?e=16079


Isto de extraordinário nada tem nos dias que hoje correm e com a crise que atravessamos, a não ser que se informem os leitores deste blogue, os povoenses em geral e particularmente os trabalhadores desta empresa que a mesma está ainda a laborar após ser decretada a insolvência (é só ver segunda feira de manhã carrinhas atrás de carrinhas sair com pessoal para Seia e outras paragens) com a agravante que estão a mandar de férias trabalhadores desta empresa e a proceder à deslocação de todo o seu equipamento (do melhor que existe) para Angola, (dia 13 saiu mais um barco de Leixões) onde diga-se de passagem que está bem implementada e solidificada.
Por cá ficam os trabalhadores (muitos deles povoenses) para já com um mês de ordenado em atraso e sabe-se lá com que mais prejuízos.
Resta-nos no meio de toda esta embrulhada denunciar estas opções e estas estratégias e alertar para que:
Há situações com as quais não se pode perder tempo ou desconhecer, porque podem significar perdas de direitos, tais como:
Nas insolvências de empresas há prazos para reclamar;
Nos despedimentos é preciso fazer o necessário para não perder o subsídio de desemprego;
Nas rescisões forçadas de contratos é preciso conhecer o parecer dos sindicatos,
E quando nos impedem de trabalhar ou não nos transportam, é preciso saber como agir.
Se é trabalhador desta empresa fique atento, não se deixe enganar, quem faz as coisas sem se informar, faz asneiras.

29 comentários:

um amigo especial disse...

joaquim.sapo@sapo.iol

João Quelhas, escreve sempre que te dê na telha. Parece, e tenho certeza que nos comentários moderados ninguém te censura, e eles são sempre aceites pelos representantes do blogues. O outro povo, aquele que te enxovalha, não aparece aqui nestes espaços a dizerem porcaria sobre ninguém.

007 disse...

Não me espanta o mote relativo à Urbanop.
Afinal de contas é mais uma empresa que sofre na pele o descontrolo do País que temos. Digo do País, porque o governo PS só pensa nas grandes empresas, principalmente BANCOS e as empresas que são geridas pelos ex. governantes.
A Urbanop é uma empresa que sempre ajudou a Póvoa e os povoenses. Foi sempre uma fonte de trabalho para muitas familias do concelho.Estou em querer que irão ultrapassar a fase menos boa que vivem.
Acredito na capacidade dos seus gestores, embora não possam fazer milagres.
Como eu, que sou pequenino, imagino o que têm fora bolço para receber.A crise assim o tem ditado.
Força URBANOP.,porque sois e sereis uma referência da Póvoa de Lanhoso.
Um amigo que vos conhece por dentro e pela vossa grandiosiade.
FELICIDADES URBANOP

Anónimo disse...

Há muito que um amigo meu que trabalha lá e ocupa um cargo de destaque, me dizia o que pelos vistos se confirma.
Esta Empresa, das maiores do concelho, senão a maior do ramo, não foge à regra.
O concurso às obras camarárias ao desbarato, na qual se inclui a nossa,foi nos últimos tempos a forma que viram para aguentar o nº elevado de trabalhadores.
Não tenho dúvidas que também são credores do n/ Município em centenas de milhares de euros.
A questão de Angola é a forma "legal" de fugir a responsabilidades. Daqui tem sempre que ir alguém, a mão de obra especializada. Lá, com mão de obra muito mais barata, qualquer dia fazem um novo império e, por cá, que se remedeiem.
Não há quem veja isto.
É por isso que nas próximas eleições os políticos não contem comigo.

85 mil para o desemprego... disse...

Governo "mandou" 85 mil para o desemprego

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, responsabiliza o Executivo pelo desemprego de milhares de trabalhadores.

O "Governo, que havia prometido a criação de 150 mil empregos, chega ao fim de quatro anos e não só não criou o emprego que prometeu como mandou para o desemprego pelo menos cerca de 85 mil trabalhadores", afirmou Jerónimo de Sousa.

(Jornal de Notícias, 17-05-2009)

Anónimo disse...

QUANTOS TRABALHADORES DA PÓVOA DE LANHOSO TINHA A URBANOP...?

QUE DINHEIRO TINHA A URBANOP NA CÂMARA DA PÓVOA DE LANHOSO?

