domingo, 8 de fevereiro de 2009

CORRUPÇÕES


O editorial do Diário de Notícias do passado domingo dia o1 Fevereiro, divagando sobre corrupção nacional, determinava logo à cabeça que «todos os partidos com responsabilidades governativas - seja ao nível central, ao nível regional ou das autarquias locais - , não têm razões para se considerar imaculados». Posto isto espraiava-se pelos «inúmeros casos de nomeações ou adjudicações com carácter duvidoso» ocorridos «em período de gestão» governamental, exemplificando com «o tristemente célebre Freeport» (governo Guterres), «a adjudicação do SIRESP», as decisões «acerca do Casino de Lisboa» ou o abate de sobreiros em Benavente do «caso Portucale» (Governo Santana Lopes/Paulo Portas).É notório que o editorialista, querendo centrar-se nas irregularidades e corrupções ocorridas nos curtos períodos de gestão nas mudanças de Governo, fez igualmente questão de envolver todos os partidos nas suas suspeições, ao pormenorizar que as tais «responsabilidades governativas» envolviam os níveis central, regional e autárquico, ou seja a totalidade dos escalões do poder público em Portugal, onde todos participam aqui ou ali. E onde, segundo o articulista, ninguém tem razões para se «considerar imaculado».Quem não tem «razões» - nem razão - é, notoriamente, o articulista, pois há um partido português a quem, em 34 anos de democracia, ninguém conseguiu apontar um único acto de corrupção ou aproveitamento ilícito no exercício do poder: é o Partido Comunista Português. Isto, qualquer jornalista o sabe, e de ciência certa, pois se há «furo» jornalístico apetecível e procurado nesta via de assolamento capitalista... seria a descoberta de uma tranquibérnia praticada por comunistas. Concedemos que o editorialista do DN não há-de ser excepção, no conhecimento deste facto corriqueiro.Um facto, aliás, concreto e mensurável, pois há mais de 30 anos que os comunistas governam dezenas de concelhos, com vários dos mais populosos do País, gerindo obras e interesses públicos de muitos milhões de euros e nem uma única vez uma gestão comunista foi envolvida ou, sequer, suspeita de alguma ilicitude ou os seus eleitos arrastados nas escandaleiras que pululam nos outros partidos.Por outro lado, os detentores das maiores fatias do poder autárquico, o PS e o PSD, são os grandes utentes dos casos nebulosos ou abertamente ilegais, como espelham os exemplos paradigmáticos - porque levados a tribunal - ocorridos com Júlio Santos (PS) em Celorico da Beira, Abílio Curto (PS) na Guarda, Fátima Felgueiras (PS) em Felgueiras, Valentim Loureiro (PSD) em Gondomar ou Isaltino Morais (PSD) em Oeiras. E nem um minúsculo partido autárquico como o CDS/PP escapou ao escândalo de Ferreira Torres, em Marco de Canaveses.

A corrupção parece generalizar-se quando subimos ao poder central, tamanhos são o bolo e a discricionariedade de quem o reparte. Daí a facilidade das teorias tipo «é tudo corrupto».É claro que se esquece deliberadamente que são o PS e o PSD (com ou sem muleta do CDS) que há 32 anos consecutivos governam hegemonicamente o País, cabendo aos três, e em exclusivo, as responsabilidades e os epítetos na corrupção governativa. Tal como nunca se lembra que o PCP é, comprovadamente, o partido que tem as mãos limpas.Não é que estes editorialistas encartados não saibam isto tudo. Sabem-no e de ginjeira. Quem lhes paga é que não quer o País a tomar consciência da coisa...

48 comentários:

Anónimo disse...

O EPISÓDIO DO MANDATO

Quando o Vereador António Alves, de "cima para baixo" olhou Tinoco de Faria e disse-lhe que "sabia o que antes acontecia..."

Foi o episódio do mandato, face à incapacidade de Tinoco de Faria em equacionar uma resposta, ficando-se por:

1. UM TINOCO DE FARIA "FORTEMENTE COMPROMETIDO» COM A GESTÃO NOS DEPARTAMENTOS MUNICIPAIS DURANTE A SUA PRESIDÊNCIA;

2. UM ANTÓNIO ALVES "QUE NÃO DISSE O QUE SABIA";

Há "coisas" que não deviam ficar no ar...

Anónimo disse...

«... há um partido português a quem, em 34 anos de democracia, ninguém conseguiu apontar um único acto de corrupção ou aproveitamento ilícito no exercício do poder: é o Partido Comunista Português.»

DESCULPEM LÁ MAS PODEM DIZER-ME DE QUE PARTIDO É A CÂMARA DE ALCOCHETE?...

Anónimo disse...

Tantas perguntas sem resposta, senhora Vereadora Fátima Moreira!
Espero que me responda para o e-mail às perguntas que lhe tenho feito!

Soudações culturais

João Gonçalves

Anónimo disse...

Para o anónimo das 13:08

A Câmara Municipal de Alcochete é da CDU sim senhora
Mas em todo o processo do caso Freeport que se saiba a CM não está nem nunca esteve envolvida!
Só está mal informado quem quer ,pois isto tudo é público e só compromete os mesmos do costume!
Ninguém conseguiu apontar um único acto de corrupção ou aproveitamento ilícito no exercício do poder à Câmara gerida pela CDU.

Fala-se de corrupção claramente,mas é para aqueles que a praticam ou praticaram!!!!

Anónimo disse...

A corrupção anda à solta há muitos anos,são as élites do PS,PSD e CDS/PP,é no aparelho de estado,é na BANCA,hoje é claro quem estava interessado nas privatizações que se fizeram "à lá carte" e a preços de saldo,é na Administração Pública e local,é nas empresas,é em tudo que mexa com dinheiros,só os trabalhadores é que não podem fugir ao pagamento dos seus impostos,porque pagam a tempo e horas e nem piam.

O "cancro" deste país é de facto a corrupção que está instalada em todo o lado,é uma vergonha o que se passa em Portugal e o poder político,o poder judicial e presidencial não conseguem travar esta onda avassaladora de escândalos financeiros que estão à vista de todos.

Há gestores "rosas e laranjas" que,independentemente dos resultados das empresas públicas,sacam o que podem para as descapitalizar ainda mais,foi esta a estratégia e a táctica que adoptaram aquando das nacionalizações,emprestavam o que não era deles aos capitalistas para apresentarem prejuízos elevadíssimos,até Sá Carneiro,na qualidade de 1º.Ministro,imputava os juros dos empréstimos contraídos na banca estrangeira para as asfixiar ainda mais e para assim ter pretextos,juntamente com o PS de Mário Soares,para as entregar ao grande capital.

Foi esta "aldrabice" que levou a Banca privatizada a ser um poder dentro de outro poder,com as consequências que hoje se conhece e que o Governo de Sócrates/PS favorece com os avales e garantias de 40 mil milhões de euros!

Meus caros amigos,felizmente que ainda há na política partidos e pessoas sérias que lutam contra a "corrente",mas o polvo tem uns tentáculos tão grandes que é impossível vencê-lo,só com um novo poder político que de facto aplique regras apertadas de controlo e que renacionalize os bancos e as empresas públicas que foram "roubadas" ao povo,para estimular a economia e serem as alavancas do desenvolvimento e do progresso de Portugal.

Por um país ao serviço dos trabalhadores e do povo português e por um combate às gritantes injustiças sociais geradoras de desemprego,de fome e miséria.

Anónimo disse...

Só com critérios muito claros e uma convergência de esquerda,da verdadeira esquerda,pode acabar com estas governações enganadoras,mentirosas e manipuladoras dos votos dos portugueses.

