domingo, 1 de fevereiro de 2009

A CDU




A CDU - coligação eleitoral que reúne o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista Os Verdes e a Associação Intervenção Democrática - é comprovadamente um espaço de participação de milhares de cidadãos e cidadãs independentes. Sabem-no todos os homens e mulheres que, sem filiação partidária, encontram ano após ano na CDU, nas suas listas e no activismo político da coligação, o lugar para uma enriquecedora intervenção cívica e política.

Pelo seu percurso e acção, pelos partidos que a integram e pela empenhada intervenção de milhares de homens e mulheres que lhe dão corpo e vida, a CDU é a força que dá segurança e garantia de uma política de verdade, sempre presente e solidária com a luta em defesa dos direitos e aspirações das populações, dos trabalhadores e do povo, sempre presente na defesa e afirmação do interesse e soberania nacionais.
Na CDU, e na intervenção dos seus eleitos locais, está presente um reconhecido património de trabalho e realizações, uma distintiva qualidade na intervenção e gestão de centenas de autarquias, uma inegável obra realizada na valorização urbana e cultural de numerosos concelhos e freguesias do país, uma acção em defesa do poder local democrático e um percurso marcado pelo trabalho, honestidade, competência e isenção. Na defesa intransigente dos interesses populares, na acção empreendedora de apresentação de propostas e soluções mas também, nas provas dadas pelo trabalho desenvolvido a CDU afirma-se como uma força portadora de um projecto de futuro com a energia, a capacidade e o saber indispensáveis à construção de uma vida melhor.
Na CDU, e na intervenção dos seus deputados eleitos na Assembleia da República, marca presença uma qualificada acção parlamentar estreitamente ligada ao pulsar da vida e das aspirações populares, identificada com a defesa das conquistas e direitos que Abril consagrou, combinando uma firme atitude de denúncia e combate às politicas que avolumam injustiças e liquidam direitos com uma reconhecida iniciativa de afirmação de soluções que respondem aos principais problemas do país, dos trabalhadores e do povo e que testemunham que há um outro rumo e um outro caminho capaz de abrir um futuro de esperança numa vida melhor.
Na CDU, e no papel desempenhado pelos seus deputados no Parlamento Europeu, reside um combativo e firme trabalho em defesa dos interesses nacionais e um decidido combate ao neoliberalismo, ao federalismo e ao militarismo que marcam o processo de integração capitalista da União Europeia. A acção da CDU no Parlamento Europeu na defesa intransigente da produção nacional, dando voz às reclamações e direitos dos agricultores, dos pescadores ou dos pequenos e médios empresários, defendendo os direitos dos trabalhadores e os serviços públicos, lutando pela construção de uma Europa de paz e cooperação é testemunho de uma intervenção vinculada aos interesses do país e dos portugueses.


A CDU afirma-se também, com redobrada actualidade, como um grande e reforçado espaço de convergência democrática e de alternativa política, de todos aqueles que, afrontados pela política de direita, hoje exigem a ruptura com essa política e uma inequívoca e consistente política de esquerda. Pela coerência do seu projecto e a garantia que o seu percurso unitário e democrático testemunham, a CDU é a única força cujo reforço eleitoral e político pode pôr fim à alternância e abrir portas à construção de uma alternativa política.
Expressão de Abril e dos valores que lhe estão associados, a CDU tem a força desta larga convergência democrática e alternativa, aberta aos cidadãos inconformados com as políticas ruinosas prosseguidas ao longo de anos, com as potencialidades desperdiçadas e o descrédito dos partidos que têm desgovernado o País.
Espaço de convergência de causas e lutas, onde cabem todos os trabalhadores, reformados e pensionistas, os pequenos empresários da agricultura e pescas, da indústria e serviços, todas as mulheres e jovens, ofendidos nos seus direitos e dignidade, os patriotas e democratas que sentem Portugal afectado na sua soberania e ameaçado no seu futuro como pátria independente.
Espaço de democracia onde cabem todos os que aspiram e exigem uma real mudança de políticas, todos os que se identificam com a causa pública e se colocam ao serviço dos interesses dos trabalhadores, das populações e do povo português.

As batalhas políticas e eleitorais de 2009 constituem um momento e uma oportunidade para abrir caminho a um futuro melhor para o país e para os portugueses, para afirmar um outro rumo que rompa com as opções e a política de direita. Por redobrada razão a CDU será em 2009 o espaço para onde conflui a força e a vontade dos que confiam que é possível uma vida melhor e dos que com convicção acreditam que é possível convencer pela razão e justeza das suas posições políticas e vencer pelo trabalho e luta por um Portugal de progresso e justiça social.
COM A CDU, AVANTE POR UMA PÓVOA MELHOR

104 comentários:

Anónimo disse...

O caso Freeport nasceu de forma semelhante ao conhecido "Portucale", têm praticamente a mesma etiologia, ambos tiveram origem em decisões do governo a poucos dias de eleições, quando os governos eram de simples gestão e não podiam tomar decisões de fundo, com uma diferença, é que o primeiro envolve um ex-ministro que, por “acaso”, é primeiro-ministro de um governo que, para poder continuar a aplicar a sua política anti-popular, tem que ganhar de novo as eleições, e de preferência com nova maioria absoluta. Mesmo que nada se comprove quanto à honestidade da pessoa do primeiro-ministro, ninguém apagará a imagem que o povo tem dos políticos do poder: são todos uma cáfila de corruptos.

O caso Portucale que envolve a banca portuguesa e ex-ministro dirigente do CDS/PP há muito que está em investigação e muito mais tempo andará pelos tribunais, o mesmo irá acontecer com o Freeport, apesar da justiça inglesa se encontrar envolvida, porque os nossos políticos entendem-se bem com o putativo independente poder judicial, que funciona geralmente de acordo com a agenda dos partidos políticos do poder, principalmente Ministério Público e Polícia Judiciária e, não nos esqueçamos, que o caso Maddie indicia claramente que houve mão providencial de natureza política e favores pagam-se, assim, não será de estranhar que a polícia britânica comece, tal como a nossa, a sofrer de paralisia.
Pouco importa que o primeiro-ministro esteja pessoalmente envolvido na trama dos favores que permitiram acelerar um empreendimento de natureza privada e do qual o povo português tem fraco ou nenhum beneficio, ou que tenha inclusivamente recebido luvas por debaixo da mesa, como quase que somos levados a acreditar. A suspeita está levantada, não contraria a tendência que se observa entre os políticos portugueses, que passam impunes, que não explicam as fortunas que adquiriram em pouco tempo e após entrarem na política activa. O envolvimento de familiares de dirigentes políticos, geralmente homens de negócios de sucesso, habitando em luxuosas moradias e fazendo-se transportar em carros de gama alta, já é um facto trivial, que confirma a ideia de que há uma simbiose estreita entre política e economia, em grande parte clandestina, dando a ideia de que o país se encontra nas mãos de um poderoso e dissimulado polvo, constituído por uma dúzia de famílias.
Temos quase a certeza (não a certeza absoluta do outro que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas) que o primeiro-ministro irá sair ileso desta confusão, quer em termos judiciais, depressa haverá um bode-expiatório, quer até no plano político, dificilmente irá perder as eleições. O caso ficará, a par das habilitações académicas e da assinatura dos projectos de engenharia, como ilustração de que estamos perante uma figura medíocre, arranjista, tipo chico-esperto, que faz dos portugueses parvos. A história ensina-nos que são usualmente pessoas deste género que, em época de crise, são catapultadas para o poder e que governam geralmente em ditadura, são autoritários por fora e vazios de ideias por dentro, e a história de Portugal tem vários exemplos.

Anónimo disse...

