quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

COITADOS DOS RICOS


O que está a acontecer aos ricos em geral e aos portugueses ricos em particular é verdadeiramente confrangedor.
Num abrir e fechar de olhos, que é como quem diz de um trimestre ou quadrimestre para o outro, os coitados perderam milhões com a famigerada crise do nosso descontentamento.A coisa é tanto mais brutal quanto se sabe que em períodos do passado recente – para já não falar do longínquo, que isto de ser rico tem perna comprida – os números com muitos zeros foram crescendo nas respectivas contas bancárias espalhadas pelo vasto mundo, paraísos fiscais incluídos, o que obviamente cria legítima habituação ao bem bom. Se ninguém gosta de passar de cavalo para burro, imagine-se o que será cair de puro sangue para pileca... O que felizmente não é o caso – longe vá o agouro! –, mas por isso mesmo é que é preciso tomar medidas, não vá o diabo tecê-las.

É o que se passa, por exemplo, com Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal, que no início deste mês já tinha perdido 1,9 milhões de euros, segundo notícias vindas a público, «por causa da exposição aos mercados accionistas».

Evidentemente, nem nós nem os frequentadores deste blogue nem a esmagadora maioria do povo português conseguimos fazer a mais pálida ideia do que uma tal perda representa na vida do senhor Amorim, pela simples razão de que nunca perdemos, nem se afigura viável virmos a perder, uma tal quantia. O que conseguimos perceber, isso sim, é que um rombo desse quilate implica medidas drásticas.

Assim, no início de Fevereiro, a Corticeira Amorim – líder mundial no sector da cortiça – anunciou ver-se compelida a despedir 193 trabalhadores. «Custa-nos fazê-lo», garantiu um responsável da empresa, sem dúvida com o coração em sangue, mas o que tem de ser tem muita força. Afinal, os lucros caíram 74 por cento no último trimestre de 2008, o que comparado com lucros de 8,5 milhões no período homólogo de 2007 representa um prejuízo de 4,3 milhões. O resultado final, líquido, foram uns escassos 6,15 milhões de euros de lucro.

Não há quem aguente.

É por isso que é preciso fazer sacrifícios. E não há sacrifício maior, podem crer, do que sacrificar os trabalhadores.

14 comentários:

Anónimo disse...

Inquirições continuam hoje
PGR admite novidades no caso Freeport

O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, admitiu esta quinta-feira que "podem haver novidades" no caso Freeport, visto que estão a "decorrer novas inquirições".

(Correio da Manhã, 19-2-09)

Anónimo disse...

Em Dezembro de 2008

Depósitos de particulares sobem 14%
Os depósitos feitos por particulares na banca portuguesa subiram 14 por cento em 2008, com o valor depositado a atingir o máximo de 19 anos. O distrito de Lisboa lidera a lista com um aumento de 20,4 por cento, acima da média nacional.

(Correio da Manhã, 19-02-09)

Anónimo disse...

"Crédito às empresas e famílias apenas aumentou no distrito de Lisboa (em 2008)"
Fonte: JN, 19 Fevereiro 2009

Perante esta notícia, desculpem-me os adeptos da regionalização, mas Portugal continua a ser Lisboa e o resto paisagem. Não estamos a combater as assimetrias regionais.

Anónimo disse...

NÃO SEI SE VOU DAR ALGUMA NOVIDADE MAS CONTARAM-ME HOJE QUE O PRESIDENTE BATISTA DISSE A UMA PESSOA QUE POR ACASO TAMBÉM É MINHA AMIGA QUE O ENG. ALVES NÃO É CANDIDATO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E QUE PARA O LUGAR DELE VAI O DR. ARMANDO FERNANDES QUE É O PRESIDENTE DO PSD DA PÓVOA.
O ENG. ALVES PELOS VISTOS SAI PORQUE QUER SEGUIR A SUA CARREIRA PROFISSIONAL E ELE PRÓPRIO VAI DIZENDO QUE NÃO TEM JEITO PARA A POLÍTICA.
O DR. ARMANDO É REALMENTE A PESSOA INDICADA PARA O LUGAR PORQUE COM A SUA CAPACIDADE POLÍTCA VAI AJUDAR MUITO O SR. BATISTA A FAZER UM SEGUNDO MANDATO AINDA MELHOR QUE O PRIMEIRO. SE ISTO SE CONFIRMAR FICO MUITO CONTENTE. É A PEÇA QUE FALTAVA NO TABULEIRO DE XADREZ.
POR OUTRO LADO VAI SER INTERESSANTE VER QUE TIPO DE CAMPANHA VAI FAZER O PS. SE EM 2005 O DR. ARMANDO NÃO ERA CANDIDATO A NADA E FOI ENXOVALHADO DE CIMA DOS PALCOS, QUERO VER COMO SE VÃO PORTAR OS SOCIALISTAS DA PÓVOA. OS INSULTOS DO ÚLTIMO COMÍCIO DO PS EM QUE O DR. TINOCO CHAMOU VERME AO DR. ARMANDO RENDERAM ALGUNS VOTOS AO SR. BATISTA E AO PSD...