É possível transformar este país e desenvolver novas políticas que criem novos horizontes de confiança e esperança para aqueles que são os grandes construtores da riqueza nacional e que,os capitalistas,descartam e mandam para a miséria depois de os explorarem tenazmente.

Américo Amorim,um dos maiores receptores das grandes empresas nacionais e o homem mais rico de Portugal,à nossa custa,não teve pejo em se aproveitar desta situação criada também por ele,para despedir 193 trabalhadores.São estes os sentimentos e a consideração que este "porco capitalista" tem por aqueles que também o enriqueceram na transformação da cortiça?!

Se houvesse realmente um governo patriótico e ao lado dos trabalhadores,não só não tinha a colossal fortuna como seria imediatamente preso e despejado dos bens que ilicitamente sugou ao povo e ao país.

Volta companheiro Vasco porque contigo estes "vigaristas" tinha de emigrar e passar a trabalhar no duro em outro qualquer país,como,infelizmente,acontece com milhões de portugueses que foram espoliados e tão maltratados na sua pátria.

Um ex-emigrante reformado,que amou Abril mas que não o salvou de ter de se "pirar" para outro país,devido aos "sanguessugas" que nos têm governado.

Anónimo disse...

Para o bloguista das 13.08 e para bloguita das 14:17, o ex-Presidente da Câmara Municipal de Alcochete referido nas notícias do caso Freeport era um autarca do Partido Socialista.
Podem comprovar.

Anónimo disse...

PCP vai pedir fiscalização do Código do Trabalho ao TC

O secretário-geral do PCP está a recolher assinaturas entre os deputados para pedir ao Tribunal Constitucional que fiscalize o Código de Trabalho, disse à Lusa Jerónimo de Sousa.

(SOL, 08-02-09)

Anónimo disse...

Ensino: Sete mil podem ir para o desemprego se a proposta for aprovada
Escolas de condução em risco de falência

A Associação Nacional dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel (ANIECA) contesta a proposta que consta na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015, que prevê que um candidato faça o exame de condução sem passar por uma escola de condução.

(CM, 09-02-09)

Anónimo disse...

Sinais de riqueza tiram segredo bancário

A Administração Fiscal vai acabar com o sigilo bancário aos contribuintes que evidenciem sinais exteriores de riqueza. A medida será introduzida durante este ano, como revela o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) para 2008-2011 aprovado no Parlamento a 29 de Janeiro e já enviado à Comissão Europeia, e passa também pela cobrança imediata do impostocorrespondente à riqueza exibida pelos contribuintes em imóveis ou carros quando o rendimento declarado não permita a aquisição do património em causa.

(CM, 09-02-09)

Anónimo disse...

Por falar em corrupção

O ex-presidente do BPN encerrou a empresa Resnostra, que tinha sede na garagem da casa onde reside, em Lisboa, 22 dias depois de ter entrado em prisão preventiva, indicam documentos a que a Lusa teve acesso.

Anónimo disse...

Senhor João Carlos.
Gostei muito.
Foi um evento muito interessante, os quadros são muito lindos.
O livro terei que o ler, depois comentarei.
Muitas felicidades.

Conceição Monteiro

Zurich

Anónimo disse...

Comício em Pevidém
Domingo, 08 Fevereiro 2009
O Secretário-geral do PCP, no Comício de Pevidém, alertou para a necessidade de travar os abusos em relação aos
despedimentos e de responder com novas medidas e medidas mais eficazes à manutenção e defesa dos postos de
trabalho, particularmente dirigidas às micro, pequenas e médias empresas, sublinhando que portugueses têm direitos,
nomeadamente o direito à dignidade e à salvaguarda da exposição a situações de humilhação como está acontecer com o
crescente recurso de cada vez mais famílias às instituições de caridade.

Anónimo disse...

O casal estava assistindo televisão, à noite. O marido diz:



- Posso saber por que você está emburrada desde que eu cheguei?

E, irada, a mulher responde:

- Hoje completamos 25 anos de casados e estamos aqui, parados em frente a esta televisão...


- MEU DEUS!



Eu estava tão atarefado que esqueci completamente! Perdoe, minha querida. Vá pôr seu melhor vestido de noite, que vamos sair! Você terá uma noite inesquecível, vamos aos melhores lugares hoje!


- Ah, querido, eu sabia que você não era um monstro insensível.



Na entrada do restaurante, o maitre, todo solícito:
- Prepare a mesa do Dr.Eduardo.

A mulher:


-Parece que eles te conhecem bem por aqui, querido.



- Ah é!.. Acho que eu vim aqui algumas vezes para almoçar com uns clientes.

Eles acabam de jantar e o marido propõe de irem a uma boate.

Na entrada tem uma fila enorme.



O marido meio sem jeito, mas querendo adiantar e diz à mulher que vai arranjar tudo dirigindo-se ao porteiro:



- Salve Zulu!!! Como vai essa força?


E o porteiro Zulu:



- Tá muito bem, Dr. Eduardo. Pode ir entrando!

Dentro da boate, o dono vem falar com eles:



- Boa noite, Eduardo! E diz, logo em seguida:


- Liberem a mesa do Dr. Eduardo!



A mulher, desconfiada:

- Você vem sempre aqui?



- Ah, não! O dono é um cliente da firma...

Uma vez na mesa, a garçonete vem e diz:

- O de sempre, Dr.Eduardo?


Enquanto isso, uma mulher que terminava um strip-tease em cima do palco grita:



- E A CALCINHA, VAI PRÁ QUEM?!!!

A boate, em peso, responde:

-Edu!!! Edu!!! Edu!!!


E vap!!!!!! Calcinha na cara do Eduardo



A esposa, furiosa, sai da boate, o marido vai atrás e eles entram juntos num táxi.

O marido tentando apaziguar as coisas:



- Querida, não vamos estragar esta noite maravilhosa, com certeza eles me confundiram com outro Eduardo...


- Você está pensando que eu sou alguma idiota?
Canalha! Não me toque mais!!! Blá, blá, blá... Eu sou mesmo uma otária, blá blá blá... Seu grande filho-da-puta, blá, blá, blá...

Nisso, o motorista de táxi se vira e diz:
- Ô Dudu , Dessa vez tu exagerou, meu chapa, além de feia, essa é chata pra caralho. Quer que coloque a vadia pra fora do carro?

Anónimo disse...

Pequenas amostras de Obras D; Arte, inacabadas…
do inspirador “Quelhas”

(Circulo Secular da Vida & Eixo Campestre com Vida).

"VIDA" pela recuperação de peças centenárias que vão dar lugar à iluminação. Inspiradas sem imitações nas obras de (Jorge Campos)

"Circulo Secular da Vida"

peça circular em pedra, talvez, com muitos séculos!

"Eixo Campestre com vida"

peça de lavoura em madeira, talvez, com mais de um século!

Caros amigos, estava a trabalhar no sentido de expor na exposição aberta na Póvoa de Lanhoso e outras! Duas esculturas, feitas através de material camponeses e eléctrico (antigo) trabalhado com a imaginação de um inspirador.

Deixei as duas obras inacabadas com muita pena e parti para a Suíça. De qualquer forma talvez não se perca nada, uma vez que na Póvoa de Lanhoso e em Portugal nunca se deu grande importância a quem faz algo pela cultura.

Cultura não é o poder político pegar nos autores, e através deles terem galardões, entrevistas nos jornais e outras coisas mais, que esse o pessoal que faz cultura só serve para isso, fazer algo cultural e os outros é que fazem a cultura em nosso nome.

