domingo, 22 de fevereiro de 2009

TU E A POLÍTICA


Tu podes não querer saber da política, mas, lembra-te, a política quer saber de ti!


Não adianta fechares-te em casa e ligares a televisão. Muito menos afirmares que és absolutamente dono do teu nariz e achares que tu é que decides a tua vida.
Quer queiras ou não queiras, os banqueiros querem as tuas poupanças, os patrões querem baixar o teu salário, o governo quer ajudar os patrões e banqueiros a conseguirem o que eles querem.E o que todos eles querem, não é o que tu queres.Tu queres saúde, eles dão-te um ambiente envenenado e meses de espera para uma consulta no hospital.Queres educação, eles obrigam-te a pagar a escola do teu filho. Queres um emprego, eles obrigam-te a pedinchar.

Queres um aumento para teres mais umas coroas, eles obrigam-te a trabalhar mais horas.
Dizem-te eles “sê flexível”. E tu, flexivelmente, flexibilizas a cabeça na direcção do chão para que tornes o teu corpo e a tua mente ainda mais flexíveis!Quer queiras ou não queiras, a televisão quer a tua mente, os padres a tua fé, a direita o teu voto. Tudo isto para que tudo fique na mesma: tu a não quereres saber da política, eles, como de costume, a não quererem saber de ti e dos teus!
Tu não queres saber da política, mas quando num certo dia à tarde vês uma manifestação de trabalhadores, lá emites a tua opinião - quer queiras ou não queiras - política: “vão trabalhar malandros!”. Inocentemente, dizes exactamente o que a televisão respinga a toda hora: “só faz greve e só se manifesta quem é malandro”. E assim, inconscientemente, acabas por tomar como encíclica de vida o mote ”a minha política é o trabalho”. Política mais política não pode haver meu caro amigo! Entretanto, os ditos “malandros” dos trabalhadores continuam a desfilar e a defender uma política contra a política que te diz para não ligares à política!
Eles, os patrões, os banqueiros, o governo, as televisões, os padres, a direita, vão dizer-te sempre, de forma politicamente correcta, que tu não és politicamente diferente deles.

Não dizem eles que a lei é igual para todos?

Portanto, dizem-te eles: “nada de pensares que uns são mais iguais do que outros. Não vivemos todos em democracia com os mesmos direitos e deveres?”. Dizem-te eles ainda, que só ali andam porque querem o teu bem! Repara, eles até te dizem que fazem um sacrifício danado em dedicarem-se à política para que tu não precises de te chatear com a política!
Tudo isto para que tudo fique na mesma: tu a trabalhar, eles a acumular fortunas! Tu a não pensar, eles a dominar, a mentir e a manipular as consciências! Tu a consumir, eles a lucrar! Tu a seres despedido, eles a contar mais uns milhões nos bolsos!

Tu podes nunca querer saber da política, mas, lembra-te, a política quer sempre saber de ti!

21 comentários:

Anónimo disse...

homenagem

Quelhas é o autor sobradelense, povoense, de sobradelo da goma, da póvoa de lanhoso, do minho, que mais livros vendeu em portugal e no estrangeiro…