DE QUE MANDATOS SERÃO ESSES DINHEIROS?

VAMOS LÁ FALAR CLARO...

Anónimo disse...

Independentemente de tudo que se possa dizer,a URBANOP foi a responsável pela destruição ambiental da Freguesia de Serzedelo e dos imensos prejuízos que causou à população.Houve muitos pessoas que,com a instalação dos estaleiros lá,foi obrigada a vender as casas e outras a ter de mudar de ares.Tudo foi poluido,desde o ar até ás águas dos poços e do rio,realmente foi pena que alguém que era responsável pela Autarquia e os vários governos nunca tivessem tomado medidas para os obrigar a cumprir as regras e as leis ambientais em vigor.

Lamento a insolvência da empresa e dos trabalhadores que nela laboravam,mas os males que fizeram á população de Serzedelo e do Concelho ficam por pagar indefenidamente daí que,como se diz na gíria popular,"quem não se sente não é filho de boa gente",e eu que sou um dos que têm sofrido com essas alterações climáticas e ambientais dou-me por satisfeito,salvaguardando,como é evidente,todos os direitos dos trabalhadores que nela laboravam.

Um habitante de Serzedelo que tem sofrido e de que maneira esta situação.

Anónimo disse...

Os politicos são os maiores responsáveis pela situação da Urbanop e outras mais. Para fazerem obras perto das eleições, vêm apelar a obras a correr, prometem pagamentos rápidos e depois viram as costas. A Urbanop é mais uma vítima, concorre a obras públicas, e acredita na palavra dos politicos, e como resultado é o que se vê. Se os particulares já falham com a crise, como é que as autarquias não vêm isso e assediam as empresas a fazer obras.
Pena é que as empresas não possam ficar com o património das autarquias tais como Edificios de sede das Câmaras e outros mais, do modo que se procede aos particulares. Parece que existe duas formas de cobrança, uma é ficar com os bens das empresas ou particulares, outra é esquecer que o hierárquico público não pode ser adquirido para mal dessas empresas.Gostava muito de ver uma lei em Portugal que o presidente da Câmara ou outra entidade (o seu gestor),pague dos seus bens pela imaturidade de mandar fazer, sabendo que não vai pagar.É uma vergonha o que se vê neste país, empresas a fechar, fruto dos calotes das câmaras.
Tenho dito

Anónimo disse...

Este caso da URBANOP não me parece ser por falta de receberem pelas obras que fazem,podem receber tardiamente e a más horas os pagamentos a que têm direito como é apanágio desta Câmara e de tantas outras,mas o que está aqui em jogo é mais uma manobra de apetites gulosos, porque neste país vale tudo (até tirar olhos).
São os tribunais que decretam falências fraudulentas,são os administardores de massa falida que salivam esperando mais uma pechincha para enriquecerem.
No fim quem fica a perder são os trabalhadores ,o concelho e o próprio país que assim vê investimento sair para outros países

Anónimo disse...

Para o bloguista que pede para falar claro,esclareça-nos então com as respostas às suas questões!

URBANOP, EMPRESA DA PÓVOA!? disse...

SABEM ONDE FICAVA A SEDE DA URBANOP NAQUELA DÉCADA E MEIA DE "MILHÕES" DOS QCA2 E QC3!?

FICAVA NUMA AVENIDA DA LIBERDADE, PARA OS LADOS DE BRAGA. AFINAL, A "EMPRESA DA PÓVOA, COM ALGUNS DA PÓVOA" ERA BRACARENSE...

WWW.URBANOP.PT não funciona... disse...

Urbanop-Urbanizações e Obras Públicas Lda

Empreiteiros
Botica Cima-Serzedelo
4830-694 SERZEDELO PVL
253 730 300
253 730 309
geral@urbanop.pt
www.urbanop.pt

A PÁGINA WWW.URBANOP.PT DEIXOU DE FUNCIONAR

Anónimo disse...

A FRASE

"Há legítimas dúvidas sobre se todas as 143 mil pessoas que receberam certificados [do programa Novas Oportunidades]têm de facto mais qualificação."

Armando Esteves Pereira,"Correio da Manhã",de 18-05-2009

Anónimo disse...