Mais de três com salários em atraso

Sete mil despedidos em Janeiro
Cerca de sete mil trabalhadores foram despedidos durante o mês de Janeiro ou viram os seus postos de trabalho ameaçados devido ao encerramento das empresas ou à redução de pessoal.


Os milhares de despedimentos ficaram a dever-se ao encerramento e falência de empresas ou a situações de quebra de produção por falta de encomendas que obrigaram à redução drástica do número de funcionários.

(Correio da Manhã, 01-02-09)

Anónimo disse...

MAIS DE TRÊS MIL COM SALÁRIOS EM ATRASO

A crise não se manifesta apenas nos despedimentos, mas também nos salários em atraso. No primeiro mês de 2009, mais de três mil trabalhadores de cerca de 60 empresas tinham os seus salários em atraso, a maioria dos quais relativos ao mês de Dezembro e subsídio de Natal.

Entre as empresas com maiores dificuldades em pagar os ordenados estão as do sector da indústria química, metalurgia, têxtil, vidreira, calçado, corticeira, construção civil e indústrias eléctricas.

(Correio da Manhã, 01-01-09)

Anónimo disse...

Crise: Actualizações mais baixas nos cargos de topo

Empresas cortam nos aumentos
Com a crise económica as empresas estão a cortar nos aumentos salariais deste ano e a reduzir significativamente as despesas com horas extraordinárias e com acções de formação. As actualizações mais penalizadas são dos cargos de topo.

(Correio da Manhã, 01-02-09)

Anónimo disse...

Cargo na área do Ambiente
Governo de Guterres nomeou suspeito do Freeport

Manuel Carlos Abrantes Pedro Nunes, o sócio português de Charles Smith na empresa Smith e Pedro – empresa suspeita de ter sido a intermediária no (...)

(Correio da Manhã, 01-02-09)

Anónimo disse...

Sócrates ouve Cavaco falar em "assunto de Estado"

Presidência. Cavaco Silva manteve ontem o silêncio sobre o caso que envolve o primeiro-ministro, mas deixou um sinal da importância que está a dar ao assunto
O Presidente da República qualificou ontem o caso Freeport como um "assunto de Estado", invocando esta condição para se escusar a comentários sobre o tema. "Hoje [ontem] estamos aqui num torneio de golfe, não se tratam de assuntos de Estado, podemos assim dizer", afirmou Cavaco Silva, depois de ter assistido ao início da Taça Portugal Solidário 2009, na Quinta da Marinha, em Cascais.

(DN, 01-02-0)

Anónimo disse...

E O LAMBE SELOS SUMIU

Anónimo disse...

E MARIDO DA ARMINDA AINDA DORME COM ELA???????

Anónimo disse...

E O DR: ZE BILIO AINDA ANDA AI??????????

Anónimo disse...

Cerca de 7 mil trabalhadores despedidos em Janeiro e 3 mil com salários em atraso

Cerca de sete mil trabalhadores foram despedidos ao longo de Janeiro ou viram os seus postos de trabalho ameaçados devido ao encerramento das suas empresas ou à redução de pessoal na sequência da crise. No total três mil trabalhadores encontram-se com salários em atraso, segundo dados apurados pela Agência Lusa.

(Lusa, 01-02-09)

Anónimo disse...

O BENEDITO DA FONTE É SEM DÚVIDAS ALGUÉM MUITO PRÓXIMO À JS DA PÓVOA DE LANHOSO...
ESTE LOUVAR PERMANENTE DA JS E A TENTATIVA DE "APRISIONAR" O LOURENÇO DENTRO DA JS, TEM UM INTERESSE ÓBVIO NO CURTO E MÉDIO PRAZO...

ESTE BENEDITO DA FONTE, QUER MANTER VIVA A DERROTADA CANDIDATURA DO LOURENÇO, PORQUE NESTA É QUE ANDARÁ "NO TOPO"...

ESTE BENEDITO DA FONTE TEM PERFEITA CONSCIENCIA QUE BAPTISTA VAI GANHAR AS ELEIÇÕES DE 2009...

E JULGA QUE PODERÁ SER O "NOME FORTE" DA PRÓXIMA ESPERANÇA SOCIALISTA... EM 2013

ESTES HOSSANAS A TINOCO E NORONHA SÃO SÓ POR NECESSIDADE ACTUAL...

Anónimo disse...

A maioria dos bolivianos aprovou a nova Constituição da Bolívia. Para Evo Morales o triunfo representa a refundação do país, mas a oposição declarou o boicote ao texto fundamental.

De acordo com números divulgados nas primeiras horas após o encerramento das urnas, a vitória dos partidários da nova Constituição nas eleições de domingo não oferece dúvidas, embora a percentagem dos votos varie muito consoante a fonte informativa. Segundo o canal público de televisão, o «Sim» deve triunfar por 80 por cento contra 15, enquanto que as principais cadeias privadas admitem que o projecto alcançou cerca de 60 por cento dos votos expressos, mas atribuem à oposição aproximadamente 40 por cento.

A Comissão Nacional de Eleições, por sua vez, não avança dados preliminares e anuncia para as próximas semanas a divulgação dos resultados definitivos. Não contestando a vitória do «Sim», a CNE prefere sublinhar a afluência histórica dos quase quatro milhões de bolivianos habilitados a votar, e a elevação com que decorreu o acto.

Ao nível regional, o «Sim» prevaleceu, segundo as previsões, nos departamentos de La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí, enquanto que em Santa Cruz, Beni e Chuquisaca, neste último por escassa margem, o «Não» obteve maioria. Quanto às províncias de Tarija e Pando, as informações sobre os resultados da votação são contraditórias, o que só por si é já um factor de relevo, uma vez que ambos os «departamentos» são governados com punho de ferro por políticos que se opõem ferozmente à orientação progressista e anti-imperialista do actual governo central.

Morales proclama refundação do país

Reagindo às mais que certa aprovação da nova Constituição boliviana, o presidente, Evo Morales disse que tal representa a «refundação da Bolívia» e o «fim do Estado colonial, do colonialismo interno e externo».

Da varanda do Palácio Quemado e perante milhares de pessoas que enchiam a Plaza Murillo para comemorar a ratificação do documento, no centro da capital, La Paz, Morales frisou que «desde 2005 seguimos de triunfo em triunfo, enquanto que os neoliberais, os vendedores da pátria foram consecutivamente derrotados». «Agora, graças à consciência do povo boliviano, os recursos naturais foram recuperados e nenhum governo, nenhum novo presidente poderá entregá-los às multinacionais», acrescentou.

Morales lembrou ainda que com a nova Constituição ficam salvaguardados os serviços públicos de fornecimento de água e saneamento básico, electricidade, saúde, educação e telecomunicações, assim como pensões de reforma para os idosos e subsídios à frequência escolar para os menores de idade.

A limitação da propriedade rural acima dos cinco mil hectares – aprovada na mesma consulta popular com cerca de 80 por cento dos votos – e a possibilidade de expropriação das terras incultas estão igualmente consignadas na lei fundamental. Quanto aos povos indígenas, as mais de 30 comunidades existentes na Bolívia passam a gozar de iguais direitos no quadro de um Estado plurinacional, vêm reconhecidos a posse das terras originárias, o direito a uma percentagem sobre os recursos naturais e o seu sistema judicial próprio.

Anónimo disse...

Esta balança do mundo
que está tão mal acabada
quem não trabalha tem tudo
quem trabalha, não tem nada

Acabar com a burguesia
e não haver a escravidão
uns com a barriga cheia
outros com fome e sem pão
nesta maldita nação
que conta tão mal somada
uns com tudo outros sem nada
sendo tudo uma irmandade
balança de falsidade
que está tão mal acabada

Acabar com a grandeza
e com a miséria infinita
e com a pobre e com a rica
e com o barão e com a baronesa
não queremos tanta grandeza
espalhada por todo o mundo
num momento e num segundo
perde-se o fio à meada
morre o pobre que não tem nada
e quem não trabalha tem tudo.