Sempre assim foi e há-de ser, lamentamos com certeza todos nós, que fazemos por ser reconhecidos e não vale de nada, vale mais a cultura falada e escrita, que as próprias obras culturais mesmo sem se verem...

Desculpem, mas é verdade que, vivemos esta realidade dos factos, e, contra a verdade dos factos não há factos!?

“Quelhas”



Os meus blogues - Markting - Respectivamente...



"Terras das (Marias) da Fonte ou fontanário... história cm histórias"

inovalar.blogspot.com



"O livro da criança"

olivrodacrianca.blogspot.com



"Inspiração do Compositor"

inspiracaodoautor.blogspot.com

Anónimo disse...

UMA NÓDOA NEGRA NO CLÁSSICO

O árbitro Pedro Proença optou por ajudar o FC Porto a manter-se no comando da liga,ao assinalar um 'penálti de sopro' contra o Benfica,com que Lucho González anulou a desvantagem do golo apontado por Yebda à passagem do intervalo.Uma nódoa que manchou um espectáculo,em estádio cheio.
(Correio da Manhã,09/02/2009)

Uma arbitragem a demonstrar que o "Apito Dourado" continua a funcionar e que Pinto da Costa continua a usufruir do poder dos "favores" dos árbitros que até se dizem sócios do Benfica.Se fosse ao contrário,o país seria "incendiado" pelas bocas desse senhor e dos seus acólitos.
É preciso que a verdade desportiva venha ao de cima e que,tal e qual como na política,estes casos sejam sancionados com mão dura.

Anónimo disse...

CUMPREM HORÁRIO DE TRABALHO NA RUA!

Os 160 trabalhadores da Fábrica de Malhas"CARFER",em Esposende,cumprem o horário laboral na rua,já que a administração fechou os portões da empresa a cadeado,na sequência do anúncio de insolvência feito na sexta-feira.

"Os trabalhadores prometem continuar a cumprir o horário laboral à porta da fábrica,uma vez que a insolvência apenas lhe foi comunicada "de boca" e "não houve qualquer despedimento formal"
(JN de 09/02/2009)

"Sigam o exemplo da fábrica de camisas dos Arcos de Valdevez que tem tido êxito.Não deixem levar nada das instalações,negoceiem a compra da fábrica por um valor simbólico e vão ver que não necessitam deste tipo de patrões para nada,nem vocês nem o país".

"Eu acredito que governo financiou...esta "gestora",era muito gananciosa...devia ter nascido no tempo da escravatura.Mas que eu saiba ela não vendeu nenhum dos seus carros para judar a fábrica.E penso que, neste momento,está no Brasil(é verão com temperaturas de 40 graus e como o carnaval está à porta,estou a vê-la a "sambar" à custa do dinheiro dos trabalhadores,não é nada com ela...

Conheci-a quando era agente exportadora...ela não prestava para nada,era só vaidade...e uma irresponsável a toda a prova...coitada da "bichinha"...

Trabalhador têxtil de Esposende que está solidário com os seus camaradas da "CARFER".

Anónimo disse...

«Atletas da Escola Municipal de Natação com prestações positivas

Com poucos meses de actividade, os atletas da Escola Municipal de Natação da Póvoa de Lanhoso têm obtido bons resultados nas provas que têm disputado.

Assim, no âmbito da segunda jornada da IX Competição Inter – Clubes Natação Amadora, que se realizou nas Piscinas Municipais de Ponte de Lima, no dia 24 de Janeiro, os jovens da Póvoa de Lanhoso arrecadaram um primeiro lugar, vários segundos lugares e vários terceiros lugares.

Perto de duas dezenas de atletas.

Em prova estiveram 18 atletas e, das classificações obtidas, podemos destacar o 1º lugar de Gonçalo Dias na categoria C1, Prova 25 metros Costas masculinos; o 2º lugar de Rafael Costa na Categoria C2, Prova 50 metros crol masculinos; o 3º lugar de Nuno Amorim na Categoria C2, Prova 50 metros crol masculinos; o 2º lugar de Gaspar Costa na Categoria C3, Prova 50 metros crol masculinos; o 2º lugar de Nuno Amorim na Categoria C2, Prova 50 metros costas masculinos; o 3º lugar de Rafael na Categoria C2, Prova 50 metros costas masculinos; e o 3º lugar de Mário Peixoto na Categoria C4, Prova 50 metros mariposa masculinos.

Apesar de os resultados não serem o mais importante, a vertente competitiva eleva os níveis de motivação, quer dos atletas quer dos respectivos pais e encarregados de educação, que também os têm acompanhado nas provas.

Próxima Jornada:
IX Competição Inter – Clubes Natação Amadora - 3ª Jornada: Ponte da Barca em 28 de Fevereiro de 2009»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

«Fotografia e suas técnicas desvendadas no Espaço Jovem

Workshop com cerca de 20 participantes

Cerca de duas dezenas de pessoas quiseram aprender mais sobre “A Fotografia e suas Técnicas” e participaram no workshop ministrado por Ricardo Alves, no dia 31 de Janeiro, no Espaço Jovem na Vila da Póvoa de Lanhoso.

Durante esta formação foram abordadas diversas temáticas, desde o funcionamento mecânico das máquinas fotográficas até à técnica mais avançada da fotografia. A maioria dos participantes tinha entre 25 e 35 anos.

Este tipo de oficinas vai ter continuidade naquele Espaço, havendo a possibilidade de se seguir uma oficina com o tema “Trabalhar a Fotografia em Photoshop”. Ainda no capítulo da fotografia, em Maio ou Junho, realizar-se-á a “I Maratona Fotográfica da Póvoa de Lanhoso”.»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Sobre a Convenção do BE

UM SOFISMA COMO ARMA ELEITORAL

Não desejo fazer comentários excessivamente desenvolvidos à Convenção do BE,até porque,como se calcula,tremo de medo que venham dizer que lá está mais um comunista a «atacar» o delicado e polido Bloco de Esquerda que faz gala de não atacar ninguém (excepto as dezenas e dezenas de vezes que o fez nos últimos 10 anos).

Apenas desejo observar que raras vezes se terá visto um Congresso de um partido ser envolto e embrulhado num sofisma a meu ver tão notório e tão patente mas que nem a generalidade da comunicação social e dos comentadores nem centenas de democratas conseguem detectar.

Na verdade,acabou ontem uma Convenção que decorreu sob o lema «juntar forças», depois desenvolvido em variadas intervenções mas que em tudo,tudo espremido,o que se conclui é que o BE reafirma a intenção de concorrer sozinho às três eleições deste ano (salvo onde precisar de encontrar uma tábua de salvação como é o caso das autárquicas em Lisboa).E,por mais voltas que se dêem, a única conclusão que se tem de tirar é que,em ano eleitoral, aquele «juntar forças» só quer dizer «juntar forças» para reforçar a votação do BE,ambição aliás perfeitamente legitima e natural que o PCP também proclamou sem encontrar tanta compreensão mediática e antes vendo esse seu objectivo transfigurado numa alegada hostilidade à «convergência à esquerda» (que,para quem não saiba,foi durante décadas qualificada como um dos mais cansativos «chavões» do PCP).

Continuamos pois no reino dos sofismas e das presdigitações que já tinham como antecedentes o facto de dois protagonistas políticos - o BE e Manuel Alegre - se fazerem campeões da «convergência» ao mesmo tempo que,por duas vezes,deliberadamente excluiam uma incontornável força de esquerda como o PCP de iniciativas apresentadas nesse âmbito e também o facto de Manuel Alegre conseguir considerar que se rompeu o «tabu» da «incomunicabilidade» entre as forças de esquerda só porque o BE falou com ele,esquecidos um e outro que não quiseram falar com um terceiro.