A URBANOP faliu?... E de quem é a culpa?
Das leis e da "justiça" deste país que continua a permitir que a fraude impere e que quem é sério se lixe!
Do Tinoco de Faria e do Sócrates que enquanto Presidente da Câmara e Ministro do Ambiente permitiram que ela se instalasse em Serzedelo e destruísse a freguesia!
Mandaram o equipamento para Angola e agora mandam os funcionários mais habilitados deixando cá os "pretos", os indiferenciados?
Pudera, se eles os têm lá um pouco mais escuros a pagar-lhes dez tostões por dia...
Eles é que são os finos e nós, os que pagamos impostos e damos de comer ao Fundo de Desemprego somos uma cambada de burros.
E a propósito de quem é a DACOP e a PRÉ-AVE? Não serão empresas dos mesmos "pássaros" que assim ficam a bicar cá e lá?
Não brinquem comigo!

007 disse...

Pois é a Urbanop está com ma insolvência, outras estão da mesma forma, outras já foram ou ainda vão, mas afinal de contas as cãmaras são mais que todos?? Apresentam milhões de prejuízo, falidas até ao telhado, mas não fecham as portas, porque o estado injecta dinheiro.Porque razão não se procede do mesmo modo em ajudar as empresas que de facto são empresas ?????
Gostava de saber se a politica do PS é a de segurar o pais ou entregar o país ás mãos dos Lóbis estrangeiros.
Andam por aí uns treteiros e trauliteiros na Póvoa a dizer mal daqueles que ajudam, nomeadamente a Urbanop, mas afinal de contas não têm o direito de procurar outros mercados de trabalho???
Até parece que a Urbanop tem capitais públicos como muitas que aí andam.
Quanta à sua instalação em Serzedelo não vejo onde esteja o mal, seria melhor estar a laborar na clandestinidade. Os diversos departamentos que licenciaram a sua instalação, certamente que não viram nenhum mal.
Todos sabem de onde vêm as dores de corno, mas certamente que os politicos do PS da altura da sua instalação apoiaram,e não viram mal algum. Só não vê quem não quer.
A DACOP e a PRÉ-AVE nada têm a ver com a Urbanop, até parece que agora são todos um bando de habilidosos.
Tenham decência nas palavras e lamentem sim a situação que se vive na Póvoa com esta empresa de referência.

Anónimo disse...

No blog aqui ao lado, aparece um "passarinho" há muito fora de combate, que, cada vez que intervém, consegue:
- Arranjar já mais um amigo que vem dizer: sim senhor, admiro a sua frontalidade!
- Arranjar mais uns inimigos onde não os deveria ter!
Como há tempos diziam nesse mesmo blog "andas a arranjar lenha para te queimar" - mais?
Muda de estratégia se não te queres f...r.

Teresa Almeida disse...

Não é só emprensas de construção que estão na falência ,agora a moda também começou nas empresas que recebem verbas do estado para dar cursos de formação a adultos no ambito do POPH
Cá pela Póvoa, já a Winnerges não paga as bolsas de formação.
Desculpam-se com a falta de transferências de verbas
Se a moda pega então é que vai ser!

Anónimo disse...

Ao anónimo de 19 de Maio de 2009 14:36


Aparecem sempre por aqui uns "artistas" anónimos que gostam de se lançar atoardas. Não era melhor dizer qual o "blog aqui ao lado" e quem é o "passarinho"... Não custava nada, e era muito mais esclarecedor...

«Terras» ignora Rodolfo Pontes!!! disse...

PIOR A EMENDA QUE O SONETO...


"CDU: Pedro Vale

Pedro Vale, 18 anos, natural e residente na Póvoa de Lanhoso, estudante finalista do ensino secundário do curso de Animação Turística, na ESPL, foi designado candidato a presidente da Assembleia Municipal pela CDU, nas próximas eleições autarquícas de Outubro.
Pedro Vale é presidente da Asociação de Estudantes da ESPL e oriundo de umas tradicionais da Vila, o Sr. António da Henriqueta"

(Terras de Lanhoso, 20/05/09)


Que notícia é esta, em que o candidato da CDU à Câmara Municipal, eng. Rodolfo Pontes, é completamente ignorado?

Anónimo disse...

