quarta-feira, 20 de maio de 2009

MUITAS RAZÕES PARA MARCHAR



Faltam 3 dias para a Marcha «Protesto, Confiança e Luta – Nova política para uma vida melhor!», que a CDU promove no dia 23 de Maio, em Lisboa. As razões que presidiram à sua convocação, não só se mantêm, como estão cada dia mais válidas.Por todo o País cresce a adesão a esta iniciativa, extravasando já aquelas que são as tradicionais fronteiras da CDU. Milhares de pessoas estão já inscritas e muitas mais continuam a fazê-lo junto das organizações locais do PCP. Segundo é desde já possível apurar, tudo se encaminha para que a Marcha seja, efectivamente, uma clara e inequívoca expressão do descontentamento e indignação que percorre o País. No seguimento das grandes acções de massas realizadas nos últimos anos, de que o recente 1.º de Maio e a grande manifestação nacional de 13 de Março são magníficos exemplos, e nas quais aqueles que participarão na Marcha constituíram o núcleo activo... Desde a sua convocação, em Março, que a ideia é fazer da Marcha «Protesto, Confiança e Luta» um momento de convergência de muitos daqueles que se sentem «atingidos, indignados e ofendidos com a actual situação do País», como referiu, na ocasião, o Secretário-geral do PCP. Ou seja, sendo promovida pela CDU, trata-se de uma iniciativa aberta à participação de todos quantos se identifiquem com os seus objectivos.Pelas ruas de Lisboa irão desfilar os principais problemas que afectam hoje os portugueses – o desemprego, a precariedade, os baixos salários e as pensões de miséria, a repressão nas empresas, a crescente elitização do ensino, as dificuldades no acesso à saúde... – expressos em faixas, cartazes, pancartas, carros alegóricos e nas vozes dos participantes.Mas sendo uma manifestação de protesto, a Marcha é também uma demonstração de confiança na possibilidade de inscrever no horizonte mais próximo do povo português a necessária ruptura com a política de direita e a construção de uma nova política e de um novo governo para Portugal. A Marcha trará, também, às ruas da capital propostas concretas para resolver os graves problemas que afectam os trabalhadores e amplas camadas da população, que constituem a base da nova política de que o País precisa: a melhoria dos salários e pensões e a garantia dos direitos; a defesa do aparelho produtivo e da produção; a valorização dos serviços públicos; a nacionalização da banca e de outros sectores estratégicos da economia nacional. A CERTEZA DE UMA VIDA MELHOR

13 comentários:

Anónimo disse...

A Grande Marcha do dia 23 de Maio em Lisboa,promovida pela CDU,vai mostrar ao país e ao governo de Sócrates que o descontentamento alastra e que as medidas que tem tomado não estão a chegar,nem de perto nem de longe,aos desempregados de longa duração,aos mais pobres e desfavorecidos,está sim a engrossar cada vez mais os bolsos dos banqueiros que originaram esta crise financeira e que continuam a ter lucros fabulosos à custa do erário público e do povo.

Esta Marcha vai ser participada por milhares de trabalhadores e reformados e terá um significado político que o governo PS não vai ignorar,apesar do ódio visceral que lança sobre o PCP,porque a resposta vai ser dada na Rua por todos aqueles que lutam por uma mudança de rumo e de política e que a CDU é uma Coligação séria e combatente contra a sua política neo-liberal e ao serviço do grande capital nacional e transnacional.

Por outro lado,também vai demonstrar que o apoio à CDU e ás suas propostas para um País melhor é de facto real e que não tem comparação com qualquer outro partido,não é só uma questão de contar votos é da participação voluntária e generosa que muitos milhares de portugueses querem dar à sua luta conatante por um Portugal ao serviço do povo e do país.

Todos unidos no dia 23 de Maio em Lisboa para dar mais força à CDU nas batalhas eleitorais que se aproximam.

O Povo Unido Vencerá!

Anónimo disse...