Acresce que é o facto de se aproximarem três eleições que porão à vista o que acabei de escrever no terceiro parágrafo que,para amortecer o choque futuro,obriga Francisco Louçã a advertir que o «entendimento» é para fazer «com tempo» e sem «nenhuma pressa» ao mesmo tempo que,para prolongar uma boa imagem junto dos apoiantes de Alegre,lhe açena já com o seu apoio a uma sua futura candidatura presidencial (que,a meu ver,os dirigentes do PS,que no seu intímo devem julgar ser uma disputa eleitoral para perder,talvez não se importem de apoiar oficialmente).
Uma coisa devo reconhecer: oara os tempos de superficialidade que vivemos e também para a respeitável aspiração que compreensivelmente existe entre gente séria que quer,milagrosa e rapidamente,acabar com a trágica alternância PS-PSD,esta táctica não está mal pensada,não sendo por acaso que há quem diga que o PCP anda com «visões» mas já não chamo «visão» à ilusão que um conglomerado de forças à esquerda do PS (mesmo que incluísse o PCP) seria só por si bastante para construir uma alternativa de governo que representasse também uma política alternativa.

Sim,a táctica,ou mais rigorosamente,o tacticismo não está no Bloco.É que boa parte deste tacticismo e dos seus lucros eleitorais para o Bloco vai por água abaixo se Manuel Alegre voltar a ser candidato ao voto no PS (que será também um voto em Sócrates).

Tudo isto,está agora ainda mais claro porque é que ninguém respondeu séria e decentemente às questões que anteriormente levantei aqui,aqui e aqui.

O Tempo das cerejas*
Um blogue de esquerda em homenagem à Comuna de Paris
09-02-2009 - Vitor Dias

Anónimo disse...

Parece que voltamos sem qualquer sentido. Enfim...

Anónimo disse...

Então de tanta corrupção se fala por aqui e ainda ninguém tocou na candidata a primeira-dama da póvoa que andou a meter as mãos no prato na junta das taipas?
será que a notícia não chegou à póvoa?
Se desconhecem esta história de mãos no prato, informem-se com os vossos camaradas das taipas. pelos vistos eles conhecem bem o processo e exigiram o apuramento de toda a verdade até ao fim.

Vejam:

http://pcptaipas.blogs.sapo.pt/43211.html

Anónimo disse...

Meus Caros Amigos,

A corrupção é, infelizmente, o pior
"cancro" desta "democracia" em que,
contrariados ou não, somos obrigados a viver.

Ela atinge transversalmente toda a nossa sociedade e, por conseguinte,
todos os partidos que dela emanam, da direita, da esquerda ou do centro.

Honra seja feita a Luís Marques Mendes que, enquanto líder do PSD, tudo fez para afastar, com evidentes custos eleitorais, os corruptos de maior nomeada que, entretanto, foram constituídos arguidos. Mas, logo a seguir, já que a sua atitude ia contra os interesses da "comandita", melhor
não encontraram do que correr com ele!

É um facto irrefutável que o PCP e
a CDU não têm no seu seio casos de
corrupção conhecidos, devendo-se isso, no meu entender, a três importantes factores:

1. Nunca estiveram em governos eleitos porque, nos casos em que tiveram assento nos governos que nos foram impostos, no tempo do PREC, as nódoas também os atingiram, casos de Costa Martins, Rosa Coutinho e outros (embora o PCP possa "invocar" que nunca foram filiados, contra o assumir, pelos próprios, das suas ligações ao partido);

2. Nunca tiveram responsabilidade directa em municípios de grande visibilidade nacional (onde as grandes "negociatas" se fazem...) mas em pequenas câmaras sem qualquer relevância no todo nacional, onde os grandes, ou até médios, investimentos não acontecem e, portanto, onde os casos de corrupção, a existirem, não são de tanta visibilidade;

3. O PCP e a CDU põem um especial cuidado na escolha dos seus candidatos, e ainda bem, e nos casos em que alguma suspeição sobre eles existe, é lesta em correr com eles ou em pressioná-los para que se auto-afastem, entendendo-se assim a obrigatoriedade de assinarem o tal compromisso de que, há dias, aqui se falou;

Estas três razões dão, de facto, ao PCP e à CDU a tal superioridade
moral que o texto introdutório nos quer incutir, no entanto, daí até "vender" a ideia de que no PCP e na CDU é que estão os puros e os impolutos e, nos outros, é tudo uma cambada de corruptos, vai uma distância muito grande...

Para haver corrupção, não basta haver corruptos, é essencial que existam quem os "alimente" e esses são os corruptores e, para que uns e outros acabem, é preciso que se percorra um longo caminho de regeneração da sociedade e, ainda
mais, que deixássemos de ser latinos!...

Mas que, é verdade que o PCP tem essa superioridade sobre os demais,
isso é, por muito que isso custe a muito "boa" gente.

Um abraço do,

Carlos Sousa Dias

Anónimo disse...

Anónimo das 18:59
Infelizmente chega tarde para tocar mais uma vez no assunto que refere
pois o mesmo já foi amplamente divulgado e até já foram postados os comentários do blog PCP TAIPAS,portanto não vejo qual a razão de o querer trazer novamente à ribalta,pois como referi já está mais que debatido,portanto actualize-se ok,a não ser que tenha algum interesse político no caso.
Garanto-lhe e por certo a CDU/PCP o PS ou até mesmo o CDS não terão interesse nessa matéria!

A mim enquanto militante do PCP não me importa nem me diz respeito que a pessoa envolvida seja fulana ou cicrana o que importa realmente dizer é que nos orgãos autárquicos,contráriamente ao desejado por muitos,devem estar representantes de todos os partidos afim de existir uma efectiva fiscalização ao funcionamento desses mesmos orgãos para evitar assim o aparecimento de mais casos idênticos,mas como sabe, o povo é que decide isso na altura propria.

Anónimo disse...

Caro srº Sousa Dias
A mensagem que se pertendeu passar não foi uma afirmação de que só no PCP e na CDU existem pessoas imaculadas.
O texto é a resposta à frase do editorialista do DN quando refere que «todos os partidos com responsabilidades governativas - seja ao nível central, ao nível regional ou das autarquias locais - , não têm razões para se considerar imaculados»
E sublinhe-se aqui autarquias locais
O "todos" inclui a CDU e como diz no final do seu texto e muito bem
«Mas que, é verdade que o PCP tem essa superioridade sobre os demais,
isso é, por muito que isso custe a muito "boa" gente.»
daí a resposta ao editorialista, que porventura será um daqueles que lhe custa

Anónimo disse...

José Sócrates “está a enganar as pessoas”

É assim que Manuela Ferreira Leite interpreta a moção "PS: A força da mudança" que o Primeiro-ministro anunciou ontem e que é o cavalo de batalha das eleições directas que se realizam na próxima sexta-feira e sábado.

Em reacção à moção ontem anunciada por José Sócrates, Ferreira Leite acusa o Primeiro-ministro de ajudar classe média com falsas medidas, considerando que reduzir as deduções fiscais daqueles que beneficiam de maiores rendimentos não chega para ajudar a classe média

A presidente do PSD considera que a moção é insuficiente, sublinhado que não é nas classes mais altas que está a maior fonte de receitas para ajudar a classe média. Ferreira Leite insiste que a descida dos impostos é urgente e necessária mas implicará sempre uma perda de receitas.

Anónimo disse...