Quelhas é o autor povoense que mais livros vendeu, na Póvoa de Lanhoso e no estrangeiro, principalmente em Zurique. Natural de Sobradelo da Goma, um Sobradelense de gema. Freguesia pertencente à vila e concelho de Póvoa de Lanhoso na província do Minho. Terra da Maria da fonte e do artesanato em ouro e da filigrana. Terra turística. Na aldeia de carreira os mais lindos hotéis rurais do Minho. Tipicamente minhotos, onde se avista a barragem das andorinhas e a serra da cabreira, o castelo de Lanhoso, a senhora do Sameiro em braga, junto do sopé do monte ou serra do Merouço, onde os cavalos semeiam liberdade. Na pequena aldeias é onde nascem grandes homens, mesmo de estatura baixa, são grandes homens, homens com H grande… Escritores e autores, doutores e engenheiros, políticos e juízes e Sobradelo da Goma não foge à excepção e é lá que nasceu o homem e o escritor nato que mais livros vendeu na Póvoa de Lanhoso e estrangeiro, excepto em Portugal, porque só Altino do Tojal natura, também ele irmão de Sobradelo, vendeu mais exemplares de obra de livro que João Carlos Veloso Gonçalves, o dito Quelhas, inspirador de sonhos e de poemas de vida, histórias para crianças e história de Portugal entre muitas críticas sociais construtivas e notícias de jornal. Póvoa é uma terra pacata onde os autores tem dificuldade em se dar a conhecer e chegar à meta a que se propuseram. Por isso migram ou saiam para os grandes centros urbanos. Quelhas criticado até mesmo pelos políticos, porque não gostam de ouvirem verdades e ele próprio diz que peca por muitas e muitas vezes dizer o que pensa e o que lhe vai na alma. Quelhas um literato ocasional que causa muita dor de cotovelo e de barriga a outros autores locais da Póvoa de Lanhoso e arredores. As pessoas do domínio. A gentes da sociedade em geral. O poeta, assim como é conhecido, tem se demonstrado capaz de fazer qualquer tipo de escrita para além de poemas, um pouco de tudo em geral, estão no seu caminho meios que o ajudam a mostrar aquilo que sabe e deve fazer em liberdade de expressão, por isso emigrou e a par com a sua profissão escreve sem parar até Certos, o reconhecerem!

Anónimo disse...

Está extraordinária a narração sobre o conceito de querer ou não querer saber da política,é esta a dura realidade de certos partidos e políticos e do patronato em geral,que não querem nem aceitam que um homem seja livre de pensar e de dizer não!

Querem-nos flexibilizar em tudo na vida,até na inteligência e na nossa forma de ver o país e o mundo,para não reivindicarmos aquilo a que temos direito e não entrar em confronto com os nossos exploradores e inimigos,mas como dizia o "poeta","há sempre alguém que não se cala e diz não" às injustiças e às formas mais crueis de exploração que se praticam no nosso país e no mundo...

Sem organização e sem luta nenhum povo foi capaz de se emancipar e ter juz a uma vida mais justa e solidária,está inscrito nos manuais da ciência política e nos princípios revolucionários da luta política e de classes,o grande capital nunca deu nada a ninguém,a não ser quando é efectivamente derrotado...

Por isso sou daqueles que acredito que é possível um país e um mundo melhor,mas para isso acontecer é necessário querer saber da política e de defender os nossos superiores interesses de classe,quando isso for uma realidade seremos invencíveis e nada nem ninguém nos vergará!!!

Sim,acredito no despertar do povo mais oprimido e explorado!

Sim é possível uma vida melhor para todos!

Por isso vou dar mais força à CDU!

Anónimo disse...

Belo post que os camaradas publicaram
Alertar para a consciência política é deveras importante!

Anónimo disse...

Um ano sem salário
Estado engana excedentários da Função Pública

Após um ano em Situação de Mobilidade Especial (SME) sem receberem qualquer salário ou qualquer explicação para este facto, dois funcionários públicos receberam uma carta a informá-los de que, devido a um despacho do ministro das Finanças e da Administração Pública, não poderiam estar nesta situação por trabalharem em Entidades Públicas Empresariais (EPE) criadas em 2005 – antes da lei da mobilidade.

(Correio da Manhã, 23-02-09)

Anónimo disse...

Inscritos nos centros de emprego
70 mil desempregados em Janeiro
Durante o mês de Janeiro, mais de 70 mil pessoas inscreveram-se nos centros de emprego, um número que representa um aumento de 27 por cento face ao mesmo período de 2008.

Em comparação com os inscritos em Dezembro de 2008, regista-se um aumento de quase 45 por cento do número de pessoas desempregadas.

Os dados foram revelados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que assinala que o desemprego tem aumentado em todas as regiões do país.

(Correio da Manhã, 23-02-09)

Anónimo disse...

OPINIÃO
António Ribeiro Ferreira,
Jornalista
"Correio da Manhã" - 24/02/2009

Estado do sítio
«GRANDE PORCARIA»

A crise económica não tem apenas coisas muito más.Nestes meses de recessão,desemprego,pobreza e desespero de muitas famílias,os indígenas lêem,vêem e ouvem,perplexos e indignados,histórias obscenas de uns tantos senhores e senhoras,altamente respeitáveis na sociedade lusa,que andaram anos e anos,impunemente,a roubar,de colarinho branco,gravata e bons vestidos,milhões e milhões.