Os "passarinhos" da instalação dos Estaleiros da URBANOP em Serzedelo foram realmente o Tinoco de Faria e José Sócrates e sempre fecharam os olhos à calamidade que invadiu a Freguesia.

Há um bloguista anónimo que faz esta análise e está correctíssima,agora não estou a perceber a do "passarinho",será que há mais elementos para publicar sobre a URBANOP e o resto da cambada que a nível da Autarquia a autorizou a destruir o ambiente? Aguardo por essa coragem se a tiver!!!

E mais não digo porque se há muita gente boa que exige honestidade,transparência e ética nos negócios públicos e que querem que os infractores sejam punidos,há outros que "mamam" à grande e á francesa com os ilícitos e os negócios escuros,para esses não existem leis nem o código de processo penal.Quando é que o povo quer que isto acabe??? Digam lá!!!

Anónimo disse...

O Blog do lado, só pode ser a concorrência- Castelo de Lanhoso - não conheço outro aqui na Póvoa.
Quanto ao "passarinho" não será o Carlos Sousa Dias?
Duvido que seja outro até porque houve um bloguista que veio saudar o seu reaparecimento. Pelos vistos esteve doente. A ser verdade seja bem vindo porque faz falta nos debates aqui postados.
Será?

Anónimo disse...

Sabem quantos funcionários de Serzedelo tem a Urbanop?
Abrir postos de trabalho para os habitantes da freguesia nao é benéfico para eles?
Acha-se no direito de falar em nome dos habitantes de Serzedelo? Claro que não tem esse direito, até porque o seu discurso nao corresponde à realidade dos habitantes de Serzedelo.

Anónimo disse...

Fiquei sem perceber qual a ideia que o gestor do blogue tencionava deixar passar em relação à situação da Urbanop, mas de qualquer forma penso que não devia estar a fazer comentários sem ter certezas da verdadeira situação da empresa. Já pensou que o facto de ir para Angola pode ser apenas uma estratégia dos seus gestores para salvar a empresa deste país em crise sem fim à vista?
Peço desculpa ao moderador se interpretei mal o seu texto mas penso que está a pôr a "carroça à frente dos bois", visto que a empresa entrou em processo insolvência com vista à recuperação.
Escrevo com conhecimento de causa!!
Por último, não devemos atirar a toalha ao chão logo ao primeiro sobressalto.
Esperança, esforço e sacrifício é a palavra de ordem e poderá ser a chave da resolução de situações como esta.

Anónimo disse...

Meus caros camaradas, é na verdade de pasmar o que se vai dizendo sobre a URBANOP!
O certo é que a referida é uma grande empresa deste concelho.
Emprega centenas de trabalhadores e sendo uma boa parte deste concelho. Desde há muitos anos trabalhou e bem para o concelho, só há alguns anos a esta parte deixou de fazê-lo porque quem manda achou por bem trazer outros amigos cá para o BURGO!
Pergunto se é verdade ou não que os tais trabalhadores da URBANOP residentes no concelho pagam os seus impostos também aqui. É ou não verdade que parte desses impostos vão parar á autarquia?
Porquê então o grande atraso nos pagamentos? Não venham com tretas dizendo que o débito já vinha não sei de quem! O certo é que até hà tempos atrás não pagaram, o que obrigou a empresa a recorrer com toda a certeza a créditos e pior que isso pelo que sei nesta altura nem sequer esta bondosa Câmara lhes entrega obras. Não venham também dizer que a empresa perdeu todos os concursos? Todos sabemos que há outras a fazer obras sem concurso ou por convite! Quanto a Angola - pergunto: Que raio queriam voçes que a empresa fizesse se por estas bandas não lhes dão trabalho.
Já agora também será de bom tom esclarecer que não foram para esse país nem o melhor pessoal nem as melhores máquinas. Por último gostaria que acreditassem que nada tenho a ver com esta empresa, mas sei bem o trabalho que fizeram há muitos anos a esta parte, e também sei que existe lá gente muito trabalhadora e séria. Acho sinceramente ser um assunto demasiado sério para ser falado da forma como tem acontecido. Agora dizer-se que a empresa é responsável pela alteração climatérica!
Faço votos para que a URBANOP ultrapasse esta crise rápidamente

Anónimo disse...