Quando li neste espaço que, a CARFER fechou os portões fiquei pasmado! Então se uma fabrica daquele calibre, isto referindo-me e recuando uns cerca de 20 anos, altura que conheci bem as instalações, meu Deus! No Grande portão de entrada estava e está situada a cabine dos Porteiros, naquela altura dos Securitas da Sindano-Braga. Era naquele preciso local onde era o meu atelier de trabalho, trabalho por turnos, onde era porteiro, telefonista e vigilante das três grades fabricas incorporadas numa só, até tínhamos cães de Guarda que só deixavam de noite entrar os securitas pela farda, estas três fabricas tinham todas elas diferentes tarefas. Era ali naquela entrada que, os trabalhadores chegavam ao trabalho às centenas pedalando de bicicleta, maior parte deles vinham da zona marítima de Esposende e uns quantos vinham do lado de Barcelos. Era ali precisamente naquele sitio que decorávamos o numero da chave de cada funcionário e o rosto do mesmo, portanto todos passavam na hora de chegada e saída pelas nossas mãos, impressionante as centenas de pessoas que trabalhavam ali, como disse a maior parte vinham de bicicleta, muitos de motorizada e poucos de automóvel. Existiam então três fábricas numa, a dita CARFER, Filzende e a Fenac, custa-me a acreditar! Já não me admira que, Póvoa de Lanhoso esteja desertificada! Agora Esposende tinha Bué de industrias, assim como Barcelos que também tem vindo a fechar muitas delas, algumas que aliás também fiz serviço para a mesma firma da Sindano, onde passei lá noites de Natal e passagem de ano, aniversario e outros. Outros tempos! Acrescentar a isto, quando por lá esteve teve um acolhimento generoso, amigo e confortável, conheci a mãe do ex. secretário Miguel Cadilhe que, me deu acolhimento na casa dela, a senhora vivia sozinha. Depois em casa de meu primo do Cantinho, Ernesto Gonçalves, proprietário de duas farmácias na cidade de Barcelos. Era principalmente nessa noites que, eu escrevi muitos dos textos e pinturas que saíram para os meus livros, por isso eles são muito reais, nítidos e verdadeiros... Enfim boas recordações que, hoje aqui trago e que ao mesmo tempo fiquei triste pela notícia aqui vincada. De quem será a culpa, da crise ou de Sócrates? Terá ele as costas largas? Ou serão os empresários que tantas e tantas vezes lutaram com suor em pobres, e agora de ricos baldaram-se com a mesma riqueza que adquiriram!? Onde isto vai parar...

Um abraço aos leitores.

QUELHAS

Anónimo disse...

A grande notícia do fim-de-semana foi, como se esperava, a Convenção do BE: lugar de destaque, todos os dias, nas primeiras páginas; e, todos os dias, em páginas e páginas interiores: reportagens encomiásticas, entrevistas, fotos, comentários e análises, enfim, todo o habitual foguetório laudatório com que os média dominantes usam tratar os seus preferidos - que são, por coincidência, os preferidos dos donos desses média: os grandes grupos económicos e financeiros.
E se o BE é preferido todos os dias de todos os meses de todos os anos, mais preferido teria que ser em dias de convívio nacional da prestimosa agremiação.

Sobre a Convenção propriamente dita, os média disseram-nos que nela se falou muito, muito, sobre uma caudalosa torrente de temas, criteriosamente distribuídos:

no primeiro dia: eleições, alianças, votos, louçã, manuel alegre, juntar forças, deputados;

no segundo dia: eleições, alianças, votos, louçã, manuel alegre, juntar forças, deputados;

no terceiro dia: eleições, alianças, votos, louçã, manuel alegre, juntar forças, deputados - e esquerda grande.

E como o tempo passa a fugir e não dá para tudo, falou-se menos - muito menos, muito muito menos... - de temas género o código do trabalho e outros da mesma família.
Além de que a Convenção estava ali para se debruçar sobre temas elevados, upa-upa - e não para perder tempo com questões insignificantes, menores, rasteiras.
Gente fina é outra coisa...

Anónimo disse...

É sempre bom conhecer novos pintores escultores e escritores como Quelhas e Jorge Campos.
Foi muito bom estar presente numa apresentação de: O livro da criança, como numa exposição na LusoLivro
Espero que tenham os maiores sucessos
Felicidades para todos vocês

David Bastos

Zurique

Anónimo disse...

Cozido à portuguesa

O MARX DE LOUÇÃ

"Só agarrando-se a Alegre como se ele fosse o novo Marx é que o Bloco chegará ao poder"..

Este fim-de semana,ouvimos de novo falar em Marx.No seu discurso à Convenção Nacional do Bloco de Esquerda,Francisco Louçã ressuscitou o velho das barbas e defendeu o regresso ao "socialismo" e a convergência das esquerdas "anticapitalistas".Com a crise económica mundial a agravar-se e o desemprego a crescer,é natural que a esquerda vá aos baús do passado buscar os seus velhos símbolos,à procura de um novo DNA,mais puro e mais adaptável às circunstâncias presentes.Foi sempre assim no pasasado: de cada vez que o capitalismo se engasgou,a esquerda radical repescou o velho das barbas.

Contudo,só a retórica simbólica e ideológica não chega.Francisco Louçã sabe perfeitamente que o velho das barbas já não rende votos como antigamente.Serve para falar ao coração,mas é curto como manifesto eleitoral.Portanto,há que procurar um novo Marx. Mais actual,mais real,mais português.

Ora,parece-me a mim que Louçã já encontrou o seu herói,e que ele é Manuel Alegre.O poeta de Águeda,que também tem umas belas barbas(bem melhor aparadas do que o original Marx),é o novo líder espiritual do Bloco de Esquerda,o seu novo guru ideológico,aquele por quem o Bloco espera e que surgirá,talvez nbuma manhã de nevoeiro,para mudar o curso da história e da política em Portugal.

É essa a estratégia de Louçã.Na economia,e como toda a oposição,deseja o "quanto pior,melhor".Quanto mais desemprego no país,quanto mais endividamento no povo,melhor para o Bloco,pois assim as pessoas podem mudar o sentido do seu voto,e fugir de Sócrates.Na política,deseja o caos das esquerdas,fragmentando o PS de forma profunda,para que Sócrates não consiga sozinho a maioria absoluta.

Assim,o Marx a que Louçã apela só para os distraídos é o que escreveu,há mais de 150 anos,o Manifesto Comunista. O Marx a que Louçã apela é Alegre,que pode unir os proletários de todo o mundo mas certamente dividirá o PS. É por isso que os apelos de Louçã a Alegra são genuinos,intensos e permanentes. Ele sabe que não é o verdadeiro Marx,a sua luta de classes ou a sua teoria do lucro que o levarão à cadeira do poder. Só se Alegre trair o PS,provocando um cisma "fracturante" e gerando um minicaos nas esquerdas,é que Louçã atingirá a sua vitória. Só agarrando-se a Alegre como se ele fosse o novo Marx é que o Bloco lá chegará.
(Correio da Manhã,dia 10/02/2009)
Domingos Amaral

Anónimo disse...

«Manuel Artur Norton é “Autor do Mês” na Biblioteca Municipal/Casa da Botica

Manuel Artur Norton é o nome em destaque na Biblioteca Municipal/Casa da Botica no âmbito do "Autor do Mês". Divulgar as figuras da literatura naturais da Póvoa de Lanhoso ou que tenham algum tipo de ligação a este Concelho, bem como dar a conhecer a sua biografia e bibliografia são objectivos desta iniciativa. Manuel Artur Norton, Assessor Principal da Universidade do Minho e Investigador nas áreas da genealogia e heráldica, é natural de Campo Grande (Lisboa), mas reside actualmente na Casa de Vicente, em Frades, na Póvoa de Lanhoso.