É evidente que num sítio pobre,deprimido,manhoso,hipócrita e cada vez mais frequentado a fartura e ostentação de muita gentalha sempre levantou imensas dúvidas.Os avisos,os alertas e os discursos bem-intencionados sobre a corrupção eram apenas palavras que o vento levava rapidamente para bem longe e a vidinha voltava rapidamente à normalidade da roubalheira consentida e organizada.

Algumas vozes mais inconformadas,como a de João Cravinho,eram prontamente caladas e enviadas para exílios dourados para não pertubarem a paz dos que andavam a roubar por tudo o que era banquinho,banqueta,banco,autarquia ou ministério.O que tem a vindo a público sobre o que se passou durante estes anos no BPN é uma história de fazer arrepiar as pedras da calçada.E é natural que as pessoas se interroguem como é que só agora,que a peneira se estilhaçou com a crise financeira internacional se descobre um roubo de tal dimensão.E também é legítimo que os indígenas ponham as mãos na cabeça e percebam cada vez menos o verdadeiro alcance da nacionalização do banco fundado por Oliveira e Costa.

E se o BPN levanta imensas perplexidades,o caso do BPP e a intervenção apressada do Banco de Portugal é muito mais um caso de polícia do que outra coisa qualquer.Acontece que nestes como em outros casos,como na extraordinária fortuna acumulada pelo presidente da Câmara de Braga,família e amigos,nem polícia nem a Justiça servem para grande coisa.E já que andam para aí a destapar o pântano,seria muito bom que o senhor ministro das Finanças e a Caixa Geral de Depósitos explicassem muito bem o fabuloso negócio que fizeram com o senhor Manuel Fino,que vendeu metade das acções que tinha na Cimpor por um valor 25 por cento superior ao preço de mercado para amortizar uma dívida ao banco público.

Olhando de longe tudo isto,a ideia que fica é que a ladroagem decidiu cerrar fileiras para defender a democracia e as instituições dos ataques de uns bárbaros que odeiam ladrões,pântanos e porcarias.
António Ribeiro Fereira,jornalista

Subscrevo tudo que está consubstanciado na opinião deste consagrado jornalista que não tem medo de apontar a ladroagem que fez fortunas fabulosas à custa do erário público e do povo português,"essa gentalha que andou anos e anos,impunemente,a roubar,de colarinho branco,gravata e bons vestidos e carros de topo de gama,milhões e milhões".

O grande "cancro" desta sociedade selvática é de facto a corrupção que está instalada por todo o lado que gera dinheiro aos milhões e dá "tachos" de estado,altamente remunerados,às clientelas partidárias e políticas dos governos que estão no poder há 32 anos.De que é que estamos à espera para mudar isto?!
Quem souber que responda!!!

Anónimo disse...

"O administrador da Bragaparques, Domingos Névoa, foi hoje condenado no Tribunal da Boa Hora, em Lisboa a uma pena de multa de 5 mil euros por tentativa de suborno do vereador da câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, para que este desistisse de uma acção judicial."

Enquanto o crime de colarinho branco assim for tratado algo está mesmo muito mal!!!

Anónimo disse...

Quem os ouve a apelar à unidade das forças partidárias para fazer face à crise achará que é uma ideia simpática ao ouvido. Mas como se expressa e concretiza? Que unidade é essa e em torno de que política? Fechar os olhos ao proteccionismo e aos lucros abissais do grande capital económico e financeiro e aceitar com resignação a pobreza, os baixos salários, baixas reformas e pensões, as alterações gravosas do Código do Trabalho? Alinhar com a socialização dos prejuízos dos banqueiros e calar face às privatizações de empresas, de serviços públicos da saúde, da educação? Considerar com fatalidade e em unidade contemplativa a destruição do aparelho produtivo e da produção nacional na agricultura, nas pescas, na pequena indústria e no pequeno comércio e consequentemente o desemprego inevitável? Ou seja, os apologistas da concertação e, particularmente, o que o Presidente da República e José Sócrates propõem não é a unidade para salvar o país da crise! O que propõem é unidade para salvar, manter e branquear a mesma política e os mesmos partidos políticos que têm graves responsabilidades na situação actual. Isso não é unidade! É resignação!