Anónimo disse...

Parabens JS. O jantar correu muito bem. O Dr. Lourenço é o candidato à altura, fez um discurso verdadeiro.
este jantar foi o prenúncio da vitória do Dr. Lourenço. Força Dr. Lourenço os jovens estão consigo.

Um militante da JS.

Anónimo disse...

ainda ando cá ainda indes andar á minha volta quado for o braco direito do Loureco.
ainda vo heide andar á merda.

inde amerda.

Anónimo disse...

durmo com a minha e quando deres por ela durmo com a tua.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Diz o Benedito da Fonte, também conhecido por "ministro da propaganda" do PS, que no jantar de ontem estiveram presentes mais de 500 jovens socialistas, no Narcisus Eventos... Ele está a querer atirar areia para os olhos de quem? Das duas uma. Ou mente com todos os dentes que tem na boca ou então o Narciso mandou fazer obras de apliação do espaço porque naquele sítino não conseguem meter mais de 250 pessoas...

Anónimo disse...

Notícia - www.reflexodigital.com

Funcionária da Junta de Freguesia condenada ao pagamento de 300 euros
Foi concluído o inquérito movido internamente aos serviços da Junta de Freguesia. Cerca de mil e quatrocentos euros terão sido desviados dos pagamentos provenientes da feira semanal.

Já são conhecidos os resultados de um inquérito interno aos serviços administrativos da Junta de Freguesia de Caldelas. Decorrido meio ano desde o início do processo concluiu-se que receitas da freguesia, provenientes da feira semanal, foram sistematicamente desviadas por uma funcionária da Junta de Freguesia.

Sabe-se que este é apenas o culminar de uma primeira fase deste processo e que há intenções, por parte do executivo, de continuar o apuramento de eventuais irregularidades nas contas da freguesia. Daqui em diante o processo poderá inclusivamente ser entregue a serviços profissionais externos à Junta.

A funcionária Arminda Gomes terá efectuado desvios de capital que ascenderão a cerca de mil e 400 euros. De acordo com decisão da comissão do inquérito, a mesma funcionária deverá repor este montante durante três meses, além de que terá de pagar uma coima no valor de trezentos euros. Segundo fonte da Junta de Freguesia contactada pelo REFLEXO, esta verba reverterá a favor do Centro Pastoral da Paróquia de Caldelas.

Estas conclusões do inquérito foram já comunicadas às bancadas partidárias representadas na Assembleia de Freguesia: Luís Soares, por parte do Partido Socialista (PS); e Cândido Capela Dias, por parte da Coligação Democrática Unitária (CDU).

Anónimo disse...

Frederico Castro muito gosta de protagonismo, ainda não deu por ela que começa cair no ridiculo, pois a sua vaidade é tanta, faltando-lhe a sabedoria da humildade.
Com esta vaidade toda e arrogancia nunca vai chegar a presidente da camara que tanto deseja.

Anónimo disse...

DESCULPEM LÁ, A FUNCIONÁRIA DA JUNTA DAS TAIPAS, ARMINDA GOMES DE SUA GRAÇA, QUE AQUI É REFERIDA POR UM ANÓNIMO ÀS 12:57 QUE NOS TRÁS UM EXCERTO DO JORNAL REFLEXO, NÃO É A IMPOLUTA ESPOSA DO IMPOLUTO CANDIDATO DO PS À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL, Dr. ANTÓNIO LOURENÇO? ENTÃO A TIPA ANDAVA A METER A MÃO NA GAVETA DO DINHEIRO? AI ISTO VAI LINDO, VAI... ATÉ A BARRACA ABANA...

Anónimo disse...

SENHORA MINDA NÃO CHEGAVA A BOA REFORMA DO MARIDO? TÁ CÁ UMA BOA NOTÍCIA PARA O JORNAL ZÉBILIENTO...

Anónimo disse...

- Ó Arminda vais presa ou dormir com o chefe?- Não, meu sacana. Vou repositar o dinheiro que gamei da feira semanalpra num ir prá choça!- E já disseste ao teu homem?- Ele sabe bem como isso se faz lá na bombeirajem.- Á então estais habituados a dar desses golpes! Bonito...

Anónimo disse...

(Do reflexo - O Espelho das Taipas)

João Ribeiro
Por: Junta de Fregusia mias séria do que outrora 2009-01-23


A junta de freguesia foi muito benevolente com a sentença aplicada a Arminda Gomes.
Não se pode dizer o mesmo quanto a Turitermas. Tenho conhecimento que alguns dos seus funcionários são tratados abaixo de cão, outros, de um dia para o outro, viram seus contratos rescindidos sem motivo que justificasse tal acto brutal.
Costumo comparar estas duas instituições, porque a forma como funcionam é semelhante, pouca transparência nas suas contas e no seu funcionamento. Reconhece que, neste último mandata, a junta de freguesia é bem diferente da anterior, é séria, transparente e a oposição mais interventiva do que no passado.



Inquérito da Junta

Por: Anónimo 2009-01-25

Caros leitores, parece que agora vamos poder utilizar o dinheiro dos outros, e, se derem por ela damos o dinheiro, senao, esta o assunto encerrado.
Isto é que vai uma crise!

(Extraído em 26-01-09)

Anónimo disse...

O HOMEM AINDA TEM CONDIÇÕES PARA SER CANDIDATO A UMA CÂMARA MUNICIPAL DEPOIS DESTE ESCÂNDALO FAMILIAR!!!???

Anónimo disse...

cá pra mim o administrador do blogue tudopelapovoa já sabia que a mulher do lourenço andava a fanar o dinheirinho da junta e vai daí por vergonha decidiu fechar o tasco...
ó home, bossemecê num tem culpa ninhuma, carago. a gente inté gostaba de o oubir...
não me dmirava nada que agora viessem dizer que esta coisa e tal foi uma armadilha da junta atual que é do psd... mas o capela é de confiança e já me disse que é tudo verdade verdadinha e que ainda falta sair muito mais... catano, onde é que isto irá parar?

Anónimo disse...

Quando o Dr. Lourenço meteu o Dr. Armando em Tribunal por causa da história da água da campanha eleitoral de 2005 a Arminda fez um estardalhaço muito grande. Que essa acusação tinha afetado a família. Que explicação vai ela agora dar aos filhos? E ao marido?

Anónimo disse...

SENTENÇA:
"A funcionária Arminda Gomes ... deverá repor este montante durante três meses, além de que terá de pagar uma coima no valor de trezentos euros."
É só isto, por se tratar de quem é. Se fosse uma pobre desgraçada já estava despedida e com um processo em tribunal.
Esperemos que a exemplo do Eng. Socrates no caso Freeport, que deu uma conferencia de imprensa a dizer que não era nada com ele, também aconteça o mesmo com o Marido.

Anónimo disse...

O Partido Socialista admite um canidato com uma mulher ladra? São estes os valores que cultiva o Partido Socialista?

Anónimo disse...

Tinoco reaparece, Noronha reaparece, camaradas agora esta história da mulher do Lourenço, que teve uma apresentação muito misteriosa, isto tem água no bico, poderei estar enganado, talvez sim, mas isto vai ter consequências muito seguramente dentro do PS, lá isso vai.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Lá está este anormal outra vez a dar-nos cabo da mioleira... Cá para mim é esse energúmeno que faz copy-paste dos textos de trazem a nu as "habilidades" da mulher do Lourenço só para o transformar em vítima e depois vem a seguir descarregar aqui o seu fel. Não tenho partido mas voto normalmente no PSD. Também não concordo que se venha para aqui atacar pessoas mas a liberdade individual é inalienável, sobretudo quando há provas dos factos que são relatados. Mas todos já sabemos o que se passou e até temos uma opinião formada. Não era preciso que viessem para este espaço de opinião livre e democrática procurar desestabilizar.
Aos gestores deste blog peço-lhes que não desanimem e não cedam às pretensões deste socialista desnorteado.