De entre os trabalhos que desenvolveu no campo da História destacam-se alguns ligados à genealogia. Dentro do âmbito heráldico criou o escudo de armas da Universidade do Minho, de entre muitos outros...»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Estou em querer que o gestor do blogue não vai deixar de publicar as criticas que são feitas ao pessoal do PS, por muito que lhe custe,deve-se falar dessa gente para se saber um pouco mais de quem quer assaltar o poder, esquecendo-se de factos reais e concretos.
Espero que se possa falar de Lourenços, Belarminos, Pedros, Fredericos, Susanas, Tés e outros mais, pois são eles que querem que sefala, uma vez que não hesitam em ser figuras públicas.
Acabou-se um pouco da vida neste blogue.
Concordo que se tenha moderação em comentários grosseiros "palavrões", agora de falar sobre as suas vidas públicas, actos e atitudes, é pluralismo no meu entender.

Anónimo disse...

Caro amigo e Sr.Carlos Sousa Dias.

Li com atenção o seu artigo sobre a corrupção que impera em Portugal e comungo da mesma opinião,com uma única diferença.A sua proliferação acontece logo a seguir às primeiras eleições legislativas em 1976,a partir daí ela organiza-se, começa a controlar e a influenciar o poder e com as privatizações das grandes empresas nacionais assume-se como um poder dentro de outro poder,ou seja,manieta e controla o governo e o poder legislativo e vai por aí fora até controlar todo o aparelho de estado,incluindo o poder judicial.Esta situação é fruto da inércia dos vários governos que têm estado à frente do poder político,na medida em todos eles andaram de mãos dadas com os grandes grupos económicos que se reformularam logo após as privatizações da banca e do controle sobre as grandes empresas públicas.

A seguir gera e fomenta a constituição das "grandes famílias políticas",associadas a quem tinha e tem o "cartão rosa e laranja" para os "tachos" e os lugares de maior destaque da Administração pública e Local e por aí fora até passar a ser transversal e um autêntico "cancro" contra os mais elementares direitos da democracia pluralista e do estado de direito.

Por essas razões é que o país está a passar por esta grave situação,porque a política dos "filhos e enteados" destruiu todo o edifício democrático que tinha como objectivo fundamental a criação de uma sociedade mais justa e igualitária em todos os vectores da vida política nacional.

Relativamente ao ponto nº.2 do seu texto,sinceramente que não estou totalmente de acordo com ele quando diz e vou citar: "que a CDU nunca teve responsabilidade directa em municípios de grande visibilidade nacional".

Quero-lhe lembrar que a CDU esteve a governar juntamente com o PS a Câmara Municipal de Lisboa durante 8 anos e que eu saiba é sómente a maior câmara do país,com o maior volume de negócios e não só.Nunca ouvi falar de que existiram focos de corrupção activa como tinha acontecido com o anterior presidente da Câmara Engº. Abecassis,e pelo que sei e é reconhecido públicamente fez um grande trabalho ao serviço dos lisboetas,concorda ou não comigo?!

Mas também fomos a "charneira" na Câmara Municipal do Porto,já várias vezes,através do nosso Vereador Rui Sá,que tendo responsabilidades em pelouros de significativa importância nunca foi acusado de prejudicar a autarquia em negócios que, entretanto,estabeleceu e por esse trabalho,honestidade e competência,no mandato anterior,mereceu os mais rasgados elogios de Rui Rio,actual presidente da Câmara do Porto.

Gostei muito de trocar estes pontos de vista com o meu caro amigo,os meus mais sinceros cumprimentos e um abraço

Anónimo disse...

Ao "Anónimo" das 19.10 do dia 10/2:

Concordo inteiramente consigo e até tenho que me penitenciar perante o meu amigo por me ter "passado" a coligação da CDU com o PS na Câmara de Lisboa, nos tempos de Jorge Sampaio e de João Soares.

Já no que respeita à Câmara do Porto não comungo da mesma opinião,
não no que respeita ao Engº Rui Sá,
que aprecio pela sua moderação e saber, mas pelo controle que a sua
posição de charneira, que teve, já
que os "mandões" de então, Fernando
Gomes e Nuno Cardoso, eram os "glutões" conhecidos e o Rui Sá
não conseguiu impedir casos de nítido favorecimento, para não lhe chamar outra coisa, como o foram os da Torre das Antas, os dos Terrenos das Antas e outros que então andaram na "boca do povo".

Mas, reafirmo, há que reconhecer o
PCP e a CDU como as forças políticas deste país não atingidas pelo estigma da corrupção.

E essa é uma bandeira de que podem
orgulhar-se, efectivamente.

Um abraço do,

Carlos Sousa Dias

Anónimo disse...

JORNAL DE NOTÍCIAS

UE:Mário Soares diz que Tratado de Lisboa está desactualizado com a crise

Lisboa,11 Fev(Lusa)- O ex-Presidente da República Mário Soares considerou hoje que o Tratado de Lisboa da União Europeia está "desactualizado" com a presente crise e lamentou que a maioria dos socialistas em Portugal se tenha deixado "colonizar" pelo neoliberalismo.

As posições de Mário Soares foram assumidas na sua intervenção inicial na primeira conferência promovida pela Fundação INATEL,no Teatro da Trindade,tendo como tema "Novas respostas e novos desafios".

O ex-Presidente da República começou por defender que o Tratado de Lisboa da UE "não pode ficar esquecido" e advertiu que seria "grave se não houver uma mudança nas instituições políticas europeias,que considerou estarem "paralisadas".

"Mas teremos de reconhecer que o Tratado de Lisboa,nestes últimos meses de crise,perdeu actualidade.Os problemas e os desafios de hoje são outros e a forma de os encarar também é diferente",sustentou.

Mais tarde,em declarações aos jornalistas,o ex-Presidente da República adiantou que os aspectos desactualizados no Tratado de Lisboa são aqueles que ainda têm "um cunho neoliberal".

Em relação à União Europeia,Mário Soares criticou a falta de coordenação política "e também de lideranças fortes,consequentes e respeitadas,o que representa um 'handicap' muito perigoso quando se procura encarar o futuro".

Na sua intervenção,o fundador do PS deixou também críticas aos dirigentes socialistas que se deixaram aliciar pela "Terceira Via" do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair,defendendo um regresso aos valores dos socialistas das décadas anteriores.

"Infelizmente,o trabalhismo,a social-democracia e a própria Internacional Socialista foram desprestigiados na última década do século XX - e assim continuaram até hoje - com a Terceira Via de Blair,[Anthony]Giddens,de [Gerard Schroeder,dos socialistas franceses,dos italianos e praticamente dos outros europeus e extra-europeus,com a colonização ideológica do neoliberalismo",apontou.

Mário Soares deixou a este propósito um apelo:"Deixemos cair o blairismo e tudo o que seja e lembre a colonização ideológica neoliberal,em que tantos socialistas se deixaram imbuir"

Comentário pessoal:
Como socialista de esquerda revejo-me totalmente nestas posições e considerações políticas explanadas por Mário Soares sobre esta crise política e ideológica e sou dos que não me deixei enganar por a moção anterior e a que está na "forja" para levar ao Congresso por José Sócrates.Citando Mário Soares,é mais uma ardilosa habilidade de Sócrates para continuar na via neoliberal e seguidista da Terceira Via de Tony Blair,com todos os prejuízos para o povo e para Portugal.
É preciso acabar com "esta colonização ideológica do neoliberalismo" no PS, protagonizada por Sócrates e os seus acólitos,e que seja derrotada pelos socialistas da ala-esquerda,como eu,que reclamam que o PS mude de rumo e de políticas para tornar este país mais solidário com os trabalhadores,os reformados,os mais pobres e mais desfavorecidos.