No fundo o que querem é o povo a dar “pau e costas” para defender uma política de direita.

Jerónimo de Sousa

Anónimo disse...

O Partido Comunista Português conseguiu reunir a assinatura de 34 deputados da assembleia da República, para solicitarem ao Tribunal Constitucional a fiscalização do Código do Trabalho. O pedido de fiscalização é subscrito por deputados do PCP, Verdes, BE, PS, PSD e Independente.

Salienta-se:

-O pedido assinado por 34 parlamentares ultrapassa o número mínimo exigivel por lei, sendo que atravessa praticamente todo o espectro partidário da Assembleia - o que releva as dúvidas e o combate do PCP desde a primeira hora às graves normas do Código do Trabalho.

-A necessidade do reforço parlamentar do PCP: só um PCP mais forte e com mais deputados garante a defesa dos trabalhadores potugueses, independentemente das convergências de acção.

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA. VAMOS AGUARDAR POR MAIS CONFIRMAÇÕES, TRANSPIROU CÁ PARA FORA QUE FEITA UMA SONDAGEM COM O BATISTA, LOURENÇO, O ENHENHEIRO JOSÉ MANUEL HENRIQUES PELO CDS, E A CDU. VERDADE? QUEM INDICARAM NOS TELEFONEMAS PELA CDU?

DEMOCRATA BEM INFORMADO

Anónimo disse...

"Anónimo disse...
Ontem ligaram-me para casa a fazer pergun tas relativamente à gestão da nossa autarquia e em quem votaria, se no Sr. Batista pelo PSD, se no Dr. Lourenço pelo PS, se no Eng. Henriques pelo PP, se no candidato da CDU... Uma sondagem, sem margem para dúvidas. E pelos contornos das perguntas parece-me encomendada pelo Partido Socialista.

Fevereiro 22, 2009"

Anónimo disse...

Desemprego no Minho já ultrapassa os 53 mil

O mês de Janeiro registou um aumento do número de desempregados em todos os 24 concelhos que compõem a região do Minho, sendo que no distrito de Braga a situação é particularmente grave.
Os números referentes ao primeiro mês de 2009 foram ontem divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. No dia 31 de Janeiro, os dois distritos do Minho registavam um total de 53660 pessoas sem trabalho: estavam inscritas nos diversos Centros de Emprego do distrito de Braga 45080 pessoas, registando-se em Viana um total de um 8580. Face ao último mês de 2008, estes dados significam que 4301 pessoas perderam os seus empregos: 3479 em Braga e 822 em Viana do Castelo.

(Diário do Minho, 24-02-09)

Anónimo disse...

Perdeu o interesse este blogue!!!Os comentários demoram a ser aprovados e publicados e o interesse desapareceu.O Blogue do Castelo está na mesma. É pena,já não dá «pica».

Anónimo disse...

«Câmara Municipal reforça medidas sociais

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou um conjunto de medidas que reforça os apoios sociais já existentes no terreno e lança novos, de modo a ajudar as famílias a minimizar os impactos de crise bem como a apoiar a criação de emprego no Concelho.

“Perante a grave situação económica que afecta a maioria das famílias, nós não podíamos ficar indiferentes”, considerou o Presidente da Autarquia, Manuel Baptista, no início da apresentação aos jornalistas daquele pacote de medidas, o que aconteceu no dia 18 de Fevereiro, no auditório da Casa da Botica, na Vila, e em que estiveram também os Vereadores do seu Executivo.

De entre as respostas estão o Programa Viver +, de apoio a desempregados; o Cartão Municipal de Família Numerosa, para agregados com três ou mais filhos; e o Subsídio ao Arrendamento para Estratos Sociais Desfavorecidos, com candidaturas abertas desde Janeiro e que já tem mais de 60 interessados, sendo que 18 têm já os respectivos processos em fase de avaliação.