Anónimo disse...

Ó Xeco és um psicopata em último grau e um grande cobardola.

Os utilizadores deste Blog não têm nada a ver com as tuas "taras" e se queres descarregar em alguém não fujas para o anonimato e diz claramente o que queres!

Já estás a meter nojo com as tuas palhaçadas há muito tempo,um dia destes é descoberto e vais pagá-las todas,podes ter a certeza.

És um grande arruaceiro e um canalha sem escrúpulos,cheio desta porcaria como tú está este país,passa-te depressa e deixa as pessoas comentar livremente aquilo que pensam e se não te sentes bem vai fazer estas garotices para outro lado.

Sou socialista,mas respeito a liberdade de opinião dos outros e não me revejo nestas garotices de "meninos de escola",vê lá se tens mais juízo nessa cabeça,meu acéfalo.

Socialista revoltado com estes energúmenos!

Anónimo disse...

Para finalizar a pequena polémica que me opõe ao Sr. Quelhas, quero dizer-lhe o seguinte: Eu gosto de ler livros. É, aliás, um dos meus passa-tempos favoritos, senão o favorito,do pouquíssimo que a minha vida profissional me concede. Mas gosto, óbviamante, de livros de qualidade. E os seus não a têm. Não está em causa a densidade da história, ou o desempenho dos respectivos personagens. Nem sequer me estou a referir a isso. Poderia. Mas não é o caso. Estou a falar da qualidade - neste caso falta dela - da sua escrita.

E não pretendo com isto diminuí-lo. Nem pouco-mais-ou-menos. Quero simplesmente chamá-lo a atenção para um facto que deveria levá-lo a reflectir e a arrepiar caminho.

Não devemos tocar (em público) instrumentos para os quais não estamos dotados, sob pena de fazermos má figura, até pelo convencimento de que somos os maiores.

Como eu lhe disse, tentei ler um dos seus livros, mas ao fim de umas quantas páginas, desisti. E fiquei completa e difinitivamente vacinado.É exigir demais a um pobre mortal.

Invoca que vendeu muitos livros. Eu sei. Mas quantas pessoas terão lido um dos seus livos até ao fim? Estou comvencido que se os dedos de uma mão não chegarem, os das duas sobram. As pessoas compraram, não pela qualidade dos livros, mas por simpatia, para não dizer caridade.

Vem-me dizer que escreveu no Terras de Lanhoso. Não ignoro o facto. Tal como não ignoro, que também aí, ficou plasmada a pobreza dos seus textos, que pelos vistos vai semeando por outras paragens.

Em qualquer vertente do nosso desempenho, devemos procurar fazer sempre o melhor, mas sempre com consciência das nossas limitações, para sabermos se esse nosso melhor tem qualidade bastante. E escrever para o público, encerra uma grande responsabilidade, pois é suposto, que quem escreve, para além de comunicar, está a exercer pedagogia. Ora, por parte de um escritor essa responsabilidade é manifestamente maior. E o Sr. intitula-se um escritor!Embora só você acredite que o é. E talvez com desmedido esforço.Mas enfim...

Acrescento, para finalizar, que o seu último arrozoado, tão confuso como pretensioso, é prova cabal do bom fundamento da´crítica que lhe faço.

No mais, aproveito apenas para referir que não sou a senhora de letras que referiu. Sou um modesto cidadão(um pobre homen da Póvoa, como diria o Eça), que incomodado com tanta presunção resolveu ripostar, dando, da sua parte, todavia, o assunto por encerrado, não sem antes lhe recomendar "Juízo e Tino", já que modéstia, parece não valer a pena.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Xeco =Quelhas=João C.Veloso=palhaço=gajo que faz os protestos estupidos
corram com esse psicopata

AQUINAPÓVOA disse...

Protestos aceites,anti-virús a correr,limpeza efectuada

Saudações Democráticas

Anónimo disse...

Para os que não querem que este Blog diga as verdades que se passam na vida política local e nacional só têm uma coisa a fazer,é não o ler e comentar.

Calar-nos nunca,porque todos os textos e comentários que são aqui postados da nossa responsabilidade têm como principal função informar e esclarecer a sociedade povoense sobre as nossas propostas para o Concelho e para o País.

Nunca entramos,nem vamos entrar na calúnia e na difamação,isto é ponto assente,procuramos informar e dar as notícias e informações que são relevantes para a nossa afirmação a nível local e nacional e continuaremos a lutar para que este Blog seja um instrumento de liberdade de expressão e opinião para todos que nele queiram participar e nada,nem ninguém,nos mudará do caminho que trilhamos.

Todos os comentários que se desviem destes critérios de isenção e ética política não são da nossa responsabilidade e,por conseguinte,não podemos responder por eles.

Queremos e desejamos que este espaço de debate de ideias e de propostas para um Concelho melhor seja exercido por todas as forças políticas e por todos os cidadãos,mas não aceitamos que alguns bloguistas façam dele um "caixote do lixo",para saciarem as suas "taras" e desprestigiar aqueles que procuram dar os seus contributos para um País melhor.

Um bloguista - Militante do PCP!

Anónimo disse...

ALGUMAS NOÇÕES PARA OS MENOS CONHECEDORES

SEIS CARACTERISTÍCAS FUNDAMENTAIS DE UM PARTIDO COMUNISTA

O quadro das forças revolucionárias existentes no mundo alterou-se nas últimas décadas do século XX.

O movimento comunista internacional e os partidos seus componentes sofreram profundas modificações em resultado da derrocada da URSS e de outros países socialistas e do êxito do capitalismo na competição com o socialismo.

Houve partidos que renegaram o seu passado de luta, a sua natureza de classe, o seu objectivo de uma sociedade socialista e a sua teoria revolucionária. Em alguns casos, tornaram-se partidos integrados no sistema e acabaram por desaparecer.

Esta nova situação no movimento comunista internacional abriu na sociedade um espaço vago no qual tomaram particular relevo outros partidos revolucionários que, nas condições concretas dos seus países, se identificaram com os partidos comunistas em aspectos importantes e por vezes fundamentais dos seus objectivos e da sua acção.

Por isso, quando se fala hoje do movimento comunista internacional, não se pode, como em tempos se fez, colocar uma fronteira entre partidos comunistas e quaisquer outros partidos revolucionários. O movimento comunista passou a ter em movimento uma nova composição e novos limites .

Estes acontecimentos não significam que partidos comunistas, com a sua identidade própria, não façam falta à sociedade. Pelo contrário. Com as características fundamentais da sua identidade, partidos comunistas são necessários, indispensáveis e insubstituíveis , tendo em conta que assim como não existe um “modelo” de sociedade socialista, não existe um “modelo” de partido comunista.

Entretanto, com diferenciadas respostas concretas a situações concretas, podem apontar-se seis características fundamentais da identidade de um partido comunista, tenha este ou outro nome.

1ª - Ser um partido completamente independente dos interesses, da ideologia, das pressões e ameaças das forças do capital.

Trata-se de uma independência do partido e da classe, elemento constitutivo da identidade de um partido comunista. Afirma-se na própria acção, nos próprios objectivos, na própria ideologia.

A ruptura com essas características essenciais em nenhum caso é uma manifestação de independência mas, pelo contrário, é, em si mesma, a renúncia a ela.

2ª - Ser um partido da classe operária, dos trabalhadores em geral, dos explorados e oprimidos .

Segundo a estrutura social da sociedade em cada país, a composição social dos membros do partido e da sua base de apoio pode ser muito diversificada. Em qualquer caso, é essencial que o partido não esteja fechado em si, não esteja voltado para dentro, mas, sim voltado para fora, para a sociedade, o que significa, não só mas antes de mais, que esteja estreitamente ligado à classe operária e às massas trabalhadoras.