Anónimo disse...

FRASES ACTUAIS

"Fortunas como a de Mesquita Machado há na actual classe política quase aos pontapés e com a mesma dificuldade de explicação; negócios obscuros como os do BPN,já se sabe,pululam como coelhos pelo sistema financeiro."
(Eduardo Dâmaso,
Correio da Manhã,15.02.09)

"Para captar os votos dos mais desfavorecidos,Sócrates já chama ricos aos remediados."
(Fernando Madrinha,
Expresso, 14.02.09)

"Ser rico não significa estar abrangido pelo escalão máximo do IRS. Na verdade,quem vai ser afectado por esta decisão são os que mais declaram e não os que mais têm."
(Pedro Ivo Carvalho,
Jornal de Notícias,13.02.09)

"Os realmente afortunados podem declarar,por exemplo,60 mil euros de rendimentos anuais e possuir um património imobiliário de vários milhões de euros."
(Idem,ibidem)

"Despedir quando há lucros é um bocadinho vergonhoso."
(Francisco van Zeller,presidente
da CIP,Jornal de Notícias,17.02.09)

"Andamos a apertar o cinto há demasiado tempo."
(André Freire,
Diário Económico,16.02.09)

"Estão criadas as condições para grandes tensões sociais."
(Eduardo Catroga,ibidem)

"A união [de homossexuais]desejada por Sócrates,por muitas voltas que se lhe dê,é biologicamente estéril.A eutanásia preconizada por Almeida Santos é uma proposta de morte.(...) Discutem a morte e a ausência da vida por serem incapazes de cuidar dos vivos."
(Mário Crespo)
Jornal de Notícias,16.02.09)

Anónimo disse...

«Secretas»
- regresso à «normalidade»

É avisado não escamotear factos recentes que indiciam que os Serviços de Informações estão de volta ao percurso recorrente de escândalos e intrigas.
Nesta matéria sempre funcionou a coligação negativa PS-PSD-CDS que impediu a conformação dos serviços a elementos essenciais do regime democrático - na orgânica,intervenção,controlo e fiscalização.A história de 30 anos está atestada de operações antidemocráticas,ilegalidades e opacidades,e também de episódios de instrumentalização e luta desbragada pelo poder.
Com a maioria absoluta do PS/Sócrates e a nova orgânica do Sistema de Informações,cuja fusão,até nas palavras do Conselho de Fiscalização,já em 2006 tinha ido mais longe que a lei,com a concentração total de poderes ao primeiro-ministro,através dum adjunto - o Secretário Geral do SIRP - e com o enxame de espiões na «central» de comando,informações e comunicação de Sócrates,houve 3 anos de escândalos silenciados.
Mas desde final de 2007,Espresso e Sábado davam nota da luta intestina no sistema entre PSs e PSDs,e respectivas «obediências» maçónicas.E o caso,agora conhecido,dos 23 funcionários das «secretas» que teriam estado em exposição informática mais ou menos aberta - entre desmentido do Governo e requerimentos do PSD e BE(!)-é o filme requentado e o ajuste nas contas do poder.
Ainda mais graves são os indícios significativos de eventual escuta e intimidação pelo SIS dos magistrados tutelares da investigação criminal ao «caso Freeport».O facto é que o PS desatinou quando o PCP colocou,responsavelmente,apenas o problema do efectivo vazio na fiscalização do SIRP.É inaceitável a forma como o Conselho de Fiscalização inocentou as «Secretas» - em reunião mais ou menos partidária com o adjunto de Sócrates e em matéria em que o primeiro-ministro era até pessoalmente parte interessada.
Há três meses o actual presidente daquele Conselho admitia que fosse «impossível» saber se o SIRP cumpre a Lei.Agora - dizemos nós - há indícios de acção criminosa e a fiscalização está conformada,ou pior - está conivente.Uma vez mais!
É mais que tempo de pôr fim às intrigas e operações ilegais do SIRP e de garantir o seu controlo e fiscalização de legalidade democrática.
(Jornal Avante, de 19-02-2002,
* Carlos Gonçalves *

Anónimo disse...

A publicação dos comentários aqui postados,estão a ter pela parte do gestor do Blogue um tempo de aprovação excessiva e,era bom que fosse mais célere no poder decisório,pois assim está-se a tornar cansativo e entrou,na minha opinião,no oito e no oitenta,porque há comentários que pela sua actualidade e proveniência de fontes fidedignas de órgãos de comunicação social,devidamente identificados, perdem actualidade com esta morosidade excessiva e prejudicam um pouco o debate das ideias e o contraditório democrático de opiniões diametralmente opostas.Por outro lado,deixam de ser contraditados em tempo útil.

Por isso e para que o Blogue continue a ser um veículo de informação credíbel e de interesse público,é necessário que da parte do autor do Blogue seja imprimida uma maior rapidez na análise e decisão dos textos.