Sou socialista com uma grande sensibilidade em relação aos problemas sociais e não me demito porque entendo que não é Sócrates nem os seus "lacaios" que me vão impedir de continuar a ser totalmente contrário às políticas neoliberais que tem sido seu apanágio nestes quase quatro anos de governo,porque sou sério e coerente com os valores do verdadeiro socialismo que foi "engavetado" há muitos anos.

Um socialista de esquerda anti-Sócrates e contra a sua política!

Anónimo disse...

Sondagens

Moeda ao ar e escrever na água

Tal como venho amargamente confessando há anos,eu sei que escrever sobre sondagens com um mínimo de memória,detalhe e espírito crítico,é o mesmo que escrever na água.
Quase toda a gente só quer saber da última,designadamente se fôr a publicada no "Expresso"(deve ser o peso da «instituição»)e quase toda a gente só se concentra ou fixa por uns dias nos números que fazem títulos,ficando pouco ou nenhum espaço para contas,dúvidas,interrogações ou incertezas.E,doença geral,cada uma é a melhor e a mais fidedigna até sair a próxima,mesmo que sejam quase simultâneas ou tenham poucos dias de intervalo.
E,no entanto,há coisas que deviam fazer pensar,entre as quais as regulares discrepâncias entre as elaboradas pela Marktest (e publicadas pelo DN e TSF) e as da Eurosondagem(publicadas pelo Expresso e SIC).
Se não vejamos,entre outros aspectos: a sondagem da Marktest realizada entre 25 e 28 de Janeiro atribuia a Jerónimo de Sousa uma avaliação de desempenho com um saldo positivo de 39 pontos enquanto concedia ao primeiro-ministro uma avaliação positiva de 31 pontos(embora devesse merecer maior importância o resultado mencionado de 40% dos inquiridos acharem "negativa" a actuação do Governo e só 19,2% a achar positiva)e a Manuela Ferreira Leite uma avaliação positiva de 15 pontos;mas já a sondagem da Eurosondagem,realizada entre 28/1 e 3/2 e hoje publicada pelo Expresso,atribui a José Sócrates um saldo positivo de 20,6 pontos enquanto dá a Jerónimo de Sousa um saldo negativo de 5,3 pontos e a Manuela Ferreira Leite um saldo também negativo de 10,5 pontos.
Outro aspecto: a recente sondagem da Marktest atribuia ao PCP/CDU um intenção de voto de 11,8 por cento e ao BE um valor eleitoral de 10,%;hoje a sondagem da Eurosondagem dá 8,8% à CDU e 10,1% ao BE.
Finalmente num ponto que é muito importante para a fiabilidade dos resultados,é de sublinhar que enquanto na sondagem da Marktest os «indecisos» (tecnicamente os que «não sabem-não respondem»)são apenas de 4%(e na da Aximage para o Correio da Manhã eram de 4,5%) enquanto na de hoje da Eurosondagem atingem os 20% (o que aliás me parece mais razoável,assim como me parece mais razoável que,mas actuais circunstâncias políticas,uma grossa fatia destes «indecisos» sejam antigos votantes do PSD).

Moral da história: em boa verdade,nenhuma merece a credibilidade devida porque isto é atirar com a moeda ao ar e escrever na água,digo isto,pela enésima vez.Mas vá lá,se ninguém se ofender,apenas acrescentarei que,nesta matéria,cautela e caldos de galinha talvez não façam mal a ninguém.
O Tempo das cerejas*
Um blogue de esquerda em homenagem à Comuna de Paris
07/02/2009 - Vítor Dias,Politólogo

Anónimo disse...

Religião: Bispos dizem que “não é fiável” quem propõe casamentos gay
Igreja apela a não votar PS
Quando votamos, não está apenas em causa um partido, mas o projecto e os valores que ele defende. Os cristãos são inteligentes e sabem que não é fiável quem se mete por estas aventuras, como a proposta dos casamentos homossexuais, que são irresponsáveis e que expõem a sociedade a feridas profundas." As palavras, do padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), foram proferidas ontem, no final da reunião do Conselho Permanente, na qual os bispos decidiram publicar, até ao fim do mês, uma nota pastoral sobre a proposta socialista de legalizar os casamentos gay.

(Correio da Manhã, 11-02-09)

Anónimo disse...

Casamentos homossexuais: PS apela à sepraração do voto e da religião

O dirigente socialista Augusto Santos Silva apelou, esta quarta-feira, a propósito da questão dos casamentos homossexuais, ao "bom senso" e à preservação da "belíssima" regra da democracia portuguesa de separar filiação religiosa e voto .

"Estou certo que o bom senso vai prevalecer e que vai ser seguida a belíssima regra da democracia portuguesa, a qual tem sido a de não confundir filiação religiosa e voto político", declarou Augusto Santos Silva à agência Lusa.

(JNotícias, 11-02-09)

Anónimo disse...

Bispos querem voto contra quem defende casamento homossexual

Igreja. José Sócrates já anunciou a discussão da medida

(Diário de Notícias, 11-02-09)

Anónimo disse...

Tratado de Lisboa desactualizado
Mário Soares Para Mário Soares, devido à crise actual, o Tratado de Lisboa da União Europeia está “desactualizado”. O ex-Presidente da República lamentou ainda que a maioria dos socialistas em Portugal se tenha deixado “colonizar” pelo neoliberalismo.

Durante a sua intervenção inicial na primeira conferência promovida pela Fundação INATEL, no Teatro da Trindade, que aconteceu na terça-feira à noite, tendo como tema «Novas respostas e novos desafios», o antigo eurodeputado declarou que “nestes últimos meses de crise perdeu muita actualidade, os problemas hoje e os desafios são outros, a forma de os encarar também é diferente”.


Não obstante, para Mário Soares o Tratado de Lisboa “não pode ficar esquecido” e adverte que será “grave se não houver uma mudança» nas instituições políticas europeias, que adianta estarem “paralisadas”.


O ex-Presidente da República realçou ainda que é preciso voltar ao orgulho do socialismo progressista, sublinhando que os aspectos desactualizados no Tratado de Lisboa são aqueles que ainda têm “um cunho neoliberal”. A este respeito defendeu que “deixemos cair o blairismo e tudo o que seja e lembre a colonização ideológica neoliberal, em que tantos socialistas se deixaram envolver”.

Anónimo disse...

«Presença na BTL com balanço positivo

"Póvoa de Lanhoso - Terra do Ouro; Maria da Fonte – Uma página Dourada" foi o tema do stand da Póvoa de Lanhoso na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu de 21 a 25 de Janeiro. Divulgar o produto turístico integrado "Póvoa de Lanhoso", nas vertentes de história, tradição, património, restauração, alojamento, lazer, aventura, artesanato e natureza, de entre outras, foi o objectivo da participação do Município. Pelo segundo ano consecutivo, o concelho mostrou-se na mais importante feira de Turismo do país.

No stand da Póvoa de Lanhoso, com 27 metros quadrados, e para além do Município, estiveram representadas as empresas de animação turística do concelho (Diver Lanhoso e Terra Pedestre) e a Cave Casts, esta com trabalhos ao vivo; esteve ainda a "Oficina do Ouro" com o artesão Luís Monteiro, a trabalhar ao vivo a Filigrana e com exposição.

Os principais pedidos de informação e solicitações surgiram de grupos interessados em visitar as oficinas de Filigrana, em experimentar os percursos pedestres e em usufruir do turismo rural. O facto de estar um artesão a trabalhar ao vivo e a fazer a estátua da Maria da Fonte terá sido uma mais-valia para o sucesso da presença povoense, notando-se também que aquela é, sem dúvida, um dos nomes mais conhecidos da nossa história.