Não tendo isto em conta, a perda da natureza de classe do partido tem levado à queda vertical da força de alguns e, em certos casos, à sua autodestruição e desaparecimento.

A substituição da natureza de classe do partido pela concepção de um “partido dos cidadãos” significa ocultar que há cidadãos exploradores e cidadãos explorados e conduzir o partido a uma posição neutral na luta de classes – o que na prática desarma o partido e as classes exploradas e faz do partido um instrumento apendicular da política das classes exploradoras dominantes.

3ª - Ser um partido com uma vida democrática interna e uma única direcção central.

A democracia interna é particularmente rica em virtualidades nomeadamente: trabalho colectivo, direcção colectiva, congressos, assembleias, debates em todo o partido de questões fundamentais da orientação e acção política, descentralização de responsabilidades e eleição dos órgãos de direcção central e de todas as organizações.

A aplicação destes princípios tem de corresponder à situação política e histórica em que o partido actua.

Nas condições de ilegalidade e repressão, a democracia é limitada por imperativo de defesa. Numa democracia burguesa, as apontadas virtualidades podem conhecer, e é desejável que conheçam, uma muito vasta e profunda aplicação.

4ª - Ser um partido simultaneamente internacionalista e defensor dos interesses do país respectivo.

Ao contrário do que em certa época foi defendido no movimento comunista, não existe contradição entre estes dois elementos da orientação e acção dos partidos comunistas.

Cada partido é solidário com os partidos, os trabalhadores e os povos de outros países. Mas é um defensor convicto dos interesses e direitos do seu próprio povo e país. A expressão “partido patriótico e internacionalista” tem plena actualidade neste findar do século XX. Pode, na atitude internacionalista, incluir-se, como valor, a luta no próprio país e, como valor para a luta no próprio país, a relação de solidariedade para com os trabalhadores e os povos de outros países.

5ª - Ser um partido que define, como seu objectivo, a construção de uma sociedade sem explorados nem exploradores, uma sociedade socialista.

Este objectivo tem também plena actualidade. Mas as experiências positivas e negativas da construção do socialismo numa série de países e as profundas mudanças na situação mundial, obrigam a uma análise crítica do passado e a uma redefinição da sociedade socialista como objectivo dos partidos comunistas .

6ª - Ser um partido portador de uma teoria revolucionária, o marxismo-leninismo, que não só torna possível explicar o mundo, como indica o caminho para transformá-lo.

Desmentindo todas as caluniosas campanhas anticomunistas, o marxismo-leninismo é uma teoria viva, antidogmática, dialéctica, criativa , que se enriquece com a prática e com as respostas que é chamada a dar às novas situações e aos novos fenómenos. Dinamiza a prática, enriquece-se e desenvolve-se criativamente com as lições da prática.

Marx no “O Capital” e Marx e Engels no “Manifesto do Partido Comunista” analisaram e definiram os elementos e características fundamentais do capitalismo. O desenvolvimento do capitalismo sofreu porém, na segunda metade do século XIX, uma importante modificação. A concorrência conduziu à concentração e a concentração ao monopólio.

Deve-se a Lénine, na sua obra “O imperialismo, fase superior do capitalismo”, a definição do capitalismo nos finais do século XIX.

Extraordinário valor têm estes desenvolvimentos da teoria. E igual valor têm a investigação e a sistematização dos conhecimentos teóricos.

Numa síntese de extraordinário rigor e clareza, um célebre artigo de Lénine indica “as três fontes e as três partes constitutivas do marxismo”.

Na filosofia, o materialismo-dialéctico, tendo no materialismo histórico a sua aplicação à sociedade.

Na economia política, a análise e explicação do capitalismo e da exploração, cuja “pedra angular” é a teoria da mais-valia.

Na teoria do socialismo, a definição de uma sociedade nova com a abolição da exploração do homem pelo homem.

Ao longo do século XX, acompanhando as transformações sociais, novas e numerosas reflexões teóricas tiveram lugar no movimento comunista. Porém, reflexões dispersas, contraditórias, tornando difícil distinguir o que são desenvolvimentos teóricos, do que é o afastamento revisionista de princípios fundamentais.

Daí o carácter imperativo de debates, sem ideias feitas nem verdades absolutizadas, procurando, não chegar a conclusões tidas por definitivas, mas aprofundar a reflexão comum.

Anónimo disse...

ola oal ola

Anónimo disse...

Ao post das 16.08 afinal sempre tenho razão o PORCO só pensa em PORCARIA.

Anónimo disse...

Tive hoje conhecimento pela primeira vez da existência deste blog.
Desde logo identifiquei os seus autores, ligados à CDU.Lamento que os blogs em geral saiam do seu contexto e essência, pois, tratando-se da CDU deveria limitar-se à discussão dos problemas da própria CDU mas que, por obsoleta que está a sua estratégia, com tendência ao esquecimento, sirva para o lavar de roupa suja da sociedade Povoense.
Fico no entanto abismado com alguns dos temas aqui em debate.
Todos sabemos que na política e no futebol aparecem pessoas que, por dificuldades de adaptação à Sociedade comum, têm necessidade do seu aparecimento público através destas duas formas de exposição. Uns marcam conferências de imprensa para demissões, outros vão a tudo quanto é festa e funeral. Nada disto que aqui se vem falando não é nada que não se esperasse. Outras piores irão surgir próximo das eleições autárquicas com as viagens de longo curso. Não se admirem os habituais leitores e cronista deste blog. Para terminar porque não construirem um blog cujo tema seja dizer bem do que temos na Póvoa.
Quando isso acontecer os blogistas não usaram como sou obrigado a usar hoje, abreviaturas.
Não dará mais gosto ver um filme com um final feliz onde ninguém sucumbe do que ver outro na Faixa de Gaza?
Meditem os curiosos...

Anónimo disse...

Para o anónimo das 21:18 que só hoje pela primeira vez acedeu a este blog apesar de o mesmo existir desde Julho de 2007.
Penso que é daqueles que vaticinam o fim da CDU, usando termos que todos sabemos não corresponderem à realidade, chegando ao ponto de caracterizar o projecto CDU como obsoleto e com tendência ao desaparecimento, contrariando assim as opções do actual executivo camarário PSD que, e bem, aproveitou ideias do programa de 2005 da CDU como por exemplo a criação de um gabinete de Arqueologia e a implementação da Agenda 21 Local.
Mas, para mal seu e bem de um grande colectivo a CDU está viva e recomenda-se, irá dentro em breve apresentar os seus candidatos às eleições autárquicas com um forte espírito rejuvenescedor contrário ao que muitos desejariam.
Quanto a isto penso que, mesmo que não queira aceitar, a CDU é uma força credível e cheia de dinamismo e seguirá os objectivos a que se propôs.
Em relação às posições assumidas por este blog e o grupo de administradores que o gere penso que nunca foi intenção dos mesmos, creio eu, servir para lavar a roupa suja da sociedade civil ou política Povoense, pois quando este foi criado, pode-se observar os comentários antigos, era um espaço aberto a todos os que aqui quisessem postar as suas opiniões manifestando e propondo assim, se o entendessem, criticas e soluções adequadas às necessidades reais do Concelho
Creio que sempre os gestores deste blog procuraram informar e esclarecer quem aqui viesse visitar este espaço, pode verificar isso mesmo vendo os comentários postados por AQUINAPOVOA, os quais nunca denegriram quem quer que seja nem tão pouco se imiscuíram em vidas privadas
Infelizmente sempre apareceu gente com outros objectivos, o de conspurcar este espaço de debate aproveitando o facto de o mesmo não ter moderação de comentários, e denegrir a imagem do PCP e da CDU
Porventura se existisse a tal moderação o seu comentário simplesmente não era aceite, pois como se compreenderá a sua posição é antagónica à nossa.
Mas não, o seu comentário foi publicado e apesar de o mesmo ser repleto de uma ” ignorância mal disfarçada “ com a afirmação de ser a primeira vez que o faz, só demonstra que a malta do PCP não são assim tão “mauzinhos”como quer fazer transparecer.
Para terminar porque não constrói um blog cujo tema seja dizer bem do que temos na Póvoa?