Fica aqui este reparo e naturalmente esta posição de algum descontentamento quanto à morosidade das decisões.

Bloguista responsável e interessado que este Blogue se continue a reger pelas regras e princípios democráticos.

Anónimo disse...

O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, considerou hoje as taxas moderadoras para cirurgias e internamento "uma comparticipação inconstitucional num serviço que deve ser gratuito", manifestando-se preocupado com a "desagregação" do Serviço Nacional de Saúde.
«lusa»

Anónimo disse...

Dois dirigentes do PCP foram agredidos, no passado dia 12, por responsáveis da empresa Santa Marta, Indústria de Vestuário, Lda., localizada em Penafiel. A agressão foi cometida por três indivíduos, um dos quais administrador, que invadiram o Centro de Trabalho local do PCP.
A agressão foi a resposta da empresa à distribuição, por parte da Comissão Concelhia do PCP, de um comunicado aos trabalhadores da Santa Marta na manhã desse dia. Nesse documento, os comunistas denunciavam as ilegalidade e atitudes intimidatórias cometidas contra quem ali trabalha, prestando-lhes a sua solidariedade. Enquanto recebiam das mãos dos militantes do Partido o comunicado, muitos foram os trabalhadores que confirmaram as práticas ali denunciadas.
Segundo a organização partidária local, a empresa estabeleceu objectivos de produção que, a não serem cumpridos, resultam em descontos arbitrários na remuneração dos trabalhadores. Surgem também relatos de ameaças de despedimento, visando a instalação de um clima de medo entre os 350 trabalhadores da empresa.
Demonstrando que o PCP não cede na defesa intransigente dos trabalhadores perante quaisquer intimidações, foi marcada para o dia seguinte à agressão uma nova distribuição, desta vez com a presença do deputado comunista na Assembleia da República Honório Novo.
Mas a administração intimidou os seus trabalhadores para que não repetissem a receptividade com que receberam os dirigentes e militantes comunistas no dia anterior, incitando mesmo alguns deles a reagirem com apupos à sua presença.
Aos trabalhadores que nesse dia recebiam o comunicado, era-lhes berrado «rasga, rasga» ou «é para rasgar», deixando claro a instrumentalização e intimidação de alguns por parte da administração da empresa.
A Santa Marta, Indústria de Vestuário, Lda. tem um histórico confirmado na Autoridade para as Condições de Trabalho relacionado com actos de violência física contra trabalhadores por parte das chefias. Algo que as atitudes cometidas contra os dirigentes locais do Partido e contra os seus trabalhadores na distribuição de dia 13 confirnam.
Os dois dirigentes comunistas que foram agredidos apresentaram queixa às autoridades policiais e reafirmam a sua posição em defesa dos direitos dos trabalhadores daquela região. No comunicado entregue aos trabalhadores no dia 13 podia ler-se: «Não calarão o PCP, continuaremos empenhados na defesa dos direitos dos trabalhadores!»

Anónimo disse...

Não é preciso falar da Costiceira Amorim.
Se reparar-mos todos no nosso burgo, vemos muita gentinha a enriquecer e muita mais a empobrecer.
Até se tenta ser mais rico com o que não lhes pertence, tentando cobrar a terceiros o que não têm direito.
Se ler-mos os relatos desta semana nos blogues da Póvoa de Lanhoso, verificamos que à custa de uns ingénuos, outros tentam ROUBAR o que não lhes pertence de direito, mesmo sabendo que nada recebem no final.
É evidente o que aqui relato.Não caio nessas esparrelas porque tenho os olhos bem abertos, para não me passarem rasteiras baixas.

Anónimo disse...

A injustiça passeia pelas ruas com passos seguros.

Os dominadores fazem planos para dez mil anos.

O poder apregoa: as coisas continuarão a ser como são

Nenhuma voz se levanta além da dos que mandam

E em todos os mercados se proclama a exploração;

Isto é apenas o começo.


E entre os oprimidos muitos dizem:

Não se realizará jamais o que queremos!


O que ainda vive não diga: jamais!

O seguro não é seguro. Como está não ficará.

Quando os dominadores falarem

falarão também os dominados.

Quem se atreve a dizer: jamais?



De quem depende a continuação desse domínio?

De nós!

De quem depende a sua destruição?

Igualmente de nós.



Os caídos que se levantem!

Os que estão perdidos que lutem!

Quem reconhece a situação como pode calar-se?

Os vencidos de agora serão os vencedores de amanhã.



«Eugen Berthold Friedrich Brecht»

Anónimo disse...

Então o tal Frederico tá metido em broncas pesadas,pelo que parece não é assim tão limpinho como dá a entender.
Fala-se aí em penhoras, processos em tribunal,execuções etc.Será verdade.
Espero que se saiba rapidamente e se possível antes do verão.

Anónimo disse...

Será mais um escândalo dentro do PS.

Anónimo disse...

Publiquei, no casadasagras.bolgs.sapo.pt um post sobre "A CRATERA" BPN. Prometo voltar ao tema com mais profundidade.