De referir ainda o reforço a nível da Acção Social Escolar, que, para os diferentes níveis de ensino, envolve diferentes apoios no montante global de cerca de um milhão de euros; e o reforço da distribuição de alimentos e de vestuário, através da Loja Social. “O objectivo é que haja sempre resposta às solicitações, pois não aceitarei que haja fome no Concelho da Póvoa de Lanhoso. Quem necessitar, tem apenas de contactar a Loja Social e será de imediato seguido por um Técnico”, sublinhou o Presidente da Câmara. Este ano, será também reforçado o apoio na cedência de materiais para intervenções em habitações, segundo foi referido, sendo que, concluído que está um levantamento das carências habitacionais do Concelho, situações a envolver idosos ou pessoas com mobilidade reduzida serão prioritárias.

A nível da potenciação de emprego e, segundo Manuel Baptista, está a ser finalizada uma proposta de deliberação a levar à Reunião de Câmara no sentido de o Município poder apoiar na aquisição de terrenos os empresários que pretendam instalar-se no Concelho, em função do número de postos de trabalho a criar. “O objectivo é permitir que o investidor não deixe de escolher este Concelho pelo facto de os preços dos terrenos não serem competitivos. Se o projecto for interessante e gerar emprego, a Autarquia não o vai deixar fugir”, referiu o autarca. Também para os empreendedores, em particular do Têxtil, a Câmara vai promover uma Reflexão, no próximo dia 3 de Março, às 21 horas, no Auditório da Casa da Botica. Apontar possíveis caminhos e apoios é o objectivo da iniciativa que irá reunir especialistas do Sector.

Para além daquelas, a Edilidade adoptou também outras medidas com impacto no rendimento disponível das famílias. A redução das Taxas de IMI para valores mínimos ou muito perto dos valores mínimos, a manutenção das tarifas de água e de resíduos são disso exemplos.

Do ponto de vista da Economia Local, a edilidade está também a reduzir (em mais de três meses) os prazos médios de pagamento aos fornecedores, em especial aos da Póvoa de Lanhoso, e vai apostar numa nova campanha de divulgação do Programa Mais Póvoa, para micro e pequenas empresas, que, neste momento, já apoia três entidades.

Estima-se que medidas como o Subsídio às Rendas, o Viver +, outros apoios directos às famílias carenciadas e actividades com os idosos envolvam montantes na ordem dos 200 mil euros.



Formação Parental no âmbito do Projecto Territórios_IN ainda este mês.

Ainda no âmbito do apoio às famílias Povoenses, promovida em colaboração com o Agrupamento de Escolas do Ave e destinada a pais e mães de crianças até aos nove anos de idade ou a futuros pais ou mães, começa no dia 26 de Fevereiro uma Formação Parental, sobretudo para os agregados que estão a ser acompanhados pelo Projecto Territórios_IN e/ou beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

“Pensamos que, não conseguindo chegar a todas as famílias, devíamos seleccionar aquelas que merecem uma mudança de atitude e essas serem intervencionadas em todas as áreas para que o trabalho possa ser consistente e possa ser um trabalho que apele à mudança comportamental”, referiu aos jornalistas a Vereadora da Acção Social, Fátima Moreira, sublinhando que “para que as famílias participem, vão ser criadas todas as condições, nomeadamente a de poderem jantar, a de poderem levar os filhos, que serão ocupados em diferentes actividades enquanto decorre a formação”. Estas são famílias que também já receberam formação no campo da economia doméstica. Agora, o que se pretende é dar uma formação “em que os pais possam gerir conflitos, prestar o melhor acompanhamento aos seus filhos”. Esta formação irá decorrer nas instalações do Centro Ambiental de Calvos, às quintas-feiras, entre as 18h30 e as 20h30.



Desafio à Rede Social.

O Banco de Voluntariado, a Loja Social, o Gabinete de Apoio à Família, o Banco de Ajudas Técnicas são alguns dos recursos criados após 2005. “Desde o início do nosso mandato, temos tido como preocupação e como área de intervenção forte a área social”, lembrou a Vereadora Fátima Moreira, para quem aquelas e outras medidas foram servindo as famílias, sobretudo as desfavorecidas. “Em função da situação que se tem verificado, chegámos à conclusão de que necessitamos de as reforçar, com uma maior intervenção e proximidade das populações”.