NÃO É POR AÍ QUE CONSEGUE ATINGIR OS SEUS OBJECTIVOS
A CDU É A VERDADEIRA ALTERNATIVA ÀS POLÍTICAS DE DIREITA!
Disse.

Anónimo disse...

No recém falecido TUDOPELAPOVOA

"Os blogues têm muito mais de negativo do que de positivo, cheguei a essa “fantástica” conclusão após algum tempo a analisar e acompanhar o que se passa e se comenta nos blogues da nossa terra."

Olhe que não,olhe que não!

Anónimo disse...

DESCIDA À VISTA A UMA 3ª QUE FINDA


O SCMF empatou 1~1 em casa com o Ribeirão e o cenário de descida é cada vez mais eminente.

6º Ribeira Brava - 28
-----------------------------
7º Tirsense - 28
8º Ribeirão - 26
9º Vianense - 20
10º Caniçal - 20
11º Maria da Fonte - 15
12º Mirandela - 11

Faltam jogar na 1.º fase:

20ª Pontassolense - Fora
21ª Maritimo B - Casa
22ª Mirandela - Fora

COM A RECENTE EXTINÇÃO DA 3ª DIVISÃO NACIONAL EM 2009/10 e COM OS PROBLEMAS FINANCEIROS QUE SE VÃO AGUDIZAR NO FIM DA ÉPOCA, VOLTAM-SE COM MAIS INSISTÊNCIA A COLOCAR DUAS QUESTÕES:

1. PARA QUANDO O MEDIR DE RESPONSABILIDADES DA MÁ GESTÃO DO CLUBE NESTA AVENTURA NA 2ª DIVISÃO?

2. QUE CLUBE TEREMOS BREVEMENTE NO REGRESSOS AOS "REGIONAIS"?

Anónimo disse...

Para o anónimo das 21:18 horas.

O seu comentário trás água no "bico e não se faça de ingénuo, se realmente aparece por aqui algum "lixo" descartável não é dos militantes e simpatizantes do PCP e da CDU,ele tem várias proveniências e não é difícil adivinhar de onde parte.

Este Blog foi criado essencialmente para ser um veículo de informação para todos os povoenses das propostas,ideias e projectos do PCP,quer a nível local quer a nível nacional.

Não somos "anjinhos brancos",nem andamos a "dormir de sono",sabemos o que queremos e temos as nossas concepções do que é um Blog e do risco que assumimos quando resolvemos não exercer a moderação de comentários,a censura e o lápis azul,é pena que alguns bloguistas não saibam utilizar a liberdade que lhes é concedida para apresentarem propostas e ideias para o desenvolvimento e enriquecimento da Póvoa,não é por nós que isso acontece e estamos sempre disponíveis para esclarecer e responder a todos os bloguistas que coloquem dúvidas e até opiniões contrárias,sempre no respeito mútuo e no cumprimento dos valores da liberdade e da democracia.

Se quiser conferir,fácilmente verificará que tem sido esta a nossa postura desde a criação deste Blog em Julho de 2007 e nessa medida se tem havido alguns desvios desta maneira de estar na vida e na política não é da responsabilidade da CDU.

Continuamos empenhados e disponíveis para fazermos uma campanha eleitoral "limpa" como sempre fizemos nesta "terra",os excessos nunca partiram de nós e por isso é que dizemos que os povoenses podem contar com a CDU para os defender melhor destas políticas "negras" que este Governo do PS intenta contra os trabalhadores e os portugueses em geral.

A CDU tem um projecto de futuro para a Póvoa e não é por acaso que as forças políticas dominantes do Concelho têm aproveitado,ao longo destes anos,ideias e propostas constantes dos nossos programas eleitorais.Isto prova que as propostas da CDU têm cabimento e que podem servir para criar níveis de desenvolvimento e bem estar para todos os povoenses.

São estas coisas que nos dão mais força e alento para cada vez mais nos afirmarmos com uma força política necessária e determinante para a resolução dos problemas do Concelho e que a eleição de deputados municipais para a constituição de um Grupo Parlamentar(são necessários dois) é possível no actual quadro partidário e que os povoenses não vão deixar de contribuir para atingir esse desiderato,porque a CDU cada vez faz mais falta estar presente na Assembleia Municipal para a defesa dos interesses das populações e daqueles que são marginalizados e não têm vós.

Podem contar connosco porque também contamos convosco para conseguir estes objectivos.

Simpatizante da CDU - Vila

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

EU EU

Anónimo disse...

BILENTO
TU NÃO ES

Anónimo disse...

SOU EU
MAS ANONIMO
SOU DA CDU
SE GANHAR A CAMARA

Anónimo disse...

DEIXAIVOS DISSO

Anónimo disse...

EU SOU O HISTORIADOR
NÃO RESTAURADOR
E SOU DOUTOR

Anónimo disse...

MAS O RAMALHICE
E A AMELINHA
E O BILINHO NAO

Anónimo disse...

A D FATIMISE NAO E OU E

Anónimo disse...

EU SOU ESCRITOR
E VOU SER D

Anónimo disse...

EU NAO SOU NADA NAO ME RECONHECERAM

Anónimo disse...

EU SOU BOM MAS O MEU JORNAL FALIU

Anónimo disse...

ES DO CDS SE FOSSES PS TINHA TE DADO APOIO MONETARIO

Anónimo disse...

EU SOU D DOUTORA

Anónimo disse...

NAO VOS CONFESSO

Anónimo disse...

AINA VOU SER PRESIDENTE
COMPRO TODOS OS MEUS LIVROS

Anónimo disse...

NAO ANDO NOS BLOGUES NEN DOU ENTREVISTAS

Anónimo disse...

VOTAI NA MINHA LISTA GANHAIS TODOS COM ISSO

Anónimo disse...

EU E CASTILLO
SOMOS UMA DUPLA

Anónimo disse...

SE NAO VOS DER VONTADE DE RIR CHORAI

Anónimo disse...

Quando sai o jornal do Zébilio toda
a gente vai ler a crónica do "bobo"
Belarmino Dias e poucos são aqueles
que dão atenção a uma crónica que é publicada de um tal A. Carvalho que com pézinhos de lã está mesmo a
ver-se que anda à procura de alguma
coisa.
O António Carvalho é o genro do sr.
Ribeiro do Grémio que Deus tenha e
é o mesmo que pôs o cunhado
Alfredo na miséria e desirdou o filho Fredo para beneficiar o outro filho que é conhecido por Bili, levando o sogro a alugar por 100 anos a quinta a este neto.
É esse gaijo que agora vem para o jornal falar de moral e dar lições
da mesma a nós?
Que se cal e tenha vergonha porque
se não ainda conto mais neste blog
de liberdade.
Eunuco é ele, homem sem tomates e com um passado que envregonha um homem a sério.
Vinha agora de mancinho julgar que não lhe conhessemos os podres.

Anónimo disse...

EM DEMOCRACIA
VALE TUDO
NÃO É CAMARADAS?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

AQUI NA PÓVOA ESTÁ LINDO ESTÁ
A CULPA É NOSSA É
A LIBERDADE NÃO É DA CDU
A GENTE DA CDU É QUE NOS DÁ LIBERDADE
AI É É
SENÃO METIA UM TRAVÃO
ERA ERA

Anónimo disse...