Quem anda aqui a falar de falências?
Realmente há gente que vê demasiados filmes.
Porquê tudo na vida tem de ser fraudolento?
Paguem o que devem á empresa e depois veremos se vai ou não falir.
Já agora ainda me atrevo a dizer que não fazem favor nenhum pagando o que se deve.

Sofia Branco disse...

Existe um Senhor anónimo que fez o penultimo comentário, que diz nada ter a ver com a empresa, mas é óbvio que tem, para esse Senhor que só bem fazer blablabla, que acorde e que pague aos trabalhadores, tenho uma familia para sustentar e os trabalhadores estão há dois meses sem receber. Esse Senhor é que havia de estar a pão e água e não as pessoas que diariamente apanham sol ou chuva, para chegar ao fim do mes e não receber o que de lei lhes pertence... bem aja.

P.R.M.S. disse...

caros amigos,
um assunto tão sério como este não pode ser falado/tratado de forma tão leviana por gente que está completamente fora do assunto.
Sou funcionário desta empresa e já algum tempo me encontro deslocado.
vocês nao fazem a minima ideia do custo que a URBANOP tem de suportar durante meses, dezenas de funcionários fora...é para que se saiba, já nao estamos em alturas de ganhar obras para obter lucros, mas sim para nos tentarmos aguentar e o mais importante é que as obras "grandes" já não são no concelho, mas fora dele!! (seia, viseu, caminha...)
vamos ter mais respeito pela URBANOP que muita gente ajudou e ajuda.Que está a passar uma fase má isso ninguem duvida,mas estamos-nos a pôr de pé novamente...devemos ser das poucas empresas( sim das poucas!!!) a nivel nacional com a segurança social em dia.
É frequente cair na "critica fácil" dizendo que existe um mês de atraso, mas onde está o respeito que devemos ter pela empresa a que tantos vos deu a mão?
vamos deixar de ser "gentinha" e vamos deixar os nossos gestores tomarem conta do assunto, porque no meu caso compete-me trabalhar e quanto a vós não sei...

Para o Amigo PRMS disse...

PRMS
Caro amigo
Não está ou estava em discussão o esforço que a empresa faz ou fez para garantir os salários aos trabalhadores (também não fazem mais que a sua obrigação,pois continuam a laborar)
O que foi posto á discussão neste espaço foi a ilegalidade ,igual a tantas outras,de estar decretada a insolvência e a empresa estar a enviar material e equipamenmto para Angola afligindo assim os que por cá ficariam.
Em Maio existiam ordenados(pelo menos 1) por pagar,se o senhor lá trabalha sabe-o muito bem
E mais não vejo qualquer razão de agora em Outubro (passados 6 meses) vir com este assunto respondendo a um post que já está no "baú das recordações".

Mas acredite que todos ficamos extremamente contentes por a URBANOP estar a saír da crise em que esteve mergulhada,mais não seja por ver que o amigo está contente com o trabalho e que o seu vencimento está em dia ,que confia plenamente nos seu gestor e que luta pelo seu posto de trabalho
Assim sendo, que existam muitas e muitas empresas como a URBANOP

COISA RARA HOJE EM DIA

Anónimo disse...

Predilection casinos? into this new [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] steersman and take the grasp seeking a spear up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] strapping out of the closet something at http://freecasinogames2010.webs.com and do in documents tangled legit skiff !
another current [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] in the diminish of is www.ttittancasino.com , in compensation german gamblers, spiralling cant upon whilom dissatisfy live on online casino bonus.

Anónimo disse...

handle a substitute alternatively of all to look into this untrammelled of indictment [url=http://www.casinoapart.com]casino[/url] perk at the catalytic [url=http://www.casinoapart.com]online casino[/url] criterion with 10's of worsen [url=http://www.casinoapart.com]online casinos[/url]. try [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-roulette.html]roulette[/url], [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-slots.html]slots[/url] and [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-baccarat.html]baccarat[/url] at this [url=http://www.casinoapart.com/articles/no-deposit-casinos.html]no leave casino[/url] , www.casinoapart.com
the finest [url=http://de.casinoapart.com]casino[/url] against the allowances of UK, german and all signal the world. so to the head [url=http://es.casinoapart.com]casino en linea[/url] discontinuity us now.