Ainda segundo aquela responsável, existe um mecanismo de atendimento descentralizado a estas famílias feito por Técnicos de Acção Social, mas que pode envolver outros agentes: “O que nos propomos este ano é que todos os parceiros da Rede Social também possam identificar estas famílias (escolas, IPSS’s, Centro de Saúde, Juntas de Freguesia), referenciá-las e trazer essas situações até ao Gabinete de Acção Social da Câmara e aí o processo passar a ser acompanhado por um Técnico”.

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

«Apresentação da Super Especial Maria da Fonte

Dia 28 de Fevereiro l 14h30 l Parque do Pontido

Os motores vão acelerar já no próximo dia 28 de Fevereiro, Sábado, para a apresentação da Super Especial “Póvoa de Lanhoso - Maria da Fonte”, que fará parte do Rallye Torrié 2009 (dias 7 e 8 de Março).

A Super Especial “Póvoa de Lanhoso - Maria da Fonte” é uma das novidades deste ano do Rallye Torrié e irá colocar duas viaturas em prova simultaneamente num circuito em terra batida totalmente construído para este efeito. É para testar esta pista que alguns pilotos convidados aceleram no próximo sábado, a partir das 14h30, no Parque do Pontido.

Confirmadas estão as presenças de Pedro Couceiro, Manuel Gião, Nuno Couceiro, Manuel Castro, Pedro Peres, Valter Gomes e Filipe Albuquerque, que serão os primeiros a experimentar este traçado de um 1,10 km, naquilo que poderá ser já uma antevisão do que irá passar-se no dia 7 de Março próximo, já durante a realização do Rallye Torrié.

Recorde-se que a prova inaugural do Campeonato Nacional de Ralis, o Rallye Torrié, tem, mais uma vez, a organização do Targa Clube e a colaboração dos Municípios da Póvoa de Lanhoso e de Vieira do Minho, Municipios que acolhem nos seus territórios carros e público da prova inaugural do Campeonato Nacional de Ralis, nos próximos dia 7 e 8 de Março.

PROGRAMA RESUMIDO:

Sábado, 7 de Março

1ª ETAPA/1ª SECÇÃO - Póvoa de Lanhoso/Vieira do Minho - Partida 15h30m
1ª PE – Maria da Fonte (Póvoa de Lanhoso) 1,10 Kms 15h43m
Assistência (Póvoa de Lanhoso) 15h45m
2ª PE Arcas/Rendufinho 1
6,40 kms 16h40m
3ª PE Serzedelo/Anissó 1 6,86 17h05m
4ª PE Arcas/Rendufinho 2 6,40 18h10m
5ª PE Serzedelo/Anissó 2
6,86 18h35m
6ª PE Terra do Ouro (Póvoa de Lanhoso)
2,60 19h15m
Chegada Póvoa de Lanhoso 20h15m

Domingo, 8 de Março

2ª ETAPA/1ª SECÇÃO - Póvoa de Lanhoso/Vieira do Minho - Partida 08h45m
Assistência (Póvoa de Lanhoso) 09h10m
7ª PE Agra/Serradela 1 13,63 09h48m
8ª PE Salamonde/Serradela 1 15,67 10h25m
9ª PE Espindo/Agra 1 15,95 10h58m
Reagrupamento 11h40m

2ª ETAPA/2ª SECÇÃO
Vieira do Minho/Vieira do Minho
Assistência (Vieira do Minho) 11h55m
10ª PE Vieira do Minho 1 1,40 12h33m
11ª PE Agra/Serradela 2 13,63 13h02m
12ª PE Salamonde/Serradela 2 15,67 13h32m
13ª PE Espindo/Agra 2 15,95 14h00m
Reagrupamento Vieira do Minho 14h42m
14ª PE Vieira do Minho
1,40 14h55m
Assistência (Vieira do Minho) 15h05m
Chegada Vieira Minho 15h50m»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

«Programa Viver + com inscrições a decorrer

Já estão a decorrer as inscrições para o Programa Viver +, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Esta proposta, inserida num conjunto reforçado de medidas de carácter social e económico, foi apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, no dia 18 de Fevereiro.

O Programa Viver + está direccionado para a ocupação em projectos da Autarquia ou Juntas de Freguesia e IPSS`s de pessoas que se encontrem à procura de primeiro emprego ou em situação de desemprego de longa duração. Visa proporcionar oportunidades de contacto com o mercado de trabalho e prevê a atribuição de uma compensação pecuniária, importante para as famílias.