METE-TE NA TUA VIDA, HOJE NEM DORMI NADA E QUANDO VI ISTO AQUI FIQUEI LIXADO.
É TUDO MENTIRA, MENTIRA COMO AQUILO QUE INVENTARAM DA ARMINDA.

Anónimo disse...

está muito concorrido este bloguedemerda.

Anónimo disse...

juro que quando descobrir quem sao do bloges e quem me fode vou darlhe 1 tiro vou comprar 1 pistola calibre 17 par levar 1 L de agua e molhovos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Este blogue quando foi criado, por um grupo de militantes do PCP, tinha, tem e continuará a ter como objectivo principal ouvir os povoenses, divulgar as propostas e posições do Partido Comunista Português e focar os problemas que dizem respeito ao concelho da Póvoa de Lanhoso sem nunca usar ou activar a moderação de comentários,imputando assim a todos que neste espaço escrevem a responsabilidade de viver em Democracia e Liberdade .

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

equanto toda a gente dorme passou por cá a raposa do lourenço.

fei(x)chem o blog caraigo.
metam o blog a apro-var caramba.
deixem estar assim o blogue porra.
metei o blog só bizibel caraças.

poderia ser a raposa do batista.

ou o tipo do A. Carvalho que andou a beber uns copos com o Bilento e o Blarminento a procura de noticias.

A CDU da Póvoa - coligação eleitoral que reúne o Partido Comunista Português, o Partido Ecologista Os Verdes e a Associação Intervenção Democrática e também os Povoenses une-os e dá-lhe tolerancia com esta liberdade de expressão momentanea.

Anónimo disse...

Eles não merecem!

É interessante, hoje à conversa com uma pessoa amiga, foi a frase que me ficou e me levou a escrever de imediato as palavras que se seguem e porque «Eles não merecem!».
Por isso, após ter desligado o telefone, fiquei a pensar e a fazer o meu balanço, nas quais pessoas que afinal merecem ou não ser consideradas. E acontece, sim acontece-nos a todos, que se não o fizermos, ou seja se não considerarmos em primeiro lugar os que deverão de ser apreciados, apoiados e ajudados, e porque merecem mesmo, por vezes somos sufocados, assim sem mais nem menos e a torto e a direito, por esses mesmos que não merecem nenhuma atenção e muito menos consideração. E o melhor a fazer a todos esses que não merecem nada, é deixá-los ficar longe, bem longe, é deixá-los por aí à deriva em suas ridículas e ricas barcaças de agigantados e adornados tamanhos de quais institucionais e vergonhosas reais ganas de tudo tentarem abarcar pelo quantitativamente. Deixá-los pois, por aí afundarem-se em suas soberbas e pesadas arrogâncias, e até o melhor mesmo é deixá-los conspurcarem-se na própria «merda» que se arregalam de expelir todos os dias fora de si e de seus círculos e até onde não devem, façam-no longe e não lhes dêem sequer a oportunidade de provocar quão mau cheiro em arredores de qual pretensão de se assentarem por tudo o que é sítio, a arrotar todo o tipo de nauseabundices. Deixá-los ficar mas é, bem fechadinhos em seus palácios de sete chaves, muito maneirinhos e em que inteligentes sorrisos matreiros de tudo querer segurar à tais pesadas e férreas biqueiras que por calçadas de um uso de tamanho maior que o preciso. Eles não merecem e por isso, deixá-los lá, bem longe, sem se conseguirem mexer por tão presos às suas mesquinhas e congeláveis carapaças bem acondicionadas, deixá-los fecharem-se em suas idas longínquas de uma não-volta. Talvez assim, se venham a tornar os apreendidos de uma qualquer muralha ou em que terror separatista que os traduzirá, resumindo-os à ignóbil e cabal distância tão precisa de jamais precisarem de sentido do ser-se calorífero em plena invernia.
ALICE VALENTE

Anónimo disse...

ELES TENTARAM FECHAR O BLOGUE CASTELODELANHOSO E TENTAM "XAFURDAR" O BLOGUE AVANTEPOVOADELANHOSO...

TODOS SABEMOS QUEM ANDA MUITO INCOMODADO COM OS BLOGUES. PESE RECEBEREM CRITICAS TAMBEM NOS BLOGUES, QUEM ESTÁ ASSIM TÃO INCOMODADO NÃO SÃO NEM CDU, NEM CDS, NEM BLOCO, NEM PSD...

A GENTE SABE BEM QUEM SÃO...

Anónimo disse...

Caso Freeport

Manuel Pedro pediu subsídios a Governo de Guterres
Manuel Pedro, suspeito de pagar luvas no Freeport, negociou durante o primeiro Governo de António Guterres (1995/1999) com o Ministério do Equipamento apoios para um projecto de protecção ambiental das salinas do Samouco.

(Correio da Manhã, 02-02-09)

Anónimo disse...

Crise: Números de Janeiro traçam cenário negro no País

354 sem trabalho por dia em Janeiro
A falência de mais de 80 pequenas e médias empresas em Portugal provocou, só no mês de Janeiro, mais de 11 mil novos desempregados. Ou seja, por dia, cerca de 354 trabalhadores perderam o emprego. Um cenário que, segundo a Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME), poderá piorar se o Governo não avançar com medidas de apoio.




'É insuportável para as empresas a manutenção deste clima de insegurança, com falências em massa. Todos os dias há falências, só no mês de Janeiro os nossos serviços contabilizaram mais de 80', afirmou ao CM Augusto Morais, presidente da ANPME. O Governo apresenta hoje a Iniciativa Emprego 2009 para inverter os números.

'Amanhã de manhã [hoje] temos cinco empresas para declarar falência, todas com uma média de 35 trabalhadores. A situação é insuportável', acrescentou Augusto Morais, lembrando que nos últimos quatro meses do ano de 2008 mais de 20 mil pequenas e médias empresas abriram falência.

(Correio da Manhã, 02-02-09)

Anónimo disse...

António Lourenço, deixa presidência da em Dialogo e Comando dos bombeiros! será definitivo? ou se a coisa der pro torto volta outra vez a ocupar o cargo de nº1??

gato manso

Anónimo disse...

Freeport: Jerónimo quer que Cavaco descodifique expressão “assunto de Estado”

O secretário-geral do PCP disse hoje que o caso Freeport é uma "questão de justiça", considerando que seria importante "descodificar" a expressão utilizada pelo Presidente da República de que se trata de um "assunto de Estado". "Neste momento é uma questão de Justiça, de apuramento da verdade", afirmou o líder comunista, Jerónimo de Sousa, no final da conferência de imprensa para anunciar as conclusões do Comité Central do partido, que esteve este fim-de-semana reunido.

(Público, 02-02-09)

Anónimo disse...

Circular que penaliza sector financeiro esteve esquecida pelo fisco

Durante pelo menos quatro anos, a administração fiscal não instruiu os seus serviços para aplicar ao sector financeiro regras que reduziriam os seus reembolsos do IVA em dezenas de milhões de euros.

(Público, 02-02-09)

Anónimo disse...

Fumar na adolescência pode levar a depressão
Estudo indica que actividade pode levar a depressão na vida adulta

Um estudo americano, publicado na Neuropsychopharmacology, sugere que quem fuma na adolescência tem maiores probabilidades de sofrer de depressão em adulto.


Os investigadores, da universidade Florida State, testaram a teoria em ratos adolescentes. Durante 15 dias deram-lhes doses diárias de nicotina ou uma substância de água salgada. Findo o período, os investigadores submeteram os animais a diversas experiências, de forma a, não só testar a sua reacção a situações de stress, como a resposta à oferta de recompensas.