Alguns daqueles que passaram no stand da Póvoa de Lanhoso ganharam prémios, que combinam a oferta concelhia de alojamento e de restauração. Pelos visitantes da BTL, foram ainda distribuídas raspadinhas com brinde, mas que implicavam uma deslocação ao stand povoense, dando-se a conhecer o destino "Póvoa de Lanhoso". O actor e apresentador Fernando Mendes foi um dos visitantes do stand povoense. A BTL abriu o calendário de feiras em 2009; é o evento por excelência dos profissionais de turismo, nacionais e internacionais.»

Fonte: GI/CMPL

Anónimo disse...

Boas,
Meus caros, hoje almocei nas Taipas e pelo que ouvi a bomba ainda não rebentou. O que assistimos foram apenas as entradas. Aguardemos pelos pratos principais...
A vida custa...costa

Anónimo disse...

É de facto questionável todo este investimentos feito à volta deste Centro de Criatividade.

- Se se fizer uma análise séria, à população do concelho, jovem e menos jovem, facilmente se percebe que apenas uma reduzidissima percentagem, usufrui ou tira proveito deste centro.E esses, serão essencialmente da vila.

- Estou convencido que andamos a pagar avultadas somas ao encenador e actores. E para quê???? Para meia dúzia de pessoas se divertirem, e para se encher os bolsos de alguns?

Os dinheiros públicos são de todos nós...é preciso utiliza-lo em proveito da nossa sociedade.E neste momento, a nossa sociedade, e em particular os povoenses precisam de muita coisa, mas não me parece que o teatro seja uma delas.
A CM poderia e deveria, à semelhança de outros municípios, canalizar grande parte dessas verbas e apostar nas empresas, ajudá-las na sua sobrevência.

Irrita-me saber que passo os meus dias a tentar descurtinar trabalho para não despedir as minhas funcionárias,que são principalmente mães e têm que dar de comer todos os dias aos seus filhos, enquanto que outros continuam e preferem enaltecer estes feitos.

Caro Dr. Armando, o senhor que é um homem sensato e inteligente, não compactue com isso. Influencie de forma séria o executivo da Câmara.

Deixemos estes projectos para outros momentos...

Luís M.

Anónimo disse...

Li que o autor do mês na Casa da Botica é o Dr Artur Norton da Casa de Vicente de Frades.
Ora aí está uma boa oportunidade para que o mesmo autor esclareça a Câmara Municipal e o concelho sobre
o caso do nosso Foral, desaparecido
misteriosamente quando a personalidade em causa o levou para
estudar e nunca mais apareceu.
Os povoenses ficavam conserteza muito agradecidos ao senhor Dr Norton se ele fornessesse as pitas que permitissem recuperar esse documento de importância histórica que é nosso.
E por falar em foral já apareceram os torques em ouro que foram axados no castro do Pilar e que ouvi dizer que estão numa casa ali para Travassos?
Tudo isso faz parte do nosso património e da nossa cultura.

Anónimo disse...

Promover artistas é preciso, (sejam eles quem for ou domínio que sejam.)

Hoje em dia o poder político, comunicação social e público em geral , a nível local e nacional, só dão louvores aos artesãos, escritores, dançarinos, músicos, e outros, somente depois deles terem ganho um prémio por mérito próprio, ou depois mesmo de eles terem morrido!

“Como artista que o é, seja de que condição for, já o é, antes de o ter sido” …

Mas é preciso divulgar-lhes a sua capacidade, porque não vasta saber!
È preciso também dá-lo a conhecer a nível pelo menos local, para depois ele ser projectado para mais longe, talvez através de alguém que veja essa divulgação.
Vejamos: Ontem ninguém apoiou a filigrana, hoje e porque os artesãos por suas próprias pernas lutaram, e chegaram ao topo com prémios, amanha vão leva-los ao colo!
Há uns tempos um artista plástico povoense, ganhou o primeiro prémio na participação numa exposição colectiva, mas ele é que se moveu sozinho!
Um dia destes um musico povoense, ganhou um prémio de mérito, ficou a ser mais conhecido por sua própria iniciativa!
Agora destacou-se outro povoense, em dança de salão, apurado para a final do campeonato do mundo por mérito próprio!
O Paixão Bastos só foi elogiado após longos anos depois de ter partido, com biografia, como escritor, jornalista e político!
Como vêem existe muitas gentes artista, que serviriam para promover a região, no turismo e na cultura, nos seus próprios interesses culturais e outros.
Amigos da politica, rádio, jornais, “amigos intelectuais”, pessoas de bem e do domínio, façam mais alguma coisita por os artistas em geral do nosso concelho, pela cultura, pelo turismo, pela apoio moral e cívico, pelo prazer de ajudar à promoção dos criadores, (sejam eles quem for ou domínio que sejam.)
É caso para dizer, o merecimento é de cada um, cada um por si, mas não deveria ser assim!?
Os artistas têm que ser apoiados pela sociedade, e não serem descriminados de certa forma por muita gente em geral.
Devem apoia-los em vida, não em morte, que depois de morrer, como diz o “Autor”, não precisamos duma estátua, assim como a nossa Maria da Fonte!
Essa teve galardões mesmo sem ter identidade definida, aqui o que interessou foi arranjar um nome para a história, igualmente como um juiz arranjar um réu…
Mas o que está em causa não é dar um nome, mas sim ter um nome, e, promover esse mesmo nome, artisticamente.
Mas estou certo que, (como diz o “Autor” por outras palavras, um dia vamos estar todos mais unidos, mas conto com a ajuda de todos, principalmente de vocês caros amigos…

...Um dia irei fazer tudo para que se juntem todos os artistas povoenses, desde o pintor ao poeta e ao jornalista, e fazer uma associação para divulgar as nossas inspirações que estão de certo modo esquecidas no tempo...

“Quelhas”; Um literato ocasional, o homem, o inspirador, o escritor, o poeta, o jornalista, o crítico, o artista, o dramaturgo, o cómico, enfim, uma figura diversificada! Quer queiram quer não…

João Carlos Veloso Gonçalves “Quelhas”

http://inovalar.blogspot.com/

Anónimo disse...

Alguns artistas da terra da Maria da Fonte, em geral, são esquecidos no tempo, porque alguém domina a D. a Fátima, Vereadora a Câmara da Póvoa de Lanhoso.

Por menos bons ou menos reconhecidos, aqui ou ali, seja a arte que desenvolvam, deveriam ser os pioneiros a serem projectados pelo reconhecimento autárquico.

Mas não! Primeiro, os autores do mês, são os conceituados e conhecidos escritores, depois são os escritores mortos, e, agora alguém, escritor que, que, não é genuíno da terra da Maria da Fonte!?

Quem selecciona esses autores, o Doutor Paulo Freitas ou outra pessoa ligada à Biblioteca ou cultura!?

Nem respostas concretas dão!?

Estou à espera!


João Gonçalves

Anónimo disse...

O Doutor Norton é o autor do mês. Já agora que diga para onde foi o foral.

Anónimo disse...

Autor do Mês Norton?!...

TINHA VERGONHA, É VERGUNHUSO, SÃO VERGUNHOSOS...

Depoi deste tal escritor Norton desaparecer com o Foral, ainda teem coragem de o por a Autor do Mês?

Afinal um tipo que, nem é de cá, como foram na cantiga dele, e, deixa-lo levar o Foral para estudo!!!

As forças políticas do nosso concelho, aquelas que já foram e aquelas que ainda exercem, devem ter uma resposta para mim.