Milagre!O "pasquim" da Povoa faz referencia ao nosso Pedro!Inacreditavel!

ABRIL, MAIS 27,3 % DE DESEMPREGADOS EM ABRIL... disse...

IEFP: Número de desempregados inscritos dispara 27,3% em Abril

Lisboa, 21 Mai (Lusa) - O número de desempregados inscritos nos centros de emprego disparou 27,3 por cento em Abril, face ao mesmo mês de 2008, prolongando a subida iniciada em Outubro e representando o acréscimo mais elevado desde Julho de 2003.

De acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados

(Lusa, 21.05.2009)

Porto d´Ave-Moreirense,Final Taça AF Braga disse...

AF Braga: Taça de juniores
PORTO D´AVE e Moreirense jogam final nas Taipas

A final da Taça AF Braga em juniores disputa-se no dia 30 de Maio, a partir das 16h00, no campo do Montinho, nas Taipas, e coloca frente-a-frente as equipas do Porto d´Ave e Moreirense.

Diário do Minho, 21 Maio 2009

Mais Desporto Povoense sem Jornais!? disse...

QUEM LEU A IMPRENSA LOCAL, REPAROU QUE MERECERAM "TOTAL INDIFERENÇA" OS SEGUINTES FEITOS DOS NOSSOS DESPORTISTAS AMADORES NOS ÚLTIMOS TEMPOS:


1. A PASSAGEM À MEIA-FINAL DO CAMPEONATO DISTRITAL DOS VETERANOS DO S.C. MARIA DA FONTE

2. A SUBIDA À 1.ª DIVISÃO DA AF BRAGA E VITÓRIA NA SÉRIE B DOS JUNIORES DO G.D.PORTO D´AVE

3. A PASSAGEM À FINAL DA TAÇA AF BRAGA DOS JUNIORES DO G.D.PORTO D´AVE

4. A MEIA-FINAL DA TAÇA AF BRAGA DOS JUVENIS DO S.C. MARIA DA FONTE

5. A CAMPANHA FANTÁSTICA DOS "ESCOLINHAS" DA CASA DO BENFICA DA PÓVOA DE LANHOSO

6. AS CONVOCATÓRIAS DAS JOVENS DO FUTSAL

7. AS CONVOCATÓRIA DOS JOVENS DO ANDEBOL


É CASO PARA PERGUNTAR, SERÁ ISTO QUE ISTO AJUDA A PROMOVER MAIS DESPORTO NA PÓVOA DE LANHOSO!?

ACOMPANHARÃO OS JORNAIS MARIA DA FONTE e TERRAS DE LANHOSO, NO MÍNIMO, A FINAL DA TAÇA AF BRAGA DO G.D. PORTO D´AVE, NO PRÓXIMO SÁBADO?

SERÁ, QUE O TRABALHO DE TANTOS DIRIGENTES E TÉCNICOS E QUE O APOIO DE TANTOS PAIS, EM PROL DO DESPORTO JOVEM, NÃO SERÁ DIGNO DE REVELÂNCIA PARA A IMPRENSA LOCAL?

untar as mãos aos jornais disse...

untar as mãos aos jornais

Bento

O senhor Batista na ultimas autarquicas e agora, untou as mãos aos directores e jornalistas dos jornais povoenses, para fazerem campanha e promoção da sua pessoa, antes e agora enquanto presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso.
Seguindo as suas pegadas, agora o senhor Lourenço também anda a untar as mãos aos mesmos personagens da comunicação Social.
O senhor Rudolfo Pontes não o fez ainda, por isso pode repudiar toda a vida os jornais povoenses e quem os dirige...
Talvez os clubes tenham de fazer o mesmo!?

Pedro Vale...da Henriqueta disse...