Os resultados mostram que os ratos que consumiram nicotina apresentaram, posteriormente, sintomas normalmente associados à depressão (ansiedade, repetição de hábitos de limpeza e diminuição no consumo de recompensas). Outra reacção detectada foi a da imobilidade face a situações stressantes.


Os dados obtidos nos ratos, para os investigadores envolvidos, sugerem que o mesmo poderá acontecer aos seres humanos.


O teste foi repetido em ratos adultos, mas desta vez a resposta foi diferente. Não houve depressão nos roedores.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A TENTATIVA TOSCA DE "DESREGULAR" O BLOGUE AVANTE CONFIRMA ATÉ ONDE VAI A CRISE PROFUNDA DOS SOCIALISTAS LOCAIS E O SEU DESESPERO PRÉ-ELEITORAL.

POBRE LOURENÇO...

Anónimo disse...

os comentários são divididos entre a CDU e o PSD.
e falam, falam e falam...
dizem mal do PS.
dizem mal das pessoas publicas.

não dizem mal do PSD e CDU.

por isso sois vos que falais no PS

Anónimo disse...

PESSOAS QUE SE REFORMAM AOS 42 ANOS E 47 ANOS...

PESSOAS QUE ANDAM DE DE "BAIXA" MENOS JORNALISMO E BLOGUES...

PESSOAS QUE ANDAM A ROUBAR NA JUNTA DAS TAIPAS...

PESSOAS QUE SE EMPREGAM SÓ POR SEREM ESPOSAS E SOBRINHAS...

PESSOAS QUE SAEM DE TODAS AS INSTITUIÇÕES ANTES DE AS ENTERRAR COM DIVIDAS E MAIS DIVIDAS...

SIM, SENHOR, SÃO PESSOAS PÚBLICAS...

Anónimo disse...

Anónimo das 13:10 horas!

Queres falar mal do PCP e da CDU,primeiro: arranja argumentos que não os tens;segundo:é verdade que criticamos o PS pela sua governação que levou o país para o "charco" e isto é indismentível;
terceiro:nunca governamos a Autarquia e por isso não somos acusados de nada;quarto:já criticamos inúmeras vezes o PSD
e só consultares as páginas deste Blog;quinto: somos uma força política independente e neste momento somos oposição ao PSD,na qualidade de poder autárquico;sexto:só criticamos quando achamos que não estão a governar bem os destinos do Concelho e do País.

É com esta liberdade de independência em relação ao poder do grande capital e da governação,seja local ou nacional,que lutamos por novas alternativas que tragam um futuro melhor para todos.

Nunca nos resignamos,nem desistimos de lutar,temos estes objectivos muito claros de que é possível um país melhor,mais justo e equitativo e com padrões de vida altamente dignos para todos.

É esta a razão de ser do PCP e dos seus militantes e simpatizantes,sempre ao lado dos trabalhadores e das massas populares para os motivar de que vale a pena lutar e fazer sacrifícios para que o futuro seja melhor para todos nós e os nossos filhos.

É este "combate" de resistência contra estas políticas gravosas para o povo,que nos dá a esperança de que é possível um Portugal e um Mundo melhor para todos!!!

Militante do PCP - Vila

Anónimo disse...

Freeport: Primo de Sócrates nega «actividade ilícita»

Hugo Monteiro, primo do primeiro-ministro, José Sócrates, referido no caso Freeport, negou hoje «qualquer actividade ilícita» relacionda com aquele processo e manifestou-se convicto de que, «muito breve, as investigações vão concluir» que não recebeu «qualquer suborno».
«Nem eu nem o meu pai recebemos qualquer suborno ou estivemos envolvidos em qualquer actividade ilícita» relacionada com o Freeport, disse Hugo Monteiro à agência Lusa. «Muito em breve, as investigações vão concluir isso e tenho até a impressão que já concluíram».

Hugo Monteiro, 33 anos, encontra-se há um mês na China, onde frequenta um curso de artes marciais.

(Diário Digital, 02-02-09)

Anónimo disse...

Governo vai criar mais 400 gabinetes de apoio aos desempregados

Para facilitar o regresso ao mercado de trabalho, em tempo de crise, o Governo vai criar 400 novos gabinetes de apoio aos desempregados. Esta foi uma das medidas do pacote de legislação anunciado esta segunda-feira pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva.

(TSF, 02-02-09)

Anónimo disse...

Alargamento do subsidio de desemprego vai abranger 50 mil trabalhadores

O prolongamento do subsídio social de desemprego por mais seis meses, ao longo de 2009, deverá abranger cerca de 50 mil desempregados, anunciou o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social.

(JN, 02-02-09)

Anónimo disse...

«Cantares das Janeiras juntam gerações diferentes

Cerca de 200 pessoas, utentes das IPSS’s do Concelho, crianças e seniores, participaram no dia 28 de Janeiro no I Encontro Intergeracional de Cantares das Janeiras, no Theatro Club. As vozes em palco não foram as únicas, porque, de vez em quando, da plateia outras iam surgindo a acompanhar os cantares tradicionais, imbuídos de memórias de tempos passados que importa preservar e transmitir.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, deu as boas-vindas a todos, numa tarde que serviu, sobretudo, para a troca de saberes e de experiências de vida e que foi partilhada com alegria pelos mais novos e pelos mais velhos.

O encontro reuniu 12 instituições concelhias, ainda que nem todas tenham actuado. Alice, 81 anos, e Patrocínia, 74 anos, ambas do Centro Teresiano de Verim, estavam muito satisfeitas pela oportunidade de participar naquele evento. “Não foi difícil preparar a nossa actuação. Ensaiámos duas vezes, ainda nos lembrávamos bem destas cantigas do nosso tempo”. As duas senhoras ainda recordaram os tempos de mocidade em que iam também de porta em porta a cantar os reis e as janeiras. Desta vez, o palco foi diferente. “Gostámos muito. Quem nos dera chegar até ao próximo ano para cá voltar”, referiram, por entre sorrisos. Da parte dos mais novos, vindos do Jardim de Infância de São Gonçalo da Santa Casa da Misericórdia, o contentamento também era visível. Miguel, 6 anos, que estava vestido de rei mago para “cantar”, disse que “ensaiaram muito” para poder subir ao palco, algo divertido. Ouvir os mais velhos também lhe agradou, dizendo timidamente que “eles cantam bem”. Com uma coroa na cabeça, Matilde, 5 anos, também gostou de cantar os reis a tanta gente e de receber tantas palmas. Mesmo assim, ela não vai querer ser cantora, mas sim “veterinária”...

Estimular a defesa de tão importante património imaterial do concelho, na sua forma mais autêntica e genuína, foi um dos objectivos da Câmara Municipal, ao dinamizar esta iniciativa, colocando em contacto pessoas idosas que, com a sua experiência fazem com que as tradições sejam transmitidas aos mais jovens. Este Encontro surge no seguimento da realização dos Fóruns de Cultura, em que foi “sublinhada a necessidade de revitalizar a nossa memória e as nossas tradições”, referiu a Vereadora da Cultura, Fátima Moreira.

O espectáculo começou com a actuação das crianças da sala dos cinco anos do Jardim-de-infância São Gonçalo, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Terminadas as canções, partilharam o palco com os utentes do Lar de São José, da mesma Instituição, que também cantaram. Utentes do Centro Social de Monsul, do Centro Teresiano de Verim, do Centro Social de Calvos, do Centro Comunitário do Vale do Cávado, do Centro Social de Taíde e da Casa de Trabalho de Fontarcada também presentearam a plateia com as suas brilhantes actuações, eles que, por uma tarde, também foram “artistas”.»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Ao post das 13.31, até agora tenho dito que o Porco só pensa em Porcaria, mas a seu cérebro é mais fértil é como o do camarão só tem merda na cabeça.

Anónimo disse...

O comentário das 12.45 mostra o como os PSD´s não querem o blog da CDU fechado serve de escape.