Podem participar no Programa Viver + os munícipes com idade igual ou superior a 26 anos, em situação de procura de primeiro emprego e/ou de desemprego há mais de um ano com inscrição no Centro de Emprego e que não beneficiem, em qualquer das situações, de outros apoios ou subsídios.

Os projectos serão definidos pelo Pelouro de Acção Social da Câmara Municipal e terão uma duração compreendida entre quatro e seis meses; incluem actividades com a duração de quatro horas por dia e uma hora semanal de actividades práticas de técnicas de procura de emprego, desenvolvidas na UNIVA local. Cada pessoa só pode ser integrada num projecto.

Para mais informações e realização de inscrições, através do preenchimento de formulário próprio, os interessados devem dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe, no edifício dos Paços do Concelho.»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Desemprego na restauração atinge mais de 1800 trabalhadores
600 cafés fechados

A crise chegou em força ao sector da restauração. Os dados recolhidos pelo CM junto de 25 associações comerciais de todo o País revelam que nos últimos dois meses, entre meados de Dezembro e de Fevereiro, fecharam as portas um total de 609 estabelecimentos, 366 restaurantes e snack bares e 243 cafés, bares e pastelarias. A maioria dos encerramentos teve lugar no distrito de Lisboa (189), Porto (144) e Braga (52) e deixaram desempregados pelo menos 1800 trabalhadores.

(Correio da manhã, 24-2-09)

Anónimo disse...

Três milhões para comércio tradicional

MAGALHÃES COSTA
O distrito de Braga vai ser contemplado com cerca de três milhões de euros, a fundo perdido, na 4ª fase do MODCOM (Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio), cujas candidaturas decorrem até 11 de Março.

A Associação Comercial de Braga (ACB) estima que este programa de desenvolvimento do comércio possa abranger 102 projectos e a criação de mais 713 postos de trabalho. A grande novidade desta nova fase do MODCOM estão na taxa de incentivo a projectos de modernização do comércio, que passa de 25 para 50% do investimento elegível, podendo atingir 50 mil euros por projecto. Contudo, os empresários do comércio manifestam-se "descontentes" com o prazo de entrega de candidaturas.

(Jornal de Notícias, 25-2-09)

Anónimo disse...

SPORT CLUBE MARIA DA FONTE

CONVOCATÓRIA


ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Nos termos dos Estatutos e do R.G.I. do Clube, convoco os Sócios do SPORT CLUBE MARIA DA FONTE a reunirem em ASSEMBLEIA GERAL, sessão extraodinária, no dia 9 DE MARÇO DE 2009 (Segunda-feira), às 21 horas, na Sede Social sita na rua Com.te Luís Pinto da Silva, nº 64, vila da Póvoa de Lanhoso, com o seguinte ponto único de

ORDEM DE TRABALHOS:

- Ponto da situação Interna do Clube

Se à hora designada não estiver presente o número de Sócios imposto pelos Estatutos, a Assembleia Geral reunirá, em segunda convocatória, no mesmo local e com a mesma Ordem de Trabalhos, meia hora depois com qualquer número de presentes.
Apela-se À comparência dos Sócios.

Sede Social, Póvoa de Lanhoso, 18 de Fevereiro de 2009

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL,
(Dr. Rui Manuel de Macedo Rebelo)

(Fonte: Terras de Lanhoso, 25-2-09)

Anónimo disse...

Boa ideia a de publicar num blog uma convocatória duma Ass. Geral. Neste caso a do SCMF. Esta vai dar que falar. Vai ser tudo posto a nú mas não é pela Direcção mas segundo já se consta por aí vão lá aparecer alguns dos maiores credores. Acredite, vale a pena assistir.

Anónimo disse...

EU VOU APARECER E ASSUMIR QUE ESTOU DISPONÍVEL PARA O FUTURO DO CLUBE. MAS, SEMPRE EM CONSONÂNCIA COM AS DIRECTRIZES FINANCEIRAS DA AUTARQUIA POVOENSE E DO TECIDO ECONÓMICO DO CONCELHO.
É TEMPO DE O CLUBE SER GERIDO ATEMPADAMENTE E COM CLAREZA.