Vale ao Pedro, corajoso Candidato da CDU à Assembleia Municipal, ser de uma familia tradicional, do António da Henriqueta.
Qual programa, quais ideias~, quais convicções, para "uma fonte de informação" do concelho, o interesse político pasa pela curiosidade genealógica e pela referência pessoal.
Meia curiosidade, porque o "JORNALISTA" esqueceu-se do Candidato Rodolfo Pontes, igualmente dirigente associativo, de uma família tradicional de São João de Rei.
Antes das ideias políticas do Pedro Vale para o concelho, suspeitamos que teremos a "história dos Henriquetas" em próximo número.

Um Democrata, Vila

Nadi@ disse...

Os bancos estão com maiores dificuldades em financiar-se, pagando mais pelo dinheiro, procuram meios de compensar a subida dos custos, com mais receita. Uma das medidas tomadas por alguns bancos passa por aumentar os spreads cobrados nos contratos de crédito, o que nem sempre é legal.
O ministro das Finanças garantiu, esta quarta-feira, compreender o aumento dos «spreads» por parte dos bancos. Segundo o mesmo, esta é a resposta possível das instituições bancárias face ao actual cenário de crise. «Não estranho que haja um aumento de spreads», refere o Governante, mas promete que não ficará de braços cruzados perante eventuais abusos.
Teixeira dos Santos diz, no entanto, que estes assuntos não vão ser tratados na praça pública e chama a atenção para a existência de supervisores, salienta na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.
Quando questionado sobre o papel da banca na economia, o ministro apontou os números da Caixa Geral de Depósitos, cujo crédito total subiu mais de 14% até ao final da semana passada.

Claro que o Teixeira dos Bancos compreende as dificuldades dos bancos e lhes dá todo o seu apoio. Coitado do BES que só obteve 101,3 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre deste ano, o BCP de 106 milhões e a CGD de 180 milhões. Estão na penúria e o Sr. Ministro compreende as suas dificuldades, Pelos vistos compreende melhor as deles que a dos cidadãos que têm prejuízo todos os meses na sua contabilidade.
Até quando vamos assistir impávidos e serenos a este despudor, a este sacar a quem já tem pouco para pagar salários, prémios e reformas milionárias a administradores e seus compinchas? Quando vamos ver o Estado mais preocupado com os cidadãos que com os as grandes empresas? Seria tão bom ver quem nos diz representar ser tão solidário com os cidadãos como mostra ser com a banca.

Inaugurado Circuito de manutenção disse...

Circuito de manutenção convida população a mexer-se

Lurdes Marques

Numa iniciativa que pretendeu assinalar o “Mês do Coração”, a Câma-ra Municipal da Póvoa de Lanhoso inaugurou, ontem, o circuito de manutenção, no Parque do Pontido, na vila, na presença de cerca de 110 utentes das IPSS’s do concelho.
Com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, foram realizados diversos rastreios, como a medição da tensão arterial, nível de glicose e peso. Podologia e nutrição foram também algumas das valências proporcionadas aos mais velhos.

Gabriela Fonseca, vereadora do Desporto e vice-presidente da autarquia povoense, destacou o “pequeno passo, mas um importante passo para o bem-estar dos povoenses, com a aquisição deste equipamento”.
“Pretende-se que as pessoas adquiram hábitos de vida saudáveis, que pratiquem exercício físico para bem da nossa mobilidade e do nosso coração”, disse ainda a autarca.

“É uma preocupação deste executivo dar qualidade de vida a vocês. Gostaria que, quando chegasse à vossa idade, ter alguém que fizesse o que nós estamos a tentar fazer”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel José Baptista, que destacou o bonito espaço onde está instalado o circuito de manutenção, que está agora disponível para toda a comu- nidade.

No final, os mais velhos tiveram a oportunidade de experimentar os equipamentos do circuito de manutenção, recebendo ainda uma aula de ginástica.
“Mês do Coração - mexa-se pela sua Saúde” foi o alerta deixado pela autarquia povoense.

(Correio do Minho, 22-05-2009)

Benedito da Fonte disse...

Momento notável da televisão portuguesa: Marinho Pinto resiste estoicamente a um julgamento político sumário, disfarçado de jornalismo, de Manuela Moura Gudes, em directo no jornal nacional e acaba com um ataque cerrado à jornalista acusando-a de fazer um jornalismo péssimo que envergonha a classe, acusando-a de transformar entrevistas em julgamentos sumários, acusando-a de não conhecer sequer o código deontológico da profissão de jornalista e acusando-a de ser uma jornalista incompetente. Por esta altura MMG titubeava, incapaz de responder ao ataque com que manifestamente não contava.
MMG tem um pó danado a Marinho Pinto e sobretudo não suporta o que ele disse sobre o caso Freeport que ela confunde com um frete a Sócrates. Num momento de desvario chegou a acusá-lo de bufo.
A "entrevista" que ela lhe fizera seviu, percebeu-se no final, às mil maravilhas para tornar entendíveis e legítimas as acuações finais do bastonário. Moura Guedes destilou o seu ódo pessoal sobre o bastonário e transformou o estúdio de televisão numa sala de acusação em que os argumentos e os factos fossem irrelevantes face a uma ideia pré-concebida que a jornalista já tinha formado sobre o assunto. Marinho Pinto não perdeu a oportunidade e fez o mais duro ataque em directo a uma forma concreta de exercer o jornalismo da história da democracia.
Não me pareceu que tivesse pecado por excesso, depois do que se passou.
Há uma enorme diferença entre pessoas que defendem convicções e que têm uma ideia do funcionameno do estado democrático e pessoas como a jornalista Manuela Moura Guedes.

Bem Haja!
Benedito da Fonte

Anónimo disse...

GRANDE MARCHA DE PROTESTO E LUTA!

Jerónimo de Sousa referiu que é exactamente contra o conformismo e a apatia que o PCP organizará,hoje,sábado,em Lisboa,"a maior iniciativa de massas desta campanha eleitoral:a Marcha'Protesto,Confiança e Luta".

"Não desistiremos de dar prioridade aos problemas dos trabalhadores e dos povos e de dar visibilidade a esta simples ideia:Há formas diferentes de olhar para a Europa".

Jerónimo de Sousa teceu ainda fortes críticas ao PS,bem como aos principais partidos da oposição - PSD e CDS/PP - que acusou de retirarem da agenda política a discussão sobre os problemas que afectam os trabalhadores portugueses em contexto de crise.

"Aqui,em Portugal,várias forças políticas tentam,sistematicamente,empurrar-nos para a trincheira dos que são contra a Europa.E mil vezes respondemos que contra a Europa são aqueles que insistem numa União Europeia construída nas costas dos povos,contra os seus direitos e aspirações".

Falando perante uma plateia de representantes de vários partidos comunistas europeus,Jerónimo de Sousa denunciou ainda "os inaceitáveis actos de discriminação contra o PCP e a CDU" que revelam bem o incómodo que está a causar em alguns sectores a possibilidade real do reforço da CDU nestas eleições de 7de Junho e nos dois processos eleitorais que se lhe seguirão em Setembro e Outubro".

COM CONFIANÇA E LUTA,SIM É POSSÍVEL UMA MELHOR EUROPA E UMA VIDA MELHOR!

AQUINAPÓVOA disse...

A maior iniciativa política alguma vez realizada em Portugal. Um mar de gente que respondeu ao apêlo da CDU e encheu as avenidas de Lisboa desde o Campo Pequeno até ao Marquês de Pombal. A Marcha deu expressão ao protesto e indiganção que varre o país, dizendo basta de injustiças, exigindo uma ruptura e uma mudança, afirmando com determinação e confiança que, com mais força à CDU, sim, é possível uma vida melhor

Anónimo disse...

E o que se passou ontem em Lisboa é o que realmente mete "MEDO" a muita gentinha que por aí anda.
Pensem bem,pois se quisermos ,todos juntos mudaremos este ciclo vicioso que o país atravessa já há 35 anos